Sie sind auf Seite 1von 11

Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS

Verso: 05

Introduo
Buscando uma padronizao e orientao futuras instalaes que necessitem do lanamento de cabos pticos ou metlicos voltados para telecomunicaes pela extenso dos campi da Unicamp, apresentamos um guia para alinhamento das informaes e procedimentos que devem ser seguidos no planejamento e execuo desse tipo de servio.

1. Backbone UniNet
O Backbone UniNet, conhecido como rede externa, constitudo pelos links externos que interligam os campi da Universidade, e tambm links pticos internos para atender localidades distribudas dentro do campus de Baro Geraldo. Esses pontos so denominados Telcommunication Closet, TC (antigo N de Telecom). Atualmente existem 24 TCs para abrigar servios telecomunicaes atravs de armrios distribuidores/concentradores de cabos pticos denominados DGOs de rua. Nesses TCs so concentrados servios de voz (PABX autnomos ou bandejas remotas), dados e imagem, sendo ponto de passagem de interligao para os prdios de unidades prximas, via fibra ou cabos metlicos. Os campis de Piracicaba e Limeira, como tambm as unidades CPQBA, COTUCA e Escritrio So Paulo tambm devem utilizar deste guia para atender necessidades locais uma vez que a tecnologia recomendada a mesma.

1.1. Backbone
de responsabilidade do Centro de Computao, CCUEC, a administrao e gerenciamento de toda infraestrutura e servios relativos a esse, baseando seus procedimentos conforme a resoluo GR05/2005 - http://www.pg.unicamp.br/resolucoes/2005/indresol05.htm# - e Instrues Normativa do ConTIC, compreendendo toda a ligao entre "TCs, DGOs e as unidades que compem o Backbone UniNet.

2. Rede Externa 2.1 Dutos subterrneos e caixas de passagem

Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS

Pgina 1

Atualmente, os cabos pticos do Backbone esto acomodados em dutos subterrneos e so acessados atravs de caixas de passagens tipo R2 encontradas por toda extenso dessa rede. O mesmo vale para a infraestrutura seca de voz, nesse caso, tendo as caixas de passagens identificadas por Telefonia. Em ambos os casos, os dutos subterrneos utilizados so de PVC e PEADs 50mm. No padro de infraestrutura subterrnea utilizada atualmente, a tubulao que compe a rede de dutos formada por 7monodutos lisos de polietileno (PEAD) de alta densidade para telecomunicaes, com dimetro interno entre 40mm e 50mm, parede com espessura de no mnimo 3,7mm para uso subterrneo e lanamento convencional. Futuros lanamentos de cabos devem atender s normas NBR 14.683-1, NBR 15.155-1 e em conformidade s normas ANATEL, cintados em campo com guias de nylon n 2 ou corda de polietileno n 2. Para o padro de infraestrutura de voz utilizada hoje, a tubulao que compe a rede de dutos formada por 2 ou mais monodutos lisos de PVC com dimetro interno medindo entre 100mm ou PEAD de no mnimo 75mm com as mesmas caractersticas definidas acima para o Backbone, e futuros lanamentos de cabos tambm devem atender s normas NBR 14.683-1, NBR 15.155-1 e em conformidade s normas ANATEL, cintados em campo com guias de nylon n 2 ou corda de polietileno n 2. Os dutos devem ser enterrados em valas com profundidade de 90cm e envelopados com concreto em caso de travessias das ruas ou onde haja movimentao de veculos. Dever ser lanada na vala uma fita metlica de advertncia/localizao no sentido longitudinal dos monodutos. A construo da vala pode ser feita por meio de escavao ou por outro meio no destrutivo com o auxilio de mquinas. As caixas de passagem para o backbone devero ser do tipo R2 (1100 x 600 x 900mm), construdas em alvenaria simples acabada ou pr-moldada em concreto contendo fundo acabado e dreno com brita. Junto ao piso dever ser instalada uma moldura especifica para acomodar uma tampa de ferro fundido, e conforme deciso a partir de janeiro de 2011, ficou definido que a inscrio dessas caixas passam a ser "TELECOM" para os servios de dados ou voz, e em seu interior, dever ser fixada uma barra C para acomodao dos cabos. A distncia entre caixas de passagem no deve ultrapassar a 45m em linha reta, sendo obrigatrio caixa de passagem nas curvas.

TELECOM

Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS

Pgina 2

A rede externa das unidades, assim como a sua ligao ao backbone da universidade, dever ser implementada da mesma maneira que o padro acima, para dados e voz, com no mnimo de 4 monodutos seguindo todas as outras recomendaes de padro e materiais anteriormente citados.

2.2. Consideraes:
Os monodutos devero ser contnuos, sem emendas; Podero ser cintados com abraadeiras em tamanhos apropriadas ou amarradas, preferencialmente com materiais plsticos; No dever haver nenhuma curvatura nos monodutos lanados entre caixas de passagem. Qualquer necessidade de alterao de rota, necessria a construo de nova caixa; Os drenos nos fundos das caixas de passagem devero ser completados com brita; Certificar que no haja buracos ou frestas que permitam a infiltrao de razes ou acesso de roedores ao interior das caixas de passagem; No utilizar produtos complementares como curvas para que o feixe de monodutos acesse as caixas de passagem. Em relao a cabos pticos informamos que: Cabe a CONTRATADA, aps o lanamento e conectorizao dos cabos pticos, realizar testes de continuidade e atenuao dos mesmos. Identificar o cabeamento ptico em todas as caixas de passagem e nas extremidades dos cabos, utilizando etiqueta a prova dgua, no deteriorvel, com os dizeres CUIDADO CABO PTICO e informar a rota e o comprimento do cabo. Deixar guias lanados entre caixas para utilizao futura.

3. Redes internas (prdios e barraces)


de responsabilidade da Unidade administrar e gerenciar a infraestrutura e servios internos relativos a telecomunicaes, conforme orienta a GR05/2005. Nas redes internas, os caminhos para lanamento de cabos metlicos e pticos so considerados crticos, tendo em vista implicarem diretamente na qualidade da rede a ser instalada. Dos maiores problemas encontrados podemos citar: Estrangulamento dos condutos por excesso de cabos, significando a perda de capacidade de receber o cabeamento, lembrando que a capacidade dos condutos medida pelo pior deles; Rebarbas metlicas e plsticas que acabam por romper ou danificar o cabeamento quando do lanamento; Curvas em 90 o que provoca perda significativa na capacidade de trafego tanto para
Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS Pgina 3

fibra ptica como cabos metlicos podendo danificar o mesmo; Utilizao de dutos de PVC hidrulico (esgoto, gua potvel e pluvial) em prumadas das caixas que acessam a entrada dos prdios, ao invs de eletrodutos com curvas longas e medidas adequadas. A seguir apresentaremos os materiais para passagem de cabos e organizao da rede interna de telefonia e dados

3.1 Canaletas:
Consideramos vivel o uso de canaletas plsticas, embora com prejuzo esttico, como melhor alternativa de instalao, relevando as frequentes alteraes da disposio fsica do mobilirio nos cmodos dos prdios.

3.1.1 Tipos de canaletas 3.1.1.1 Standard:


So as canaletas mais comuns no mercado, encontradas em lojas de materiais eltricos. Geralmente vendidas em barras de 2m podem ser encontradas nas cores cinza e creme, confeccionadas em polietileno virgem ou reciclado. Possuem diversas medidas de seco e pelo menos trs tipos de fechamento. Recomendamos o modelo de canaleta semi-aberta, tendo em vista a facilidade de diferencialas visualmente das canaletas fechadas, sendo esse ltimo utilizado em instalaes eltricas. O modelo semi-aberto permite a passagem de cabos de dados pelos orifcios existentes. No recomendamos a utilizao das canaletas abertas. Este tipo de canaleta no permite a utilizao de cabeamento de dados e eltrico pelo mesmo duto, pois por norma, os cabos podem ficar prximos, entretanto, se separados por algum elemento isolante. Quanto s medidas das seces utilizamos: 30 x 30mm apenas para derivao em divisrias; 50 x 50mm como padro (paredes); 80 x 50mm para troncos ou descidas tipo prumada. A tabela abaixo define a quantidade mxima de cabos em funo da seco das canaletas.

Seco da canaleta 30 x 30mm 50 x 50mm 50 x 80mm

Qtde recomendada 16 44 70

3.1.1.2 Multicanal:
So canaletas plsticas ou metlicas projetadas especificamente para cabeamento estruturado. Possuem sistema unificado para roteamento de voz, imagens, dados e energia eltrica com total enquadramento s normas tcnicas, com praticidade, modernidade e esttica. imprescindvel a utilizao dos acessrios para estes modelos de canaletas como: separador de cabos, curvas, T, emendas, outlets, etc
Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS Pgina 4

No mercado existem vrios fabricantes e cada um com seus respectivos acessrios.

3.2 Eletrocalhas:

As eletrocalhas so bandejas metlicas fabricadas em chapas de ao dobradas em forma de U, podendo ser com ou sem virola (abas voltadas para parte interna), proporcionando maior resistncia a exo-toro. Elas podem ser totalmente perfuradas, oferecendo ventilao nos cabos, com furos oblongos de 7x25 mm, espaados entre si em 25 mm no sentido transversal e 38 mm no sentido longitudinal, ou lisa para instalaes hermeticamente fechadas, com furos oblongos de 7x25 mm apenas nas extremidades, para unio das peas. As eletrocalhas so bem indicadas para abrigar o cabeamento estruturado desde que observadas as caractersticas tcnicas do produto, bem como sua correta instalao e utilizao. Proporcionam o encaminhamento de cabeamento estruturado de alta capacidade, podendo ser utilizada de forma aparente ou sobre forros. Em caso de utilizao de eletrocalhas sobre o forro, recomenda-se especial ateno ao acesso para lanamento e fixao de cabos atravs de alapo que possibilite a execuo do servio com facilidade. Consideramos 100 x 50mm como melhor dimenso de seco, podendo ser do modelo perfurado ou liso. No necessariamente precisam ter tampa. Existem algumas eletrocalhas no mercado com bordas vincadas, que evitam danos ao cabeamento quando do lanamento. Seco da canaleta 100 x 50mm Qtde recomendada 96

3.3 Suportes:

Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS

Pgina 5

Os suportes especficos podero ser utilizados para instalao de cabeamento estruturado. Podem ser fixados em paredes de alvenaria ou dry-hall e at mesmo em pendurais de forros. Tambm possibilitam o uso no entre-forro ou em locais expostos onde possa guiar e proteger os cabos. Os suportes podem ser encontrados no mercado com capacidade que varia de 1 a 300 cabos.

3.4 Caixas de passagem:

Recomenda-se caixas de passagem em alumnio natural tipo L ou X, 4 x 2, sem pescoo, com furao de . So compostas de base, suporte para jacks RJ 45, tampa, tampo e niple. Existem no mercado pelo menos dois tipos de suportes. O suporte utilizado na Unicamp so para jacks das marcas Panduit, AMP ou Hellermann, independente da categoria do cabo. O uso de niple fundamental sendo que tem como objetivo proteger os cabos UTP.

3.5 Sugestes de instalao:


A instalao da infraestrutura de rede deve ser acompanhada da infraestrutura eltrica considerando que sua utilizao ser em pontos prximos. Para cada posto de trabalho necessrio pelo menos dois pontos de telecomunicaes e trs tomadas eltricas. Uma das opes a utilizao de canaletas especializadas que j prevem a passagem dos dois tipos de cabo, os eltricos e os de dados. Outra opo de menor custo a canaleta standard. No desenho a seguir apresentamos duas alternativas de utilizao, na qual, a instalao da esquerda, demonstra a padronizao com caixas de passagem e, a da direita, exibe caixa de passagem em conjunto com um filtro de linha que disponibiliza at oito tomadas eltricas.

Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS

Pgina 6

Outras alternativas podero ser utilizadas desde que atendam as normas e padres correntes. A forma de se instalar estas infraestruturas dever levar em conta a concepo dos prdios da Unicamp. Podero ser instaladas diretamente nas paredes de alvenaria ou, caso haja a necessidade de transpor caixilhos, pode-se utilizar uma madeira com largura de 25cm a 30cm por 2,5cm de espessura, ou mesmo uma prancha de postforming, com acabamento em frmica. Na instalao destas madeiras ou pranchas dever ser observada a altura em funo da NR17. Para locais onde se trabalhe sentado, a altura recomendada da mesa varia de 72cm a 75cm. Ento recomenda-se que as madeiras devero ser instaladas de forma que a canaleta inferior fique a uma altura de aproximadamente 95 cm. Em locais em que se trabalhe em p, a altura recomendada da mesa ou balco varia de 80cm a 100cm. Nesse caso as madeiras devero ser instaladas de forma que a canaleta inferior fique a uma altura de aproximadamente 115cm. Os exemplos de instalao podem ser verificados na figura a seguir.

3.6 TC: Telecommunication Closet (TC) ou sala de telecomunicaes o local especfico para instalao de equipamentos de rede. Considerando o limite de distncia do cabeamento que de no mximo 90m, essa sala dever ser localizada num local equidistante do prdio. Esse local deve ser climatizado para assegurar a performance dos equipamentos que geram demasiado calor. Em caso das medidas dos cabos ultrapassem o limite estabelecido, dever ser criado outro TC. As medidas ideais desta sala so de 2,0 x 2,5m. O no-break e quadro eltrico de informtica podero ficar no interior do TC, seguindo as
Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS Pgina 7

recomendaes do item 5. Instalaes eltricas.

3.7 Consideraes: Somente executar paredes e divisrias aps a instalao das canaletas; Somente instalar o forro, qualquer que seja ele, aps lanamento dos cabos na eletrocalha; As canaletas devero ser instaladas de forma contnua; Retirar as rebarbas da eletrocalhas; Deixar a cabea do parafuso para o lado interno das eletrocalhas; Qualquer recorte, feito em eletrocalha ou caixa metlica para passagem de cabos, dever receber acabamento em plstico (debrum); Instalar pontos de acesso via alapo no forro, a fim que tcnicos possam trabalhar na expanso ou manuteno da rede de telecomunicaes do prdio.

4. Prumadas
As prumadas so utilizadas para interligar os andares de um prdio. Do local do rack dever haver uma prumada para atender cada andar que demande o envio de cabos para conexo. Esta prumada dever ser um eletroduto de PVC preto, sem caixa de passagem no lado externo do prdio. Para tanto devero ser utilizadas curvas longas. Os eletrodutos devero ser instalados utilizando abraadeiras apropriadas que permitam uma boa fixao dos mesmos. A prumada deve entrar na parte traseira das canaletas do cabeamento estruturado. Caso as canaletas sejam pequenas, utilizar canaletas com a base maior. Observar que, se numa canaleta houver a necessidade da chegada de duas ou mais prumadas, estas devero ser instaladas umas ao lado das outras. Recomenda-se que em instalaes novas, a ocupao deve ser de at 40% da capacidade do duto e em reformas ou ampliaes, esta ocupao pode chegar a 60% da capacidade do duto, garantindo assim que os cabos no se dobrem ou toram mais que o necessrio. A tabela abaixo define a quantidade mxima de cabos em funo do dimetro dos eletrodutos. Dimetro do tubo Qtde recomendada " 5 1 9 1 20 2 36 2 50 3 80

No desenho a seguir pode-se observar, tomando como base um prdio padro, trs opes de instalao de rack e encaminhamento das prumadas.

Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS

Pgina 8

5. Instalaes eltricas
As instalaes eltricas para informtica devero obedecer aos padres da NBR5410, que a norma mais indicada para uma rede eltrica de qualidade. Algumas recomendaes so necessrias: Adquira materiais eltricos de boa qualidade e certificados pelo INMETRO; D preferncia utilizao de cabos ao invs de fios eltricos; Para cada circuito eltrico de 16A utilize cabo de 2,5mm e ligue em cada circuito no mximo 5 microcomputadores pessoais; No caso de servidores, necessrio verificar a demanda dos equipamentos para dimensionar os circuitos; Certifique a utilizao correta de terra e neutro; Caso haja necessidade, utilize estabilizadores de tenso de boa qualidade; Caso haja falta freqente de energia eltrica por curtos perodos de tempo onde seja importante manter continuamente em funcionamento o equipamento, utilize no-break de boa qualidade; Observe a polaridade das tomadas eltricas conforme desenho abaixo, no permita que exista possibilidade de inverso durante a instalao; As tomadas eltricas devero possuir identificao de tenso, circuito e quadro de comando a que pertencem;
Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS Pgina 9

Garanta a equipotencialidade do sistema de aterramento; Utilize as cores corretas dos cabos (ou fios) conforme ABNT; Fase = Preto, Vermelho ou Branco (RST) Neutro = Azul Claro Terra = Verde ou Verde/Amarelo Utilize circuitos com ligao terra, neutro e fase independentes, ou seja, todos os fios do circuito devem chegar ao quadro de distribuio e alimentar apenas o respectivo circuito de forma clara e simples, facilitando a identificao, localizao de problemas e alteraes de circuitos; Sempre que possvel utilize um quadro de distribuio especifico para alimentao de informtica, mesmo que no seja estabilizado ou ininterrupto (ligado a um no-break). D preferencia um disjuntor referencial (DR) de 25 a 40Amp para cada grupo de circuitos ao invs de ter um de 100Amp para vrios circuitos e, se no possuir a finalidade de proteo contra choques eltricos, prefira os de corrente nominal de fuga de 300mAmp.

6. Execuo de projetos de infraestrutura j existente


As instalaes pr-existentes sero indicadas como meio facilitador para atender a execuo de um projeto. A falta desta infraestrutura exige execuo conforme orientado no Item 1 deste documento. Algumas orientaes e recomendaes so necessrias para uso da infraestrutura prexistente: a. Backbone:
Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS Pgina 10

Observar a padronizao apresentada no item 1 e 2. Para uso dessa infraestrutura o projeto dever ter parecer do CCUEC e as orientaes abaixo devero ser seguidas e atendidas; Empresa dever ter equipe capacitada para trabalho com fibra ptica ou cabo metlico para voz; A todo segmento lanado, dever ser utilizado em conjunto um cabo guia e identificao com plaqueta padro de mercado, conforme especificaes ditadas neste documento; Identificar os locais onde sero necessrios servios de expanso e executar baseando-se nas especificaes do item 1 deste documento; Identificar e executar servio de desobstruo de dutos de PVC ou PEAD existente na rota, caso estejam obstrudos; Identificar e executar limpeza de caixas de passagem R1 ou R2 existente na rota, caso estejam com terra ou entulhos; Identificar e reformar tubulaes e caixas de passagem R1 ou R2, recuperando parcial ou totalmente inclusive seu interior, baseando-se nas especificaes do item 1 deste documento, caso estejam danificadas. Para sesso de uso de rota area via posteamento, a DSIS/Prefeitura Diviso de Sistemas da Prefeitura do Campus dever ser consultada, pois so os responsveis pelo estabelecimento das normas e orientaes tcnicas sobre uso dessa via. b. Unidades: Havendo necessidade de uso da rede externa ou interna das unidades, ou mesmo a sua ligao ao backbone da universidade, a contratada dever consultar previamente a unidade solicitante e o CCUEC para uso desse recurso. As Unidade so responsveis pela administrao da infraestrutura e servios dentro de sua rede, sendo assim no pode interferir ou utilizar, sem prvio acordo, a infraestrutura da unidade vizinha ou do CCUEC, em caso de uso da infraestrutura do backbone.

7. Normas aplicveis
NBR5410 Instalaes eltricas de baixa tenso; NR10 Segurana em instalaes e servios em eletricidade; EIA/TIA 568-A Cabeamento de telecomunicaes Cat 5e para edifcios comerciais; EIA/TIA 568-B.2.1 Cabeamento de telecomunicaes Cat6 para edifcios comerciais; EIA/TIA 569-A Caminhos e espaos de telecomunicaes para rede interna estruturada; EIA/TIA 606-A Administrao de infraestrutura de telecomunicaes; NBR 14565 Procedimentos bsicos para elaborao de projetos de cabeamento de telecomunicaes para rede interna estruturada; NBR 5413 e NR 17 Ergonomia e iluminamento

Guia Bsico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS

Pgina 11

Das könnte Ihnen auch gefallen