Sie sind auf Seite 1von 10

Roda de Capoeira Angola e a fora do canto dos poetas

Uma abordagem sobre a noo da circularidade do tempo


PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB*

Resumo: E s s et r a b a l h ob u s c aa n a l i s a rop r o c e s s od er e v i t a l i z a od aC a p o e i r aA n g o l a , relacionando-o com o contexto de outras manifestaes da cultura popular no Brasil, a partir da abordagem sobre a noo da circularidade do tempo, enquanto possibilidade concreta de se conceber o passado como fora instauradora, capaz de atualizar-se no presente, fazendo vigorar uma memria que alimenta esse presente, abrindo perspectivas para uma ao construtiva do futuro. Palavras-Chave: c a p o e i r a ,c u l t u r a ,c i r c u l a r i d a d ed ot e m p o .

Introduo Estamos vivendo um perodo histrico, em que mudanas em todos os nveis das atividades humanas processam-se com uma velocidade admirvel, fenmeno esse que se d, entre outros fatores, por fora de uma verdadeira revoluo no campo das novas tecnologias em comunicao. Essas transformaes tm permitido que as informaes circulem muito mais rapidamente e de modo a atingir quase todas as regies do planeta, constituindo, dessa forma, uma nova caracterstica para as relaes entre as sociedades uma das faces do processo de globalizao , que acaba por determinar profundas modificaes no mbito da economia, da poltica e da cultura, influenciando todas as dimenses em que so estabelecidas relaes sociais em qualquer agrupamento humano, localizado do Ocidente ao Oriente, do Hemisfrio Norte ao Hemisfrio Sul. Nesse cenrio, estamos assistindo ao esgotamento das possibilidades civilizatrias, huma* Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando em Cincias Sociais aplicadas Educao na Unicamp.

nizantes, do modo capitalista de produo de vida, no qual, segundo Otvio Ianni, [...] se d a destruio de formas sociais de vida e de trabalho, modos de ser, coletividades, povos e cultura. (1993, p. 62), e tambm so imensos e incalculveis os custos do mercantilismo, da acumulao originria, do sistema colonial, do imperialismo, da multinacionalizao, da mundializao, isto , das diferentes formas e pocas que caracterizam o longo curso da histria do capitalismo, [...] gloriosa trajetria que pode ser vista tambm como uma espcie de holocausto (idem, ibidem). Problemas especficos podem ser reconhecidos nesse processo, e a re-significao do conceito de cultura, decorrente da massificao e da ao mercantilizadora da indstria cultural e dos meios de comunicao de massa, faz emergir novos padres de comportamento caracterizados por uma certa homogeneizao que se manifesta num consumo de formas culturais de caractersticas universalizantes, seguindo os modelos amplamente difundidos pelos veculos da mdia principalmente, que atingem, de uma forma ou de outra, quase a totalidade dos lares do planeta, embora saibamos
81

ABIB, PEDRO RODOLPHO JUNGERS. Roda de capoeira Angola e a fora do canto dos poetas.

que esse processo no hegemnico e que produz resistncias, conflitos e formas muito particulares de apropriao e interpretao por parte dos sujeitos envolvidos. No Brasil, podemos tambm perceber o quanto esse processo de homogeneizao cultural vem modificando os comportamentos, transformando muito de nossas manifestaes culturais num tipo de produto pasteurizado, feito para um consumo cultural ligeiro e superficial, voltado para um mercado voltil e pouco exigente qualitativamente. Entretanto, contraditria e paralelamente a esse processo de canibalismo cultural em curso na nossa sociedade, estamos assistindo a um fortalecimento de determinadas formas culturais e manifestaes da nossa cultura popular, que at um perodo recente de nossa histria praticamente agonizavam. Tais expresses culturais experimentam hoje uma revitalizao, um reconhecimento e uma revalorizao por parte de setores cada vez mais amplos da sociedade incluindo a mdia , deixando perplexos at mesmo aqueles incansveis defensores da preservao de nossas tradies populares, que talvez no fossem capazes de imaginar, nem os mais otimistas, que esse passado moribundo pudesse fazer-se vigorar com tanta fora no presente. A Capoeira Angola, manifestao popular que analisaremos neste artigo, busca, em sua prtica, as razes de uma ancestralidade africana e a memria da luta pela liberdade nos tempos de escravido no Brasil, por meio da preservao da ritualidade e de uma esttica referenciada em padres considerados tradicionais e aqui concordamos com Eric Hobsbawn (1997), quando aborda a questo das tradies inventadas como forma de buscar uma continuidade em relao ao passado de determinado grupo. A Capoeira Angola experimenta no momento atual, aps um perodo de declnio e quase desaparecimento, um processo de revitalizao que tem sido notado no somente no territrio brasileiro, como tambm em vrias outras partes do mundo, levado por brasileiros que, de certa forma, so responsveis pela disseminao de aspectos de nossa cultura (como a lngua, a etnicidade, a
82

musicalidade etc.) em territrio estrangeiro. O discurso da identidade tnica, da memria/ tradio e da resistncia cultural e poltica presentes na Capoeira Angola, d a essa manifestao caractersticas marcantes para uma anlise de seus significados nesse processo que buscamos compreender, e que envolve uma possvel retomada sobre o tema da cultura popular no Brasil, tema esse que sofreu um certo desgaste nas ltimas dcadas. Este texto pretende analisar tal processo partindo da noo de circularidade do tempo, numa abordagem em que buscaremos compreender o significado do fenmeno de revitalizao de manifestaes da nossa cultura e trataremos aqui da Capoeira Angola, relacionando-a com esse processo de revitalizao que envolve muitas de nossas tradies populares enquanto possibilidade concreta de conceber o passado como fora instauradora, capaz de atualizar-se no presente, fazendo vigorar uma memria que alimenta esse presente e abrindo perspectivas para uma ao construtiva do futuro. A memria enquanto fora instauradora O processo civilizatrio brasileiro foi e continua sendo marcado por uma extrema violncia fsica e simblica. No entanto, apesar da estratgia de tentativa de destruio, articulada contra todo um sistema de smbolos e referncias de uma cultura subjugada, nunca houve, por parte dos povos afro-amerndios, uma submisso total violncia do branco, sendo possvel, assim, a criao de suas prprias estratgias de resistncia, seja no mbito de suas culturas originais, em que conseguiram preservar aspectos da religiosidade, da msica, da dana, da medicina, da culinria, da lngua etc. heranas de sua ancestralidade , seja na capacidade de recriao de seu prprio universo simblico, influenciado por um sincretismo e um processo de hibridizao, determinantes do ethos que caracteriza nosso povo. A ritualidade caracterstica desse universo simblico presente hoje, na maior parte das manifestaes populares de nossa sociedade, com razes na ancestralidade de suas tradies

SOCIEDADE E CULTURA, V. 5, N. 1, JAN./JUN. 2002, P. 81-90

culturais, caracteriza-se, entretanto, no s pela busca da memria e da identidade, negadas historicamente, como tambm, e fundamentalmente, por uma necessidade de reconhecerse nesse universo onde as referncias, normas e padres de comportamento, vises de mundo, gostos e preferncias so ampliados por uma rede complexa de informaes que caracterizam a sociedade global, e acabam por enfraquecer o sentimento de pertena ao grupo social original, com suas caractersticas singulares e particulares. Gilberto Velho (1997) analisa assim esse processo:
Tomando-se como referncia qualquer sociedade, poder-se-ia dizer que ela vive permanentemente a contradio entre as particularizaes de experincias restritas a certos segmentos, categorias ou grupos e a universalizao de outras experincias que se expressam culturalmente atravs de conjuntos de smbolos homogeneizadores paradigmas, temas, etc. (p. 18)

cados. Com o declnio da sociedade nacional e a emergncia da sociedade global, modificamse as articulaes e mediaes nas quais se inserem as partes e o todo, as singularidades, particularidades e universalidades. A constituio desse universo simblico, como conseqncia desse amlgama de referncias culturais, caracteriza-se por uma relao ritualizada com o mundo, que , de fato, consubstancial ao social, porque o tratamento do social (a demarcao das alteridades e o reconhecimento das identidades) um trabalho ritual e poltico por excelncia. Em relao ao ato religioso como fator de identificao e afirmao de um grupo social, Marc Aug (1997) diz:
[...] a normatividade da memria coletiva encontra-se reforada pelo fato de o grupo se definir, objetiva e subjetivamente, como uma linhagem crente [...]. Esta continuidade transcende a Histria. Ela atestada e manifestada no ato, essencialmente religioso, que consiste em fazer memria (anamnese) deste passado que d sentido ao presente e contm o futuro. Esta prtica da anamnese efetuada, na maior parte do tempo, sob a forma do rito. Estamos, portanto, na anlise do religioso, no da religio [...] assim, a ritualidade poltica toma uma dimenso especificamente religiosa, a cada vez que tem por funo principal restituir a presena da memria gloriosa das origens da vida poltica comum. (p. 131)

Segundo Ianni, a verdade que a globalizao enquanto fenmeno responsvel por essas importantes mudanas no jamais um processo histrico-social de homogeneizao, embora sempre estejam presentes foras empenhadas na busca de tal fim; ou que buscam equalizar interesses, acomodar alianas, criar e reforar estruturas de apropriao econmica e dominao poltica. Sob o capitalismo global, conforme o autor:
[...] as contradies sociais agravam-se nos pases dependentes, perifricos, atrasados [...] porm simultaneamente, as mesmas populaes (pauperizadas por esse processo) apropriamse de padres, valores, ideais, signos, smbolos, formas de pensar e imaginar, com as quais se armam para se defender, resistir, lutar, emancipar. (p. 144)

A hiptese da revitalizao de prticas e manifestaes culturais em algumas regies brasileiras pode ser inserida nesse contexto de resistncia, que no se constitui apenas de tradies e configuraes pretritas, mas como uma revelao de um novo todo, no qual as formaes singulares adquirem outros signifi-

Vivemos um perodo histrico em que a valorizao exacerbada do tempo presente no nos permite olhar o passado, tendo em vista uma ritualidade que se apresenta enquanto fora instauradora, mas como algo passado e incapaz de fazer sua apario e irromper no presente. O poder de revelao e de fulgurao foi lanado unicamente para o futuro. Todas as perspectivas de transformaes e mudanas, a espera por uma vida melhor, as promessas por dignidade esto depositadas num futuro... que nunca chega. O presente, ento, eterniza-se. Alastra-se ao passado e sobrepe-se ao futuro. Essa idia de repetio do presente constitui-se como base para uma teoria que tem seduzido um nmero cada vez maior de

83

ABIB, PEDRO RODOLPHO JUNGERS. Roda de capoeira Angola e a fora do canto dos poetas.

intelectuais antes engajados num projeto histrico de transformao: a teoria do fim da histria. Ao realizar uma crtica a essa teoria, Boaventura de Souza Santos (1997) afirma que o gro da verdade da teoria do fim da histria est em que ela o mximo de conscincia possvel de um discurso falacioso de uma burguesia internacional, que v finalmente o tempo transformado na repetio automtica e infinita do seu domnio. Segundo o autor, o outro lado do fim da histria o slogan da celebrao do presente, to cara s verses capitulacionistas do pensamento ps-moderno. Dessa forma, tanto o passado quanto o futuro parecem vazios de sentido, e tal incapacitao do futuro no abre qualquer espao para a capacitao do passado. A humanidade sofre hoje de uma amnsia paralisante: esquecemos de saber olhar o passado como uma fora instauradora. Impedimos, assim, que essa fora possa vigorar no presente e, desse modo, interferir no futuro. O passado deve ser visto, segundo Santos, como um recurso capaz de irromper num momento de perigo em socorro dos vencidos. O autor cita Walter Benjamin para quem: Articular o passado historicamente no significa reconhec-lo como verdadeiramente foi. Significa apoderarmo-nos de uma memria tal como ela relampeja num momento de perigo, e afirma que a capacidade de redeno do passado reside nessa possibilidade de emergir inesperadamente num momento de perigo, como fonte de inconformismo. Nesse frutfero dilogo com Benjamin, Santos identifica o atual perodo histrico em que vivemos como um momento de perigo. No podemos voltar a pensar a transformao social e a emancipao sem reinventarmos o passado, tal qual props o pensador alemo, na poca em que o nazismo assolava o continente europeu. Benjamin dizia que o inconformismo dos vivos no existe sem o inconformismo dos mortos, j que nem estes estaro a salvo do inimigo se esse vencer. Desde essa perspectiva, o passado no pode ser visto como algo inerte, cristalizado no tempo, algo que foi, mas como algo vivo, que vigora e que tensiona com o presente, abrindo possibilidades futuras. Trazemos aqui a contribuio do filsofo alemo Martin Heidegger (1995), que busca
84

compreender a noo do tempo desde a perspectiva da articulao entre suas instncias passado, presente e futuro como superao da lgica da linearidade temporal que impera no Ocidente. A concepo heideggeriana de tempo no se atrela perspectiva tradicional na qual passadopresentefuturo articulam-se numa seqncia retilnea de acontecimentos, sendo o presente (o que ) considerado a dimenso temporal privilegiada, na medida em que o passado (o que no mais) visto como algo que ficou para trs, e o futuro (o que ainda no ) como algo impreciso, indeterminado, vazio. Para Heidegger, o tempo pensado como uma unidade dessas trs dimenses temporais. Se, porm, esse filsofo nos fala de unidade temporal, porque no concebe o tempo como um agrupamento de partes isoladas: presente, passado, futuro; ao invs, pensa-o como uma unidade centrfuga que, num movimento de excentrao, temporaliza-se. Heidegger concebe a articulao das dimenses chamadas de passadopresente futuro, de modo diferente da caracterizao tradicional. Afirma ele que o presente, enquanto atualidade do que , est necessariamente em contnua tenso com o passado (compreendido como o que vigora por j ter sido), ou seja, o presente perpassado pelo passado que o fora a atualizar-se. E, nesse insistir do que ainda vigora no presente, abre-se o horizonte a ser ultrapassado no porvir (futuro). Desse modo, a projeo do futuro, ao acontecer no presente perpassado pelo passado, realiza-se num novo presente, que, por sua vez, ser novamente determinado pelo vigor de ter sido e, nessa tenso, abrir uma nova projeo de possibilidades futuras , e assim sucessivamente. Abandona-se, ento, a concepo linear de tempo, encarando-o desde uma outra tica, a circular. Com base na perspectiva circular do tempo, o passado no algo que se esgotou, mas algo vigente que guarda e aguarda um sentido. Segundo Heidegger, a metafsica que nasce com Plato e Aristteles aniquila essa noo da circularidade do tempo ao impor a lgica linear como nica possibilidade de penslo e conceb-lo. A riqueza de significaes presente na nossa cultura popular permite-nos traar

SOCIEDADE E CULTURA, V. 5, N. 1, JAN./JUN. 2002, P. 81-90

paralelos com algumas das teorias aqui citadas, na tentativa de compreender a funo que essas manifestaes culturais exercem no s no imaginrio popular de uma forma mais generalizada, como tambm no prprio cotidiano do grupo a que esto mais diretamente vinculadas. Nesse sentido, que trazemos aqui a anlise da Capoeira Angola, uma manifestao extremamente importante para o universo da cultura afro-brasileira e que se vincula ao prprio processo civilizatrio brasileiro, sobretudo no que diz respeito ao perodo escravocrata. Elementos ldicos e agressivos, dana e batalha, vida e morte, medo e alegria, sagacidade, msica, brincadeira, ancestralidade e ritualidade constituem o universo da Capoeira Angola, uma manifestao cultural difcil de ser definida num nico conceito. Essa riqueza de significaes, quando devidamente contextualizada e historicizada, d Capoeira Angola uma identidade muito forte e profunda, construda por todo um passado de luta por libertao, e sobretudo pela afirmao de uma cultura que se recusa a ser subjugada, embora muito se tenha feito em nosso pas para que isso se concretizasse (Abib et alii, 2000). Tendo a sua gnese num contexto extremamente violento, no qual a luta pela liberdade e pela vida se fazia necessria, a Capoeira Angola traz na sua essncia esse carter de revolta contra um sistema desumano e opressor. a autntica manifestao de um grito por libertao que vem da alma de um povo subjugado, que se apega s suas razes e ao seu passado para encontrar foras e continuar resistindo contra uma situao to adversa. A rebeldia da Capoeira Angola reside no fato de que ela sempre foi uma contestao ao estabelecido. Ao inverter a lgica das coisas, quando fica de pernas para o ar, subvertendo assim esse olhar para o mundo, o capoeirista exprime o sentido maior da dialtica humana. Letcia Reis (2000) afirma que a inverso (ou subverso) do capoeirista, ao ficar de pernas para o ar, uma [...] metfora que expressa o modo como as classes populares podem inverter, a seu favor, a fora visvel dos poderosos, evitando o enfrentamento direto que sempre se realiza dentro de um jogo poltico

cujas regras no foram definidas por elas (p. 164). O jogo de capoeira, segundo a autora, caracteriza-se por ser uma negociao constante, e o enfrentamento indireto na capoeira proporcionado pela ginga, que uma movimentao caracterstica presente na roda de capoeira expressa, por meio de uma linguagem corporal, as estruturas de representaes presentes na sociedade mais ampla, relativas condio do negro: seu lugar social e as estratgias de ao que esto a seu alcance. Alejandro Frigrio (1989) encontra tambm no jogo de capoeira elementos relativos condio social do negro, mais especificamente do negro escravo, interpretando a capoeira como uma performance cultural, que se constitui num sistema simblico em que h um ritual de busca pelo poder, utilizando-se para isso de estratgias como a malcia, que, no universo da capoeira, significa ser flexvel, dissimulado, oportunista, podendo, dessa forma, alterar as relaes de poder existentes. Quando, numa roda de Capoeira Angola, os jogadores, antes do jogo, agacham-se em reverncia e, no cantar de uma ladainha, invocam um passado de luta e sofrimento; quando se buscam, nesse momento de celebrao, a memria e a tradio espiritual de um povo que segue resistindo h sculos de dominao; quando esse dilogo corporal se inicia expressando uma esttica que remete a uma ancestralidade que incorpora referncias rituais de um passado que continua vivo, tatuado no corpo de cada capoeirista, talvez possamos compreender um pouco melhor a noo de circularidade do tempo; talvez possamos sentir essa fora instauradora de um passado que vigora a cada vez que os acordes de um berimbau ecoam como navalha cortando o ar. Berimbau que era utilizado nos primrdios da me frica, como instrumento para conversar com os mortos. Mortos que so chamados para restituir a dignidade daqueles que insistem em fazer-se seus herdeiros. Esse passado, to presente numa roda de Capoeira Angola, vigora e denuncia, medida que traz tona tantos conflitos, permitindo uma melhor compreenso do presente, enquanto se traduz como indignao e inconformismo, assim
85

ABIB, PEDRO RODOLPHO JUNGERS. Roda de capoeira Angola e a fora do canto dos poetas.

como nos falou Benjamin. Nesse vigorar, abre as possibilidades para projeo de um futuro que j se faz germinado a partir da tomada de uma conscincia coletiva sobre a historicidade dos processos das relaes sociais, das quais esses sujeitos so protagonistas. Falamos de um processo de conscientiz-ao coletiva, pois se trata de uma conscincia que abre concretas possibilidades de ao, como construo de um futuro. Na roda de Capoeira Angola completase assim a noo da circularidade do tempo: passado, presente e futuro compreendidos como unidade temporal. justamente nessa perspectiva que Santos prope como nossa tarefa primordial, neste incio de milnio, reinventar o passado, de modo que ele assuma a capacidade de fulgurao, irrupo e redeno que Benjamin imaginou com grande prescincia. Para o materialismo-histrico, diz Benjamin, do que se trata reter uma imagem do passado tal qual ela aparece ao sujeito histrico, inesperadamente, no momento de perigo. Cabe aqui enfatizar que, ligada idia de passado como fora instauradora, est a noo de enraizamento, que , segundo Ecla Bosi (1987), um direito humano esquecido: todo homem tem uma raiz pela sua participao numa coletividade que conserva vivos alguns tesouros do passado e certos pressentimentos do futuro. Para a autora, o enraizamento no se alimenta de um passado idealizado nem de um futuro utpico, e, luz de Marx, cita um pensamento de Simone Weil, para quem:
O amor pelo passado no tem nada a ver com uma orientao poltica reacionria. Como todas as atividades humanas, a Revoluo extrai toda a seiva de uma tradio. Marx o sentiu to bem que fez questo de buscar a origem dessa tradio nas mais longnquas idades, fazendo da luta de classes um princpio de explicao histrica [...]. A oposio entre passado e futuro absurda. O futuro no nos traz nada, no nos d nada; ns que, para constru-lo, devemos dar-lhe tudo, dar-lhe a nossa prpria vida. (p. 23)

Ao nos deter sobre o caso especfico da Capoeira Angola, buscamos analisar, de uma maneira geral, o processo de revitalizao de muitas das tradies da cultura popular em curso
86

na nossa sociedade, na tentativa de compreender esse fenmeno desde a perspectiva da circularidade do tempo. A ritualidade presente nas pesadas vestimentas do guerreiro do maracatu em Pernambuco, no estampido agudo das matracas do bumba-meu-boi no Maranho, nos versos de inspirao medieval dos repentistas nordestinos, nos sulcos esculpidos pelo tempo no rosto das centenrias baianas vestidas de negro na festa de N.S. da Boa Morte na Bahia, ou nos passos lpidos do danarino de jongo de uma comunidade remanescente de quilombo no Vale do Paraba, vem trazer tona, e fazer vigorar, um passado que no est, de forma alguma, cristalizado em algum museu de folclore, nem muito menos agonizante num longnquo rinco do Brasil, mas insiste em se fazer vigorar no presente, presentificar-se aqui e agora, como memria que se traduz como fora instauradora de um inconformismo capaz de transformar esse presente, abrindo e projetando novas possibilidades de futuro. Em nosso entendimento, uma caracterstica marcante dessas tradies populares e a Capoeira Angola tem um especial significado nesse contexto neste momento em que vivem um processo de revitalizao, experimentando um reconhecimento e uma revalorizao por parte de setores cada vez mais amplos da sociedade, justamente a de apresentarem essa fora instauradora de uma memria que retorna sistemtica e ciclicamente, justamente num momento de perigo, como to bem nos lembrou Benjamin. Justamente quando a eternizao do presente parece ser inevitvel. Um presente que superficializa e banaliza a cultura de um povo, tornando-o assim desenraizado, desmemoriado e reificado por uma lgica que transforma em mercadoria at mesmo as aspiraes mais ntimas dos seres humanos. Obrigam-nos, assim, a mudar at mesmo nossa identidade social: deixamos de ser cidados para tornarmo-nos consumidores. A memria assume, ento, neste momento histrico, uma importncia e um significado cruciais, se quisermos pensar num projeto de transformao social, num projeto de restituio da capacidade de inconformismo a um povo aviltado em sua dignidade e alijado de sua conscincia histrica.

SOCIEDADE E CULTURA, V. 5, N. 1, JAN./JUN. 2002, P. 81-90

Essa memria trazida tona deve ser um componente fundamental da cotidianidade enquanto espao no qual se travam as relaes sociais , pois permite que essas relaes possam ser pautadas por essas referncias passadas e histricas. Toda grande faanha histrica concreta, como diz Agnes Heller (1988), torna-se particular e histrica precisamente graas ao seu posterior efeito na cotidianidade. O que assimila a cotidianidade de sua poca assimila tambm, com isso, o passado da humanidade, embora tal assimilao possa no ser consciente, mas apenas em-si. O processo de entender o cotidiano como vida vivida e percebida pode ser visto, ento, como um motor de possibilidades e potencialidades que permitem que a imaginao criadora dos homens e das mulheres se constitua em transgresso, compreendida como criatividade e inovao mover-se, mover o mundo, fazer histria. Ao analisar o processo civilizatrio mexicano, na obra intitulada Mexico profundo: una civilizacion negada, que em muito se assemelha ao processo experenciado no Brasil, Bonfil Batalla (1987) descreve a concepo mesoamericana sobre o ciclo do tempo e o passado, diferente da noo linear ocidental. Diz essa bonita passagem do autor:
[...] la nocion ciclica del tienpo est presente en la conciencia de la historia: el pasado de libertad, la edad de oro previa a la dominacin colonial, no es un pasado muerto, perdido para siempre, sino el fundamento de la esperanza, porque en el ciclo del tiempo esa edad habr de volver. (p. 71)

populaes que compem as diversas etnias excludas daquele pas. Nesse sentido, assim como afirma Luclia Neves (2000), o ato de relembrar insere-se nas possibilidades mltiplas de elaborao das representaes e de reafirmao das identidades construdas na dinmica da histria, compreendendo, dessa forma, a funo social da memria como o suporte da identidade coletiva. Os lugares da memria podem ser considerados esteios de identidade social, monumentos que tm, por assim dizer, a tarefa de evitar que o presente se transforme em um processo contnuo, desprendido do passado e descomprometido com o futuro. O exemplo mexicano parece caminhar nessa direo. A fora do canto do poeta Na tradio grega, buscamos em Plato a idia de que memria e conhecimento esto intimamente ligados, pois, para esse filsofo, conhecer reconhecer, rememorar. O conhecimento, no entanto, exige a purificao da pacincia. Alfredo Bosi (1987) descreve uma passagem de uma alegoria construda por Plato, na qual as lembranas remontam a pocas distantes, a um momento em que a alma podia contemplar as verdades ideais e eternas. No entanto, os deuses, cruis em sua sabedoria, exigiam um sacrifcio: as almas deveriam esperar um tanto para que esse desejo se interiorizasse e se espiritualizasse dentro delas, pois, entre um e outro, ocorreria o tempo necessrio memria. A gua oferecida pelos deuses era tirada do Rio Lethe, rio do esquecimento. Se as almas, arrastadas pela sede do desejo sem freio, bebessem a gua do Lethe, sem a pausa do sacrifcio, ao invs de aprender, cairiam na letargia, que um estado de sonolncia, de embrutecimento, de inconscincia. Voltariam aos seus instintos brutos e, saciadas e entorpecidas muito rapidamente, seriam incapazes de dar o salto que leva ao conhecimento por meio da memria. Mas aquelas almas que esperassem e no tragassem sfregas a gua do Lethe alcanariam o no-esquecimento, o des-ocultamento , a a-letheia , a alethia. Quem sofreia o desejo que, saciado,

Bonfil Batalla, ao mesmo tempo em que faz uma ferrenha crtica ao etnocentrismo que ainda impera no Mxico, parece que antev o processo que se iniciaria poucos anos aps a publicao de seu trabalho, qual seja, o de reivindicao dessa identidade e dessa cultura indgena, levado a cabo por importantes movimentos sociais, dentre os quais se destaca o Movimento Zapatista do estado de Chiapas, que busca, nas tradies e nos modos de organizao social dos seus ancestrais prhispnicos, a energia com a qual empunha a bandeira de luta por mais dignidade para as

87

ABIB, PEDRO RODOLPHO JUNGERS. Roda de capoeira Angola e a fora do canto dos poetas.

leva ao entorpecimento consegue chegar verdade, que lembrana pura, memria libertadora. O poder de presentificao e invocao da musa da memria (Mnemosyne) cabe, segundo Detienne (1989), palavra cantada do poeta. Para o grego, a poesia tem o sentido de produo (poiesis): a ao de trazer presena algo que se mostrava oculto. A palavra do poeta assim a palavra que, ao ser pronunciada, desvela aquilo que se mantinha encoberto, oculto (leth), trazendo tona a verdade (alethia), instaurando e mantendo uma compreenso de mundo, em que todo um universo de significados se articula. Por isso, o momento de pronunciamento da palavra mtica converte-se num acontecimento mgico-religioso que deve ser presidido por uma divindade. A divindade da memria (Mnemosyne) que dever ganhar voz no canto do poeta. O poeta intermedirio, meio pelo qual se pronunciar e nesse pronunciamento ser evocado uma re-memorao conjunta, numa comemorao o feito dos deuses e dos homens. O canto do poeta dever rememorar o passado no presente, de modo que o grego possa decidir-se sobre sua ao futura. Memria e poesia encontram-se no jogo de criao do mundo. Jogo do tempo: do que , do que foi e do que ser, que, ao se mostrar no canto do poeta, instaura uma poca histrica. Ao evocar a figura do poeta, que na polis exercia a funo poltica de manter viva a memria, de ser o guardio da ancestralidade de um povo j que a Grcia arcaica caracterizava-se por ser uma cultura grafa e de ser aquele que traz a verdade (alethia), pois era o intermedirio entre os homens e os deuses, estamos buscando na cultura popular uma figura muito importante, que exerce a funo de ser portador e guardio da memria e da tradio do seu povo, funo tal qual exercida pelo poeta na Grcia antiga: a figura do mestre. Essa figura fundamental no seio de uma cultura na qual a transmisso do saber passa muitas vezes pela via da oralidade e, por isso, depende desses guardies da memria coletiva para que seja preservada e oferecida s novas geraes. O mestre aquele que reconhecido por sua comunidade como o detentor de um saber que encarna as lutas e sofrimentos, alegrias e
88

celebraes, derrotas e vitrias, orgulho e herosmo das geraes passadas, e tem a misso quase religiosa de oferecer esse saber queles que a ele recorrem. O mestre corporifica, assim, a ancestralidade e a histria de seu povo e assume, por essa razo, a funo do poeta que, por meio do seu canto, capaz de restituir esse passado como fora instauradora que irrompe para dignificar o presente e conduzir a ao construtiva do futuro. A capoeira sempre teve na figura do mestre essa referncia fundamental da sua ancestralidade. Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha 1889-1981) e Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado 1900-1974) so dois exemplos emblemticos desse reconhecimento social e desse carisma que a figura do mestre exerce sobre a cultura de um povo. Foram dois personagens que lutaram pelo reconhecimento da capoeira e, conseqentemente, da cultura afro-brasileira, num tempo em que a perseguio e a represso contra a capoeira chegaram a transform-la, do final do sculo XIX at o incio da dcada de 30 do sculo XX, em crime previsto no Cdigo Penal (Rego, 1968). Mestre Pastinha e Mestre Bimba so reconhecidos hoje como os grandes guardies da capoeira e encontram-se vivos na memria no s de capoeiristas, mas no imaginrio popular de forma geral. Infelizmente, porm, a grande proliferao de mestres na atualidade, por parte da iniciativa de capoeiristas menos ticos e criteriosos que se auto-intitulam mestres para melhor disputar sua fatia no mercado das academias de capoeira, tem banalizado em demasia essa funo to importante para a preservao desses aspectos da cultura afrobrasileira. Mas, felizmente, ainda temos mestres ou poetas como Joo Pequeno de Pastinha (aos 84 anos de idade, o aluno mais antigo do Mestre Pastinha em atividade), que encarna na ludicidade de sua Capoeira Angola toda a alegria, fora e magia de uma frica que insiste em se presentificar na Bahia de todos os santos e orixs. Ou mestres como Joo Grande, tambm herdeiro de Pastinha, que, morando em Nova York j h alguns anos, no s recebeu o ttulo de Doutor Honoris Causa por uma importante

SOCIEDADE E CULTURA, V. 5, N. 1, JAN./JUN. 2002, P. 81-90

universidade norte-americana, como tambm ensina seus alunos a conhecer e a respeitar as tradies africanas e tambm o Brasil, j que o idioma portugus o nico utilizado nas suas aulas. E tantos outros mestres, mais antigos e tambm alguns mais novos que realizam seu trabalho, buscando a aproximao com essa ancestralidade, com essa memria, com essa tradio secular. E, no mbito mais geral da cultura popular, no poderamos deixar de citar outros tantos mestres que exercem essa funo de poetas com tanta dignidade e sabedoria. Mestres como Salustiano, que, nos acordes onricos de sua rabeca, faz vigorar uma tradio secular, enquanto caboclos, cafusos, negros e mulatos danam em frente sua casa, em Aliana, o ritmo contagiante do maracatu de baque solto, dos rurais de Pernambuco. Mestres como Clementina de Jesus e Cartola ou como Adoniram Barbosa e Geraldo Filme, que no seu canto evocando a dor da senzala e a alegria de uma batucada no morro, na periferia ou na vrzea, traduzem com vigor, poesia e simplicidade o samba e a verdade do Rio de Janeiro ou de So Paulo. E tantos outros mestres, poetas da mais pura tradio popular e que anunciam no seu canto a rebeldia de uma cultura que segue teimosamente resistindo, como o caso de Jackson do Pandeiro, Patativa do Assar, Riacho, Seu Nen da Vila Matilde, Mestre Vitalino dos bonecos, Helena Meireles, Nelson Cavaquinho, Dona Selma do Coco, Catulo da Paixo Cearense, Mestre Jos Isidoro da Marujada do Divino, Walter Alfaiate, Piolim, Me Stella de Oxossi, Bezerra da Silva, Dona Tet do Cacuri, Seu Delegado da Mangueira, Lia de Itamarac, Mestre Humberto do Boi Maracan, e incontveis outros mestres que mantm vivas algumas de nossas mais belas tradies. Ou ainda aqueles que, influenciados por uma outra tradio cultural, ainda assim no deixam de exercer o papel de poetas que fazem de sua obra uma evocao a esse saber oral e a essa memria popular como fora instauradora, como o caso de Guimares Rosa, Mrio de Andrade, Ariano Suassuna, Antonio Nbrega, Sebastio Salgado, Cmara Cascudo, Ferreira Gullar, Joo Cabral de Melo Neto, Siba, Grande Otelo, Marisa Monte, Glauber Rocha, Elomar,

Mazzaroppi, Pierre Verger, Clara Nunes, Ney Lopes, Chico Science, Zeca Baleiro, Dorothy Marques, Paulinho da Viola, Caryb, Inezita Barroso, Augusto Boal e tantos outros menestris da nossa cultura. O momento de perigo, sobre o qual nos alertou Benjamin, permanece, ameaador, insistindo em roubar-nos a memria, a dignidade e a nossa potncia criadora. No entanto, o canto dos poetas que evoca a fora instauradora de um novo devir insiste em se fazer presente e nos conduzir pelas veredas do tempo que no tem comeo nem fim, posto que circular. Dessa forma, pode ajudar-nos a restituir a capacidade de inconformismo e rebeldia que so fundamentais, neste momento histrico, se quisermos pensar numa perspectiva de transformao dessa realidade, to cara para aqueles que ainda se permitem sonhar. No queremos, pois, adotar a postura ingnua de entender que esse devir anunciado pelo canto dos poetas seja definitivo e conduzanos a uma plenitude e uma conscincia eternas da memria evocada. Pelo contrrio, desde a perspectiva da circularidade, entendemos que o memorar e o esquecer fazem parte de um movimento cclico e, por isso, constituem um jogo contnuo de velamento/ des-velamento . O esquecimento ( leth ) faz parte da prpria verdade (alethia). isso que mais nos desafia.

Abstract: The present report intents to analyse the C a p o e i r aA n g o l a r e v i t a l i z a t i o np r o c e s s ,r e l a n t i n gi tw i t h t h ec o n t e x to fo t h e rm a n i f e s t a t i o n so ft h ep o p u l a rc u l t u r e i nB r a z i l ,s t a r t i n gf r o mt h ea p p r o a c ha b o u tt h en o t i o no f the time circularity, while concrete possibility of c o n c e i v i n gt h ep a s ta sae s t a b l i s h i n gf o r c ec a p a b l et o update itself in the present, making a memory that feeds t h a tp r e s e n tt ob ei nf o r c e ,o p e n i n gp e r s p e c t i v e sf o ra c o n s t r u c t i v ea c t i o no ft h ef u t u r e .

Key-words: capoeira, culture, time circularity.

Referncias ABIB, Pedro R. J.; CASTRO JR, Lus Vtor; SOBRINHO, Jos S. Capoeira e os diversos aprendizados no espao escolar. Revista Motrivivncia, n. 14, ano XI, Florianpolis: Ed. da UFSC, 2000.

89

ABIB, PEDRO RODOLPHO JUNGERS. Roda de capoeira Angola e a fora do canto dos poetas.

AUG, Marc. Por uma antropologia dos mundos contemporneos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. BATALLA, Guillermo Bonfil. Mexico profundo: una civilizacin negada. Mxico: SEP/Ciesas-Foro 2000, 1987. BOSI, Alfredo. Cultura brasileira: tradio e contradio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Funarte, 1987 BOSI, Ecla. Cultura e desenraizamento. In: BOSI, A. (Org.). Cultura Brasileira: temas e situaes. So Paulo: tica, 1987. DETIENNE, Marcel. Os mestres da verdade da Grcia arcaica. Trad. de Andra Daher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. e notas de Mrcia de S Cavalcanti. Petrpolis: Vozes, 1995. HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. Trad. de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. HOBSBAWN, Eric. A inveno das tradies. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

IANNI, Otvio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1993. FRIGERIO, Alejandro. Capoeira: de arte negra a esporte branco. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n. 10, vol. 4, Rio de Janeiro, 1989. NEVES, Lucilia de Almeida. Memria, histria e sujeito: substratos da identidade. Histria Oral, vol. 3, p. 109-116, 2000. REGO, Valdeloir. Capoeira Angola: ensaio scioetnogrfico. Salvador: Editora Itapu, 1968. REIS, Letcia Vidor de Souza. O mundo de pernas para o ar: a capoeira no Brasil. So Paulo: Publisher Brasil, 2000. SANTOS, Boaventura de Sousa. A queda do ngelus Novus: para alm da equao moderna entre razes e opes. Novos Estudos, Cebrap, n. 47, mar. 1997, p. 103-124. VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

90

Das könnte Ihnen auch gefallen