Sie sind auf Seite 1von 25

Soldagem

A funcionalidade Soldagem permite projetar uma estrutura metlica sendo uma nica pea, porm com mltiplos corpos. Voc pode utilizar esboos 2D e/ou 3D para projetar a geometria bsica. As ferramentas de Soldagem, no SolidWorks, se referem ao uso Componentes Estruturais, ou seja, utilizao de perfis de estruturas mecnicas. Entretanto, um recurso amplamente utilizado para a gerao de lista de corte para diversos tipos de seguimentos. O intuito dessa ferramenta no inserir cordes de solda, smbolo de soldagem ou unir componentes atravs de pontos de solda, mas a criao de estruturas com corpos individuais e gerao de lista de materiais. O uso desse recurso ir facilitar, tambm, a validao da estrutura ou projeto utilizando as ferramentas Simulation. Para que possamos entender melhor o uso desse recurso, estudaremos o exemplo a seguir.

- Introduo
O SolidWork oferece funcionalidades especficas para o uso de Componentes Estruturais, denominadas Soldagem. O intuito dessa ferramenta otimizar o tempo de modelagem e posterior montagem de projetos que iro utilizar componentes padronizados de perfis. Quando utilizado esse recurso, o SolidWorks cria automaticamente configuraes especficas para o projeto e cria a listagem de corte dos perfis utilizados. Para habilitar as ferramentas de Soldagem no PropertyManager, clica-se com o boto direito do mouse na aba de ferramentas (recursos, esboo, avaliar) e seleciona-se Soldagens.

2 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Inicializa a criao de um Esboo 3D. Configura e Insere os perfis de estruturas nas linhas de base. Recurso de Adicionar material de acordo com um esboo na estrutura. Fecham os componentes estruturais abertos adicionando uma tampa. Adiciona um cordo de solda cosmtico

Cria automaticamente 2 configuraes para a pea: - Configurao de Usinado; - Subconfigurao de Soldado. Apara ou estende um perfil estrutural de acordo com outro corpo de perfil estrutural, realizando a garantia do comprimento perfeito dos elementos. Refora a rea entre dois componentes entre 0 e 180, adicionando material.

3 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

- Estudo 01
Iniciaremos o estudo criando um esboo conforme abaixo. Aps, confirmaremos o esboo e selecionaremos o Componente Estrutural para concluir o Projeto.

Confirmamos o primeiro Esboo e aps abriremos um esboo.

Realizado os dois esboos, clique em Componente Estrutural para inserir os perfis sobre as linhas dos esboos realizados. Comearemos configurando um perfil Padro ISO, Tipo: Tubo Retangular, Dimenso 70 x 40 x 5 mm. Selecionaremos todo o contorno do retngulo de 1000 x 1300 mm.

4 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Seleciona a Norma ou Fabricante do Perfil a ser utilizado. Seleciona-se o Tamanho do Perfil a ser utilizado. Agrupa a seleo de linhas tangentes ou paralelas, mantendo o mesmo posicionamento e tratamento de canto. Tratamento que a unio entre dois perfis iro receber. Para realizar o tratamento de canto entre trs ou mais perfis, clique no Ponto de interseco entre as linhas e selecione o tipo de tratamento.

Configura o tipo de perfil a ser utilizado. Ex: Tubo Redondo, Quadrado, Perfil I, especial.

Seleo das linhas a serem agrupadas.

Espaamento para solda entre dois perfis.

Alinha o posicionamento do perfil na linha base, de acordo com uma referncia.

Posiciona o esboo do perfil na linha base.

Espelha o posicionamento do perfil de acordo com a linha base.

Gira o perfil sobre a linha base.

5 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Selecionaremos o contorno e aps localizaremos o perfil.

Em destaque, pontos de referncia inseridos no esboo do perfil estrutural para posicionamento no esboo base.

Realizado esse processo, continuaremos inserindo o restante dos perfis. O prximo perfil ser um Padro ISO, Canal C 80 x8. Posio para dentro do projeto, conforme figura.

6 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Realizando o restante da insero dos perfis no projeto, iremos nos deparar com essa ocasio, a sobreposio entre dois perfis. Nessa situao, usaremos o recurso de Aparar Estender.

Clicaremos em Aparar/Estender para realizar o corte entre os dois Perfis.

Selecionaremos o Tipo de canto a ser inserido.

Seleo dos corpos que devero sofrer o corte. Se o segmento no atinge o limite da Aparagem, ele permite a extenso do corpo.

Limites que devero aparar o corpo alvo.

7 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Corpo

Aparado.

Devemos

repetir

procedimento para todos os perfis em que h sobreposio.

Concluiremos a criao de pea inserindo o perfil Padro ISO, Topo Ferro Angular e Tamanho 20 x 20 x 3 mm.

8 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

- Lista de Corte e Propriedade


Aps realizado o projeto utilizando os recursos de Componentes Estruturais, na rvore de projeto ir aparecer um cone de lista de corte. Esse cone ir conter todos os corpos slidos criados pelo Componente Estrutural. Atualizar esse cone ir agrupar em pastas todos os corpos de acordo com o tamanho, tipo e material de cada perfil.

Clicando em Atualizar, o SolidWorks agrupa os corpos slidos em pastas.

Corpos Dispersos

Para cada pasta criada possvel criar propriedades diferentes, como Nome e Tamanho do Perfil Criado. Para alterar ou inserir propriedades, clica-se com o boto direito sobre a pasta desejada e em propriedades. As propriedades sero importantes para o detalhamento.

9 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

- Cordo de solda
Permite acrescentar um cordo de solda cosmtica (apenas representao visual) com simbologia de solda. Entre suas vantagens, encontra-se melhor performance em relao ao Cordo de Filete.

Com Cordo de Solda, podemos selecionar faces ou arestas, para acrescentar a solda cosmtica.

Podemos tambm definir o tamanho do cordo...

Ao confirmar, um cordo de solda acrescentado a pasta de Soldas.


10 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Podemos editar as propriedades do cordo de solda (clicar com o boto direito do mouse sobre ...e selecionar Propriedades.

Entre

as

propriedades

editveis

esto: Material, Propriedades do Material, Massa por comprimento, nmero de cordes, etc...

- Detalhamento
O detalhamento de peas com recursos de soldagem se d da mesma maneira que o detalhamento padro de conjunto. Porm, existe a tabela de lista de corte. Para inserir a lista de corte no detalhamento, insere-se uma vista (isomtrica, frontal, direita), clicase na aba de anotaes e aps, em tabelas, seleciona-se a tabela de lista de corte de soldagem.

11 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Depois de inserida a tabela, configura-se a coluna, clicando sobre a letra da coluna e configurando a propriedade no PropertyManager. Por este motivo, devemos preencher as propriedades das pastas de Componente Estrutural.

H possibilidade de alterar o nome que ir na tabela.

Para detalhar somente um dos corpos slidos inseridos, devemos ir a: Inserir >> vista de Desenho >> Relativo ao Modelo.

Aps selecionarmos uma vista qualquer, o recurso ir abrir o arquivo de pea. No arquivo de pea, selecionamos o corpo que gostaramos de detalhar, aplicamos duas referncias de vista e confirmamos. Ao confirmar iremos voltar para o Detalhamento para concluir a folha de processo.
12 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Dentro de detalhamento podemos acrescentar uma tabela de solda, conforme imagem abaixo:

13 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Ainda, a tabela pode ser configurada conforme a necessidade:

- Criar um Elemento Estrutural


Podemos utilizar os elementos normatizados padro do

SolidWorks, ou ainda criar novos perfis ou importar arquivos DWG dos fabricantes.

Para realizar a importao poderemos selecionar na Biblioteca de Projetos >> Contedo do SolidWorks e a pasta Weldments. Selecionaremos a norma adequada, seguraremos a tecla CTRL e clicaremos na pasta da norma. Esse procedimento dever iniciar um Download do banco de dados da SolidWoks.

Para criar um perfil novo, abriremos um arquivo de pea e esboaremos o formato de perfil desejado.

14 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Criado o Perfil iremos salvar o esboo como sendo arquivo de LibFeatPart. Criaremos trs pastas e salvaremos o perfil dentro da ltima pasta. O nome do Arquivo ter que condizer com o formato do esboo e indicar as principais dimenses. A sequncia de pastas ser: - Pasta Agrupadora (reunir todos os tipos de perfis e normas) - Pasta Norma/Fabricante (Ter o nome da norma ou o nome do fornecedor) - Tipo de Perfil (Ter o nome do tipo de perfil que se esta utilizando) - Ir conter o arquivo de Esboo (Ter o nome do Perfil e as
dimenses Principais)

O tipo de Arquivo deve ser LIB FEAT PART e o arquivo deve estar na ltima pasta criada.

Caso aparea essa mensagem, clique em NO.

15 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Hierarquia de Pastas

Aps salvar como extenso de LIB FEAT PART, clicaremos com o boto direito sobre o esboo e selecionaremos Adicionar biblioteca.

Ir Surgir um L em verde sobre o esboo, voltamos a salvar.

Configurado o esboo para utilizar como perfil Estrutural, iremos configurar os caminhos no SolidWorks para utilizar esses perfis criados.

16 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Iremos em Ferramentas >> Opes >> Locais de Arquivos >> Perfis de Soldagem, e apontaremos a primeira pasta criada (Pasta Agrupadora).

- Sistema de grade

Podemos criar uma estrutura de perfis, de forma rpida e fcil, usando o comando Sistema de Grade.

Dentro de Pea, menu Inserir, Geometria de Referencia,

Sistema de grade.
17 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Desenhar um retngulo, conforme imagem abaixo:

Ao finalizar, podemos observar que referencias so acrescentadas (A,B e 1,2). Ao novas acrescentar linhas, as so

referencias atualizadas.

18 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Podemos

ento

especificar os nveis:

A altura corresponde ao valor entre nveis. Ao confirmar o comando, temos:

Ainda, clicando sobre Sistema de grade1, na rvore de recursos, com boto direito do mouse, podemos acessar Exibir Sistema de grade, o qual nos dar informaes extras sobre a grade em execuo.
19 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Para finalizar, podemos criar o sistema de grade acrescentando Perfis Estruturais, conforme imagem de exemplo abaixo:

20 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Exerccios:
Realizar a pea utilizando os perfis estruturais, e aps criar o Detalhamento. O Detalhamento deve conter as trs vistas padro e uma vista isomtrica da pea no estado final. Deve conter, tambm, as principais cotas, o detalhamento de um perfil e a tabela de lista de corte.

- Exerccio 01:
Realizar a pea conforme indicao abaixo: - Concluir a Pea de Estudo Utilizando Esboo 3D. - Tubo Redondo ANSI Polegada 0.5 e 1.5 in.

21 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

- Exerccio 02:
Realizar a pea conforme indicao abaixo: - Padro ISO: Ferro Angular, 25 x 25 x4 mm.

22 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

- Exerccio 03:
Realizar a pea conforme indicao abaixo: - Abrir o arquivo DWG Elevador para tomada de cotas.

- Exerccio 04:
Realizar a pea conforme indicao abaixo: - Importar o Arquivo DWG; - Aplicar Escala de 1.5; - Mover para Origem; - Padro Isso, Tubo Rgido 33.7 e 22.3 mm.

23 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

- Exerccio 04:
Realizar a pea conforme indicao abaixo: - Criar a estrutura do Banner; - Selecionar o perfil adequado ou criar o perfil necessrio; - Esboo 3D.

- Exerccio 04:
Realizar a pea conforme indicao abaixo: - Criar a estrutura do Baja; - Selecionar o perfil adequado ou criar o perfil necessrio; - Esboo (consulte seu instrutor).

24 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

- Exerccio 05:
Realizar a pea conforme indicao abaixo: - Criar a estrutura da Cadeira; - Selecionar o perfil adequado ou criar o perfil necessrio; - Renderize utilizando o PhotoView 360.

25 Treinamentos Abertos SKA www.ska.com.br treinamentos@ska.com.br 0800 510 2900

Das könnte Ihnen auch gefallen