Sie sind auf Seite 1von 65

v.23 n.

5 2012

Fsica na cozinha
Lairane Rekowsky

Programa de Ps-Graduao em Ensino de Fsica


UFRGS

Textos de Apoio ao Professor de Fsica, v.23 n.5, 2012. Instituto de Fsica UFRGS Programa de Ps Graduao em Ensino de Fsica Mestrado Profissional em Ensino de Fsica

Editores: Marco Antonio Moreira Eliane Angela Veit

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Setor de Processamento Tcnico Biblioteca Professora Ruth de Souza Schneider Instituto de Fsica/UFRGS

R381f Rekowsky, Lairane Fsica na cozinha / Lairane Rekowky Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Fsica, 2012. 63 p.; il. (Textos de apoio ao professor de fsica / Marco Antonio Moreira, Eliane Angela Veit, ISSN 1807-2763; v. 23 , n. 5)

1. Ensino de Fsica 2. Educao de jovens e adultos 3. Termodinmica 4. Eletromagnetismo I.Ttulo II. Srie. PACS: 01.40.E

Impresso: Waldomiro da Silva Olivo Intercalao: Joo Batista C. da Silva

Fsica na cozinha

2012
Produto educacional da dissertao de Mestrado Profissional em Ensino de Fsica realizada por Lairane Rekovvsky, sob orientao do Prof. Dr. Marco Antonio Moreira, junto ao Programa de PsGraduao em Ensino de Fsica/UFRGS.

PPGEnFs/UFRGS

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Sumrio

Introduo .............................................................................................................................. 5 Unidade 1 Dilatao trmica na cozinha.............................................................................. 7 Unidade 2 Transferncia de calor na cozinha .................................................................... 17 Unidade 3 Estudando presso na cozinha ........................................................................ 31 Unidade 4 - Experincias com microondas na cozinha......................................................... 43 Unidade 5 - A conta de luz: despertando para a economia domstica ................................. 51

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Introduo
O ensino de Fsica em nvel tcnico integrado ao Ensino Mdio na modalidade PROEJA (Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos), cujo oferecimento obrigatrio nos IFs (Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia), no deve ser um currculo de EJA, tampouco um currculo de Educao Profissional. Tal currculo deve ser voltado para pessoas que trabalham ou que querem trabalhar, e que no tm possibilidade de acesso e permanncia escolar na idade dita regular por vrias razes. No entanto, diante dessa demanda, percebe-se uma restrio de carga horria importante, que tambm observada em currculos de EJA oferecidos pela rede pblica estadual. Devido ao pouco tempo destinado Fsica na grade curricular e forma como ela normalmente desvinculada da realidade dos alunos, torna-se um desafio ao professor apresentar uma abordagem mais contextualizada. Partindo disso, foi elaborada e aplicada uma proposta denominada Fsica na Cozinha durante o semestre 2012/1 com uma turma de 29 alunos do 3 semestre do Curso Tcnico em Administrao, em nvel de PROEJA, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/campus Sapucaia do Sul/RS. O objetivo foi proporcionar uma aprendizagem de Fsica relacionada a conceitos de Termodinmica e Eletromagnetismo a partir de situaes do cotidiano, em especial a partir da explorao de tcnicas, receitas e equipamentos culinrios e de experincias que podem ser feitas em qualquer cozinha. Desta proposta surgiu o trabalho de dissertao de Mestrado Profissional em Ensino de Fsica, sob orientao do Prof. Dr. Marco Antnio Moreira, junto ao Programa de Ps Graduao em Ensino de Fsica da UFRGS. De algumas experincias de sucesso e do aperfeioamento posterior de outras, gerou-se o atual produto educacional, que se trata de um Texto de Apoio ao Professor de Fsica composto de cinco unidades, contendo experincias que exploram conceitos fsicos no ambiente culinrio. A proposta aplicada, bem como este produto educacional tiveram como referencial terico a Teoria dos Campos Conceituais de Grard Vergnaud (Moreira, 2002). Esta teoria parte de que o conhecimento humano est organizado/estruturado em campos conceituais que so dominados ao longo do tempo atravs de experincia, maturidade e aprendizagem. Outra ideia fundamental, de acordo com Moreira (2002), alm de que a conceitualizao o ncleo do desenvolvimento cognitivo, a de que so as situaes que do sentido aos conceitos. Como para Vergnaud no se aprende um conceito em uma nica situao, so propostas diferentes situaes que proporcionam evidenciar, ilustrar um mesmo conceito fsico, procurando apresent-las num grau crescente de complexidade.

A seguir descrita a estrutura desse produto educacional, que est dividido em cinco unidades didticas: Unidade 1 Dilatao trmica na cozinha Unidade 2 Transferncia de calor na cozinha Unidade 3 Estudando presso na cozinha Unidade 4 - Experincias com microondas na cozinha 5

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Unidade 5 - A conta de luz: despertando para a economia domstica

Cada uma das unidades contm experincias relacionadas ao seu ttulo. Tanto as unidades como as experincias podem ser abordadas de forma independente. As experincias esto divididas em Ttulo, Objetivo, Conceitos Fsicos abordados, Materiais necessrios para experincia, o Desenvolvimento propriamente dito e Notas, onde so apresentadas observaes, curiosidades e a mediao entre o desenvolvimento da experincia e os conceitos fsicos envolvidos. As experincias sugeridas podem ser feitas em uma cozinha domstica ou no refeitrio de uma escola. Elas se justificam pelo fato de muitas escolas pblicas no disporem de um laboratrio de Fsica, mas ainda que bastante precrio, possuem um refeitrio onde so preparadas e realizadas as refeies; tambm por ser a cozinha um ambiente comum ao cotidiano de todos. Vale ressaltar que este produto educacional no tem carter de servir de livro texto, tampouco aborda os conhecimentos prvios necessrios para interpretar as experincias, cabendo ao professor dar este suporte e se necessrio adaptar cada experincia ao seu contexto, elaborando seu prprio plano de aula. Ainda que no seja oferecido um contedo de substncia conceitual, so recomendados livros, outros produtos educacionais, artigos, vdeos e simulaes.

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Unidade 1 Dilatao trmica na cozinha


Nesta unidade so sugeridas experincias na cozinha envolvendo o conceito de dilatao trmica. Como texto de apoio recomenda-se os textos e simulaes do site desenvolvido por Gonalves (2004) .
1

Experincia 1: desamassando uma bolinha de tnis de mesa

Objetivos: utilizar a propriedade de dilatao volumtrica do ar para desamassar uma bolinha de tnis de mesa.

Conceitos fsicos: dilatao trmica e temperatura.

Materiais - bolinha de tnis de mesa pouco amassada - panela com gua fervente

Desenvolvimento

Coloque a bolinha de tnis de mesa amassada (Figura 1) dentro de uma panela com gua fervente. Verifique que em menos de um minuto a bolinha volta ao formato original (Figura 2).

Figura 1. Bolinha de tnis de mesa amassada. gua fervente.

Figura 2. Bolinha depois de ser colocada em

Notas Quando se coloca a bolinha em contato com a gua quente, o ar no seu interior aquecido, fazendo com que a presso sobre as paredes internas aumente. A diferena entre a presso interna e externa empurra as paredes da bolinha para fora, desamassando-a.

1 2

Fsica trmica est disponvel em: < http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/>. Acesso em: 14 out. 2012. Um vdeo desta experincia est disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=pWmVdTiE1mc>. Acesso em: 12 out. 2012. 7

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Se o amassado for muito profundo ela volta forma original com mudana de cor no local do amassado, pela deformao irreversvel do plstico. Tambm se observa na foto que a cor da tinta da caneta desbotou com a gua quente. O tnis de mesa tambm conhecido como ping-pong ou pingue-pongue, em portugus.

Experincia 2: bales no freezer

Objetivos: verificar a dilatao volumtrica do ar em bales.

Conceitos fsicos: dilatao trmica e temperatura.

Materiais - balo - fita mtrica - caneta hidrocor

Desenvolvimento Encha o balo com ar e risque uma circunferncia com caneta hidrocor. Em seguida mea o comprimento da linha e anote. Leve o balo ao congelador da geladeira ou a um freezer (Figura 3) e deixe durante um intervalo de tempo de pelo menos uma hora. Retire o balo do freezer e mea novamente o comprimento da linha. Discuta com os alunos o que aconteceu.

Figura 3. Balo no congelador.4

Notas: Quanto mais tempo o balo ficar no congelador do refrigerador, maior ser a diferena no comprimento da linha. O ideal que o balo seja colocado no freezer no primeiro perodo de aula do dia e retirado no ltimo.
3

Adaptado do texto de Schroeder, C. disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/tapf/v16n1_Schroeder.pdf>. Acesso em: 13 out. 2012. 4 Imagem disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/tapf/v16n1_Schroeder.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2012. 8

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Pode-se questionar o que aconteceria com a circunferncia do balo se ele voltasse temperatura inicial (se possvel, aguardem at que isso acontea).

Experincia 3: lminas bimetlicas no forno domstico Objetivos: compreender que lminas bimetlicas esto presentes em eletrodomsticos como o forno eltrico.

Conceitos fsicos: dilatao trmica e temperatura.

Material Papel metlico retirado do interior de carteiras de cigarros. Fsforos

Desenvolvimento Explique com uma simulao ou exemplos o que so lminas bimetlicas e comente sua aplicao no controle de temperatura de ferros de passar, fornos eltricos, etc. No interior de carteiras de cigarros comum se encontrar uma folha com um lado de papel branco e o outro metlico, colados entre si. possvel verificar o comportamento de uma lmina bimetlica cortando uma tira deste papel e aproximando-a de uma chama, mantendo-a a certa distncia para evitar que o papel queime, conforme a Figura 4.

Figura 4. Lmina bimetlica feita com papel da carteira de cigarros.5

Observa-se que a lmina se enrola para cima quando a parte metlica est voltada para a chama e se enrola para baixo quando a face de papel est prxima da chama. Isso ocorre porque o metal se dilata mais do que o papel.

Notas O controle de temperatura do ferro de passar roupas ou do forno eltrico feito por um termostato constitudo por uma lmina bimetlica que se dilata e se curva, formando um arco, quando aquecida,
5

Fonte da imagem: Luz (2005), p. 66. 9

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

interrompendo o circuito eltrico. Quando resfriada, a lmina permanece plana e torna a fazer o contato no circuito eltrico, conforme Figura 5.

Figura 5. Simulao de lmina bimetlica6

Para a experincia com o papel metlico da carteira de cigarros, leve as tiras cortadas e no solicite nem estimule que alunos entrem em contado com cigarros.

Experincia 4: abrindo um vidro de conserva Objetivos: verificar que diferentes materiais se dilatam de maneira diferente. Conceitos fsicos: dilatao trmica e temperatura.

Materiais - recipiente com gua quente - vidro de conserva Desenvolvimento O professor apresenta um recipiente de vidro com compota ou conserva fechado com tampa metlica e desafia os alunos a usar a propriedade de dilatao trmica para abr-lo.
7

Notas Ao se colocar o vidro invertido com a tampa metlica mergulhada na gua, torna-se fcil abrir o recipiente depois de alguns instantes (Figura 6).

6 7

Simulao disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/>. Acesso em: 24 jul. 2012. O termo compota ser utilizado para doces e conserva para salgados. 10

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 6. Vidro de conserva abre facilmente depois de se mergulhar a tampa em gua quente.

O metal dilata-se mais do que o vidro deixando uma folga entre eles, isso de deve ao metal possuir coeficiente de dilatao trmica maior do que vidro e, portanto, dilatar-se mais para uma mesma variao de temperatura.

Mesmo sem aquecer a tampa, mais fcil abrir um vidro temperatura ambiente do que gelado. Da mesma forma como o metal dilata-se mais quando a temperatura aumenta, contrai-se mais quando ela diminui, prendendo-se firmemente ao vidro.

Na charge da Figura 7 feita uma experincia semelhante proposta aqui. Pois, se aquecendo a tampa metlica da garrafa, apenas ela se dilata (o gargalo pouco aquecido), soltando-a facilmente.

Figura 7. Aquecendo-se a tampa metlica de uma garrafa fica mais fcil abri-la.8

Experincia 5: fazendo conservas ou compotas

Objetivos: discutir conceitos de termodinmica na elaborao de compotas ou conservas caseiras.

Conceitos fsicos: dilatao trmica, temperatura e presso.

Materiais

8 9

Fonte da imagem: Luz (2005), pg. 55. O termo compota ser utilizado para doces e conserva para salgados. 11

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

- frutas da poca - acar - gua - legumes - sal - vinagre - temperos Desenvolvimento Nesta experincia se prope executar uma receita
10

de um site ou livro discutindo os cuidados

necessrios durante o preparo, como a necessidade de ferver vidros totalmente cobertos de gua, de envasar ainda quente, ferver aps o envase e resfriar o recipiente na posio invertida.

Notas Como exemplo, sugerida a apresentao de um vdeo discusso de alguns trechos. De 2:50 3:30: sugerido que os vidros vazios sejam fervidos totalmente cobertos de gua. Isto feito para evitar que rachem por diferena de dilatao entre a parte submersa e a fora dgua. Tambm que seja colocado um pano em volta dos vidros, isso evita que eles se choquem. Ainda, solicitado que a tampa metlica deva ser apenas mergulhada na gua. Diferente dos vidros, que fervem por bastante tempo, o revestimento de borracha da tampa resseca se mantido por muito tempo na gua quente e pode prejudicar o vedante da tampa. De 4:43 5:22: Se solicita que no se envase o vidro at a borda, deixando um espao para formao de vcuo (vazio). Quando se fecha o vidro ainda quente, o resfriamento produz uma diminuio do volume do contedo do recipiente interno. De acordo com o Teorema de Pascal, essa diminuio de presso se transmite pela gua e pela bolha de ar. Como o ar mais compressvel que a gua, a diminuio de presso acaba por refletir na bolha de ar. O resultado final que a presso interna do conjunto ligeiramente menor do que a presso atmosfrica. s vezes possvel ver a tampa levemente afundada, como na Figura 8. Na hora de abrir, comum se introduzir uma faca, por exemplo, entre a tampa e o vidro, abrindo passagem para o ar e equilibrando a presso interna e externa, no entanto isso pode estragar a vedao definitivamente.
11

intitulado Envase de compotas e a

10

Sugere-se oblogue Mistura fina. Disponvel em:

<http://conservas-misturafina.blogspot.com.br/2011/05/higiene-e-pasteurizacao-no.html>. Acesso em 15 out. 2012


11

Envase de compotas Coleo Unio. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=RrJJ7n8ygpI&feature=related>. Acesso em: 10 jun. 2012.

12

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 8. Aviso em recipiente de conserva de palmito: "Compre somente se o boto estiver abaixado".

De 5:316:36: Para realizar o processo que o vdeo chama de pasteurizao, os vidros so cobertos de gua fervente pela metade, pois agora cheios no h mais risco de racharem. Embora o termo pasteurizao seja utilizado em culinria como ferver para eliminar bactrias, o termo correto esterilizao por banho-maria, pois a pasteurizao prev um choque trmico. O que se fez neste caso foi esterilizar o ar que ficou no vidro quando foi despejada a conserva. Em seguida os vidros so colocados invertidos sobre uma mesa, com a tampa para baixo, impedindo que o ar entre.

Experincia 6: cortando vidro Objetivos: utilizar a dilatao trmica do vidro para cort-lo.

Conceitos fsicos: dilatao trmica e temperatura.

Materiais - garrafa de vidro sem rtulo - luvas de borracha - culos de proteo - barbante - lcool etlico 96GL (ou querosene) - balde com gua fria

Desenvolvimento

Importante: Para fazer esta experincia use luvas de borracha e culos de proteo. Encha um balde de gua pela metade. Mergulhe o barbante no lcool 96GL ou querosene (evapora mais lentamente), conforme Figura 9. Preencha a garrafa com gua at a altura em que ser amarrado o barbante. Enrole o barbante na garrafa na linha da gua e amarre com um n tipo volta do fiel, como nas figuras 10 e 11. O n duplo cria um caroo que faz com que a chama seja mais alta 13

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

naquele ponto, consequentemente, o vidro rompe-se numa altura maior, deixando o corte sem uniformidade.

Figura 9. Barbante no lcool.

Figura 10. N volta do fiel12.

Neste momento, afaste o lcool ou querosene do ambiente e certifique-se de que suas mos no esto molhadas com o combustvel. Coloque fogo no barbante que est amarrado na garrafa, assim que apagar mergulhe a garrafa no balde com gua. Tente torcer a garrafa, voc ouvir um estalo de quebra. A garrafa ser cortada como na figura 12. Para dar um acabamento melhor lixe para no se cortar. ou leve a garrafa numa vidraaria para ser lixada. Cuidado

Figura 11. Barbante amarrado na garrafa.

Figura 12. Garrafa cortada.

Notas O vidro um material que leva um tempo desconhecido para se decompor. Por isso, melhor que jog-lo na lixeira comum separar uma boa quantidade e destinar a locais de coleta seletiva. Alm disso, voc pode reaproveitar as garrafas na decorao de sua casa, como na Figura 13.

12

Imagem disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Volta_Fiel>. Acesso em: 11 ago. 2012. 14

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 13. Luminrias feitas com garrafas cortadas13

No site de onde foram extradas as imagens acima h sugesto de um vdeo

14

que ensina a cortar

garrafas vertendo-se um fio de gua quente com uma chaleira e em seguida aplicando um choque trmico com gua fria. No obteve-se sucesso com esta tcnica, porm, a partir deste vdeo se teve acesso a vrios outros
15

que permitiram aperfeioar a tcnica at se chegar a apresentada acima.

possvel observar pela Figura 12 que a ruptura da garrafa ocorre acima da altura onde amarrado o barbante, pois a chama sobe por conveco. O corte tambm no uniforme pela conveco ser irregular, sendo necessrio lixar a garrafa para se obter o acabamento como mostrado na Figura 13.

Foram feitas duas tentativas de se aquecer a garrafa na posio horizontal. A primeira tentativa foi feita com barbante e a segunda com uma trilha de lcool gel em vez do barbante. Em ambos os casos o vidro no atingiu a temperatura suficiente para rachar quando mergulhado na gua.

No vdeo

16

do blog Coisas feitas com coisas mostrado um cortador de vidro feito com resistncia

eltrica. Embora o mtodo seja pouco seguro para fazer com alunos, por risco de choque eltrico, bastante eficiente e produziu um corte uniforme. A resistncia usada do tipo utilizado em avirios, normalmente vendida enrolada em um cone de porcelana. apropriado comentar a diferena da resistncia a variaes de temperatura entre o vidro comum e o vidro refratrio, conhecido popularmente por Pirex, Figura 14.

13

Imagens disponveis em: <: http://vinhosweb.com.br/dica.php?Id=94>. Acesso em: 23 out. 2012.

14

Vdeo Cutting a Wine Bottle with Hot Water . Disponvel em: < http://www.youtube.com/watch?v=PMTYjn_Knt8&feature=player_embedded>. Acesso em: 12 out. 2012.
15

Video How to cut a bottle using household items! Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&v=yHWYjMlYH50&NR=1. Aceso em: 15 out. 2012. 16 Disponvel: < em: http://coisasfeitascomcoisas.blogspot.com.br/>. Aceso em out. 2012. 15

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 14. Refratrio de vidro pirex.17

Um prato ou copo de vidro grosso comum estala e pode se quebrar quando colocamos gua muito quente, pois as paredes internas se dilatam antes das externas. Este efeito no visto to facilmente nos pratos de vidro mais finos, porm pode acorrer se enchermos, mesmo que fino, um copo pela metade, pois haver uma maior dilatao na parte que contm gua quente. O mesmo no ocorre com pratos e copos feitos com vidros especiais como o Pirex que possuem coeficiente de dilatao menor do que o vidro comum, resistindo a grandes variaes de temperatura sem ruptura. Tambm se pode comparar o comportamento do vidro com o de um recipiente metlico, por exemplo, que sofresse o mesmo choque trmico. O metal, ao contrrio do vidro, malevel, mesmo
18

temperatura muito abaixo do ponto de fuso.

17

Imagem disponvel em: < http://www.cheftvshop.com.br/home-16-produtos/travessa-refrataria-emvidro-18-x-33-5cm-pyrex.html>. Acesso em: 10 nov. 2012. 18 -6 o -1 -6 o -1 Coeficiente de dilatao linear 20C: vidro comum= 9x10 C ; vidro pirex =1,2x10 C . Gaspar (2003) 16

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Referncias CHEF TV Shopping. Travessa refratria em vidro 18 x 33,5cm Pyrex. Disponvel em: < http://www.cheftvshop.com.br/home-16-produtos/travessa-refrataria-em-vidro-18-x-33-5cmpyrex.html>. Acesso em: 10 nov. 2012. (Imagem)

COISAS feitas com coisas. Disponvel: em:< http://coisasfeitascomcoisas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 out. 2012. (Blog)

CUTTING a Wine Bottle with Hot Water. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=PMTYjn_Knt8&feature=player_embedded>. Acesso em: 01 out. 2012. (Vdeo)

ENVASE de compotas. (Coleo Unio). Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=RrJJ7n8ygpI&feature=related>. Acesso em: 27 jun. 2012. (Vdeo)

GASPAR, A. Fsica: volume nico. So Paulo: tica, 2003.

GONALVES, L. J. Fsica trmica. Disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/>. Acesso em: 02 out. 2012.

FIXING a dented ping pong Ball. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=pWmVdTiE1mc>. Acesso em: 01 out. 2012. (Vdeo)

HOW to cut a bottle using household items! Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=yHWYjMlYH50>. Acesso em: 10 out. 2012. (Vdeo)

LUZ, A. M.R. da; lvares, B.A. ALVARENGA, B. Fsica. So Paulo: Scipione, 2005, v.2.

MISTURA fina. Disponvel em: <http://conservas-misturafina.blogspot.com.br/2011/05/higiene-epasteurizacao-no.html>. Acesso em: 10 out. 2012. (Blog)

MOREIRA, M. A. Teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de cincias e a pesquisa nesta rea. Investigaes em Ensino de Cincias, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 7-29, jan./abr. 2002.

17

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Disponvel em: < http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol7/n1/v7_n1_a1.html>. Acesso em: 02 out. 2012.

SCHROEDER, C. Atividades experimentais de fsica para crianas de 07 a 10 anos. Porto Alegre: Instituto de Fsica, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Fsica - UFRGS, 2005. (Textos de apoio ao professor de fsica, v. 16). Disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/tapf/v16n1_Schroeder.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.

VOLTA do Fiel. Wikipedia, a enciclopdia livre. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Volta_Fiel>. Acesso em: 11 ago. 2012. (Imagem)

18

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Unidade 2 Transferncia de calor na cozinha Esta atividade prope experincias, que podem ser feitas independentemente, sobre formas de transferncia de energia na forma de calor na cozinha. Para auxiliar o docente so recomendados os seguintes Textos de Apoio ao Professor de Fsica: de Marques (2009) pginas 39 a 50; Gonalves (2004) 40, O vdeo
24 21 22 19 20

; Michelena (2008) , das


23

e do site Gonalves (2004) ; e GREF (1998) , das pginas 29

do Telecurso 2000 de Cincias do Ensino Fundamental Qumica na cozinha,

embora antigo, aborda de forma contextualizada os conceitos de bons e maus condutores de calor e formas de transferncia de energia na forma de calor (conduo, conveco e irradiao) na cozinha. Nas experincias sugeridas abaixo, a de nmero 1 sobre conduo; a de nmero 2 sobre conveco; as de nmero 3 e 4 sobre radiao e a de nmero 5 envolve os trs processos.

Experincia 1: conduo de calor na cozinha

Objetivos: compreender a transferncia de energia na forma de calor por conduo; diferenciar


condutores e isolantes e demonstrar que os metais so bons condutores de calor.

Conceitos fsicos: conduo de calor, condutores e isolantes e temperatura. Materiais


- Barra metlica (pode ser um arame ou um espeto de churrasco) - vela - fsforo - percevejos metlicos

Desenvolvimento
Pingue cera de vela (parafina) na barra metlica (pode ser um arame ou espeto de churrasco, como utilizado) e enquanto a cera estiver lquida, grude um percevejo em cada gota, conforme figura 15. Depois que a cera esfriar, acenda a vela e, segurando a barra pela extremidade ou fixando-a, por
19

Disponvel em:< http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v20n5_marques_araujo.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.


20

Disponvel em:< http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v19n5_Michelena_Mors.pdf>. Acesso em: 11 out.

2012.
21 22

Disponvel em:< http://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/5.zip>. Acesso em: 10 nov. 2012. Disponvel em:< http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/>. Acesso em: 10 nov. 2012. 23 Disponvel em:< http://www.if.usp.br/gref/termo/termo2.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2012.
24

Disponvel em:<

http://www.youtube.com/watch?v=9BRYAEmwNeI&playnext=1&list=PLCF4C0F11DE632B01&feature =results_video.>. Acesso em:14 out. 2012.

19

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

exemplo, sob um livro, aquea a outra extremidade. Verifica-se que os percevejos caem em ordem, medida que a barra se aquece, Figura 16.

Figura 15. Espeto com percevejos presos com parafina. Figura 16. Chama da vela derretendo parafina.

Notas

Esta experincia tambm pode ser realizada atravs de uma simulao computacional, Figura 17.

Figura 17. Simulao do experimento com percevejos.25

A partir desta experincia sugerido levar os alunos at uma cozinha ou refeitrio para que identifiquem materiais isolantes e condutores.

As panelas e chaleiras usadas em uma cozinha devem ser feitas de metal para que aqueam rapidamente. Mas seus cabos geralmente so feitos de madeira ou de plstico (assim como o cabo do espeto utilizado na experincia), maus condutores de calor, conforme Figura 18, a fim de dificultar o aquecimento da mo de quem segura o utenslio.

25

Disponvel em: < http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/conducao1.htm>. Acesso em: out. 2012.

20

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 18. Panelas e chaleiras devem ter cabo isolante para seu manuseio.

Tambm interessante ressaltar a eficincia de panelas de ao inox com fundo triplo, Figura 18. Elas so feitas com duas camadas de ao inox, envolvendo uma camada de alumnio que por se melhor condutor que o ao inox distribui o calor da chama de maneira mais uniforme, facilitando o cozimento dos alimentos. Se o alumnio for substitudo por cobre, o aquecimento ainda mais homogneo e rpido em toda sua superfcie interna.

Figura 19. Panela de ao inox com fundo triplo. 26

Para evitar aquecimento da mesa por conduo usamos esteiras de algum material isolante, geralmente madeira, entre a mesa e a panela. E para evitar que o alimento resfrie rapidamente se substitui o recipiente de metal por cermico para lev-lo mesa.

As paredes das geladeiras, assim como do forno, so forradas com l de vidro para evitar trocas de calor.

Sempre que se quer um bom isolamento trmico para a conduo de calor, procuram-se materiais que tenham a propriedade de manter uma camada de ar estacionria no seu interior, impedindo desta forma tambm a transmisso do calor por conveco. A l, Figura 20, um excelente isolante trmico
26

Disponvel em:< http://www.tramontina.com.br/pergunta-frequente/9-como-funciona-o-fundo-triplodas-panelas-de-aco-inox-tramont>. Acesso em: 12 out. 2012. 21

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

por armazenar ar entre as suas fibras. Isso tambm justifica o motivo pelo qual a l de vidro melhor isolante que o vidro que lhe deu origem. Tambm, para obter esse efeito, que pssaros eriam suas penas em dias frios de modo a manter entre elas camadas de ar.

Figura 20. - Tecido de l ampliado 20 vezes.27

Uma geladeira com m vedao na porta pode permitir a entrada de ar. Para isso sugere-se um teste para verificar a sua vedao. Consiste em colocar uma folha de papel entre a porta e a borracha da geladeira e fech-la. Espera-se que a folha no deslize, Figura 21.

Figura 21. Teste de vedao da porta da geladeira.

Experincia 2: conveco na cozinha

Objetivos: compreender a transferncia de energia na forma de calor por conveco. Conceitos fsicos: conveco e temperatura. Materiais
27

Imagem extrada de: < www.if.ufrgs.br/public/tapf/v20n5_marques_araujo.pdf >. Acesso em: 12 out. 2012 22

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

- panela ou leiteira de vidro - serragem

Desenvolvimento
Quando se aquece gua em uma vasilha, h formao de bolhas de ar que sobem, enquanto outras descem. Se voc colocar serragem na gua, esse fenmeno fica mais evidente. Ao aquecer a gua, a serragem ajuda a evidenciar as correntes de conveco, Figura 22.

Figura 22. Correntes de conveco em uma jarra.28

A camada inferior de gua aquecida por conduo, pelo alumnio ou vidro da panela. A gua aquecida se dilata e sobe, sendo que a gua da camada superior (mais fria), desce, ocupando o lugar da que subiu. Por diferena de densidade, a gua aquecida sobe e a gua fria desce.

Notas
Um simulao deste experimento est disponvel no site de Gonalves (2004), Figura 23.

Figura 23. Simulao de correntes de conveco.29

Em um refrigerador ocorre a formao de correntes de conveco, figura 24. O congelador recebe energia por conduo das camadas de ar em contato com o ele. O ar dessa regio resfria e torna-se mais denso, deslocando-se para a parte de baixo do refrigerador. Enquanto que as camadas de ar
28

Imagem da extrada pg. 31 de: < http://www.if.usp.br/gref/termo/termo2.pdf>. Acesso em: 13 out. 2012. 29 Disponvel em: http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/conveccao.htm. Acesso em: 15 out. 2012. 23

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

que esto na parte de baixo, pelo fato de o ar quente ser menos denso, deslocam-se para cima. um movimento exatamente contrrio ao descrito na vasilha com gua quando aquecida. Essa circulao de ar, chamada conveco, faz com que a temperatura seja aproximadamente a mesma em todos os pontos do refrigerador, com exceo da parte interna do congelador. por isso que os refrigeradores possuem o congelador na parte superior. Os refrigeradores chamados duplex que possuem o

congelador separado, tanto na parte superior como inferior, nas geladeiras mais modernas, possuem duas unidades de refrigerao; uma para o congelador e outra para a geladeira.

Figura 24. Congelador na parte superior proporciona correntes de conveco.30

necessrio que as prateleiras da geladeira sejam vazadas para facilitar a conveco do ar. Refrigeradores que possuem prateleiras inteiras, de acrlico ou vidro, possuem ventilador que provoca uma conveco forada tornando a temperatura uniforme. Este ventilador, naturalmente, aumenta o consumo de energia do equipamento.

A temperatura mais elevada dos armrios superiores da cozinha tambm uma consequncia da conveco do ar. O ar quente sobe, e permanece em contato com eles.

No h problema em aproveitar a energia liberada na parte traseira da geladeira para, por exemplo, secar roupas. O problema est em esquecer uma pea grande, como uma toalha de banho, que ir bloquear a sada de ar quente.

Em outra experincia o ar aquecido ao redor de uma lmpada incandescente sobe e faz girar um helicide de papel, Figura 25.

30

Imagens extrada de: < www.if.ufrgs.br/public/tapf/v20n5_marques_araujo.pdf >. Acesso em:12 out. 2012 24

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 25. Correntes de conveco do ar giram helicide.

Um ventilador de teto, fixado acima de uma lmpada incandescente, apesar de desligado, por receber correntes de conveco, gira lentamente algum tempo aps a lmpada estar acesa. Percebe-se que roupas agitam-se suavemente, pela conveco, quando so estendidas em varal sobre fogo lenha.

Experincia 3: radiao na cozinha

31

Objetivos: compreender a transferncia de energia na forma de calor por radiao. Conceitos fsicos: radiao, ondas eletromagnticas e temperatura.

Recursos
- dois termmetros - duas garrafas pet de refrigerante 500ml vazias - papel alumnio - tinta preta - uma lmpada de 100W

Desenvolvimento
Embrulhe uma das garrafas com papel alumnio e pinte a outra garrafa de preto. Encha as garrafas com gua at uma altura de aproximadamente dois dedos, mea a temperatura da gua nos dois casos e tampe as garrafas. Coloque as garrafas sob a lmpada acesa e aguarde aproximadamente 10 minutos, Figura 26. Mea novamente a temperatura da gua nas duas garrafas.

31

Adaptado de: < http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v19n5_Michelena_Mors.pdf> . Acesso em: 12 out. 2012. 25

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 26.Garrafas com gua, uma enrolada com papel alumnio e a outra pintada de preto, sendo aquecidas pela lmpada32

Notas
Os corpos de cor escura absorvem boa parte da radiao visvel e infravermelha incidente sobre eles. J corpos de cores claras refletem grande parte da radiao visvel e infravermelha que incide sobre eles. Esse o motivo de se recomendar a utilizao de roupas claras em dias quentes. As ondas eletromagnticas que so mais facilmente absorvidas so as ondas da regio do infravermelho. A partir da experincia de aquecimento de garrafas de cores diferentes possvel observar o fenmeno da transferncia de calor por irradiao. Constata-se que ao final dos 10 minutos a garrafa preta apresenta temperatura superior da garrafa embrulhada em papel alumnio. Enquanto a conduo e a conveco somente ocorrem em meios materiais, a irradiao acontece tanto em alguns meios materiais como no vcuo (ausncia de matria). E a energia transmitida pelas ondas eletromagnticas, ao serem absorvidas por um corpo, aumenta sua energia interna, aquecendo-o. A energia radiante no aquece o meio em que se propaga, s aquece quando absorvida por ele. Qualquer corpo cuja temperatura superior do zero absoluto emite energia radiante. Em maior ou menor grau, todos os corpos emitem energia radiante proporcional temperatura; quanto maior a temperatura, mais ele irradia. No entanto, um corpo s emite radiao visvel em quantidade

suficiente para impressionar o olho humano quando a sua temperatura est acima de 500C. Durante esta experincia o professor pode mostrar o espectro eletromagntico e explicar que a radiao infravermelha se comporta como a luz visvel, no precisando de um meio para se propagar e que a energia emitida pelo Sol chega at ns atravs de ondas eletromagnticas.

Experincia 4 Aquecendo alimentos embrulhados em papel alumnio

Objetivo: compreender a transferncia de energia na forma de calor por radiao.

32

Imagem de: < http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v19n5_Michelena_Mors.pdf> . Acesso em:12 out. 2012. 26

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Conceitos fsicos: radiao, ondas eletromagnticas, reflexo e temperatura.

Recursos
- dois copos com 100ml de gua cada - duas folhas de mesmo tamanho de papel alumnio (tamanho suficiente para embrulhar cada copo) - 2 termmetros - forno eltrico

Desenvolvimento
Embrulhe cada um dos copos com um pedao de papel alumnio. Um copo deve ser embrulhado com a parte brilhante voltada para fora, o outro com a parte fosca para fora. Aquea o forno eltrico a 200C por 10 minutos e desligue-o. Imediatamente introduza os dois recipientes por 5 minutos no forno e retire-os. Com os termmetros mea a temperatura da gua em cada recipiente.

Notas
Ao final, a gua do copo com cobertura fosca estabilizou temperatura em 36.9C e a gua com cobertura brilhante estabilizou em 35C, conforme Figuras 27 e 28.

Figura 27. Copos envoltos em papel alumnio.

Figura 28. Temperaturas medidas para a gua.

A experincia foi repetida com batatas, em vez de copos com gua. Para isso se cortou uma batata pequena ao meio e se embrulhou cada metade com o mesmo tamanho de papel alumnio, porm uma com a face do papel brilhante voltada para fora e a outra, com a face fosca voltada para fora, Figura 29. Colocou-se as batatas sobre um prato e se levou ao forno desligado, com temperatura inicial de 200C por 5 mim. Depois de retiradas do forno, se introduziu um termmetro no centro de cada batata mesma profundidade. A temperatura para a batata envolta com o papel alumnio com a face fosca voltada para fora foi de 37.2C e a face brilhante de 36.1C, Figura 30.

27

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 29. Batatas embrulhadas em papel alumnio. Figura 30. Temperatura de cada batata

Observe a escala do termmetro utilizado. A quantidade de gua e o tempo sugerido so para um termmetro digital de uso hospitalar com escala entre 32C e 42C. Independente da escala do termmetro no deixe tempo suficiente para a gua entrar em equilbrio trmico com o forno, ou que seja atingida sua temperatura de ebulio. De acordo com Wolke (2003, p. 92), e com HowStuffWorks
33

(2012) no faz diferena que lado do

papel alumnio se usa, seja qual for a finalidade. Segundo os autores, o fato de o papel alumnio ter uma face fosca e a outra brilhante puramente em funo de seu processo de fabricao. Eles explicam que nos estgios finais de produo duas folhas so enroladas juntas, como um sanduche, para economizar tempo. A face que tiver contato com o rolo polido sai brilhante, a outra fosca. J outros autores dizem que melhor deixar o lado brilhante para dentro, simplesmente porque gruda menos no alimento. Isto est em desacordo com as duas experincias feitas.

A concluso que se chega, diferente do autor de O que Einstein disse a seu cozinheiro, Wolke (2003), que a velocidade de aquecimento muda dependendo da face escolhida. No difcil perceber que a luz reflete melhor incidindo sobre uma superfcie brilhante. Assim, se o uso culinrio do papel alumnio for para assar, o lado brilhante deve ficar virado para dentro para agilizar o processo. Mas se o papel alumnio for usado para conservar algo fresco como uma fruta ou sorvete, a face brilhante dever ficar virada para o lado de fora para refletir as ondas.

A experincia tambm pode ser feita embrulhando-se dois alimentos quentes a mesma temperatura. Depois de um tempo espera-se que aquele que foi embrulhado com a parte brilhante para fora estar mais prximo da temperatura ambiente. J embrulhando dois objetos frios a mesma temperatura, espera-se que depois de um tempo aquele que foi embrulhado com a parte fosca para fora estar com a temperatura mais prxima da ambiente.

H sugesto de uma experincia mais sofisticada, que tambm no foi realizada. Colocando-se duas aves com apito que indica quando est pronto, embrulhadas, uma com a face brilhante para fora e outra com a face fosca, se espera que o peru embrulhado com a face opaca para fora apite primeiro.

33

Disponvel em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/ciencia-na-cozinha4.htm>. Acesso em:12 out. 2012. 28

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Experincia 5: a garrafa trmica

Objetivos: compreender a transferncia de energia na forma de calor por conduo, conveco e


radiao.

Conceitos fsicos: condutor, isolante, conduo, conveco, radiao, ondas eletromagnticas e


temperatura.

Recurso
- garrafa trmica

Desenvolvimento
Desmonte uma garrafa trmica, conforme Figura 31, e explore este dispositivo cuja finalidade principal manter praticamente constante a temperatura do seu contedo pelo maior tempo possvel. Para isso, evitam-se perdas tanto quanto possvel, por conduo, conveco e radiao.

Figura 31. Garrafa trmica34

Notas
A funo da garrafa trmica dificultar as trocas de calor de seu contedo com o ambiente externo da seguinte maneira: As paredes internas so feitas de vidro que, por ser mau condutor trmico, atenua as trocas de calor por conduo de calor. As paredes internas tambm so duplas e separadas por uma regio de vcuo, cuja funo tentar evitar a conduo e a conveco do calor que passa pelas paredes de vidro. O vidro de que so feitas as paredes internas da garrafa espelhado para que as ondas infravermelhas sejam refletidas, atenuando dessa forma as trocas por radiao. A tampa isolante dificulta tambm a conduo.

34

Imagem extrada de: < www.if.ufrgs.br/public/tapf/v20n5_marques_araujo.pdf >. Acesso em: 12 out. 2012 29

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

preciso ressaltar que no existe isolamento trmico perfeito. Mesmo com cuidados citados, aps certo tempo o contedo da garrafa trmica acaba atingindo o equilbrio trmico com o ambiente.

30

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Referncias

A QUMICA na cozinha. Telecurso 2000. Aula 48 Cincias Ensino Fundamental. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=9BRYAEmwNeI&playnext=1&list=PLCF4C0F11DE632B01&featur e=results_video>. Acesso em: 10 out. 2012.

GONALVES, L. J. Fsica trmica. Disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/>. Acesso em: 24 jul. 2012

GONALVES, L. J. Fsica trmica. Produto Educacional. http://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/18.zip>. Acesso em: 10 nov. 2012.

Disponvel

em:

<

GREF. Leituras de Fsica: Fsica Trmica. Instituto de Fsica USP. 1998. <http://www.if.usp.br/gref/termo/termo2.pdf>. Acesso em: 16 out. 2011.

Disponvel em:

HOW Stuff Works. Como funcionam as coisas. Disponvel em:< http://ciencia.hsw.uol.com.br/cienciana-cozinha4.htm>. Acesso em: 16 out. 2012. MARQUES, N. L. R.; Araujo, I. S. Fsica trmica Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Fsica, 2009. (Textos de apoio ao professor de fsica). Disponvele em:< www.if.ufrgs.br/public/tapf/v20n5_marques_araujo.pdf >. Acesso em: 12 out. 2012

MICHELENA, J. B.; MORS, P.M. (2008). Fsica trmica: uma abordagem histrica e experimental . Textos de Apoio ao Professor de Fsica - IF-UFRGS. V.19n.5 Disponvel em: < http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v19n5_Michelena_Mors.pdf >. Acesso em: 17 out. 2012.

TRAMONTINA. Como funciona o fundo triplo das panelas de ao inox Tramontina? Disponvel em:< http://www.tramontina.com.br/pergunta-frequente/9-como-funciona-o-fundo-triplodas-panelas-de-aco-inox-tramont>. Acesso em: 10 out. 2012. WOLKE, R.L. O que Einstein disse a seu cozinheiro. (trad. Helena Londres). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

31

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Unidade 3 Estudando presso na cozinha

Nesta unidade so sugeridas experincias que exploram o conceito de presso na cozinha. As experincias 2, 3 e 4 foram transcritas, com modificaes, do artigo de Pimentel (2004) .
35

Experincia 1: separando a gema da clara do ovo por diferena de presso

Objetivos: utilizar a diferena de presso para separar a gema da clara do ovo.

Conceito fsico: presso

Recursos - prato fundo ou tigela - ovo - garrafa pet Desenvolvimento Coloque o ovo em um prato fundo e pressione as laterais da garrafa pet. Aproxime a garrafa da gema e solte as laterais. Conforme Figuras 32 e 33.

Figura 32.Gema e da clara do ovo.

Figura 33. Separao da gema do ovo por diferena de presso.

Notas A gema do ovo, comportando-se como um fludo tende a ir para a regio de menor presso.
A experincia pode ser vista em um vdeo .
36

35

PIMENTEL, J.R.; Yamamura , P. A fsica na cozinha: explorando recipientes com tampa abrefcil. Disponvel em: < http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a07.pdf>. Acesso em: 22 set. 2012 36 Como separar a gema da clara facilmente. Sem baguna e sem sujar os dedos. Disponvel em:<http://www.youtube.com/watch?v=p5MR_yll1Y0>. Acesso em: 12 out. 2012 32

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Experincia 2: produzindo jato de gua com tampa abre fcil

37

Objetivo: utilizar recipientes de vidro dotados de tampa do tipo abre fcil, que so empregados
para acondicionar, por exemplo, pats, geleias e requeijo, para um experimento envolvendo o Teorema de Pascal.

Conceitos fsicos: presso e fora.

Recursos -recipiente vazio (aprox. 150ml) - tampa metlica -anel de vedao - o lacre plstico que se remove para abrir o recipiente. Desenvolvimento
Encha completamente o recipiente com gua. Em seguida, coloque cuidadosamente a tampa e pressione-a rpida e firmemente com os polegares, conforme Figura 33, observe que um comprido jato de gua sai pelo orifcio.

Figura 34. Jato produzido pela rpida compresso na tampa38.

Notas O professor pode propor uma competio para ver quem consegue fazer o jato atingir maior altura e tambm pode discutir quais fatores determinam esta altura. Os autores do artigo citam como fatores a intensidade da fora aplicada pelos polegares sobre a tampa e, por
consequncia, da presso que exercida sobre a gua no recipiente, alm da rapidez com que esta presso exercida.
37

Adaptado do artigo A fsica na cozinha: explorando recipientes com tampa abre-fcil. Disponvel em: < http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a07.pdf>. Acesso e, 22 set. 2012
38

Foto extrada do artigo A fsica na cozinha: explorando recipientes com tampa abre-fcil. Disponvel em: < http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a07.pdf>. Acesso em: 22 set. 2012 33

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Como a tampa est em contato com a superfcie do lquido, o Teorema de Pascal garante que a presso adicional (P) aplicada na tampa transmitida para a gua que deveria diminuir o seu volume, deformar-se ou romper o recipiente. Nenhuma destas hipteses ocorre, principalmente em virtude da existncia do orifcio aberto na tampa por onde a gua escoa para fora do recipiente, que a regio de menor presso.

Os autores demonstram, a partir do teorema do Trabalho-Energia, que se na tampa for aplicada uma diferena de presso de um centsimo do valor da presso atmosfrica ( P = 0,01 x 10 Pa), o jato poder atingir um metro de altura.
5

Experincia 3: Segurando gua com tampa abre fcil

39

Objetivos: Utilizar um recipiente de vidro dotado de tampa do tipo abre fcil, que empregado
para acondicionar, por exemplo, pats, geleias e requeijo, para um experimento que verifica a atuao da presso atmosfrica.

Conceito fsico: presso atmosfrica

Recursos - recipiente vazio (aprox. 150ml) - tampa metlica - anel de vedao - o lacre plstico que se remove para abr-la. Desenvolvimento
Preencha o recipiente completamente com gua e tampe mantendo a tampa pressionada, o lacre plstico deve ser colocado corretamente na regio cncava da tampa, para vedar o orifcio. Feito isto, a tampa pode deixar de ser pressionada. Em seguida, o conjunto pode ser disposto com a tampa voltada para os lados e mesmo para baixo (Figura 35), sem que a gua caia. Ou ainda movimentada, desde que no vigorosamente.

39

A adaptado do artigo A fsica na cozinha: explorando recipientes com tampa abre-fcil.

Disponvel em: < http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a07.pdf>. Acesso em: 22 set. 2012 34

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 35. Conjunto com a tampa voltada para baixo.

Notas
Se o recipiente estiver cheio de gua quando a tampa for colocada, um pouco de gua ir sair pelo orifcio. Mantenha a tampa pressionada e retire o excesso de gua antes de posicionar o lacre.

Ao se colocar o lacre plstico e deixar de pression-lo, ele tende a voltar ao formato inicial por ser deformvel. Isso diminui a presso interna no recipiente que, de acordo com o Teorema de Pascal, se transmite pela gua e pelo ar da bolha de ar, que mais compressvel. A bolha se expande e facilita o retorno da tampa ao formato original. O resultado final que a presso interna do conjunto ligeiramente menor do que a presso atmosfrica. A tampa metlica deformvel atua como uma ventosa. Considerando o valor da presso atmosfrica, ao nvel do mar, como aproximadamente igual a 10
2 2 2 5

N/m ou 10 N/cm , pode-se avaliar o valor da fora necessria para retirar a tampa do conjunto. A tampa do recipiente tem rea aproximada de 38 cm . Se a presso interna for diminuda de 1 atm, a fora necessria para vencer a diferena de presso atuante, e retirar a tampa, seria de 380 N. Supondo, de acordo com o raciocnio dos autores, que a presso interna tenha diminudo somente 1/200 da presso atmosfrica, a fora necessria para retirar a tampa seria de 1,9 N. Uma vez que o volume aproximado do recipiente de 150 cm , quando ele estiver cheio de gua, e totalmente voltado para baixo, sobre a tampa atuar uma fora peso de 1,5 N (desprezando-se o peso da prpria tampa), valor insuficiente para vencer a diferena de presso. Dessa anlise, verifica-se que mesmo uma diminuio pequena na presso interna implica num valor razovel da fora necessria para retirar a tampa, o que explica o resultado observado.
3

35

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Experincia 4: Verificando a atuao da presso atmosfrica com tampa abre fcil

40

Objetivo: utilizar um recipiente de vidro dotado de tampa do tipo abre fcil, que empregado para
acondicionar, por exemplo, pats, geleias e requeijo, para verificar a existncia de presso atmosfrica.

Conceitos Fsicos: presso e transformao isovolumtrica.

Recursos -recipiente vazio (aprox. 150ml) - tampa metlica - anel de vedao - o lacre plstico que se remove para abr-la. Desenvolvimento
Aquea um volume de gua suficiente para colocar no recipiente. Encha o recipiente quase completamente, de modo que fique um pequeno volume de ar. Encaixe corretamente o lacre de vedao na tampa. Coloque a tampa e deixe o conjunto esfriar (para que o anel de vedao assente corretamente enquanto estiver esfriando, pode-se colocar um objeto pesado sobre a tampa, como, por exemplo, um livro). Quando o recipiente estiver frio, tente retirar a tampa, puxando-a com a mo. Verifique que ela no se solta.

Notas
O resfriamento do conjunto faz com que a gua, a bolha de ar e o vidro estejam sujeitos a uma contrao volumtrica (V), em conformidade com a conhecida expresso: V=V0T, onde representa o coeficiente de dilatao volumtrica do material, V0 seu volume inicial e T a variao de temperatura. Como os coeficientes de dilatao volumtrica do vidro e da gua so pequenos em relao ao do ar, a variao de volume no muito elevada;

Como o recipiente se encontra fechado, o volume da massa de ar mantido praticamente constante e o processo pode ser aproximado como sendo uma transformao isovolumtrica. Ento, admitindo que o ar obedea a equao de estado de um gs ideal, dela se deduz que a presso final da bolha de ar deve diminuir durante o resfriamento. Alm disso, medida que o conjunto resfria, o vapor de gua presente na bolha de ar se condensa. De acordo com o diagrama de fase para a gua, essa mudana em seu estado fsico diminui a presso da bolha. Quanto mais quente estiver a gua utilizada, maior a temperatura do vapor e maior ser a diminuio de presso experimentada pela bolha de ar.
40

A adaptado do artigo A fsica na cozinha: explorando recipientes com tampa abre-fcil.

Disponvel em: < http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a07.pdf>. Acesso e, 22 set. 2012 36

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

O que faz a presso diminuir o efeito combinado de uma transformao isovolumtrica e da condensao de vapor de gua em seu interior, que provoca a diferena de presso e torna difcil retirar a tampa do recipiente.

Outra variao do experimento, sugerida pelos autores, e que permite constatar a importncia da diminuio de presso ocasionada pela condensao do vapor de gua, consiste em colocar gua bem quente no recipiente e, em seguida, jog-la fora. Na sequncia, colocar a tampa com o lacre e sobre ela um objeto pesado, para mant-la na posio correta enquanto o conjunto esfria. Nessa situao, a temperatura do vapor de gua aprisionado no recipiente ser alta. A diminuio da presso interna, provocada por seu resfriamento e condensao ser significativa. Quando o conjunto estiver frio, a diferena de presso atuante ser suficiente para comprimir a tampa para baixo, impedindo que seja retirada com facilidade.

Na linha de produo industrial de conservas, a tampa colocada depois da parte superior da embalagem ter sido aquecida (geralmente usando vapor temperatura prxima de 80 C). Aps seu resfriamento, se obtm o valor mnimo de presso interna exigida pela legislao e se consegue uma diferena de presso suficiente para manter a tampa presa por longo tempo, conforme Figura 36.

Figura 36. Aviso em recipiente de conserva de palmito: "Compre somente se o boto estiver abaixado"

Experincia 5: fervendo gua temperatura ambiente

41

Objetivos: Utilizar uma seringa para observar que a gua pode ser fervida temperatura ambiente.

Conceito fsico: presso atmosfrica

41

Seara da Fsica Fervendo gua na seringa. Disponvel em: <http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimica/quimica026.htm> . Acesso em: 15 jul. 2012. 37

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Recursos -Seringa descartvel


- gua - Panela pequena - Fonte de calor (fogo)

Desenvolvimento
Coloque um pouco de gua na panela e aquea entre 40 e 50C, ou at quando comearem a surgir as primeiras bolhas de ar no fundo da panela. Puxe um pouco de gua, cerca de um quinto do volume da seringa, tomando o cuidado de no deixar entrar nenhuma bolha de ar. Caso voc tenha algumas bolhas de ar, coloque a seringa na vertical com o bico para cima, bata levemente nas paredes e aperte o mbolo da seringa at que ela saia completamente. Imediatamente aps tampe a ponta da seringa com o dedo e puxe o mbolo para trs, com fora, mas sem retir-lo completamente. Observe e repita o procedimento algumas vezes.

Notas

Quando se puxa o mbolo da seringa fechada a presso diminui no interior seu interior, tornando a ebulio da gua mais fcil. Quando se aquece a gua a uma temperatura inferior sua temperatura de ebulio, as bolhas de vapor no conseguem se formar, pois so esmagadas pela presso atmosfrica. Ao se atingir a temperatura de ebulio, a presso das bolhas de vapor se torna igual presso externa e conseguem sair do lquido. Em locais elevados, onde a presso externa menor do que 1 atmosfera, a gua entra em ebulio a uma temperatura menor que 100C. Quanto maior a altitude, menor ser a presso atmosfrica, e mais fcil ser fazer a gua entrar em ebulio, como na experincia.

Experincia 6: A panela de presso

Objetivo: Demonstrar o funcionamento da panela de presso.

Conceito Fsico: presso.

Recurso - uma panela de presso. Desenvolvimento Demonstre como funciona a panela de presso. Notas
38

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

O vdeo da aula 26

42

de Fsica do Telecurso 2000 mostra uma animao de como funciona a panela

de presso (intervalo de 3:00 a 3:52).

Cozinhar transferir energia para os alimentos atravs da gua. A gua ferve normalmente a 100C, ao nvel do mar e num recipiente aberto. A cada quilmetro acima do nvel do mar, a temperatura de ebulio diminui 3C. O Monte Everest, por exemplo, est h pelo menos 8,5 km de altitude. Como 8,5x3 = 25,5; 100-25,5= 74,5C. Isso implica que a gua ferve a 74,5C no Everest.

Quando colocamos a panela de presso no fogo fornecemos energia, na forma de calor, e as molculas aumentam sua agitao aumentando a temperatura. Com maior nmero de choques, aumenta a presso no interior da panela. O aumento da presso faz a gua entrar em
ebulio a uma temperatura acima de 100C. medida que fornecemos calor a presso

aumenta at a medida que suficiente para levantar a vlvula com pino (Figura 37). Dessa forma o vapor comea a escapar pela vlvula e a presso do vapor se estabiliza, assim como a
temperatura do interior da panela (esse o momento de baixar o fogo).

Figura 37. Panela de presso.43

Se a sada de vapor pela vlvula com pino for impedida, a vlvula de segurana, mostrada na
Figura 36, expulsa.

Recomenda-se no encher muito a panela nem ferver leite condensado enlatado com o rtulo, pois o mesmo se solta e pode obstruir a sada de vapor da vlvula com pino.
Cuidado ao abrir a panela, pois muito mais grave se queimar com vapor do que com gua mesma temperatura. Pois alm da energia absorvida para baixar a temperatura da gua at a de

42

Telecurso 2000 2 Grau - Fsica - Aula 26 (1 de 2). Disponvel em: < http://www.youtube.com/watch?v=qLlXXNqKlK4>. Acesso em: 12 out. 2012. 43 Imagem disponvel em: < http://www.vocesabia.net/wp-content/uploads/2008/03/panela22.gif>. Acesso em: 15 nov. 2012. 39

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

nosso corpo se absorve a quantidade de energia para liquefazer o vapor, que de acordo com o grfico da Figura 38 considervel.

Figura 38. Grfico de energia absorvida durante aquecimento para uma massa de 0,2kg de gua44

Ao contrrio da panela de presso que se deseja cozinhar a grandes temperaturas, existem alimentos que devem ser cozidos de forma lenta a uma temperatura controlada. A tcnica de banho-maria , utilizada para fazer pudins (Figura 39), por exemplo, permite que o alimento nunca passe da temperatura de 100C a nvel do mar, desde que haja gua no recipiente em que ele est imerso.
45

Figura 39. Pudim em banho-maria.

Da mesma forma que a presso de um recipiente fechado aumenta quando a temperatura aumenta o contrrio tambm verdadeiro. Ao fechar a porta da geladeira o ar temperatura ambiente que entra resfria e contrai, selando a porta, que ento no precisa de trinco.

Referncias
44 45

Fonte. Gaspar (2003) Processo de aquecer, cozinhar, derreter ou evaporar uma substncia mergulhando parcialmente o recipiente que a contm em gua fervente. 40

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

COMO separar a gema da clara facilmente. Sem baguna e sem sujar os dedos. Disponvel em:<http://www.youtube.com/watch?v=p5MR_yll1Y0>. Acesso em: 14 out. 2012. (vdeo)

GASPAR, A. Fsica, Volume nico. So Paulo/SP: Editora tica, 2003. HOJE a torcida est "esquentada"! Telecurso 2000. Aula 26 (1 de 2) Fsica. Disponvel em: < http://www.youtube.com/watch?v=qLlXXNqKlK4>. Acesso em: 10 out. 2012. (vdeo)

PIMENTEL, J. R.; Yamamura , P. A fsica na cozinha: explorando recipientes com tampa abre-fcil. Fsica na Escola, v. 5, n. 2. p. 26-28. 2004. Disponvel em: < http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num2/v5n1a07.pdf>. Acesso em: 22 set. 2012

SEARA da Fsica. Fervendo gua na seringa. Disponvel em: <http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimica/quimica026.htm> . Acesso em: 15 jul. 2012.

41

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

42

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Unidade 4 - Experincias com microondas na cozinha


O microondas gera muitos mitos na cozinha. frequente alunos acreditarem que as microondas podem contaminar os alimentos ou ento que podem tirar o seu valor nutritivo, ou ainda, que fazem mal sade. No h facilidade em encontrar bons textos sobre microondas, no entanto se sugere como texto de apoio elaborado por Mai; Balzaretti; Schmidt (2008) . Tambm possvel fazer download de um arquivo completo compactado , do mesmo autor, incluindo animaes e figuras sobre o funcionamento e o processo de aquecimento do aparelho.
47 46

Experincia 1: Estourando ovos no microondas

Objetivos: Compreender como so aquecidos os alimentos no microondas. Conceito fsico: ondas eletromagnticas. Recursos
- 1 ovo - forno de microondas

Desenvolvimento
Coloque o ovo dentro do microondas, ligue-o e observe que o ovo estourar.

Notas
Esta experincia, ainda que produza um tanto de sujeira, feita como demonstrao. Evitando que muitos repitam em suas casas. recomendvel colocar sobre o ovo um pote plstico transparente, assim o ovo s vai sujar o pote e o prato do microondas.

O aquecimento no microondas ocorre de forma rpida e somente a parte lquida do ovo aquecida pelas microondas. A casca se aquece lentamente, apenas por conduo. A casca do ovo forma uma 'panela de presso' sem vlvula de segurana, fazendo com que ele estoure, semelhante ao que ocorre com a pipoca. importante furar alimentos lquidos que estejam envoltos por membrana impermevel como gema, bacon, tomate.

Experincia 2: Encontrando a velocidade da luz com chocolate no microondas48

Objetivo: determinar a velocidade da luz utilizando um microondas e uma barra de chocolate.

46

Disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/tapf/v18n6_Mai_Balzaretti_Schmidt.pdf> Acesso em: 12 out. 2012. 47 Disponvel em: <http://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/18.zip>. Acesso em: 13 out. 2012 48 STAUFFER, R. H. Finding the speed of light with marshmallows. The Physics Teacher, Stony Brook, v. 35, n. 4, p. 231, Apr. 1997. 43

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Conceitos fsicos: ondas eletromagnticas e aquecimento. Recursos


- Forno de microondas - Rgua - Barra de chocolate - Suporte para apoiar o prato giratrio impedindo que ele gire (pode ser uma tigela de sobremesa de vidro).

Desenvolvimento49
1. Mantenha a base do prato do microondas esttica, colocando o prato sobre a tigela de sobremesa invertida, por exemplo. 2. Coloque a barra de chocolate sobre o prato. 3. Aquea em potncia mnima. As microondas no aquecero o chocolate uniformemente e haver derretimento apenas em alguns pontos. 4. Retire o prato do microondas e observe estes pontos derretidos. Com uma rgua mea a distncia (D) entre os pontos derretidos. Mea a distncia centro-a-centro entre quaisquer dois vizinhos mais prximos e preencha a tabela. Faa uma mdia.

D (cm) 1 2 3 4 5 6

D (cm)

Dmdia(cm) __________

Dmdia(m) = __________ 5. Voc vai descobrir que estas distncias se repetem mais e mais. Esta distncia, cerca de 6 cm, corresponde metade do comprimento de onda do microondas. O comprimento de onda obtido multiplicando-se D por 2. mdio (m) = __________ 6. Agora gire o forno e olhe o valor da frequncia de microondas. Microondas comerciais operam em geral em 2450 MHz. 7. Calcule a velocidade da luz(v): Velocidade= Frequncia (f) x Comprimento de onda() V= f= _____________ 8. Calcule o erro encontrado em relao ao valor esperado (3x10 m/s)
8

Notas:

49

Roteiro adaptado. Texto disponvel em: <http://nhscience.lonestar.edu/physics/stinnett/docs/phys1402/EC%20Finding%20the%20speed%20o f%20Light%20with%20Marshmallows.doc>. Acesso em: 15 out. 2012 44

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Um forno de microondas produz ondas eletromagnticas que tm comprimentos de onda da ordem de alguns centmetros. Estas microondas so refletidas nas paredes internas do forno e interferem umas com as outras produzindo regies de amplitude mxima e regies de amplitude mnima, Figura 40. O resultado que o forno de microondas no cozinha uniformemente e apenas alguns pontos quentes so formados. Esta a razo porque o prato deve girar para possibilitar o aquecimento uniforme.

Figura 40. Ondas estacionrias no interior de um forno de microondas.50

A partir de um vdeo

51

utilizando chocolate, a experincia foi realizada (Figuras 42 44). Com a

distncia mdia de 6 cm entre os pontos (medido no sentido perpendicular ao mostrado na Figura 43), se encontrou o valor esperado para a velocidade da luz. No entanto se observa que a distncia medida na Figura 43 de 9,5 cm.

Figura 41. Chocolate a ser derretido.

Figura 42. Chocolate no microondas.

50

Imagem disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/tapf/v18n6_Mai_Balzaretti_Schmidt.pdf> Acesso em: 12 out. 2012. 51 Measure the Speed of Light - With Chocolate! Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=7WXW2bBWBEg>. Acesso em: 17 jul. 2012. 45

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 43. Medio dos pontos de derretimento (9,5 cm ). Figura 44. Frequncia do equipamento (2450MHz)

Tambm se realizou a experincia com outro tipo de chocolate (Figuras 45 e 46), porm os pontos variam um pouco suas distncias.

Figura 45. Outra tentativa

Figura 46. Dificuldade de visualizar os pontos

E por fim, a experincia foi feita espalhando chocolate derretido numa superfcie maior, conforme Figura 47, para obter mais pontos. O centro dos pontos de derretimento foi marcado com botes, Figura 48. A distncia entre os nove pontos que aparecem na figura so 9cm, 6,5cm, 6cm, 10cm, 6cm, 9cm, 6cm, 11cm, 5,5cm, o que d uma mdia de 7,6cm. Descartando-se o quarto e o oitavo ponto, pois so praticamente o dobro do esperado, sugerindo que devia haver um outro ponto entre eles, a mdia fica em 6,8cm; 14% acima do valor esperado.

Figura 47. Chocolate sendo vertido em recipiente.

Figura 48. Pontos de derretimento marcados com botes.

46

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Tambm foi testada a experincia Encontrando a velocidade da luz com marshmallows

52

(STAUFFER, 1997). De acordo com a Figura 49, disponvel no artigo, os pontos de derretimento so bem definidos.

Figura 49. Estudante medindo a distncia entre pontos derretidos (Foto: Ashley Miller)53

No entanto, com marshmallows os resultados foram piores do que com chocolate, com pontos de derretimento pouco definidos (Figuras 50 a 53), diferente do artigo e do vdeo
54

vistos. Seria

necessrio adaptar a potncia e/ou tempo de aquecimento, porm, optou-se por no seguir as experincias com marshmallows devido ao seu custo e dificuldade de limpeza dos utenslios.

Figura 50. Marshmallows.

Figura 51. Marshmallows no microondas.

52

Finding the speed of light with marshmallows. Disponvel em: < http://www.physics.umd.edu/ripe/icpe/newsletters/n34/marshmal.htm>. Acesso em: 17 jul. 2012.
53 54

Imagem disponvel em Staufer (1997). Marshmallow speed of light Expt.. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=SRzVZyFUPA&feature=player_embedded>. Acesso em: 17 jul. 2012. 47

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 52. Marshmallows aquecidos. .

Figura 53. Pontos de derretimento.

Outra tentativa, a partir de experincia disponvel no Youtube, foi com clara de ovo

55

(Figuras 54 a

57). Usando um forno de microondas, clara de ovos e um prato para medir a velocidade da luz. Nesta experincia foi medida a distncia entre os pontos que se tornaram esbranquiados. O resultado foi semelhante ao encontrado para o chocolate.

Figura 54. Ovos

Figura 55. Claras separadas das gemas

Figura 56. Claras de ovo sendo espalhadas

Figura 57. Marcao de pontos esbranquiados.

55.

Measurring the speed of light. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=zOyTYRY7XwQ&feature=related>. Acesso em: 17 jul. 2012. 48

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

LABUR et al (2000)

56

sugereM que a experincia seja realizada com papel trmico para fax, como

na Figura 58. O autor relata que quando realizado o experimento sugerido por Stauffer (1997), os padres encontrados no correspondem medida esperada para a velocidade da luz. Da mesma forma, quando se faz com papel de fax. Tambm, sugere desconsiderar o procedimento de medida dos comprimentos de onda, utilizando a experincia apenas para constatar as ondas eletromagnticas formadas no interior do forno de microondas.

Figura 58. Padro de ondas estacionrias do forno de microondas no papel trmico de fax.

56

Artigo disponvel em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Ciencias/Artigos/visualiza ndo_ondas_eletromagneticas.pdf>. Acesso em: 11 ago.2012. 49

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Referncias

AUTOR FINDING the speed of light with marshmallows. Disponvel em: < http://www.physics.umd.edu/ripe/icpe/newsletters/n34/marshmal.htm>. Acesso em: Jul. 2012. (Vdeo)

LABUR, C. E. et al. Visualizando ondas eletromagnticas Estacionrias (um experimento na cozinha de casa). Departamento de Fsica UEL Londrina PR. Disponvel em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Ciencias/Artigos/visualiza ndo_ondas_eletromagneticas.pdf>. Acesso em: 11. Ago.2012

MAI, I.; BALZARETTI, N. M.; SCHMIDT, J. E. Utilizando um forno de microondas e um disco rgido de um computador como laboratrio de fsica. IF-UFRGS. 2008. (Textos de Apoio ao Professor de Fsica v.18 n.6). Disponvel em: < http://www.if.ufrgs.br/tapf/v18n6_Mai_Balzaretti_Schmidt.pdf>. Acesso em: 12 out. 2012.

MAI, I.; BALZARETTI, N. M.; SCHMIDT, J. E. Utilizando um forno de microondas e um disco rgido de um computador como laboratrio de fsica. IF-UFRGS. 2008. Produto Educacional. Disponvel em: < http://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/18.zip>. Acesso em: 12 nov. 2012.

MARSHMALLOW speed of light expt.. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=SRzVZyFUP-A&feature=player_embedded>. Acesso em: 12 jul. 2012. (vdeo)

MEASURE the speed of light - with chocolate! Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=7WXW2bBWBEg>. Acesso em: 12 jul. 2012. (vdeo)

STAUFFER, R. H. Finding the speed of light with marshmallows. The Physics Teacher, Stony Brook, v. 35, n. 4, p. 231, Apr. 1997.

50

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Unidade 5 - A conta de luz: despertando para a economia domstica

Nesta atividade, embora no inclua exatamente processos e equipamentos na cozinha, importante para despertar os alunos para o consumo domstico de energia. Na cozinha so utilizados muitos eletrodomsticos e, em geral, no temos noo de seu consumo. So apresentadas trs sugestes de experincias, com nvel crescente de complexidade.

Experincia 1: Verificando o consumo de equipamentos.

Objetivos: verificar o consumo de equipamentos domsticos e diferenciar potencia e energia eltrica. Conceitos fsicos: potncia, energia e consumo.

Desenvolvimento:
- Discutir com os alunos que a energia consumida depende da potncia e do tempo de uso do equipamento. - Orientar aos alunos a verificarem que existe uma plaqueta afixada nos eletrodomsticos indicando a potncia em Watt (W). - Explicar os alunos como feita a leitura do relgio que indica o consumo mensal de energia eltrica residencial.

Notas
Existem outras unidades como cv e HP, respectivamente, cavalo vapor e horse-power. A traduo no foi precisa nem no idioma nem no valor. Em unidades do Sistema Internacional 1cv= 736W e um HP=746W.

A unidade de potncia eltrica do ar-condicionado BTU/h, mas mal utilizada comercialmente como BTU, simplesmente. O BTU (British Thermal Unit ou Unidade trmica Britnica) uma unidade de energia, equivalente a quantidade necessria para elevar a temperatura de uma massa de uma libra de gua de 59,5F a 60,5F, sob presso constante de 1 atmosfera. Esta quantidade equivale a aproximadamente 1000 J.

A energia eltrica que est sendo consumida proporcional velocidade de rotao do disco horizontal que aparece no centro do aparelho medidor de consumo (Figura 59).

51

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 59. Aparelho medidor de consumo de energia eltrica.

Existem tanto medidores analgicos (Figura 59), como digitais. Este dois tipos de mostradores so vistos na Figura 60. Nesta figura, a leitura no medidor tipo relgio deve ser feita da esquerda para direita, estando o milhar mais esquerda, ao lado a centena, a dezena e, bem direita, a unidade.

Figura 60. Tipos de medidores57.

Na Figura 61 o consumo da residncia foi calculado da seguinte forma: em determinado dia do ms, um funcionrio da companhia de energia eltrica efetuou a leitura do aparelho medidor (relgio). Ele anotou os valores que cada um dos relgios marcava (lendo da esquerda para direita) 4, 9, 5, 6, 0, ou seja, 49560kWh. No ms seguinte, passado o perodo de 30 dias, foi feita uma nova leitura e a anotao: 49934kWh. Nesse perodo o consumo foi de 49560 49934=374kWh

57

Imagem disponvel em: < http://www.eletrocar.com.br/?menu=aprendaalerseumedidor >. Acesso em: 20 out. 2012. 52

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Figura 61. Dados de leitura da conta de energia eltrica58

aconselhvel testar regularmente o medidor de consumo desligando todos os equipamentos eltricos e observando-o. Se o relgio continuar movendo-se voc deve comunicar o fato companhia, para que seja providenciado o conserto ou troca, para que no se pague pela energia eltrica no gasta. O Selo Procel
59

indica a eficincia de eletrodomsticos. Este selo, Figura 62, tem por objetivo orientar

o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores nveis de eficincia energtica dentro de cada categoria. Tambm objetiva estimular a fabricao e a comercializao de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnolgico e a reduo de impactos ambientais. Fonte: Inmetro.

Figura 62. Selo Procel

Uma simulao sobre o consumo de equipamentos pode ser visualizada em Kesselman (2012).

Experincia 1: Verificando o consumo de equipamentos

60

Objetivo: verificar o custo energia gasta por equipamentos domsticos. Conceitos fsicos: energia, potncia, tempo, consumo e unidades de medida.

58

Imagem adaptada de: < http://www.aessul.com.br/areacliente/servicos/suaconta.asp >. Acesso

em: 10 out. 2012


59

Informaes disponveis em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbeSelo.asp>. Acesso em: 15 jul.2012.


60

Atividade adaptada de GREF (1998). 53

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Recursos:
- laboratrio de informtica - quadro negro - giz - projetor multimdia - computador com acesso internet - eletrodomstico para mostrar plaqueta indicativa da potncia.

Procedimento: Pode-se dividir a experincia em dois encontros. No primeiro, a atividade


apresentada e discutida e ao final os alunos levam a tabela para suas casas; no segundo encontro os alunos seguem o roteiro proposto.

54

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Consumo de energia de aparelhos eltricos


Voc pode explicar o consumo indicado na sua "conta de luz" fazendo a atividade proposta a seguir. Para tanto, utilize a tabela abaixo e anote os valores referentes a cada uma das colunas. O tempo de funcionamento de cada aparelho deve ser o mais preciso possvel. Lembre-se que a geladeira e o freezer, funcionam, em mdia, 8 horas por dia, pois eles ligam e desligam. Se voc tiver rdio-relgio, leve em conta apenas o tempo de funcionamento do rdio, pois o relgio tem consumo muito pequeno.

Traga uma conta de luz recente no prximo encontro


Aparelho Potncia (Watt) Tempo (horas) de funcionamento na semana

55

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Toda vez que um aparelho eltrico entra em funcionamento ocorre uma transformao de energia em outras formas de energia como luminosa, sonora, mecnica de rotao, trmica, dentre outras. Sem uma fonte de energia eltrica adequada e em condies de funcionamento, os aparelhos de nada servem. As pilhas, as baterias e as usinas so as fontes de energia mais utilizadas no nosso dia-adia.

61

O acesso e a utilizao de tais fontes representa, para ns, um custo a pagar, seja na hora da compra de pilhas e baterias no mercado, seja na hora de pagar a conta de energia eltrica, comumente chamada de conta de luz. A partir desse momento, passaremos a analisar do que se compe e como se calcula o custo da energia eltrica em nossas casas, que fornecida pelas usinas geradoras de eletricidade atravs das companhias distribuidoras (No Rio Grande do Sul tem-se a AES Sul, CEEE, RGE, etc). Observe sua conta de luz, que semelhante ao modelo a seguir.

61

Atividade adaptada de A conta de luz (GREF,1998), pg. 17. Disponvel em: < http://www.if.usp.br/gref/eletro/eletro1.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2012 56

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Fonte da figura: http://www.aessul.com.br/areacliente/servicos/suaconta.asp

O consumo representa a quantidade de energia consumida ou utilizada por sua residncia. Ela medida de kWh que significa quilo Watt-hora. O quilo o mesmo do quilograma, quilometro, e significa 1.000 vezes. J Watt-hora representa a medida da energia eltrica. Embora possa lhe parecer estranho que Watt-hora seja uma medida de energia (voc se lembra de uma outra?) recorde que Watt uma unidade de potncia e hora uma unidade de tempo. O produto potncia x tempo resulta na energia.

maior potncia que funciona durante pouco tempo. O valor indicado na conta como consumo de energia eltrica representa a somatria do produto da potncia de cada aparelho eltrico pelo tempo de funcionamento entre uma medida e outra. Esse valor obtido a partir de duas leituras realizadas, em geral, no perodo de trinta dias no relgio de luz de sua casa.

Faa voc mesmo!


A soma de todos os produtos da potncia pelo tempo de funcionamento medido em horas indica a energia utilizada em uma semana medida em watt-hora. Dividindo-se por 1.000, o resultado ser o valor do consumo medido em kWh. Para saber o consumo mensal basta multiplicar por quatro, que o nmero de semanas em um ms. Faa as contas e compare com o valor impresso em sua conta. Verifique se eles so prximos ou muito diferentes. Tente explicar as razes das possveis diferenas. Voc poder ter ideia de onde vem o consumo indicado na sua conta de luz e se ela no est fora da realidade (por erro de leitura). Bom trabalho!

Assim, watt-hora representa o produto da potncia pelo tempo e 1kWh 1000 Watt-hora. Essa unidade a medida da energia eltrica utilizada pelas casas porque a potncia dos aparelhos eltricos medida em Watt e o tempo de funcionamento dos aparelhos em horas. A energia eltrica residencial fornecida pela AES Sul, por exemplo, custa atualmente:

1kWh= R$ 0,34
A quantidade de energia que voc utiliza em casa depende de dois fatores bsicos: a potncia dos aparelhos e o tempo de funcionamento. Os dois fatores, ao contrrio do que se imagina, so igualmente importantes quando se pensa no custo a pagar pela energia eltrica utilizada. Um aparelho de baixa potncia, mas que funciona durante muito tempo diariamente, pode gastar tanto ou mais energia que outro aparelho de 57

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Aparelho

Potncia (Watt)

Tempo de funcionamento na semana (horas)

Energia (Potencia X tempo) (Wh)

Energia 1000 (kWh)

Custo semanal (Energia X Valor kWh)

Custo mensal (Custo semanal X4)

Total

Roteiro de atividades em planilha eletrnica


1) Represente na planilha eletrnica a tabela acima observando o que representa cada coluna: Coluna A: transcreva a lista de aparelhos eltricos que voc anotou. Coluna B: transcreva a potncia de cada aparelho que voc anotou. Coluna C: Transcreva o tempo de funcionamento em horas que voc anotou. Coluna D: esta coluna deve conter a multiplicao da coluna B pela C. Coluna E: Divida a coluna D por 1000 (1 quilo) para obter a unidade padro kWh Coluna F: Multiplique a coluna E pelo valor do kWh (1 kWh= R$0,336986) para obter o custo semanal do aparelho. Coluna G: Multiplique a coluna 6 por 4 (nmero de semanas no ms) para obter o custo mensal do aparelho .
2) a) Faa um somatrio da coluna G e represente-o no Total. b) O valor no Total encontrado semelhante ao do CONSUMO na DESCRIO DE FATURAMENTO na conta de luz? Explique.

3) a) Faa um grfico (tipo pizza) com os dados das colunas A e G. b) Qual o equipamento que tem maior gasto em sua casa? c) A partir da conta de luz faa um grfico (tipo pizza) com os valores, em porcentagem de DESCRIO em DESCRIO DE FATURAMENTO. d) Discuta quais valores voc considera que no podem ser diminudos na sua conta e quais valores podem?

4) Discuta que atitudes voc pode tomar para reduzir o custo da sua conta.

58

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Notas
O custo atual da energia em sua cidade pode ser consultado no site da Agncia Nacional de Energia eltrica (Aneel) . Ou ligando para o atendimento da companhia de energia eltrica.
63 62

No site da Eletrobrs

(Centrais Eltricas Brasileiras S.A) est disponvel um folder com dicas de

economia de energia e um manual intitulado "Dicas de Conservao de Energia para um Mundo

Melhor". Tambm, no site da AES Sul possvel acessar o texto intitulado Dicas de consumo
AESSul .
64

Deve-se observar que este tipo de atividade pode ressaltar desigualdades sociais at ento desconhecidas. Em decorrncia do comportamento observado na turma em que esta atividade foi aplicada, recomenda-se que o professor tenha certo tato ao solicitar tal levantamento, de modo a evitar constrangimentos.

62

Disponvel em: < http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=493&idPerfil=4>. Acesso em: 14 out. 2012. 63 Disponvel em: <http://www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp?TeamID=%7B6751E537-0EC04B83-BE03-82831A153042%7D>. Acesso em: 13 out. 2012. 64 Disponvel em: < http://www.aessul.com.br/site/dicas/ConsumoResidencial.aspx>. Acesso em: 12 out. 2012. 59

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Referncias

AESUL. Dicas de consumo residencial. Disponvel em: < http://www.aessul.com.br/site/dicas/ConsumoResidencial.aspx>. Acesso em: 10 out. 2012

AES Sul. Entenda sua conta. Disponvel em: < http://www.aessul.com.br/areacliente/servicos/suaconta.asp >. Acesso em: 10 out. 2012. (imagem)

ANEEL. Conhea as Tarifas da Classe de Consumo Residencial de uma Concessionaria. Disponvel em: < http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=493&idPerfil=4>. Acesso em: 10 out. 2012.

ELETROBRS. Dicas. Disponvel em: <http://www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp?TeamID=%7B6751E537-0EC0-4B83-BE0382831A153042%7D>. Acesso em: 10 out. 2012. (imagem)

ELETROCAR. Centrais eltricas de carazinho. Aprenda a ler seu consumidor. Disponvel em: < http://www.eletrocar.com.br/?menu=aprendaalerseumedidor >. Acesso: em out. 2012. (imagem)

GREF. Leituras de Fsica: Eletromagnetismo. Instituto de Fsica USP. 1998. <http://www.if.usp.br/gref/eletro/eletro1.pdf>. Acesso em: 16 out. 2011.

Disponvel em:

INMETRO. Selos de eficincia energtica. Disponvel em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbeSelo.asp>. Acesso em: 15 jul. 2012. (imagem)

KESSELMAN (2012). Labvirt. Laboratrio Didtico Virtual - Escola do Futuro - USP Compra de eletrodomsticos.. Disponvel em: <http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_compra_eletro.htm >. Acesso em: 10 nov. 2012. (simulao)

60

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA

n. 1

Um Programa de Atividades sobreTpicos de Fsica para a 8 Srie do 1 Grau Rolando Axt, Maria Helena Steffani e Vitor Hugo Guimares, 1990. Radioatividade Magale Elisa Brckmann e Susana Gomes Fries, 1991. Mapas Conceituais no Ensino de Fsica Marco Antonio Moreira, 1992. Um Laboratrio de Fsica para Ensino Mdio Rolando Axt e Magale Elisa Brckmann, 1993. Fsica para Secundaristas Fenmenos Mecnicos e Trmicos Rolando Axt e Virgnia Mello Alves, 1994. Fsica para Secundaristas Eletromagnetismo e ptica Rolando Axt e Virgnia Mello Alves, 1995. Diagramas V no Ensino de Fsica Marco Antonio Moreira, 1996. Supercondutividade Uma proposta de insero no Ensino Mdio Fernanda Ostermann, Letcie Mendona Ferreira, Claudio de Hollanda Cavalcanti, 1997. Energia, entropia e irreversibilidade Marco Antonio Moreira, 1998. Teorias construtivistas Marco Antonio Moreira e Fernanda Ostermann, 1999. Teoria da relatividade especial Trieste Freire Ricci, 2000. Partculas elementares e interaes fundamentais Fernanda Ostermann, 2001. Introduo Mecnica Quntica. Notas de curso Ileana Maria Greca e Victoria Elnecave Herscovitz, 2002. Uma introduo conceitual Mecnica Quntica para professores do ensino mdio Trieste Freire Ricci e Fernanda Ostermann, 2003. O quarto estado da matria Luiz Fernando Ziebell, 2004. Atividades experimentais de Fsica para crianas de 7 a 10 anos de idade Carlos Schroeder, 2005. O microcomputador como instrumento de medida no laboratrio didtico de Fsica Lucia Forgiarini da Silva e Eliane Angela Veit, 2005. Epistemologias do Sculo XX Neusa Teresinha Massoni, 2005.

n. 2

n. 3

n. 4

n. 5

n. 6

n. 7

n. 8

n. 9

n. 10

n. 11

n. 12

n. 13

n. 14

n. 15

v.16, n.1

v.16, n.2

v.16, n.3

61

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

v.16, n.4

Atividades de Cincias para a 8a srie do Ensino Fundamental: Astronomia, luz e cores Alberto Antonio Mees, Cludia Teresinha Jraige de Andrade e Maria Helena Steffani, 2005. Relatividade: a passagem do enfoque galileano para a viso de Einstein Jeferson Fernando Wolff e Paulo Machado Mors, 2005. Trabalhos trimestrais: pequenos projetos de pesquisa no ensino de Fsica Luiz Andr Mtzenberg, 2005. Circuitos eltricos: novas e velhas tecnologias como facilitadoras de uma aprendizagem significativa no nvel mdio Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes e Rejane Maria Ribeiro-Teixeira, 2006. A estratgia dos projetos didticos no ensino de fsica na educao de jovens e adultos (EJA) Karen Espindola e Marco Antonio Moreira, 2006. Introduo ao conceito de energia Alessandro Bucussi, 2006. Roteiros para atividades experimentais de Fsica para crianas de seis anos de idade Rita Margarete Grala, 2006. Insero de Mecnica Quntica no Ensino Mdio: uma proposta para professores Mrcia Cndida Montano Webber e Trieste Freire Ricci, 2006. Unidades didticas para a formao de docentes das sries iniciais do ensino fundamental Marcelo Arajo Machado e Fernanda Ostermann, 2006. A Fsica na audio humana Laura Rita Rui, 2007. Concepes alternativas em ptica Voltaire de Oliveira Almeida, Carolina Abs da Cruz e Paulo Azevedo Soave, 2007. A insero de tpicos de Astronomia no estudo da Mecnica em uma abordagem epistemolgica rico Kemper, 2007. O Sistema Solar Um Programa de Astronomia para o Ensino Mdio Andria Pessi Uhr, 2007. Material de apoio didtico para o primeiro contato formal com Fsica; Fluidos Felipe Damasio e Maria Helena Steffani, 2007. Utilizando um forno de microondas e um disco rgido de um computador como laboratrio de Fsica Ivo Mai, Naira Maria Balzaretti e Joo Edgar Schmidt, 2007. Ensino de Fsica Trmica na escola de nvel mdio: aquisio automtica de dados como elemento motivador de discusses conceituais Denise Borges Sias e Rejane Maria Ribeiro-Teixeira, 2008. Uma introduo ao processo da medio no Ensino Mdio Csar Augusto Steffens, Eliane Angela Veit e Fernando Lang da Silveira, 2008. Um curso introdutrio Astronomia para a formao inicial de professores de Ensino Fundamental, em nvel mdio 62

v.16, n.5

v.16, n.6

v.17, n.1

v.17, n.2

v.17, n.3

v.17, n.4

v.17, n.5

v.17, n.6

v.18, n.1

v.18, n.2

v.18, n.3

v.18, n.4

v.18 n.5

v.18 n.6

v.19 n.1

v.19 n.2

v.19 n.3

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FSICA IF-UFRGS REKOVVSKY, L.; MOREIRA, M.A. v.23 n.5

Snia Elisa Marchi Gonzatti, Trieste Freire Ricci e Maria de Ftima Oliveira Saraiva, 2008. v.19 n.4 Sugestes ao professor de Fsica para abordar tpicos de Mecnica Quntica no Ensino Mdio Sabrina Soares, Iramaia Cabral de Paulo e Marco Antonio Moreira, 2008. Fsica Trmica: uma abordagem histrica e experimental Juleana Boeira Michelena e Paulo Machado Mors, 2008. Uma alternativa para o ensino da Dinmica no Ensino Mdio a partir da resoluo qualitativa de problemas Carla Simone Facchinello e Marco Antonio Moreira, 2008. Uma viso histrica da Filosofia da Cincia com nfase na Fsica Eduardo Alcides Peter e Paulo Machado Mors, 2009. Relatividade de Einstein em uma abordagem histrico-fenomenolgica Felipe Damasio e Trieste Freire Ricci, 2009. Mecnica dos fluidos: uma abordagem histrica Luciano Dernadin de Oliveira e Paulo Machado Mors, 2009. Fsica no Ensino Fundamental: atividades ldicas e jogos computadorizados Zilk M. Herzog e Maria Helena Steffani, 2009. Fsica Trmica Nelson R. L. Marques e Ives Solano Araujo, 2009. Breve introduo Fisica e ao Eletromagnetismo Marco Antonio Moreira, 2009. Atividades experimentais de Fsica luz da epistemologia de Laudan: ondas mecnicas no ensino mdio Lizandra Botton Marion Morini, Eliane Angela Veit, Fernando Lang da Silveira, 2010. Aplicaes do Eletromagnetismo, ptica, Ondas, da Fsica Moderna e Contempornea na Medicina (1 Parte) Mara Fernanda Parisoto e Jos Tlio Moro, 2010. Aplicaes do Eletromagnetismo, ptica, Ondas, da Fsica Moderna e Contempornea na Medicina (2 Parte) Mara Fernanda Parisoto e Jos Tlio Moro, 2010.

v.19 n.5

v.19 n.6

v.20 n.1

v.20 n.2

v.20 n.3

v.20 n.4

v.20 n.5

v.20 n.6

v.21 n.1

v.21 n.2

v.21 n.3

63

Das könnte Ihnen auch gefallen