Sie sind auf Seite 1von 23

UPE - Campus Petrolina

Universidade de Pernambuco Campus Petrolina Curso de Fisioterapia

Roteiro de Aulas Prticas Fisiologia do Exerccio

Professor: Ricardo Freitas M.Sc.

Petrolina-PE 2012

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

INTRODUO

Objetivos das medidas e avaliaes: Conforme Norton e Olds, 2005, Avaliar o estado do indivduo ao iniciar a programao; Detectar deficincias permitindo uma orientao no sentido de super-las; Auxiliar o indivduo a situar-se do seu estado inicial; Orientar, detectar e acompanhar a evoluo dos seus treinamentos; Impedir que a atividade fsica seja um fator de agresso, recuperando o equilbrio orgnico e prevenindo doenas; Estabelecer e reciclar o programa de treinamento; Fornecer dados teis no desenvolvimento da prescrio de exerccios; Motivar os participantes, estabelecendo objetivos razoveis e alcanveis; Estratificao do Risco. Orientaes Pr-Teste: Alimentao adequada; Abstinncia de atividade; Abstinncia de lcool; Abstinncia de fumo; Incentivar a hidratao; Informar a importncia de uma noite repousante anterior ao teste; Informar sobre o uso de roupas adequadas; Informar o horrio do teste; Lembrete e comunicao verbal. Local da Avaliao: Sala - Pista Piscina Campo; Preparaco prvia de equipamentos; Pessoal adequado e treinado; Informaes aos avaliados; Controle das variveis; Equipamentos calibrados; Equipamentos de primeiros socorros.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Critrios de Interrupo: Conforme Fernandes Filho, 2003 Marins e Giannichi, 2003 O avaliado pede para interromper; Exausto; Fc preconizada atingida; Nusea e vmitos; Tonteira; Palidez intensa; PAS> 250mmHg, PAD > 120mmHg e PAD> 140 mmHg para hipertensos; Dispnia severa; Taquicardia; Perda da qualidade do exerccio.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

AULA 01 Mensurao cientfica de variveis fisiolgicas e exerccio fsico

Clinicamente, tem sido um hbito de muitos profissionais de sade sentirem o pulso de cada paciente (voluntrio). Isto feito para determinar a frequncia cardaca e diagnosticar possveis alteraes na homeostase. Muitas vezes, o contato psico-fsico entre paciente e profissional proporciona maior conforto e confiana para ambos. A freqncia cardaca caracterizada pelo nmero de vezes que o corao se contrai e relaxa, ou seja, o nmero de vezes que o corao bate por minuto. E se subdivide em freqncia cardaca basal (nmero de vezes que o corao bate para manter o organismo com suas funes vitais num estado de viglia), freqncia cardaca de repouso e freqncia cardaca do exerccio fsico. Tcnica: Tomar a mo de um colega (paciente) com a palma voltada para cima palpe a artria radial (Figura 1A) com os dedos indicador e mdio, ou pode-se tambm palpar a artria cartida (Figura1B), evitando pressionar ambos os locais com fora. Conte o nmero de batimentos (sstoles), em 15 segundos, comeando a contar com o primeiro batimento (sstole). Multiplique a contagem em 15 segundos por 4 (quatro). O resultado o valor da freqncia cardaca (nmero de sstoles por minuto/SPM). Dispondo de tempo o melhor a fazer a contagem em 1 minuto completo, quando se observa alm do nmero de batimentos (sstoles), o ritmo. Atualmente a difuso do sistema de frequencmetros, vm facilitando ainda mais o emprego desta opo de trabalho (Figura 2) (Marins e Giannichi, 2003).

Figuras 1A e 1B (mtodo palpatrio)

Figura 2 (frequncmetro)

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

A mensurao cientfica da Presso Arterial (PA) de repouso segue algumas recomendaes da Associao Americana de Cardiologia (ACC) para mensurao da PA com esfigmomanometros. 1) O observador deve ser treinado e ter boa viso. 2) O voluntrio deve estar confortavelmente posicionado, braos levemente flexionados e antebrao ao nvel do corao. 3) O ambiente deve ser calmo e em temperatura agradvel. 4) Deve-se evitar exposio a exerccios extenuantes, frio intenso ou refeies pesadas pelo menos 30 minutos antes da mensurao. Tcnica: 1) O manguito desinsuflado deve ser aplicado com a margem inferior a 2.5 cm do espao antecubital, com o centro na superfcie medial do brao. 2) A avaliao palpatria preliminar da presso arterial sistlica deve ser feita para se ter previamente uma estimativa da presso mxima a ser insuflada no sistema. 3) O estetoscpio deve ser aplicado no espao antecubital, sobre a artria braquial previamente palpada. Deve ser aplicado firmemente, mas com pouca presso. Muita presso ir alterar a artria e os sons sero auscultados abaixo da presso diastlica. O estetoscpio no dever tocar a roupa ou o manguito. 4) O estetoscpio deve ser posicionado, a presso elevada a aproximadamente 30 mmHg acima do ponto ao qual o pulso da artria radial desaparece e ento ser liberada a uma razo de 2-3 mmHg por segundo. A deflao mais rpida ou mais lenta ir causar erros sistemticos. 5) Quando a presso cair, os sons de Korotkoff se tornam audveis sobre a artria abaixo do manguito e passam por 4 fases, at que a presso cai e ento os sons desaparecem: Fase 1: Perodo marcado pelo aparecimento do primeiro som, que intermitente e claro, mas inicialmente abafado e gradualmente aumenta em intensidade. Fase 2: Perodo durante o qual um murmrio ouvido. Fase 3: Perodo de sons mais audveis, aumentando a intensidade. Fase 4: Ponto marcado por um distinto som bolhoso e abrupto. Fase 5: Ponto em que os sons desaparecem. Quando todos os sons desaparecem, o manguito deve ser rapidamente desinsuflado. Deve-se esperar 1 ou 2 minutos para avaliar a presso arterial (PA) novamente aps liberar o sangue aprisionado nos vasos sanguneos. A presso arterial sistlica (PAS) o ponto no qual o primeiro som intermitente e claro aparece. Para se ter certeza de que o som no externo, deve-se ouvir pelo menos 2 sons semelhantes e consecutivos antes da presso cair. A presso arterial diastlica (PAD) o ponto no qual o ltimo som foi ouvido. Ambos os sons diastlico e sistlico devem ser auscultados e aproximados para o ponto mais prximo possvel de 2 mmHg na escala do manmetro (Hypertens, 1981, 3: 510 A 519 A).

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Protocolo de aula: Os objetivos da aula prtica demonstrar a presena de mecanismos de regulao das funes orgnicas, analisar a interao entre os mecanismos de regulao das funes corporais e capacitar o aluno a mensurar cientificamente a Freqncia Cardaca e Presso arterial sistlica e diastlica. Assim sero garantidos resultados fidedignos nas coletas de dados em aulas posteriores e em futura prtica clnica. 1) Mensurar: Selecionar um aluno (voluntrio), aferir a Fc e a PA de repouso. Logo aps, solicitar ao aluno escolhido que realize 10 minutos de exerccio fsico (caminha a 6km/h ou corrida 8km/h) na esteira rolante, mensurar a Fc (artria radial), nos seguintes intervalos de tempo (2, 4, 6 e 8 min.). Ao trmino do exerccio o voluntrio deve permanecer deitado e o avaliador deve mensurar a Fc e a PA imediatamente aps e a Fc (artria radial), nos seguintes intervalos de tempo (3 e 5 min.) aps o exerccio fsico. Selecionar um aluno (voluntrio), aferir a Fc e a PA de repouso. Logo aps, solicitar ao aluno escolhido que realize o exerccio abdominal reto durante um minuto de maneira mais rpida possvel, contar o nmero de abdominais realizados. Ao trmino do exerccio o voluntrio deve permanecer deitado e o avaliador deve mensurar a Fc e a PA imediatamente aps e a Fc (artria radial), nos seguintes intervalos de tempo (3 e 5 min.) aps o exerccio fsico. Selecionar um aluno (voluntrio), aferir a Fc e a PA de repouso. Logo aps, solicitar ao aluno escolhido que permanea em posio esttica de flexo de brao at a exausto. O avaliador deve cronometrar o tempo que o voluntrio realizou o exerccio esttico e ao trmino do exerccio o voluntrio deve permanecer deitado e o avaliador deve mensurar a Fc e a PA imediatamente aps e a Fc (artria radial), nos seguintes intervalos de tempo (3 e 5 min.) aps o exerccio fsico. 3) Discusses: 1- Quais as alteraes detectadas nos experimentos? Existe alguma relao funcional entre os parmetros estudados? Explique 2- Qual a finalidade das alteraes provocadas pelas manobras experimentais?

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

AULA 02 Mensurao do consumo mximo de oxignio (VO2mx)


As avaliaes buscam ndices que possam refletir a integrao que devem existir entre os sistemas cardiovascular, respiratrio e muscular, para entender o aumento da demanda energtica que existe durante o exerccio. Parte desse grande interesse de qual ser intensidade do esforo das intervenes nas reas da atividade fsica, do esporte, da clnica e da reabilitao (DENADAI, 2000). O consumo mximo de oxignio (VO2mx) um ndice que pode refletir a integrao que pode existir entre os sistemas cardiovascular, respiratrio e muscular, e entender o aumento da demanda energtica que cada intensidade exige para realizao das atividades (LAURENTINO; PELLEGRINOTI, 2003). A capacidade do ser humano para realizar exerccio de mdia e longa durao depende principalmente do metabolismo aerbio. Um dos ndices mais utilizados para avaliar esta capacidade o consumo mximo de oxignio (VO2mx) e pode ser medido por meio de testes de laboratrio, feita diretamente atravs do gs exalado pelo voluntrio durante o esforo - medida direta (Fig. 1) e de campo - medida indireta. Os testes diretos so de alto custo, exige pessoal especializado e ocupa um tempo relativamente grande com cada avaliado. Por isto tm proposto mtodos indiretos para a mensurao do VO2mx (DUARTE; DUARTE, 2001).

Os testes ainda podem ser classificados: Teste mximo so aqueles em que os atletas so induzidos a esforos acima de 90% da Fcmx, o que fornece uma melhor estimao do VO2mx, so mais apropriados para jovens e atletas e apresenta maior estresse no sistema cardiovascular. Os testes submximos so aqueles em que os voluntrios atuam com esforos entre a 75% a 90% Fcmx, so testes so baseados na Fc, ou seja, para qualquer velocidade de trabalho a Fc pode variar, independente do VO2 devido ao estado emocional; ao grau de hidratao e a temperatura do ambiente, importante lembrar que a Fcmx um pouco menor que o VO2mx causando assim um VO2mx subestimado em 5 a 25%.

Fig. 1 Teste de VO2mx atravs da medio direta.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

1) Teste de Corrida de 2400 metros (Cooper) Populao alvo: apresenta uma ampla variedade de populao, pode ser aplicado tanto em homens quanto mulheres, em pessoas com prtica de atividade fsica de forma regular e na maioria dos atletas. Em relao ao grupo etrio possvel sua aplicao entre 13 e 60 anos para ambos os gneros. Mtodo: o avaliado dever correr ou caminhar sem interrupo uma distncia de 2400 metros, sendo cronometrado o tempo total gasto pelo avaliado. A forma ideal de execuo do teste, em termos de velocidade de deslocamento, ser aquela onde o avaliado mantenha uma velocidade constante durante todo o teste. Com o resultado apurado, calcular atravs da frmula abaixo o VO2mx em ml (Kg.min-1): VO2mx ml (Kg.min-1) = (distncia (m) x 60 x 0,2) + 3,5 ml (Kg.min-1) Durao (segundos)

Aps o clculo do VO2mx identificar na tabela 1 a categoria de capacidade aerbica de acordo com a idade e o gnero do avaliado.

Tabela 1 Nvel de capacidade aerbica

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

2) Teste de Caminhada de 1 milha (1600m) Canadian Aerobic Fitness Test Populao alvo: indivduos entre 30 e 69 anos de baixa aptido fsica, pessoas idosas, obesos, indivduos ps-cirurgia e pacientes cardacos. Mtodo: antes da aplicao do teste deve-se coletar os dados do avaliado referente sua massa corporal e idade. A forma de aplicao do teste inclui uma caminhada de 1600 metros o mais rpido possvel sem correr, com tempo cronometrado. Aps encerrado o teste, deve-se, o mais rpido possvel mensurar a Fc . Com todos os dados apurados, aplica-se a frmula (Pollock e Wilmore, 1993).

VO2mx = 6,952 + (0,0091 x MCT) (0,0257 x I) + (0,5955 x S) (0,2240 X TI) (0,0115 x Fc)

Onde, MCT = massa em libra (massa em libra = massa Kg x 2,205) I = idade (anos) S = (1) masculino ou (0) feminino TI = Tempo gasto na caminhada (minutos) Fc = Freqncia cardaca ps-teste. Recursos Materiais: Vestimenta: os voluntrios devem estar de roupas leves (short, camiseta, tnis e meias); Materiais: 01 Cronmetro, 01 caneta, 01 calculadora, folha A4, trena, 01 apito, 01 tabela do IPSE, 01 estetoscpio 01 esfigmomanmetro e 01 prancheta. Parmetros a serem controlados durante o teste de esforo ndice de Percepo Subjetiva do Esforo (IPSE) - utilizado a cada minuto, expressa a relao com a fadiga. Representa uma escala de valores os quais o avaliado informa a sensao de intensidade do trabalho (anexo III). Fc; PA. Cuidados Pr-teste: verificar atravs de uma anamnese (anexo II) e do questionrio PAR-Q (anexo I) se o indivduo est ou no apto para a realizao do teste. Cuidados Per-teste: Monitorar o IPSE e orientar a hidratao do voluntrio. Cuidados Ps-teste: Monitorar e avaliar a Fc at 8 minutos e a PA at 8 minutos.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Protocolo de aula: O objetivo desta aula prtica capacitar o aluno a mensurar cientificamente o VO2mx indiretamente. Assim sero garantidos resultados fidedignos nas coletas de dados em aulas posteriores e em futura prtica clnica. Formar grupos de 3 alunos: 1) Preencher a anammese (anexo II) e o PAR-Q (anexo I); 2) Mensurar: a FC (artria radial) e a PA (obs: consultar a apostila prtica de Fisiologia Humana). 3) Aplicar o teste de Cooper ou o teste de 1 milha e verificar o IPSE (anexo III) ps-teste; 4) Calcular o VO2mx relativo e absoluto; 5) Entregar um relatrio completo do avaliado contendo: Fc e PA de repouso, Fc, PA e IPSE ps-teste, anammese, PAR-Q, classificao do teste, VO2mx relativo e absoluto.

Clculo do VO2mx: Valor absoluto: l . min-1 (litros por minuto = litros de oxignio absorvidos no espao de tempo de 1 minuto. Valor relativo: ml . kg -1 . min -1 (mililitros por quilograma de peso por minuto = mililitros de oxignio absorvidos por quilograma de peso corporal no espao de tempo de 1 minuto. Ex: MCT - 70 kg e VO2mx absoluto: 3,5 l/min-1.

Qual o VO2mx relativo? Para se obter o VO2mx relativo - basta transform-lo em mililitros (ml) e dividi-lo pela MCT. VO2mx relativo: 3,5 x 1000 / 70 = 50 ml.kg-1.min-1 Caso tenha o VO2mx relativo em mos e queira transform-lo em absoluto basta multipliclo pelo peso corporal.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

AULA 03 Mensurao indireta do Limiar de lactato Indivdual (IAT)

O limiar anaerbio baseado no comportamento das concentraes de lactato sanguneo em diferentes intensidades de esforo. O limiar de lactato definido como sendo o momento antes de acontecer elevao abrupta do lactato. At esse momento a via predominante a oxidativa mitocondrial, mas quando essa intensidade de esforo excedida passa a predominar a via glicoltica, que tem como substrato o piruvato (KATCH, F. I.; MCARDLE; KATCH, V. L., 2008). A determinao do limiar anaerbico uma ferramenta importante para auxiliar na prescrio e controle do treinamento fsico, uma vez que ele mais sensvel quando comparado com o VO2 mx. resultando da seu uso crescente no acompanhamento e na avaliao de resultados de programas de treinamento fsico, tanto em atletas como em praticantes amadores de atividade fsica (DUARTE Et al., 2008;KATCH, F. I.; MCARDLE; KATCH, V. L., 2008 ). O limiar anaerbico pode ser determinado atravs de duas forma: invasiva e no invasiva. A forma invasiva realizada atravs da coleta de sangue para determinao das concentraes de lactato sanguneo enquanto a no invasiva atravs da ergoespirometria. A utilizao da lactacidemia, pelo mtodo invasivo, mais difundida entre esportistas de elite por ser um mtodo mais preciso de mensurao da capacidade aerbia j que apresenta sensibilidade comprovada ao treinamento fsico, alm de servir como preditor da performance aerbia (SILVA et al , 2005). A mensurao do limiar anaerbico atravs da ergoespirometria possibilita determinar variveis respiratrias, metablicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exerccio, por ser um mtodo no incomodo e no invasivo ao avaliado (BARROS NETO et al, 2001). Por outro lado, podemos estimar o limiar de lactato individual (IAT) atravs de um teste indireto utilizando a frmula (SIMOES, CAMPBELL Et al., 1996), o que tem sido bastante utilizado, por ser um mtodo prtico, no invasivo e de baixo custo financeiro, podendo ser utilizado para estimar ou prescrever exerccios dentro dos domnios de intensidade de interesse (intensidade moderada, alta ou severa) (Duarte, et al., 2009; Silva, et al., 2005).

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

3) Teste indireto do Limiar de lactato Indivdual (IAT) Populao alvo: apresenta uma ampla variedade de populao, pode ser aplicado tanto em homens quanto mulheres, em pessoas com prtica de atividade fsica de forma regular e na maioria dos atletas. Em relao ao grupo etrio possvel sua aplicao entre 13 e 60 anos para ambos os gneros. Mtodo: o avaliado dever correr no menor tempo possvel e sem interrupo uma distncia de 3000 metros, sendo cronometrado o tempo total gasto pelo avaliado. A forma ideal de execuo do teste, em termos de velocidade de deslocamento, ser aquela onde o avaliado mantenha uma velocidade constante durante todo o teste. Com o resultado apurado, calcular atravs da frmula abaixo o IAT em Km/h:

IAT = (Vm3Km * 0,97) 15,81 Exemplo, Vm = velocidade mdia IAT = (Vm3Km x 0,97) 15,81 Vm3Km = 3000m/12min = 250m/min IAT = (250 x 0,97) 15,81 IAT = 226,7 m/min IAT = 13,6 Km/h Recursos Materiais: Vestimenta: os voluntrios devem estar de roupas leves (short, camiseta, tnis e meias); Materiais: 01 Cronmetro, 01 caneta, 01 calculadora, folha A4, trena, 01 apito, 01 tabela do IPSE, 01 estetoscpio 01 esfigmomanmetro e 01 prancheta. Parmetros a serem controlados durante o teste de esforo ndice de Percepo Subjetiva do Esforo (IPSE) - utilizado a cada 3 minutos, expressa a relao com a fadiga. Representa uma escala de valores os quais o avaliado informa a sensao de intensidade do trabalho (anexo III). Cuidados Pr-teste: verificar atravs de uma anamnese (anexo II) e do questionrio PAR-Q (anexo I) se o indivduo est ou no apto para a realizao do teste e mensurar a Fc e PA. Cuidados Per-teste: Monitorar o IPSE e orientar a hidratao do voluntrio. Cuidados Ps-teste: Monitorar e avaliar a Fc at 8 minutos e a PA at 8 minutos.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Protocolo de aula: O objetivo desta aula prtica capacitar o aluno a mensurar cientificamente o IAT indiretamente. Assim sero garantidos resultados fidedignos nas coletas de dados em aulas posteriores e em futura prtica clnica. Formar grupos de 5 alunos: 1) Preencher a anammese (anexo II) e o PAR-Q (anexo I); 2) Mensurar: a FC (artria radial) e a PA (obs: consultar a apostila prtica de Fisiologia Humana). 3) Aplicar o teste de IAT e verificar o IPSE (anexo III), a cada 3 minutos e ps-teste; 4) Calcular o IAT; 5) Elaborar um programa de treinamento de corrida com uma zona alvo de intensidade do treinamento entre 70 a 95% do IAT. 6) Entregar um relatrio completo do avaliado contendo: Fc e PA de repouso, IPSE a cada 3 minutos e Fc, PA e IPSE ps-teste, anammese, PAR-Q, resultado do teste de IAT e as zonas de treinamento.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

AULA 04

Mensurao Indireta do Percentual de Gordura por Dobras Cutneas (DC) Comumente, o diagnstico de obesidade geral em estudos epidemiolgicos se d por meio do ndice de massa corporal (IMC). Apesar do IMC apresentar razovel acurcia na discriminao de sobrepeso e obesidade em estudos populacionais, preciso cautela ao utiliz-lo, j que tal ndice no capaz de mensurar diretamente a gordura corporal (FLEGAL Et al., 2009). bem descrito que a distribuio de gordura corporal mais preditiva para determinar os riscos sade, ou seja, a combinao da massa corporal total e a distribuio de gordura corporal, provavelmente a melhor opo para preencher a necessidade da avaliao clnica (DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE, 2009). Diversas tcnicas como pesagem hidrosttica, bioimpedncia, diluio de istopos, densitometria computadorizada, ultrassom, ressonncia magntica e tomografia, vm sendo amplamente difundidas e apresenta grande preciso na mensurao da composio e distribuio da gordura corporal para o diagnstico da obesidade e/ou sobrepeso. No entanto, em razo do alto custo e das dificuldades em envolver os avaliados nos protocolos de medida, sua utilizao em estudos populacionais bem como diagnsticos clnicos tem sido limitada (HAUN; PITANGA & LESSA, 2009). Nesse sentido, a simplicidade de utilizao e a relativa facilidade de interpretao destacam os mtodos antropomtricos como bons instrumentos para avaliao do excesso de gordura corporal (HAUN; PITANGA & LESSA, 2009). O uso da Dobra Cutnea para predizer a gordura corporal tornou-se a tcnica mais comum na avaliao da composio corporal e nutricional, visto que est alicerada em alguns pressupostos (CURI; PROCOPIO & FERNANDES, 2005): 1. A DC uma boa medida da gordura subcutnea, obtendo resultados similares ao mtodo de ressonncia magntica em estudo realizado por Hayes et al., 1988. 2. A distribuio de gordura subcutnea e interna similar para todos os indivduos do mesmo sexo. 3. Existe uma relao entre gordura subcutnea e gordura corporal total.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Sendo assim, esses fatores precisam ser considerados ao se desenvolverem equaes de predio para estimar a gordura corporal relativa. Inmeras equaes de regresso tm sido desenvolvidas utilizando medidas de dobra cutneas para predizer a densidade do corpo humano (JACKSON Et al., 1982; JACKSON & POLLOCK, 1978; PETROSKI, 1995). Uma vez calculada a densidade corporal, pode-se converter este valor em porcentagem de gordura corporal, por meio das equaes de Siri (SIRI, 1961) e de Brozek (BROZEK Et al., 1963). 4) Mensurao das Dobras Cutneas (DC) Afim de garantir maior exatido e fidedignidade das medidas o avaliador deve praticar muito e seguir os seguintes procedimentos padronizados (HEYWARD & STOLARCZYK, 2000): Realizar todas as medidas no hemicorpo direito; Identificar, medir e marcar cuidadosamente o local das dobras cutneas; Segurar firmemente a DC entre o polegar e o indicador da mo esquerda; Manter a DC pressionada enquanto a medida realizada; Colocar as hastes do adipmetro perpendiculares dobra, aproximadamente 1cm abaixo do polegar e do indicador, e soltar a presso das hastes lentamente; 6. Realizar as medies de DC at 4 seg. aps a presso ter sido aplicada; 7. Realizar trs medidas no consecutivas de cada DC escolhida. Farinatti & Monteiro (1992) destacam os seguintes erros: 1. Destacar a dobra em ponto anatmico inadequado; 2. Destacar a dobra em eixo corporal inadequado; 3. Entrar com a ponta do compasso muito prximo, ou demasiadamente distante, dos dedos que esto pinando; 4. No entrar com o compasso perpendicular dobra; 5. Pinar estrutura extra DC; 6. Esperar um tempo demasiado, aps o pinamento, para realizar a leitura; 7. Repetir vrias vezes seguidas o pinamento de uma mesma DC; 8. Soltar a dobra, ainda com o compasso no local do pinamento, para realizar a leitura; 9. Realizar a medida logo aps a prtica de atividade fsica; 10. Em uma reavaliao, utilizar um compasso que apresente uma caracteristica tcnica distinta do utilizado na avaliao anterior. 1. 2. 3. 4. 5.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Locais de Mensurao:

DC como a do Bceps, Axilar mdia, Supraespinhale e Panturrilha mdia tambm so em alguns protocolos (MARFELL-JONES Et al., 2006). Protocolo de Aula: O compasso deve ser inserido perpendicular a DC conforme as figuras:

O objetivo desta aula capacitar o aluno a mensurar cientificamente as Dobras Cutneas, para que a partir destas mensuraes possa se calcular, duplamente indireto, o Percentual de Gordura Corporal. Assim sero garantidos resultados fidedignos nas coletas de dados em aulas posteriores e em futura prtica clnica.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Formar grupos 4 alunos: 1) Calcular Densidade Corporal e Percentual de Gordura Corporal pelas seguintes frmulas ou pelo Anexo IV.
Jackson e Pollock (1978) Homens DC (g/cc) =1,109380 - 0,0008267 X (dc Peitoral + dc Abdominal + dc Coxa) + 0,0000016 X (dc 2 Peitoral + dc Abdominal + dc Coxa) - 0,0002574 X (idade)

Jackson et al (1980) Mulheres DC (g/cc) = 1,0994921 - 0,0009929 X (dc Trceps + dc Supraliaca + dc Coxa) + 0,0000023 X (dc Trceps + dc Supraliaca + dc Coxa)2 - 0,0001392 X (idade)

Siri (1961) Percentual de Gordura = ((4,95 / DC) - 4,50) X 100

2) Comparar os resultados com os valores de referncia.

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

ANEXO I

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

ANEXO II

Modelo de Anamnese
Avaliador (a): __________________________________________________ Data: __/__/__ Nome: ___________________________________________ Data de Nascimento: __/__/__ Endereo: __________________________________________________________________ e-mail.: ____________________________ Telefone residencial: ______________________
Histrico patolgico pessoal Cirurgias: _________________________ Doenas e sintomas: ____________________ Medicamentos: ______________________ Leses: _____________________________ Alergias: ___________________________ Outros: _____________________________ Histrico patolgico familiar Cardiopatia: __________________________ Hipertenso: _______________________ Tabagismo: Fumante ( ) sim ( ) no H quanto tempo? ___ Quantos cigarros por dia? ____ Durante quanto tempo? ____ Etilismo: Bebe ( ) sim ( ) no H quanto tempo? ____ Freqncia semanal: _____

Dieta: Faz dieta? ( ) sim ( ) no H quanto tempo? ___ Para perder ou ganhar peso? Atividade fsica: J praticou? ( ) sim ( ) no Quais? _____________________________ Durante quanto tempo? ____ H quanto tempo inativo?___________________________ Exame mdico: Realiza periodicamente? ( ) sim ( ) no ltimo exame: _____________ Freqncia dos exames:____________________________________________________

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

ANEXO III

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

ANEXO IV

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

UPE - Campus Petrolina

Prof. Ricardo Freitas M.Sc. Mat.: 11.487 - 1

Das könnte Ihnen auch gefallen