Sie sind auf Seite 1von 23

Filosofia

Ana Margarida Raposo

MDULO II A AO HUMANA E OS VALORES Unidade 1. A ao humana anlise e compreenso do agir 1.1. A rede conceptual da ao 1.2. Determinismo e liberdade na ao humana Unidade 2. Os valores anlise e compreenso da experincia valorativa 2.1. Valores e valorao a questo dos critrios valorativos 2.2. Valores e cultura a diversidade e o dilogo de culturas Unidade 3. Dimenses da ao humana e dos valores 3.1. A dimenso tico-poltica anlise e compreenso da experincia convivencial 3.1.1. Inteno tica e norma moral 3.1.2. A dimenso pessoal e social da tica o si mesmo, o outro e as instituies 3.1.3. A necessidade de fundamentao da moral anlise comparativa de duas perspetivas filosficas. Da seco 3.1.3., selecionam-se como autores de referncia Kant e Stuart Mill. O facto de o teste intermdio no conter especificamente itens com base em Mdulo Inicial Iniciao atividade filosfica no impede que os alunos mobilizem, na resoluo da prova, competncias e conhecimentos adquiridos no seu percurso de aprendizagem deste mdulo. COMPETNCIAS PROBLEMATIZAO Identificar problemas filosficos; Formular problemas filosficos; Relacionar problemas filosficos com outros problemas; Justificar a relevncia de um problema filosfico. CONCEPTUALIZAO Identificar conceitos filosficos; Clarificar o significado dos conceitos recorrendo, por exemplo, sua definio, classificao, explicitao ou contextualizao; Relacionar conceitos, por exemplo, por oposio, por interdependncia, por convergncia, por hierarquizao; Aplicar conceitos, por exemplo, na formulao de problemas, na anlise, na reconstituio ou na produo de teses e de argumentos. ARGUMENTAO Identificar teses que sejam respostas a problemas filosficos; Formular teses que constituam ou se integrem em teorias filosficas; Comparar teses relativas a um mesmo problema filosfico; Defender uma tese apresentando razes, argumentos ou exemplos; Criticar uma tese, apresentando argumentos, objees ou contraexemplos. ANLISE, INTERPRETAO E CRTICA Analisar teorias filosficas segundo os seus pressupostos, alcance e limites; Interpretar textos filosficos; Avaliar criticamente teorias filosficas. VALORIZAO DOS CONTEDOS I 1. A ao humana anlise e compreenso do fenmeno do agir: 60 a 70 pontos II 2. Os valores anlise e compreenso da experincia valorativa: 60 a 70 pontos III 3. A dimenso tico-poltica anlise e compreenso da experincia convivencial: 65 a 75 pontos

Pgina 1

Filosofia

Ana Margarida Raposo

Unidade 1. A ao humana anlise e compreenso do agir

1.1.

A rede conceptual da ao
Qual a especificidade da ao humana?

Ao uma interferncia consciente e voluntria do ser humano (o agente) no normal decurso das coisas, que sem a sua interferncia decorreriam de um modo diferente. Deste modo a ao supe a existncia de um agente, de motivaes, de intenes e de uma vontade para concretizar a ao. Todos ns temos um conjunto de necessidades bsicas, cuja satisfao indispensvel nossa sobrevivncia. Deste modo, todos os seres humanos encontram diversas formas para satisfazer essas diferentes necessidades (atividade inventiva). A esta atividade inventiva damos o nome de ao. atravs dela que o ser humano interage com o mundo em que vive, transformando-o de acordo com as suas necessidades, e se molda tambm a si mesmo, construindo-se assim como ser humano. O agente, ou sujeito da ao deve ser capaz de reconhecer-se a si mesmo como autor da ao: -Com conscincia (perceo de si como autor da ao) -Com uma inteno (definio do propsito da ao) -Com um motivo (porqu da ao) -Dotado de livre arbtrio ou vontade (capacidade de opo)

Linha Causalista Sujeito Causa No sabemos o porqu da ao Ao Efeito

Por isso necessrio tentar entend-la

O agente da ao Pgina 2

Filosofia Porque que o sujeito A praticou tal ao?

Ana Margarida Raposo

Com esta pergunta tentamos entender a motivao do sujeito Corao do problema da ao

Tentamos desvendar o interior do agente (interior de uma caixa fechada)

Rede conceptual Inteno (o qu) o que vais fazer cozinha? Motivao (porqu) vou porque vou beber gua Finalidade (para qu) para tomar um comprimido Agente pratica constituem Caixa Causa eficiente da ao Se o que contm no seu interior no se pode compreender. Ex: psicopata Ao

Constitudo por elementos que se articulam dinamicamente, interagindo uns sobre os outros

Se contm algo no interior Apenas se compreende se considerarmos: inteno, motivo, finalidade

A inteno

Aquilo que nos propomos realizar, o que est no nosso intento fazer. Traduz, por isso aquilo que o agente quer fazer, atingir ou obter. uma antecipao da ao, acarretando desse modo uma escolha e um planeamento prvio (conceo, deliberao e deciso). Deste modo, o ser humano tem sempre um agir intencional, o que nos permite clarificar os motivos da ao.

O motivo e o desejo

Quando queremos esclarecer as intenes, do que leva ao agir pergunta-mos: Pgina 3

Filosofia Porque fizeste isso?

Ana Margarida Raposo

A resposta evidencia o motivo, a razo do agir. Por isso, o motivo um elemento dinmico, sendo uma tendncia que leva o indivduo a realizar os seus desejos (realizao de atos ou produo de algo).

Motivo desencadeador da ao, razes que permitem compreender a inteno

Motivo

Necessidades

Desejo

Motivos que podem ser de diversas ordens (inatos, aprendidos, mistos, voluntrios, involuntrios, individuais, sociais, conscientes, inconscientes)

A necessidade diz respeito a aspetos bsicos de conduta, a condies exigidas para que o ser humano no corra riscos e preserve a sua sobrevivncia (alimentao, vesturio). A necessidade ento a carncia de fatores que pe em causa o equilbrio humano (motivos de ordem biolgica), independentemente da liberdade ou do modo de vida. Os desejos so essencialmente de natureza psicossocial, e mesmo que no sejam atendidos, no provoca o desequilbrio na sobrevivncia. Deste modo, os desejos no tm de ser obrigatoriamente realizados, e at muitos no podem ser realizados, uma vez que intervm no domnio utpico. So impulsos espontneos e conscientes para um bem e so desencadeados por processos cognitivos e memrias. No entanto, hoje em dia devido ao grande desenvolvimento mundial, complicado estabelecer uma fronteira entre ambos, tornando difcil a sua distino. H por isso um permanente oscilar entre necessidade e desejo.

A finalidade

Para compreender a inteno podemos perguntar: O que querias fazer? Evidencia o para qu, a finalidade da ao, referindose ao objetivo

A finalidade age de acordo com uma determinada causa final, mas por vezes difcil distinguir se na inteno predominam os motivos ou os fins.

Pgina 4

Filosofia

Ana Margarida Raposo

O que querias fazer?

Ir buscar pudim. Para qu?

Agente da ao

Inteno
Motivo Fim

Porque tinha fome Porque sou gulosa

Para matar a fome Para satisfazer a gulodice

Razo de agir

Projeto

Ao

A deciso

o eleger entre muitas possibilidades, onde nos determinamos a realizar um ato, tomando uma deciso que implica por de lado determinadas hipteses para nos entregarmos ao projeto escolhido. A deciso o que permite transformar o desejo em projeto. Deste modo decidir implica: Fazer um projeto, tendo a inteno de realizar algo Considerar-se agente ou autor do projeto estando disposto a lev-lo a cabo Ter motivos que sustentem o projeto e legitimem a deciso Decidir comporta sempre uma margem de risco, da o facto de uma deciso no poder ser tomada de nimo leve, sendo sempre acompanhada de uma deliberao e de uma avaliao das possibilidades e das respetivas consequncias. Apesar de tudo isto, h sempre a possibilidade de haver imponderveis, que escapam ao agente.

Condicionantes da ao humana
Toda a ao se desencadeia num contexto de elementos que a condicionam. Ou seja, somos condicionados, quaisquer que sejam as nossas aes, devido a diversos fatores. Condicionantes fsico-biolgicas

Pgina 5

Filosofia

Ana Margarida Raposo

Todos ns somos condicionados pela morfologia e fisiologia do nosso corpo. As nossas capacidades de atuao divergem, dependendo do nosso estado fsico. Ex: Algum que tenha dois metros ter dificuldade em atravessar portas. Se me doer a barriga, dificilmente conseguirei fazer um teste. A hereditariedade tambm uma condicionante de todas as nossas possibilidades de agir. Herana gentica. Conjunto de caractersticas e comportamentos biologicamente transmitidos pelos pais sua descendncia. As necessidades fisiolgicas so algo que condicionam toda a ao. Deste modo as manifestaes primrias interferem tambm com o comportamento humano, por exemplo, comer, descansar e dormir so atos que temos obrigatoriamente que realizar para preservarmos a nossa integridade orgnica. Condicionantes histrico-culturais

O ser humano sujeito a um sistema de regras, que norteiam os seus relacionamentos com os seus semelhantes. Por isso, h a necessidade de se reger pelas normas e padres sociais vigentes, que se realiza medida que se desenrola o processo de socializao. Modo com o indivduo se adapta aos grupos em que se integra, o que implica a interiorizao das normas sociais prprias de cada grupo. o desencadear do processo de integrao, e a forma de assimilao da cultura.

ento pelo processo de socializao que o ser humano aprende e interioriza os costumes prprios de cada cultura. Conjunto de formas que um determinado grupo social adota para tratar todos os problemas que lhe so comuns, que herda e transmite s geraes seguintes. Somos assim condicionados pelo espao e pelo tempo em que vivemos, pois ao longo de toda a vida temos de nos adaptar sociedade em que vivemos, bem como s responsabilidades e exigncias impostas. Deste modo, o homem reflete as condies do mundo em que vive, sendo que a sua mentalidade e o desencadear das suas aes caracterizam o contexto cultural da respetiva poca.

A ao como campo de possibilidades espao para a liberdade do agente


A grandeza do homem no est naquilo que lhe dado pela natureza, mas, antes naquilo a que pode chegar com a sua atuao. A liberdade a capacidade que o homem tem de, racionalmente tomar decises acerca dos seus atos, sendo capaz de os realizar autonomamente sem qualquer tipo de coao.

Pgina 6

Filosofia

Ana Margarida Raposo

Construtor de si mesmo, usando a sua liberdade para determinar a sua personalidade. HOMEM Construtor do mundo, uma vez que o seu progresso demonstra as inmeras possibilidades de ao existentes, que realam o exerccio da sua liberdade, que usada autonomamente, dando-lhe assim margem para exercer livremente as suas atividades. A ao o campo onde se traam diversos projetos que levam a definir o que queremos ser e apesar de todas as condicionantes (morte, hereditariedade, etc), h o constante desafio de nos superarmos, numa exigncia de perfeio e autonomia. por isso atravs da ao que o homem descobre e cria o sentido da sua existncia, enquanto pessoa.

Naso homem, transformo-me em pessoa

Os impedimentos e constrangimentos externos (falta de condies matrias, normas sociais e jurdicas, incapacidades fsico-biolgicas, caractersticas psicolgicas) limitam a nossa capacidade de escolha, mas a conscincia de que h limites, no nos retira essa capacidade, antes pelo contrrio, essa conscincia um apelo para os tentar superar. Condicionantes fsicobiolgicas -Herana gentica Influncia do patrimnio gentico Assimilao e criao de cultura

SER HUMANO
(Dimenso bio-psico-social)

Condicionantes socioculturais -Vida social em interao com os outros Influncia cultural e do ambiente

atravs do desenvolvimento de fatores cognitivos e ativos (conscincia e vontade) AGENTE

Conscincia

Vontade

Inteno

Motivo

AO Autoconstruo de si mesmo Realizao de uma vida com sentido

Pgina 7

Filosofia

Ana Margarida Raposo

1.2. Determinismo e liberdade na ao humana Ser o livre arbtrio compatvel com o total determinismo? A possibilidade de escolha, um dos aspetos que caracterizam o comportamento especfico do homem. Ao agir, o homem no dispes essencialmente de formas de reagir s diferentes situaes prprias dos animais, uma vez que o humano apresenta-se como um feixes de virtudes que se vo atualizando ao longo da vida. Deste modo, o homem possui uma natureza adquirida, que lhe permite reger-se, no pelo determinismo, mas sim pela liberdade, o que lhe d algum campo de escolha. ponderao possibilidade de seguir vrios caminhos comportamentos distintos aos dos animais

A ao no ocorre ao acaso

gerados por um autocontrolo existente devido s influncias do exterior

Determinismo

Defende que a ao humana desencadeada por fatores antecedentes (prximos ou remotos), que deste modo pode ser explicada atravs do mecanismo causa-efeito, que por isso no concede qualquer tipo de liberdade ao agente. O homem assim uma autntica marioneta, visto no dispor de qualquer margem de escolha consciente. A liberdade totalmente ilusria, uma vez que o que acontece neste momento fruto de outras causas e efeitos (destino predefinido). Assim, todos os acontecimentos, inclusive as nossas opes, so causados por acontecimentos anteriores. Determinismo fsico Determinismo biolgico Determinismo psicolgico Determinismo sociolgico Todas as coisas se regem atravs de uma regularidade de leis, podendo haver previso sobre todos os fenmenos. A espcie humana est submetida a vrios cdigos biolgicos, determinantes da sua conduta, onde no tem qualquer responsabilidade pelos seus atos. H uma relao entre a constituio psicolgica e os motivos que impelem a ao. O homem age assim em virtude das suas representaes mentais, crenas, medos e desejos. Todos os atos so responsabilidade da sociedade em que o homem se encontra integrado, uma vez que o homem obedece cultura em que se desenvolve, e aquilo que pensa, sente e faz resultado dos padres e regras sociais exteriores Deus o criador do homem e do mundo, governando-o de acordo com a sua divindade, onde possui poder absoluto sobre as aes do mundo.

Determinismo religioso

No determinismo, o livre arbtrio totalmente impensvel devido a uma conceo do mundo regido por leis causais. Pgina 8

Filosofia Liberdade

Ana Margarida Raposo

Onde h uma autonomia, uma independncia, que nos leva a crer que o homem livre e no tem de servir ningum. No entanto, o homem no totalmente livre, pois no pode fazer tudo o que quer. Liberdade

Entidade abstrata Negao radical da liberdade determinismo

independente, sem sujeito.

Negativamente Total ausncia de coao e constrangimentos

As escolhas no so predeterminadas, nem aleatrias, sendo resultado de uma deliberao racional e responsvel por parte do agente. Liberdade fsica Liberdade biolgica Liberdade psicolgica Liberdade sociolgica Liberdade moral Possibilidade de dar livre curso aos movimentos e atividade corporal, sem obstculos ou coaes. H sade e bom funcionamento orgnico (visto que a pessoa doente no livre, sendo limitada pela presena de obstculos ligados ao equilbrio interno). Liberdade a nvel consciencioso, que nos d a capacidade de escolher entre vrias alternativas, que tornam possvel a realizao de atos realmente voluntrios. Condies que permitem a realizao de liberdades individuais. Mas apesar disso, aqui a liberdade outorgada pelo exterior. A ao contra desejos, e algo voluntrio, mas onde existe distanciamento para ter liberdade moral, agindo para vantagem do outro e no para vantagem pessoal

Unidade 2. Os valores anlise e compreenso da experincia valorativa 2.1. Valores e valorao a questo dos critrios valorativos O que vo valores e como condicionam a ao humana? O valor no se refere a coisas materiais, e o seu significado ultrapassa uma interpretao materialista, referindo-se a um certo grau de atratividade. Deste modo, o valor no reside nos objetos, mas sim no valor que lhe conferido pelas estruturas do sujeito, uma vez que o os valores so determinados pelos sentimentos das pessoas. Os valores apresentam as potenciais qualidades atribudas a algo, em determinadas circunstncias, e esto sempre presentes no nosso quotidiano, uma vez que os usamos como guias da nossa ao, para exprimir as nossas preferncias e os juzos sobre as coisas. Valor Qualidade potencial, resultante da apreciao que um individuo ou sociedade faz acerca de um objeto, de uma ao, ou de um ser (real ou ideal), em funo da presena ou ausncia de algo, desejvel ou digno de estima.

Pgina 9

Filosofia

Ana Margarida Raposo

Juzo de facto e juzo de valor FACTO


O que existe realmente, independentemente de qualquer sujeito

VALORAO
Valor atribudo pelo sujeito a um determinado facto, constituindo como um objeto de preferncia

JUZO DE VALOR
O sujeito expressa o que vale o facto para si.

JUZO DE VALOR JUZO DE FACTO


Descrio impessoal e objetiva da realidade, onde no adicionada qualquer interpretao, comentrio ou opinio.

O juzo de valor no retratado como o facto em si, mas sim como visto pelo sujeito.

Expressam-se opinies de natureza emotiva/afetiva, transparecendo opinies, comentrios e preferncias.

FACTO
O ser O que O real O descritvel OBJETIVIDADE Realidade Vivncia humana

VALOR
O dever ser O que vale O possvel O prefervel SUBJETIVIDADE Idealidade

Os factos no vivem totalmente independentes dos valores

Caracterizao geral dos valores A experincia valorativa revela-nos uma grande diversidade de valores. Mas, no entanto todos apresentam caractersticas comuns.
Bipolaridade dos valores

Sempre que tomamos uma deciso, somos forados a julgar as coisas em termos valorativos, ou seja o valor que atribumos s coisas decide o sentido das nossas escolhas. Deste modo, a determinao da nossa vontade, est relacionada com o respetivo juzo de valor, o que faz com que o homem se sinta atrado por valores positivos ou sinta repulsa por valores negativos. Os valores apresentam sempre um contra valor correspondente. Deste modo, a bipolaridade valorativa uma caracterstica essencial.

Pgina 10

Filosofia Hierarquizao valorativa

Ana Margarida Raposo

H vrias relaes de dependncia entre os valores, o que implica o estabelecimento de prioridades entre eles (diferentes valncias), numa escala hierarquizada, segundo as diferentes preferncias, sendo que estas prioridades variam de pessoa para pessoa e de grupo social para grupo social TBUA DE VALORES. esta hierarquia determina as nossas diferente aes, que no entanto esto sujeitas a mudanas que podem ser causadas por diversos fatores. a partir de uma relao valorativa que estabelecemos qualidades especiais a vrias coisas e a nossa experincia valorativa pode realizar-se em diferentes campos. Classificao dos valores (Segundo Ortega Y Gasset)

POSITIVO

NEGATIVO
Barato Escasso Suprfluo Doente Vulgar Dbil Erro Provvel Aproximado Mau Injusto Desleal Feio Deselegante Desarmonioso Profano Demonaco

Conceo acerca da natureza dos valores

Estudo da natureza dos valores

Axiologia

Forma de saber os valores

Encontrar critrios objetivos, capazes de orientar a vida humana. Leva-nos a questionar acerca das razes de determinadas coisas

Pgina 11

Filosofia CONCEO OBJETIVA DE VALOR (Objetivismo axiolgico)* H valores absolutos que impem por isso mesmos e transcendem os seres humanos.

Ana Margarida Raposo CONCEO SUBJETIVA DE VALOR (Subjetivismo axiolgico)# O valor depende dos sentimentos subjetivos da humanidade ou individuais.

O valor existe independentemente do sujeito.

O valor deve a sua existncia, o seu sentido e a sua validade s reaes do sujeito que valoriza.

A reao do ser humano perante o valor, passa por reconhec-lo como tal, e considerar as coisas valiosas como partes do valor.

Os valores so variveis e contingentes.

*A conceo objetivista reala a imutabilidade, independncia e mesmo transcendentes dos valores face aos seres humanos. #A conceo subjetivista reala os fatores que relacionam o valor com preferncias e desejos individuais. Faz ainda, dos valores criaes humanas e como tal variveis e contingentes.

Critrios valorativos
A hierarquizao dos nossos valores, pode ser efetuada de diferentes maneiras, conforme as pessoas e as circunstncias. Independentemente disto, as hierarquias que efetuamos, no so baseadas no livre arbtrio, uma vez que o ato de valorar no meramente aleatrio. Na verdade, no pode depender dos nossos gostos, desejos ou interesses a deciso de julgar determinadas atitudes. Assim, os valores eticamente corretos ultrapassam o plano da subjetividade, o que nos leva a reconhec-los e a estim-los. Assim, necessria a existncia de critrios que orientem os parmetros pelos quais temos de nos reger. Para a seleo destes critrios, necessrio que haja um comprometimento pessoal, de modo a serem cumpridos a nvel individual e universal, havendo valores bsicos que so totalmente universais e absolutos, como por exemplo a igualdade, a liberdade, a solidariedade e a paz. As preferncias e os valores variam em funo da pessoa

Numa primeira anlise, podemos dizer que as escolhas e as valoraes so estritamente pessoais, sendo o reflexo das necessidades de cada um. Segundo Abraham Maslow, para cada homem, tem valor, aquilo que satisfaz as suas necessidades.

Pgina 12

Filosofia

Ana Margarida Raposo

Assim, a sua teoria consiste: 1-As nossas aes so comandadas por necessidades que se organizam segundo uma hierarquia (desde as necessidades fisiolgicas at s necessidades de auto realizao); 2-As pessoas s atingem um nvel superior de motivao se as necessidades do nvel anterior estiverem satisfeitas; 3- medida que se sobe nas escalas das motivaes, vai crescendo a diferena entre o que comum a homens e animais; 4-As necessidades dos nveis inferiores so comuns a todos os seres humanos, ao contrrio dos nveis superiores, reduzidos a um menor nmero de pessoas. 5-A necessidade de o indivduo realizar as suas potencialidades, qualquer que seja o campo em que se situa, esto no topo da sua hierarquia. A nossa personalidade determinada pelas preferncias e pelos valores que nos regemos. No entanto, h vrios fatores (experincias afetivas, nvel social e econmico, famlia, educao, local de habitao) que influenciam e condicionam a forma prpria de o ser humano se situar no mundo.

Valorizo aquilo de que necessito.

Os valores variam em funo do grupo social e da cultura

Apesar de tudo, nada implica que os critrios de valorizao sejam totalmente subjetivos e individuais, uma vez que cada pessoa vive integrada num grupo social, o que influencia as regras e os padres dos gostos de cada pessoa, derivando assim destas regras a existncia de valores coletivos, onde h partilha intersubjetiva de vrias prticas, estilos e conceitos. -Os valores variam com o tempo e com os diversos condicionamentos culturais, mas no entanto h valores fundamentais que permanecem. -Os valores variam em funo da cultura, onde a diversidade cultural explica a existncia de diferenas entre condutas e compreender a existncia de uma no uniformidade de valores, que variam de cultura para cultura. -Os valores variam em funo da poca, onde os critrios coletivos refletem as respetivas pocas culturais. A evoluo das sociedades faz com que se modifiquem os padres e as normas pelas quais se rege o comportamento das pessoas. Os valores relativizam-se em funo dos critrios que so indiferentes passagem do tempo.

A relatividade caracteriza a vivncia valorativa e manifesta-se independentemente da abrangncia.

Pgina 13

Filosofia

Ana Margarida Raposo

RELATIVIDADE AXIOLGICA

2.2. Valores e cultura a diversidade e o dilogo de culturas Quais so os desafios da diversidade cultural? As atitudes de cada ser humano no so determinadas pela sua herana biolgica, mas sim por uma aprendizagem sociocultural. O processo de socializao implica a aquisio de hbitos e de interiorizao de crenas e valores. Assim, so os elementos da cultura que condicionam a adaptao do indivduo sociedade. A reproduo do modelo social e das suas caractersticas culturais, exprimem a cultura do grupo em que se encontra inserido, na sua conduta pessoal, que atualizada ao longo do tempo. Critrios trans-subjetivos

Os povos no se podem fechar sobre si prprios, tendo de haver interao entre eles, para que haja um alargamento dos horizontes, uma vez que todos integramos parte de uma mesma aldeia global. Ao fazer parte do mesmo planeta, coloca-nos a necessidade de encontrar critrios trans-subjetivos de valorao, que ultrapassem interesses pessoais para que se consigam resolver as questes e problemas que se pem a nvel mundial. Devido grande complexidade dos sistemas econmicos e polticos, o que acontece num ponto do mundo repercute-se em todo ele, o que faz com que haja uma necessidade de dilogo entre todos os povos. -Critrio da dignidade humana () dignidade () quando uma coisa est acima de qualquer preo Immanuel Kant Ser bom tudo aquilo que promove a dignidade, como o respeito, o seu desenvolvimento pessoal, a realizao das suas potencialidades, enquanto ser livre e racional. Pgina 14

Filosofia -Critrio da fundamentao consensual

Ana Margarida Raposo

() todas as pessoas suscetveis de ser por ela afetadas estejam de acordo enquanto participantes na discusso () Possui valor tudo aquilo que todos esto de acordo. Para que se atinja uma esfera consensual, necessria a existncia de um bom esclarecimento e uma argumentao bem fundamentada, perspetivada de modo global. -Critrio da democracia O valor reside naquilo que for compartilhado de modo mais amplo, ou seja aquilo que contribui para o maior bem de maior nmero de pessoas.

Diversidade de culturas

Apesar de a cultura ser um modelo mais ou menos consistente de pensamentos e de aes, este varia de sociedade para sociedade, uma vez que nem todos temos o mesmo tipo de objetivos, crenas, valores e padres de comportamento. por isso que pessoas educadas de acordo com os mesmos padres culturais e submetidas aos mesmos valores apresentam comportamentos semelhantes. Assim, cada cultura tem uma identidade a preservar, uma vez que os costumes e as tradies, so transmitidos de gerao em gerao, o que permite a estabilidade cultural. Dinmica cultural

A par da reproduo cultural, existem tambm igualmente processos de modificao, j que a cultura recebida expressa e vivida individualmente de um modo peculiar, pois cada nova gerao apresenta diferentes desejos e aspiraes, aos das geraes anteriores, o que contribui para a mudana cultural. Para alm da mudana contnua no seio da mesma cultura, h tambm influncias provenientes de outras culturas. Aculturao Processo de transformao cultural por influncia de outras culturas.

\Sociedade conjunto de pessoas que se relacionam entre si e que de alguma forma, mais ou menos organizada cooperam umas com as outras. Conceito de cultura

Um todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenas, a arte, a moral, as leis, os costumes e todas as outras disposies e hbitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade E.B. Tylor

Pgina 15

Filosofia

Ana Margarida Raposo

o modo de vida prprio de uma sociedade, que se manifesta por formas especficas e divergentes. Para alm disso, a cultura tambm: Modo de adaptao Ultrapassando a biologia, permite que o indivduo se adapte a novas situaes de modo mais verstil e mais eficaz do que uma adaptao orgnica (ex: emigrao) Conjunto de respostas Para satisfazer melhor as necessidades e os desejos humanos (ex: adaptao da comida ao quotidiano fast food) Informao Conjunto de conhecimento (tericos e prticos) que so constantemente aprendidos e transmitidos a outros (ex: descendentes) Resultados Dos modos de resoluo dos problemas humanos ao longo do passar do tempo (ex: criao de uma leve para praticar desporto) Criao Renovao da cultura recebida dos antepassados (ex: evoluo dos conhecimentos) Fator de humanizao O homem s homem, por estar inserido no seio de um grupo cultural (ex: Nell) Sistema de smbolos Permite representar o que est ausente e que compartilhados com a realidade, conferem sentido vida humana. O smbolo a base da civilizao. Elementos da cultura

Tudo o que nos rodeia considerado um elemento da cultura, que contribui para a resoluo de problemas dos indivduos e dos grupos, para fomentar a coeso social e para a determinao da sua identidade prpria, como a diversidade de valores, padres e conhecimentos. -Elementos instrumentais So de carter fsico e visam satisfazer as necessidades bsicas dos indivduos, como a alimentao, a reproduo, a segurana, etc. Objetos naturais rvores, terras, rios, enquanto meios de atividade Objetos tcnicos roda, avio, aspirador Objetos moveis e imveis vesturio, adereos, igrejas e habitaes. Os objetos so reflexos da cultura em que vivemos -Elementos ideolgicos So de carter imaterial e procuram dar coerncia e organizao ao pensamento e comportamento humano. A cultura no s constituda por elementos materiais, pois a cultura tambm feita de ideias. Princpios ticos e morais Conceitos de bem e de mal, teorias e normas de conduta Ideias e crenas Polticas, religiosas, econmicas e sociais Pgina 16 A cultura feita de ideias

Filosofia

Ana Margarida Raposo

Instituies sociais estado, direito, justia, universidade, casamento, religio, famlia Preconceitos, preferncias, fobias, gostos, sentimentos n13, luto, certos animais Sistema de smbolos Possuem um suporte fsico a que se atribui um significado. Aqui a linguagem algo fundamental pois dela que derivam todos os outros. Diversidade cultural

Muitas vezes, devido grande diversidade cultural existente, as pessoas so obrigadas a conviver e a ter de se relacionar. No entanto, de sociedade para sociedade a forma desse relacionamento varia, originando diferentes culturas, que por vezes, devido no-aceitao por parte de todas elas, d-se a existncia de diversos grupos marginalizados. As diferenas entre os grupos tornam-se ainda mais acentuadas, pela enorme diversidade cultural existente, o que influenciar os seus comportamentos, umas perante as outras, por vezes imprprios. Atitudes face diversidade cultural ETNOCENTRISMO H um julgamento dos outros em funo daquilo que nosso e dos nossos valores. As outras culturas no prestam porque desconhecem o nosso sistema de vida. H por isso a necessidade de nos protegermos, defendendo e promovendo-o afastando aqueles que no o adotam, havendo uma incompreenso em relao a aspetos de outras culturas, havendo tambm um sentimento de superioridade perante os elementos de fora (exogrupo).

REJEIO

RELATIVISMO CULTURAL

Todas as culturas so boas. preciso preserv-las, vivendo cada um na sua cultura e com os seus prprios valores, evitando qualquer hiptese de dilogo ou contacto.

COEXISTNCIA

Todas as culturas so boas, mas podem enriquecer-se mutuamente, promovendo um fecundo dilogo intercultural. H humildade, vontade de conhecer as outras culturas e aprender com elas, havendo respeito. Promovendo o interculturalismo, h uma compreenso da natureza pluralista, na complexidade das relaes, numa busca de respostas para problemas mundiais, onde se salvaguardam os direitos humanos e a tolerncia.

INTERCULTURALISMO

DILOGO

Pgina 17

Filosofia

Ana Margarida Raposo

CULTURA Realizao de valores

AGENTE Sujeito da ao

VALORES Padres e guias de ao

Socializao Integrao do agente na cultura SS

Aculturao Intercmbio de culturas

Atributos Polaridade Hierarquia Historicidade Absolutividade Relatividade

Etnocentrismo

Relativismo Cultural

Interculturalismo

Unidade 3. Dimenses da ao humana e dos valores 3.1. A dimenso tico-poltica anlise e compreenso da experincia convivencial

Moral e tica
Em que consiste uma opo moral? Formulamos perguntas sempre que temos de decidir o que fazer numa determinada circunstncia. No entanto, todas essas questes apontam para uma dimenso tica da ao, onde o domnio da ao orientado por valores tico/morais, propostos pela nossa conscincia. Deste modo, no se conhece nenhuma sociedade capaz de substituir e organizar as suas atividades sem que existam cdigos morais. Por isso, um homem um ser social, obrigatoriamente um ser moral. Conscincia capacidade interior de orientao, de avaliao e de crtica da nossa conduta em funo da nossa hierarquia de valores. Corresponde dimenso autnoma da determinao da ao (sem coao externa.

A deciso deve ser tomada em funo do dever de respeitar o compromisso assumido, ou seja, o ser humano age em funo de valores e ideais estabelecidos e reconhecidos universalmente como bons.

Ao moral Moralidade Ser tico moral

Aes realizadas pelo agente que, livre e voluntariamente aceita o apelo da sua conscincia, respeitando as normas autoimpostas, dignificando-se e promovendo a sua humanidade e a dos outros. Pgina 18

Filosofia

Ana Margarida Raposo

Enquanto nos decidimos e agimos, somos seres morais, mas quando pensamos nas nossas determinaes e aes estamos no campo da tica. Moralidade Esforo por orientar a nossa conduta por princpios racionalmente justificados, tendo em conta os nossos interesses, mas tambm os interesses dos outros que sero afetados pelas conscincia das nossas aes. Ser tico-moral : -Considera imparcialmente os seus interesses e os interesses de todos os que sero afetados pelas suas aes; -Reconhece princpios ticos de conduta; -No se deixa guiar por impulsos, escutando a razo, mesmo que isso implique rever as suas convices; -Age com base em resultados da sua deliberao, independentemente de presses exteriores, fazendo escolhas autnomas; -Guia-se por valores e ideais que reconhece como positivos, para que se torne um melhor ser humano.

TICA (MORAL PENSADA) Responde questo: Que princpios devem orientar a vida humana?

MORAL (MORAL VIVIDA) Responde questo: Que devo fazer?

Analisa princpios e valores regentes da constituio das normas orientadoras das aes e as suas respetivas razes justificativas, refletindo-se sobre os fins da ao

Conjunto de normas obrigatrias estabelecidas no interior de um grupo, sociedade ou cultura, que permite orientar a ao.

Analisa os problemas prticos e as dificuldades que se pem sua realizao Princpio tico: a vida tem um valor incalculvel, assim, compreende-se o porqu de matar se tornar um ato reprovvel. Temas de estudo da tica: -Especificidade da conduta moral face a outros tipos de conduta -Correo (ou incorreo) dos atos humanos em termos do tipo de ao Pgina 19

Principal moral:No se deve matar

Filosofia

Ana Margarida Raposo

-Responsabilidade do sujeito nas decises que toma e nas aes que pratica -Formao da conscincia moral -Origem e natureza da conscincia moral -Justificao dos valores e das normas morais

Ao Boa (moral) Todas as aes apropriadas nossa condio de seres racionais, que promovem a humanidade, o que nos permite viver melhor. M Aes que no nos convm. Ou seja, contrrias quilo que devemos ser.

Ambas possuem uma finalidade (aquilo para que todas as aes tendem), mas a finalidade que o ser humano define para a sua vida, defende a dignidade desses fins.

esclarece TICA fundamenta MORAL

REFLEXO FILOSFICA

VIVNCIA QUOTIDIANA

3.1.1. Inteno tica e norma moral Ao agir, o ser humano pode determinar-se por intenes pessoais que brotam do seu interior (inteno), ou ser movido por ditames sociais, impostos do exterior (norma). Ou seja, podemos orientar a nossa ao de um modo livre, ou orient-la de forma a no contrariar o que est estabelecido socialmente. A heteronomia da norma moral

H uma regulao por parte da sociedade dos nossos comportamentos, para que no haja tanta imprevisibilidade nas aes. algo imposto de fora, onde no h qualquer tipo de autonomia. H crenas comuns sobre o modo como se deve viver a vida, o que se deve ou no evitar, o que socialmente correto e o que no aceitvel. Pgina 20

Filosofia

Ana Margarida Raposo

Norma moral Regra de carter social, que permite ao ser humano, na sua relao com os outros, discriminar o que bom e o que mau.

A moral implica o cumprimento das normas dos cdigos morais. A autonomia do sujeito moral

O homem, s passa a ser um sujeito moral quando interioriza as normas e os costumes, no sendo a ao realizada por obedincia a uma norma exterior (ex: sistema puniorecompensa), mas sim em obedincia a si prprio, ou seja, quando h uma autonomia sobre o pensamento. Aqui, a ao moral, no simplesmente por ser praticada em harmonia com os conceitos sociais, mas sim efetuada segundo uma inteno consciente do sujeito. A inteno na ao na ao moral necessrio ter em linha de conta com a inteno do agente, sendo necessrio compreender o porqu de o sujeito livre desejar agir (motivo e finalidade).

Inteno tica O que um sujeito voluntria e conscientemente deseja fazer (de bem ou de mal) Uma vez que a inteno uma condio subjetiva dos atos morais, quando um aluno se prope a ajudar um amigo a resolver um problema, legtimo perguntar qual a inteno que preside a este ato. Ser apenas ajudar o amigo ou pretender algo em troca? Sendo assim, ser que as boas intenes justificam os atos, qualquer que seja a sua natureza? 1. Uma m inteno torna m uma ao moral objetivamente boa 3. Uma boa inteno no torna boa uma ao m em si mesma 2. Uma m inteno torna pior um ato objetivamente mau Ou seja, a ao moral ser boa, se reconhecida com objetivamente boa e se for igualmente orientada por uma boa inteno. MOTIVAO HETERONOMIA Medo de ser apanhado FINALIDADE Manter a aparncia TIPO DE AO Ao de acordo com a norma Ao determinada pela inteno de respeitar a conscincia (dever)

AUTONOMIA

Honestidade

Aperfeioamento

Pgina 21

Filosofia Carter pessoal da moral

Ana Margarida Raposo

H algumas diferenas entre os acontecimentos naturais e as aes humanas.

Ocorrncia inevitvel, de ordem fixa, que permitem fazer algumas previses

Acontecimentos imprevisveis e irregulares

D ao ser humano a hiptese de optar pela natureza das suas aes (opo moral), expressando-as de diferentes modos (com caractersticas diferentes), sendo o agente da ao.

LIBERDADE MORAL Obrigao do sujeito moral em orientar-se pela sua razo, pelos valores e ideias que este reconhece como bons e a partir dos quais estabelece metas que do sentido sua existncia.

RESPONSABILIDADE MORAL Onde expressa o reconhecimento da autoria da sua ao e a obrigao de responder perante a prpria conscincia.

Cada homem

Aplica a norma moral

Inventa como agir

Escolhendo atitudes e comportamentos vigentes na sociedade

impossvel uma generalizao das aes, assim, cada um decide o que fazer, sendo criativo e imaginar o procedimento mais adequado

3.1.2. A dimenso pessoal e social da tica o si mesmo, o outro e as instituies Como ser moral, o homem uma construo continuada, sendo nesse processo que adquire conscincia moral, o que torna pessoa. No entanto, a construo humana no se d individualmente, uma vez que este vive em sociedade. Assim, este tem uma relao consigo mesmo, com o outro e com as instituies.

Pgina 22

Filosofia EU

Ana Margarida Raposo

O OUTRO O si mesmo forma-se no constante contacto com outro, que passa por um clima de afetividade e, que as emoes o vo orientando na seleo e na hierarquia de preferncias ou rejeies.

AS INSTITUIES Numa relao direta ou indireta (convivncia presencial ou de modo institucional)

Famlia, educao, economia, poltica, religio, cultura

O querer individual defronta-se com o querer do outro, de modo a que as necessidades, impulsos e desejos pessoais se deparem com o dever-ser.

Conscincia de uma necessidade coletiva, visando realizar objetivos de natureza social para o bom funcionamento da organizao social

Apesar do sentido da sua liberdade, a interiorizao de normas d a conscincia do eusocial, tendo em conta o eu social.

Instituies

GERA Vida moral

GARANTEM

Pgina 23

Das könnte Ihnen auch gefallen