Sie sind auf Seite 1von 21

Britagem

Britagem e granulao
Fragmentao grada operada pelos fragmentadores ditos grados que englobam os britadores e os granuladores.

De acordo com a teoria da fragmentao em andares, qualquer diagrama de cominuio tem que iniciar-se pelo estgio da britagem, seguido de um ou mais estgios de granulao, pelo que frequentemente se designa a britagem por fragmentao primria e granulao por fragmentao secundria.

Deve salientar-se que o primeiro trabalho de fragmentao sobre um determinado minrio o operado sob a aco dos explosivos e das mquinas de arranque nas operaes de desmonte, em que se obtm os calibres mais adequados carga e ao transporte para o local onde se vo desenrolar as operaes de beneficiao do tout-venant (oficina de tratamento ou lavaria).

Taqueio ou fragmentao complementar


Para garantir que todos os calibres provenientes do desmonte tenham a possibilidade de entrar na boca da primeira mquina da lavaria, um fragmentador britador primrio tem que existir uma soluo tcnico-econmica tal que garanta que no existe sobredimensionamento das partculas nem uso excessivo e desnecessrio de explosivos.

Numa instalao mal dimensionada, ocorrem boca do britador calibres demasiado grandes para a sua abertura de admisso. Para evitar esta situao necessrio uma soluo que compreende duas etapas distintas: 1. Estgio de classificao: normalmente constitudo por uma grade fina de abertura igual menor dimenso da boca do britador primrio, montada sobre o seu silo de alimentao, que impea que esses calibres encravem sobre o britador. Nas instalaes a cu aberto, mais propcias produo de grandes blocos, difcil implementar um sistema de classificao desta natureza, de modo que esta ter que ser feita de um modo visual pelo operador do

1 / 21

Britagem

equipamento de carga;

2. Estgio de fragmentao complementar: frequentemente designado por taqueio, que consiste em reduzir o calibre dos materiais rejeitados pelo processo de classificao atrs mencionado.

Quando no se procede a uma classificao prvia ir ocorrer encravamento dos blocos grandes boca do britador, o que provoca uma paragem inevitvel da laborao, durante longos perodos de tempo, o que acarreta custos operacionais muito elevados. Por exemplo, um britador primrio aceita um caudal de entrada de 50 a 1000 t/h, ento paragens de algumas horas provocam uma diminuio to elevada do material produzido pela instalao de fragmentao que qualquer investimento que possa evitar uma perda desta dimenso compensa. A operao de taqueio nas instalaes de tratamento de minas subterrneas de pequena capacidade normalmente realizada directamente em cima da grade, com recurso a martelos

2 / 21

Britagem

demolidores manuais. Em instalaes de maior capacidade, nomeadamente em minas de cu aberto, o taqueio faz-se com recurso a furao dos blocos com martelos rotativos manuais e rebentamento com cargas explosivas pequenas. Tambm se pode usar como alternativa martelos demolidores hidrulicos de grande massa supermartelos montados num brao hidrulico articulado numa retroescavadora. Quando na instalao fragmentadora no se pode fazer classificao prvia pode-se usar um dispositivo de elevao do tipo grua para remover da boca do britador o bloco. Tambm existem gruas articuladas no britador para retirar facilmente o bloco encravado ou mesmo com martelo articulado para taquear directamente na boca da torva, que tem como inconveniente os estragos que provoca na estrutura.

A existncia de um dispositivo de elevao tambm indispensvel para se proceder manuteno das peas que se desgastam no britador (forras).

Todas as soluo que se apresentaram para minimizar os problemas criados pelo taqueio no deixam de ser uma soluo de compromisso dado que se trata sempre de um sistema de fragmentao complementar no integrado no conjunto geral do processo. necessrio que seja considerado este facto no dimensionamento do britador e do diagrama de fogo para que estes problemas sejam sempre que possvel evitados e facilmente resolvidos.

Tecnologia dos fragmentadores grados


3 / 21

Britagem

Objectivos gerais da fragmentao grada


Os objectivos que justificam a utilizao de estgios de fragmentao grada so: 1. Contribuir para a relao de reduo total necessria para se obter a libertao das espcies minerais teis; 2. Produzir lotes de partculas de calibres de utilizao imediata pela indstria transformadora e construo civil; 3. Produzir lotes de partculas de calibres mais facilmente transportveis por outros equipamentos.

As primeiras classes de objectivos correspondem a instalaes industriais de fragmentao mais tpicas, sendo a primeira a que integra os tratamentos de minrio que necessitam de uma beneficiao para aumentar o teor (em minrios metlicos e alguns no metlicos) e a segunda nos tratamentos que envolvem apenas fragmentao e classificao, britas, agregados, cargas industriais, cimentos. A terceira classe de objectivos depende do desenvolvimento crescente das instalaes de elevada capacidade. A utilizao de sistemas de transporte contnuo, com recurso a telas transportadoras, impe algumas limitaes ao calibre mximo dos blocos a transportar. Como esse calibre mximo produzido no desmonte tende a aumentar com o aumento da tonelagem extrada provocado pelo dimensionamento das pegas de fogo, essencial um estgio prvio de triturao dos blocos produzidos o mais prximo possvel da frente de desmonte. Assim dever existir um britador primrio no interior da mina, junto s receitas, ou em caso de desmonte a cu aberto, a sua instalao deve ser feita em plataformas mveis que acompanham o avano da frente de desmonte.

O objectivo fundamental destes princpios a minimizao dos custos operacionais por aumento da segurana de marcha da rede de transportes.

Caracterizao dos fragmentadores grados


Devido ao tamanho das partculas que passam numa instalao de fragmentao, quanto mais grada for a alimentao numa determinada mquina, menos partculas iro habitar a sua cmara de fragmentao ao mesmo tempo. Desta forma, os fragmentadores grados so

4 / 21

Britagem

concebidos para operarem uma cominuio partcula a partcula, quase sem interaco entre as mesmas, unicamente entre cada uma e o reduzido nmero de peas fragmentadoras de grande massa. A energia fornecida pela mquina transmitida ao corpo a fragmentar de uma forma insistente at que ocorra a ruptura.

Assim, o mecanismo de transporte interno, que condiciona o tempo de residncia, depende da conjugao da componente gravtica com a geometria da cmara de fragmentao e as caractersticas do movimento relativo das peas fragmentadoras, especialmente na zona de descarga.

O tempo de residncia pois independente do caudal de alimentao, logo perante uma determinada afinao da regulao, o percurso que uma partcula segue depende apenas das constries geomtricas referidas, independentemente de qualquer actuao no caudal de alimentao.

Cada regulao condiciona um tempo de residncia fixo e em funo do volume activo da cmara de fragmentao, um caudal mximo de partculas susceptvel de atravessar o fragmentador por unidade de tempo designado por capacidade. No entanto, quando as partculas no interagem umas com as outras, se um dado fragmentador for alimentado com um caudal inferior sua capacidade, o tempo de residncia mdio das partculas igual caso o caudal fosse mximo.

As constries geomtricas, em termos de dimenses e movimento das peas fragmentadoras condicionam a arquitectura das mquinas e so as responsveis pelos poucos ajustes que so possveis de se fazer mquina e consequentemente impedem a variao das relaes de reduo dos fragmentadores. Com efeito, os ajustes de regulao que esto disponveis para cada tipo de mquina permitem apenas variaes da relao de reduo dentro de limites muito apertados como j foi mencionado anteriormente.

Desta forma fica explicado o facto de que duas mquinas fragmentadoras do mesmo tipo, com a mesma constrio geomtrica mas de dimenses muito diferentes, trabalham com calibres igualmente diferentes, tero capacidades disponveis diferentes mas realizaro necessariamente relaes de reduo dentro da mesma gama.

5 / 21

Britagem

Fragmentadores grados (tipos gerais de uso corrente e dados tcnicos)


Na tabela seguinte apresentam-se os diferentes tipos de fragmentadores grados usados em tratamento de minrios.

Tipo

Sub-tipo

Exemplo

Maxilas

2 pratos

Blake

Dodge

1 prato

6 / 21

Britagem

Bulldog

Cones ou giratrios

eixo suspenso

Britador

Krupp

Hydrocone

Symons Standard

Symons Short Head

Symons Gyradisc

Symons Gyrasphere

7 / 21

Britagem

eixo fixo

Britador

eixo apoiado

Rolos

rolos lisos

Rgido

Semi-rgido

Flexivel

rolos dentados

Impacto

8 / 21

Britagem

martelos fixos sem grelha

martelos articulados com grelha

impactadores centrfugos de eixo vertical

Tambor

tamisagem interna

Bradford - quebrador de carvo

Fragmentadores de maxilas
Tipo Blake

Foi inventado por Eli Blake em 1858. o triturados de maxilas com melhor concepo e consequente bom desempenho que ainda hoje tem as mesmas caractersticas iniciais.

As peas que constituem este britador so:

9 / 21

Britagem

- Bloco ou carcaa de ao vazado ou em construo soldada; - Maxila fixa com a carcaa munida de uma forra de substituio, com duas cunhas de aperto; - Cambota ou veio excntrico; - Dois volantes de inrcia colocados nas espigas da cambota; - Biela acoplada cambota, trabalhando traco; - Dois pratos acoplados ao extremo inferior da biela, trabalhando compresso; - Porta-maxilas mvel, munido de outra forra de substituio, inferiormente acoplado ao extremo de um dos pratos; - Tirante e mola para retorno do porta-maxilas mvel; - Dispositivo de afinao da regulao, constitudo por duas cunhas e um parafuso de ajuste.

10 / 21

Britagem

11 / 21

Britagem

recua, Quando biela pratos. prato aproximar-se um que afastando-se Quando se movimento encosta encontra da a fixa. biela ao da alternativo, em Quando dispositivo sobe, fixa. funcionamento, este a biela ascendente de ngulo afinao desce, a abre, cambota e o no descendente, ngulo os pode extremos ao entre rodar, recuar, os dos que accionada pratos o pratos outro faz variar diminui obriga afastam-se pelo obase. ngulo motor, a e maxila a maxila eentre imprime como mvel mvel os o a A maxila descreve mvel uma trajectria descreve sensivelmente um movimento linear pendular, de amplitude de modo crescente que cada at ponto ao longo da maxila Deve um com qualquer nmero a salientar-se biela, dispositivo mnimo porta-maxilas que de olhal-cavilha, a peas elevada e cunha sujeitas simplicidade que de a vai afinao desgaste, absorvendo de que concepo nomeadamente se as fazem folgas aliada por causadas encosto as a uma articulaes robustez lubrificado, pelo funcionamento. dos notvel sem pratos cm proveniente cadeado) rgo enfraquecidos evacuao qualquer. a mquina da costume do pea para desmonte Em que que geral conceber-se sujeita no encravou. esse (marreta, caso a uma fusvel um sobrecarga dente partirem fusvel localiza-se de permitam que um devido balde deve nos pratos a ceder de abertura queda p, que antes ponta de so imediata uma que de intencionalmente cantoneira, a pea ruptura da de maxila ao ocorra elo com de noutro

Tipo Bulldog

A verso Blake do triturador de maxilas originou mais tarde o aparecimento de uma mquina muito parecida mas com algumas particularidades. Possui apenas um prato e rene no mesmo rgo mecnico a biela e o porta-maxilas mvel.

12 / 21

Britagem

triturador na ter promove reduo aquisio. uma componente a inicial de descarga A peso e consequncia substancial, diminuio dos de arrastamento produtos mais das resultado residentes dimenses importante associada da supresso na da do cmara ao carcaa ponto movimento dos de de tornam vista fragmentao. elementos pendular funcional a mquina em caracterstico, comparao o mais facto econmica de em a que com maxila A pendular pronunciada maxila geometria um de movimento amplitude do quanto movimento mais de crescente trajectria prximo corresponde para do elptica. eixo baixo da conjugao e cambota, outro de de trajectria fornecendo dois movimentos, circular, assim a tanto cada um de mais ponto natureza da As amplitude adaptabilidade que produtos comparado modo mximo caractersticas o que triturador de muito de entrada. com possvel movimento, ao abrasivos Blake, oa mencionadas trabalho Blake, aproveitar dadas tem em devido com especial as maior melhor produtos permitem mesmas ao amplitude grande na a boca que zona circunstncias. classificar desgaste tendem de de movimento admisso descarga, este a a que esmagar-se No triturador est no o junto que que aconselhvel sujeito. lhe como diz e boca possui confere respeito Por sendo de outro alimentao, maior utiliz-lo uma ao de lado, calibre grande capacidade boa deo porta-maxilas, Existem trs configuraes como se observa possveis na figura da orientao seguinte. da direco do prato relativamente biela

Na construo e descarga figura os configurao deslizamentos seguinte constante, dos mais produtos est A,simples. o so diminuem representada mas prato da maiores com cmara, Na perpendicular e fraca configurao aumenta ea o mas configurao capacidade. desgaste em a componente contrapartida C maxila nas o prato Na B maxilas ee configurao C, o inclina aparelho de respectivamente. atambm arrastamento construo para trabalha B, cima aumentam, o prato relativamente mais que praticamente inclina promove complexa. maspara a acom maxila baixo Na

13 / 21

Britagem

Tipotrituradores Dodge amplitude Aos pleno descarregados. trabalho, de movimento so Houve anteriores, atribudas ento das devido maxilas uma grandes tentativa abertura junto heterogeneidades da dede descarga. melhorar descarga o granulomtricas seu ter grandes funcionamento: variaes nos diminuir produtos de seco a em

O Dodge consiste na inverso do mecanismo que existe noarestas britador Blake. Aobritador zero interno, engasgamento incapacidade possvel contrrio junto que o da seu provocou do descarga, de movimento da que destruio mquina seum esperava, introduziu-se aumento livre com dos para grados pouco ao drstico as reduzir-se uma zonas material que forte do eram inferiores tempo a constrico dentro, amplitude s de erodidos forte da residncia. cmara. no de produo mecanismo movimento nas O de resultado finos praticamente de pois transporte eno foi grande oera para

Aspectos particulares dos fragmentadores de maxilas


Modo de alimentao

14 / 21

Britagem

A ocorrncia de engasgamento no uma situao apenas do triturador Dodge. Os tipos Blake e Bulldog, de uso corrente, tambm so afectados por esse problema, embora de modo menos drstico.

A cominuio de uma partcula num determinado ponto da cmara origina uma sria de partculas filhas de calibres mais pequenos e variados, que obviamente vo ocupar zonas inferiores da cmara, preenchendo espaos vazios entre as partculas maiores. Se o caudal de alimentao for exageradamente elevado, tanto que o preenchimento de espaos vazios nas partes inferiores da cmara total, a fragmentao deixa de ser possvel devido s partculas passarem a estar sujeitas a compresso com confinamento lateral. Nesta altura ocorre o engasgamento, havendo uma probabilidade alta de blocagem da mquina. De forma a evitar esta situao, os fragmentadores de maxilas devero ser alimentados a goela esparsa e nunca a goela plena.

A instalao normal de alimentao de um britador de maxilas como primrio inclui uma torva e um alimentador mecnico controlado manualmente pelo operador. A torva de descarga lateral no possui parede frontal no caso de o alimentador ser montado inclinado e no caso de estar em posio horizontal possui cortina de correntes (ver figura seguinte).

15 / 21

Britagem

O alimentador uma pea indispensvel para implementar a alimentao a goela esparsa. Pode ser de chapas articuladas, de gaveta ou vibratrio.

Forma das maxilas


Para evitar o problema dos engasgamentos sugere-se para estes trituradores o uso de maxilas com perfis curvos da vez da forma plana normal.

As linhas horizontais indicam a sequncia dos volumes gerados no decorrer do movimento pendular ao longo da maxila. Cada nvel corresponde ao ponto de contacto de uma partcula em queda livre, de calibre igual distncia entre as maxilas em posio fechada no nvel anterior. Desta forma possvel inferir o espao disponvel para o minrio aps cada oscilao da maxila.

16 / 21

Britagem

exagerada Junto disponveis, descarga, assiste-se tanto mais no caso ao violenta fenmeno das maxilas quanto de engasgamento. mais planas, apertada assiste-se for a asensivelmente regulao. uma forte diminuio Se a alimentao volumes for de Com oferecidos junto maxilas as da novamente maxilas descarga ao material de e perfis constante). assim durante especiais, minimizar a descida em os riscos particular na cmara de engasgamento oapresentem caso sejam consegue-se emais blocagem semelhantes, (perfil que dos os das volumes mesmo Os maior perfis paralelismo, curvos permitem altamente tambm benfica que para as maxilas produes decurvo, calibres junto da regulares. descarga uma zona

Colocao das forras

As forras so as peas de mais elevado desgaste nos fragmentadores. Regra geral so de um produto bruto de fundio, de superfcie de contacto irregular com o porta-maxilas. Perante os elevados esforos em jogo, um mau assentamento pode originar a fractura da forra ainda nova. frequente fazer a colocao sobre uma almofada, que preenchendo os vazios no contacto, distribua as tenses uniformemente.

O material, normalmente, zinco fundido e mais recentemente de endurecimento rpido. Estes produtos no se destinam a colar as forras que so presas por chanfragem de um dos lados e por parafusos no outro. A forra da maxila fixa segura tambm pelas cunhas laterais.

17 / 21

Britagem

Custo das fundaes, calibres mximos admissveis, intensidade dos desgastes Britador Blake (tradicional)
- Grandes dimenses em planta, que pode gerar atravancamento; - Grandes esforos dinmicos horizontais; - Elevados custos de fundao: macios maiores em dimenso e robustez; - Amplitude de movimento nula na zona da alimentao que limita o calibre de admisso a cerca de 60% do valor real da abertura da boca; - Direco do movimento inclinada relativamente maxila fixa e dirigida para cima, o que origina elevados desgastes desta.

18 / 21

Britagem

Britador Blake com biela inversa (trabalha compresso)


- Dimenses em planta igualmente elevadas, se bem que ligeiramente menores; - Foras dinmicas horizontais elevadas; - Fundaes de custo elevado; - Calibre mximo de admisso tambm limitado a valores de 70% da abertura real, devido s pequenas ampitudes de movimento em cima; - Forma especial do porta-maxilas e forras a volume constante permitem que as direces de impacto sejam normais maxila fixa, o que torna os desgastes mnimos por no se promover o deslizamento durante a aco de compresso e a mordedura ser mais facilitada.

19 / 21

Britagem

Britador Bulldog
- Menores dimenses em planta; - Menores componentes horizontais de esforo dinmico; - Conduzem a menores custos de fundao; - Amplitude de movimento assume na zona de alimentao um valor considervel, pelo que os calibres mximos admissveis podem chegar at valores de 85% do valor real da boca;

- A direco de impacto muito inclinada em relao maxila fixa e a componente adicional de arrastamento que promove a descarga originam elevados desgastes na maxila fixa e mvel.

20 / 21

Britagem

21 / 21

Das könnte Ihnen auch gefallen