Sie sind auf Seite 1von 8

A IMPORTNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS

ANTONIACOMI, Kayane Celise PUCPR kayane.antoniacomi@pucpr.br I MULER, Lilian Karla Postai PUCPR lilian.muler@pucpr.br NASCIMENTO, Dbora Cristina PUCPR bha_nasci@hotmail.com FEOLA, Luciane PUCPR luciane.feola@yahoo.com.br OLIVEIRA, Fabiane Lopes PUCPR fabiane.lopes@pucpr.br

Eixo Temtico: Didtica: Teorias, Metodologias e Prticas Agncia Financiadora: no contou com financiamento Resumo A pesquisa foi produzida a partir de estudos realizados na disciplina de Metodologia da Lngua Portuguesa do curso de pedagogia, com as alunas do 6 perodo, onde foi levantada a questo sobre a importncia da leitura na fase inicial da alfabetizao. A partir de trabalhos realizados em grupo, houve a necessidade de aprofundar o tema para que este pudesse se tornar claro e significativo, pois se trata de um assunto complexo e de grande importncia para as futuras pedagogas/professoras que sero formadas. O objetivo desde trabalho conhecer a importncia da leitura desde os anos iniciais, qual a influncia da leitura na aprendizagem do cidado, como a postura do professor pode auxiliar a escolarizao do indivduo. Para o embasamento terico foram pesquisados autores renomados como CAGLIARI 1992, SILVA 1997, COSTA 2000, NASPOLINI 2010, SHIMITH 1989, MARTINS1984. O encaminhamento da pesquisa foi inteiramente terico, com consulta a uma diversidade de acervos que possibilitou parte do conhecimento abordado, considerando que a pesquisa sobre o referido tema no cessa numa nica pesquisa. Os resultados obtidos foram satisfatrios, pois foi possvel acrescentar novos conhecimentos. Quando se pensa em leitura, no se pode deixar de pensar na escrita, esses so os primeiros passos da criana na escola, e este deve ser tranqilo, prazeroso e significativo para que a criana possa adquirir com qualidade todo o processo de ensino aprendizagem. A relao professor/aluno deve ser de cumplicidade e de troca, assim a compreenso sobre os temas relevantes a serem abordados sero absorvidos pelos estudantes de maneira satisfatria. Para que o professor seja um orientador de qualidade necessrio que tambm seja leitor, no se pode ensinar algo que

12728

no se prtica. Por todas essas razes h a necessidade de compreender melhor um tema que faz parte do cotidiano de todos os profissionais da educao. Palavras-chave: Leitura. Ensino Aprendizagem. Educao. Introduo O presente trabalho foi realizado na disciplina da Metodologia da Lngua Portuguesa, do curso de Pedagogia, da Pontifcia Universidade Catlica do Paran, no primeiro semestre de 2011, onde se desenvolveu atividades referentes importncia da leitura nos anos iniciais. Tal importncia se deve pela relevncia de se ter um ambiente leitor na escola, que deve comear pelo professor, que ser o maior estimulador dos seus alunos. A disciplina teve a proposta de aguar nos alunos do curso de Pedagogia a sua reflexo sobre a leitura, desenvolvendo e/ou ampliando a prtica dos alunos que sero professores e que a partir de leituras, se desenvolva na escola um ambiente leitor mais prazeroso e no obrigatrio. A formao dos nossos alunos quanto seres pensantes, crticos, cidados reflexivos vem de acordo com o ensinamento e o estmulo leitura, pois a necessidade da abertura para o mundo letrado no se encontra apenas no ato de ler, mas sim no ato de ler e interpretar, formando nossos alunos em seres reflexivos. Desenvolvimento A educao brasileira vem passando por diversas modificaes desde a sua inicializao nas terras brasileiras com a vinda dos padres jesutas para a catequizao dos ndios. Hoje no Brasil, a educao est mudada em vrios aspectos, inclusive seus processos e mtodos. Houve uma evoluo do sistema educacional e isso significa um processo positivo, pois a educao direcionou-se num rumo mais especfico e abrangente, como para a sua aplicao populao brasileira de diversos nveis. Atualmente com a aplicao do ensino fundamental de nove anos, onde o aluno entra em contato um ano mais cedo na escola, sendo um ano mais de vivncia e aquisio de conhecimento, cultura e contedos, automaticamente prepara melhor o aluno a leitura e a escrita. Assim, entende-se que h uma melhor preparao e sobrevivncia dos discentes numa sociedade, onde a prpria cultura exige leitura e escrita.

12729

Muitas vezes a leitura e seu conceito se restringem apenas a decifrao da escrita, porm Martins (1984, p 22-23) argumenta que

Se o conceito de leitura est geralmente restrito decifrao da escrita, sua aprendizagem, no entanto liga-se por tradio ao processo de formao global do indivduo, sua capacitao para o convvio e atuaes social, poltica, econmica e cultural.

A leitura abre mundos a qualquer pessoa, podendo conquistar contedos, cultura, lazer e principalmente satisfao e prazer ao fazer uma boa leitura. Aliado a isto, a leitura amplia o raciocnio, a verbalizao, a formalidade das palavras, dos textos escritos, dos dilogos formais e informais, enfim, auxilia numa infinidade de objetivos, que podem ser conquistados por meio da leitura. Segundo Martins (1984, p. 12)

As investigaes interdisciplinares vm evidenciando, mesmo na leitura do texto escrito, no ser apenas o conhecimento da lngua que conta, e sim todo um sistema de relaes interpessoais e entre as vrias reas do conhecimento e da expresso do homem e de suas circunstncias de vida. Enfim, dizem os pesquisadores da linguagem, em crescente convico: aprendemos a ler lendo.

Porm, necessrio que as escolas ofeream satisfatoriamente aos alunos um projeto de leitura a ser seguido e as mesmas sejam fonte de motivao para aquisio do conhecimento, com interao tambm dos professores, onde os mesmos sejam mediadores e incentivadores desta riqueza, pois muitas vezes os alunos possuem o contato com a leitura apenas na escola, como afirma Martins (1984, p. 25)

Principalmente no contexto brasileiro, a escola o lugar onde a maioria aprende a ler e escrever, e muitos tm talvez sua nica oportunidade de contato com os livros, estes passam a ser identificados com os livros didticos.

Assim, com o objeto claro e totalmente em prtica o resultado final resultar em alunos receptores e ao mesmo tempo agentes desta cultura, to importante para o desenvolvimento dos seres humanos. Uma das atividades fundamentais que a escola deve propiciar aos seus alunos a leitura, enfatizando-se, tambm, que a leitura um dos vrios desafios da escola. No mundo

12730

atual de suma importncia e exigido do ser humano o saber ler, pois para o simples fato de se locomover por meio de um nibus, encontrar um endereo (bairro, rua, avenida, etc.) necessria a referida aptido.

Porm, ler, principalmente nos primeiros anos da escola, me parece uma atividade to importante quanto produo espontnea de textos, ou talvez ate mais importante. No mundo em que vivemos mais importante ler do que escrever. (CAGLIARI, 1992, p. 167-168).

No somente a isso que se resume a necessidade, de saber ler. Alm do contedo tcnico necessrio para a alfabetizao, a leitura leva o indivduo a um raciocnio mais concreto, melhor elaborado, reflexivo, coerente, amplo, e inmeras qualidades e especialidades. Cabe escola o papel de oferecer dentro do seu prprio campo, o estmulo leitura e deve mostrar s crianas desde as sries/anos iniciais para que junto dela se desenvolva o prazer pela leitura. Assim como defende, Cagliari (1982, p.169):

preciso repensar esses procedimentos em relao escrita e a leitura desde o incio do processo de alfabetizao. Uma criana que aprende a ler toma velocidade no aprendizado da primeira srie. Um aluno que no l aprender o resto com dificuldade, e pode passar a ter uma relao delicada com a escrita, no entendendo muito bem o que esta , nem como funciona.

A escola e os professores no so os nicos responsveis pela leitura, Foucambert (1997, apud DIAS E FERREIRA, 2002) sugere um Projeto de Leituralizao, onde outros grupos da sociedade sejam responsveis pela leitura, com a famlia, associaes de bairro, bibliotecas, no se restringindo esse papel apenas a escola e professores, defendendo ainda que a leiturizao deva atingir os leitores e os no-leitores alfabetizados, pois a distncia da escrita pode torn-los novamente analfabetos ou analfabetos funcionais. As escolas e a sociedade, no devem limitar-se apenas nos livros didticos, como se fossem o suficiente, mais tambm deve selecionar e oferecer obras literrias aos seus alunos, para formao de uma sociedade, de escolas, crianas/alunos, que tenham gosto pela leitura, que essa cultura possa ser enraizada nesta sociedade atravs do sistema educacional.

12731

Em termos de procedimentos de leitura que prevalecem no contexto escolar, temos que no s lembrar a padronizao subjacente lio do livro didtico, os modismos tecnicistas que ainda encontram muito espao no magistrio, a memorizao mecnica de idias, etc., mas tambm a viso passadista na rea de seleo de obras, que afasta a vida presente do prprio momento do ensino. (SILVA, 1997, p.15).

O ensino da escrita e da leitura deve partir de toda a sociedade, especificamente no sistema educacional, ou seja, o campo escolar como j citado anteriormente, a escola destina essa funo ao professor que est no posto de mediao do conhecimento, para isso o professor deve chamar a ateno dos alunos, para esses contedos, que so bsicos, porm essenciais para a vida. Segundo Martins (1984, p.34)

A funo do educador no seria precisamente ensinar a ler, mas a de criar condies para o educando realizar sua prpria aprendizagem, conforme seus prprios interesses, necessidades, fantasias, segundo as dvidas e exigncias que a realidade lhe apresenta.

No entanto, no cabe somente ao professor da lngua portuguesa ensinar a essas crianas a lerem e a escreverem, esses dois contedos em especial leitura, faz parte de qualquer outra disciplina, porm necessrio saber fazer a leitura de forma racional, por exemplo; na disciplina de matemtica, para que os alunos possam resolver um problema matemtico, necessrio saberem interpretar o que o problema est pedindo, e para que possam interpretar preciso ler de uma forma compreensvel. Entende-se muitas vezes que a questo de ensinar a ler somente responsabilidade dos professores de lngua portuguesa, porm, praticamente toda a atividade que a criana ir desenvolver necessitar da utilizao da leitura, em vrias situaes, em vrios ambientes e em todas as disciplinas que passar ao decorrer de sua formao acadmica e social.

No falo de ensino programado, que reduz tudo a um condicionamento pelo texto, mais penso que a escola precisa ensinar os alunos a ler e a entender no s as palavras, as histrias das analogias, mas tambm os textos especficos de cada matria, as provas de cada rea, as instrues de como fazer algo etc. a leitura no pode ficar restrita literatura e ao noticirio. (CAGLIARI, 1992, p. 149).

12732

Cabe ento, a todos os professores ser ponte do conhecimento a leitura, sendo esta mais aprofundada, elaborada, pois do interesse de todos os professores a formao de seus alunos, quanto cidados reflexivos. Toda a aprendizagem est diretamente envolvida com a leitura e a escrita, tanto que j est entre os contedos a serem ensinados desde as sries iniciais, ou seja, as crianas entram na escola e o primeiro contado que tero com este mundo de estudos a escrita e a leitura. Por intermdio do professor que esta relao aluno/leitura ir se estabelecer. Se o professor em sua formao teve um bom contato com a leitura, no somente por exigncias, mas por prazer e gosto por novas aprendizagens, ao orientar os seus alunos certamente conseguir obter melhores resultados. Os alunos, se incentivados na caminhada escolar, estaro dispostos a novos conhecimentos, pois se encontram em um perodo de descobertas, de experimentar algo novo. E neste momento que os professores tm que aproveitar e oferecer a eles o que procuram, o novo, a leitura, o saber ler.

Dada a importncia da leitura, a funo primordial da lngua portuguesa deve ser, formar bons leitores, leitores capazes de ler o mundo em seus mais variados contextos. (COSTA, 2000, p.20 AKRPOLIS - Revista de Cincias Humanas da UNIPAR, v.11, n.2, abr./jun., 2003).

A leitura no um trabalho fcil, pelo contrrio, ler e saber ler uma tarefa difcil, que exige disciplina, ela tem que ser praticada e vivenciada. No somente a respeito da leitura, mas uma boa escrita conseqncia de uma diversidade e constante leitura. Assim a escola deve propiciar atividade que promova o conhecimento para seus alunos, dessa forma Naspolini (2010, p.13) caracteriza esse tipo de atividade como significativa, produtiva e desafiadora. Sendo que a atividade significativa trs ao aluno um conhecimento til para a sua vida e poder utiliz-lo em diferentes situaes. A atividade produtiva ir apresentar um conhecimento j adquirido e construdo pelo aluno e tambm o que ele est construindo. Desafiadora ser a atividade que segundo Naspolini (2010, p.13) Apresenta algumas dificuldades. Nesse caso, a resistncia oferecida leva o aluno a se modificar a fim de acomodar o novo conhecimento. necessrio que se mencione a respeito da sua importncia na aprendizagem, como defende Smith (1989, p.211), a leitura no somente uma atividade prazerosa, uma

12733

experincia agradvel, como tambm traz conseqncias, por exemplo, o aumento da memria, os conhecimentos especficos que atravs da leitura pode-se adquirir.

Outras coisas so apreendidas atravs da leitura. [...] que somente atravs da leitura que qualquer pessoa pode aprender a escrever. A nica maneira possvel de se aprender todas as convenes de ortografia, pontuao, letras maisculas e minsculas, pargrafos e at mesmo gramtica e estilo, atravs da leitura. (SMITH. 1989, p.212).

A leitura alm de ser o ponto de partida de toda a aprendizagem, propriamente dita, auxilia tambm na compreenso do mundo a nossa volta, da cultura de cada sociedade e certamente a compreenso da prpria sociedade. Assim vem defendendo Cagliari

A leitura a extenso da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida ter de ser conseguido atravs da leitura fora da escola. A leitura uma herana maior do que qualquer diploma. (1992, p.148).

No apenas de responsabilidade da escola o ato da leitura, porm a escola tem papel fundamental devendo propiciar e oferecer esse conhecimento, para que o indivduo possa sobreviver com qualidade em meio a sociedade, preciso saber ler, cada sujeito responsvel por sua formao acadmica por sua formao quanto pessoa. Ensinar a ler da competncia de todas as disciplinas, e extremamente importante para todo o processo de aprendizagem, pois, praticamente tudo se desenvolve por meio da leitura, por essa razo est em primeiro lugar na aprendizagem, no tem como saber matemtica, fsica, biologia, geografia sem ler, enfim, qualquer outra disciplina, do ensino fundamental, do ensino mdio, e principalmente no ensino superior, no tem como adquirir o conhecimento sem que se faa uma leitura criteriosa. preciso saber ler, interpretar e compreender o que se l para que realmente acontea a aprendizagem significativa. Consideraes Finais A leitura uma prtica que deve ser iniciada desde cedo com as crianas, e esta a princpio se d atravs do contato com o mundo da fantasia, do imaginrio dos livros infantis,

12734

se as crianas tiverem contato com esse universo desde pequenas certamente se desenvolvero melhor cognitivamente, afetivamente e socialmente. O ato de ler se faz uma constante em nossas vidas desde que comeamos a compreender o mundo que nos cerca. A produo dessa pesquisa vem contribuir de maneira significativa aos estudantes e atuantes na rea da educao sobre conceitos importantes da leitura desde o incio do ingresso a escola. H uma grande necessidade de aprofundar estudos sobre o tema, para que a prtica docente seja realizada de maneira eficaz e que os estudantes sejam atingidos qualitativamente em sua compreenso de mundo, sociedade, homem, buscando assim uma melhoria na qualidade da educao, formando alunos leitores crticos, compreendendo a sociedade em que esto inseridos. REFERNCIA Akrpolis umuarama, v.11, n.2, abr./jun., 2003 akrpolis - revista de cincias humanas da unipar 84. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao & Lingustica: 4 ed. So Paulo, SP, Editora Scipione,1994. MARTINS, Maria Helena Franco. O que leitura. So Paulo: Brasiliense, 1984 (Coleo Primeiros Passos). NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por Tijolo: Prtica de Ensino de Lngua Portuguesa: 1 ed. So Paulo: FTD, 2010. SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura e realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997. 5 edio. SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma analise psicolingstica da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989.

Das könnte Ihnen auch gefallen