Sie sind auf Seite 1von 4

A P F- A S S O C I A O P A R A O P L A N E A M E N T O D A F A M L I A

VIH/SIDA E A MULHER
Crise global - Aco global
Nos ltimos dez anos, o VIH/SIDA tem-se tornado numa das doenas mais devastadoras dos nossos dias. Desde 1995, o nmero de pessoas que sofrem de VIH/SIDA aumentou de 19,9 milhes para 40,3 milhes. Em cerca de 80% dos casos, o vrus transmitido atravs de qualquer relao sexual desprotegida com uma pessoa infectada ou, em 10% dos casos, transmitido de uma mulher infectada para o seu beb durante a gravidez, parto ou amamentao. A Declarao de Compromisso sobre VIH/SIDA Crise Global Aco Global , adoptada durante uma Sesso Especial da Assembleia-geral das Naes Unidas (UNGASS) sobre VIH/SIDA em Junho de 2001, reala que a igualdade de gnero assim como o empoderamento das mulheres so determinantes para a reduo do risco de infeco das mulheres e jovens com VIH/SIDA. No entanto, quando os resultados alcanados atravs da implementao da declarao supracitada foram examinados, chegou-se concluso que so as mulheres e as jovens que maioritariamente so afectadas pelo VIH/SIDA. O VIH/SIDA e o acesso deficiente aos cuidados de sade sexual e reprodutiva so responsveis por 25% das doenas das raparigas e mulheres em todo o mundo.
1

Deste modo, as campanhas anti-SIDA como a estratgia ABC (estratgia que procura manter a epidemia de VIH/SIDA sob controlo - promover a abstinncia, ser fiel e usar o preservativo) muitas vezes, por motivos scio-culturais e econmicos, no so implementadas, porque as mulheres so privadas do exerccio dos seus direitos humanos fundamentais, entre os quais, o ter direito aos cuidados de sade.

Porque so as mulheres quem mais est em risco?


As mulheres jovens e adultas esto especialmente em risco devido ao facto de serem biologicamente mais vulnerveis infeco de VIH do que os homens; As raparigas e mulheres recebem pouca informao sobre VIH/SIDA uma vez que a sexualidade continua a ser um tabu; O fraco estatuto social a que esto sujeitas grande parte das raparigas e mulheres afecta, de forma negativa, as suas relaes com os parceiros. Na maioria destes casos, as mulheres casadas so infectadas pelos seus maridos, que tm relaes sexuais extra-matrimoniais desprotegidas com outras pessoas. Muitas vezes, as mulheres so privadas do direito de tomar decises sobre a sua sexualidade e sade reprodutiva: so os homens que decidem se querem ter relaes sexuais protegidas ou no, se as relaes sexuais so desejadas ou foradas e se uma experincia dolorosa ou agradvel para as mulheres. Geralmente, espera-se que as mulheres no tenham interesse em matria de sexualidade e que permaneam passivas. Caso se recusem a ter relaes sexuais, exijam ou proponham o uso de preservativo, correm o risco de ser abusadas, uma vez que alguns homens podero ter suspeitas de infidelidade. Muitos homens recusam, com frequncia, o uso do preservativo tambm porque pretendem aumentar a sua descendncia ou por factores scio-culturais associados masculinidade e desempenho sexual; As raparigas e mulheres vtimas de trfico, mutilao genital, prostituio, violao, casamentos forados, violncia domstica etc. correm um risco mais elevado de contrair VIH/SIDA; Em muitas sociedades, devido ao estatuto social das mulheres, consideradas como seres inferiores, muitas so discriminadas no acesso ao Aconselhamento e Teste Voluntrio e ao Tratamento do VIH/SIDA.

Em todo o mundo, cerca de 50% das pessoas que vivem com VIH/SIDA so mulheres. Nos ltimos cinco anos, o nmero de mulheres infectadas com VIH/SIDA tem aumentado significativamente e esta tendncia tende a continuar. Especialmente na Europa do Leste, na sia e na Amrica Latina, a taxa de infeco de VIH/SIDA aumenta dramaticamente e cada vez mais jovens entre os 15 e os 24 anos so infectados/as ou vivem com VIH/SIDA. Na frica do Sul, a regio mais afectada do mundo, 76% dos jovens infectados com VIH/SIDA so raparigas. Entre as principais razes para esta tendncia est, por exemplo:

(1)

E. Lule, World Bank, Strengthening the linkages between Reprodutive Health

Na luta contra o VIH/SIDA fundamental a abordagem de Gnero e, em especial, o conceito de sade sexual e reprodutiva que se baseia nos direitos humanos das mulheres. A Declarao de Compromisso das NU sobre VIH/SIDA de 2001 confirmou os Programas de Aco das Conferncias Mundiais das Mulheres (Pequim, 1995) e da Populao (Cairo, 1994), no mbito da Sade e Direitos Sexuais e Reprodutivos. A realizao destes direitos (como por exemplo, o direito de uma mulher controlar a sua prpria fecundidade e de decidir livre , informada e responsavelmente sobre aspectos relacionados com a sua sexualidade) contribui para lutar contra a propagao da infeco VIH/SIDA em raparigas e mulheres. Tendo em conta a situao de mulheres e crianas afectadas pelo VIH/SIDA, urgente o desenvolvimento de estratgias e programas que tenham em conta as interaces entre desigualdade de gnero, os direitos sexuais e reprodutivos e o VIH/SIDA. Para melhorar a sade das mulheres, seja qual for a idade, a crena religiosa, a cultura, a origem tnica e a orientao sexual, necessrio que se desenvolvam aces especficas para promover sinergias entre servios e para fazer novas avaliaes das estruturas de cuidados de sade actuais.

pessoas jovens; incluir informao suplementar sobre sade sexual e reprodutiva nos servios de ATV; integrar na rotina dos cuidados de sade o ATV e referenciar quando necessrio para as consultas de planeamento familiar pessoas em tratamentos anti-retrovirais. Sexo mais seguro e mais saudvel: Defender o uso de preservativos em todos os programas, uma vez que oferecem uma dupla proteco contra gravidezes indesejadas, contra o VIH/SIDA, assim como contra outras ISTs; fornecer servios de sade sexual e reprodutiva para e atravs de pessoas com VIH/SIDA; reforar a auto-estima das raparigas e mulheres com o objectivo de capacit-las tambm para exigirem sexo seguro e o acesso aos servios de sade; integrar organizaes e programas que trabalham com vtimas de violncia. Centros / Servios de VIH/SIDA e Centros / Servios de ISTs: Integrar os servios de VIH/SIDA nos programas de ISTs; assegurar tratamentos de ISTs a pessoas que vivem com VIH/SIDA (PLWHA) em todas as instituies de VIH/SIDA. Integrar iniciativas VIH/SIDA nos servios de sade maternoinfantil e de adolescentes/jovens: Integrar os servios de VIH/SIDA, rastreio e tratamento de sfilis, HPV e outras ISTs nos servios de cuidados de sade pr-natal; oferecer mais servios de sade materna para mulheres que vivem com VIH/SIDA (WLWHA), incluindo tratamento e cuidados de VIH/SIDA; integrar servios de VIH/SIDA, rastreio e tratamento de sfilis, HPV e outras ISTs nos servios de cuidados de sade para jovens e adolescentes; assegurar o aconselhamento sobre contracepo e concepo a pessoas com VIH/SIDA e aos seus parceiros.

Tendo em conta a urgncia da luta contra a pandemia VIH/SIDA e da oferta de tratamentos, foram lanados programas especficos sobre VIH/SIDA, com frequncia, separados das estruturas de cuidados de sade bsicos existentes e, especialmente dos servios e cuidados de sade reprodutiva. As consequncias das estruturas de cuidados de sade separadas so problemticas, como por exemplo, as mulheres que tm de ir a um hospital ou centro de sade para fazer um teste de gravidez e tm de ir a outro hospital ou centro de sade para o teste do VIH/SIDA. Alm de envolver mais tempo e custos elevados, por vezes, as instituies de VIH/SIDA tm ainda um efeito estigmatizante nas pessoas que no se vem a si prprias com comportamentos de alto risco (por exemplo, prostituio e toxicodependncia). Os programas de VIH/SIDA tm tido pouco sucesso em chegar s mulheres casadas e s raparigas. As raparigas e as mulheres portadores de VIH/SIDA tambm tm necessidade de aconselhamento sobre sexo seguro, contracepo, gravidez e parto. Atravs da integrao de iniciativas sobre VIH/SIDA e outras ISTs nos servios de sade sexual e reprodutiva, um maior nmero de raparigas e mulheres pode receber mais servios e informao adequados - sistema integrado de cuidados de sade.

Envolver raparigas e mulheres infectadas com VIH no desenvolvimento e implementao de programas; Investir em mtodos de preveno de VIH controlados por mulheres (como preservativos femininos e microbicidas); Oferecer cuidados e apoio a todos as crianas e jovens rfos (da SIDA) que se tornaram chefes de famlia e que so no s responsveis por si prprios, mas tambm pelo bem-estar de irmos e irms mais novos; Lutar contra a discriminao e estigmatizao das pessoas que vivem com SIDA (PLWHA); Apoiar a educao das raparigas e mulheres promovendo medidas que previnam o abandono escolar por parte das mais novas; Entre outros, promover os direitos de herana e propriedade das raparigas e mulheres e os seus direitos aos cuidados de sade e tratamento; Providenciar medicamentos genricos e distribuir medicamentos a preo de fabrico para reduzir os custos dos tratamentos; Envolver homens adultos e jovens como destinatrios de iniciativas e cuidados da Sade Sexual e Reprodutiva;

Estatuto VIH: Adaptar o Aconselhamento e Teste Voluntrio (ATV) s necessidades das

Implementar em larga escala programas especficos e oferecer o apoio financeiro necessrio.

Declaraes2 de UNAIDS, OMS, UNFPA e IPPF de 2005 apelam s organizaes de Sade Sexual e Reprodutiva e de VIH/SIDA para reforar ligaes programticas entre SSR e VIH/SIDA.

40,3 Milhes de pessoas so VIH positivas, e cerca de metade (17,5 milhes) so mulheres; Em 2005, 5 milhes de pessoas foram infectadas por VIH/SIDA, e mais de 3 milhes de pessoas (incluindo 500.000 crianas) morreram de doenas relacionados com SIDA; Mais de metade das pessoas infectadas tem entre os 15 e os 24 anos; Mais de 0,8 % dos novos casos de mulheres infectadas com VIH contraem o vrus atravs dos seus maridos ou em relaes duradouras com os seus primeiros parceiros sexuais; Apenas 10 % de todas as pessoas infectadas com VIH/SIDA realizaram o teste e sabem que so VIH positivas; O risco de se ser infectado por VIH trs vezes maior para jovens mulheres do que para jovens homens; 30 % das mulheres grvidas que vivem em Botswana e Suazilndia esto infectadas com VIH/SIDA;

SSR

LIGAES Establecer o estatuto - VIH Promover o sexo seguro Optimizar as ligaes entre VIH/SIDA e os os servios de ISTs Integrar VIH/SIDA nos servios de sade materno-infantil

VIH/SIDA

Planeamento Familiar Sade Materno-infantil Tratamento de IST s

Preveno Tratamento

Cuidado

Tratamento de outros problemas de Sade Sexual e Reprodutiva

Apoio

77 % das mulheres diagnosticadas com VIH/SIDA no Mundo so africanas; Nos pases em desenvolvimento, apenas uma em dez pessoas com necessidade de tratamento anti-retroviral tem acesso ao mesmo;

Regio

Data
2005 2003 2005 2003 2005 2003 2005 2003 2005 2003 2005 2003 2005 2003 2005 2003 2005 2003 2005 2003 2005 2003

Mulheres com VIH


(15-49) 13,5 Milhes 13,1 Milhes 220.000 230.000 1,9 Milhes 1,6 Milhes 160.000 120.000 39.000 27.000 580.000 510.000 140.000 140.000 440.000 310.000 190.000 180.000 300.000 270.000 17,5 Milhes 16,5 Milhes (em %) 57 57 47 50 26 25 18 17 55 44 32 32 50 50 28 26 27 27 25 25 46 47

Total
25,8 Milhes 24,9 Milhes 510.000 500.000 7,4Milhes 6,5 Milhes 870.000 690.000 74.000 63.000 1,8Milhes 1,6 Milhes 300.000 300.000 1,6 Milhes 1,2 Milhes 720.000 700.000 1,2 Milhes 1,1 Milhes 40,3 Milhes 37,5 Milhes

Famlias afectadas por VIH/SIDA empobrecem e os rendimentos diminuem entre 66 % a 80 %; Mais de 14 milhes de crianas com menos de 15 anos perderam a me ou o pai ou ambos devido ao VIH/SIDA.

Africa Sub-Sahariana Norte de frica e Mdio Oriente Sul e Sudeste de sia

Abordagem ABC/Abstinence, Be saithful, Condom


A (Abster-se de ter relaes sexuais ou, para os jovens, adiar o incio das relaes sexuaissexo); B (Ser fiel a um parceiro no infectado) C (Usar consistente e correctamente o preservativo)

Este de sia

Dupla Proteco
Ocenia

Proteco contra gravidezes no desejadas e infeces sexualmente transmissveis, incluindo VIH.

Amrica Latina

Microbicidas
A palavra microbicidas refere-se a um conjunto de diferentes produtos que tm em comum uma caracterstica: a capacidade de prevenir a transmisso sexual do VIH e outras ISTs quando aplicado topicamente. Os Microbicidas podem ser produzidos em diferentes formas incluindo gel, cremes, comprimidos vaginais, pelculas, ou como esponja ou anel que liberte a substncia activa ao longo do tempo. Alguns dos microbicidas j investigados previnem a gravidez e outros no. importante ter ambos disponveis, os no contraceptivos bem como os de aco dual, que previnem a gravidez - assim as mulheres e os casais podem prevenir a sua sade e continuar a ter crianas. O que no possvel com os preservativos .
(4) (5)

Carabas Europa de Leste e sia Central Europa Ocidental e Central Amrica do Norte

Total

(2) (3)

WHO/UNFPA/UNAIDS/IPPF, a framework for priority linkages, 2005 UNAIDS, AIDS Epidemic Update, Dezembro 2005

UNAIDS, AIDS Epidemic Update, Dezembro 2005 UNAIDS/UNFPA/UNIFEM, Women and HIV/AIDS: Confronting The Crisis, 2004

<0,5% 0,5%-1% 1%-10% 10%-20% >0,5% Dados no disponveis

Transmisso Vertical Transmisso de me para filho/a durante a gravidez, parto ou amamentao.

Empoderamento/Empowerment
A capacidade, ou o processo de desenvolver capacidades, de modo a alcanar o seu potencial na sociedade e ter uma forma de vida de acordo com as suas prprias aspiraes. O processo de empoderamento envolve a mudana nas relaes de poder existentes e as foras que marginalizam as mulheres e outros grupos mais desfavorecidos e / ou discriminados na sociedade. O objectivo do empoderamento desafiar a subordinao e a subjugao e transformar estruturas e instituies que reforam e perpetuam a discriminao e a desigualdade e capacitar mulheres, jovens e outras pessoas em situao de discriminao para ter acesso a/e exercer o controle de recursos materiais e de informao, bem como de tomada de deciso.

PLWHA
Pessoa ou pessoas que vivem com VIH/SIDA (People Living with VIH/AIDS).

Preveno
Informao relacionada com a transmisso, Aconselhamento e Teste Voluntrio, uso consistente e correcto do preservativo (feminino ou masculino), educao sexual, etc.

Sexo mais Seguro


Qualquer prtica sexual que tem o objectivo de reduzir o risco de gravidezes no desejadas e de transmitir VIH (e outras ISTs) de uma pessoa para outra (ex: sexo sem penetrao ou relaes sexuais vaginais com preservativo). Durante uma relao sexual no protegida, fludos que podem transmitir o VIH e outras ISTs (semen, fludo vaginal ou sangue) podem ser transmitidos para o corpo da outra pessoa.

IST
Infeces Sexualmente Transmissveis.

Quanto mais formos capazes de ajudar raparigas e mulheres a adquirir competncias sociais e a controlarem a sua vida sexual e reprodutiva, mais contribuiremos para o seu empoderamento (financeiro e social), e para a sua auto-proteco face ao VIH e outras infeces sexuais transmissveis.
Louise Frechette Vice-Secretria-Geral das Naes Unidas

Tratamento
Uso de teraputica para doenas oportunistas atravs de anti-rectrovirais e programas de reduo de danos.

ATV
Aconselhamento e Teste Voluntrio de VIH / SIDA. Uma pessoa acede a servios de aconselhamento, capacitando-a a realizar uma escolha informada sobre fazer o teste de VIH. Esta deciso deve ser escolha da pessoa a quem deve ser garantida a confidencialidade de todo o processo. ATV deve ser promovido pois desempenha um papel vital nas medidas globais de preveno, cuidados e tratamento do VIH/SIDA. Os benefcios potenciais do ATV incluem melhorar o estado de sade atravs de um aconselhamento nutricional, e acesso precoce a cuidados e tratamento/preveno para doenas associadas ao VIH; apoio emocional; melhor capacidade para enfrentar ansiedade associada ao VIH; conscincia de opes para a preveno da transmisso vertical; e motivao para iniciar ou manter comportamentos sexuais e aditivos seguros . Outros benefcios incluem a doao segura de sangue. Fact Sheet Women and AIDS da Associao Austraca de Planeamento da Famlia (GF), www.oegf.at com o apoio da World Population Foundation, www.wpf.org e Pr Famlia - Alemanha, Www.profamilia.de

(7)

UNFPA, Situao da Populao Mundial - Relatrio, 2003

ASSOCIAO PARA O PLANEAMENTO DA FAMLIA


RUA ARTILHARIA UM, 38 - 2 DTO. 1250 LISBOA

TEL.: 21 385 39 93 - FAX: 21 388 73 79


GF

apfportugal@mail.telepac.pt - www.apf.pt

Coordenao e Adaptao: Alice Frade - Departamento de Cooperao e Desenvolvimento da APF; Design Grfico: Salom Lage; Tiragem: 3.000 exemplares; Impresso por: Alfaprint, Lda.

Das könnte Ihnen auch gefallen