Sie sind auf Seite 1von 34

ARQUITETURA KITSCH

Antonio Castelnou CASTELNOU

PRINCPIOS DO KITSCH
A universalidade KITSCH explicvel em decorrncia de suas caractersticas estarem ao alcance do homem comum; fato que no verificvel na arte erudita, que, sendo acadmica, inatingvel a todas as pessoas.

O emprego, por parte de quem se deixa corromper pelo KITSCH, de elementos substitutivos (colocados em lugar de) e utilizados no segundo sua natureza efetiva (em uma qualidade que no sua), constitui uma falsificao ou adulterao da sua autntica razo de ser, resultando em seu carter fake (falso).

Sendo um fenmeno prottipo do consumo e massificao, o KITSCH apresenta alguns princpios fundamentais:

Princpio da Inadequao: Ocorre quando se associa duas ou mais coisas que no tm relao direta entre si, inclusive de modo inconveniente.
Por exemplo: decorar um saca-rolhas com a cabea do presidente, fazer uma associao chula ou descontextualizada, remixar um clssico em ritmo dance, etc.
Campo de ris (1889)

Vincent Van Gogh

Galheteiro ertico

Caixo Coca-Cola Quarto-corrida

Jesus meu craque

Referncias Cultura Pop

Casas + Veculos de transporte

Princpio da Mediocridade:
Ocorre quando se faz aluses bvias, produzindo emoes rpidas e prazer fcil, a partir de associaes ou referncias diretas e medocres. Por exemplo: Geladeira Frio Plo Sul Pingim Chinelo Conforto Maciez Coelho Jardim Vegetao Floresta duendes

Enfeites de jardim

Princpio da Acumulao:

Ocorre quando se exagera pelo acmulo desmedido de coisas, visando expressar criatividade, ostentao e luxo, prejudicando inclusive a funcionalidade. Por exemplo: decorao abarrotada com mistura de estilos, exagero em uma composio de cores ou texturas, vesturio carregado associado a grande nmero de acessrios, etc.

Princpio do Conforto:

Ocorre quando se expressa a idia de bem-estar e alegria de viver sem esforo, do estar mo e ser agradvel aos olhos, tato e demais sentidos.

Por exemplo: trabalhar com sobreposio de forraes em exagero, colocar mais pontos de iluminao do que o necessrio em um ambiente, dispor esculturas e outras elementos clssicos em excesso para expressar graa e prazer, etc.

Raquete eltrica

Sof super-confortvel

Princpio da Sinestesia:
Ocorre quando se apela, atravs de estmulos variados, para todos os sentidos de uma s vez, ou ainda, quando se associa vrias funes ao mesmo objeto e que, muitas vezes, so desnecessrias. Por exemplo: um lbum de fotografias que toca msica e exala perfume; uma caneta que tambm relgio e lanterna; um enfeite de mesa que porta-canetas, calendrio, termmetro e cinzeiro; etc.

ARQUITETURA KITSCH

Na arquitetura, o KITSCH pode ser considerado como uma das formas de conexo entre a arquitetura erudita (oficial) e a verncula, uma vez que representa uma manifestao popular que se inspira ou contaminada pela arte maior, aceita e difundida pela Academia. A especulao imobiliria e a arquitetura comercial muitas vezes no levam em considerao os pressupostos da arquitetura erudita, embora possam se apoderar de seus elementos (simblicos, estticos ou tcnicos), colocando-os dentro de um repertrio prprio, intelectual e economicamente acessvel.

Nas reas urbana e suburbana, h um complexo de sinais em busca de status social e econmico, o que favorece o FENMENO KITSCH, mais reservado no ambiente rural. Da surgirem falsos estilos, que nada mais so do que resultado da viso parcial de modelos e de ideologias estticas, religiosas ou filosficas.

ARQUITETURA KITSCH

Cemitrio

MOTEIS

Deturpando conceitos e teorias arquitetnicas, a ARQUITETURA KITSCH vem em sintonia com a idia de afirmao individual e social. A arquitetura oficial transforma-se em uma receita ou produto pronto, oferecido no mercado imobilirio para a escolha de novos ricos e como modismo.

ESTILO MODERNO

ESTILO CONTEMPORNEO

ESTILO CLSSICO

ESTILO AFRICANO

ESTILO COLONIAL
ESTILO MEDITERRNEO

ESTILO COUNTRY

CONCLUSO

Produto da midcult e embora aparentemente inofensivo, o KITSCH esconde o perigo da alienao social e cultural, assim como a perda do potencial criativo e crtica da arte e da arquitetura.

Alterando significados e distorcendo mensagens, o FENMENO KITSCH oculta complexos mecanismos, os quais necessitam ser denunciados e combatidos.

ESTILO ORIENTAL

LEITURA COMPLEMENTAR

APOSTILA Captulo 06. CAVALCANTI, L.; GUIMARAENS, D. Arquitetura de motis cariocas: espao e organizao social. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2007. _____. Arquitetura kitsch: suburbana e rural. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2006. ECO, U. Apolpticos e integrados. So Paulo: Perspectiva, Col. Debates, n.19, 1987. GOUVEA, I. Kitsch saudosista japons na arquitetura brasileira. So Paulo: Arte & Cincia, 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen