Sie sind auf Seite 1von 10

Resumo: A infncia e a adolescncia tal como a conhecemos hoje so uma produo muito recente, at o sculo XVI acreditava-se que

se tratava de um mini-adulto e estes participavam sem problemas do universo adulto. Sabe-se que s surgiu na sociedade moderna, ps-industrial, engendrando discursos de cuidados, desde a mais tenra infncia como apregoado no Brasil pela Liga Brasileira de Higiene Mental no Rio de Janeiro, sob uma tica biologicista, mdico-pedaggica. Hoje a viso mais ampla, mas os dados em sade mental na rea da infncia e adolescncia revelam que uma prevalncia de transtornos mentais entre crianas e adolescentes gira em torno de 10 a 15% podendo chegar at 21% se considerada a populao de jovens com mais idade. Dessa maneira novas propostas como a desinstitucionalizao tem se colocado como formas de enfrentar a questo, articuladas aos novos dispositivos em sade mental na infncia e adolescncia levando em considerao a emergncia do sujeito, apagado em meio de tantos discursos sobre o humano, principalmente as crianas e adolescentes, com papel fundamental na manuteno da esperana para esses sujeitos que tambm sofrem. Palavras-chave: Infncia, Adolescncia, Sade mental.

1. O Surgimento Recente da Infncia


At o sculo XVI no existiam a infncia e a adolescncia, tal como o concebemos hoje, as crianas eram consideradas mini-adultos e participavam de todas as atividades que os adultos realizavam (RIES, 1981). a partir da revoluo industrial que a infncia encarada como questo, tanto pela famlia como pelo Estado (HANSEN, In Revista Viver Mente e Crebro, 2006). O paradigma do que seja infncia, do ponto de vista histrico somente pode ser definido a partir das transformaes demogrficas e dos modos de produo. Era muito comum ate meados do sculo XIX a mulher ter um filho a cada ano ou ano e meio, sem ter tanta preocupao quanto a seu desenvolvimento particular, afinal eram vrios! Assim a infncia no dada logicamente, nem cronologicamente, mas como uma categoria constituda por um sistema normativo, social e cultural, que lhe atribui caractersticas, competncias e funes precisas de acordo com o sistema de classificaes das idades e valor de cada sociedade (HANSEN, op. cit, pg. 76). O interesse pela infncia fruto de uma preocupao recente, advinda de mudanas sociais, demogrficas e econmicas, oriundas do processo de urbanizao da populao iniciado com a revoluo industrial do sculo XIX e que chega a nossos dias, gerando uma demanda social de cuidados e de profissionais que dela dessem conta. As primeiras dcadas do sculo 20 assinalam um crescente interesse pela situao da infncia no mundo, devido o crescimento populacional, formao de aglomerados urbanos e pela sade das populaes. A criana passa a ser problema de Estado. Nesse perodo, iniciase a expanso das instituies psiquitricas nos principais centros urbanos no mundo e tambm no Brasil. A instituio psiquitrica busca legitimar-se como uma das instncias reguladoras do espao social, extrapolando os limites do asilo clssico, construindo um saber psiquitrico preventivo ao qual se vincula o surgimento da psiquiatria infantil.

2. A Liga Brasileira de Higiene Mental e suas Influncias


No Brasil, desde a fundao da LBHM (Liga Brasileira de Higiene Mental) os cuidados

com a infncia fazem parte de seu programa, que se inicia por volta de 1925 (BRASIL, 2005; REIS, 2000). A Higiene Mental, para a psiquiatria, se iniciaria logo aps o nascimento da criana e a acompanharia por toda vida, justificando o controle e orientao famlia (PEREIRA, 2003). Dentre as vrias sees de estudo que compunham a sua organizao, havia uma exclusivamente dedicada infncia. Dela faziam parte diversos mdicos e psiquiatras que j ocupavam, ou vieram a ocupar, postos de destaque nas polticas governamentais, ou instituies privadas, envolvidas com a questo da infncia, no Rio de Janeiro, capital da repblica na poca. A psiquiatria se fantasia de higiene mental, que se define como moral universal do amanh. Em todos os aspectos da vida social, passando a ser merecedores supostamente da ateno higienista, passa a ser fundamental o incio de um trabalho educativo junto s novas geraes com o fito de moldar na criana daquele momento o futuro homem higienizado. O olhar sobre a criana justifica e sanciona a interveno e o controle sobre os pais, cabendo higiene mental o papel de orientao cientfica das famlias. Em funo dessa importncia, entende-se ser necessrio comear a agir j nos primeiros meses, logo aps o nascimento, tendo em vista que a "felicidade futura dos indivduos vai grandemente depender dos primeiros hbitos que lhe vo ser inculcados e esse trabalho no deve ser de forma alguma retardado" (FONTENELLE, In REIS, 2000). Particularmente a idade de trs anos, na qual se delineia a personalidade merece particular ateno da psicopediatria, pois no interveno da higiene mental nesta fase da vida pode ter repercusses perniciosas sobre o psiquismo do adulto (IDEM). Pela mesma razo que, os americanos j vinham criando os chamados "dispensrios de hbitos", cujo objetivo era formar "a mentalidade tima" na criana, pela repetio dos "mesmos atos recomendveis". Segundo o referido autor:
"Para certas questes da sade fsica e para quase todas as da higiene mental, preciso cuidar da criana antes do perodo da escolaridade. Do ponto de vista do desenvolvimento, a criana j um produto mais ou menos acabado, quando lhe irrompe o molar de seis anos: por isso, nos Estados Unidos, comea seriamente a despertar o movimento em prol de uma ao que se exera na idade pr-escolar (FONTENELLE, In REIS, 2000, pg. 142).

O modelo acima citado o que se queria implantar no Brasil pela liga. Entretanto, embora ideal, os lderes da liga reconhecem que para a realidade brasileira h enormes dificuldades de acesso s crianas em fase pr-escolar, por disso, acreditam que um dos melhores meios para se fazer profilaxia mental consiste em agir sobre as crianas das escolas, mais acessveis atuao dos mdicos, diretriz que est presente desde a sua fundao. Existe ainda a questo dos falsos incorrigveis que, tem suas reaes anmalas a graves erros educativos, os quais, transpostos para um ambiente saudvel, em condies de perfeita higiene mental, pouco a pouco se renormalizam, o que poderia levar a erros de (in) compreenso por parte dos educadores, logo necessitando de esclarecimentos quanto ao assunto. Obviamente que esse tipo de estabelecimento s faz sentido se for sustentado pelas luzes da cincia psiquitrica, onde todos os que se ocupam com elevado critrio desse problema de assistncia aos menores colocam em primeiro plano a necessidade do exame psquico completo! (LOPES In REIS, 2000). Particularmente numa fase em que os objetivos expansionistas da psiquiatria esto claramente delineados, se restringir a gerir exclusivamente a infncia perversa, equivaleria a

se confinar aos limites anteriores da instituio asilar. Com efeito, convm sublinhar o fato de que a psiquiatria voltada para a problemtica da criana, ou seja, a psiquiatria infantil nasceu como decorrncia das propostas de maior alcance desse saber, conforme esclarecido abaixo:
(...) o nascimento da psiquiatria infantil no est ligado descoberta de um objeto prprio, de uma patologia mental especificamente infantil. Surge sim, como consequncia das novas ambies da psiquiatria geral, da necessidade de encontrar um pedestal, um alvo onde possa se enraizar, sob a forma de uma pr-sntese, todas as anomalias e patologias do adulto, de designar um possvel objeto de interveno para uma prtica que no pretende mais limitar-se a gerir os reclusos, mas sim presidir a incluso social (DONZELOT, 1986, pp. 120-1).

Logo no se trata apenas de curar os degenerados, mas tambm de realizar uma profilaxia mental de longo alcance, com repercusso e reconhecimento no meio social. Entretanto, para o caso especfico das crianas, segreg-las em estabelecimento adequado, ainda que imprescindvel, era uma medida dirigida exclusivamente quelas tidas como "perversas irreformveis", cuja descendncia muito provavelmente estaria comprometida. Ocorre, porm, que para a grande maioria dos infantes, dito corrigveis, a estratgia devia ser outra. Era preciso situ-los na perspectiva da "higiene mental construtiva" que se dizia ser a "higiene mental propriamente dita". Assim, tornava-se imperioso agir preventivamente nos lugares onde fosse possvel reconhecer o embrio de um desajustamento infantil: o meio escolar e o familiar. A psicanlise, ainda iniciante no Brasil, foi amplamente solicitada. A liga, aparentemente contradizendo a perspectiva terica organicista da maioria dos seus integrantes, desde cedo acolheu simpaticamente a psicanlise, organizando, j em 1926, um consultrio gratuito de psicanlise, que funcionou com regularidade at os primeiros meses do ano seguinte, interrompendo seus trabalhos apenas em decorrncia da perda de sua sede. A entrada em cena da psicanlise nesse perodo no significou nenhum tipo de rompimento com os programas profilticos da instituio. Antes, veio em auxlio das ambies expansionistas da psiquiatria higinica brasileira. Silvia Nunes (In REIS, 2000), em estudo sobre o tema, considera que a valorizao inicial da psicanlise no Brasil se deu principalmente pela possibilidade de ser utilizada na "pedagogia e num projeto de melhoramento das crianas e do povo de um modo geral" (op. cit.), ou seja, de forma que pudesse se tornar um instrumento til para os programas eugnicos. Essa linha de trabalho, muito mais do que uma simples utilizao teraputica pura, motivou o interesse dos psiquiatras pelas teorias de Freud, como opina, um dos introdutores da psicanlise no Brasil:
a educao moderna j no pode fugir s bases da psicanlise. A influncia desta na retificao dos impulsos, operando a derivao ou sublimao destes para formas consentneas com o meio, fato fcil de verificar nas modernas correntes pedaggicas" (Porto-Carrero In REIS, 2000).

O prprio consultrio de psicanlise da liga, que nunca pretendeu se restringir a uma atuao exclusivamente clnica, atesta isso. Seu objetivo era amplo, buscando realizar um trabalho junto s escolas, ao Juizado de Menores para a correo dos pequenos infratores, propiciar educao sexual s massas e tambm dar combate aos toxicmanos, pervertidos sexuais, suicidas frustros, neurticos em geral.

Assim, no soa estranho o fato de a LBHM, ao lado de artigos sobre eugenia, publicar toda uma srie de trabalhos psicanalticos e psicossociolgicos sobre a doena mental que contradizem radicalmente o exacerbado biologismo da psiquiatria alem psiquiatria essa que vinha exercendo forte influncia na LBHM. Isto porque o tipo de psicanlise que a liga pretendia utilizar, no apresentava nenhum inconveniente aos programas preventivos e eugenistas da instituio. Alm disso, preciso reconhecer que a preveno e a eugenia tinham plasticidade suficiente para abrigar outras direes tericas, tendo em vista o que isso poderia significar em termos de medidas que atingissem at de forma mais eficaz e sutil um amplo leque de situaes, alcanando respeito e legitimidade junto populao. O trabalho a ser realizado, era notadamente os meios populares cuja misria se misturava, na tica dos psiquiatras, com a promiscuidade e a falta de senso moral e onde grassavam certos "vcios sociais", a possibilidade da ecloso de distrbios mentais era crescente. A psiquiatria municiada com os postulados estritos de um biologismo organicista centrado no papel da hereditariedade, fazendo pouco caso das influncias do ambiente social, corria-se o risco de deixar aberto todo um vasto campo de comportamentos tidos como anmalos. Assim, a necessidade de relativizar a matriz orgnica das doenas era uma consequncia natural das ambies da medicina mental. Particularmente num contexto em que psiquiatria higinica brasileira exigia-se no apenas prevenir o aparecimento dos desequilbrios mentais, mas trabalhar os normais de mentalidade visando sua utilizao mxima, essa relativizao era imperiosa (REIS, 2000). Por isso, ento, o relacionamento entre psiquiatras organicistas, psiclogos e psiquiatras psicanalistas, dentro da liga, geralmente foi cordial. possvel afirmar, sem exageros, que o discurso psicanaltico da liga, um dos mais afinados com certas solues tcnicas que exigem uma crescente ampliao do papel intervencionista do Estado. Voltando questo da famlia e da criana, defesa ferrenha da idia de que o Estado poderia, com vantagem, atravs de seus tcnicos tomarem para si a tarefa de educao das crianas, sobretudo naquelas famlias ignorantes dos preceitos da nova cincia pedaggica. Primor de devaneio intervencionista, o interesse que cincia e Estado, de mos dadas, realizem um trabalho profiltico (ou seria, poltico?) de formao de cidados "de carter", cidado-trabalhador, empreendimento cuja amplitude exigia tanto que se imiscusse no mais ntimo da famlia, controlando at a educao domstica, quanto se comeasse a agir desde a mais tenra infncia, pois a que o indivduo adquiria o molde de seu carter, cada hora nessas idades forja uma pea fundamental do homem do futuro" (PORTO-CARRERO, In REIS, 2000). Atenta a essa perspectiva, que v na criana um pr-cidado, "cera mole e plstica" a moldar, que a LBHM vai organizar, em dezembro de 1932, uma clnica psicolgica para crianas, chamada Clnica de Eufrenia (SCHECHTMAN, 2005), com finalidades que no eram apenas "corretivas ou de reajustamento psquico", mas, sobretudo de aperfeioamento do psiquismo, atravs de uma atuao direta no perodo inicial do desenvolvimento mental infantil. Pretendia atender crianas desde os primeiros meses de vida at 12 anos, com particular ateno idade de dois a seis anos, cumprindo o seu verdadeiro trabalho, posto que, da em diante, j estando a criana com a personalidade formada, no sendo mais possvel eufreniz-la, podendo, entretanto ambient-la, corrigi-la, orient-la (IDEM). Ademais, era preciso marcar a diferena da Clnica de Eufrenia, a comear pelo nome, das outras clnicas de psiquiatria infantil. Estas se destinavam unicamente ao tratamento de "distrbios neuropsquicos da criana". J a de eufrenia "alm dessa funo teraputica tem ainda e principalmente a funo profiltica e, mais que isto, a de edificao, sublimao dos caracteres que vo integrar a personalidade das crianas". Pretendia atingir, portanto, numa

ao preventiva tanto "as crianas predispostas" quanto, de forma construtiva, "as crianas mentalmente ss" (CALDAS, In REIS, 2000). Como forma de anunciar a clnica, a liga promoveu uma ampla campanha de divulgao junto imprensa, com entrevistas de mdicos, educadores e psiquiatras dos mais destacados e envolvidos com a questo infantil. Alm disso, a instituio elaborou um folheto de propaganda com o ttulo de Exortao s mes, que era uma verdadeira pregao alarmista (REIS, 2000; SCHECHTMAN, 2005). Com finalidades preventivas, baseava-se, entretanto, numa tcnica de incitao ao medo, com o objetivo de alertar as mes para o risco de um desajustamento mental nas suas crianas, mesmo que aparentemente no houvesse nenhum sinal de dficit psquico. Em um ponto da exortao, detalham uma srie de condies que podem representar alguns riscos de distrbios mentais. Aps ler essas informaes, dificilmente alguma me extremosa deixaria de reconhecer a possibilidade de seu filho estar manifestando algum sintoma de desequilbrio mental, tornando imperiosa a ao do especialista:
Teu filho tmido, ciumento, desconfiado? teimoso, pugnaz exaltado? Cuidado constituio nervosa! com esses prenncios de

Teu filho tem defeito na linguagem, gago? Manda-o examinar para saber a sua verdadeira causa. Teu filho tem vcios de natureza sexual? Leva-o ao especialista para que te ensine a corrigi-lo. Teu filho mentiroso, ou tem o vcio de furtar? Trata-o, sem demora, se no quiseres possuir um descendente que te envergonhe. Teu filho tem muitos tiques ou cacoetes? um hiperemotivo. Procura evitar a desgraa futura do teu filho que poder ser candidato ao suicdio. (REIS, 2000, pg. 149; SCHECHTMAN, 2005, pg. 27-28)

Apesar do entusiasmo com que a Clnica de Eufrenia foi criada e do apoio dos maiores nomes da "medicina e da cincia educacional", ela parece no ter deixado as autoridades municipais muito satisfeitas. Logo comearam a exigir a devoluo do imvel em que fora instalada, cobrando resultados, estatsticas mirabolantes, incapazes que eram de compreender a complexidade do trabalho, como se a utilidade de uma clnica pudesse ser aferida pelo nmero de clientes atendidos e no pelos resultados obtidos pelo mesmo e pela aquisio de novos dados para a cincia (In REIS, 2000). O resultado foi que a clnica teve que abandonar o imvel municipal em que se instalara, sendo obrigada a se transferir para um pavilho da Colnia de Psicopatas do Engenho de Dentro, em meados de 1934. provvel que a transferncia da Clnica de Eufrenia para o interior de um hospital psiquitrico tenha prejudicado a pretenso dos psiquiatras de tornar habitual o exame mental das crianas, semelhana do que j ocorria com os exames mdicos "fsicos". Isto porque, para que tal objetivo se realizasse, era estratgica certa "desmistificao" ou "desestigmatizao" da loucura, no sentido de torn-la mais natural, paradoxalmente, mais "normal", menos assustadora. Sendo assim, certamente que a localizao da clnica num lugar aprazvel, e, sobretudo fora dos permetros de um hospital de doentes mentais, fazia

parte da estratgia da instituio, colaborando para que se pudesse alcanar o objetivo de "estabelecer como norma o exame mental permanente em criancinhas". Apesar dessa derrota da ideologia eufrnica, em 1934, Vargas, autorizou a criao de uma Diretoria de Proteo Maternidade e Infncia, vinculada ao Ministrio da Educao e Sade Pblica, sinalizando que doravante a preocupao de promover a sade, o desenvolvimento e a educao da criana, pela assistncia maternidade, at a idade escolar e a adolescncia, era incumbncia do Estado. Do contrrio, a tarefa poltica de construir uma verdadeira nao composta de homens racialmente fortes e teis ao "progresso do pas" poderia ficar comprometida. Sanear a raa e construir a nao era o grande objetivo da Liga Brasileira de Higiene Mental desde sua fundao. Em 1942, a Liga difundia a seguinte proclamao: A educao de uma criana deve sempre ser feita de um modo cientfico, e a famlia dever sempre recorrer ao seu mdico para que a oriente. Percebe-se a permanente busca de consolidao de um espao social ampliado de interveno especializada, de constituio de um campo de trabalho: criar e edu car os filhos transforma-se em misso cientfica complexa, difcil, seno impossvel, de ser cumprida a contento por meros e leigos pais (SCHECHTMAN, 2005). No Brasil, a construo histrica da questo da assistncia a jovens pobres passou por alguns momentos: a promulgao do Cdigo de Menores de 1927 que configurou este campo de interveno, para dar conta das questes infncia pobre; a consolidao da organizao da assistncia social fragmentada entre o atendimento aos menores e outras iniciativas de proteo social para o atendimento da criana, na rea do trabalho, na normatizao de aes preventivas de sade e assistncia social e na obrigatoriedade do ensino fundamental no perodo entre 1930 e 1943 (MENDONA, 2002). O discurso da liga ainda reafirmado, em rede pblica de rdio, no ano de 1945: Dia vir em que os pais se compenetraro de que educar um filho a tarefa mais difcil deste mundo. Talvez nesse dia existam cursos especiais para pais e mes e poucos sentiro coragem de ter filhos sem possuir seu diploma. Viveremos ento numa sociedade cientfica. Utopia autoritria de uma educao cientfica e obediente aos preceitos salvadores da higiene mental. As conquistas mais recentes nas polticas pblicas voltadas infncia e adolescncia perpassam pela vigncia da Poltica de Bem-Estar do Menor (PNBEM), entre 1964 e 1988, com a criao da Fundao do Bem-Estar do Menor (FUNABEM); e mais recentemente, a formulao e a implantao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), nos anos 90, que consolidou novas formas de trabalhar com os jovens, j experimentadas na sociedade por diferentes Organizaes No Governamentais (ONGs), especialmente na rea educacional e de formao para o trabalho (MENDONA, 2002). Essas questes, ainda que sob novas roupagens, permanecem atuais. Dessa forma espera-se que esta imerso nas guas revoltas da histria possa trazer alguma contribuio para os dilemas contemporneos sobre os cuidados com as crianas e adolescentes.

3. A Assistncia em Sade Mental na Infncia e Adolescncia


A percepo mais difundida da criana e do adolescente como seres em desenvolvimento no mundo moderno, resultante de um longo processo social que envolveu transformaes na organizao social e poltica, desde a esfera privada das famlias at a esfera pblica da convivncia social. A infncia e a adolescncia entendidas como categorias socialmente construdas permitiram a adoo de prticas sociais condutoras do

processo de formao da identidade sociocultural infanto-juvenil (ARIS, 1981; SAGGESE, 2001). As prticas que permitiram se falar hoje em infncia e adolescncia so a assistncia, sade e educao, que atingiram seu objetivo e se validaram como opo ao enfrentamento da questo social, na medida de seu alcance pblico e de carter universal, obrigatrio e de responsabilidade do Estado. A assistncia pblica focalizada nos mais pobres, em qualquer sociedade do mundo ocidental, evoluiu a partir da hiptese de que a pessoa em formao, devidamente assistida, chega maturidade pelo exerccio do direito de se autoaperfeioar para, ento, gozar de sua cidadania plena ou de um conjunto de direitos que se articulam progressivamente. Esses direitos so apropriados gradativamente pela pessoa em seu processo de desenvolvimento. Os direitos da infncia foram definidos tardiamente e obedeceram a uma lgica inversa definio dos direitos sociais do homem trabalhador, por no depender exclusivamente da regulao na esfera da produo. A evoluo dos direitos sociais coincidiu com o avano da sociedade de bem-estar" que tem na educao e a sade como prioridade, estabelecendo a obrigatoriedade da ateno educacional e sanitria aos jovens, como condies mnimas para o desenvolvimento do indivduo dentro de marcos civilizatrios, alm de outras formas de assistncia que conferem famlia, renda e trabalho ou formao para o trabalho, no caso dos jovens (MENDONA, 2002). So recentes as leis de proteo criana e ao adolescente que instituram a igualdade entre membros legtimos e ilegtimos de uma famlia, permitindo que todos os filhos tivessem acesso aos bens familiares. As leis que defendem a integridade, criminalizando maus tratos fsicos e mentais, seja pelos pais e ou pelas instituies de assistncia aos jovens (THERBORN, In MENDONA, 2002), foram adotadas somente nas ltimas dcadas. Esses direitos, definidos no mbito do direito civil, pois regularam a propriedade e as relaes do indivduo na esfera privada, tm uma dimenso social associada liberalizao da tutela familiar. Em tese, uma proteo social universal e integral, articulada por sistemas pblicos de assistncia social, educao e sade pblicas, faria parte de um sistema de proteo social mais amplo, que, incluindo certas garantias de renda mnima, visando o bem-estar social da criana dentro das famlias, constituiria um conjunto de direitos formais que o realizariam, eliminando a pobreza. Esse fenmeno social recente no se consolidou em termos globais no mundo moderno, e onde foi implantado esbarra atualmente no desafio de ampliar as aes preventivas e de integrao social num contexto de conteno de gastos pblicos. O Estado social administra suas dificuldades, experimentado novas estratgias de obteno de renda, fora do contrato estvel de trabalho, combinadas a atividades sociais prestadas pela beneficncia ou pelo voluntariado, em servios prprios ou apoiados no servio pblico, que vm se reorganizando segundo uma nova legitimidade. A proposta de proteo integral criana e ao adolescente foi retomada pela Conveno da Organizao das Naes Unidas (ONU), nos anos 90, a partir do diagnstico de que o processo de excluso do jovem j chegou a limites indesejveis, indicando a necessidade de oferecer s futuras geraes novas condies de existncia e desenvolvimento. Para alm das desigualdades regionais, a ONU busca apontar uma dimenso universal para a integrao dos jovens. O Brasil signatrio dessa conveno, que repercutiu na reorientao da poltica que se pode se verificar no ECA (ECA, 1990).

4. Especificando a Sade Mental na Infncia e Adolescncia


Os problemas de sade mental dos jovens no so problemas menores, pois dados epidemiolgicos revelam uma prevalncia de transtornos mentais entre crianas e adolescentes gira em torno de 10 a 15%, podendo chegar at 21% se considera a populao de jovens com mais idade (SAGGESE, 2000). Dessa feita aes precisam ser implementadas para prevenir e tratar danos aos jovens. A sade mental no uma questo unicamente dos especialistas, mas, do movimento organizado da sociedade civil popular, com perspectiva de mudana das condies de vida, pela qualidade da mesma e dos servios a ela prestados. A doena mental multifatorial, tem etiologia biolgica, psicolgica, social e outros mecanismos que se coadunam para sua formao. Segundo a lgica da produo capitalista excludo, segregado todo indivduo que lhe quebra o padro ou denuncia atravs de sua ao ou reaes as suas contradies, como o caso da doena mental, que torna o seu portador um improdutivo social e econmico (FARIAS, 2006). Algumas questes emergem nas reflexes dirias sobre o campo da sade mental de crianas e adolescentes, o que demarcaria as especificidades dessa assistncia? Trata-se de uma clnica nova? Foi uma clnica relegada a segundo plano por muito tempo. Termos de nos haver, com o futuro incerto e desnarcisado que essas crianas nos apontam, como fazem com seus pais e familiares, coloca os profissionais diante de uma demanda por correo e mestria. Correo de um sujeito defeituoso por meio de um saber ortopdico, que se quer acreditar onipotente. Pensava-se que era preciso mudar, consertar essas crianas, como repercutiu a influncia da Liga Brasileira de Higiene Mental e no, como hoje, criar estratgias para inclu-las, com sua diferena, no cotidiano. Ainda que Kanner em 1943 tenha descrito o autismo como uma sndrome, cujo distrbio patognomnico a ausncia de contatos afetivos e de comunicao, tenha detectado nove elementos para realizao diagnstica do autismo no incio do sculo XX, e Bleuler no mesmo perodo j tenha se referido esquizofrenia precoce, s recentemente a clnica psiquitrica infantil, ocupando-se desses sujeitos, deslocou a preocupao fenomenolgica da doena para a busca do sujeito em uma estrutura potencializada pelo saber psicanaltico. ainda mais recente a preocupao da assistncia pblica, pelo menos no Brasil, em reformular sua prtica e suas estratgias com crianas e adolescentes (GUERRA, 2005). Tarefa nada fcil. Se j se trata de uma clnica rdua, como pens-la no campo da sade pblica, onde existem outros dispositivos disponveis e por inventar? Como articular a clnica nesse modelo? (GUERRA, 2005). Uma via possvel ser comentada a seguir.

5. A Desinstitucionalizao
A noo de desinstitucionalizao dos cuidados s pessoas ditas psicticas o motor do movimento de reforma psiquitrica iniciada na Itlia, na dcada de 70, por Franco Basaglia, Franco Rotelli e outros reformadores. Consistiu no fechamento dos manicmios e criao de dispositivos locais de sade mental, que dessem ateno territorializada aos sujeitos com grave sofrimento psquico, este movimento tendo forte influncia no Brasil. A desinstitucionalizao em essncia um trabalho teraputico, voltado para a

reconstituio de sujeitos que sofrem. Ao se abrir mo do mandato da soluo-cura, oriunda da psiquiatria clssica, descortina-se vrias possibilidades de cuidados, transformando tanto as vivncias de sofrimento quanto os modos de vida a elas relacionadas. As transformaes da estrutura em decomposio postas em prtica pela institucionalizao da doena, devem ser implementadas em etapas continuas, gerando novas prticas que se fundamentem em trs pontos bsicos, a saber: O primeiro est relacionado implementao da nova poltica de sade mental. As novas prticas propostas dentro dos Centros de Ateno Diria no que diz respeito a crianas e adolescentes necessitam emergencialmente de novas polticas pblicas para a populao jovem como um todo, deixando de ser uma prtica setorizada, emergencial, destinando novas possibilidades de vida aos jovens portadores de grave padecimento psquico. O segundo diz respeito centralizao do trabalho teraputico no objetivo de enriquecer a existncia destes pacientes de forma global, complexa e concreta em seu cotidiano. E por terceiro, a construo de estruturas externas e territorializadas em substituio a internao manicomial (PEREIRA, 2003). Conforme citao a seguir:
A emancipao teraputica (que se torna o objetivo substituto da cura) s pode ser (cientemente) a mobilizao de aes e de comportamentos que emancipem a estrutura inteira do campo teraputico (ROTELLI In NICCIO, 1990, pg. 31).

Colocar a doena entre parnteses, ou seja, apart-la de sua construo terica e conceitos classificatrios, para ento se encontrar com o sujeito dentro de suas modalidades de produo humana e social, tm significaes diversas entre crianas, adolescentes e adultos, gerando, portanto demandas diversas. A desinstitucionalizao, atravs da construo de novas polticas de sade mental, do enriquecimento e reconstruo da existncia dos pacientes de uma forma complexa e concreta atravs do trabalho teraputico e desconstruo dos manicmios substituindo-o por novas estruturas, foram benficas no somente aos pacientes, mas trouxe tambm novas possibilidades aos profissionais. O Enriquecimento das competncias e autonomia de deciso foram algumas delas, mas provavelmente o maior legado trazido rea to ortopedicamente estruturada, tenha sido o princpio de aprender a aprender (PEREIRA, 2003). A centralizao no trabalho de equipe e autoavaliao constante da mesma no desenvolvimento do trabalho o eixo sobre o qual gira ampla variedade de modalidades e recursos de interveno surgidos a partir da desinstitucionalizao. A formao de nova profissionalidade baseada no trabalho operativo, na valorizao dos recursos positivos do servio e dos usurios, na dimenso afetiva da relao usurio-tcnico e nas trocas sociais e teraputicas, servem de base para a criao de novas estratgias de ateno para o surgimento de umainstituio inventada, que no entender de Rotelli (In NICCIO, 1990). Dessa feita pelos desafios que nos so propostos a cada dia na nossa atualidade atual ainda temos muito que inventar!

6. Concluso
O que podemos depreender desde meados do sculo XX, como uma perspectiva e na

atualidade com uma viso mais ampla uma preocupao significativa com a infncia e adolescncia, suas questes nos mais diversos mbitos. Assim urge mais que necessria de um ponto de vista do desenvolvimento de polticas pblicas nos mais diversos setores que possam dar conta das demandas desse pblico. No mbito da sade mental pensar na perspectiva do sujeito e de desinstitucionalizao, de equipes engajadas, espaos sociais e mudanas de cultura quanto questes prprias da infncia e adolescncia. Dessa feita, nosso trabalho se faz cada vez mais necessrio, seja como profissionais seja como cidados.

Das könnte Ihnen auch gefallen