Sie sind auf Seite 1von 3

At u a l i da des

36
Curtir

A Questo da Irlanda

Pesquisar em 1123 contedos

O recente acordo celebrado na Irlanda do Norte pretende por fim sculos de dominao inglesa e dcadas de terrorismo de guerrilheiros separatistas e de paramilitares protestantes. Nas ltimas dcadas, as aes terroristas do IRA ( Exrcito Republicano Irlands), organizao "catlica", e da Fora de Voluntrios do Ulster, fora paramilitar "protestante" foram responsveis por dezenas de mortes e representaram o problema externo mais grave enfrentado pelos governantes da Inglaterra. A histria da Irlanda totalmente desconhecida no ensino brasileiro, e o conhecimento da histria da Inglaterra superficial, em seus "grandes momentos", como a formao da Monarquia, o absolutismo ou a Revoluo Industrial e nunca faz referncia ao domnio sobre a Irlanda. Ento surge a pergunta: Por que a guerra entre catlicos e protestantes? Se na maioria dos pases ocidentais existem vrias religies convivendo pacificamente, por que isso no ocorre na Irlanda do Norte? ORIGENS DO CONFLITO Para compreendermos o problema, temos que buscar suas razes no sculo XII, quando comeou a conquista inglesa do territrio irlands e a partir de ento podemos perceber que o problema no religioso, pois nesse perodo no havia "protestantes". O que estava em jogo era o aumento do poder real, no contexto da crise feudal e do incio do processo de formao da Monarquia Nacional. Para Henrique II, a conquista de territrios significava o aumento de seu poder, uma vez que, a nobreza irlandesa tornava-se vassala do rei e consequentemente passava a lhe dever benefcios, tanto em gneros, como em tributos ou inclusive em homens para a formao de exrcitos. Desde 1175 o rei imps seu poder atravs da Tratado de Windsor, a partir do qual passaram a valer as leis inglesas para a Irlanda.

Catelo medieval na Irlanda

O domnio da Inglaterra retraiu-se durante os sculos XIV e XV, perodo de crise decorrente da Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453) contra a Frana; e da Guerra das Duas Rosas (1455 - 85), que envolveu praticamente toda a Inglaterra, numa disputa entre as grandes famlias de nobres pelo poder. Aps a Guerra das Duas Rosas iniciou-se a Dinastia Tudor, que centralizou o poder e, com Henrique VIII consolidou o absolutismo no pas. O governo absolutista na Inglaterra teve como um de seus mais importantes alicerces a Igreja Anglicana, criada pelo prprio rei no contexto da Reforma Protestante, reconhecida pelo Parlamento como Igreja Oficial do Estado atravs do Ato de Supremacia (1534) Durante a Idade Moderna as igrejas europias, no s a Anglicana, foram utilizadas como instrumentos de poder, e no s na Inglaterra. A caracterstica marcante do ponto de vista religioso foi a intolerncia, praticada por reis e clrigos: Assim como os protestantes eram perseguidos nos pases catlicos, esses eram perseguidos nos pases protestantes, como na Inglaterra a partir de Henrique VIII; foi assim que o conflito com a Irlanda passou a ter feies religiosas.

Henrique VIII

A imposio do poder absoluto ingls foi acompanhado da imposio da nova religio. Dessa maneira, a manuteno do catolicismo por parte dos irlandeses tornou-se uma forma de contestar o domnio ingls, alm de preservar sua prpria cultura. A contestao ao domnio ingls representava a luta contra o poder poltico e religiosos j que os dois estavam concentrados nas mos do rei, principalmente durante o reinado de Elizabeth I, que imps os Estatutos de Supremacia e Uniformidade, reafirmando a supremacia da Igreja e das leis inglesas sobre a Irlanda O SCULO XVII Durante o reinado de Jaime I (1603-25), consolidou-se o controle das terras pelos ingleses, em especial na regio do Ulster, onde foi institudo um sistema de colonizao baseado na pequena propriedade, discriminando-se os irlandeses. A situao de explorao e misria, e de imposies poltico-religiosas determinou o incio de uma grande rebelio em 1641, violentamente reprimida pelas tropas de Oliver Cromwell, lder da Revoluo Puritana, fantico calvinista que havia deposto o rei e proclamado a Repblica na

Inglaterra, que derrotou completamente a rebelio em 1652, quando ento, a maior parte das terras passaram para a mo dos ingleses. At o final do sculo os irlandeses rebelaram-se outras vezes e foram reprimidos, consolidando-se o poder ingls. Aps a derrota de Jaime II em 1690os irlandeses viveram um perodo de misria e de perseguies, respinsvel pelo desenvolvimento de um maior sentimento nacionalista e catlico, uma vez que a represso inglesa passou a estar associada religio "protestante".

Oliver Cromwell

A INDEPENDNCIA A represso inglesa e o sentimento nacionalista foram responsveis pela ecloso de uma Revoluo em 1798, dirigida por uma sociedade secreta denominada Irlandeses Unidos. Em 1829, um movimento nacionalista e popular conquistou alguns direitos polticos e civis para os catlicos, que poderiam ocupar a maior parte dos cargos pblicos, apesar da manuteno do voto censitrio. Entre 1847-48 o pas foi assolado pela fome ( devido praga na cultura de batata) e por uma epidemia de tifo, responsveis pela morte de aproximadamente 800.000 pessoas, cerca de 10% da populap total do Pas. Nas dcadas seguintes a crise foi responsvel pela grande imigrao, principalmente para o norte dos EUA. Em 1905 foi fundado o Sinn Fin (ns sozinhos) importante movimento nacionalista que se propunha a lutar pela soberania da Irlanda de forma legal e que, com grande apoio popular, elegeu em 1918 a maioria dos deputados irlandeses ao Parlamento Britnico. Fortalecido, o Sinn Fin proclamou unilateralmente a independncia da Irlanda, provocando a reao inglesa e de grupos protestantes da regio do Ulster (norte). Depois de dois anos de conflitos, em 6 de dezembro de 1921, foi assinado um tratado pelo qual a Irlanda ( com exceo do Ulster) tornou-se um Estado independente, porm considerado ainda como domnio da coroa inglesa, integrando a commonwelth. A independncia completa foi obtida a partir da Constituio de 1937, quando a Irlanda passou a denominar-se EIRE, desvinculando-se completamente da monarquia britnica; porm essa situao somente foi reconhecida pela Inglaterra em 1949, que concedeu autonomia ao Ulster, que passou a denominar-se Irlanda do Norte.

Muro de Belfast - Representao anti inglesa

"IRA" Fundado em 1919, o IRA ( Irish Republican Army) passou a utilizar-se da guerrilha como forma de eliminar o domnio ingls e obter a independncia da Irlanda, e posteriormente, pretendendo a unificao da Irlanda do Norte ao restante do pas. Nas ltimas trs dcadas as aes do IRA e dos grupos paramilitares protestantes" intensificaram suas aes e foram res[ponsveis por vrios atentados na Irlanda do Norte, principalmente na capital, Belfast. A ascenso do Partido Trabalhista ao poder em 1997, a criao do Euro e a "nova ordem mundial" criaram novas condies de negociao poltica, tendo de um lado a Inglaterra uma nova preocupao, em fortalecer-se dentro da Europa e a prpria elite irlandesa catlica, preocupada em aproveitar as novas condies de desenvolvimento. A suspenso dos atentados por ambos os lados foi fundamental para que as negociaes pudessem existir, criando condies concretas para a pacificao da regio.

Li v ros

En qu et e

Desa f i o Hi st ri co

PROMOO
o HISTORIANET e a Editora M Books do Brasil sorteiam o livro...
Not ci a s

Guerra e Paz
Exposio relativa obra de Portinari exposta no Memorial da Amrica Latina
Not ci a s

Exposio no Rio de Janeiro


Modigliani - Imagens de uma vida; no Museu Nacional de Belas Artes
Not ci a s

Frum Mundial de Educao


Evento que se realizar em Florianpolis j tem mais de 9 mil inscritos

COPY RIGHT HISTRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET

Das könnte Ihnen auch gefallen