Sie sind auf Seite 1von 7

INTRODUO

A dissociao de um slido em soluo est relacionado com a ruptura das ligaes presentes na molcula. Ocorrendo a formao de ons, que por sua vez possui cargas positivas e negativas. A dissociao esta ligado a solubilidade, que a capacidade de uma substncia se dissolver em outra, sendo expresso em mol/L, g/L, ou em percentagem de soluto / solvente. Os ons de carga positiva so atrados por ons negativos de outro composto, e os ons de carga negativa so atrados por ons de carga positiva, esse processo denominado solvatao. O equilbrio entre os slidos e os seus ons dissolvidos chamado Kps, ou constante do produto de solubilidade, podemos determinar medindo a concentrao molar do composto em uma soluo saturada. Ou seja, o produto das concentraes (em mol/L) dos on existentes em uma soluo saturada, como citado abaixo:

BiS

2Bi + 3S

Kps = [Bi] . [S]

Tambm podemos estimar a solubilidade molar de um composto a partir do Kps da seguinte forma:

Ba (IO)

Ba + 2IO 1,57 x 1,57 x

Kps = [Ba] . [IO] = x = . (2x) 4x

X =

A diminuio da solubilidade provocada pela adio de um on comum a uma reao denominado o efeito do on comum, com este efeito ao acrescentarmos um elemento ou on comum, um j existente em uma soluo saturada, esta tende diminuir a concentrao dos ons adicionados.

OBJETIVOS

Determinar a solubilidade, em mol/L, do sulfato de clcio (CaSO4). Determinar a constante do produto de solubilidade do CaSO4.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

CaSO4 (Lquido) CaSO4 (Slido) Bico de Bunsen Cpsulas de Porcelana Tela de Amianto Bquer de 50 ml Termmetro Vidro de Relgio Pipeta Volumtrica 10 ml Trip Balana semi analtica

Procedimento experimental

Parte I: Determinao da solubilidade molar do CaSO4 a temperatura ambiente. Aqueceu-se a cpsula de porcelana com o bico de Bunsen por cerca de 2 minutos. Aps, removeu-se a cpsula do aquecimento e deixou-se esfriar at a temperatura ambiente. Colocou-se 40 mL de soluo saturada de CaSO4 em um bquer de 50 mL. Mediu-se a temperatura da soluo, que deveria ser igual temperatura ambiente. Adicionou-se uma pequena quantidade de CaSO4 slido no bquer para se certificar que a soluo mantm-se saturada.

Pesou-se a cpsula de porcelana fria juntamente com o vidro de relgio. Transferiu-se, com uma pipeta volumtrica, 10 mL da parte sobrenadante da soluo de CaSO4 do bquer para a cpsula de porcelana. Cobriu-se a cpsula de porcelana com o vidro de relgio, e sobre uma tela de amianto no trip, com o bico de Bunsen, evaporou-se cuidadosamente a gua da soluo at a secura. Aguardou-se a cpsula com o vidro de relgio e o resduo esfriarem at a temperatura ambiente. Pesou-se a massa da cpsula de porcelana juntamente com o vidro de relgio e o resduo, em uma balana semi-analtica. Anotou-se a massa. Calculou-se a solubilidade molar (solubilidade em mol/L) do CaSO4 temperatura ambiente. Calculou-se a constante do produto de solubilidade, Kps, do CaSO 4 temperatura ambiente. Parte II: Determinao da solubilidade molar do CaSO4 40oC acima da temperatura ambiente.

Aqueceu-se com bico de Bunsen outra cpsula de porcelana por cerca de 2 minutos. Aps, removeu-se a cpsula do aquecimento e deixou esfriar at a temperatura ambiente. Pesou-se a cpsula de porcelana fria juntamente com o vidro de relgio. Colocou-se 40 mL de soluo saturada de CaSO4 em um bquer de 50 mL. Aqueceu-se o bquer contendo a soluo saturada a 40 oC acima da temperatura ambiente. Certificou-se se a soluo continuou saturada, observando se permaneceu resduo slido no fundo do bquer. Transferiu-se, com uma pipeta volumtrica, 10 mL da parte sobrenadante da soluo de CaSO4 do bquer para a cpsula de porcelana. Cobriu-se a cpsula com o vidro de relgio e sobre uma tela de amianto no trip, com auxlio do bico de Bunsen, evaporou-se cuidadosamente a gua da soluo at a secura. Deixou-se a cpsula com o vidro de relgio e o resduo esfriar at a temperatura ambiente.

Determinou-se a massa da cpsula de porcelana juntamente com um vidro de relgio e o resduo, em uma balana semi-analtica. Anotou-se a massa. Calculou-se a solubilidade molar (solubilidade em mol/L) do CaSO 4 temperatura determinada. Calculou-se a constante do produto de solubilidade, Kps, do CaSO 4 temperatura determinada.

RESULTADOS E DISCUSSO

CaSO4

Ca2+ + SO42-

Kps = [Ca2+][ SO42-] = 2,4x10-5


Aps efetuados os procedimentos, obtivemos os seguintes resultados:

Parte I: Peso da cpsula de porcelana + vidro de relgio = 131,5587 g. Peso da cpsula de porcelana + vidro de relgio + soluto = 131,5827 g. Peso do soluto = 0,024 g. 10 ml __________ 0,024 1000 ml __________ x x = 2,4 g

Clculo da solubilidade molar do CaSO4:

Z = 7,35x10-5 mol/L

Constante do produto de solubilidade do CaSO4: Kps = [Ca2+][ SO42-] Kps = 7,35x10-5 x 7,35x10-5 Kps = 5,40x10-9

Parte II: Peso da cpsula de porcelana + vidro de relgio = 131,1773 g. Peso da cpsula de porcelana + vidro de relgio + soluto = 131,1998 g. Peso do soluto = 0,0225 g. 10 ml _________ 0,0225 1000 ml __________ x x = 2,25 g

Clculo da solubilidade molar do CaSO4:

Z = 7,35x10-5 mol/L

Constante do produto de solubilidade do CaSO4: Kps = [Ca2+][ SO42-] Kps = 7,35x10-5 x 7,35x10-5 Kps = 5,40x10-9

O produto de solubilidade utiliza-se em casos onde temos uma soluo contendo um equilbrio entre uma fase slida formada por um sal e uma fase lquida, o produto solubilidade do sal permite calcular a quantidade do sal e de seus ons presentes na soluo. Na prtica experimental pudemos observar a quantidade de sal CaSO4 presente nas amostras. A temperatura ambiente do laboratrio no momento da prtica era de 30. Devido a alteraes na temperatura ambiente, o tempo para que comeasse a formao dos cristais na parte II, foi menor, entretanto, sua temperatura estava a 70, ou seja, 40 acima da parte I. Pode-se notar que no primeiro caso, sobrou mais soluto do que no segundo caso, porm a diferena mnima. Calculando o Kps, observou-se que o valor obtido nos dois casos foi o mesmo.

CONCLUSO

O que pudemos observar nas duas prticas que o resultado do valor do Kps o mesmo, entretanto na pesagem, na primeira parte, sobrou mais soluto do que na segunda parte, porm essa diferena no alterou o valor da constante. O valor do Kps do CaSO4 2,4x10-5, porm na prtica obtivemos um resultado diferente, 5,40x10-9. Alguns fatores podem ter ocasionado um erro grande, como o ambiente, a pesagem, a soluo, o fato de ter sido esfriado inadequadamente, por falta de tempo, o aquecimento, esses so alguns motivos que podem ter levado ao erro.

REFERNCIAS

[1] LOUDON, Marc. Organic Chemistry. 5 ed.

[2] CLAYDEN, Greeves, Warren and Wothers. Organic Chemistry. ed.1.

Das könnte Ihnen auch gefallen