Sie sind auf Seite 1von 2

Teste de Marketing 17.01.

14
Matriz do Teste Segmentao Razes e Vantagens Marketing de Massas Individualizado Segmentado Concentrado Etapas do processo de Segmentao Identificar Critrios de Segmentao Necessidades Humanas Atitudes Componentes (1-3-2) Processo de deciso de compra

1. Segmentao Razes e Vantagens As razes da segmentao so fundamentais para uma organizao conhecer os seus pblicos e para melhorar se lhes adaptar para conseguir agir de uma forma mais eficaz. Qualquer que seja o pblico-alvo, merece por parte da organizao ter a devida ateno de modo a conseguir agradar e tambm fidelizar. 2. Marketing de Massas Individualizado Segmentado Concentrado Marketing de Massas: consiste em ignorar deliberadamente as diferenas que possam existir entre os consumidores, orientado assim a ao para o consumidor e procura praticar uma poltica indiferenciada, ou seja, consiste em oferecer a todos os consumidores o mesmo produto ao mesmo preo nos mesmos postos de venda e com os mesmos argumentos. Por exemplo: fbricas de produtos de uso corrente como o sal, acar ou a farinha, etc. Marketing Individualizado: consiste em tomar considerao as particularidades de cada um dos indivduos que compem o mercado. Este processo muitas vezes adotado por empresas que tem um pequeno nmero de clientes potenciais a quem vendem bens ou servios com um valor monetrio elevado. Por exemplo: agencias de publicidade, gabinetes de engenharia, empresas de formao e consultoria, construtores de centrais nucleares, empresas de obras pblicas, etc. Marketing Segmentado: consiste em dividir o mercado global num nmero reduzido de subconjuntos que se chamam de segmentos, devendo cada um deles ser suficiente semelhante quanto aos seus comportamentos, necessidades, motivaes, etc. Os segmentos devem ser suficientemente diferentes uns dos outros, para justificar as polticas de marketing distintas. Marketing Concentrado: designa as estratgias de segmentao num s segmento, ao contrrio do marketing indiferenciado ou segmentado, este escolhe um segmento e concentra-se s e apenas nele. Por exemplo: a Yorn destina-se especialmente aos jovens.

3. Etapas do processo de Segmentao - Identificar a) b) c) d) Escolha dos critrios de segmentao; Descrio das caractersticas de cada segmento; A escolha de um ou mais segmentos; Definio da poltica de marketing para cada um dos segmentos escolhidos. (Pginas 140 e 141)

4. Critrios de Segmentao 1) 2) 3) 4) 5) Critrios demogrficos, geogrficos, sociais e econmicos; Critrios de personalidade e de estilo de vida; Critrios de comportamento face ao produto; Critrios de atitudes psicolgicas relativamente ao produto; Segmentao multicritrios. (Pginas 142,143,144,145) 5. Necessidades Humanas, Maslow Necessidade o sentimento ou desejo de possuir aquilo que no precisamos. (Pginas 93,94,95) 6. Atitudes Componentes (1-3-2) (Pginas 96,97,98) 7. Processo de deciso de compra (Pgina 111)

Das könnte Ihnen auch gefallen