Sie sind auf Seite 1von 8

Veculos rebocados por dvida de IPVA Abusividade

Da humilhao
Vamos analisar os abusos cometidos pelo Estado, quando reboca veculos com dvida de IPVA. Inmeras so as pessoas que nos dias de hoje ficam na eminncia de ter seu veiculo apreendido, ressalta-se aqui, indevidamente levado para depsitos (currais), porque perdeu a capacidade financeira de pagar o IPVA de seu veculo, mais o licenciamento anual, o qual s pode ser pago vinculado quele imposto estadual. Este ato to humilhante e constrangedor aumentam o estresse dos motoristas em Belm-PA, principalmente quando percebe que ao terminar de fazer uma curva est dentro de uma cilada, armadilha do Detran/PM/CTBEL, denominada BLITZ, com direito a guincho, mesmo que ele esteja com toda a sua famlia dentro do carro, no importando aos algozes se h algum familiar com mobilidade reduzida, mas, isso no importa, o importante MULTAR, GUINCHAR E LEVAR PARA O CURRAL, com TODAS AS DESPESAS POR CONTA DO CIDADO. O cidado que tem sua propriedade rebocada, se v obrigado ainda a quitar todas as despesas decorrentes da apreenso, so coagidos a pagar dirias dos ptios, isso sem qualquer parcelamento. Inmeros so os obstculos para a liberao da propriedade apreendida, confiscada, ou seja, pagamentos do IPVA em atraso, multa, reboque. Se antes no tinha condio de arcar com o pagamento do IPVA, a situao agrava-se com o acrscimo da multa, do reboque, da diria. A dificuldade para obter os valores, importa em uma maior permanncia nos ptios, e consequentemente maior os gastos com as dirias e, alguns, vem seus veculos indo para leilo. Inmeros so os direitos ignorados e violados: 1. 2. 3.

o direito da propriedade; o direito ao contraditrio, e; principalmente da ampla defesa.

O direito de propriedade encontra-se, alicerado na Lei Maior, no ttulo que aborda os Direitos e Garantias Fundamentais. Consequentemente o regime jurdico da propriedade, no Direito brasileiro, tem seu fundamento na Constituio. cristalino que a propriedade um direito fundamental. No existindo qualquer colocao ou restrio quanto modalidade da propriedade bem mvel ou imvel. O Estado defende-se, aduzindo as caractersticas do direito de propriedade, ou seja, as limitaes ao direito de propriedade. Apesar de encontrarmos no Direito Constitucional a questo da funo social da propriedade com fulcro no artigo 5, XXIII, no entanto, essa no se confunde com as limitaes da propriedade, ou seja, o pleno exerccio do direito do proprietrio. Como a regra contida no CTB no observou o principio da propriedade entre outras garantias constitucionais, cabendo ressaltar que a violao de um princpio mais grave que a de uma norma.

CTB e o Autoritarismo

No obstante todo o avano do regramento jurdico, e o aprimoramento do verdadeiro Estado Democrtico de Direito, a premncia do disposto no 2 do artigo 262 do CTB importa em autoritarismo, resqucio do passado obscuro do Pas. Vejamos:

a restituio dos veculos apreendidos s ocorrer mediante o pagamento das multas impostas, taxas e despesas com remoo e estada, alm de outros encargos previstos na legislao especfica.
Incontestavelmente, os veculos automotores so propriedades particulares, ou seja, o cidado, proprietrio do veculo se privado de sua propriedade sem o devido processo legal, um afronto aos preceitos constitucionais. O proprietrio sofre com a apreenso irregular, e ainda se v obrigado a pagar todos os dbitos relativos arbitrariedade para que possa exercer seu direito de propriedade. Ressalta-se, que o veculo no depsito no tem qualquer garantia de integridade, eis que inmeros so os relatos de troca de pneus, acessrios, furto de combustvel, sem contar; que o dinheiro da remoo depositado diretamente na conta do proprietrio do reboque. Essa prtica que viola o direito de milhares de brasileiros, um retrocesso a verdadeira essncia do Estado Democrtico de Direito, nesse diapaso ressaltamos que a segurana que um dever do Estado encontra-se em segundo plano, visto que sua preocupao somente o atraso no recolhimento do IPVA e no a vistoria do veculo preveno contra acidentes e proteo da emisso de gases poluentes muito menos a preveno ao roubo pelos nmeros que crescem de carros roubados em nossas cidades. No podemos deixar de ressaltar que o Poder Pblico tem todo o aparato e dispe dos instrumentos necessrios para exigir dos proprietrios de veculos os dbitos relativos propriedade, porm, a prtica da cobrana feita nas BLITZ, tambm fere o direito do cidado em no ser posto em situao vexatria em cobrana de dvidas alm do que j se cumpre uma tcita apreenso e penhora do bem do cidado, para garantir que o mesmo pagar a dvida, se no, ver seu veculo ser leiloado. No mercado automobilstico brasileiro, em que a maioria da frota FINANCIADA POR ALGUM BANCO, ou ARRENDADO (LEASING), e em muitas vezes, num caso de apreenso, o cidado que nem terminou de pagar as interminveis prestaes, e se no conseguir retirar o carro do depsito, certamente o ver indo para leilo. O veculo certamente que ser arrematado por um valor abaixo de mercado, que mal pagar as despesas da apreenso, quanto mais quela dvida de financiamento com o banco, que, por sua vez, far de tudo para garantir o retorno do emprstimo. Lembra as histrias de pessoas que financiam um veculo, no fazem seguro e tm sue veculo roubado e no recuperado, e a dvida com o banco continua existindo e exigvel. Enquanto isso a OAB resolve se especializar como instituio organizadora de concurso para obteno da carteira da Ordem, enquanto que poderia, a servio da Sociedade, atravs da instaurao do devido processo legal e a manifestao dos princpios constitucionais, da ampla defesa e do contraditrio, auxiliar o cidado proprietrio contestar os prprios valores cobrados em consonncia com o valor do bem no mercado e buscar outras medidas judiciais, para garantir e resguardar e proteger os proprietrios, dos abusos e arbitrariedades que vm sendo cometidos pelos rgos de trnsito, no s em Belm-PA, mas em todo o Pas.

Ora, sabido e legislado que a propriedade um direito fundamental, alm da maioria dos doutrinadores considerarem a subordinao do regime jurdico da propriedade privada ao Direito Civil, classificando-o como direito real fundamental. Todavia, data vnia, acredito na sujeio ao Direito Pblico fundamentado nas normas constitucionais, pois a Lei Maior traou e delimitou seu perfil jurdico.

Do IPTU e IPVA
Ambos os impostos tem como fato gerador a propriedade. A dvida de IPTU cobrada atravs da Ao de Execuo, o que no ocorre com o IPVA. Em tempo: No podemos esquecer que ainda existe a possibilidade de parcelamento da dvida de IPTU. No entanto, atualmente o cidado coagido a pagar, e quando pego em alguma blitz com seus documentos atrasados, ter que assistir e observar pacificamente e de maneira humilhante sua propriedade ser confiscada perante muitas vezes familiares, amigos, colegas de trabalho e outras pessoas que presenciam sua humilhao e constrangimento. Se algum j presenciou uma sena de despejo de imvel, no fica longe a hedionda imagem. No podemos deixar de ressaltar o valor do bem confiscado atualmente; o carro um bem de consumo e para muitos, ou se no, para a maioria, uma ferramenta de trabalho (ferramenta de trabalho impenhorvel - artigo 649, V, do CPC, com a redao dada pela Lei 11.382/2006), sem contar; que em muitos casos tem equivalncia pecuniria a de um imvel. Nesse diapaso, ponderamos: o reboque e

confisco desse bem respeita os ditames constitucionais? As prerrogativas do direito de propriedade so respeitadas? Por certo, que no!
O Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB) trata do tema impondo algumas condies aquisio e ao uso dos veculos automotores. Com a Emenda Constitucional n. 3, de 17 de maro de 1993, foi criado o inciso III, no artigo 155, determinando:

compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre propriedade de veculos automotores.
A Constituio permitiu a criao dessa tributao. Com isso, os Estados criaram o Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA). O legislador vinculou o licenciamento dos veculos quitao de tributos, encargos e multas. Em seguida o Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN), editou a Resoluo n. 13, de 12 de fevereiro de 1998, incluindo no porte obrigatrio de documentos os comprovantes do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veculos e do Seguro Obrigatrio, no satisfeito passou a exigir que os proprietrios de veculos automotores portassem o comprovante de pagamento atualizado do Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores IPVA, conforme normas estaduais, inclusive do Distrito Federal (art. 1, inciso III, Resoluo n. 13/98). Com a anlise dessas normas, e com as atrocidades suportadas pelo cidado brasileiro, estamos diante de uma nova espcie de Execuo Fiscal: ou paga ou deixa seu veiculo em casa, na garagem.

No podemos esquecer que a ausncia do licenciamento anual e o conseqente trfego sem o porte do documento que o certifica constituem a infrao de trnsito de conduzir o veculo que no esteja registrado e devidamente licenciado (art. 230, inciso V, CTB), cujas penalidades so a aplicao de multa gravssima e a apreenso do veculo, alm da medida administrativa de remoo do mesmo.
Diante dessa coao questionamos a contraprestao, a

aplicao da verba:

1.

As nossas ruas esto esburacadas? SIM, fora as lombadas irregulares e no sinalizadas! O imposto utilizado s na melhoria das nossas ruas e campanhas de trnsito? No! As pessoas continuam dirigindo muito mal, andando em marcha lenta na faixa esquerda, ultrapassando pela faixa direira, no sinalizando quando muda de direo, estacionando em vagas destinadas idosos e pessoas com reduo de mobilidade, etc., etc., etc. O sistema de recapagem das pistas de qualidade? No! Parece uma cocha de retalho que minha av fazia para vender. Ento me digam, qual a finalidade desse imposto, ao final? Alimentar campanhas polticas? (quem sabe...) Estamos em poca de eleies municipais e nunca vi tanta Blitz da CTBEL em Belm No esto nem perdoando os ciclomotores (motocicletas com cilindrada de at 49cc), que so isentos de IPVA.
Esse mecanismo imposto ao cidado brasileiro, no respeitou princpios constitucionais do devido processo legal, sem o qual ningum ser privado liberdade ou de seus bens, com fulcro no artigo 5, inciso LIV e do contraditrio e ampla defesa, assegurados aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, com meios e recursos a ela inerentes (art. 5, LV). os da da os

2.

3.

O Estado (DETRAN/PM/CTBEL) quando da realizao das blitz, age como um INQUISITOR. E a forma como as monta, parecendo uma armadilha para apanhar passarinho. Ao invs de pegar bandido que rouba carro, pois, estes de bobos no tm nada, pois so muito espertos e experimentados na habilidade de fugir da polcia, s pegam cidados de bem que, por um motivo ou outro se encontram sem condies de por em dia a documentao de seu veculo. E a abordagem? Precisa ser gravada a truculncia do agente. Mas s porque um cidado que est sendo abordado. Se fora um bandido perigoso, estes conceituados e classificados como sendo de alta periculosidade, se duvidar at afinam a voz. Os princpios existem para a consagrao de um processo formal regular para que sejam atingidas a liberdade e a propriedade de quem quer que seja e a necessidade de que a Administrao Pblica, antes de tomar decises gravosas a um dado sujeito, deve criar mecanismo que permita ao cidado a oportunidade de exercer o contraditrio e a defesa ampla. Hoje o Estado procede como reputa cabvel, temos um retorno a era da Inquisio. No entanto, a Administrao Pblica no pode proceder contra um cidado a revelia das normas vigentes. Sem contar o dever jurdico de atender aos versculos constitucionais. E ai daquele cidado que no quiser entregar seu veculo para ser guinchado. capaz de ser executado friamente diante de sua famlia. (E no venha dizer que no. Experimente!)

Ressaltamos que o verbo PRIVAR engloba tambm a ao de suspender ou sacrificar qualquer dos atributos inerentes a propriedade. A ao de privar no precisa ser ampla, nem completa; basta lembrar que o roubo consumado, com a retirada do bem da esfera de vigilncia da vtima, que no mais pode dispor da propriedade. A Administrao tem que obedecer a um processo legal e justo, o qual evidentemente, demanda contraditrio e a ampla defesa.

Do Confisco
Lembram do Collor que confiscou a poupana do povo? Parece que ele se inspirou no CTB. A pergunta que no quer calar : A apreenso de qualquer veculo automotor que tem como fato gerador a falta de licenciamento anual legal? Data vnia, que no, eis que fere mortalmente o principio do carter noconfiscatrio dos tributos. Vejamos o previsto no artigo 150, inciso IV:

sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios utilizar tributo com efeito de confisco.
Mais uma vez pergunto: ONDE EST A OAB QUE DEVERIA MONITORAR ESTAS SITUAES E MOVER ALGUMA AO QUE PROTEJA A SOCIEDADE? A Constituio estabeleceu e garantiu atravs desse princpio o efeito confiscatrio dos tributos. No podemos deixar cair em esquecimento, que a vedao instituda pelo artigo genrica, portanto aplicvel no s a impostos, e sim; a todas as espcies tributrias. S para fixarmos bem; o nus da permanncia no depsito do proprietrio OU SEJA, DO CIDADO!

Com base nesse nus destaco: 1. Quem cria as regras para liberao? O Estado! O mesmo que ganha com a diria. assustadora a vulnerabilidade do cidado brasileiro!

Do carter da apreenso dos veculos


Qual o carter dessa apreenso? Trata-se de uma penalidade. Com isso, em respeito s garantias constitucionais do direito de ao, no podemos permitir e pactuar com as inobservncias das garantias processuais penais que, juntamente com as demais garantias constituem uma verdadeira muralha protetora para o cidado, ou seja, constituem sua segurana. Desta forma, para ser exercida a apreenso do veculo, do carro necessrio se faz a observncia a garantia constitucional contida no artigo 5, inciso LIV, combinado com o direito de acesso Justia, com fulcro no artigo 5, inciso XXXV e o contraditrio e a plenitude da defesa com base no artigo 5. Inciso LIV com isso tem concludo o escudo de proteo do cidado, as garantias constitucionais.

Na prtica
Trata-se de uma verdadeira caa s bruxas, a mquina estatal investe, com o objetivo de caar e parar os veculos irregulares promovendo blitz em locais estratgicos onde no h sada para o motorista que sabe estar com a documentao atrasada. Uma vez identificado, os agentes das autoridades de trnsito, providenciam a remoo do veculo para o ptio legal. Com isso, aplicam a penalidade de apreenso sem se respeitar o devido processo legal, sem abrir espao ao contraditrio e sem permitir a ampla defesa. O Cdigo de Trnsito Brasileiro no fez nenhuma meno a processo administrativo para a aplicao de penalidades pelo cometimento de infraes de trnsito, ou seja, ausncia de contraditrio. Existindo apenas o recurso s Juntas Administrativas de Infraes (JARI), que sempre so improcedentes. de clareza lapidar, que este ato, eivado de arbitrariedades, fere mortalmente o princpio constitucional do devido processo legal. Em Belm, capitado do Par, e acredito em outras localidades tambm seja igual, o rgo de trnsito e as demais autoridades agem de modo a ignorar o direito da defesa prvia, tanto na aplicao da penalidade de multa quanto na apreenso de veculos um afronta aos ditames constitucionais e aos princpios basilares do Estado Democrtico de Direito. Hodiernamente, o veculo somente ser considerado licenciado estando quitados todos os dbitos relativos a tributos, encargos e multas de trnsito e ambientais, vinculados ao veculo, independentemente da responsabilidade pelas infraes cometidas. As infraes de trnsito so personalissimas, o carro no anda sozinho conduzido! Com isso; suas dvidas no podem ser consideradas propte rem. Como se depreende, enquanto no se efetivar o pagamento do IPVA, das multas e de outros encargos, no ter o licenciamento liberado. Partindo do pressuposto de que a lei assegura ao proprietrio o direito de usar, gozar e dispor de seus bens (art. 524, caput, Cdigo Civil). Isso justo? Como o licenciamento anual condio apenas para que o veculo possa circular, qual a razo; a real inteno do Estado? A ao arrecadatria! Isso to facilmente presumvel, pois, basta observamos que a pagamento e autorizao para vistoria encontram-se atrelada ao pagamento do IPVA. Acredito possvel concluir que no existe qualquer preocupao com a segurana veicular e as emisses de gases preservando o meio ambiente, a regulao, controle e inibio de consumo de bebida alcolica em lojas de convenincia instaladas em postos de gasolina. A Lei 9.503/97, no caput do seu art. 262, preconiza que o veculo apreendido em decorrncia de penalidade aplicada ser recolhido ao depsito e nele permanecer () pelo prazo de at trinta dias ().

O artigo 262, em seus 2 e 3, estabelece duas condies para a liberao, respectivamente:

1.

O prvio pagamento das multas impostas, taxas e despesas com remoo e estada, alm de outros encargos previstos na legislao especfica, e;

2.

O reparo de qualquer componente ou equipamento obrigatrio que no esteja em perfeito estado de funcionamento.

Com essa dinmica desrespeitosa, o cidado proprietrio deve suportar uma dupla penalizao: 1. Sofre com a perda temporria de um bem cujo domnio lhe pertence, sem ao menos ter o direito ao contraditrio e plenitude de defesa,

2. E arcar com o nus da permanncia de seu veculo no depsito e ainda deve quitar todas as dvidas registradas em nome do automvel e se entenderem que necessrio trocar os 04 pneus, devero ser 04 pneus novos. Esse mecanismo criou um excelente meio de arrecadao, sem qualquer controle externo efetivo, transformou-se, em todo o Pas, num excelente negcio.

Dos Ptios

Alguns ptios so terceirizados, preos so fixados para o reboque e para as dirias, ressalte-se; valores estratosfricos. A administrao dos ptios tornou-se uma atividade altamente lucrativa, gerando dividendos para as empresas que os administram e para o prprio Poder Pblico, inexistindo qualquer controle e limite aos abusos. Mesmo diante das aberraes jurdicas contidas no CTB, por certo, essa no era a inteno do legislador. Estamos diante, de uma interpretao que atingem o bolso do cidado e desrespeita a Lei Maior. Nesse diapaso, afigura-se inconstitucional, a norma do Cdigo de Trnsito que condiciona o licenciamento de veculo ao pagamento de multas. Esse condicionamento, finca por ferir o disposto no art. 2 da Constituio, eis que viola o princpio da separao dos poderes.

Da execuo coativa

No h dvida que devamos, a despeito de tudo, manter nossa confiana na verdadeira essncia da Justia, de forma a coibir e livrar o cidado da abusividade do Estado. IMPORTANTE SALIENTAR E ENFATIZAR QUE: Os rgos de trnsito no dispem de poder executrio, ainda que assim; possa parecer. Em sntese, os 2 dos artigos 131 e 262 no deveriam estar sendo cumpridos pelo Poder Pblico, ante a flagrante inconstitucionalidade da qual esto eivados. Com a exigncia do pagamento de todos os tributos, multas e encargos relativos aos veculos para que os mesmos possam obter anualmente o documento de licenciamento, a expropriao torna-se cristalina, eis que a lei se refere ao proprietrio com EX-PROPRIETRIO. Qual a finalidade? Usar o valor do auto para quitao forada da dvida. O que isso? Simples: Uma nova modalidade de Execuo Fiscal e, sem dvida a revelia do disposto na Lei 6830/80 e os ditames constitucionais. O correto seria o pagamento da tarifa de inspeo ser desvinculada do IPVA, com isso; o veiculo seria liberado com o pagamento dos encargos de remoo que devem ser revistos e fiscalizados, a estada e a aprovao na inspeo veicular. O mecanismo imposto ao cidado brasileiro um verdadeiro, desrespeito a inmeros direitos pblicos subjetivos. Assim, devemos questionar e fazer valer nossos direitos.

Das könnte Ihnen auch gefallen