Sie sind auf Seite 1von 21

1 Informaes, represso e inteligncia no Departamento de Polcia Federal: uma anlise inicial. P I!"I#$ "$ #%!

& $'D(% % presente tra)al*o tem como principal o)+eti,o mapear as mudanas e permanncias relacionadas - ati,idade de informaes.inteligncia no /m)ito o Departamento de Polcia Federal, desde sua criao, em 1011, at2 os dias atuais1. $ relao da ati,idade com o poder ser um dos enfo3ues pri,ilegiados da pes3uisa, na medida em 3ue, grosso modo, a pr4pria Polcia Federal foi criada en3uanto um 4rgo de Polcia Poltica 5uma das faces *ist4ricas dos 4rgos de inteligncia, a e6emplo das instituies diplomticas e militares, 3ue compem suas outras duas ,ertentes7, e 3ue na atualidade, inserida em um cenrio completamente distinto, representa a 8menina dos ol*os9 dos delegados da Polcia Federal, em um momento no 3ual a e6istncia do in3u2rito policial encontra:se ameaada 5instituto 3ue e6iste apenas no &rasil, em ;ganda e no <unia7, assim como a pr4pria funo de delegado, configurando:se, o controle da ati,idade, um mecanismo de manuteno do poder dentro da instituio. %s resultados ora apresentados tm como )ase a anlise de entre,istas coletadas no /m)ito de uma pes3uisa maior, 3ue a)orda o processo de construo de um sistema de inteligncia criminal no &rasil, intitulada: % processo de institucionali=ao do !istema de Inteligncia de !egurana P>)lica, na ,irada do segundo milnio. ?al pes3uisa analisa os desafios relacionados - eficcia e a legitimidade alcanada por tal sistema, seu desen*o institucional, sua estrutura +urdica e normati,a, )em como o sistema de profissionalismo dos policiais e outros agentes inseridos no mesmo. ?al discusso implica tanto um recorte ,ertical, no 3ual analisamos as relaes entre representantes do go,erno federal e outras instituies de inteligncia, )em como um corte *ori=ontal, no 3ual so considerados os sistemas de inteligncia no /m)ito dos go,ernos locais, considerando as disputas inerentes -s diferentes corporaes policiais do &rasil, a e6emplo das policias estaduais ci,is e militares.
@

;ni,ersidade Federal de Ainas Berais, P4s:Doutora, Fundao de $poio a Pes3uisa do Cstado de Ainas Berais.F$PCAIB. 1 De forma sucinta e o)+eti,a, a ati,idade de inteligncia go,ernamental 5e3ui,alente, *istoricamente, a ati,idade de informaes7 2 uma componente atual e significati,a do poder de Cstado, en3uadrando:se no n>cleo coerciti,o 3ue pro, a prestao de ser,ios p>)licos de defesa e6terna, segurana p>)lica e da manuteno da ordem institucional, as duas funes constituindo caractersticas do monop4lio legtimo do uso da fora. Di= respeito - produo de certos tipos de informaes relacionadas a essas esferas, -s ati,idades desempen*adas no sentido de o)t:las ou impedir 3ue outros as o)ten*am, e -s organi=aes respons,eis pela reali=ao e coordenao da ati,idade na esfera estatal, 3ue ,isam su)sidiar o processo decis4rio nas reas 3ue l*es compete.

D Introduo: Cm 8<uestes para a Eist4ria do Presente9 510007, $gnFs "*a,eu,eau e P*ilippe ?2tart destacam os principais desafios enfrentados por pes3uisadores 3ue tra)al*am com a c*amada 8Eist4ria do Presente9, includas a, para os autores, os conceitos de *ist4ria imediata e *ist4ria pr46ima. Pro)lemas de ordem metodol4gica, epistemol4gica e deontol4gica. 5"E$GC$; e ?H?$ ?, 1000:IJ7. $o *istorici=ar 3uestes na 3ual encontra:se inserido, como o pes3uisador inter,2m na produo desta *ist4riaK "omo os ,alores de ordem poltica, cultural etc. moldam 8esta *ist4ria9 ou interferem neste presenteK "omo se 3uestiona a ,alidade de uma *ist4ria construda por uma esp2cie de 8testemun*a ocular9 dessa mesma *ist4riaK 'as pala,ras dos autores, qual pode ser a natureza da deformao da anlise e que elementos concorrem para esta deformao? Quais so os jogos de influncia entre os climas ideolgicos e o contexto histrico? #onge de responder claramente a tais 3uestes, acredito 3ue, sem d>,ida, um dos maiores dilemas do *istoriador do tempo presente, pe+orati,amente classificado como 8analista de con+untura9 por alguns de seus pares, 2 a 3uesto da su)+eti,idade. % tra)al*o ma+oritariamente amparado em fontes orais 2 polmico e ainda *o+e no 2 aceito da mesma forma do 3ue 8a Eist4ria9 produ=ida a partir de documentos, como )em destaca Paul ?*ompson.D "ontemporaneamente, ,rios *istoriadores ainda no aceitam a fonte oral como 8,erdadeira9, afirmando ser esta uma fonte de fcil manipulao. "reio 3ue a su)+eti,idade respons,el por esta manipulao se encontra presente tanto nas fontes escritas do s2culo LG, 3uanto nas fontes orais do incio do s2culo LLI. Cstamos falando de ,alidade interna e e6terna, e no podemos nos iludir 3ue os documentos no se+am pass,eis de falsificao. % primeiro passo para se produ=ir um tra)al*o cientfico em torno de temas to recentes 2, sem d>,ida, assumir a e6istncia desta su)+eti,idade, de forma a poder contrast:la o m6imo poss,el com outras possi)ilidades de interpretao. Aais uma ,e=, ,oltando a ?*ompson, 8os *istoriadores tem 3ue testar suas ideias como um processo l4gico muito semel*ante ao da pro,a +urdica, sempre ,ulner,el - pro,a su)se3uente9. M C 2 +ustamente considerando um determinado n,el de imparcialidade, 3ue narro a presente discusso, amparada nas mais di,ersas fontes dispon,eis so)re o tema.
D M

?E%AP!%', Paul. A voz do passado !istria "ral !o Paulo: Pa= e ?erra, 100D. ?E%AP!%', CdNard. A mis#ria da teoria io de Oaneiro: Cditora Pa*ar, 10QQ.

Getlio Vargas e centralizao do poder Cm seu tra)al*o 8Cspionagem e Democracia9, o cientista poltico Aarco "epiR a)orda as trs ,ertentes *ist4ricas iniciais, cu+os desdo)ramentos configuram as principais reas de atuao dos 4rgos de informaes.inteligncia no mundo contempor/neo: o campo militar, o campo diplomtico e o campo poltico:repressi,o. Paralelamente ao seu desen,ol,imento dentro das esferas militar e diplomtica, ainda no s2culo LIL, a ati,idade de inteligncia passou tam)2m a se especiali=ar como funo policial e repressi,a. $s polcias secretas surgiram no princpio do s2culo LIL e tin*am como o)+eti,o e,itar re,olues populares, a e6emplo da e,oluo Francesa. Passaram a desen,ol,er mecanismos de ,igil/ncia, de informao e de interceptao de cartas entre outros, es)oando um princpio de institucionali=ao desses meios en3uanto mecanismos de represso 5"CPIS, DIIM:007. 'o comeo do s2culo LL intensificou:se a necessidade de ati,idades tais como contraespionagem1, pois as ati,idades so,i2ticas e comunistas p4s:101J *a,iam tra=ido no,as ameaas de su),erso e espionagem ideol4gica so)re o mundo ocidental. "omo conse3uncia surgiram os departamentos criminais de in,estigao, 3ue comearam a recorrer ao uso das t2cnicas cientficas para os pro)lemas de deteco, apreenso, ,igil/ncia e arma=enamento de informaes so)re 8populaes criminosas9. "ontramedidas para a espionagem so,i2tica e outras ati,idades clandestinas se tornaram o maior tema das agncias de contraespionagem em todos os lugares do oeste, impulsionando o crescimento internacional das organi=aes de segurana. 'o &rasil as ameaas do mo,imento anar3uista e comunista + *a,iam ense+ado na d2cada de 10DI, no /m)ito do go,erno federal, alguma referncia legal so)re a ati,idade de inteligncia +unto ao "onsel*o de Defesa 'acional, assim como a criao da 8<uarta Delegacia $u6iliar de Polcia "i,il do Distrito Federal9, composta por uma !eo de %rdem Poltica e !ocial, respons,el pela garantia da ordem e da segurana p>)lica 5!I#G$, DIIJ:T07. Csta delegacia, criada por um go,erno interessado em fortalecer o federalismo no pas, ser,iria de modelo para outros estados, 3ue criariam seus pr4prios prot4tipos de 8D%P!9, tais como !o Paulo 510D17 e Ainas Berais 510DJ7.
1

"ontra:espionagem 2 a parte do esforo de contra:inteligncia de uma organi=ao ou pas 3ue est ,oltada para deter, destruir, neutrali=ar, e6plorar ou pre,enir ati,idades de espionagem contra si.

1 'o entanto, o aperfeioamento dos mecanismos de represso so)re os mo,imentos comunista e anar3uista ocorreram, so)retudo, em funo do pro+eto centrali=ador de Bet>lio Gargas, ap4s o golpe de 10MI. $ efer,escncia do mundo do tra)al*o, aliada ao crescimento do discurso comunista, ameaa,am as )ases da elite nacional, interessada na manuteno de seu status quo, o 3ue resultou na centralidade do discurso so)re a manuteno da ordem e da autoridade. % comunismo *a,ia sido eleito pelas classes dominantes como o principal o)+eto de desesta)ili=ador da ordem, pilar fundamental so)re o 3ual se assenta,a o discurso poltico ,igente. 8"aos, anar3uia, a)ismo e dissoluo so apenas alguns referentes 3ue incompati)ili=am o comunismo com a ordem9. 5D;? $, DI1D:DI07. Cm tese, o comunismo minaria lentamente o edifcio social, pro,ocando a perda da e6pectati,a de pre,isi)ilidade e conse3uentemente, da tran3uilidade social, pro,ocando a desordem. %utros ,alores entendidos como essenciais para a manuteno 8da3uela ordem9, como )em aponta Cliana Dutra, so os de autoridade, disciplina e *ierar3uia, os 3uais orientariam todo o processo poltico repressi,o, em ,ertiginoso crescimento durante o go,erno Gargas. $ defesa do princpio da autoridade tradu=iria, na3uele conte6to, o e6erccio da 8disciplina moral, social, econUmica e poltica9 5D;? $, DI1D:D117. Brosso modo, *a,eria a partir de ento uma super,alori=ao dos padres militares, os 3uais de,eriam orientar a conduta da sociedade ci,il, em detrimento dos ,alores ci,is. !eus modelos de disciplina, ordem, *ierar3uia, *onra, patriotismo e o)edincia de,eriam ser consideradas as referncias de comportamento do cidado. $ssim, no intuito de fortalecer a autoridade do poder central, ,rias aes foram tomadas no sentido de assegurar o desen,ol,imento da nao, entendido como poss,el apenas em condies de ordem 5esta, agora ameaada pelos mo,imentos comunista, anar3uista e integralista7. Para al2m das medidas legais e administrati,as 3ue ,isa,am reprimir estes mo,imentos 5decretao do estado de stio, criao do ?ri)unal de !egurana 'acional, ampliao da #ei de !egurana 'acional7, *ou,e a criao de agncias autUnomas de represso poltica e social, a e6emplo da 8Delegacia Cspecial de !egurana Poltica e !ocial 5DC!P!7 V, antiga !eo de %rdem Poltica e !ocial da <uarta Delegacia $u6iliar, 3ue em 10MD se transformaria no primeiro 4rgo autUnomo com atri)uies especficas de polcia poltica $ inteno do go,erno pro,is4rio, ao criar esta instituio, era a de fornecer amplos recursos para o desempen*o da represso policial, o 3ue em tese conferiria algum tipo de
V

& $!I#, Decreto no DD.MMD, de 1I de +aneiro de 10MD.

V respaldo 8legal9 para um poder 3ue era e continuaria sendo e6ercido de forma discricionria. Csta Delegacia era independente da polcia administrati,a e +udiciria e fica,a diretamente su)ordinada ao c*efe de polcia. Cntre os anos de 10MM e 1011 a DC!P! ficaria so) a conduo de Filinto Auller, "*efe de Polcia respons,el pela desarticulao dos mo,imentos comunista 510MV7 e integralista 510MJ7 e por uma s2rie de prises ar)itrrias e pelo uso sistemtico da tortura. 'a3uele momento o aparato policial *a,ia sido mo)ili=ado e empoderado, por meio de um discurso de racionali=ao e especiali=ao. $ ele foi conferido mandato para 3ue:
$ feche as agremia%es existentes& mesmo j tendo adquirido personalidade jur'dica& ( suspeita de que para exeram que atividade casse o su)versiva*

reconhecimento dos sindicatos pelo mesmo motivo& )astando a requisio do chefe de pol'cia* para que afaste ou exonere dos seus cargos os funcionrios p+)licos e civis que se filiarem a associa%es proi)idas, 5D;? $, DI1D:DDV7.

$p4s a ecloso do mo,imento comunista em no,em)ro de 10MV, pe+orati,amente denominado 8Intentona "omunista9, o aparato repressi,o do Cstado foi fortalecido dentro do conte6to de Cstado de !tio, 8e6ceo9 3ue em alguma medida tornar:se:ia regra ap4s o golpe de 10MJ e a implementao da Ditadura do Cstado 'o,o. Foram criadas as #eis MQ, de I1 de a)ril de 10MV, 3ue definia os crimes contra a ordem poltica e socialW a #ei 1MT, de 11 de de=em)ro de 10MV, 3ue definia no,os crimes contra a ordem poltica e socialW e o Decreto:#ei 1M1, de 1Q de maio de 10MQ, 3ue definia os crimes contra a personalidade internacional, a estrutura e a segurana do Cstado e contra a ordem poltica e social. 'esta diapaso, Gargas teria sentido a necessidade de criar uma polcia 3ue atuasse de forma mais afinada com sua proposta centrali=adora e 3ue corro)orasse para a manuteno de um Cstado com alta capacidade de inter,eno e controle. Por meio do Decreto:#ei TMJQ de DQ de maro de 1011, Gargas transformou a Polcia "i,il do Distrito Federal em Departamento Federal de !egurana P>)lica 5DF!P7. % 3ue era apenas uma delegacia especiali=ada tornou:se

T uma Di,iso de Polcia Poltica e !ocial 5DP!7: $rt. 1X Fica transformada a Polcia "i,il do Distrito Federal em Departamento Federal de !egurana P>)lica 5D.F.!.P.7, diretamente su)ordinado ao Ainistro da Oustia e 'eg4cios Interiores.T $ DF!P contaria com duas delegacias, uma respons,el pela parte poltica e outra pela social, e daria continuidade - sua poltica de especiali=ao referente - segurana p>)lica e ao controle poltico e social mesmo ap4s a 3ueda de Gargas em 101V 5 %"E$, DII0:DI7. $ partir da mudana de seu status na estrutura, a antiga delegacia especiali=ada ad3uiriu muita autoridade. $pesar de ter seu poder de +urisdio limitado ao Distrito Federal, o decreto de criao da DF!P pre,ia a cooperao aos Cstados +unto a essa entidade federal, causando certa in3uietude nas polcias estaduais.J ?eriam ficado receosas com o crescimento de seu poder e com a ideia de uma polcia so) autoridade do go,erno federal, uma ,e= 3ue *a,ia um dispositi,o constitucional 3ue assegura,a a autonomia e responsa)ilidade dos estados em 3uestes de segurana p>)lica. !e por um lado *a,ia o dese+o ou necessidade de criao de um 4rgo federal para reprimir com mais eficincia os opositores do go,erno, por outro *a,ia o temor por parte das polcias estaduais, de ocorrer interferncia federal em funes 3ue eram de sua responsa)ilidade. 5 CP'IS, DII1, p.1M17. "onsiderando suas caractersticas, capacidades e principalmente t2cnicas de atuao 5uso de informantes, interceptaes de comunicao, ,igil/ncia, infiltraes etc.7, muito distintas dos tradicionais meios de in,estigao, podemos citar estes 4rgos, posteriormente famosos a partir da sigla D%P!, como 8a primeira manifestao sistemtica e organi=ada de inteligncia em organismos policiais9 5 %!!C?I, DIIQ:D17. Cstas 8Polcias Polticas9 foram criadas dentro de um processo 8de moderni=ao do aparato repressi,o9, ,oltado, em tese para a manuteno da ordem defendida pelo Cstado 'o,o. % 8=elo9 pela segurana da populao e de seus interesses nada mais significaria do 3ue assegurar as prerrogati,as de poder dos grupos 3ue domina,am o pas econUmica e politicamente, garantindo seus interesses. 5A%??$, DIIT: VV7. A transferncia para Braslia

Decreto:#ei nX T.MJQ, de DQ:M:1011, art. 1X. CP'IS, #us. Democracia e segurana nacional: a polcia poltica no p4s:guerra. io de Oaneiro: Cditora FBG, DII1. p 1M1.
J

J % processo de criao de &raslia, + no perodo democrtico de Ouscelino Su)istc*eR, teria impactos significantes da institucionali=ao do DF!P, 3ue se transformaria, durante a ditadura ci,il:militar )rasileira, no Departamento de Polcia Federal 510TJ7. Cm I0 de de=em)ro de 10VQ seria criado no estado de Bois o Departamento egional de Polcia de &raslia 5D P&7, por meio da #ei Cstadual D.MT1. $ import/ncia desta instituio 2 3ue a ela estaria su)ordinada a Buarda "i,il Cspecial de &raslia 5BC&7, 3uem ofereceria grande parte do capital *umano para o DF!P. #igada - '%G$"$PQ, a BC& *a,ia sido criada com a responsa)ilidade de ,igiar os ,rios canteiros de o)ras em andamento, no terreno 3ue daria origem - no,a capital federal. "omposta por um efeti,o formado inclusi,e por +agunos e sem nen*um tipo de preparo profissional, a BC& foi respons,el por uma s2rie de ar)itrariedades contra a populao, principalmente contra os pr4prios tra)al*adores das o)ras e so)re a populao *umilde. ;m dos casos mais contro,ersos 3ue en,ol,em a BC& di= respeito a um massacre cometido no dia IQ de fe,ereiro de 10V0 3uando, ap4s uma discusso com operrios por conta de uma refeio estragada, promo,eu:se um 3ue)ra:3ue)ra, no 3ual os ge)ianos, em represlia, comearam a espancar os funcionrios. 'o entanto, sendo o)rigados a se retirar do local por conta de uma reao con+unta dos tra)al*adores, regressaram posteriormente, em maior n>mero e fortemente armados, atirando contra os operrios dentro do alo+amento. %s n>meros e as aes descritas so)re o e,ento so muito contradit4rias, alguns falam em no,e mortos e centena de feridos, al2m uso de metral*adoras e de camin*es caam)a para a remoo dos mortos, outros falam em apenas uma morte. "omo o caso foi e6tremamente a)afado, nunca se sou)e ao certo o 3ue *ou,e. Fato 2 3ue a BC& foi afastada da funo e o policiamento dos canteiros de o)ra passou a ser reali=ado pelo C62rcito &rasileiro. $pesar das contro,2rsias em relao ao caso, no e6iste d>,ida em relao - truculncia empregada pelo 4rgo:
%s m2todos de recrutamento desta polcia eram to esdr>6ulos 3uanto a sua atuao. Pees eram escol*idos por serem fortes e )em dispostos, e por dese+arem sair do tra)al*o
Q

de

construo.

Cram

ento

"ompan*ia ;r)ani=adora na 'o,a "apital, criada por Ouscelino Su)istc*eR em 10VT, com a finalidade de gerenciar e coordenar a construo de &raslia. *ttp:..NNN.no,acap.df.go,.)r.so)re:a:no,acap.a:no,acap.*tml

Q
sumariamente incorporados para fa=er a represso tanto na "idade #i,re 3uanto nos outros acampamentos. % policiamento da3ui tin*a nome de BC&. Pega,a, por e6emplo, ,oc 3ue num sa)ia nada e coisa e tal, um su+eito forte, isso e a3uilo outro, pega,a ,oc e enga+a,a ,oc na BC&. $li, por e6emplo, ,oc num tin*a instruo, num tin*a nada. Cm ,e= de ,oc )otar respeito ,oc era o pior. $ polcia c*ega,a, o su+eito ta,a )rigando, o su+eito c*ega e metia o cacete, a polcia atira,a, mata,a. !em nem mais nem menos0.

$ partir da inaugurao de &raslia em 10TI, foram deslocados para a no,a capital todos os 4rgos do poder federal, inclusi,e o DF!P 1I. De acordo com a #ei M.JV1, seria de responsa)ilidade do Departamento, o policiamento de carter local. Csta funo seria desempen*ada pelo 8!er,io de Polcia Aetropolitana9 a ele su)ordinado, cu+a estruturao ainda demandaria uma legislao especial. De acordo com as diretri=es emanadas pela lei, contaria, inicialmente, com um c*efe de polcia, trs delegados e trs escri,es 11. % DF!P seria precariamente instalado em um galpo de madeira da 'o,acap, para depois ser transferido para o Vo andar do )loco 1I da Csplanada dos Ainist2rios 5 %"E$, DII0:D17. 'o entanto, muitos funcionrios do DF!P, oriundos da antiga capital, o no ti,eram interesse em se deslocar para &raslia:
8$o ser criado o estado da Buana)ara, parcela e6pressi,a do funcionalismo p>)lico 3ue tra)al*a,a na cidade do io de Oaneiro optou por permanecer so) a 2gide do go,erno estadual. $ssim tam)2m ocorreu
0

io de Oaneiro,

?rec*o retirado do li,ro 8&raslia, $no DI Y Depoimento de MV Fot4grafos de &raslia. Dispon,el em *ttp:..)rasiliapoetica.)log.)r.site.inde6.p*pKoptionZcom[content\tasRZ,ieN\idZ1VV0, acessado em DI de maro de DI1M. 1I #ei !antiago Dantas. #ei M.JVD, de 1M de a)ril de 10TI. 11 #ei M.JV1, de 1M de a)ril de 10TI.

0
com a Di,iso de Polcia Poltica e !ocial. 'o apenas funcionrios, mas tam)2m sua sede fsica, seus m4,eis, seus ar3ui,os permaneceram] permaneceu no ,iria a ser a % DF!P transferiu:se desfalcado para &raslia, pois a DP! io e somente em 10T1 foi antecessora de Polcia do atual criada a Polcia Federal de !egurana, 3ue Departamento Federal9.

5 CP'IS, DII1, P.1J07

'este sentido, o efeti,o de ,igilantes da BC&, ou se+a, seus 8policiais9, *omens truculentos, sem nen*um tipo de preparo e formao, orientados para reprimir principalmente a populao mais *umilde, seria apro,eitado para suprir os 3uadros dos ser,idores do DF!P, 3uando passaria a promo,er o policiamento ur)ano e, conse3uentemente, a funo repressi,a poltica local. Aat2rias ,eiculadas no ano de 10T1 do conta desta falta de preparo, assim como tam)2m do en,ol,imento destes policiais em atos de corrupo. !o)re a falta de preparo, destacamos o +ornal A noite: 8% c*efe de Polcia 5...7, resol,eu su)meter todos os policiais 3ue ser,em no DF!P a testes de inteligncia e psicotestes. % c*efe de polcia est decidido a afastar os elementos incapa=es, 3ue foram admitidos sem 3ual3uer filtragem, na administrao passada91D. Cm termos de en,ol,imento com corrupo: 8foram praticados, por pessoas 3ue na ocasio eram funcionrios do DF!P, atos 3ue caracteri=am corrupo, moti,ada ou estimulada esta pela falta de e6ao no cumprimento do de,er9.1M $ composio do sistema repressi,o implementado em &raslia a partir de ento, dentro do DF!P, seria composto por dois tipos de 3uadro: os antigos mem)ros da BC& e poucos mem)ros da pr4pria DP!, cu+a maioria *a,ia permanecido no io de Oaneiro. Csta Di,iso de Polcia de !egurana, apesar de funcionar dentro do DF!P, era composta por mem)ros das !egundas:!ees do C62rcito )rasileiro e geralmente coordenada por coron2is.

1D

Oornal A noite& IJ de maro de 10TD. Dispon,el em: *ttp:..memoria.)n.)r.Doc eader.Doc eader.asp6K )i)ZM1Q0JI[IT\pagfisZ1TMJ\pes3Z\esrcZs $cessado em D1 de outu)ro de DI1D. 1M Oornal A noite& 1M de a)ril de 10T1. Dispon,el em: *ttp:..memoria.)n.)r.Doc eader.Doc eader.asp6K )i)ZM1Q0JI[IT\pagfisZ1TMJ\pes3Z\esrcZs $cessado em D1 de outu)ro de DI1D.

1I %u se+a, apesar de funcionar no 4rgo policial, era e6tremamente militari=ada 11. !ituado em &raslia, de maneira alguma o 4rgo era perce)ido como um 4rgo de atuao no territ4rio federal. 'as pala,ras do "oronel $merino federal, muito menos de segurana p>)lica9.1V !eria apenas em 10T1, com o golpe ci,il:militar, 3ue no,os funcionrios seriam agregados ao DF!P, 3ue assumiria no,a nomenclatura, Departamento Federal de !egurana 5DF!7 e 3ue passaria a e6ercer a funo de polcia +udiciria da ;nio, com a responsa)ilidade de in,estigar crimes federais em todo o territ4rio nacional, de acordo com a #ei no 1.1QM.T1. "om o golpe militar de 10T1, o discurso so)re o com)ate ao inimigo interno esta,a ainda mais e,idente na ordem do dia. Para atender ao desafio de desarticular a oposio, muitas ,e=es rotulada comunista, uma polcia estruturada nacionalmente poderia tra=er ainda mais eficincia tarefa de perseguio poltica. 5 CP'IS, DII1, P.1J07. % coronel $merino aposo, militar ,inculado - 8lin*a dura9, foi um dos respons,eis por sua reestruturao, assim como pela estruturao do !er,io 'acional de Informaes logo ap4s o golpe. Cm princpio, tanto o !'I 3uanto o Departamento Federal de !egurana passaram a rece)er cursos de informaes preparados pela Cscola !uperior de Buerra 5C!B7. 'a construo do 3ue seria o futuro !I!'I 5!istema 'acional de Informaes7, o DF! se tornaria um importante cola)orador. % enfo3ue, seria o de 8informao estrat2gica interna9, 2 claro1T. 'o o)stante o constante processo de cola)orao +unto ao !I!'I e o fato de o D!P 5posteriormente DPF7 ser, ele mesmo na3uele perodo, nada mais do 3ue uma outra ramificao das Foras $rmadas 5a e6emplo do !'I7, conforme e,idenciam a composio da Diretoria Beral 5sempre e6ercida no mnimo por um coronel7 e documentao do pr4prio 4rgo 1J, a atuao 3ue mais teria desta3ue seria a de censura, 3ue + ,in*a desde o antigo DF!P e 3ue se e6pandiu e fortaleceu principalmente ap4s 10TQ e a decretao do $I:V. !ua cola)orao +unto a 4rgos aposo, respons,el pela reestruturao do 4rgo logo ap4s o golpe militar e 3uem se tornaria seu !uper Intendente Beral, 8% DF!P nunca foi

11

$merino aposo. Depoimento coletado por Aaria "elina D^$ra>+o e !amant*a Gi= <uadrat, na sede do "PD%",aos 1V de +aneiro de 100Q. 1V $merino aposo. Depoimento coletado por Aaria "elina D^$ra>+o e !amant*a Gi= <uadrat, na sede do "PD%",aos 1V de +aneiro de 100Q. 1T $merino aposo. Depoimento coletado por Aaria "elina D^$ra>+o e !amant*a Gi= <uadrat, na sede do "PD%",aos 1V de +aneiro de 100Q. 1J "onforme acer,o documental encontrado recentemente em Oui= de Fora e posteriormente encamin*ado para a !uperintendncia geral em &raslia, com o o)+eti,o de precpuo de ser disponi)ili=ado - "omisso da Gerdade..

11 como Destacamentos de %perao e Informaes 5D%I^s7 e a pr4pria %perao &andeirantes, todos muito con*ecidos pelo uso sistemtico da tortura, no so to di,ulgadas. 'o conte6to da Buerra:fria e da ditadura militar, o apoio poltico e financeiro dos Cstados ;nidos, grande potncia do )loco capitalista, oferecido no somente ao &rasil, mas a ,rios pases da $m2rica #atina, ,ia)ili=ou a criao ou e6panso de ,rios 4rgos e cursos de capacitao, normalmente oferecidos pela "I$, com o o)+eti,o de aperfeioar o com)ate aos c*amados su),ersi,os. $pesar de + e6istir um sistema de informaes coordenado pelo !'I 1Q desde 10T1, orientado a esta perseguio poltica e a permitir a sustentao do pr4prio regime, no era um sistema caracteristicamente operacional, no sentido paramilitar do termo. $o alegarem 3ue o go,erno federal, nem por meio do !'I, da Polcia Federal, e nem mesmo pelas funes tradicionais das Foras $rmadas tin*am condies de fa=er frente ao inimigo su),ersi,o, foi 3ue se criou, em 10T0, os Destacamentos de %peraes Internas, os famosos D%I_s 5FI"%, DII1, p. 1DI7. DII1, p. 11V:11M7. $ssim como o "entro de Informaes da Aarin*a 5"C'IA$ , de 10VV7 foi reformado e outros 4rgos de informaes foram criados dentro do C62rcito e da $eronutica, para fortalecer o aparato repressi,o do Cstado 5$ntunes, DIID: 0Q:1II7, o Departamento Federal de !egurana P>)lica tam)2m foi ampliado, atra,2s do Decreto:#ei nX. DII de DV de fe,ereiro de 10TJ, 3uando passou a ser denominado Departamento de Polcia Federal 5DPF7, como con*ecemos *o+e. Paralelo ao D%P! e posteriormente ?%P! 5?urma de %rdem Poltica e !ocial7, o "entro de Informaes 5"I7, criado em 10T0 pela Portaria MV1, de 1Q de maro de 10T0, tornou:se o 4rgo respons,el, dentro do DPF, por controlar e reprimir os opositores do go,erno. "om o processo de redemocrati=ao e de a)ertura poltica no &rasil, associado ao conte6to internacional de *egemonia do capitalismo, em conse3`ncia do 8fim da Buerra:fria9, a
1Q

10

"om sua criao, as c*amadas polcias polticasDI passaram a

atuar em apoio a estas organi=aes, 3ue fi=eram uso sistemtico da ,iolncia e da tortura 5FI"%,

!er,io 'acional de Informaes criado pela #ei nX. 1M11 de 1M de +un*o de 10T1, com a funo de coordenar as ati,idades de informaes em todo territ4rio nacional. 5FI"%, DII1, p.Q17 10 Cm)ora o !'I fosse um 4rgo de informaes, no podemos dei6ar de pensar 3ue *ou,e uma distoro entre a sua funo e o 3ue realmente pratica,a, uma ,e= 3ue o !'I aca)ou atuando na reali=ao de interrogat4rios e prises. DI Polcias polticas so as instituies, dentro do estado, respons,el pela tarefa de perseguir os opositores do regime. "omo os sistemas de informao.inteligncia nos pases da $merica latina foram construdos )aseados na Doutrina de !egurana 'acional, as ati,idades desen,ol,idas por esses 4rgos esta,am focadas na neutrali=ao da influncia so,i2tica dentro dos pases ocidentais, tal ameaa e6terna aca)ou por transformar em inimigo todo a3uele 3ue fosse 8e6terno9 ao centro de poder 5& ;'C$; e D%A& %!SI, DIIM:M7.

1D perseguio ao inimigo interno foi perdendo sua +ustificati,a e ra=o de e6istir. Ountamente com a perda de sentido, foi ocorrendo a perda de funes para 4rgos como o D%P!. $ luta pela democracia e a di,ulgao pela mdia de aes ilegais e torturas cometidas pelos militares durante o regime militar suscitou uma grande a,erso e estigma em relao aos 4rgos de informaes 5!'I, D%I_s, "C'IA$ , "IC, "I!$ e D%P!7. D1 'o o)stante, considerado o no,o cenrio nacional e internacional de crescimento da criminalidade e de desafios multipolares, a ati,idade de inteligncia DD ,eio se destacando em regimes democrticos, no mais para atuar de forma ar)itrria e com o prop4sito de aca)ar com o inimigo interno ideol4gico, mas, so)retudo, para garantir a defesa e6terna e a segurana institucional dos Cstados. 'o entanto, no &rasil e em ,rios pases latino:americanos, o estigma dei6ado pelos 4rgos de informaes 3ue atuaram durante a ditadura militar, assim como a presena de seus remanescentes nas instituies de inteligncia acarretou s2rios entra,es para a discusso so)re a import/ncia da ati,idade no conte6to democrtico 5$'?;'C!, DIID7, permitindo uma autonomia perniciosa para estas instituies, como podemos perce)er no caso da pr4pria Polcia Federal 3ue, face - necessidade de oferecer uma resposta ao crescimento da criminalidade, passou a incrementar sua rea de inteligncia e suas parcerias internacionais, sem o necessrio controle 3ue este tipo de ati,idade re3uer, a e6emplo do 3ue ocorreu entre o DPF e a "I$, e o DPF e F&I, a partir do fim da d2cada de 10QI 5& $'D(%, DI11, p D17. 'a )usca por uma 8identidade pr4pria9, a Polcia Federal ,eio, ao longo dos >ltimos MI anos, rein,entando e reforando sua capacidade na ati,idade de inteligncia. Podem ser identificadas trs esferas distintas 3ue ,ieram e ainda ,m moldando no,os focos da ati,idade de inteligncia na instituio. $ primeira 2 a pr4pria Diretoria de Inteligncia Policial 5DIP7, 3ue at2 recentemente ainda conta,a com remanescentes do regime militar,
D1

;ma a)ordagem so)re o estigma no 3ue di= respeito aos 4rgos de informaes )rasileiros durante a ditadura militar 2 encontrada em $'?;'C!, Priscila "arlos &rando. !'I \ $&I': ;ma #eitura da $tuao dos !er,ios !ecretos &rasileiros ao #ongo do !2culo LL io de Oaneiro: Cditora FBG, DIID. DD $ emergncia do termo inteligncia no &rasil surgiu ap4s 100I, como um mecanismo necessrio para 8aco)ertar e superar uma identidade deteriorada9 3ue se formou na ati,idade de informaes durante o regime militar, e6presso principalmente pelo !'I. Ger $'?;'C!, Priscila "arlos &rando. -./ 0 A1/.2 3ma 4eitura da Atuao dos -ervios -ecretos 1rasileiros ao 4ongo do -#culo 55 io de Oaneiro: Cditora FBG, DIID, p D1:DD. 'este estudo adotamos como definio para a ati,idade de inteligncia, o processo de coleta, anlise e disseminao de informaes rele,antes para o processo de tomada de decises do estado, em reas de poltica e6terna, defesa nacional, e pro,imento de ordem p>)lica. Ger: "CPIS, Aarco $.". 6spionagem e democracia2 Agilidade e transparncia como dilemas na institucionalizao de servios de inteligncia io de Oaneiro: Cditora FBG, DIIM, p. 1M.

1M formados na rea de informaes, so)re forte influncia da Doutrina de !egurana 'acional. 5& $'D(%, DI11, D1:DV7. O o "entro de Dados %peracionais foi o primeiro 4rgo oficialmente criado para o com)ate ao narcotrfico, com apoio estadunidense, mais precisamente pela 7entral /ntelligence Agenc8 5"I$7. Cm seguida temos o Brupo de In,estigaes !ens,eis 5BI!C7, fomentado principalmente pelo 9rug 6nforcement Adminsitration 5DC$7. $ criao do "D% em 10Q0 o)edece uma no,a l4gica de Poltica C6terna dos Cstados ;nidos, face a 8crise de identidade9 imposta pelo fim da Buerra Fria. % "D% nunca te,e uma entidade +urdica definida e as pessoas a ele relacionadas possuram, ao longo dos anos, autonomia administrati,a, operacional e financeira. % "D% no e6iste mais, os agentes por ele formados foram agregados - estrutura organi=acional da Diretoria de Inteligncia Policial.DIP e ao !er,io $nti:?errorismo.!$'?C do DPF, entre outras funes. Cn3uanto e6istiu, este,e diretamente su)ordinado - Direo Beral do DPF, sendo 3ue os recursos financeiros eram oriundos da "I$. $o longo de sua tra+et4ria o "D% foi transformado em !er,io de %peraes de Inteligncia Policial.!%IP, mas ainda ,inculado - rea de Polcia Oudiciria do DPF e Diretoria C6ecuti,a.DI CL. Posteriormente foi transformado em "entro de %peraes de Inteligncia."%I. !ua atri)uio principal esta,a direcionada aos tra)al*os de maior comple6idade, no 3ue di=ia respeito - aplicao de t2cnicas clssicas da rea de inteligncia, no des)aratamento de redes de crime organi=ado. 'os anos de 100I a "I$, ,ia "D%s, c*egou a manter 1V escrit4rios no Pas.DM "om o passar dos anos o "D% comeou a concorrer com o Brupo de In,estigaes !ens,eis.BI!C, nos assuntos relacionados ao narcotrfico D1. "om esc/ndalos financeiros relacionados - sua administrao e com o incremento do terrorismo internacional, mais precisamente ap4s o epis4dio de 11 de setem)ro, o "D%.!%IP."%I foi e6tinto. O o BI!C foi criado como desdo)ramento do $cordo de "ooperao A>tua &rasil: Cstados ;nidos para a eduo de Demanda, Pre,eno do ;so Inde,ido e "om)ate - Produo e ao ?rfico de Cntorpecentes, assinado em 100V e regulamentado em 100J, por meio do Decreto D.D1D, de ID de +un*o. % BI!C 2 ,inculado diretamente - "oordenao Beral de Pre,eno e epresso ao Cntorpecente."BP C. ?rata:se de um grupo de profissionais especialmente treinados, com acesso a recursos tecnol4gicos e metodol4gicos indispon,eis - maior parte dos
DM

!egundo informaes acessadas no li,ro de Aoni= &andeira e corro)oradas por depoimento coletado +unto a depoente, aos DT +un*o de DIIJ. D1 $PF O>lio %scar Puse, em entre,ista com a autora em DT de +un*o de DIIJ.

11 policiais federais. "om estruturas informais, estas e3uipes tra)al*am inseridas nas estruturas regionais permanentes e em estruturas regionais temporrias, 3ue atendem a determinadas necessidades operacionais. %u se+a, a definio de 8mem)ro do BI!C9 pode ser entendida como algo decorrente dos tra)al*os desen,ol,idos por estes policiais, designados para cumprirem misses em di,ersos pontos do pas. $ sua ,inculao - Diretoria de "om)ate ao "rime %rgani=ado.D"% ocorre, por3ue o BI!C est inserido na estrutura organi=acional da "BP C, possuindo status de uma delegacia especiali=ada, mantendo di,ersas )ases regionais instaladas em pontos estrat2gicos do pas. Gale destacar 3ue a DC$ mant2m estes grupos selecionados de in,estigao sens,eis em ,rios pases 5so denominados !I; Y !ensiti,e In,estigations ;nit7, 3ue tam)2m rece)em, anualmente, recursos t2cnicos e financeiros para o desencadeamento de operaes especificas, em sua grande maioria, decorrente do acesso sistemtico a informaes sens,eis no pas, relati,as ao narcotrfico e, em casos especficos, ao terrorismo, ou ao 3ue interessa aos C;$ classificar como terrorismo. $ t2cnica de recrutamento dos policiais federais )rasileiros para o desen,ol,imento de ati,idades no BI!C est diretamente e pre,iamente relacionada - su)misso ao teste do Polgrafo adetectador de mentirab. %s testes so coordenados por agentes da "I$, por meio da utili=ao de t2cnicas e e3uipamentos americanos. %s ser,idores policiais indicados e apro,ados tm seus respecti,os testes en,iados por um perodo de anlise de MI dias nos ;!$, para posteriormente participarem de um curso especifico de inteligncia na3uele pasDV. $ principal diferena e6istente em relao - BI!C.D C e o "D%."I$, di= respeito ao fato de no *a,er nen*um instrumento +urdico 3ue regule a e6istncia do "D%. $t2 tentou:se argumentar so)re a legitimidade da cooperao entre "I$ e "D% por meio da ede Internacional $ntinarc4ticos. I$'. ?al acordo institua 3ue: 8$s despesas de operacionali=ao dessa rede correro por conta do ente patrocinador. Aas no se define 3uem era o patrocinador, 3uais seriam as autoridades competentes para assin:los, e o 3ue 2 pior, sempre tratou:se de uma ,ia de mo >nica, em 3ue as informaes apenas seguiam do DPF para a "I$. $ situao a 3ue c*egou esta 8parceria9 entre "I$ e DPF )eira,a o a)surdo e foi 3uestionada em ,rias inst/ncias. Para se ter uma ideia, segundo declarao do Procurador da ep>)lica #uis Francisco

DV

Depoimento do procurador da ep>)lica #uis Francisco Fernandes de !ou=a, para a "omisso de !egurana P>)lica e "om)ate ao "rime %rgani=ado em DV de +un*o de DIIV

1V de !ou=a, o "D% funciona,a em um pr2dio construdo dentro da rea do DPF, cu+os computadores seriam todos de propriedade da Cm)ai6ada $mericana :; Aas em)ora a atuao da DC$ se+a regulamentada pelo $cordo de "ooperao A>tua &rasil:Cstados ;nidos para a eduo de Demanda, Pre,eno do ;so Inde,ido e "om)ate Produo e ao ?rfico de Cntorpecentes, isto no 3uer di=er 3ue a mesma este+a isenta deste tipo de pro)lemas. Cm 11 +un*o de DIID, durante a s2tima reunio da "omisso de "ontrole da $ti,idade de Inteligncia.""$I, o Diretor Beral da Polcia Federal, Dr. Itanor 'e,es "arneiro, foi con,idado para dar esclarecimentos a respeito do acordo. Cm)ora no ten*a comparecido, este,e presente o Delegado de Polcia Federal Bet>lio &e=erra 3uem, entre 1000 e DIID, rece)eu da em)ai6ada americana, em sua conta particular, o e3ui,alente a ;c11 mil*es de d4lares, para serem aplicados no "om)ate ao 'arcotrfico, ,ia "D% e D C.BI!C. DJ %s o)+eti,os estadunidenses por meio destas instituies seriam o de reprimir os centros de produo e comerciali=ao de drogas, o 3ue ocorre, so)retudo, na regio da floresta ama=Unica e em suas ad+acncias. Cntretanto tal ,er)a, em momento algum, passou por algum tipo de apro,ao em termos de plane+amento ou auditoria por conta dos cofres p>)licos nacionais, conforme declaraes do pr4prio sen*or &e=erra: 8" que ns praticamos& com as devidas reservas& est ( disposio de qualquer rgo& mas no h o)rigao de prestar contas ao <73 9 C no apenas o DPF seria receptor de ,er)as da em)ai6ada estadunidense para a rea de inteligncia e, logo, sofreria interferncia em suas agendas. !egundo le,antamento do procurador da 'acional $nti:Drogas.!C'$D tam)2m estariam a includos. Cm resumo, acusaes so)re ,iolao de so)erania, aliciamento de delegados e agentes, controle so)re e3uipamento e programas, acesso a )anco de dados e dependncia desta ,er)a para desencadeamento das operaes so alguns dos pro)lemas gerados por estas parcerias. Bestores de outras instituies preocupados com este tipo de ao procuram denunciar a li)erdade desses 4rgos estrangeiros no com)ate ao narcotrfico dentro do pas. 8E muita desen,oltura nestas aes9, conforme afirma,am os e6:c*efe do Ba)inete de !egurana ep>)lica Francisco Fernandes de !ou=a, o "%$F, o Programa de Proteo - ?estemun*a, e a !ecretaria

DT

Depoimento do procurador da ep>)lica #uis Francisco Fernandes de !ou=a, para a "omisso de !egurana P>)lica e "om)ate ao "rime %rgani=ado em DV de +un*o de DIIV. DJ Depoimento do procurador da ep>)lica #uis Francisco Fernandes de !ou=a, para a "omisso de !egurana P>)lica e "om)ate ao "rime %rgani=ado em DV de +un*o de DIIV.

1T InstitucionalDQ, general $l)erto Aendes "ardoso, e o antigo respons,el pela !C'$D, dalter Aaiero,ic*.D0 Aas so)re estas declaraes ,ale uma o)ser,ao. Cm)ora ten*a sido um grande crtico da forma com 3ue estes agentes atuam dentro das fronteiras, o general $l)erto "ardoso destacou em DIID, como a cooperao na rea de inteligncia desen,ol,ida entre &rasil e Cstados ;nidos trou6eram contri)uies significati,as. Cm palestra proferida durante o !eminrio $ti,idades de Inteligncia no &rasil=>& o ministro destacou a import/ncia do interc/m)io de dados o)tidos pela representao da inteligncia +unto ao "entro de %peraes $ntidrogas do "omando !ul das Foras $rmadas dos C;$, 3ue foram 8de especial import?ncia para a sistemtica o)teno e difuso
de dados do interesse do com)ate ao crime transnacional, 5"$ D%!%, DIID7.

%s dados por ali o)tidos teriam sido compartil*ados com outros participantes do !istema 'acional $ntidrogas, com desta3ue para a D C.DPF e, tam)2m, com o "entro de %peraes de Defesa $erospacial do "omando de Defesa $erospacial &rasileiro 5"%D$."omD$&ra ."$er.AD7. 5"$ D%!%, DIID7.

A atualidade da Inteligncia no DPF $ influncia da metodologia do "D% pode ser identificada nos no,os processos de capacitao promo,idos por agentes do DPF +unto - !ecretaria 'acional de !egurana P>)lica 5curso de Cspeciali=ao em Inteligncia de !egurana P>)lica, reali=ado em Aato Brosso, entre os anos de DIIT e DIIQ7 e em outros setores do Departamento. $pesar da compro,ada eficcia, conforme podemos constatar em ,rias operaes reali=adas principalmente a partir do ano de DIIM 5&;!?$A$'?C, DIIQ7, a metodologia ainda no 2 amplamente disseminada dentro da instituio, conforme apontam ,rios depoimentos M1.
DQ

ergo diretamente su)ordinado - Presidncia da ep>)lica, com status de minist2rio, 3ue agrega, entre outras funes, a segurana do presidente e familiares, a responsa)ilidade pela conduo da poltica de inteligncia em seu mais alto n,el : a pr4pria $gncia &rasileira de Inteligncia.$&I'.
D0 MI M1

FERNANDES, Bob. MUNDO DAS SOMBRAS : CIA e DEA, hspedes de uma Pol !a Fede"al d!#!d!da, a$em sem o%&"ole e espalham bases pelo Pas'. Carta Capital (), *+ de ma!o de *(((.

eali=ada no dia IT de no,em)ro de DIID, na "/mara dos Deputados, &raslia. Cntre,istas reali=adas entre outu)ro de DIIT e maro de DI1M: $PF $le6andre &ustamante 5"uia) DIIJ7W DPF Oos2 Aariano &eltrame 5"uia) DIIT e io de Oaneiro DI1I7W DPF Daniel #orens $=e,edo 5&raslia, DII07W DPF Cmanuel &alduno de %li,eira 5&raslia DII07W DPF O>lio Danilo de !ou=a Ferreira 5&raslia DII07W $PF AUnica Ferreira #acerda 5"uia) DIIT7, CPF Pe*R6 Oones Bomes da !il,eira 5&raslia, DIIT7, $PF #ui= $ntUnio da "ru= Pinelli 5&raslia,DII07W $PF odrigo &en+amin Besteira 5&elo Eori=onte, DI1M7W e $PF Gladmir de Paula &rito

1J ?al dificuldade de implementao metodol4gica pode ser identificada, inclusi,e, nos de)ates entre agentes 3ue desen,ol,em operaes e 3ue so originrios da rea de represso a entorpecentes, orientados, so)retudo, pelo DC$.BI!C, cu+o foco 2 a apreenso da droga, e o pessoal treinado pelo "D%, 3ue apesar de igualmente ter sido criado para o com)ate a entorpecentes, se des,encil*ou da agenda estadunidense e promo,eu a migrao da metodologia tam)2m para a rea de com)ate - corrupo MD. Aesmo no /m)ito do com)ate a entorpecentes, a metodologia proposta pelo "D% produ= maior eficcia na medida em 3ue o o)+eti,o principal 2 muito maior do 3ue o flagrante, mas a desarticulao, por meio da produo de pro,as consistentes, de toda a pir/mide criminal en,ol,ida no flagrante 3ue ser reali=ado. ;m dos grandes pro)lemas atuais do setor de inteligncia no Departamento de Polcia Federal di= respeito, primeiro de tudo, ao legado *ist4rico, permeado de secretismo e compartimentao. 'o curso de formao, 3uando os no,os policiais entram na Polcia, as informaes so)re inteligncia so e6tremamente rasas. $penas recentemente a $'P criou uma especiali=ao para a rea de inteligncia, mas cu+o acesso 2 muito restrito. 'em mesmo a doutrina interna de Inteligncia da Polcia Federal 2 di,ulgada entre os seus funcionrios 5& $'D(%, DI1M7. Cm segundo lugar, aos interesses pri,ados en,ol,idos. $ DC$, por e6emplo, recompensa, financeiramente, policiais en,ol,idos no flagrante, o 3ue incenti,a a apreenso de drogas e no a desarticulao da organi=ao criminosa, tendo um enfo3ue e6tremamente imediatista. Auitas ,e=es os presos durante o flagrante so apenas mulas. ?erceiro, - e6trema fragmentao da ati,idade. %s Cscrit4rios de Inteligncia Policial su)ordinados a cada setor 5Fa=endria, Cntorpecentes, Aigrao etc7 simplesmente no possuem nen*um tipo de dilogo, assim como o no mant2m com o 'IP 5'>cleos de Inteligncia Policial7 de cada ! e nem com a DIP. Csta situao se reprodu= em todos os n,eis da instituio. "ada setor, com um )om grau de autonomia, desen,ol,e uma operao 3ue no possui interface com os outros setores. H imposs,el falar na e6istncia de um sistema de inteligncia dentro da Polcia Federal. Por fim, o pro)lema mais atual e mais gra,e, 3ue praticamente paralisou a produo de inteligncia dentro do DPF, est relacionado aos desdo)ramentos da recente gre,e de DI1D, 3uando a funo de delegado no pas, assim como a utili=ao dos in3u2ritos policais tem sido seriamente 3uestionadas, por serem consideradas arcaicas e ineficientes.
5&elo Eori=onte, DI1M7. MD Polmica o)ser,ada principalmente nas entre,istas reali=adas com o DPF Daniel #oren= e a $PF AUnica &arroso por um lado, e o DPF Oos2 Aariano &eltrame e o $PF O>lio %scar Puse por outro.

1Q Face -s ,rias represlias decorrentes do mo,imento, os analistas de inteligncia, por no terem legalmente recon*ecidas as funes 3ue desen,ol,em, e nem mesmo terem o salrio compat,el com o seu desempen*o, 5o concurso do DPF atualmente e6ige n,el superior, mas os salrios dos agentes, escri,es e papiloscopistas so en3uadrados pelo Ainist2rio do Plane+amento como de n,el m2dio7 esto se atendo simplesmente a e6ercer as funes a eles atri)udas por meio da Portaria VDM.Q0, do Ainist2rio do Plane+amento, todas de n,el m2dio, ou se+a, no condi=ente com a 3ualificao e6igida no processo seleti,o. MM $l2m disto, outro fator pesa so)re esta paralisao: a falta de incenti,os e a total desmoti,ao ao tra)al*o, proporcionados pelo am)iente de intensa perseguio. "omo, com rarssimas e6cees, delegados no se en,ol,em na produo de inteligncia, restringido:se, em sua maioria, a copiar os autos circunstanciados produ=idos pelos policiais e promo,endo a representao, a ati,idade de inteligncia do DPF simplesmente parou. 'o o)stante, esta disputa entre funes dentro do DPF apenas agra,a a situao, na medida em 3ue, apesar de no serem os delegados 3ue desen,ol,em a ati,idade, serem eles os principais coroados pelo desen,ol,imento destas operaes. 'a prtica, so os delegados 3ue possuem a prerrogati,a de se manifestar, em termos de relaes p>)licas, com a imprensa. % sucesso de ,rias operaes do DPF, desen,ol,idas pelo setor de inteligncia, produ= um ati,o e6tremamente importante para os delegados, o 3ual ser,e como uma 8legitimao9 para a e6istncia do cargo de delegado e do in3u2rito policial, procedimento policial administrati,o do &rasil, 3ue remonta ao Imp2rio. % in3u2rito policial surgiu no &rasil de forma regulamentada em 1QJ1, atra,2s da lei DIMM, onde afirma 3ue a formao da culpa passa a ser e6clusi,a dos Ou=es de Direito e Ou=es municipais, ca)endo - polcia apenas proceder ao in3u2rito. Cm resumo, *ou,e uma e,oluo institucional da ati,idade de inteligncia no /m)ito do DPF 3ue, no entanto, ainda no atinge a instituio de forma mais ampla. Iniciado como um sistema de articulao de represso do go,erno federal, ainda em processo de consolidao nos anos de 10MI, a ati,idade de inteligncia ad3uiriu autonomia em termos de agenda, a 3ual no 2 mais pautada pela perseguio ao inimigo interno. 'o entanto, os ,nculos corporati,os ainda presentes, 3ue remetem no a uma l4gica autoritria tpica de regime militar, mas de regime patrimonialista e coronelista do comeo do LL, impedem a articulao de um sistema de inteligncia orientado para o com)ate ao crime organi=ado, de forma efica=.
MM

Informaes so)re a c*amada 8 "artil*a da #egalidade9 podem ser ad3uiridas em ,rias mat2rias do site: NNN.fenapef.org.)r

10

DI

8- Bibliografia: $'?;'C!, Priscila "arlos &rando. !'I \ $&I': 3ma 4eitura da Atuao dos -ervios -ecretos 1rasileiros ao 4ongo do -#culo 55 io de Oaneiro: Cditora FBG, DIID. egional: um estudo de & $'D(%, Priscila "arlos. 8'arcotrfico, Inteligncia e Bo,ernana $merican !tudies $ssociation. das*ington D. ", D0 Aaf: I1 Oune. & $'D(%, Priscila "arlos. -ervios secretos e democracia no 7one -ul2 premissas para uma convivncia leg'tima& eficiente e profissional. 'iter4i, O: gmpetos, DI1I. "CPIS, Aarco $.". 6spionagem e democracia2 Agilidade e transparncia como dilemas na institucionalizao de servios de inteligncia io de Oaneiro: Cditora FBG, DIIM. "C <;CI $, $driano !.#.B. 8$ ,alidade do conceito de cultura poltica9. @evista A.A3! BC. $nais do L Cncontro egional de Eist4ria, Aariana, DD a DT de +ul*o, 100T. "E$;GC$;, $gnFs e ?H?$ ?, P*ilippe. Quest%es para a histria do presente In: I%;L \ !I I'C##I 5org.7. Aara uma !istria 7ultural. #is)oa: Cstampa, 100Q. D;? $, Cliana . de Freitas. 8Eist4ria e "ulturas Polticas : definies, usos, genealogias.9 Daria !istria. &elo Eori=onte, n. DQ, DIII, p. 1M:DQ. CAI#I%, #uis $. &ittencourt " Aoder 4egislativo e os -ervios -ecretos no 1rasil2 EF;GHEFF> . &raslia: Faculdades Integradas da "at4lica de &raslia, 100D. FI"%, "arlos. 7omo eles agiam2 "s su)terr?neos da ditadura2 6spionagem e pol'cia pol'tica io de Oaneiro: ecord, DII1. FI"%, "arlos. 8% golpe de 10T1 e o papel dos C;$9. In: FI"%, "arlosW FC CI $, Aarieta de AoraesW $ $;O%, Aaria PaulaW <;$D $?, !amant*a Gi=.. 5%rg.7. 9itadura e democracia na Am#rica 4atina2 )alano histrico e perspectivas. io de Oaneiro: Cditora FBG, DIIQ. E%&!&$dA, C. O. 6ra dos extremos2 o )reve s#culo 55 EFEGHEFFE !o Paulo: "ompan*ia das #etras, 100V. SC'?, !*erman. /nforma%es estrat#gicas 10TJ. A%??$, odrigo Patto !. " oficio das som)ras &elo Eori=onte: $r3ui,o P>)lico Aineiro, ,ol.1D, nX.1, DIIT. io de Oaneiro: Cditora &i)lioteca do C62rcito,

caso a partir da perspecti,a da participao )rasileira9. LLLI International "ongress %f #atin

D1 P$D e!, Cnri3ue !erra. 8 epresso e ,iolncia: segurana nacional e terror de Cstado nas ditaduras latino:americanas9. In: FI"%, "arlosW FC CI $, Aarieta de AoraesW $ $;O%, Aaria PaulaW <;$D $?, !amant*a Gi=.. 5%rg.7. Ditadura e democracia na $m2rica #atina: )alano *ist4rico e perspecti,as. io de Oaneiro: Cditora FBG, DIIQ. CP'IS, #us. 9emocracia e -egurana .acional A Aol'cia Aol'tica no psHguerra . Oaneiro: FBG, DII1. %"E$, Paulo Eenri3ue. 9epartamento de Aol'cia Iederal2 por um modelo de autonomia Aonografia de Cspeciali=ao em C6ecuo de Polticas de !egurana P>)lica, da $cademia 'acional de Polcia. $'P.DPF, DII0. !$'?%!, $le6andre &ustamante dos !antos. 9epartamento de Aol'cia Iederal J 6 suas opera%es policiais, Aonografia de Cspeciali=ao apresentada ao "urso de Cspeciali=ao em $dministrao com nfase em Inteligncia de !egurana P>)lica da ;FA? em DIIQ. !I#G$, !*irlene #innf. "onstruindo o direito de acesso aos ar3ui,os da represso: o caso do Departamento de %rdem Poltica e !ocial de Ainas Berais. Dissertao de Aestrado apresentada ao programa de p4s:Braduao em "incia da Informao da ;ni,ersidade Federal de Ainas Berais, DIIJ. ?E%AP!%', Paul. A voz do passado !istria "ral !o Paulo: Pa= e ?erra, 100D. io de

Das könnte Ihnen auch gefallen