Sie sind auf Seite 1von 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Segunda-feira, 03 de Fevereiro 2014 Ano IV N.189 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

Grande festa de amizade


trouxe Cesrio

a Toronto
10

8/9

Amor da Ptria 43 anos

A doena de Alzheimer pode ser controlada...


17

Uma histria (quase) cor de rosa com Justin Bieber

Nova Direco retocada vai andar em frente!
5 7




Quando se sonha

2 . Nossa gente

Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com O Senado canadiano tem de ser reformado. O Senado canadiano no deve desaparecer. A Cmara Alta do Parlamento faz parte da nossa tradio e identidade. Assim, devemos ser firmes e ter convico, no nos podemos deixar influenciar pela agenda politica e pelos interesses egoistas de uns quantos. Ns somos pessoas, somos seres humanos, mulheres e homens, que, quando sonhamos e nos aplicamos, somos capazes de tudo. Se existe um sonho ento possvel e pode ser conseguido. O que ns nao devemos ser com toda a certeza ... carneiros que, seguem o pastorinho em grupos ordenados pelo cajado e pelo co. O membro do parlamento Justin Trudeau, filho do famoso Pierre E. Trudeau, tomou uma deciso que na minha opinio importante e exemplar. Ele decidiu excluir os senadores liberais do partido. Isto quer dizer que estes senadores no podero mais representar o partido liberal e que no haver mais senadores liberais, isto at a situao mudar. Esta jogada brilhante pois fora todos os partidos e o pas a repensarem o senado. O partido conservador pouco faz, o partido dos novos democratas (NDP) fala de mais mas no consegue ser objectivo e est desorganizado e radical. Mas agora temos uma opo e uma escolha que pensar no senado. O senado tem dois inimigos. Um deles a ambicao hamana, o outro so os partidos politicos. Isto uma situao irnica. O que nos leva a repensar a soluo. Assim a situo deve passar por uma reforma geral do sistema politico canadiano que inclui as duas cmaras do parlamento canadiano. O parlamento canadiano e o senado devem ser reduzidos. Existem representantes a mais, o que est a faltar ao povo do Canada ser bem representado. No parlamento do Canada e no senado do Canada fala-se e discute-se o Canada. Chegou o momento de penarmos em ns e aproveitarmos as oportunidades e tomarmos conta do nosso destino. Muitas alteraes tm de ser feitas incluindo alteraes s leis eleitorais. muito feio que s seja eleito quem possa gastar dinheiro e quem seja ouvido pelos jornalistas. Nao podemos ser contagiados pelo exemplo dos nossos vizinhos. Somos todos canadianos e s juntos podemos enfrentar o futuro e construir sobre o presente. Numa democracia ganha a maioria, mas temos de ter cuidado para no fazer batota e forar a balana para um lado, construindo assim uma maioria.

Emigrante. Emigrante (com i). Todos o querem. Todos dizem servi lo. Sobretudo em Governos com dificuldades financeiras, so ptimos sinais haver emigrantes. As remessas financeiras, em divisas diferentes, sempre do uma ajuda. Sobretudo em Portugal, onde as remessas dos tais emigrantes ultrapassaam, s vezes, os dinheiros recebidos da Unio Europeia. Nem vale a pena falar em nmeros... para no exacerbarmos, demasiado, os adeptos de um e dos outros lados.

Eles at votam...

03 Fevereiro 2014

at ao nfimo pormenor o partido que poderiam tirar destes votos mais ou menos esprios. A lei que ento saiu benza a Deus foi uma coisa que no carne nem peixe, antes pelo contrrio... Podem votar, sim, mas presencialmente. O que, em alguns pases, perfeitamente impraticvel, a no ser que haja arranjos especiais que, em casos deste gnero, ningum quer fazer. No Canad, por exemplo, h bolsas de 20, 30 ou 100 recenseados distantes do local de voto 500 ou mais quilmetros. Votar presencialmente assim... o qu? A no ser, evidentemente, que haja remendos constitucionais que nem so, de resto, fceis. Emigrante. Emigrante (com i). A luta continua. Ser que eles, os emigrantes, so cerca de 4 milhes ou menos de 200 mil? A pergunta tem razo de existir porque, de facto, dos 4 milhes e meio de portugueses que vivem e labutam em terras estrangeiras... s menos de 200 mil se recensearam. Porqu? Ser que preferiram deixar de ser portugueses de corpo inteiro ou ser que entendem mal um certo ar de paternalismo doentio que a Me Ptria mais madrasta que me providencia aos que sairam um dia das fronteiras? Perguntas. Perguntas sem resposta, em emaranhado de coisas e loisas que ningum quer aprofundar verdadeiramente. - CG

Alm do mais, em termos Portugueses, os emigrantes tm a vantagem de no maar muito. Os da Europa, ainda por l vo a toda a hora. Os do resto do mundo, no, que para esses aparecem como bices as distncias. De forma que, tudo visto, ficam apenas as remessas em divisas fresquinhas. Remessas que vo dando um outro cariz paisagem portuguesa, fazendo nascer casas e mais casas, engrossando os capitais dos bancos, engordando os intermedirios (que os h para todas as operaes). Emigrante. Emigrante (com i). Ainda agora, com o anncio da visita de Cavaco Silva a terras do Canad e dos Estados Unidos ouvimos um dos muitos comentadores que as Televises e Rdios de l tm dizer (quase com a emoo na voz) que ele foi tambm eleito pelos Portugueses residentes no estrangeiro. Realmente... h uns anos atrs, cremos que em 2000, o Governo de Portugal caritativo que ele ... atirou mais um rebuado. Fez, por essa altura, um acrescento de lei que permite aos emigrantes votar nas eleies do Presidente da Repblica. A lei foi cuidadosamente pesada. Os estrategos partidrios viram lupa todas as consequncias. Estudaram

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Os pais do beb desaparecido na Madeira no respeitaram a recomendao da Comisso de Proteo de Crianas e Jovens e levaram o menino a ver o jogo do Martimo. Contactada pelo Dirio de Notcias (DN), fonte judicial salientou que se a famlia insiste em ganhar dinheiro conta do menino, a Comisso de Menores pode formalizar um processo de acompanhamento de situao. Como se recorda, Daniel esteve desaparecido durante trs dias na Calheta, Madeira, mas mesmo depois de aparecer, ainda continua a dar que falar. Em causa est a violao da recomendao da Comisso de Proteo de Crianas e Jovens (CPCJ) por parte da famlia. Isto porque aquela entidade tinha, na sexta-feira, pedido aos pais do beb que no o expusessem, e tal passaria por no o levar ao jogo do Martimo contra o FC Porto. No entanto, Ldia Freitas e Carlos Abreu optaram por contrariar a CPCJ e levaram a criana ao estdio, onde se realizaram vrias aes de solidariedade, entre as quais uma fotografia que foi entregue por parte do clube ao menino. A estas juntaram-se a abertura de duas contas solidrias, conta o DN.

Pais de Daniel insistem em ganhar dinheiro conta do menino

Se a famlia insiste em ganhar dinheiro conta do menino, a Comisso de Menores pode formalizar um processo de acompanhamento de situao propondo ao Tribunal de Famlia e Menores ou ao Tribunal da Comarca da Ponta do Sol que tome uma deciso. No podemos assobiar todos para o lado depois da reunio da CPCJ com os pais, afirmou quele jornal fonte judicial. Saliente-se que a famlia em causa vive num telheiro sem gua potvel nem saneamento bsico, evidenciando graves problemas de insero e de habitao.

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Perder peso? No perder a Sade? H maneiras interessantes E com possibilidades de xito assegurado!
VER PGINA 23

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

03 Fevereiro 2014 EDITORIAL *Comisses parlamentares... para lamentar


H uns anos atrs, uma comisso parlamentar portuguesa deslocou se aos Estados Unidos e Canad, para verificar in loco o problema do Ensino de Portugus. Deambulou por onde desejou. Visitou Escolas. Falou com (alguns) alunos e (alguns) pais. E mesmo que a visita tenha sido mais para uma determinada sensibilizao (que o foi)... sairam do Canad e dos Estados Unidos com um sabor a vergonha. Alguns disseram no mesmo. Com palavras de muito apreo para o que se faz... e com uma ntida mea culpa para aquilo que o Governo no faz... Depois disso, e j l vo uns anos, nada de palpvel aconteceu.

Material Editorial . 3
Ou melhor, aconteceu um macaquear de solues que o no so. Acentuam os parlamentares em causa sobretudo os que esto, ento, na mesa do Poder que iam tentar fazer parcerias com os Governos locais (americano e canadiano e, decerto, os outros) para que o ensino de Portugus seja feito nas Escolas locais. Pois...! Eles sabem e se no sabem deveriam saber que os Governos do Canad (onde o ensino de mbito Provincial e dos Estados Unidos da Amrica tm outras prioridades. E que, por muito que se lhes diga que um aluno esclarecido... um cidado til e de peso, ningum lhes poder dizer que devem injectar mais dinheiro no sistema educacional para ensinar uma Lngua diferente do Ingls e do Francs. No Canad, h at a particularidade de haver mais umas quantas dezenas de outras Lnguas que tambm teriam de ser ensinadas. Curiosa a explicao que s vezes nos do de que... a Europa que precisa, uma vez que os meninos esto ali mesmo mo de semear e so capazes de voltar a Portugal e precisam de continuar os estudos em Portugal. Essa que se desenganem os que assim pensam uma razo para ajudarem mais os outros meninos e e os outros pais. que os do resto do mundo esto mais longe da Me Ptria e precisam de preservar, pelo menos, a Lngua! Os da Europa esto a dois passos, podem ir de combio, de carro ou de bicicleta a Portugal. Os do resto do mundo... no. S l vo quando vo de avio, que , para alm do mais, muito caro.

Ontem dissemos...

Bons ventos de Bruxelas


Uma boa notcia vinda de Bruxelas e que esperamos no leve muito tempo a ser implementada diz respeito ao facto do Fundo Europeu dos Assuntos Martimos e das Pescas ir apoiar as regies ultraperifricas com 192 milhes de euros, no novo quadro comunitrio de apoio, ou seja um reforo da parcela correspondente ao POSEI, de 1 milho e 450 mil euros para os Aores. Assim, a nossa Regio Autnoma vai passar a beneficiar de 4 milhes e 300 mil euros no prximo quadro financeiro 2014/2020. Bom trabalho dos nossos Deputados Europeus que muito se empenharam neste assunto. A medida foi acordada na ltima reunio de conciliao de posies entre a Comisso, o Conselho e o Parlamento Europeus, em que o acordo prev condies para o apoio renovao de motores nas embarcaes, nomeadamente a sua retirada, substituio ou modernizao. Aqui neste mbito no conseguimos levar a melhor, dado que os apoios renovao da frota foi cho que j deu uvas e que aqui nos Aores no tivemos a capacidade para aproveitar convenientemente os milhes que quela medida foram reiteradamente atribudos. No podemos deixar, no entanto de nos congratular pelo facto de se ter mantido o apoio cessao temporria das actividades de pesca, enquadradas nos critrios previstos, como a implementao de medidas de emergncia, de conservao dos recursos, se prevista nos planos de gesto. Contudo, os Estados membros devem implementar um Plano de Aco dirigido pequena pesca costeira, onde a frota com estas caractersticas significativa, como o caso de Portugal, e dos Aores em particular, o que crucial, sob pena de ficarmos para trs e a pequena pesca desaparecer no apenas dos documentos europeus, mas sobretudo engolida pelos poderosos lobbies que, como sanguessugas, devoram o sector da pesca num abrir e fechar de olhos. Outro aspecto que nos diz muito respeito e a que vale a pena dar a maior ateno diz respeito recuperao dos stocks, para minimizar o impacto sobre os ecossistemas, havendo um apoio substancial Antnio Pedro Costa Ponta Delgada recolha de dados, num montante importante na ordem dos 520 milhes de euros, tendo em vista a que a decises de gesto nesse domnio decorram em resultado de dados factuais e haver tambm apoio a programas de controlo que ajudem a essa proteco do ambiente marinho. Quanto ao apoio aos jovens pescadores, o fundo prev que lhes sejam autorizados apoios a conceder at aos 40 anos at ao montante de 75 mil euros, em apoio ao incio da sua actividade. No caso de pretenderem adquirir uma embarcao de pequena escala e pesca costeira com uma durao entre 5 e 30 anos de idade o apoio atribudo se tiverem cumulativamente cinco anos de experincia profissional no sector. Cabe agora s entidades e associaes da pesca aoriana aproveitar e alertar ao mximo a existncia destes subsdios para que o sector possa rejuvenescer e valorizar-se. A necessidade de se estabelecer um rendimento mximo sustentvel, indo ao encontro das novas regras, ficou acordada a possibilidade de se apoiar os pescadores no investimento em equipamentos de pesca mais selectivos, o que contempla a prtica histrica dos meios de pesca aorianos, subsidiando-se tambm o equipamento que facilite o manuseamento, descarga e armazenamento de capturas indesejadas. O acordo prev tambm o apoio a medidas tendentes a melhorar a segurana das condies de trabalho dos pescadores, ou a melhoria das condies dos portos, o que constitui uma matria muito favorvel e que vai ao encontro do que sempre se defendeu para salvaguarda dos interesses da frota Aoriana.

A ns, que andamos neste gnero de trabalho, h muitos ou poucos anos, interessa-nos, sobremaneira, acompanhar o bru gritante das nossas colectividades. Na certeza que temos de que mesmo dos clubes e associaes que sai o fio de interesse de uma comunidade como a nossa. O mundo do voluntariado por demais importante para que no o reconheamos. E logo pela manh agradanos saber e vemo-lo pelos Jornais - que um grupo de mais de mil mulheres estiveram reunidas em jantar de convvio e confraternizao (com um salo cheio... cheio at demais) para lutar por uma boa causa: a erradicao do cancro da mama. Na mesma altura, e no mesmo Jornal, a indicao de que um clube levou a cabo um Encontro de Ranchos Folclricos que actuaram, praticamente durante todo o ms que est a terminar, a cantar os Reis ou as Janeiras. a tradio a ficar por c. E ao mesmo tempo que vemos um Clube Portugus a dizer um adeus que o no porque vo ficar os

seus elementos numa outra direco agrada-nos ver o que se passou em torno de um outro Rancho Folclrico, o da Casa da Madeira, a celebrar 30 anos. E isto com o rancho-padrinho (o Rancho da Nazar, j com 55 anos) a ajudar a soprar as velas. O voluntariado que deveramos enaltecer ainda mais faz destas coisas. To depressa est numa Matana de Porco, tradicional, como est a manter laivos de preseverana no prosseguimento de uma forma de ser, como aconteceu nos Amigos do Minho. E avana, at, para um Singing Contest que est a criar um novo naipe de artistas. Ou a LusoCanadian Charitable Society a sortear uma camisola assinada ainda pelo saudoso Eusbio... para arranjar mais dinheiro para as causas em que est metida. So coisas que s o Voluntarismo sadio faz andar em frente. Andar em frente e dizer aos outros que a comunidade luso-canadiana forte e boa... porque tem clubes e associaes que so fortes e bons. - CG

Tema j abordado no Parlamento Regional

Regio Aores quer ser representada na visita de Cavaco


Sabe-se agora que o PSD/Aores pediu informaes ao governo regional sobre a eventual indicao de representantes da Regio para acompanhar a comitiva do Presidente da Repblica numa visita oficial s comunidades portuguesas das cidades de Toronto, no Canad, e de San Francisco, nos Estados Unidos da Amrica, entre os dias 25 de fevereiro a 1 de maro. Nessa deslocao oficial esto previstas diversas reunies com empresrios empreendedores e associaes representativas. Num requerimento, entregue no Parlamento aoriano, o deputado social democrata aoriano Jos Andrade recorda que estas duas importantes comunidades portuguesas, na Provncia do Ontrio e no Estado da Califrnia, so maioritariamente constitudas por aorianos de naturalidade ou descendncia. Assim, defende, impe-se, por isso, que a Regio Autnoma dos Aores se encontre devidamente representada na comitiva presidencial, cumprindo, alis, a praxe institucional desde o antigo Primeiro-Ministro Pinto Balsemo, que se deslocou ao Canad acompanhado pelo Presidente do Governo Regional, at ao anterior Presidente da Repblica Jorge Sampaio, que visitou as comunidades luso-canadianas com representantes do Parlamento dos Aores. Trata-se aqui de reconhecer a preponderncia aoriana na dispora portuguesa da Amrica do Norte e, sobretudo, de respeitar os rgos de governo prprio da Regio Autnoma dos Aores, refere no requerimento. Segundo Jos Andrade, o Presidente da Repblica tem o dever poltico de considerar a presena institucional dos Aores numa visita de Estado a comunidades portuguesas de provenincia aoriana ou, se o no fizer, o Governo Regional tem o direito e a obrigao de fazer valer essa natural participao da Regio Autnoma. Assim, o deputado do PSD/Aores pergunta se foi a Regio Autnoma dos Aores convidada, atravs do Governo Regional, para acompanhar a visita oficial do Presidente da Repblica s comunidades portuguesas, especialmente aorianas, radicadas nas cidades de Toronto e San Francisco e caso no tenha sido, que diligncias tomou ou vai tomar o Governo Regional para assegurar a devida presena institucional da Regio Autnoma dos Aores nesta visita de Estado a dois dos mais importantes destinos da emigrao aoriana na Amrica do Norte?.

Dois mortos foram encontrados, na quarta-feira, numa residncia da Jeffton Crescent, perto das ruas Markham e Ellesmere, em Scarborough. Tanto quanto se sabe, John Aguiar, de 87 anos, foi morto num incndio em sua casa. Para j, tudo parece indicar que foi o seu prprio filho, com quem vivia, Avelino Aguiar, de 55 anos, que ateou, propositadamente o fogo casa, antes ou depois de atentar contra a vida do pai. Ele prprio teria, depois, encontrado a morte no mesmo incndio.

Dois mortos em incndio em Scarborough


Os bombeiros encontraram ambos os corpos no interior da casa que eles partilhavam. Numa primeira anlise chegou-se concluso de que o Avelino tinha ateado o fogo propositadamente. As autpsias pereliminares deram, de resto, a indicao de que ambos morreram por inalao de fumo. Por outro lado, os detectives de homicdios concluram que no h outros suspeitos.

4 . Comunidades

03 Fevereiro 2014

Casa do Alentejo

31 anos de existncia e de bons servios

A Casa do Alentejo vai celebrar, este ms, 31 anos de existncia e de bons servios. De facto, pode dizer-se que tem servido, mesmo culturalmente falando, a comunidade portuguesa de Toronto. E isso importante realar, sobretudo numa altura em que se est espera de um novo elenco directivo para breve. Gisela Joo ser a artista convidada para a festa de aniversrio. Parece, de facto, que o disco de estreia de Gisela Joo um marco na Histria do Fado contemporneo. Sem desvios nem artifcios, parte duma formao tradicional e mergulha na sua gnese, reencontra a sua autenticidade, questiona os seus excessos e maneirismos, para se tornar genuno como nunca e apontar o seu futuro. Segundo a nota que temos frente a ns, Gisela Joo nasceu em Barcelos, viveu seis anos no Porto e finalmente o canto imps a sua vontade e levou-a para Lisboa. Numa pequena casa emprestada na Mouraria debateuse com o peso imenso da solido, pensou vrias vezes em desistir, mas resistiu. Conquistou o Sr. Vinho, a Tasca da Bela, a Mesa de Frades primeiro, para depois encher o Lux (primeiro num set do mago do ps-Dubstep, Nicolas Jaar e depois em nome prprio, a convite de Manuel Reis), e, mais recentemente, uma pequena legio de fs esgotou o Pequeno Auditrio do Centro Cultural de Belm duas semanas antes do espectculo. O seu primeiro disco saiu a 1 de Julho de 2013, duas semanas depois alcana o primeiro lugar no Top de vendas nacional e considerado pela grande maioria como o mais importante disco de estreia de um artista portugus no sculo XXI. Esse disco foi agora considerado o melhor disco de fado de 2013. Como nos dizem da Casa do Alentejo, a primeira parte do espectculo ser abrilhantada pelo fadista Tony Tabu.

03 Fevereiro 2014 Mais uma histria quase cor de rosa

Comunidades . 5

Justin Bieber acusado de agresso de um motorista


*Vrias outras acusaes, nos EUA, onde h uma petio para o expulsar
A temos ns mais uma histria cor de rosa. Daquelas que, no tendo sumo, vai ganhando notoriedade, um pouco por toda a parte. Justin Bieber super star, no ?! regressou a Toronto... para se entregar Polcia, na Esquadra 52, onde foi acusado de agresso a um motorista de limusine em Toronto. A agresso em questo ocorreu, supostamente, em 29 de dezembro de 2013, quando o operador de limusine foi atacado na rea de Dundas Street West. A Polcia alega que Bieber foi uma das seis pessoas que entrou na limusine, perto de uma boite, s primeiras horas da manh daquele dia. Pelos vistos, houve uma discusso no caminho para o hotel. Durante a discusso, um dos passageiros atingiu, vrias vezes, com socos na cabea, o motorista. Bieber apareceu na esquedra 52 da Polcia, s 7:45 da noite, na na quarta-feira, saindo de uma SUV preta, por entre a vigilncia de vrios oficiais. Uma vez l dentro, Bieber ainda acenou para uma pequena multido de fs que se encontravam do lado de fora da esquadra. amo, quase iguais aos que foram ouvidas em Miami, na semana passada, onde enfrenta acusaes acerca de um incidente de corridas ilegais, a jeito de drag racing. A multido fora da esquadra ia aumentando a despeito das temperaturas abaixo de zero. Ali ficaram quase duas horas, at que foram informados de que Bieber saiu por outra porta. Tudo est programado para Bieber aparecer em tribunal, a 10 de maro, mas o advogado canadiano no disse se Bieber teria que aparecer em pessoa naquela data. O advogado Seth Weinstein divulgou um comunicado em que diz esperar que seja um processo sumrio. A nossa posio a de que o sr. Bieber inocente, disse Weinstein em breve declarao. Na Florida, Bieber est acusado de conduo sob a influncia, resistncia priso e dirigir com uma licena expirada. Barak Obama tem de decidir A petio na Internet que exige Casa Branca que Justin Bieber seja repatriado, e seja retirada a sua autorizao de residncia nos Estados Unidos, atingiu as 103.000 assinaturas, obrigando a uma resposta do Presidente Barack Obama. A petio est colocada no site da Casa Branca na seco We the People, e tendo atingido as 100 mil assinaturas exige que o Presidente tome uma posio sobre a questo. Ns, o povo dos Estados Unidos, sentimos que no estamos bem representados no mundo da cultura pop. Gostaramos de ver o perigoso, insensato, destrutivo e consumidor de drogas Justin Bieber deportado e com o seu visto de residencia revogado, lse no texto disponibilizado na seco We the People da pgina oficial da Casa Branca. Todas as peties que alcanam este patamar so vistos por uma equipa de especialistas e recebem uma resposta , explicou o portavoz da Casa Branca, Matt Lehrich. Por seu turno, o porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, salientou que uma petio nem sempre determina o passo que ser dado, antes uma oportunidade para o povo norte-americano ser ouvido. A AFP afirma que se desconhece a posio do cantor canadiano sobre esta questo.

Deputada luso-canadiana quer mais mulheres portuguesas na poltica

Bieber esteve l dentro um pouco mais de duas horas antes de surgir a confirmao de que ele tinha saido por uma porta lateral. De qualquer, o super-astro, originrio de Stratford, Ontrio, est a voltar a casa em condies pouco favorveis. O actor, de 19 anos, foi acusado na semana passada de conduo sob a influncia de lcool e droga e de resistir priso. Uma petio para Bieber ser deportado dos Estados Unidos e ter o green card revogado acumulou mais de 130.000 assinaturas antes de ser enviado para a Casa Branca, ou seja, com a obrigao da Casa Branca ter de responder ao pedido. No fundo, no uma boa altura para Bieber ser o menino prodgio, que , quer nos Estados Unidos, quer no Canad. Justin Bieber abriu caminho por entre uma multido de jornalistas, com dezenas de fs a gritarem o seu nome e a tentarem obter uma fotografia do fenmeno do pop. A toda a hora se ouvia o eu te

A deputada provincial luso-canadiana Teresa Armstrong disse, Lusa, que gostava de ver a comunidade portuguesa mais envolvida na poltica no Canad, especialmente as mulheres. Ficava mais agradada se houvesse mais portugueses na vida poltica canadiana, principalmente mais mulheres ativas, referiu a luso-canadiana. Teresa Armstrong natural da Terceira (Aores) e a primeira mulher de origem portuguesa a integrar o parlamento provincial do Ontrio. Tem de haver um maior interesse e motivao por parte da comunidade portuguesa para estarem mais ativos, acrescentou a deputada de 48 anos. Teresa Armstrong passou muito do seu tempo livre em causas associativas, com destaque para o Luso Centre, integrando o elenco diretivo do Luso Centre, associao que ajuda os imigrantes na sua integrao na sociedade canadiana, nomeadamente no ingls e tambm nos requerimentos de imigrao. Tentamos manter a cultura, ficar com as razes do pas, pois temos orgulho em sermos portugueses, regozijouse a deputada. Tendo a seu cargo a rea da terceira idade, uma das dificuldades dos idosos a integrao quer pela lngua quer pela cultura no Canad, Teresa Armstrong envolvese com diversas comunidades de London, nomeadamente com a portuguesa, italiana, grega, coreana e chinesa , na distribuio de livros nas respetivas lnguas para que aquelas comunidades se possam adaptar mais facilmente. A lusodescendente imigrou com os seus pais para o Canad com apenas seis anos de idade. Em Outubro de 2011 foi eleita deputada provincial pelo NDP, principal partido da oposio do governo liberal, pela rea de London - Fanshawe. crtica do seu partido pelas reas da educao do ensino superior e tambm pela terceira idade. Alm de Teresa Armstrong, existe tambm outro deputado de origem portuguesa no parlamento provincial, Charles Sousa (partido liberal), eleito por Mississauga Sul, atual Ministro das Finanas do Ontrio. Estamos em partidos diferentes, mas quando necessrio falar, fazemo-lo, estamos abertos ao dilogo, pelo menos considero que da parte dele (Charles Sousa) tambm assim. E no Dia de Portugal, ele faz questo de se lembrar de mim, afirmou. O NDP em Junho de 2013 viabilizou o oramento provincial, exigindo algumas medidas ao governo liberal, em particular uma diminuio dos valores das taxas dos seguros automvel. No pretendemos eleies antecipadas, pois trar alguns gastos, e da que sugerimos ideias, queremos uma provncia melhor, com a criao de mais empregos, salientou tambm lanando em perspetiva a votao do oramento para este ano.

6 . Comunidades
Amigos do Toxofal de Baixo - Lourinh

03 Fevereiro 2014

Amigos... de obras assistenciais de c e de l


*Uma grande festa de solidariedade
Chamam-se a si prprios Amigos do Toxofal de Baixo, Lourinh. Todos os anos, sensivelmente por esta altura, levam a cabo um Jantar de Convvio e Angariao de Fundos. E distribuem esses mesmos fundos por organizaes caritativos e de assistncia que deles carecem. Fazem-no olhando para o lado de l, sim... mas sem esquecerem o lado de c. Este ano, por exemplo, os fundos angariados vo para a Canadian Charitable Society de Toronto, para os Bombeiros Voluntrios da Lourinh e para a ADAPECIL. O olhar da nossa gente no se confina ao lado de l nem ao lado de c. naturalmente. A sua terra de origem lembrmos-lhe , afinal, l perto. Sim, de facto, no estamos muito longe da Lourinh. Claro que a praia da Nazar um pouco maior que a praia da Areia Branca... mas somos todos iguais. tudo uma grande famlia, se assim nos podemos expressar... Povo portugus, no devemos olhar de onde viemos... devendo olhar, isso sim, pelo que podemos fazer pela nossa Cultura e pela nossa maneira de ser. E mesmo quando se fala com outras pessoas, como Manuel de Sousa nos diz, todos dizem que este evento, como muitos outros eventos que levamos a cabo, so algo que devemos fazer em prol dos que mais precisam.

Este ano, esteve por c - c, na Renaissance by the Creek, no 3045 Southcreek Rd, em Mississauga - como que a apadrinhar o acto, o

Satisfeito, naturalmente satisfeito. At por estar a ver muita gente da comunidade luso-canadiana local, a dar algo do que tem recebido. Todos ns temos de fazer a nossa parte e, como o meu pai dizia sempre, h espao para todos. Para trabalhar, para competir e, o mais importante, h muito espao por aqui, para nos ajudarmos uns aos outros...

Presidente da Cmara da Lourinh


O Presidente da Cmara Municipal da Lourinh, eng. Joo Duarte Carvalho, contanos que, com muita satisfao, logo que ganhou as eleies, recebeu o convite para estar ali. Para mim uma honra... Lembrmos que algum nos tinha dito que fora como que um prmio pela sua vitria nas eleies. Exactamente. Quando me convidaram

Presidente da Cmara Municipal da Lourinh, Joo Duarte de Carvalho. Compareceu tambm a presidente da Cmara Municipal de Mississauga, Hazel McCalion. Animao constante. Com msica do conjunto Tabu, e com a apresentao a jeito de mestre

conhecidas. Charles Sousa, nosso Ministro das Finanas, foi das figuras mais em foco. De mesa em mesa, muitos abraos e muitas palavras de carinho para toda aquela gente. Aqui estamos, todos, a conviver e a angariar alguns fundos para apoiar as crianas da nossa comunidade, da Charitable

Hoje... somos todos da Lourinh

Jack Prazeres estava, naturalmente, por ali. Como estava uma representao da Canadian Charitable Society, que vai receber algo do montante ali angariado. Sou duma terra... bem perto da Lourinh. Sou da Pinhoa, a terra dos moinhos... A verdade que tambm presidente de uma das recipientes dos fundos. No s por essa razo... mas a verdade que somos todos da Lourinh, pelo menos hoje. Para j, tudo a marchar bem. Sim... so para a umas sete centenas de pessoas em dia como este cheio de neve... acho que as pessoas aderem, at por haver tambm o sistema de confraternizao e de encontro das pessoas da mesma zona. Manuel da Costa, de Viana Roofing, tambm por ali est. No da Lourinh nem nada que se parea... Ns, aqui, no devemos olhar a regies. E ns, como elementos do

disseram-me mesmo isto... Para o presidente, tudo isto me deu muito prazer. Permitiu-me estar por aqui pela segunda vez... No fundo, como que um abrao que se d entre pessoas dos dois lados do Atlntico. Lembrou que, nas conversas que vai tendo, a certeza de que a populao de origem portuguesa tem feito parte do portento que este Pas. Disse-nos que pediu, na altura, a um dos assessores do Presidente da Repblica, para apoiar, por aqui, todos os emigrantes, porque, de facto, tive conhecimento, atravs dos meus contactos, e at da Local 183, que havia alguns problemas com a emigrao. E o nosso Presidente figura chave tambm para, atravs dos seus contactos, aqui no

Canad, fazer como que um intercmbio, aqui, na resoluo desses problemas. Adolfo Paulo a figura dominante deste grupo dos Amigos de Toxofal. Para ele, tudo aquilo mesmo uma maravilha. H vinte anos que fazemos isto e temos sempre a casa cheia. Estamos a fazer isto para uma organizao de fundos para c e para l, ajudando os dois lados. Por norma fazem-se 20 a 25 mil dlares. Este ano, a avaliar pelo que nos diz Adolfo Paulo... este ano podem chegar aos 30 a 35 mil dlares. No restam dvidas. Uma boa obra. Com muito apoio popular.

de cerimnias da Cristina Costa, que sabe o que faz e como o faz.

Convvio salutar... por boas causas


Entre os presentes, entidades

Society of Toronto, que esto a precisar de auxlio, e para organizaes caritativas de l, como os Bombeiros Voluntrios da Lourinh. Naturalmente que Charles Sousa tambm est por ali para um convvio salutar. E para mostrar o seu apoio,

03 Fevereiro 2014 Nas hostes do PCCM:

Quando h mudanas na estrutura da direo do PCCM, no haja duvidas que um caso importante para nos, comunidade em geral. Por carregar o peso de ser o nico centro portugus da cidade, que j por si tarefa difcil e tambm por ser entre a grande maioria de clubes e associaes no Ontrio, um dos nicos clubes portugueses representantes de Portugal no seu todo. O O Centro Cultural Portugus de Mississauga merece e continua a merecer o respeito que lhe atribudo pelo trabalho que desenvolve naquela bonita cidade. No Sbado, foi a vez do PCCM apresentar aos scios a nova direo para o ano 2014. Com praticamente a grande maioria dos diretores a continuar nos mesmos cargos do ano anterior e com algumas entradas quase cirrgicas para colmatar uma ou outra lacuna, este ano eletivo promete ser entre os melhores de sempre da historia deste clube como nos disse Gilberto Moniz, Presidente reeleito.

Uma nova Direco retocada e com o mesmo objectivo

Comunidade . 7

Snia Micael - ABC

Frio c fora... calor l dentro


Em noite de muita neve, a data for comemorada a maneira do PCCM... bem passada e cheia de musica e animao para todos os gostos. A musica para a noite de Sbado foi de Tony Cmara e sua Banda que agora tem o nome de o Tony Cmara Band. O artista comunitrio no defraudou a aposta feita na sua contratao para aquela data importante, e esteve ao seu melhor.

Lembramos que o ano passado por esta mesma altura Gilberto Moniz recebia a Medalha do jubileu de ouro da Rainha Isabel II. (Esta medalha comemorativa que celebra o aniversrio do reinado de Isabel II do Reino Unido como Rainha do Canad foi instituda em 1967 atribuda a Canadianos que fazem uma contribuio significativa para os seus concidados, sua comunidade ou para o Canad ao longo dos ltimos cinquenta anos) Para o Presidente do executivo, Gilberto Moniz, que esta sempre pronto para dar mos a obra como se diz em todas festas no clube, no se pode por em causa o porque de ter sido um dos escolhidos. S nos resta agora esperar para felicitar a nova direo e ajudar na divulgao de eventos to importantes para a sobrevivncia da nossa cultura. Em vez de dizer Adeus a direo que acaba agora o seu termo dizemos Parabns e obrigado . Obrigado a todo o corpo diretivo por a continuidade em divulgao das nossas tradies e cultura em geral. Os nossos mais novos e mais velhos, filhos e netos agradecem o esforo. Acreditamos o que disse Gilberto Moniz... este ano vem ai coisas boas.

Seces - Rancho Folclrico, Brian Vieira e Nancy Vieira; Desporto, Fernando Silva; e Carassauga, Olga Oliveira e Nelia Oliveira.

Os Corpos Diretivos para o ano 2013


Assembleia Geral Presidente, Tibrio Branco; Vice Presidente, Victor Vieira; e Secretario, Alberto Rocha. Conselho Fiscal Presidente, Alfredo Pita; Vice Presidente, Olga Oliveira; e Secretaria, Carmine Balestra. Direco Executiva Presidente, Gilberto Moniz; Vice Presidente, Tony Sousa; Secretaria, Angie Cmara, Lisa Balestra, Valerie Da Silva; Tesouraria, Bill Da Costa e Ana Mateus; Rentals (Alugueres), Lusa Sousa. Directores - Jos Machado, Manuel Machado, Alfredo Machado, Hlio Da Silva, Leonel Moniz, Rafael Pereira, Francisco Antunes, Jlia Pereira, Jos Bento, Pedro Pereira, Hermnio Ribeiro, Elisabete Borges, Jos e Isabel Henriques, Francisco e Ana Da Mata, Joo Rodrigues, Brian Vieira, Incia Pereira, Fernando Silva, Lus Casadinho, Elvis Cmara, Jos Medeiros, Jorge Mouselo .

O seu jornal ABC esta historicamente ligado a este centro comunitrio por ser o local onde o prprio jornal ABC celebrou o seu primeiro Aniversario, j h alguns anos atrs. Em gria de futebol h um ditado que diz que em equipa que ganhe no se mexe. A verdade que no Centro Portugus de Mississauga as mexidas no foram muitas. Diramos ate que com as poucas mexidas do plantel e as aquisies novas, parece que a equipa do PCCM esta preparada para mais sucesso como disse seu Presidente.

8. Comunidades
Casa das Beiras em festa de aniversrio

24 anos de bons servios... *Secretrio de Estado das Comunidades


veio c ajudar a soprar as velas...
interessantes no seu historial. Que podem entroncar, talvez, na pgina que abriu quando assumiu a continuao do chamado Acadmico de Viseu, mas que foi alargando horizontes. E to forte foi a aposta que hoje, de facto, a Casa das Beiras associao com provas dadas um pouco por toda a parte, quando se fala em Portugal e nos Portugueses de c. No salo da Local 183, sbado, era a festa de aniversrio. O salo de festas da Local 183, no 1263 Wilson Ave., estava cheio de gente. O espectculo com Quina Barreiros, vinda de Portugal, e com o conjunto Starlight, prometia. Mas, de facto, havia razes sentimentais a chamar a ateno. com a presena de dirigentes de outras casas, promove aqui um convvio com muitas centenas de pessoas, que prova da vitalidade da comunidade e tambm da capacidade das casas regionais ainda continuarem a movimentar muita gente das nossas comunidades... A verdade que tudo isso bonito. Ns prprios estamos habituados a ouvir o prprio secretrio de Estado dizer isso... mas h uma pergunta a fazer. E essa tem a ver com saber o que que nos do a ns... o que que este Governo e os outros, naturalmente, do ao nosso Povo. Vai-nos dizendo que, aos que esto c fora, procura o Governo dar vrias coisas. A primeira a ligao (que ns garantimos quando estamos presentes...) e a segunda como que um incentivo para muitos desses projectos. E incentivamolos de vrias formas. Nalguns casos, financeiramente, noutros casos tecnicamente, s vezes enviando Artistas, Escrotores, etc.. Jos Cesrio vai-nos dizendo que se continua a tentar dsenvolver um certo cojunto de polticas que visam, especialmente, concretizar essa aproximao entre os Portugueses que esto l e os Portugueses que esto c.

03 Fevereiro 2014

Uma alegria pegada. Sobretudo se atentarmos nas pessoas umas setecentas, pelo menos que estiveram presentes na festa comemorativa do 14. aniversrio da Casa das Beiras. Um 14. aniversrio, que bem poderia ser que , em boa verdade o 24., atendendo a que a Casa das Beiras , afinal, o prolongamento do j velhinho (e saudoso) Acadmico de Viseu.

Mesmo no sendo das Beiras...


Por ali, muita gente conhecida. Cesar Palacio, o vereador da rea, respondeu ao nosso comentrio de que no era das Beiras. Pois... mas sou parte desta celebrao, numa festa muito bonita. uma festa de categoria, que a comunidade portuguesa sabe pr em aco. , de facto, uma festa que me d prazer em partilhar... De resto, aquele vereador est, intrinsecamente, em todas as festas de cariz portugus. E at j fala Portugus bastante bem, talvez porque a esposa de origem portuguesa. Ana Bailo tambm apareceu. Tambm no sou beir, no, mas gosto da ideia de eles reunirem todos aqueles clubes da rea, j que acho que na unio que est a fora e acho que foi um projecto inovador e tem mostrado sucesso... De facto, assim . Bernardino Nascimento, o actual presidente da colectividade, vai-nos dizendo ser o scio n. dois da Casa das Beiras e... estar mais do que satisfeito. Era isto que ns queramos. Uma casa cheia, para celebrar a realizao do 14. aniversrio da Casa das Beiras. Foi para isso, para juntar tanta gente, que escolhemos este local da LIUNA Local 183, que permite estas enchentes. Ainda abordmos o facto da Casa das Beiras ser ainda mais antiga do que os 14 anos, j que o prolongamento do Acadmico de Viseu. Sim, se formos a contar com a existncia do Acadmico de Viseu... j estamos a celebrar 24 anos. J venho a seguir esta organizao desde o ano de 1989... sou o scio n. 2, fui um dos fundadores, e aqui estou, continuo feliz por que a nossa comunidade est a aderir aos nossos eventos...

So, de facto, catorze anos de bons servios. Catorze anos que no se transformaram em 24... porque os dirigentes entendem que, a despeito da Casa das Beiras sair da existncia do Acadmico de Viseu , mesmo assim, uma outra associao. Talvez at porque h ainda o Rancho Folclrico do Acadmico de Viseu. A verdade, porm, que sero mesmo os 24 anos em termos de entendimento da vivncia da comunidade e de apoio a essa mesma comunidade. Ao todo... so 24 anos. Os registos oficiais so capazes de falar em 14 anos, mas tudo o resto, especialmente a vivncia em prol da Cultura e da Tradio, falam em muitos mais anos. Como ho-de falar mais tarde, quando os meninos e meninas que hoje enxameiam os Ranchos Folclricos e se sentam nos bancos da Escola de Portugus souberem entender toda a plenitude das suas prprias razes.

Estamos a MEXER evitando que insectos e bactrias MEXAM com a sua sade e a sade dos seus!

A Beira de c tambm...
As Beiras... as Beiras so, de facto, uma maravilha. No apenas na sua geografia e histria, mas especialmente na sua populao, na sua geografia humana, se quisermos. Habituada a sofrer as agruras do interior mais ontem do que hoje as pessoas das Beiras, com o Mar por perto, mas com as serranias a fazer fitar o alm, habituaram-se a nivelar a vida pelo sacrifcio que faz grandes os povos mais pequenos. So estas Beiras que esto representadas na Casa das Beiras de Toronto, agora em festa. C.. a sede efectiva de mais uma Beira... a Beira de c. A Casa das Beiras engloba, entre ns, a representao das 3 Beiras mais aquela que existe por c... Tem vindo a escrever pginas

14 anos , de facto, obra! Bernardino Nascimento insiste que a Casa das Beiras tem alicerces para continuar por muitos mais anos. Entende que h uma certa camada de jovens, que, decerto, vai continuar tudo o que est a ser feito.

Jos Cesrio conhece a Casa das Beiras


O secretrio de Estado das Comunidades, Jos Cesrio, , tambm ele, originrio das Beiras... de l. Roubmo-lo da sala onde estava. Para troca de impresses que comearam exactamente por saber por que estava por ali. Porque esteve evento, este convvio, simblico, numa altura em que o associativismo atravessa naturalmente uma fase que no fcil... a Casa das Beiras, at

J tratamos por tu o nosso trabalho porque o fazemos h muito

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

Presenas Consulares em foco

em 14 anos de actividade

03 Fevereiro 2014

Comunidades . 9

Fala-nos que, sobretudo em 2013, houve dois factos que se traduziram, na sua ptica, em sucessos inequvocos, e que provocaram uma maior proximidade de Portugal s suas comunidades. As novas Permanncias Consulares, que hoje

levam o trabalho consular a 129 cidades, onde no estvamos at aqui. E, por outro lado, o incio da Certificao do Ensino de Portugus, que credibilizou muitas das nossas Escolas, um Naturalmente que falmos numa certa discriminao entre o Ensino do Portugus na Europa e no chamado Resto do Mundo. curioso Jos Cesrio a dizer-nos que agora at me fazem acusaes por ter comeado a dar alguma coisa exactamente Amrica do Norte. E eu digo alguma coisa, porque no tudo aquilo que gostaramos de dar. E vai dizendo algo do que se est a tentar fazer. Por isso que oferecemos manuais escolares, por isso que ns disponibilizamos avaliao e certificao, por isso que ns elabormos programas para este sector do Ensino, por isso que comemos a trazer escritores, distribuimos Bibliotecas... O objectivo que aquilo que se faz em matria de Lngua seja feito com mais qualidade ainda do que tem sido... pouco por todo o mundo. Foram, de facto, dois factores de aproximao decisiva entre Portugal e as suas comunidades... Fomos andando nas perguntas e ainda atirmos com o querer saber como que o Secretrio de Estado v a prxima visita do Chefe de Estado, Cavaco Silva. Como deve imaginar, o Secretrio de Estado no pode comentar a visita do senhor Presidente da Repblica. So orgos de soberania diferente... mas acho que ser um momento muito importante para a nossa comunidade essa visita. Jos Cesrio ainda nos disse que vale a pena acreditar no futuro do Pas, Portugal, e que vale a pena continuar a promover este tipo de eventos, por que eu sei que aqui esto pessoas mais velhas e pessoas mais jovens... e dessa simbiose, da juno de mais jovens e mais velhos, que resultaro comunidades mais organizadas e mais mobilizadas... O bolo de aniversrio estava por ali. Foi cortado, logo a aseguir, no antes de at Jos Cesrio ter ensaiado um pzinho de dana, para o caso com Cristina Martins, que tambm por ali estava. Tudo vontade... em festa de convvio.

Amor da Ptria nome de clube. Com 43 anos... viu passar os tempos. Acompanhou os que vinham de longes terras a enquadrar-se neste Pas grande. capaz de ter ajudado muitos a melhor se integrarem no Pas onde vivemos. s vezes, com o decorrer dos tempos, chega a parecer que vai soobrar. Sim, sim... As crises cclicas so vencidas. O Amor da Ptria continua. E mesmo que olhe para as ilhas do Faial e do Pico... a verdade que se integra no todo geral Aoriano, no todo geral Portugus. Quem disso tenha dvidas, acompanhar o desenrolar de algumas das suas iniciativas. Ver a forma como vai ajudando a preservar usos e tradies. A viver o ontem que eterno quando se trata de usos e costumes. No sbado, era a festa do 43. Aniversrio. Um jantar de Gala e apresentao da nova Direco. O incio foi

Amor da Ptria tem 43 anos e vai andar em frente


Ptria, se era capaz de traduzir. Claro que era. E deixou-nos a ideia de que temos, de facto, um representante interessado e interessante.

10. Comunidades

03 Fevereiro 2014

O novo Presidente da Direco


Manuel Terra o presidente da Direco. O novo Presidente da Direco. Sinto-me feliz, com uma sala de trezentas pessoas... no poderia esperar melhor. A pergunta seguinte era a de saber se vamos andar para a frente. Vamos andar para a frente. Temos uma Direco com sangue novo, com alguns que j eram do ano passado e de h dois anos, mas h tambm sangue novo... h mesmo jovens na nossa Direco. Para o novo Presidente, espera-se que haja sucesso nesta nova caminhada rumo ao Futuro. E no falou em ideias concretas, porque, de facto, preciso estudar muitos dos pormenores. Vamos fazer reunies, para ver o que que podemos fazer. E agora que estamos com 43 anos... estamos a trabalhar para chegar aos 50... Manuela Goulart figura incontornvel deste grupo de dirigentes. Para ns, o objectivo trazer mais gente, para conviver e continuar a recordar as nossas tradies... Quarenta e trs anos , de facto, uma longa caminhada. Tivemos altos e baixos, mas, de facto, fizemos coisas

interessantes. A primeira festa que c foi feita... foi a 20 de Fevereiro de 1971. Hoje, precisamente, faz 43 anos que o Amor da Ptria foi fundado... Por ns, vamos continuar a acompanhar o desenrolar de um clube de prestgio como o Amor da Ptria.

s 18.30 e a msica esteve a cargo do The Ritz Musical Group. Por ns, estivemos por l apenas alguns minutos e Natividade e Joo Ledo fizeram o resto, pelo menos com uma ou outra fotografia.

Fez um contrato oral com algum que no tem palavra e agora?


Quando uma relao comercial d para o torto quase invariavelmente as duas partes vo ter verses completamente diferentes sobre aquilo que foi acordado.

Um quarento simptico...

Amor da Ptria , assim, um quarento simptico. Que nesta Festa de sbado, juntou sua volta, na festa levada a cabo na Casa dos Aores que agora a sua sede, gente de outras colectividades. Vimos, pelo menos, um nutrido grupo do Asas do Atlntico. E, naturalmente, da Casa dos Aores.

Jos Rodrigues -Advogado

Antnio Cardoso estava por ali. Antigo presidente da Direco e elemento de outras capacidades directivas acredita que a colectividade vai andar em frente. Sinto-me muito feliz por aquilo que fiz e estou muito satisfeito com a nova Direco, a sua coragem para que isto v para a frente... porque isto no pode parar, at porque est na alma dos que vieram das nossas ilhas... O deputado federal Andrew Cash estava por ali. Interessa-se por tudo o que se passa na rea da sua jurisdio parlamentar. Ainda lhe perguntmos se ele sabia o que era Amor da

A maior parte dos empresrios assina um contrato e no volta a olhar para ele at alguma coisa correr relativamente vontade das partes pode instituir-se mal. Muitas vezes este tipo de atitude relaxada pode estas conversas em torno do contrato como prova custar milhares de dlares de prejuzo empresa em daquilo que foi intencionado. causa. Isto porque aquilo que est escrito no contrato geralmente que conta. Por isso lembre-se que fundamental confirmar por escrito quaisquer alteraes aos termos do contrato, Imagine que assina um contrato para comprar seja ele um contrato de trabalho, de venda de cimento a .50 cntimos por metro cbico e, por mais produtos ou servios. .5 cntimos por metro cbico o vendedor oferece Por vezes h o receio que ao pedir uma confirmao garantia na venda. Enquanto negoceia o contrato por escrito pode dar a ideia que no confia na o vendedor diz-lhe que lhe faz um desconto e lhe pessoa com quem est a negociar. No entanto, as oferece a garantia de graa. No entanto, esse desconto novas tecnologias facilitam a obteno deste tipo no includo no contrato escrito. Imagine agora que de confirmaes. Por exemplo, pode mandar um quando recebe o cimento percebe que h um defeito e-mail a expressar a sua satisfao com o acordo e e ao pedir ao vendedor pelo reembolsado ele diz- aproveitar para confirmar os termos da negociao. lhe que no se lembra de alguma vez ter prometido tal desconto. Neste tipo de casos a lei poder estar Se o negcio for importante vale a pena requerer contra si. um contrato escrito e assinado para mais tarde evitar problemas maiores. Lembre-se que disputas A lei diz que, geralmente, quando a linguagem de comerciais podem custar dezenas de milhares de um contrato escrito clara e sem ambiguidades, o dlares, e trazer a sua empresa runa. Proteja-se acordo escrito que vale. As negociaes orais sobre porque por vezes tudo poderia ter sido evitado com um contrato escrito que no so postas em papel, uma simples assinatura. no tm muita fora legal. Estas conversas em torno de um acordo s podem servir como prova quando Este artigo de ndole meramente informativa, no aquilo que dito, no contraria o que est escrito. Por constituindo assim uma opinio jurdica. Para mais exemplo, se os termos do contrato forem incertos, se informaes, contacte Jos Rodrigues atravs do o contrato estiver incompleto, ou se houver incerteza (647) 202-2533.

03 Fevereiro 2014

Desporto. 11

O Sporting desaproveitou ontem os percalos do Benfica e do FC Porto, ao conceder um empate 0-0 na receo Acadmica, que o impediu de se juntar ao rival lisboeta na liderana da I Liga de futebol.

Sporting empata com Acadmica e desaproveita deslizes de Benfica e FC Porto


Um sbado de... deslizes
Sbado tambm foi dia de deslizes para os candidatos ao ttulo: o FC Porto perdeu no Funchal frente ao Martimo, por 1-0, e, horas mais tarde, o Benfica, que poderia aumentar a vantagem sobre o rival portuense para seis pontos, no aproveitou ao mximo, ao empatar 1-1 no estdio do Gil Vicente O Benfica at beneficiou de uma grande penalidade muito contestada pelos gilistas em perodo de compensao, mas o avanado paraguaio Oscar Cardozo, que acabava de regressar competio aps quase trs meses de ausncia por leso, permitiu a defesa do guarda-redes Adriano Facchini. A equipa lisboeta inaugurou o marcador aos 62 minutos, precisamente, na marcao de uma grande penalidade, por intermdio do avanado Lima, numa altura em que j atuava em inferioridade numrica, devido expulso de Siqueira, aos 58, mas permitiu que os anfitries empatassem, por Vtor Gonalves, aos 73. O tento gilista impediu o Benfica, que j levava 762 minutos sem sofrer golos, de bater o recorde do FC Porto, de 911 minutos, estabelecido na poca de 1993/94, mas no de superar o mximo da atual temporada, de 757, que pertencia ao Sporting. O FC Porto fez ainda pior, ao perder frente ao Martimo, a nica equipa que derrotou o Benfica no campeonato esta poca, na ronda inaugural, revelando-se incapaz de responder ao golo madrugador do brasileiro Derley (o nono do avanado na competio), aos 13 minutos, na converso de uma grande penalidade.

Aps o encontro caseiro da 17. jornada, a equipa de Alvalade continua no segundo lugar, a dois pontos do Benfica, que no sbado tinha empatado 1-1 no estdio do Gil Vicente, a uma semana de visitar o Estdio da Luz para um drbi que ter o comando da prova como pano de fundo. Os lees dominaram por inteiro o encontro, mas esbarram sempre na defesa e no guarda-redes da equipa de Coimbra, averbando o terceiro empate sem golos nos ltimos quatro jogos para o campeonato, mas ainda ganhou um ponto ao FC Porto, terceiro classificado, que perdeu na vspera com o Martimo.

No outro jogo realizado ontem, o Belenenses quebrou o jejum de quase quatro meses sem ganhar na prova, ao impor-se por 2-1 na receo ao Sporting de Braga, resolvendo a questo em apenas oito minutos, com golos de Miguel Rosa, aos 50, e Filipe Ferreira, aos 58, de pouco valendo o tento de Alan para os visitantes, aos 68. A equipa lisboeta, que h uma semana foi goleada em Braga por 5-0, para a Taa da Liga, desforrou-se dos arsenalistas e cavou um fosso de trs pontos para a zona de despromoo, ocupada pelo Olhanense e o lanterna vermelha Paos de Ferreira, que encerram a ronda na quarta-feira.

Tem algum problema e precisa de ajuda?


Eu posso ajudar!
Por favor telefonar para uma consulta GRTIS

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor

(905) 856-7937
Fundado em 1955

MARINA TRAVEL com 5 escritrios no GTA (905) 850-1600


www.studioconsulenzalegale.ca EMAIL; studiolegale43@yahoo.ca

Para todas as suas viagens ligue:

Agora tambem em Bradford!

120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1

AURELIO E. ACQUAVIVA

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

12 . Desporto A explicao do nulo em Alvalade

03 Fevereiro 2014

Meia parte de avano e uma Acadmica slida


O Sporting empatou (0-0) ontem frente Acadmica, em jogo da 17 jornada da Liga de futebol, fruto de uma exibio apagada e desinspirada dos lees e de uma Acadmica slida a defender e taticamente disciplinada. Um candidato ao ttulo no pode dar meia parte de avano ao adversrio, mais ainda quando entra em campo motivado pela perda de pontos dos seus rivais diretos na luta pelo ttulo, como fez hoje o Sporting, que no entrou com a atitude adequada para enfrentar a Acadmica. verdade que o Sporting na segunda parte imps mais intensidade ao jogo, que pressionou muito, que arriscou, que cheirou o golo vrias vezes, mas a verdade que face ao escorrer do tempo fez um jogo mais em esforo, com muito corao e pouca cabea, o que lhe retirou lucidez em certos momentos em que era preciso que a tivesse. O momento em que o jogo vira coincide com a entrada de Slimani, aos 57 minutos, e a sada de uma unidade que teve um fraco rendimento como Andr Martins, a partir da qual o Sporting enveredou por um jogo mais direto e objetivo. A Acadmica tremeu um pouco, mas no caiu, Srgio Conceio soube adaptar a sua defesa entrada do dianteiro argelino, e esta, formada por jogadores fisicamente bem dotados, manteve a consistncia que tinha revelado at a. Se um facto que o Sporting deve queixar-se acima de tudo de si prprio, a verdade que a Acadmica teve muito mrito na forma como travou a equipa leonina, pela sua organizao defensiva, pela disciplina ttica, pelo esprito de entreajuda e pela consistncia que revelou no s a defender, mas a segurar a bola e nas transies ofensivas. O Sporting fez uma primeira parte muito fraca, incapaz de dar fluidez e profundidade ao jogo, devido ao levado nmero de passes perdidos, por falta de discernimento e precipitao, tendncia que se foi acentuando medida que os minutos avanavam. Os lees s conseguiram criar raros lances de perigo em transies ofensivas, quando a Acadmica subia o bloco e perdia a bola, mas em ataque organizado foram de uma incapacidade confrangedora, quer pelo corredor central quer pelas faixas laterais, para encontrar solues de modo a ultrapassarem a organizao defensiva da Acadmica. Do ponto de vista coletivo a equipa leonina no funcionou, porque no conseguiu promover uma boa circulao de bola, mas do ponto de vista individual houve jogadores cujo rendimento foi bastante fraco, fazendo emergir as limitaes do plantel nesta fase do campeonato. cabea de todos, Andr Martins, que passou literalmente ao lado do jogo - percebe-se a contratao de Shikabala face a esta lacuna no plantel - seguido de Wilson Eduardo, inconsequente nas suas aes, com a agravante de o lateral do seu lado, Cdric, ter feito uma das suas piores exibies da poca. No flanco oposto, Carlos Man teve uns lampejos, emergiu em certos momentos, mas Jefferson tambm esteve um furos em abaixo do que habitual e o Sporting nunca teve quem provocasse desequilbrios, pese embora a boa movimentao de Montero e a dinmica de Adrien. Na segunda parte, a equipa imps um ritmo mais intenso e um jogo mais direto, mas a deparou com um adversrio muito bem organizado e determinado e o argelino Slimani no pode resolver sempre quando a equipa no faz antes o que tem de fazer para ganhar, como aconteceu hoje.

P esquerdo de Cardozo no resolve em Barcelos

Com este desfecho, o Sporting permanece no segundo lugar da classificao, a dois pontos do lder Benfica, uma semana antes de jogar no recinto do rival.

considerou grande penalidade, o paraguaio voltou a perder o duelo com o guarda-redes do Gil Vicente. Empate que penaliza o desperdcio dos encarnados e que premeia uma equipa trabalhadora e que voltou, finalmente, a rematar baliza, depois de 90 minutos em branco na partida da Taa da Liga diante das guias.

William Carvalho falha drbi com Benfica

Nuno Reis conta em A Bola que Gil Vicente e Benfica encontraram um relvado difcil, molhado, que condicionava a circulao de bola, situao que as guias rapidamente acusaram, vendo alguns lances desperdiados com queixas dos seus atacantes, como foi o caso de Rodrigo, que perdeu um lance incrvel perto da baliza gilista. A turma da casa, embora trabalhadora, no levava perigo baliza de Oblak e o intervalo chegou com sinal mais dos encarnados, mas com escassas ocasies de golo. No segundo tempo, com Hugo Vieira em campo, na estreia em mais uma passagem por Barcelos, o Gil foi mais agressivo e procurou explorar a superioridade numrica aps a expulso de Siqueira, por duplo amarelo, mas o Benfica intensificava as aes ofensivas, rondando com perigo a baliza de Adriano.

Cardozo volta e... pede desculpa


Cardozo sempre no corao dos benfiquistas, ele que j no jogava desde 1 de novembro para o Campeonato e desde 9 do mesmo ms num mbito geral, dia em que celebrou um formidvel e decisivo hat trick frente ao Sporting, que ajudou o Benfica a seguir em frente na Taa de Portugal. Ao fim de muito tempo sem ser opo, devido a leso, Jesus voltou em Barcelos a socorrerse do paraguaio. Os adeptos aplaudiram bastante a sua ida para aquecimento, mais ainda o momento em que foi chamado para entrar. A substituio que foi retardada por vrios acontecimentos, primeiro a expulso de Siqueira, logo depois o golo de Lima, tendo sido o empate obtido pelo Gil Vicente a indicar o caminho para a sua entrada. Mesmo no fim, por ironia do destino, e j depois de ter sido perdulrio, foi Tacuara

William Carvalho vai falhar por castigo o drbi com o Benfica, da 18. jornada da I Liga de futebol, a 09 de fevereiro, e Jefferson est em dvida, depois de ter sado lesionado do jogo com a Acadmica. O mdio William Carvalho viu hoje o seu quinto carto amarelo, no empate com a Acadmica (0-0), na 17. ronda, e vai cumprir castigo no prximo encontro, enquanto o defesa brasileiro lesionou-se aos 63 minutos e foi substitudo. O Sporting ocupa o segundo lugar da I Liga, com 38 pontos, menos dois do que o lder Benfica, que defronta no prximo domingo, a partir das 1 hora da tarde, no Estdio da Luz, e mais dois do que o FC Porto, terceiro classificado.

De penalty, Lima colocou os encarnados em vantagem, fazendose, ento, justia em relao ao que se passava em campo. O Gil, porm, reagiu de imediato e viria a ser recompensado ao minuto 73, com um golo de Vtor Gonalves, que disparou de primeira, ainda de fora da rea, uma bola aliviada pela defensiva do Benfica. Oblak voou, mas no desviou convenientemente a bola, parecendo mal batido. A partir daqui, os encarnados carregaram, mesmo em inferioridade numrica. Cardozo teve no p esquerdo o golo da vitria, que Adriano impediu com o corpo, e em cima do apito final, aps entrada em falta de Lus Martins sobre Djuricic, que Bruno paixo

nd he bes sa t u Join n from r lea

14 0 2 eak r B ch r a M
w ww .sp ing ort fc.c a

Flights (Toronto/Lisbon/Toronto) All inclusive accommodations at Sporting CP Academy, Alcochete Ground transportation

PORTUGAL Soccer TOUR

JOIN US!

quem deitou tudo a perder, falhando um penalty, com Lima to desejoso de o bater. Mais um momento difcil para Cardozo, Jesus e adeptos do Benfica. O avanado j no de todo virgem em falhanos comprometedores da marca de onze metros e desta vez ficaram dois pontos em Barcelos. No final, pediu desculpa aos adeptos, atravs de um gesto com a mo direita.

Sporting FC SOCCER AcADEmy


MARCH 2014

/spo

r t in

g fc

REGISTE R NOW

Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com

Limite d SPACE availa ble

Equipment washed daily Practices led by Sporting CP Coaches and games against Sporting CP Teams/Academies

Tours of Lisbon, Sporting CP Museum & Alvalade XXI Stadium LIVE game: Sporting CP vs. FC Porto @ Alvalade XXI Stadium Opportunity to meet & greet Sporting CP professionals & youth teams A lifetime experience!

03 Fevereiro 2014

Drago cai no Caldeiro


Numa exibio sem chama, o FC Porto no passou inclume na deslocao aos Barreiros e perdeu pela terceira vez na Liga portuguesa, ficando, deste modo, mais longe da liderana da competio.

Desporto . 13

Paulo Fonseca contestado na chegada ao Porto


A equipa de Paulo Fonseca esteve muito aqum das expectativas, com um futebol demasiado lento e previsvel e nem o facto de ter acabado com muitas unidades de ataque mudou o rumo dos acontecimentos. O Martimo, por seu lado, teve uma entrada forte e beneficiou de uma grande penalidade a punir falta de Danilo sobre Danilo Dias, num lance em que o portista teve uma abordagem demasiado infantil. Os insulares souberam controlar as operaes, sofreram em alguns momentos e at poderiam ter sentenciado o jogo, numa jogada em que Derley aparece sozinho na cara de Helton j na reta final do encontro e quando os drages estavam balanceados claramente para o ataque. Faltaram ideias aos tricampees nacionais, que com o desaire de sbado j perderam 13 (!) pontos na condio de visitantes neste campeonato e denotaram muitas dificuldades para vencer fora do Estdio do Drago.

A equipa do FC Porto foi recebida na noite de sbado para domingo no aeroporto Francisco S Carneiro com insultos e palavras de contestao em consequncia da derrota com o Martimo. Cerca de umas duas dezenas de adeptos aguardaram pela chegada da comitiva cidade Invicta, no escondendo a sua insatisfao pelo desaire no Funchal. Paulo Fonseca foi um dos principais visados pelos protestos dos simpatizantes azuis e brancos, ouvindo-se palavras de ordem como Vai-te embora ou Ests a mais. No Drago o cenrio foi mais pacfico. Apesar da presena de alguns elementos do Corpo de Interveno, o autocarro entrou sem problemas na garagem do estdio.

14 . Comunidades

Santa Clara vence Sporting B


O Sporting B perdeu na quarta-feira com o Santa Clara, por 0-1, nos Aores, em partida da 27. jornada da Liga 2. Golo solitrio de Paulo Henrique, passagem do minuto 50, sentenciou o triunfo da equipa da casa, colocando ponto final em srie de trs jogos sem vencer. J o Sporting B continua em queda livre na classificao, tendo averbado o seu terceiro jogo consecutivo sem amealhar os trs pontos o ltimo triunfo remonta 24. jornada, ante o Beira-Mar, por 1-0, em Aveiro.

03 Fevereiro 2014

II Liga

Portimonense regressa s vitrias


O Portimonense interrompeu na quarta a srie negra de cinco jogos sem vencer (quatro derrotas e um empate), impondo-se na receo ao Beira-Mar, por 2-0. Ricardo Pessoa, aos 34 minutos, na converso de uma grande penalidade, e Semedo, aos 63, foram os marcadores de servio da equipa comandada por Lzaro Oliveira.

Unio leva a melhor no derby


O Unio foi ao terreno do Martimo B conquistar importante e saboroso triunfo, por 2-0, com golos de Zarabi, aos 24 minutos, e Rben Andrade, aos 86.

Resultados e marcadores da 27. jornada


Resultados e marcadores dos jogos da 27. jornada da Liga 2, que ficou completa na quarta-feira.

ltimas inscries
A Liga atualizou a lista de jogadores inscritos pelos clubes entre as 21 horas e a meia-noite. Documentao apresentada at s 24 horas: -Bruno Daniel Pereira de Castro Moreira - Transferncia internacional - G. D. Chaves - Futebol SAD - Antnio Manuel Pereira Xavier - Cedncia temporria - Leixes S. C. Fut. SAD - Jorge Lus Rojas Meza - Cedncia temporria - Os Belenenses - SDF, SAD - Andr Ferreira Teixeira - Incluso no plantel - Os Belenenses - SDF, SAD - Carlos Wilson Cachicote da Rocha - Transferncia internacional - Os Belenenses - SDF, SAD - Fernando Barros Bezerra Jnior - Transferncia internacional Portimonense Futebol SAD - Lucas Possignolo - Transferncia internacional - Portimonense Futebol, SAD - Marcelino Junior Lopes Arruda - Transferncia internacional Portimonense - Futebol, SAD - Valentin Cristian Muscalu - Transferncia internacional - S. C. Beira Mar - Fut. SAD - Jefferson dos Reis - Transferncia internacional - S. C. Beira Mar - Fut. SAD - Luis Filipe Pimenta Cerveira - Transferncia internacional - S. C. Beira Mar - Fut. SAD - Claudio Zappa - Transferncia internacional - Junior A - S. C. Beira Mar - Fut. SAD - Elisson de Jesus dos Santos - Transferncia internacional Junior A - S. C. Beira Mar - Fut. SAD - Mahmoud Abdelrazek Hassan Fadlalla - Transferncia internacional - Sporting C.P. - Futebol, SAD - Matias Rodrigo Perez Marin - Transferncia internacional Sporting C.P. - Futebol, SAD - Heldon Augusto Almeida Ramos - Transferncia nacional Sporting C.P. - Futebol, SAD - Elias Mendes Trindade - Incluso no plantel - Sporting C.P. Futebol, SAD - Victor Hugo Golas - Incluso no plantel - Sporting C.P. Futebol, SAD - Erick Andres Moreno Serna - Transferncia internacional - S. C. Braga, Fut. SAD - Michel Ferreira da Luz Mazala - Transferncia internacional Junior A - S. C. Braga, Fut. SAD - Antnio Jos Marreco de Gouveia - Transferncia nacional S.C. Olhanense - Futebol, SAD

RESULTADOS: Domingo Tondela - Oliveirense, 1-0 (Cal, 49 g.p.) Segunda-feira SC Braga B - Feirense, 2-2 (Erivaldo, 22, Nuno Valente, 31); (Fbio, 50, Jorge Gonalves, 89 g.p.) Tera-feira Moreirense - FC Porto B, 1-2 (Wagner, 50); (Rafa, 73, Mikel, 89) Quarta-feira Penafiel - Trofense, 1-1 (Tiago Guedes, 85); Andr Rateira, (18) Covilh - Chaves, 1-1 (Gui, 57) ; (Joo Fernandes, 39) Acadmico - Farense, 3-0 (Luisinho, 24, Leonel, 76, Fausto, 85) Aves - Atltico, 3-2 (Pedro Pereira, 32, Andrew, 48, Lus Manuel, 79; (Marco Bicho, 19, Pedro Moreira, 65) Leixes - Benfica B, 1-2 (Talles, 67); (Joo Pedro, 20 p.b., Hlder Costa, 30) Santa Clara - Sporting B, 1-0 (Paulo Henrique, 50) Martimo B - Unio da Madeira, 0-2 (Zarabi, 24 minutos, Rben Andrade, 86) Portimonense - Beira-Mar, 2-0 (Ricardo Pessoa, 34 g.p., Semedo, 63)

Queremos informar que a partir de Maro vamos ter treinos de Captaes (Tryouts) Benfica@Toronto para Rapazes Para mais informaes e Raparigas do Ano 2000 ligue: Casa do Benfica telf: 416 651 1548
ou para : 416 990 0537

Genocdio lingustico
Por aqui, neste Jornal... hoje, escreve-se Portugus. Ou melhor ainda se fala e escreve Portugus. Se deixar passar os da nossa gerao... sem investir no ensino de Portugus bem possvel que no ande longe o dia em que j se no fale nem escreva por c o Portugus.

03 Fevereiro 2014

Ainda a tempo . 15

Jos Cesrio avistou-se com o Ministro Kenney

Para onde vai a Cidadania e Imigrao do Canad

Exagero, talvez. Admite se mesmo que seja exagero. S que, s vezes, para que as pessoas tomem determinadas atitudes, necessrio se torna que haja a tal pontinha de exagero... que espicace as conscincias e as atormente se no tomarem determinadas atitudes. Para j, partimos do princpio de que o Governo Portugus este e os que o antecederam deveriam, de facto, ser acusados de genocdio lingustico, para no falarmos, at, em genocdio cultural. Genocdio, aqui e alm, com laivos de discriminao atroz e com consequncias gravssimas para os povos que se deviam entender pela Lngua. Se atentarmos nos montes de milhares de contos que o Governo Portugus este ou os outros atiram para os pases da Europa onde h comunidades portuguesas e traarmos um paralelo com os montantes que se atribuem aos pases fora da Europa Canad, Venezuela, frica do Sul, Estados Unidos, entre outros veremos logo as tais discriminaes de que tanto se fala e ningum capaz de calar. que, de facto, os Governos de Lisboa parecem apostados em preservar, para a Lngua e para a Cultura Portuguesas, as comunidadesportuguesas que vivem na Europa, esquecendo as comunidades que vivem no resto do mundo. Se exagero... deixem-nos continuar a ser exagerados. Para ver se algo se modifica no esquema geral do Ensino de Portugus.-CG Em Otava, o ministro do Multiculturalismo e do Emprego e Desenvolvimento Social, Jason Kenney, reuniu-se, na quinta-feira, com o Secretrio de Estado das comunidades, Jos Cesrio, durante a visita que fez ao Canad. Durante a troca de impresses, o Ministro Kenney destacou as muitas e importantes contribuies feitas pela comunidade portuguesa do Canad para a construo de nosso pas, bem como o interesse dos empregadores canadianos em trabalhadores qualificados de Portugal e as oportunidades para reforar a cooperao econmica entre os nossos dois pases. Na foto, o Ministro Kenney com o Secretrio de estado para as comunidades portuguesas, Jos Cesrio e o embaixador de Portugal, Jos Fernando Moreira da Cunha.

Os neo-democratas para a zona oeste de Toronto vo organizar uma reunio pblica para discutir os rumos do sistema de cidadania e imigrao do Canad. Alm disso, prestadores de servios locais estaro disposio para identificar as necessidades dos moradores da regio. Este encontro ter dois propsitos importantes, disse o deputado federal pelo NDP para a zona de Davenport, Andrew Cash. Ns seremos capazes de realmente conectar os indivduos com os prestadores de servios da comunidade, discutir as recentes mudanas em nosso sistema de imigrao e o que elas significam para o futuro do Canad. Nos ltimos anos, o governo conservador reformulou o sistema de imigrao canadiano tornando o Canad um pas menos acolhedor. Durante dois anos, o governo de Stephen Harper bloqueou processos de patrocnio para pais e avs, cancelou a cobertura de sade para os refugiados e tem gerido de m forma, o programa de trabalhadores temporrios estrangeiros. A reunificao familiar deveria ser o centro para o nosso sistema de imigrao mas este governo conservador tem tornado as coisas ainda mais difceis. Fazer uma famlia se reunir em solo canadiano est muito complicado nos dias de hoje , disse Peggy Nash, deputada para a zona de Parkdale High Park. Ela vai sediar a reunio ao lado de Andrew Cash e Mike Sullivan, deputado para a zona de York SouthWeston. A reunio ser na quinta-feira, dia 13 de fevereiro, as 18 horas na escola Bishop Morocco/Thomas Merton High School localizada no nmero 1515 da Bloor Street West (com a Dundas). Este encontro vai oferecer aos moradores da zona oeste de Toronto toda a informao necessria , disse Mike Sullivan. E isso vai nos dar as ferramentas que precisamos para lutar por eles em Otava melhorarando assim o sistema de imigrao do Canad

Religio e F

Vida com abundncia


Embora a sociedade de hoje tenha mais coisas materiais do que as geraes do passado, espiritualmente ela est na bancarrota e no feliz. E porqu? Porque rejeitou a fonte divina pela qual poder saciar e guiar a sua vida espiritual: O Deus que criou os cus, a terra e tudo quanto neles h. As escolas de hoje esto sendo usadas para desviar as crianas e os jovens dos caminhos de Deus. As doutrinas falsas da evoluo so ensinadas como sendo verdade nas escolas. E os estudantes que acreditam na existncia de Deus e nos valores morais das Sagradas Escrituras, so humilhados e ridicularizados nas aulas pelos professores. As igrejas em geral, seja qual for a denominao, esto vazias porque a maiora das pessoas esto mais interessadas em trabalhar no Domingo para ganharem dinheiro. Muitos ficam em casa a ver televiso. Outros vo s compras ao Domingo, e outros so mais atraidos aos desportos e s festas mundanas do que a louvarem e agradecerem ao Deus que os criou e os abenoou com as benos materiais. O resultado de tudo isto que as pessoas nos nossos dias no tm direco divina para as guiar e esto vivendo vidas corruptas e espiritualmente vazias. Bem disse o Salmista: Disse o nscio no seu corao: no h Deus (Salmo 53:1). E mais adiante o Salmista lamenta que, devido sociedade do seu dia ter posto Deus de parte, tm-se corrompido e tm cometido abominvel iniquidade: no h ningum que faa o bem (Salmo 53:1). O que semeamos... um dia ceifaremos. Ns podemos ver os frutos feios do pecado de uma gerao que tem voltado as costas a Deus. A maiora dos casamentos acabam em divrcio, porque no havendo o temor de Deus, tambm no h respeito, fidelidade e amor. Os filhos so desobedientes aos pais e no respeitam ningum. Os operrios, no tendo o temor de Deus nos seus coraes, roubam os seus patres e no fazem as suas responsabilidades com

Rev. Joo Duarte

zelo. Igualmente, os patres tentam oprimir e enganar os seus operrios. Hoje em dia viverem juntos sem estarem casados considerado normal e aceitado pela maiora. O sexo praticado fora do casamento pelos casados e pelos solteiros. Deus chama tal prtica de adultrio, imoralidade e prostituio. Todavia as pessoas dizem que vivemos em tempos diferentes e esto libertas da opresso dos valores antiquados. Todos os anos milhes de bebs esto sendo assassinados legalmente por doutores e mulheres que dizem que tm o direito de fazerem o que querem dos seus corpos. Todavia, ao pensarem nos seus direitos, ningum pensa acerca dos sofrimentos e direitos dos bebs. Muitos pases tm mudado as suas leis para acomodar as ideias modernas com respeito definio do casamento. No entanto, Deus no muda, e a nica definio que Deus aprova o casamento entre um homem e uma mulher (Gnesis 2:24; Levtico 18:22; Mateus 19:4-6). As pessoas preferem viver espiritualmente nas trevas do que olharem para Cristo, o qual a luz do mundo (Joo 3:19; Joo 8:12). Embora muitos lamentem a corrupo dos nossos dias, Jesus nos d uma palavra de encorajamento: O ladro no vem seno a roubar, a matar e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundncia (Joo 10:10). O diabo o grande ladro que veio ao jardim do den com uma nica inteno: destruir, roubar e matar o que Deus criou. Ele tentou Ado e Eva para que desobedecessem a Deus e o resultado da queda foi que a raa humana ficou separada espiritualmente de Deus (Gnesis 3; Romanos 3:23). Todos os males deste mundo so o resultado do primeiro casal ter caido na tentao (Romanos 5:12). Todavia, Cristo veio ao mundo para destruir as obras do diabo e dar vida com abundncia a qualquer pessoa que o aceita pela f como o seu Salvador (I Joo 3:8; Joo 10:10; Joo 3:16; II Corontios 5:17).

16 . Comunidades

03 Fevereiro 2014

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE Paulo


Sutton Group Innovative Realty Inc.
ON L8W 3J6

PAULO

Antunes
escritrio

1423 Upper Ottawa St.

905 575 7070

HAMILTON

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

9 Keith St. $98,900 Difcil de crer mas ainda existem abaixo de 100,000. Semi separada mas...

1094 Cannon $124,900 Imagine este investimento... Arrendada por 900.00 por ms mais todas as despesas...

4114 Hwy 6 $97,900 Terreno de 154 ps por 136 ps. No ser ideal para fazer a casa dos seus sonhos?

289 440-1319

24 Keith st $ 119,900 O seu dinheiro no banco sim plesmente no cresce. Que tal ser senhorio?

48 Berkindale Dr. $314,900 4 Level back split, enorme com 4 quartos de dormir e dois quartos de banho. Garagem dupla.

61 Francis Av. $ 121,900

A hipoteca ser de menos de 650.00 Dollars. 3 quartos de dormir, estacionamento por trs. Mais barato do que arrendar.

28 case av. $ 149,900 Casa com duas cozinhas. Arrendada por 1000.00 por ms mais as despesas.

Em Grimsby $ 129,000 Negcio estabelecido em excelente condio. Restaurante Grego com muita clientela.

Mbanza Kongo ser patrimnio da humanidade no prximo ano


*Continua trabalho de escavaes arqueolgica e de recolha de informao no Vaticano e em Portugal.
As autoridades angolanas acreditam que MBanza Kongo ser classificada como Patrimnio Mundial da Humanidade em 2015, disse a Ministra da Cultura de Angola Rosa Cruz e Silva. A candidatura da antiga capital do Reino do Kongo foi entregue no final de Janeiro, seis anos aps o incio dos trabalhos. Por esta altura, segundo o Ministrio da Cultura, decorrem os trabalhos de escavaes arqueolgicas e da recolha de informaes escritas nos arquivos do Vaticano e em Portugal. Diante da primeira verso do texto de fundamentao da candidatura de MBanza Kongo a Patrimnio Mundial da Humanidade, o historiador angolano Dr. Simo Souindoula acredita que o executivo tem feito um esforo para que a candidatura seja uma realidade em 2015.

O Dr. Simo Souindoula Vice-Presidente do Comit Cientifico Internacional da Unesco no Projecto A Rota dos Escravos. Ele espera que sejam cumpridos os critrios estabelecidos pela Unesco par que o pedido seja aceite. O vice-presidente para a Rota dos Escravos da Unesco sugere que o governo angolano deve comear j a elaborar e a colocar em prtica a gesto do ps aceitao da candidatura, porque afinal o mundo sair a ganhar com o renascimento de MBanza Kongo. Simo Souindoula diz ter a certeza que a antiga capital do Reino do Kongo, ser vista como a nova Jerusalm da Regio do Gabo, dos Congos e da Angola.

03 Fevereiro 2014 A doena de Alzheimer em equao

Ainda a tempo . 17

Uma iniciativa multicultural de consciencializao

A Sociedade de Alzheimer do Ontario, para o caso em parceria com o Governo Provincial, lanou, h dias, em conferncia de Imprensa, a expanso do seu programa pioneiro Finding Your Way Descubra o Caminho. Trata-se de uma iniciativa multicultural de consciencializao de segurana, para pessoas com aspectos de demncia que podem desaparecer ou ficar perdidas. Pretende-se diminuir os casos dos que, com a doena, vagueiem e desapaream. Trata-se de um programa multilingue de preveno. Recebeu mais de milho e meio de dlares do Governo do Ontario. O objectivo mesmo expandir o programa para os idiomas Italiano, Espanhol e Portugus, por forma a abranger os cidados do Ontario cuja primeira Lngua no seja o Ingls e o Francs. Gale Carey, da Alzheimer Society do Ontario abordou o tema. Segundo os nmeros cerca de 200 mil residentes do Ontario com mais de 65 anos sofrem de demncia em qualquer forma o que representa um aumento de 16 por cento nos ltimos quatro anos.

Cristina Costa foi a mestre de cerimnias. Mais do que isso, pea fundamental no trabalho desenvolvido com o kit Descubra o Caminho. Tambm ela acentua a importncia que o programa tem para a segurana de todos. Um ou outro portugus estava tambm por ali, como foi o caso de Jos Lima. A entender bem o que se estava a passar. Jos Lima acha que vale mesmo a pena. No fundo, o programa visa garantir a segurana da pessoa qwue sofre de demncia, sem a privar da sua dignidade e independncia.

para estar mais consciencializados e saber o que fazer quando algum desaparece. O programa Descubra o Caminho um ptimo recurso para que as famlias aprendam dicas preventivas para segurana das pessoas que sofrem de demncia, ao mesmo tempo que d polcia informao importante sobre a pessoa desaparecida atravs do formulrio personalizado do kit de segurana. Se, no caso de desaparecimento, a informao est disponvel para ajudar a polcia, o processo de busca pode ser acelerado, afirma Andrew Fletcher, Vice-Chefe da Polcia Regional de Peel and co-director do Comit de Segurana Comunitria e Preveno do Crime da Associao de Chefes da Polcia do Ontrio (OACP). Desde que minha me foi diagnosticada com a doena de Alzheimer, ela tem estado muito ansiosa, est sempre a querer abrir a porta e sair de casa. Depois que ela conseguiu sair sozinha algumas vezes, ns decidimos instalar alarmes nas portas. Mas numa tarde de domingo, meu marido e eu adormecemos e no ouvimos o alarme. Quando eu abri os olhos ela tinha desaparecido.

Expandir o programa
A Sociedade de Alzheimer de Ontrio, em parceria com o Governo de Ontrio, est assim a expandir o programa pioneiro Finding Your WayTM (Descubra o Caminho), uma iniciativa multicultural de consciencializao de segurana para pessoas com demncia, que podem desaparecer ou ficar perdidas. O programa visa prevenir que pessoas que sofrem de demncia vagueiem e desapaream, ajudando cuidadores e familiares a preparar-se para a eventualidade destes incidentes acontecerem. Cerca de 200,000 residentes do Ontrio com mais de 65 anos sofrem de demncia, um aumento de 16 por cento nos ltimos quatro anos. At 2020, cerca de 250,000 idosos do Ontrio iro sofrer de algum tipo de demncia. As estatsticas mostram que trs em cada cinco pessoas que sofrem de demncia desaparecem nalgum momento, muitas vezes sem dar sinal. O risco de ferimentos graves ou morte ainda maior para as que ficam desaparecidas por mais de 24 horas. fundamental que os cuidadores tenham um plano preparado e saibam como proteger a pessoa. O kit de segurana do Descubra o Caminho TM contm ferramentas e recursos que ajudam a garantir a segurana da pessoa que sofre de demncia, sem a privar da sua independncia ou dignidade, e informao que ajuda as famlias a criar planos de segurana personalizados. O kit inclui:

Acredita-se, de resto, que at 2020 cerca de 250.000 idosos podero vir a sofrer de qualquer tipo de demncia, designadamente Alzheimer. E vai da, as estatsticas dizem que trs em cada 5 pessoas a sofrer de demncia podero desaparecer de casa. Por isso, o apoio da Polcia para este programa.

Descubra o caminho
Para j, a entrega de um kit de segurana Descubra o caminho contm afinal elementos de recurso a que se pode recorrer quando necessrio. O ministro Mario Sergio esteve presente, naturalmente, e disse-nos, desde logo, algo do que vale a pena no esquecer. De resto, a Premier, Kathleen Winn, interessa-se pelo programa. O ministro assim o disse. Para Laura Albanese, deputada provincial, o tema por demais importante. E fala at em casos que conhece.

Felizmente, minha filha estava a voltar de carro para casa e viu a minha me a caminhar ao longo da mesma avenida. Foi muito assustador diz Filomena Roque. Fico contente que exista um programa como Descubra o Caminho para consciencializar as pessoas sobre o perigo dos desaparecimentos e informar cuidadores como eu sobre como preveni-los. Para saber mais sobre o Descubra o Caminho, consulte www. FindingYourWayOntario.ca ou contacte a Associao de Alzheimer mais prxima atravs da pgina www.alzheimerontario.ca.

Comportamentos de risco
medida que a incidncia da doena de Alzheimer aumenta, aumenta tambm o comportamento de risco que leva ao desaparecimento. A realidade que a doena afecta homens e mulheres de todas as raas, religies e estratos socioeconmicos, sublinhando a necessidade de chegar a todos os grupos etnoculturais , afirma Gale Carey, da Associao de Alzheimer do Ontrio. por isso que estamos gratos que o Governo do Ontrio tenha desempenhado uma papel de liderana na criao de uma rede de segurana mais abrangente para pessoas que sofrem de demncia, e para familiares e membros da comunidade que cuidam delas. Com a expanso do programa Finding Your Way, estamos a abranger mais pessoas, incluindo aquelas cujo primeiro idioma no o Ingls e Francs, com informaes importantes para proteger aqueles que padecem da doena de Alzheimer, referiu Mrio Srgio, o Ministro Responsvel pelos Cidados da Terceira Idade. Atravs do Plano de Ao de Ontrio para Cidados da Terceira Idade, estamos a trabalhar com pessoas que enfrentam a demncia e as respetivas famlias para melhorar a segurana e a proteo dos cidados da terceira idade. Para garantir a segurana de pessoas que sofrem de demncia, cuidadores e comunidade em geral devem trabalhar em conjunto

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa)

e-mail: emaseca@netcabo.pt

Cel: 918825577

18 . Ler e contar Coisas que tocam o corao...

A Menina... e o Cozinho!

03 Fevereiro 2014 Abandono de Lopo do Nascimento provoca reaces

Conceio Baptista (sao_baptista@hotmail.com


Todas as semanas, s sextas-feiras, vejo a Menina e o seu cozinho. noitinha, nestas noites frias de morrer, a Menina espera, para nos abrir a porta, com um olhar lindo e meigo, que aquece por completo os coraes. E os avs a rir, a acharem muita graa, vo recebendo o pessoal do nosso Grupo de Teatro - com a maior simpatia e hospitalidade. Mas... eu conto. Primeiro, ouvimos o ladrar do cozinho Luca (que neste caso uma linda cadelinha), que vem a correr porta, seguido pela Menina, que nos recebe da maneira mais linda e carinhosa. Batendo palmas e distribuindo sorrisos, que tm, para ns, muito mais valor do que carpete vemelha, e toda a pompa e cerimnia... de algumas importantes recepes. E eu... que coisas destas so as que verdadeiramente me emocionam, deixando-me sempre com os olhos cheios de lgrimas e um sorriso no rosto, vou p ante p... e basta um leve movimento, junto porta, para que a Menina, seguida pelo seu cozinho, nos receba com o maior carinho. Com alvoroo, at. muito pequena ainda, tem somente dois aninhos e meio, e traz estampado no rostinho lindo, e no olhar vivaz, o entusiasmo e a alegria de nos ver por ali, para connosco conviver aquelas horas de amizade e criatividade. , na verdade, uma manifestao linda, um quadro colorido e expressivo que nos toca o corao. Enquanto o cozinho agita a cauda, a Menina bate palmas, e no seu ainda pequeno vocabulrio, vai dizendo, vamos pra baixo - quero o cavalinho. E esse Cavalinho... de que ela gosta tanto, uma antiga cantiga, que costumo cantar aos meus netos ( de quem sempre tenho imensas saudades... por ter os braos quase sempre vazios) e s crianas com quem convivo. E assim... que todas as sextas-feiras, iniciamos o nosso ensaio de Teatro. Por vezes... e enquanto esperamos para reunir todo o pessoal do grupo, que felizmente j somos muitos, fico a pensar, que neste mundo, onde h tanta gente sofrendo a dor da solido, eu sou uma mulher muito afortunada. Logo chegada, sou convidada pela Menina a sentarme, para podermos brincar ao cavalinho. Todos riem, todos acham graa. A Menina sentada nos meus joelhos, como se realmente tambm sua av fosse, canta comigo, batendo palmas, a cantiga simples, que ao longo dos anos aprendi que traz alegria aos mais pequeninos: Vamos l Cavalinho / Vamos l, vamos l / Que no cimo da montanha / Est o Sol... (e a Menina) nossa espera... E o cozinho sempre por ali. H tambm um lindo gato, cinzento, que nos acompanha. E quatro geraes de mulheres, simpticas, conversadoras, fazendo reflectir nas suas palavras toda a sensibilidade da alma feminina. E os colegas... no seu amor pelo Teatro, sempre com a mais dedicada pontualidade e concentrao. A Menina, feliz da vida, vai buscar um papel e entra na roda. Quer fazer Teatro! Quer continuar o que ns comemos - e que sempre assim seja! Que nos mais novos, desperte o interesse de prosseguir os passos que agora tentamos dar... para promover a cultura e a arte popular - que nossa... e deles tambm ! Afinal... h que trabalhar a terra - para que se possa semear as flores! Flores que ho-de, depois, desabrochar!

Figura de consenso para substituir Jos Eduardo dos Santos?


Alguns analistas polticos acreditam ser uma estratgia para que Lopo reaparea como a figura de consenso para substituir Jos Eduardo dos Santos. Lopo do Nascimento anunciou a sua retirada da poltica a semana passada. Ele foi primeiro-ministro e chefe de Gabinete do actual Presidente da Repblica. O jurista Pedro Kaparacata entende que esta retirada pode ser uma jogada poltica, para catapultar Lopo do Nascimento como a nica figura capaz de substituir o atual Presidente da Republica. Kaparacata pensa tambm que Lopo do Nascimento devia, no entanto, pedir desculpas pelos erros que os dirigentes do pas cometeram j que ele um deles. Por outro lado, o cientista poltico Nelsom Pestana Bonavena acha que a sada de Lopo do Nascimento devia ser um acto normal se Angola fosse tambm num pas normal. Bonavena entende ainda que Lopo do Nascimento sempre foi uma ameaa para a presidncia de Jos Eduardo dos Santos da ter sido subalternizado durante muito tempo. Lopo do Nascimento foi um dos signatrios dos acordos de Alvor e membro do conselho presidencial do governo de transio do lado

do MPLA, ao lado de Jos Ndele, pela UNITA, e Jonhy Pinock Eduardo, pela FNLA. Lopo tinha sido acusado por Agostinho Neto de pequeno burgus e afastado do cargo, voltando depois no mandato de Santos como Comissario provincial da Huila.

Angola o segundo pior pas no mundo na morte de crianas


O representante da UNICEF em Luanda, Francisco Songane, diz que a cifra alta mas deve ser vista na perspectiva de um pas que sai de duas guerras que foram muito severas. Fransico Songane comentava o relatrio sobre a situao da infncia no mundo, publicado nas ltimas horas em Nova Iorque, e disse que esforos esto a ser feitos pelo governo angolano para melhorar a situao da infncia no pas. De acordo com os indicadores, Angola tem uma taxa de mortalidade infantil com 164 mortes por cada mil nascidas no pas em 2012.

Em entrevista Voz da Amrica o representante da UNICEF afirmou haver ainda muitos problemas e evocou o facto de os indicadores do relatrio colocarem Angola no segundo lugar no grupo de pases com maiores taxas de mortalidade infantil. Mesmo assim, saudou contudo os esforos do governo e de organizaes parceiras na melhoria das condies de sade e dos direitos da infncia em Angola. Quando questionado por que razo o bom crescimento econmico angolano no se tem reflectido na melhoria das condies de sade e proteco dos direitos das crianas em Angola, Songane respondeu ser este um desafio que se tem de momento e que j foi abordado vrias vezes com as autoridades angolanas que por sinal j esto cientes sobre o que fazer.

Deputada angolana agredida pela polcia

O lder da CASA-CE, Abel Chivukuvu, e uma delegao do seu partido foram impedidos, na quinta-feira, de visitar cerca de 50 famlias retiradas da Chicala, bairro do Quilombo, onde viviam em casas, para habitarem, agora, em tendas sem condies. A chegada de foras policiais impediram a visita e a deputada Odeth Joaquim foi mesmo agredida pelos agentes. Um agente da policia agarrou-me no peito, empurroume para impedir que eu entrasse, o que muito mau e repugnante num pais que se diz democrtico e de direito, disse a deputada.

O presidente da coligao eleitoral Abel Chivukuvuku depois do que viu prometeu escrever uma carta ao Presidente da Repblica para que este v ver com os prprios olhos como esto a viver os seus concidados. O que constatamos aqui neste acampamento to desumano que quase impossvel descrever a situao, mas preocupante a conscincia de que isto feito por angolanos contra outros angolanos, comentou Chivukuvuku.

Pombas da paz largadas pelo Papa atacadas por corvo e gaivota


*Papa Francisco apelou paz na Ucrnia
Duas pombas brancas consideradas comumente como smbolo de paz e, para os catlicos, smbolo do Esprito Santo foram atacadas, domingo (26) por um corvo e uma gaivota, aps terem sido largadas por duas crianas ao lado do Papa Francisco, durante uma celebrao religiosa. A pomba que foi atacada pela gaivota perdeu algumas penas, mas conseguiu fugir do pssaro agressor. J o corvo bicou repetidamente a outra pomba. Pouco depois, as duas pombas voaram para longe da praa de So Pedro. Antes do incidente, o papa Francisco tinha apelado paz na Ucrnia, depois de pelo menos trs pessoas terem sido mortas durante os ltimos confrontos no pas. Eu estou prximo da Ucrnia, em orao, em especial para aqueles que perderam suas vidas nos ltimos dias e para as suas famlias, disse o chefe da Igreja catlica na celebrao. O Papa Francisco prosseguiu o apelo paz: Espero que um dilogo construtivo entre as instituies e a sociedade civil possa ter lugar, que qualquer recurso violncia seja evitado e que o esprito de paz e de uma busca do bem comum esteja nos coraes de todos.

03 Fevereiro 2014

Ler e contar . 19

S o ajudei a chorar...
Fernando Cruz Gomes
Era um menino de 4 anos. Daqueles que v ainda tudo pelo prisma das coisas belas. Que entende mal o mundo bisonho dos que no tm sonhos. E que nivela, no seu coraozinho tenro, todas as coisas que os olhos descortinam. E onde no entra a maldade. E amor rima com alegria... a alegria de uns verdes anos. L por casa, um dia, houve choro. Cenas tristes. que um vizinho muito chegado j muito idoso perdera a esposa, companheira de muitos sis. Amparo e arrimo de muitos invernos. Amparo e arrimo dos seus ltimos sonhos.

Com dezenas de milhares de pessoas a assistir cerimnia religiosa Angelus, na Praa de So Pedro, uma gaivota e um corvo negro perseguiram de imediato as pombas, momentos depois de estas terem sido libertadas de uma janela do Palcio Apostlico.

Navio tanque desaparecido ao largo de Luanda localizado na Nigria


*Angola diz que sequestro foi simulado

7 Arte com Cludio Anaia *Filme da Semana: A rapariga que roubava livros ***
Este filme baseia-se no livro homnimo do australiano Markus Zusak, aclamado pelo pblico e pela crtica. O romance permaneceu 375 semanas na lista de bestsellers do New York Times. No fundo, conta a histria de uma menina de nove anos que vive em Munique com a sua famlia adoptiva, durante a Segunda Grande Guerra. Ensinada a ler pelo seu novo pai, ela entregase aos livros que rouba e que vai partilhando com os seus amigos e vizinhos. E assim que nasce uma amizade com Max, um jovem judeu que vive escondido na cave de sua casa e que, tal como ela, se refugia na literatura para escapar dura realidade. Um filme bonito, com uma fotografia espectacular que relata os horrores do nazismo numa transposio da literatura para o cinema. Cludio Anaia claudionaia@hotmail.com www.relances.blogspot.com

O navio tanque Kerala que desapareceu, na semana passada, ao largo de Angola, j foi localizado na Nigria, disse um porta-voz da marinha angolana. Citado pela agncia de notcias portuguesa LUSA, o Capito Augusto Alfredo acrescentou que o navio no foi atacado por piratas mas simulou o sequestro em conluio com um rebocador envolvido em aces de sequestro de navios ao largo da costa do Gabo. O Kerala encontrava-se ancorado ao largo de Luanda aguardando autorizao para atracar na capital para cumprir um frete da petrolfera angolana Sonangol transportando aparentemente vrias toneladas de gasleo quando desapareceu presumindo-se ento que tinha sido desviado por piratas. Manobras de diverso Na noite do passado dia 18 o Kerala desligou o sistema de comunicao e navegou em direco Nigria acompanhado pelo rebocador Gare no que o porta-voz da marinha disse ser um simulacro de sequestro. Segundo explicou o oficial angolano, tudo aconteceu quando o rebocador Gare, que rplica de um outro com o mesmo nome e que havia participado em aces de pirataria no Gabo no ano passado e que est desactivado na Nigria, se aproximou do Kerala, entrou em comunicao com este e de seguida o petroleiro levantou ncora e rumaram os dois para a Nigria. Portanto tudo no passou de uma simulao de sequestro da parte da tripulao e do seu agente. Neste momento, o rebocador Gare e o petroleiro Kerala esto na Nigria, frisou. No golfo da Guin e ao largo da Nigria piratas geralmente desviam navios tanque para se apoderarem da sua carga que transferida para pequenas embarcaes e depois vendida. Em algumas ocasies tm tambm pedido o pagamento de regates pela libertao da tripulao. O porta-voz da marinha angolana disse ainda que na sexta-feira foi registado um falso alarme de um possvel ataque de piratas. Um SOS emitido pelo navio petroleiro SEATRANS CS, encarregue de transportar ramas de petrleos dos blocos, dava conta de um possvel assalto ao navio por um grupo de piratas, disse o porta-voz. Uma lancha da Marinha acorreu de imediato ao local, tendo concludo que tal no passava de um falso alarme, acrescentou.

Na casa do menino entendeu-se o drama do velho senhor. E tanto disso se falava que at o menino se comoveu. De tal maneira que comeou a olhar mais para o vizinho idoso. L no ntimo do seu corao, perguntava-se sobre o que fazer para o animar. Para lhe mitigar a solido. A determinado momento, viu o velho no quintal. Mesmo ali. A dois passos. Sem saber porqu, saltou a pequena vedao com aparente facilidade. Viu o velho a chorar. No seu ntimo de menino... a ideia de lhe enxugar as lgrimas... de lhe dizer que no estava s, talvez... No quintal, o homem chorava a dor de perder a mulher. A dor de no ter mais ningum. A dor de esperar a sua prpria morte, talvez para se juntar esposa que tanto amara... O menino como que adivinhou tudo aquilo. Foi-se a ele. Nada disse... porque nada sabia dizer. Saltou-lhe para o colo. Ficou por ali... minutos sem conta. Quando mais tarde, voltou a casa... vinha outro. Radiante. Feliz. E quando a me lhe perguntou o que que tinha dito ao velhinho que, de longe, se via ter deixado de chorar o menino respondeu to smente: - Nada. No lhe disse nada. S o ajudei a chorar... e ele, ele gostou...!

Paulo Alves Carlos Moreira Conversa com Felipe Massa BMW Srie 2 Active Tourer em Genebra
Logo aps seu primeiro teste com o novo carro da Williams, o FW36, na passada quinta-feira:
A verso monovolume do Srie 2 a grande aposta da marca bvara para o certame suo, em maro. A BMW confirmou que o Active Tourer dever chamar-se Srie 2 Active Tourer (na imagem a verso Concept Active Tourer no Salo de Genebra de 2013) e que contar com uma gama de trs motores a gasolina e trs Diesel. Um dos Diesel o novo bloco de trs cilindros com 1,5 litros que dever atingir os 95 cv de potncia, mas a BMW garantiu ao Autohoje que este bloco vai ter mais um nvel de potncia que ser acima de 115 cv. Est ainda a ser preparada a verso hbrida a gasolina. A apresentao da verso de produo vai decorrer na edio deste ano do Salo de Genebra. A BMW vai apresentar o Srie 2 Cabrio no Salo de Paris, em setembro.

20 . Automobilismo

03 Fevereiro 2014

A WILLIAMS Quando eu soube que no teria o contrato renovado com a Ferrari, nem sabia se ia correr ou no na Frmula 1, vi na Williams no apenas a oportunidade de ficar na categoria, mas de assinar com um time que quer voltar a vencer corridas. PRIMEIRO DIA DE TESTES COM O NOVO CARRO O primeiro dia sempre um dia especial: teve dias em que eu andei na Ferrari, sentei no carro e pensei: uau, vamos nos dar bem neste ano!. E j tiveram anos em que j no primeiro dia pensei: vamos sofrer nesta temporada... IMPRESSES APS O PRIMEIRO DIA DE TESTES Hoje a primeira impresso foi tima, tive a certeza de ter feito a escolha certa. O tempo de volta, ter ficado em segundo logo no primeiro teste, um parmetro importante sim. Claro que h equipes que esto fazendo cada cronograma. Mas eu tive uma tima impresso de cara. Um timo feeling. Assinei com uma equipe que tem capacidade de vencer corridas, de ser competitiva. DIFERENAS ENTRE FERRARI E WILLIAMS Aqui, senti uma liberdade que muito importante, e eu estava precisando disso. Eu e a Williams vivemos um momento igual: tanto eles quanto eu estamos sentindo falta de vitrias. EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2014 muito difcil falar hoje: vou brigar pela vitria. Tem muita mudana pela frente. Hoje ser diferente do Bahrein, da Austrlia. Mas a gente pode, sim, chegar l e ter um carro que pode vencer a corrida. Estamos trabalhando para isso. Se fosse no ano passado, com certeza seria impossvel sonhar com isso. Fosse um ano em que o regulamento no mudaria muito, como de 2012 para 2013 e sair da Ferrari para ir para qualquer outro time, j teria um cenrio traado. Agora no. Tudo pode acontecer. ESCOLHA PELA WILLIAMS Queria saber como seria o pacote tcnico da Williams, se eles teriam o motor Mercedes... Queria correr com o motor Mercedes! Sabia que a Lotus teria dificuldades financeiras e tambm no teriam este motor. Olhando hoje, parece uma deciso fcil, mas h seis meses era um cenrio menos bvio, estudamos bastante para chegar a esta deciso. E a Williams tambm me queria de qualquer jeito. GP DA AUSTRLIA Apostar em azaro pode ser uma boa na Austrlia (risos). Quando tivemos uma mudana grande, como em 2009, vimos a Brawn GP mudando a histria. Terminar a primeira corrida j ser um grande desafio para muitos times.

Mercedes-Benz apresenta Classe V


Este motor ganhar posteriormente uma verso com 204 cv. Podem surgir acoplados a uma caixa manual de seis velocidades ou automtica de sete relaes 7G Tronic. Esteticamente, o novo modelo adota solues estilsticas na mesma linha dos recentes Classe C, E e S. Em termos concetuais, poder tambm agradar aos fs do Classe R. A frente incorpora faris LED com luzes diurnas integradas, grelha com quatro frisos cromados. Os faris traseiros so verticais e com iluminao por LED. A carroaria ganhou uma forma mais aerodinmica e com traos mais modernos. Por dentro, o Classe V ficou mais luxuoso, tendo um painel de instrumentos com acabamento em madeira, bancos em pele, luz ambiente e sadas de ar circulares e cromadas. Destaque ainda para o ecr ttil e sistema de infotainment Command opervel atravs de um touch pad integrado na base da consola central, no lugar da caixa de velocidades (que transitou para uma patilha agregada ao volante). Atrs, os passageiros podem contar com uma terceira fila de bancos individuais ou com um banco nico para trs ocupantes, alm de um sistema de climatizao com trs nveis independentes. Os bancos da segunda fila rodam 180 graus. Todos os bancos podem ser removidos de modo a aumentar o espao de carga. O V conta ainda com uma soluo de abertura independente do culo traseiro. Os sistemas de assistncia conduo e segurana incluem de srie, entre outros, o Crosswind Assist (que estabiliza o carro face a fortes rajadas de vento) e Attention Assist (que agrega alertas de mudana de faixa e pr-coliso), cruise control adaptativo, estacionamento automtico, cmara de 360 graus e faris inteligentes.

Para o sucessor do Viano, a marca de Estugarda optou por regressar designao V. Mais sofisticado, o monovolume tem lanamento previsto para o vero. O Classe V ser lanado em Portugal entre junho e julho, com preos abaixo dos 60 mil euros para verso Avangarde 220 CDI caixa manual. A Mercedes-Benz apresentou oficialmente o Classe V em Munique, na Alemanha. Com 4,89 metros de comprimento, o luxuoso monovolume conta ainda com duas verses longas, de 5,14 m e 5,37 m. Concebida para inmeras personalizaes, pode ainda ser encomendado com distncia entre eixos de 3,2 m e 3,4 m. A verso de acesso V200 CDI traz debaixo do cap um motor 2.1 de quatro cilindros turbodiesel com 136 cv e 330 Nm de binrio. O V220 CDI tem 163 cv e 380 Nm (que anuncia consumos de 5,7 l/100 km). H ainda um V250 BlueTec com 190 cv e 440 Nm.

Venho falar de algo pelo que sou apaixonado: emoo. Mas no pura emoo. A emoo de ouvir o roncar sinfnico de um carro de Frmula 1. Desde a criao da categoria, os motores j tiveram de 6 at 12 cilindros, em V e longitudinal. Uns soavam mais grave; outros,

O renascimento do V6 Turbo
mais agudos. Mas nunca um som de decepo. Confesso que quando a FIA determinou a troca dos V8 2.4 pelos V6 1.6 turbo, para a temporada de 2014, fiquei com medo de como soaria o eco na reta principal, na sada da ltima curva, acelerador no fundo e ponteiro no vermelho. Normal. Afinal, tiraram dois cilindros e reduziram espao na cmara de combusto. Acontece que na passada sextafeira, aps ver um vdeo posto pelo piloto Felipe Massa, da Williams no facebook- durante o primeiro dia de testes da pr-temporada, em Jerez eu realmente me decepcionei. Mas a decepo foi com a minha capacidade de duvidar da emoo que a Frmula 1 ainda podia me proporcionar. Na gravao, Massa captura trs monopostos modelo 2014: o RBR de Vettel, o Williams de Bottas e o Force de Prez, em momentos distintos. Arrepiou. Seja no momento em que possvel acompanhar o finlands do carro 77 entrar na reta principal e despejar toda a potncia do propulsor Mercedes, com o turbo girando a, aproximadamente, 150 mil rotaes por minuto. Ou ento, quando a RB10 nmero 1 entra manso na reta das boxes, como se um avio tivesse acabado de

aterrar. Fascinante. Acho que apesar da polmica em torno dos narizes de gonzo, tamandus, bagres, aspiradores, entre outros, a parte mecnica conseguiu ser mais ecologicamente eficiente, mas sem deixar de lado a emoo que ouvir o ronco forte de um F-1.

Compromisso com a Comunidade


*Ana Bailo vai continuar campanha
A 27 de Janeiro assinalava-se o quarto aniversrio do incio da campanha eleitoral de 2010 de Ana Bailo. Uma campanha vitoriosa. Que a vereadora espera que se repita, agora que j entregou os papis para a recandidatura pelo Bairro 18, Davenport. Na nota que nos enviou, Ana Bailo escreveu: Faz hoje quatro anos, estabeleci o meu primeiro compromisso com os moradores do Bairro 18 para lhes dar voz na Cmara Municipal e liderar a luta pelos seus interesses. Em Assembleia, Ana Bailo tem defendido melhores condies de trabalho e salrios justos para pessoal da limpeza, lutou por mais servios para recm-chegados e liderou negociaes oramentais para salvar servios comunitrios vitais. um orgulho apoiar a Ana Bailo. Ela uma voz forte na comunidade. A sua liderana comprovada, traduz-se em resultados positivos. Sobressai a sua luta por assuntos econmicos e sociais relevantes para famlias e comrcio, afirma, por sua vez, Charles Sousa.

03 Fevereiro 2014

Comunidades . 21

Ana Bailo continua a residir no Bairro 18, na mesma comunidade que a recebeu quando emigrou de Portugal aos 15 anos com a famlia . O nosso Bairro melhorou muito nos ltimos anos, e vamos continuar a implementar uma abordagem comunitria. Ao formalizar a recandidatura, renovo o meu compromisso com os moradores, lembrando os feitos conseguidos, e pensando j em levar adiante importantes projectos locais e de toda a cidade, afirma Ana Bailo.

Hoje renovo esse compromisso afirma, agora, Ana Bailo. Amigos e vizinhos queriam juntar-se para trabalhar em melhorias no nosso parque local, diz Jennifer Tibbitt, moradora do Bairro 18 e membro do Friends of McCormick Park. Nos ltimos dois anos, a Ana deu-nos o apoio necessrio para concretiz-las. um excelente exemplo de comunidades que tm uma voz activa e que marcam a diferena. Numa altura em que o municpio ponderava encerrar bibliotecas, a Ana lutou no apenas para manter aberta a nossa biblioteca local, mas tambm para aument-la. A sua relao prxima com a comunidade tem marcado a diferena, e neste momento j estamos a planear a construo de uma nova biblioteca, diz o morador e membro do Junction Triangle Library Committee, Kevin Putnam.

Continuar os esforos
So vozes que vamos ouvindo, de resto, noutras ocasies. Vozes que, de uma forma geral, do a entender que Ana Bailo cumpriu os seus objectivos. H projectos que deram resultado, que esto a dar resultado, como cotrolrio do esforo do primeiro mandato. Registam-se alguns desses projectos: Reposio do estacionamento de rua na Dundas Street em 2010-2011; assegurar estdios com rendas suportveis para os artistas da Queen West em 2011; a requalificao da Dundas, Dufferin e Bloor Streets em 2012 e 2013; Novo projecto de design para o Lisgar Park em 2013; e Expanso da biblioteca PerthDupont em 2014. Segundo a nota a que tivemos acesso, os resultados conseguidos por Ana Bailo no se limitam ao Bairro 18. Como Directora do Comit de Habitao Social, trabalhou arduamente para proteger e expandir o inventrio de imveis, bem como, assegurou verbas para reparaes no sector e deu voz necessidade de mais financiamento por parte dos governos Provincial e Federal atravs da campanha Close the Housing Gap. A Vereadora Ana Bailo tem demonstrado um papel de liderana nos assuntos da Habitao Social junto da Assembleia Municipal, e isso inclui a projeco de um futuro mais promissor para a agncia responsvel pelo sector, afirma Michael Shapcott, morador de Toronto. A eficcia do seu trabalho no s beneficiou 164,000 pessoas que vivem em habitao social, mas toda a cidade.

22 . Ainda a tempo Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 27 a 31 de janeiro

03 Fevereiro 2014 Parceria ABC/MontePio


encontram afastadas do objetivo de longo prazo, pelo que o prprio PIB se encontra abaixo do potencial e da tendncia pr-crise. Em meados de 2013 o Presidente da Fed tinha admitido a possibilidade de no final do ano reduzir lentamente o ritmo de compras mensais de dvida, cenrio que os mercados chegaram admitir que pudesse vir a ocorrer em setembro, algo que nunca chegou a ser o nosso cenrio central, sendo que na reunio de dezembro o mercado no esperava uma reduo das compras, mas a Fed acabou por faz-lo. A Fed reiterou que se as informaes recebidas apoiarem amplamente as suas expectativa de melhoria contnua das condies no mercado de trabalho e se a inflao voltar em direo ao seu objetivo de longo prazo, ir provavelmente reduzir o ritmo de compra de ativos em reunies futuras. No entanto, a compra de ativos no tem um curso pr-definido, j que as decises da Fed sobre o seu ritmo permanecero condicionais s perspetivas para o mercado de trabalho e para a inflao, bem como sua avaliao da provvel eficcia e custos de tais compras. Admite-se, em todo o caso, que at ao final do ano a Fed deixe de comprar dvida.

Economia americana

*Crescimento do PIB nos dois ltimos trimestres foi o 2 melhor do atual perodo de expanso iniciado na 2 metade de 2009, dando argumentos Fed para moderar ligeiramente o teor expansionista da sua poltica monetria
De acordo com a 1 estimativa do PIB do 4T2013, o crescimento trimestral anualizado foi de 3.2%, ficando em linha com as expetativas do mercado e com as nossas prprias estimativas. Note-se que este crescimento surge depois de no trimestre anterior a economia ter avanado 4.1%, ao ritmo mais elevado desde o 4T2011 (+4.9%), sendo estes os 2 melhores trimestres de crescimento da economia durante o atual perodo de expanso iniciado no 3T2009, apenas superado pelos crescimentos de 4.9% no 4T2011 e de 3.7% no 1T2012. Assim, pela 2 vez consecutiva desde o incio de 2012, a economia cresce acima dos 3%, que corresponde ao crescimento mediano da economia americana nos ltimos 40 anos. No 4T2013, a economia ficou 6.5% acima do mximo histrico anterior Grande Recesso (registado no 4T2007), contrariamente Zona Euro, ao Reino Unido e ao Japo (este ltimo podendo ter batido mximos histricos no 4T2013). Este abrandamento da economia surgiu aps 3 aceleraes consecutivas, tratando-se da 17 subida em 18 trimestres (4 anos e meio), com a exceo a ser o 1T2011 (-1.3%). Refirase que as sucessivas aceleraes at ao 3T2013 coexistiram com um aperto oramental, sendo que em grande medida continuou a beneficiar do facto de o ltimo trimestre de 2012 ter sido desapontante, com o PIB praticamente a estagnar (+0.1%), refletindo o impacto da intensificao da recesso na Zona Euro e alguns eventos pontuais, quer de origem natural (furaco Sandy), quer de origem poltica (impasse relativamente a um acordo no Congresso para evitar subidas automticas nos impostos e cortes automticos na despesa no incio de 2013). O acordo foi conseguido apenas no ltimo dia de 2012, traduzindo-se num aperto oramental para 2013 moderado (baseado num aumento de impostos e no fim de alguns benefcios fiscais (nomeadamente, o fim da reduo temporria dos impostos sobre o trabalho que se vinham aplicando a todos os trabalhadores), e a partir do 2 trimestre tambm em cortes na despesa pblica, com a poltica oramental a permanecer acomodatcia. assim notvel que o PIB tenha crescido nos 4 trimestres do ano de 2013 a um ritmo anualizado de 2.7%, acima do potencial estimado pela Fed (cerca de +2.4%) e do crescimento mdio de 2.4% observado desde o fim da Grande Recesso de 2008/09. Em todo o caso, em termos mdio anuais, em resultado dos efeitos de base, o PIB avanou apenas 1.9% face a 2012, em abrandamento aps o avano de 2.8% em 2012. Comparando com o crescimento observado no trimestre precedente, o abrandamento do PIB refletiu principalmente as desaceleraes no investimento em existncias, o regresso s quedas nos gastos pblicos, no investimento em construo residencial e no residencial, que no foram compensados pela acelerao do consumo e das exportaes, bem como pelo abrandamento das importaes. Comparando o relatrio com as nossas expetativas, as maiores surpresas negativas foram a descida do investimento em construo e o menor crescimento do consumo, que foram compensados pelo facto de o contributo da variao de existncias ter sido ligeiramente positivo e no negativo como espervamos e pelo facto de o contributo das exportaes lquidas ter sido um pouco superior ao esperado. Para o 1T2014, estimamos que o PIB cresa novamente entre 2.5% e 3.0%. A atividade continuar condicionada pelos efeitos dos cortes na despesa pblica (embora menos do que na 1 metade de 2013), mas, ao contrrio do 4T2013, j no ser afetada pela paralisao de muitos servios pblicos em outubro e pela incerteza ento observada em resultado da possibilidade dos EUA entrarem em incumprimento, dada a impossibilidade de emitirem dvida, caso no houvesse acordo para o aumento do limite da dvida. Em dezembro houve um acordo oramental entre Democratas e Republicanos, pelo que se espera uma melhoria da confiana dos agentes econmicos e uma acelerao do emprego. At porque o contexto internacional dever se apresentar cada vez menos adverso, nomeadamente com o crescimento na Zona Euro e na sia a acelerar, ainda que se preveja um menor contributo das exportaes lquidas. O contributo da variao de existncias dever continuar a reduzir-se, podendo inclusivamente ser ligeiramente negativo. Por sua vez, o consumo privado dever desacelerar, de 3.3% para um crescimento entre 2.6% e 2.8%. Estes abrandamentos

devero ser contrariados por, pelo menos, uma menor reduo dos gastos pblicos e por uma acelerao do investimento em capital fixo, sobretudo com o regresso ao crescimento da construo residencial e da construo no residencial, sendo que o investimento em equipamentos dever continuar a acelerar, aps a pontual estabilizao do 3T2013. Refira-se que, em resultado do crescimento do 2 semestre de 2013 e das perspetivas para 2014, na sua reunio de poltica monetria (29 de janeiro), a Reserva Federal norteamericana (Fed) melhorou a apreciao relativamente situao econmica dos EUA, deixando de considerar que o crescimento econmico tem-se apresentado moderado, para passar a dizer que o crescimento acelerou nos trimestres mais recentes. Esta melhoria da apreciao explica tambm a sua deciso de moderar, pela 2 reunio consecutiva, o teor expansionista da sua poltica monetria, em linha com as nossas e as expetativas do mercado, ao reduzir, novamente em 5 mil milhes de dlares (mM$), o ritmo de compras mensais de dvida pblica (para 35 mM$) e de dvida ligada ao imobilirio (para 30 mM$). Em todo o caso, a Fed continua a ter uma poltica monetria extremamente acomodatcia, que se tem tornado particularmente premente num momento de aperto oramental e num quadro em que, quer a taxa de inflao, quer, sobretudo, a taxa de desemprego, se

Rui Bernardes Serra (RBSerra@Montepio.pt)

As cunhas... que desconhecia!


De criana passei a adulto e logo veio o dever militar. Era nesta assentada da vida que os jovens activavam as suas ideias e planeavam o futuro desejado. Pensavam em transpor os seus amoricos em casamentos, formando uma nova famlia. Mas para isso se tornar real, teria que haver condies, at porque todos sonhavam em sair da aldeia. Viver ali, era sinnimo de trabalhar de escravo e viver de misria. Razo porque a tropa era uma oportunidade de escapar ao servio rdua do campo. E se por um lado os rapazes tudo tentavam para deixarem a aldeia, no era menos verdade, que as raparigas o tentavam tambm. Tantas j de casamentos tratados e datados, com rapazes locais, mas se ali chegasse um moo da cidade e a convidasse para ir consigo, esse casamento podia demolir ali! O servio do campo no era atraente ... nem cobiado pela juventude. A imigrao nas aldeias para as cidades faziam-se em duas faces. A primeira, era ao terminar a escola, quando estes tinham familiares na cidade e para ali os puxavam. O comrcio era o seu alistamento, vindo mais tarde a serem grandes comerciantes e industriais A segunda, tinha lugar aos vinte anos, quando estes mancebos eram chamado vida militar. Muitos deles j mais se radicavam na aldeia que os viu nascer. Esta era a razo porque muitos voltavam escola nesta face de adultos, para melhorarem os seus conhecimentos e poderem concorrer a um servio do estado. Ou companhias a si ligadas, em que s aceitavam estes e, de caderneta limpa. Outros seguiam a carreira militar. Mas como a procura era sempre muito maior que a oferta, raro se conseguia um destes lugares sem o pedido de algum influente. As tais cunhas que o Ancio falava! Agora sim... compreendia o que eram essas cunha boas e fortes! Era nesse servio militar- aonde se encontrava filhos de tanto pai e tanta me- que tinham o primeiro teste do que o viver em comum. Com responsabilidade e deveres iguais, tudo tentava o desenrasque... mas sem ningum confiarem em ningum...- salvo raras excepes ! Raro se sabia da vida de cada um... e dos seus intentos futuros. A vida militar era tal como um entroncamento, em que todos esperam o seu transporte, mas sem divulgarem o seu destino!

Antnio dos Santos Vicente

E tal como se usa dizer: o segredo a alma do negcio, poucos manifestavam os seus intenes e desejos. E se algo disso se falasse - mesmo os que tinham bons padrinhos- diziam no terem ningum. Mas na hora dos concursos que se via a verdade. Os cunhados passavam... e os sem cunhados ficava porta! Concorrer-se a qualquer lugar sem as tais cunhas, era pouco possvel alcanar o desejado. Agora sim... compreendia o que eram as cunhas e a sua utilidade para se vencer na vida Concluindo: o velho Ancio estava certo de quando cresceres e fosse homem, viria a saber o que eram essas cunhas e suas influncias. Sempre detestei tais mtodos, por no estarem em paralelo com as normas da realidade. E como qualquer um, lutei para vencer, mas fiado nos meus conhecimentos e capacidades. Mas ai de mim... se no contrariasse a minha maneira de ser! Porque o mundo navega sobre as ondas da influncias, passando ao lado dos que quem ser honestos e dignos. Neste rodzio de tachos e cunhas, afilhados e compadrio, faz com que tantos... competentes e habilitados, sejam ultrapassados pelas influncias do manda quem pode,... e obedece que deve! Isto me leva a acreditar naquele provrbio que diz: - h mais sucessos nos espertos e oportunistas, que nos honestos e inteligentes!

03 Fevereiro 2014

Madal Bal Neera Detox

Por: Antonio Custodio Barros Tel. 416 533-8907 (NhP 7132)


O Madal Bal Neera detox, ou tambm chamado Madal Bal Natural tree Syrup, um xarope natural e um detox amplamente seguro, sem conservantes e sem processos qumicos. O Madal Bal Neera detox trabalha no sentido de fazer depurao das toxinas acumuladas ajudando o corpo a limpar as impurezas acumuladas e simultaneamente ajudando o corpo a normalizar o seu peso ptimo. O Neera desintoxicante com limo permite, como j referi, ajudar a perder peso, mas tambm melhora as digestes e melhora a concentrao e a memria, e ajuda a manter um bom humor. Os benefcios deste desintoxicante tambm se revelam na pele e cabelo, devendo notar-se um maior brilho e frescura. O tratamento pode ser feito entre 5 a 14 dias. Durante este perodo no se come slidos. O NEERA prepara-se da seguinte forma: 840ml de gua, 80ml de Neera, 80ml de sumo de limo natural e um pouco de pimenta cayena ou em caso de intolerncia Cayena junte gengibre. Por fim associe um pouco de sal do Himalaya a gosto e beba durante o dia. Sempre que sinta fome beba um pouco mas se quiser pode comer 2 peas de fruta e uma salada sem molhos temperada s com azeite ou leos vegetais (crtamo, linhaa, etc.). Se a priso de ventre fr um problema pode beber o ch Neera. No final de cada tratamento sentir-se- diferente. A ingesto deste produto rejuvenesce e revitaliza melhorando a qualidade de vida. Uma boa semana!

Vantagens do Xarope de Seiva Natural vs Seivas Concorrentes:

Vantagens do Xarope de Seiva Natural

Coisas e loisas . 23

Receita Original

O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com Sumo de Limo. Mistura de 2 Tipos de Seiva Seiva de Palma - Rica em potssio e sdio Seiva de cer Rica em mangans e zinco. Seivas de Grau C+ O grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. Tecnologia de Hot-Filling Embalada a quente no necessitando por isso de conservantes. Sem aditivos qumicos - 100% natural, sem corantes nem conservantes

O Xarope de Seiva Original permite:


Desintoxicar *Aco Drenante * Aco Diurtica * Aco Anti-Toxinas Reduzir eficazmente o peso * Aco Lipoltica * Aco Anti-Gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso *Aco Anti-Reteno de lquidos * Aco Anti-Celultica. Promover Bem-Estar * Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco Estimulante *Aco Tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil *Obteno de maior elasticidade do Corpo.

procura um Preparador de automvel para pintura e Detalhador de Automvel.


Preferimos candidatos com experincia Para marcar uma entrevista liga para Jeanette 416-789-4179 ou envie seu currculo para castleauto@idirect.com

Castle Auto Collision

OFERTAS DE EMPREGO...
-Empregados de limpeza, em regime de part-time, para a rea de Toronto e Mississauga. 905-455-5414. -Carpinteiro de 1 a 5 anos de experiencia, com conhecimento de leitura de plantas. Contactar Fernando. 416-832-7092. -Funcionrio administrativo para edficio residencial. Contacte Manuel Ferreira, 416-880-3857. -Assistente de apoio ao domcilio, para trabalhar com pessoas de idade e/ou desabilitadas. Fluente em portugus e ingls e com Certificado de Personal Support Worker. Enviar resum ateno de Patrcia Gomez. 416-532-6873. -Assistente administrativa, fluente em portugus, informtica e conhecimento do sector financeiro. 416-531-4631. Ext. 4260. -Empregados de limpeza. 647-274-1379. -Costureira com experincia, para confeo de camisas. Contactar Eva. 416-236-3114. -Padeiro com experincia e uma senhora para ajudar na cozinha, com experincia em salgadinhos. 416-654-1780. -Empregados de limpeza para a area de Toronto. 416-6536897. com conhecimentos de Pastelaria Portuguesa. Trabalho em London. Falar com Felipe Gomes, 1-519-435-0616 Quarto aluga-se para menina ou senhora portuguesa, na rea de St. Clair & Caledonia, com cozinha a partilhar com senhora. Tem tv e lavandaria. Transportes e supermercados porta. Disponvel a partir de 1 de Janeiro. Contactar: 416-654-1736 ou 416-465-4885.

Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo, promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope de Seiva e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

FLORA UNIVERSAL / Lagoa Azul


Clubes e Associaes
ACAPO - Tera-feira, 4 de Fevereiro, Reunio de Conselho de Presidentes, a realizar no First Portuguese, com incio s 19h30. ARSENAL DO MINHO - Sbado, 22 de Fevereiro, XVII Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio, a realizar-se no salo de festas da Local 183. Jantar, seguido de espectculo com os artistas Z Cachadinha, Cludia Martins, Ruizinho e Vanessa Teixeira de Portugal, e Victor Barros. Informaes: 647-888-4616, 416-937-2395 ou 416-841-6679. ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 15 de Fevereiro, Festa de Aniversrio, com jantar e abrilhantada pelo conjunto Os Panteras. 416-889-5620 ou 647-771-4818. CASA DO ALENTEJO - Sbado, 22 de Fevereiro, 31. Aniversrio, com a presena da fadista portuguesa Gisela Joo, acompanhada dos seus msicos Mrio Henriques, Joo Tiago Oliveira e Frederico Gato. Actuao tambm de Tony Gouveia e os seus msicos: Hernni Raposo, Eduardo Cmara e Pedro Joel. CASA DOS POVEIROS - Sbado, 8 de Fevereiro, Jantar de Angariao de Fundos para a pesquisa do cancro da mama, a realizar-se no salo de festas da Local 183 (1263 Wilson Ave.) e incio s 19h00. Animao por Tony Camara, Sonhos band, Steve Vieira e Juninho. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Sbado, 15 de Fevereiro: Noite de So Valentim. Animao pela banda Sagres e Jos Alberto Reis, vindo de Portugal. Domingo, 2 de Maro: Danas Carnavalescas com almoo s 13h00. FIRST PORTUGUESE - Sexta-feira, 14 de Fevereiro: Noite dos Namorados, com jantar e baile. Incio s 19h00. Domingo, 23 de Fevereiro, 34. Aniversrio do Centro de Dia para Idosos, com almoo e msica com Os Vadios. Incio s 13h00. IRMANDADE DO ESPRITO SANTO Igreja de Santo Antnio: Sbado, 22 de Fevereiro, Festa da Irmandade, no salo da Igreja. Jantar s 19h00 e baile com Tony Silveira.

1227 Dundas St. W. - Toronto - M6J 1X6 Tel.: (416) 533-8907 - Fax (416) 533-5324 /
Email:ervanaria@bam-internacional.com - www.florauniversal.com
IRMANDADE DO DIV. ESP. SANTO - S. MARIA DOS ANJOS - Sbado, 15 de Fevereiro, Baile da Famlia com jantar. Incio s 19h00 e actuao de Vernica Teixeira com a sua banda e DJ Dynamix Sound Solutions. Informaes: 416-656-4170. IRMANDADE DO ESPIRITO SANTO S. Sebastio - Sbado, 8 de Fevereiro, Matana do Porco Aoriana, com incio s 19h00. Msica pelo DJ MT e os artistas Antnio Cordeiro, Carlos Rita, Paulo Paiva e Manuel da Costa. Informaes, 905-265-2347 ou 416531-1210. RANCHO FOLCLRICO AS TRICANAS - Sbado, 15 de Fevereiro, Festa de So Valentim a realizar no Europa Catering, com incio s 18h00 e baile a cargo do DJ Non-Stop. Informaes: 647878-8748, 416-420-7079 ou 416-873-9305. SPORT CLUB ANGRENSE - Sbado, 8 de Fevereiro, Jantar e baile com o conjunto Folhas Negras. Incio s 19h00. Sbado, 15 de Fevereiro, Dia dos Namorados, com jantar e baile pelo DJ Zip Zip. Incio s 19h00. SPORT CLUB LUSITNIA - Sbado, 8 de Fevereiro, Noite Terceirense com incio s 19h30. Msica a cargo de DJ Mark Lima e Non Stop Production. Informaes: 416-532-3501 ou 416-603-1143. SPORTING CLUBE PORTUGUS - Sbado, 15 de Fevereiro, Baile de So Valentim e tomada de posse da nova direco. Jantar. Animao pelo conjunto Karma.

PASTELEIRO

ALUGA-SE

ESCRITRIO BEM LOCALIZADO 1116 Dundas St. W. Toronto Falar para

ALUGA-SE

ISABEL CORREIA

416 588 3851

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

Das könnte Ihnen auch gefallen