Sie sind auf Seite 1von 16

Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais

Desembargador Cludio Renato dos Santos Costa


Presidente

Publicao Juizados Especiais Desembargador Jos Fernandes Filho Presidente da Comisso Supervisora dos Juizados Especiais Cveis e Criminais de Minas Gerais
Texto

Desembargador Mrio Lcio Carreira Machado


1 Vice-Presidente

Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues


2 Vice-Presidente

Desembargador Caetano Levi Lopes Desembargador Evandro Lopes da Costa Teixeira Desembargador Herbert Jos Almeida Carneiro Sebastio Jos da Costa
Apoio

Desembargadora Mrcia Maria Milanez


3 Vice-Presidente

Jornalista Sidneia Simes


Reviso

Desembargador Antnio Marcos Alvim Soares


Corregedor-Geral de Justia

DIJESP Reviso final ASCOM EJEF


Coordenao Editorial

ASCOM/CERP Coordenao do Programa Conhecendo o Judicirio Assessoria de Comunicao Institucional do TJMG Centro de Relaes Pblicas e Cerimonial Rua Gois, 253 trreo CEP 30190-030 Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3247 8946 conhecendo@tjmg.jus.br
Projeto Grfico

ASCOM/CECOV
Ilustraes

Antonio Kazuo Hashitomi

Belo Horizonte, agosto de 2010

Divulgue esta publicao para os deficientes visuais. A cartilha est disponvel em formato de udio no portal do Tribunal de Justia de Minas Gerais. www.tjmg.jus.br/conhecendo

Esta publicao faz parte da coleo do programa Conhecendo o Judicirio, do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais. Venda e reproduo proibidas.

Juizado Especial: o que ?


Voc j deixou de lutar por seu direito porque os processos na Justia so caros e demorados? Nessa Justia Especial, o juiz de direito homologa acordos e decide causas. E o mais importante: so gratuitos, desde o ajuizamento da ao at a deciso pelo juiz de primeiro grau. Custas judiciais, taxas e outras despesas sero pagas apenas quando uma das partes no aceitar a sentena e recorrer, quando faltar a uma audincia marcada sem se justificar, quando proceder com m-f e em outros casos previstos na Lei 9.099, de 25 de setembro de 1995.

Agora existe um novo caminho, simples e rpido: os Juizados Especiais.

Funcionando desde 1996, eles tornam mais gil a Justia, facilitando o acesso e trazendo a voc respostas mais imediatas. Simplicidade, informalidade e celeridade so alguns dos critrios que orientam o processo.

Nos Juizados Especiais, busca-se sempre a conciliao e o acordo.

No Juizado Especial, busca-se sempre a conciliao e a transao, maneiras cidads de se resolver desavenas e evitar conflitos.

Como a Estrutura dos Juizados Especiais?


Para atender ao cidado, os Juizados Especiais so estruturados em: - cveis; - criminais. Sob a superviso e coordenao de juzes de direito, os Juizados so compostos por conciliadores, pessoas especialmente selecionadas e preparadas pelo Tribunal de Justia para buscar o acordo, a conciliao, a soluo pacfica das questes. Em causas com valor at 20 salrios-mnimos, no necessrio contratar advogado para fazer valer o seu direito. Da em diante, ou seja, em causas cujo valor ultrapasse 20 salrios-mnimos at o limite de 40 salriosmnimos, que a lei exige o acompanhamento de um profissional. Se uma das partes comparecer audincia acompanhada de advogado, o juiz poder nomear um defensor pblico para acompanhar a outra parte. As causas complexas no se incluem na competncia do Juizado Especial, assim entendidas aquelas em que haja necessidade de percia tcnica com elaborao de laudo, nada impedindo que possam ser efetuadas percias informais.

Juizado Especial - Cvel

Aqui so conciliadas, processadas e julgadas as causas com valor at 40 salrios-mnimos. Veja alguns exemplos: cobrana, indenizao (incluindo indenizao por acidente de trnsito), execuo de ttulos (cheques, notas promissrias, letras de cmbio etc.).

Juizado Especial Cvel

Casos mais comuns:

Lembre-se: Estes e outros processos podero ser ajuizados observando-se o valor mximo de 40 salrios-mnimos.

Voc emprestou dinheiro ou bens a uma pessoa e ela no lhe devolveu. Bateram em seu carro, moto ou bicicleta e no querem lhe pagar o conserto. Voc sofreu ferimentos em acidente de trnsito e no querem pagar as suas despesas mdicas e prejuzos comprovados. Seu nome foi inscrito sem razo no cadastro do SPC. Voc comprou uma mercadoria que no lhe foi entregue; ou a mercadoria est com defeito e no querem lhe dar outra ou devolver o seu dinheiro. Voc pagou a uma pessoa ou empresa por algum servio; o servio foi mal feito ou no foi realizado.

Voc alugou seu imvel ou parte dele; precisa de volta para seu prprio uso, mas o inquilino se recusa a entreg-lo. Voc mandou uma roupa para lavar e passar; ela no foi devolvida ou ficou estragada. Voc recebeu um cheque ou uma promissria, mas o devedor no quer lhe pagar.

As causas a seguir no podem ser julgadas pelos Juizados Especiais:

heranas e inventrios; causas de famlia (alimentos, separao, divrcio, guarda dos filhos, interdio); causas trabalhistas (empregado contra patro); falncias; causas nas quais estejam envolvidas crianas e adolescentes menores de 18 anos; causas onde haja interesse da Unio, do Estado e do Municpio; causas nas quais sejam os autores cessionrios de direitos de pessoas jurdicas.

Juizado Especial Cvel

Como voc deve propor uma ao?


Primeiramente, voc deve se informar sobre se a sua causa da competncia do Juizado Especial. Em seguida, procure saber qual o Juizado Cvel competente (veja a lista de endereos no final desta cartilha), onde dever procurar o setor de atermao. Em qualquer caso, haver um funcionrio do Juizado para auxili-lo. marcada, ento, a data da audincia de conciliao, que ocorrer num prazo mdio de 30 dias.

Passo a passo
Voc mesmo pode ajuizar aes no valor de at 20 salrios-mnimos. Se o valor da causa estiver entre 20 e 40 salrios-mnimos, obrigatria a participao de um advogado para assisti-lo. Dirija-se ao setor de atermao, onde seu pedido ser transformado em petio, e um processo ser formado. O ru ser chamado para responder, mediante assinatura do termo de recebimento de citao. Presentes autor e ru (e os advogados, conforme o caso), inicia-se a audincia, conduzida por um conciliador, supervisionado por um juiz. Se houver acordo, ser redigido um documento que ser assinado por ambas as partes. O juiz ento homologa (aprova) o termo de acordo.
8

Se no houver acordo, ser marcada uma outra audincia, de instruo e julgamento, na qual o juiz novamente tentar um acordo entre as partes, hiptese em que ser redigido o documento (termo de conciliao). Caso contrrio, o juiz ouve as partes, as testemunhas, estuda os documentos, julga e profere a sentena. Se uma das partes ou ambas no concordarem com a sentena, pode ser solicitada nova avaliao do caso, no prazo de 10 dias, por recurso que s pode ser feito por advogado. As despesas com o recurso sero pagas, em regra, pela parte que recorreu. No havendo recurso, as partes, em regra, no tero despesas com o processo. Se o autor no comparecer audincia de conciliao, o processo encerrado, podendo ser condenado a pagar as custas do processo.

Se o ru no comparecer sem apresentar os motivos, podero ser consideradas verdadeiras as alegaes do autor, e a ao ser julgada sempre segundo o entendimento do juiz. Quando h descumprimento das obrigaes resultantes de acordo ou determinadas pelo juiz, a parte lesada pode requerer seu direito, pedindo a execuo do julgado.

Juizado Especial Criminal

Juizado Especial - Criminal


J o Juizado Especial Criminal competente para conciliar e julgar infraes penais de menor gravidade contravenes e crimes com pena mxima no superior a dois anos. Visa pacificao social. Na deciso, o juiz procura, sempre que possvel, reparar os danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. Veja alguns exemplos: leso corporal leve; ameaa; dirigir embriagado; embriaguez; ato obsceno; falsidade de atestado mdico; leso corporal culposa; omisso de socorro; apreenso de aves; poda ou corte de rvores; consumo de drogas.
10

Como os fatos chegam ao Juizado Criminal?


A infrao levada, primeiramente, ao conhecimento da Polcia Militar, que prepara o Boletim de Ocorrncia (BO). J o Termo Circunstanciado de Ocorrncia (TCO) um documento preparado pela Polcia Civil e o primeiro passo para se iniciar uma ao no Juizado Especial Criminal. Existem tambm os crimes de ao privada que tm incio com a queixa-crime.

Passo a passo
O BO encaminhado Delegacia de Polcia Civil, que lavrar o TCO. Esse documento ento encaminhado ao Juizado Especial Criminal. A prpria Delegacia de Polcia j possui a pauta de audincias dos juzes dos Juizados Criminais e ali mesmo j agendada a audincia e so compromissadas as partes. Se as partes estiverem presentes, a audincia realizada imediatamente. Na audincia preliminar, feita a tentativa de acordo, quando for o caso. Caso no haja acordo, oferecida ao autor do fato a proposta de transao, quando houver condies legais. No sendo aceita a transao penal, o Ministrio Pblico oferecer denncia, havendo a possibilidade de suspenso do processo nos termos do art. 89 da Lei 9.099, de 1995. No sendo aceita a suspenso do processo, ser aberta a fase de instruo, com marcao de audincia de instruo e julgamento (AIJ). importante lembrar que os benefcios que a lei proporciona s se aplicam a rus primrios (que nunca tenham sido condenados pela Justia). Caso o ru seja reincidente (ou seja, se ele j tiver sido condenado pela Justia), no ter direito ao benefcio. Se o infrator aceitar a proposta do promotor, o termo respectivo ser redigido e homologado (aprovado) pelo juiz. Caso o infrator no aceite a proposta do promotor, marca-se uma data para a audincia de instruo e julgamento. Sero ouvidos pelo juiz a vtima, as testemunhas, o autor da infrao, presentes o promotor, o advogado ou defensor pblico. Depois disso, o juiz proferir a sentena, em que o ru poder ser absolvido ou condenado. No se conformando com a deciso, o ru ou a vtima podem entrar com recurso, que deve ser elaborado por advogado ou promotor. Esse recurso ser julgado por uma Turma Recursal, rgo colegiado que compe o Sistema dos Juizados Especiais, formado por juzes de direito.

Juizado Especial Criminal

Mais sobre os Juizados Especiais Criminais


Nos Juizados Especiais Criminais, so aplicadas penas alternativas, como as relativas ao pagamento de multa, prestao de servio comunidade e prestao pecuniria destinada a entidades carentes cadastradas.

Nos Juizados, esto sempre presentes os juzes de direito, os promotores de justia, os defensores pblicos, os advogados e os conciliadores.

O Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte possui, ainda, uma delegacia de polcia para atendimento imediato s partes.

12

Estes so os Juizados Especiais em Minas Gerais


Em Belo Horizonte Juizado Especial Cvel Unidade Gutierrez (microempresas, empresas de pequeno porte e acidentes de trnsito) Av. Francisco S, 1409 - Gutierrez 30430-040 - Belo HorizonteMG Tel. (31) 3275-3889 / 3890 / 3891 Juizado Especial Cvel Unidade Relaes de Consumo Rua Curitiba, 632 - Centro 30170-120 - Belo Horizonte/MG Tel. (31) 3271-4499 / 3271-3108 Juizado Especial Cvel Unidade Barreiro Av. Sinfrnio Brochado, 802 - Barreiro 30640-000 - Belo Horizonte/MG Tel. (31) 3381-7161 / 3383-6500 Juizado Especial Criminal Av. Juscelino Kubitscheck, 3.250 (Via Expressa) Corao Eucarstico 30720-240 - Belo Horizonte/MG Tel. (31) 3411-5055 Juizado Especial Cvel Unidade UFMG Av. lvares Cabral, 211 - Centro 30170-000 - Belo Horizonte/MG Tel. (31) 3224-1515 No interior do Estado Juizado Especial de Alfenas Praa Dr. Emlio da Silveira, 314 37130-000 - Alfenas/MG Tel. (35) 3291-4540 - ramal 238/239 Juizado Especial de Almenara Rua Argemiro Aguilar, 401 Centro 39900-000 - Almenara/MG Tel. (33) 3721-1537 Juizado Especial de Araguari Rua Virglio de Melo Franco, 281 - Centro 38440-016 - Araguari/MG Tel. (34) 3246-4487 Juizado Especial de Arax Av. Getlio Vargas, 205 - Centro 38180-000 - Arax/MG Tel. (34) 3662-2729 Juizado Especial de Barbacena Rua Joo XXIII, 98 So Jos 36200-000 - Barbacena/MG Tel. (32) 3331-6629 Telefax (32) 3333-7908 Juizado Especial de Betim Rua Inconfidncia, 290 - Centro 32510-160 - Betim/MG Tel. (31) 3594-2592 Juizado Especial de Bocaiva Rua Domingos Ferreira Pimenta, 138 39390-000 - Bocaiva/MG Tel. (38) 3251-1309 Juizado Especial de Campo Belo Rua Joo Pinheiro, 254 / 2 andar 37270-000 - Campo Belo/MG Tel. (35) 3832-5660 /ramal 35 Juizado Especial de Carangola P. Cel. Maximiano, 56 36800-000 - Carangola/MG Tel. (32) 3741-3909 / 3741-3808 Juizado Especial de Caratinga P. Getlio Vargas, 40 35300-034 - Caratinga/MG Tel. (33) 3321-3385 Juizado Especial de Cataguases P. Cunha Neto, s/n 36770-000 - Cataguases/MG Tel. (32) 3442-3344 Juizado Especial de Conselheiro Lafaiete Av. Professor Manoel Martins, 303 36400-000 - Conselheiro Lafaiete/MG Tel. (31) 3761-4833

13

Juizado Especial de Contagem Av. Jos Luiz da Cunha, 423 - B. Alvorada 32241-400 - Contagem/MG Tel. (31) 3911-4522 Juizado Especial de Coronel Fabriciano Rua Boa Vista, 72 35170-041 - Coronel Fabriciano/MG Tel. (31) 3842-1239 Juizado Especial de Diamantina Rua Macau do Meio, 130 39100-000 - Diamantina/MG Tel. (38) 3531-1628 Juizado Especial de Divinpolis Rua Minas Gerais, 55 - Centro 35500-486 - Divinpolis/MG Tel. (37) 3221-2091 Juizado Especial de Formiga Rua Silviano Brando, 102 35570-000 - Formiga/MG Tel. (37) 3322-1192 Juizado Especial de Frutal P. 7 de Setembro, 50 - XV de Novembro 38200-000 - Frutal/MG Tel. (34) 3421-8582 Juizado Especial de Guaxup Av. Prefeito Anbal Ribeiro do Vale, 150 37800-000 - Guaxup/MG Tel. (35) 3552-4600

Juizado Especial de Ibirit Rua Otaclio Negro de Lima, 8 32400-000 - Ibirit/MG Tel. (31) 3533-1997 - Ramal 06 Juizado Especial de Ipatinga Rua Edgar Boy Rossi, s/n - Centro 35160-011 - Ipatinga/MG Tel. (31) 3822-3889 Juizado Especial de Itabira P. Dr. Nlson Lima Guimares, s/n 35900-042 - Itabira/MG Tel. (31) 3831-1520 - Ramal 40 Juizado Especial de Itajub Av. BPS, n 45 37500-000 - Itajub/MG Tel. (35) 3622-6788 Juizado Especial de Itana P. Dr. Augusto Gonalves, n 10 35680-054 - Itana/MG Tel. (37) 3242-1966 Juizado Especial de Ituiutaba Av. 15, 703 - Centro 38300-000 - Ituiutaba/MG Tel. (34) 3261-0219 Juizado Especial de Janaba Av. Marechal Deodoro, 140 39458-000 - Janaba/MG Tel. (38) 3821-2464

Juizado Especial de Januria P. Arthur Bernardes, 208 39480-000 - Januria/MG Tel. (38) 3621-2534 Juizado Especial de Juiz de Fora Av. Brasil, 1000 - Centro 36015-460 - Juiz de Fora/MG Tel. (32) 3239-9305 Juizado Especial de Leopoldina Coronel Marco Aurlio, 08 36700-000 - Leopoldina/MG Tel. (32) 3441-4339/5748 Juizado Especial de Manhuau P. Cordovil Pinto Coelho, 135 - Centro 36900-000 - Manhuau/MG Tel. (33) 3331-2283 Juizado Especial de Mantena P. Rmulo Campos, s/n 35290-000 - Mantena/MG Tel. (33) 3241-1915 Juizado Especial de Montes Claros Rua Camilo Prates, 352 - Centro 39400-906 - Montes Claros/MG Tel. (38) 3221-5734 / 3229-1313 Juizado Especial de Muria Pres. Arthur Bernardes, 123 - Centro 36880-000 - Muria/MG Tel. (32) 3722-1846 / 1427

14

Juizado Especial de Nanuque P. Tefilo Otoni, 20 39860-000 - Nanuque/MG Tel. (33) 3621-1375 Juizado Especial de Nova Lima Rua Benedito Valadares, 69 - 3 andar Bonfim 34000-000 - Nova Lima/MG Tel. (31) 3542-6395 / 3542-5787 Juizado Especial de Oliveira Av. Maracan, 280 35540-000 - Oliveira/MG Tel. (37) 3331-2339 Juizado Especial de Ouro Preto Pc. Reinaldo Alves de Brito, 11 35400-000 - Ouro Preto/MG Tel. (31) 3551-3547 JJuizado Especial de Par de Minas Rua Coronel Joo Alves, 120 - Centro 35660-013 - Par de Minas/MG Tel. (37) 3231-2791 Juizado Especial de Paracatu Av. Olegrio Maciel, 193 38600-000 - Paracatu/MG Tel. (38) 3671-1761 Juizado Especial de Pedro Leopoldo Rua So Sebastio, 77 - 5 andar 33600-000 - Pedro Leopoldo/MG Tel. (31) 3660-8957

Juizado Especial de Pirapora Av. Tiradentes, 300 39270-000 - Pirapora/MG Tel. (38) 3741-2298 Juizado Especial de Poos de Caldas Av. Dr. David Benedito Otoni, 749 Jardim dos Estados 37701-076 Poos de Caldas/MG Tel. (35) 3721-2057 Juizado Especial de Ponte Nova Av. Caetano Marinho, 209 35430-001 - Ponte Nova/MG Tel. (31) 3817-1452 Juizado Especial de Pouso Alegre 1 Vara do JESP Rua Dom Nery, 11 - Centro 37550-000 - Pouso Alegre/MG Tel. (35) 3425-0933 2 e 3 Varas do JESP R. Santo Antnio, 82 - Centro Juizado Especial de Ribeiro das Neves Av. Nogueiras, 136 33805-000 - Ribeiro das Neves/MG Tel. (31) 3624-1200 Juizado Especial de Santa Luzia Av. Braslia, 1067 - Subsolo - So Benedito 33120-510 - Santa Luzia/MG Tel. (31) 3637-2397

Juizado Especial de Santa Rita do Sapuca P. Santa Rita, 62 - Jardim dos Estados 37540-000 - Santa Rita do Sapuca/MG Tel. (35) 3471-2876 Juizado Especial de So Joo Del Rei Av. Tiradentes, 800 - Centro 36300-000 - So Joo Del Rei/MG Tel. (32) 3371-9064 Juizado Especial de So Loureno P. Dr. Emlio Abdon Pvoa 37470-000 - So Loureno/MG Tel. (35) 3332-1440 / 3331-2352 Juizado Especial de So Sebastio do Paraso Praa Comendador Joo Alves, 74 A 37950-000 - So Sebastio do Paraso/MG Tel. (35) 3558-1252 Juizado Especial de Sete Lagoas Rua Senhor dos Passos, 95 - Centro 35700-016 - Sete Lagoas/MG Tel. (31) 3771-9850 Juizado Especial de Tefilo Otoni Av. Jlio Rodrigues, 837 - Marajoara 39800-000 - Tefilo Otoni/MG Tel. (33) 3521-9288 Juizado Especial de Timteo P. Olmpica, 65 - Bairro Timirim 35180-000 - Timteo/MG Tel. (31) 3849-2114

15

Juizado Especial de Trs Coraes Rua Darcy Brasil, 39 - Centro 37410-000 - Trs Coraes/ MG Tel. (35) 3232-3268 Juizado Especial de Ub P. So Janurio, 227 36500-000 - Ub/MG Tel. (32) 3531-4897 Juizado Especial de Uberaba Rua Olegrio Maciel, 141 - So Benedito 38022-100 - Uberaba/MG Tel. (34) 3312-8498 Juizado Especial de Uberlndia Av. Floriano Peixoto, n 1.125 38400-698 - Uberlndia/MG Tel. (34) 3228-8380 (Criminal)/ (34) 3228-8378 (Cvel) Juizado Especial de Una Rua Pref. Joo Costa, 174 - Centro 38610-000 - Una/MG Tel. (38) 3676-2170 Juizado Especial de Varginha Rua Presidente Antnio Carlos, 258 Centro 37002-000 - Varginha/MG Tel. (35) 3221-3322 / 3221-4955 Juizado Especial de Vespasiano Rua Nossa Senhora das Graas, 37 Bairro Santo Antnio 33200-000 - Vespasiano/MG Tel. (31) 3621-0544

Juizado Especial de Visconde do Rio Branco Av. Governador Benedito Valadares, 300 Centro 36520-000 - Visconde do Rio Branco/MG Tel. (32) 3551-4191

16

Das könnte Ihnen auch gefallen