Sie sind auf Seite 1von 2

SNTESE DO TEXTO REFLEXO SOBRE A PRTICA PEDAGGICA: ENFOCANDO SITUAES DE CONFLITOS.

Wlida Alves da Cruz1


GALVO, Izabel; WALLON, Henri. Uma Concepo Dialtica Do Desenvolvimento Infantil, 1999, 1. 2. Reflexo Sobre A Prtica Pedaggica: Enfocando Situaes De Conflito .

No decorrer do processo escolar existem algumas situaes que ocorrem em sala de aula que precisam ser observadas. Wallon destaca o estudo das crises e conflitos que acontece durante este processo. O estudo mostra-nos a importncia da construo da personalidade atravs desta vivncia, atribuindo ao relacionamento eu-outro um significado positivo. Entretanto para um bom xito durante esses enfretamentos de crises e conflitos, Wallon nos prope um exerccio de reflexo da prtica pedaggica. O autor nos apresenta o professor como mediador de conflitos e no ambiente escolar bastante comum vivenciarmos situaes como crises emocionais, disperso, desentendimentos entre os prprios alunos, sabendo que cada indivduo tem sua prpria histria sendo assim no teria condies de avaliar com exatido, quais os fatores que desencadearam esse comportamento. De acordo com Wallon, quanto maior for clareza que o professor tiver em relao ao fator que resultou no conflito, melhor ser a possibilidade de atuar e enxergar o motivo com qualidade e assim resolver de forma adequada o problema. Visando que durante essas situaes num grupo de crianas essas manifestaes emocionais acontecem com mais frequncia do que num grupo de adultos, pois esses apresentam condies melhores para o controle de suas emoes, pois possuem recursos maiores para isso. Ainda segundo o autor com base no estudo terico e usando a capacidade de anlise reflexiva, o professor dever buscar o fator responsvel em cada conflito, ser possvel um excelente diagnstico a partir de ter vivenciado a situao, num momento aps o acontecido, quando os nimos se acalmarem. Nesse sentindo o professor encaminhar adequadamente suas observaes, assim influindo positivamente no processo e reduzindo os efeitos de conflito. Existem algumas diferenciaes de conflitos, cabe ao professor diagnosticar de forma clara, as dinmicas utilizadas em sala que ressaltam esses conflitos. O primeiro tipo caracteriza atitudes de oposio do aluno frente proposta de dinmica apresentada pelo professor, ora
1 Acadmica do curso de Ps-graduao latu senso da primeira turma da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientao da Professora Juliet Rezende Cludio Costa, na disciplina de Fundamentos Epistemolgicos da Educao e da Psicopedagogia, no semestre letivo 2013\06.

desinteressante, ora com uma postura autoritria do professor e os alunos recusam-se a realizar a proposta. J a segunda caracterizada por uma dinmica dominada por agitao e enfurecimento motor, onde todos os envolvidos perdem o controle da situao. Nessa dinmica h um elevado grau de disperso, agitao, ficando visivelmente a discordncia entre o professor em controlar e o aluno escapar desse controle, nesse momento h um maior ndice de advertncias verbais, tais como: presta ateno, agora no e hora de disso, entre outras. Embora essas duas dinmicas sejam diferentes, nenhuma traz um resultado positivo, e sem dizer um desgastante desperdcio do momento. Portanto Wallon nos prope um estudo das situaes de conflitos que acontecem durante as dinmicas, sendo timo momento para uma excelente reflexo da prtica pedaggica que atua hoje em nossas escolas, h ema necessidade enorme de avaliar criteriosamente algumas inadequaes existentes nas escolas, como planos de contedos, atitudes do professor, espao e organizao da sala de aula, tempo e qualidade desse momento. Uma das caractersticas existentes hoje, ligadas s escolas do passado, so as atividades presentes que ignoram o aluno como ser com mltiplas inteligncias inclusive o desenvolvimento motor infantil. Aquilo que parecia uma indisciplina nas salas citadas pelos professores, para Wallon apenas uma dinmica/prtica pedaggica mal construda, por isso h uma necessidade urgente de aperfeioamento dessa prtica, o questionamento aqui apresentado traz alguns pontos que precisam ser colocados em evidncia, estruturao de atividades escolares, tempo de concentrao, possibilidade de autodisciplina. Para a viso academicista, o aluno s aprende se estiver parado, sentado em silncio absoluto e concentrado, como mero telespectador e no como coadjuvante do processo de ensino, ao contrrio da atitude Walloniana que prope um rompimento da viso tradicional das dinmicas,passando a enxergar o aluno como um ser pensante com mltiplas habilidades. Para que isso acontea proposto uma avaliao da dinmica para os possveis conflitos, e quais motivos e da entender que situaes conflituais podem ter seu lado positivo. E imprescindvel uma mudana na prtica pedaggica para um bom desempenho durante o processo de aprendizagem.

Das könnte Ihnen auch gefallen