Sie sind auf Seite 1von 5

A RADIAO DE CORPO NEGRO E O NASCIMENTO DA FSICA QUNTICA.

Resoluo da atividade.
Manoel Carlos e Cesar Leonardo. 1. INTERNALISTA. Comparao e desenvolvimento lgico das estruturas de teorias. Albert Abraham Michelson (1852-1931), em 1887, tentou resolver o problema (busca da funo de distribuio) por consideraes estatsticas. Ele assumiu que a frmula de Maxwell para a distribuio de velocidades de molculas de um gs tambm valeria para as molculas do slido que emitia a radiao de corpo negro, dada a semelhana entre as curvas de emisso da radiao e as curvas de distribuio de velocidade de um gs. Interpretao do papel desempenhado pelos grandes nomes da cincia durante os episdios revolucionrios em que estavam envolvidos. (...) os dados Tyndall mostravam que a emisso total de radiao de um ( ) era cerca de 11,7 vezes maior fio de platina aquecido a ( ). que a emisso do mesmo fio a (...) em 1800, Samuel Pierpont Langley (1834-1906) inventou um instrumento para medir a energia radiante, o bolmetro. (...) em 1879, Josef Stefan (1935-1893), analisando os dados de Tyndal, conclui que a radiao total era proporcional a . (...) utilizando argumentos baseados na termodinmica variao da entropia de um sistema -, e na teoria eletromagntica presso exercida pela radiao -, Boltzmann, em 1884, constru uma primeira prova terica dessa lei emprica obtida por Stefan a partir dos dados de Tyndall.

A relao da obtida, Boltzmann. EXTERNALISTA.

, atualmente denominada lei de stefan

(...) como as necessidades sociais de diferentes pocas poderiam afetar a temtica e mesmo o contedo das teorias cientficas que dominavam a cena nesses diferentes perodos histricos. Por que havia o interesse em torno do estudo da radiao do corpo negro na segunda metade do sculo XIX? Junichi Osada: (...) com o desenvolvimento da indstria siderrgica alem (...) queriam produzir o melhor ao. O fator mais importante na produo do ao de primeira qualidade o controle delicado da temperatura dos altos fornos. (...) no se pode usar termmetros comuns para a medio de temperatura to alta. A fim de contornar esse problema, pesquisas foram feitas no sentido de determinar as temperaturas usando as cores de radiao trmicas... (...) uma necessidade tecnolgica.... O fato de se ter necessidade de obter as temperaturas dos fornos (para produzir um melhor ao) pode ajudar muito no desenvolvimento da mecnica quntica. 2. a radiao emitida por corpos negros. Ou seja, corpos cujas superfcies absorvem toda a radiao trmica incidente sobre eles. Esses corpos no irradiam e nem reflete energia. Um exemplo de corpo negro um objeto que contem uma cavidade ligada ao exterior por um pequeno orifcio. Desse modo, praticamente toda radiao incidente sobre o orifcio absorvida. A principal caracterstica da radiao de corpo negro que, independente da composio qumica, todos os corpos negros mesma temperatura, emitem radiao trmica com o mesmo espectro. Desse modo e nessas condies, no se pode identificar os matrias que emitem tais radiaes. Ou ainda mais, a radiao de corpo negro no depende do material que

feito o corpo, mas depende unicamente da temperatura em que se encontra o corpo. Outra caracterstica desses corpos esta relacionada com frequncias dominantes. Para cada temperatura existe o domnio de uma determinada faixa de frequncia. Por exemplo, se a uma temperatura domina a luz visvel, a uma temperatura maior domina, por exemplo, a radiao de raios X. 3. A origem da catstrofe do ultravioleta est centrada na busca de explicao para a distribuio de energia do espectro de radiao do corpo negro. Segundo a fsica clssica, para frequncias muito altas, a densidade de energia tenderia para infinito. Mas, experimentalmente comprova-se que, medida que a frequncia aumenta a densidade de energia tende zero. Esse episdio marca no validade da teoria clssica a partir do espectro ultravioleta. 4. A hiptese de Planck se baseia no fato de que, a troca de energia entre os tomos e a radiao no feita de forma contnua, mas sim discreta. Segundo Planck, os tomos s podem emitir ou absorver radiao em pequenos pacotes, mltiplos de uma quantidade mnima determinada o quanto de energia. Com a validade dessa teoria, a fsica clssica (que pregava a continuidade da energia) e todos os seus pilares (termodinmica, teoria eletromagntica, etc.) foram profundamente abalados e perderam sua abrangncia total. O prprio Planck relutou em aceitar a discretizao da energia. Como pode uma observao experimental abalar mais de duzentos anos de consolidao da fsica? Essa era pergunta que no dava sossego aos fsicos da poca.

Assim, uma nova fsica tinha que ser desenvolvida para explicar os experimentos. Nascia ento, a fsica quntica. A teoria de Planck perturbadora porque destrua a validade geral da fsica clssica! 5. Das expresses do artigo para a energia total dos ressonadores ( ) e temos: ( ). Igualando as expresses obtemos: Sabendo que *( ,( , ( ,( ,( ,( ,( ) ) ) ) )* ) ) ( ( {( ) ) ) ( ( ( ( (

( ).
e que ) ) ) ) ( )+ *( ) + ( ), ( ( )( )

obtemos, +, substituindo (!) temos, -. Tirando o , )-

- . Sabendo que ) }( )

6. Derivando (6) com relao

e sabendo que

, temos:

, , , (

( ( (

) ) )-

)- . Sabendo que

, ficamos:

7. No. Existem muitos produtos gerados pela tecnologia que no tem nenhuma relao com a fsica ou outras reas da nossa cincia da natureza. Mas, a fsica desempenhou e continua desempenhando um papel fundamental em relao ao desenvolvimento industrial de nossa sociedade. No diria que o desenvolvimento industrial passa necessariamente pela fsica. Mas, diria que sem as contribuies da fsica no existiria quase nada do que hoje usufrumos. So inmeras as contribuies da fsica para nossa sociedade. Elas vo desde a produo de microchips at a construo de nibus espaciais. Seria um trabalho rduo especificar todas as contribuies da fsica para nosso desenvolvimento industrial. O desenvolvimento da sociedade no s funo do desenvolvimento industrial. Esse desenvolvimento est associado a uma gama de fatores sociolgicos difceis de serem analisados. O desenvolvimento da produo e do consumo, em unio com a fsica, nem sempre geram bons resultados para sociedade. Por exemplo, a construo e deflagrao de bombas atmicas; diversos tipos de poluio; etc. Por outro lado, por exemplo, a tecnologia empregada para a construo da bomba atmica pode ser usada pra gerar energia para abastecer a sociedade. Fica claro ento, que por esse e por outros motivos, a interao entre a fsica e os meios de produo e consumo nem sempre gera desenvolvimento da sociedade.

Das könnte Ihnen auch gefallen