Sie sind auf Seite 1von 7

Secretaria Municipal de Educao

Avaliao Diagnstica A chegada ao 6 ano marcada por muitas dvidas. Estudantes acostumados com um nico professor multidisciplinar que se depara com diversos educadores. E os docentes, por sua vez, tm o desafio de ampliar o conhecimento dos jovens sobre disciplinas especficas. Para promover uma aprendizagem significativa, preciso que o professor conhea bem os personagens dessa jornada anual, o que pode ser feito por meio da avaliao realizada no incio do ano e repetida sempre que necessrio. "Isso possibilita um amplo conhecimento da turma, dando a viso completa de cada aluno e de suas dificuldades", diz Jussara Maria Lerch Hoffmann, mestre em Avaliao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora da Editora Mediao. Portanto a avaliao diagnstica uma ferramenta para o professor descobrir o que os alunos j sabem e como resolvem as situaes-problema. Abaixo algumas sugestes para realizao diagnstica. Vale lembrar que a anlise no se resume somente nesta avaliao escrita; um processo contnuo.

Avaliao Diagnstica em Histria 6 ano

ALUNO: DATA: ESCOLA: DIRETOR: PROFESSOR: MUNICPIO:

TURMA:

Querido aluno (a), voc est iniciando uma nova etapa de sua vida, e a confiana em si mesmo o primeiro segredo do sucesso, portanto faa essa avaliao com calma e ateno. Ela nos mostrar seus conhecimentos de histria.

1- Conta-se que A tropa de D. Ana das Dores de Almeida pousou na fazenda de Joaquim Rodrigues dos Santos, pois viajavam de Jaragu para Bonfim. Um dos animais de D. Ana

fugiu com a traia que estava imagem de Santa Ana. Quando encontraram a mesma, estava deitada sobre a traia, aps chamarem D. Ana, ela prometeu doar a santa para a 1 capela que ali fosse erguida, por acreditar: "a santa ali desejava ficar", as margens do rio das Antas; nascendo ali a primeira igreja de Anpolis.
Minha mula deitada! No sei se ainda justo, v-la assim exausta de tanto eu sempre abus-la. Penso que s uma mula carregando trpega todas suas lies de carregadora e algumas lembranas de sua vida cansada.( textos do coelho)

Lendo o texto e observando a imagem, marque com um X no nome da primeira igreja construda em Anpolis a) igreja Bom Jesus b) igreja So Francisco. c) igreja Santana. d) igreja So Joo Evangelista 2- Voc aprendeu que quem nasce no Brasil denominado brasileiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro chamado fluminense. Quem nasce em Diamantina chamado diamantinense. Estes nomes so chamados de Adjetivos Ptrios. O Adjetivo Ptrio que identifica as pessoas nascidas no Estado que voc atualmente mora : a) cariocas. b) goianos. c) mineiros d) paulistas. Observe o mapa abaixo:

Pinte e escreva o nome do estado no qual a cidade que voc mora est localizada.

___________________________________ Qual o nome da cidade que voc mora? ___________________________________ Qual o nome do prefeito da sua cidade? ___________________________________ Qual o nome da presidente do Brasil? ___________________________________ 3- Os primeiros homens do gnero homo, do qual fazermos parte, originaram-se h cerca de 2 milhes de anos. Eram nmades, caadores e coletores, utilizavam instrumentos rsticos, de pedra, ossos e madeira. A tirinha abaixo representa um importante passo no desenvolvimento da humanidade.

Identifique-o: a) Abrigo em cavernas b) Descoberta do fogo c) Uso de armas d) Roupas de pele. 4 Observando as fotos abaixo possvel perceber que o mundo em que vivemos muito diferente daquele de nossas bisavs. De l para c, muita coisa mudou. Essas mudanas ocorreram em vrios campos da nossa vida.

Responda: a) Que mudanas voc percebe entre as duas meninas? Relacione:____________________________________________________________ ____________________________________________________________________ b) Tudo muda o tempo todo; o lugar onde voc mora tambm j deve ter passado por diversas mudanas. D dois exemplos de mudanas no lugar em que voc mora.________________________________________________________________

5 Observe as imagens e leia o texto a seguir: Empado Goiano e Pequi, j considerados Patrimnio Cultural Pequi vem do tupi guarani e significa Fruto da pele espinhenta, referindo -se a grande quantidade de espinho que forma uma pele sobre a semente. Goiano que se preza no resiste ao pequi, seja em um prato com arroz e frango, seja puro mesmo. Hum! ... O Empado Goiano uma torta considerada; produto da identidade goiana. um dos pratos regionais mais conhecidos no Brasil. uma delcia! Considerado smbolo da culinria do Estado. De acordo com o texto, que se refere: ... j considerados patrimnio cultural. O empado e o pequi fazem parte da cultura; a) da cidade histrica de Ouro Preto. b) do que ser Goiano. c) do reconhecimento da prtica na Semana Santa. d) do mercado municipal de Uberlndia.

6 A cima, voc poder ver diferentes linhas do tempo. Alm da linha do tempo correspondente ao calendrio cristo, possvel ver como se organiza o tempo no calendrio judaico e no calendrio islmico. Quando da criao do Estado de Israel em 5708, segundo o Calendrio Judaico, no Calendrio Cristo o ano era de: a) 1367 b) 5766 c) 3760 d) 1948 O ano I do Calendrio Muulmano representa no Calendrio Cristo o ano de: a) 753 b) 1 c) 622 d) 1948 O ano I do Calendrio Judaico representa no Calendrio Muulmano o ano de: a)3760 b) 3235 c) 3009 d) 1 7- Sabia que voc um vencedor. sim, pois j est no 6 ano! E para chegar at aqui teve que estudar muito. Mostre que voc aprendeu; O que histria analisando a imagem ao lado e marcado a resposta que melhor cabe para a definio: a) Histria uma cincia humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. b) Histria uma cincia baseada em elementos sobrenaturais, agrcolas e ambientais. c) Histria uma forma de arte que tem o objetivo de formar bons atores. d) Histria a cincia do raciocnio lgico e abstrato, que estuda quantidades, medidas e nmeros.

8- A rvore Genealgica ou de Famlia um registro dos ancestrais e parentes prximos da pessoa. Nela so apresentadas as conexes familiares entre os membros da famlia. Serve como um histrico dos parentes que ns amamos e queremos recordar. um artesanato feito em praticamente todo o mundo. Uma rvore de famlia ou rvore genealgica um grfico que representa as relaes familiares em uma estrutura convencional de rvore. Aps resolver a atividade, que tal montar a rvore da sua famlia?

A mulher do meu irmo ... O filho do meu filho ser... O pai da minha me ... A filha do meu irmo ... A av da minha me ... O filho do meu pai ... A irm da minha me ... O marido da minha filha ser... A filha da minha filha ser... O filho do meu tio ... O pai da minha mulher ser... A filha da minha neta ser... A mulher do meu filho ser... A me do meu pai ... O irmo do meu irmo... O filho do meu padrasto e da minha me ... O marido da minha me ... A filha da minha tia ... A me do meu marido ser... O marido da minha irm ...

Minha bisav. Meu irmo. Meu genro. Meu primo. Minha bisneta. Minha nora. Minha cunhada. Sou eu. Meu av. Minha prima. Minha tia. Meu meioirmo. Meu pai. Meu neto. Minha sogra. Minha neta. Meu cunhado. Minha sobrinha. Minha av. Meu sogro.

9 - O Ministrio da Justia lanou o projeto Certides Unificadas, que vai fornecer formulrios padronizados para a emisso de certides de nascimento, casamento e bito para os cartrios de todo o Brasil. O papel utilizado para a emisso desses documentos ser feito pela Casa da Moeda, com elementos tcnicos de segurana que inibem a falsificao. Quando nascemos, o responsvel por ns vai ao cartrio e registra o acontecido. Realizando este ato ele recebe um documento provando nossa existncia. Esse documento conhecido como: a) Certido de bito b) Certido de casamento c) Certido de nascimento d) Certido de batismo

Ateno Professor: Encontrei essa atividade na internet. Achei muito interessante. Se caso vocs interessarem, e resolverem trocar pela que est na questo anterior, podemos adapt-la. Fica como uma sugesto a mais para incluir ou no na Avaliao Diagnstica.

Das könnte Ihnen auch gefallen