Sie sind auf Seite 1von 25

TEORIAS LITERRIAS

LETRAS LIBRAS | 47

LETRAS LIBRAS| 48

TEORIAS LITERRIAS

Caro (a) aluno (a), A partir de agora, voc vai cursar a disciplina Teorias Literrias. Para compreender o texto literrio, consideraremos algumas abordagens tericas. Voc deve ser receptivo teoria. atravs da teoria que o homem procura explicar algum fenmeno. Portanto, atravs da teoria da literatura que o homem procura explicar os textos literrios. Mas, antes de vermos algumas abordagens tericas que procuram explicar a literatura, vamos pensar. Voc sabe dizer o que Literatura? Literatura uma palavra de muitos significados. A palavra Literatura pode ser usada para designar um conjunto de obras literrias de um pas (ex.: a literatura alem...) ou de uma poca (ex.: na literatura modernista, o fluxo da conscincia...), a bibliografia referente a um assunto (aps consultar a literatura que versava sobre botnica...). Na acepo que nos interessa mais, devemos entender literatura como o resultado do ofcio de quem trabalha a palavra de forma artstica. O texto literrio uma manifestao artstica. Essa manifestao artstica fruto da inventividade, criatividade, observao, fantasia. em decorrncia dessa manifestao artstica, desse conhecimento, que o homem passou a teorizar sobre a literatura. Desde a antiguidade o homem teoriza sobre o texto literrio. H uma teoria que procura classificar os textos literrios em gneros. A palavra gnero significa origem, classe, espcie, gerao. As obras Literrias so classificadas em gneros, os gneros literrios. Os gneros literrios so trs: gnero pico, gnero dramtico, gnero lrico. Cada gnero literrio tem suas caractersticas.

PESQUISE: Para ampliar seus conhecimentos sobre os significados da palavra literatura, consulte AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel de. Teoria da Literatura. So Paulo: Martins fontes, 1976. Disponvel em: http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/aguiar/index. html. Consulte tambm o verbete Literatura em um dicionrio e/ou um site de busca/pesquisa.

LETRAS LIBRAS | 49

UNIDADE 1

GNERO PICO
O gnero pico tambm chamado de gnero narrativo caracteriza-se por um conjunto de categorias. Essas categorias so: - O narrador quem conta a histria; - Personagens So aqueles/pessoas que vivenciam a ao; - Tempo a durao da histria; - Espao o lugar onde os personagens desenvolvem a ao; - Enredo o conjunto dos fatos que compem a histria. O que diferencia o gnero pico/narrativo dos demais gneros o narrador.

(Woman Reading 1875 Pierre Auguste Renoir)

LETRAS LIBRAS| 50

Na pintura v-se uma mulher lendo um livro. O livro apresenta uma histria. Esta histria contada por algum. O narrador quem conta uma histria.

Ateno: O narrador responsvel pelos valores transmitidos ao longo do enredo. Mas, o narrador no o escritor. O narrador no pode ser confundido com quem escreve um texto literrio

Vamos ler um fragmento do conto Cabelos compridos do escritor Monteiro Lobato: - Coitada da Das Dores, to boazinha... Das Dores isso, s isso - boazinha. No possui outra qualidade. feia, desengraada, inelegante, magrrima, no tem seios nem cadeiras nem nenhuma rotundidade posterior; pobre de bens e de esprito; filha daquele Joaquim da Venda, ilhu de burrice ebrnea - isto dura como o marfim. Moa que no tem por onde se lhe pegue fica sendo apenas isto - boazinha. - Coitada da Das Dores, to boazinha... S tem uma coisa a mais que as outras - cabelo. A fita da sua trana toca-lhe a barra da saia. Em compensao, suas idias medem-se por fraes de milmetro, to curtinhas so. Cabelos compridos, idias curtas - j o dizia Schopenhauer.

O conto fala de uma moa. Essa moa se chama Das Dores. Ela a personagem do conto. Quem fala sobre Das Dores o narrador. O narrador no participa da histria. Mas, d opinies sobre Das Dores. Na teoria Literria classifica-se o narrador que no participa da histria de heterodiegtico. Reflita: O narrador diz que Das Dores uma pessoa sem muita inteligncia. Ser que ele precisaria citar Schopenhauer para dizer isso? Schopenhauer um filsofo. Voc sabe o que faz um filsofo? Voc conhece Schopenhauer? Agora vamos ler um fragmento do romance O triste fim de Policarpo Quaresma do escritor Lima Barreto: Como lhe parecia ilgico com ele mesmo estar ali metido naquele estreito calabouo? Pois ele, o Quaresma plcido, o Quaresma de to profundos pensamentos patriticos, merecia aquele triste fim? (...) No estava ali h muitas horas. Fora preso pela manh, logo ao erguerse da cama; e, pelo clculo aproximado do tempo, pois estava sem relgio e mesmo se o tivesse no poderia consult-lo fraca luz da masmorra, imaginava podiam ser onze horas

LETRAS LIBRAS | 51

O romance tem muitos personagens. O personagem central Policarpo Quaresma. A histria gira em torno dele. Ele o protagonista. O narrador fala sobre o protagonista, o que acontece com ele, sobre seus pensamentos e etc. O narrador no participa dessa histria. O narrador heterodiegtico. Leiamos outro fragmento. Desta vez do romance So Bernardo do escritor Graciliano Ramos. Antes de iniciar este livro, imaginei constru-lo pela diviso do trabalho. Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais (...) Estive uma semana bastante animado, em conferncia com os principais colaboradores, e j via os volumes expostos, um milheiro vendido (...) Abandonei a empresa, mas um dia deste (...) iniciei a composio de repente, valendo-me dos meus prprios recursos e sem indagar se isto me traz qualquer vantagem, direta ou indireta (...) Aqui sentado mesa da sala de jantar, fumando cachimbo bebendo caf, suspendo s vezes o trabalho moroso, olho a folhagem das laranjeiras que a noite enegrece, digo a mim mesmo que esta pena um objeto pesado. No estou acostumado a pensar. Comeo declarando que me chamo Paulo Honrio, peso oitenta e nove quilos e completei cinqenta anos pelo So Pedro. A idade, o peso, as sobrancelhas cerradas e grisalhas, este rosto vermelho e cabeludo tmme rendido muita considerao. Quando me faltavam estas qualidades, a considerao era menor.

O romance So Bernardo fala da vida de Paulo Honrio. Paulo Honrio um personagem. Ele o protagonista. Ele quem narra sobre sua vida. Paulo Honrio tambm o narrador. O narrador, que Paulo Honrio, participa da histria. Na teoria literria, classifica-se o narrador que participa da histria e protagonista de narrador autodiegtico. Se o narrador uma personagem, mas no o protagonista a teoria literria o classifica como narrador homodiegtico.

Resumo da lio:

O gnero pico tambm chamado de gnero narrativo. O gnero pico caracteriza-se por um conjunto de categorias. A categoria que distingue o gnero pico dos demais gneros a categoria do narrador. O narrador quem conta uma histria. O narrador pode ser classificado como heterodiegtico ou homodiegtico ou autodiegtico.

LETRAS LIBRAS| 52

REFLITA Voc j sabe o que o protagonista. O protagonista o personagem principal. Voc tambm j sabe o que o narrador. O narrador quem conta a histria. Agora releia com calma e ateno o fragmento do conto Cabelos Compridos do escritor Monteiro Lobato. Das Dores uma protagonista? Por qu? Das Dores quem narra a histria? Discuta com os seus colegas.

Agora sua vez

O Projeto Nupill disponibiliza na internet a ntegra do romance O triste fim de Policarpo Quaresma. Caro aluno surdo e ouvinte, acesse o link a seguir e procure ler esta, que uma obra representativa da literatura brasileira: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/quaresma.html. H tambm uma adaptao flmica deste romance. Voc pode assisti-lo no you tube e, assim, complementar o seu entendimento acerca do enredo.

PESQUISAR: O texto de Lima Barreto aborda um perodo importante da histria do Brasil. O romance O triste fim de Policarpo Quaresma uma crtica a esse perodo histrico brasileiro. Pr Procure na internet informaes a esse respeito e amplie o seu conhecimento.

LETRAS LIBRAS | 53

UNIDADE 2

GNERO DRAMTICO
O gnero dramtico feito para ser representado no teatro. Os personagens agem. Os personagens so responsveis pelo desenvolvimento da ao. Por isso, o texto dramtico no precisa de um narrador para contar a histria. A base do texto dramtico o dilogo. No texto dramtico os personagens dialogam entre si e desenvolvem a ao. Vamos ler um trecho da pea O pagador de promessas de Dias Gomes.

Z (Olhando a igreja). essa. S pode ser essa. Rosa para tambm, junto dos degraus, cansada, enfastiada e deixando j entrever uma revolta que se avoluma. Rosa E agora? Est fechada. Z cedo ainda. Vamos esperar que abra. Rosa Esperar? Aqui? Z No tem outro jeito.

LETRAS LIBRAS| 54

Rosa (Olha com uma raiva e vai sentar-se num dos degraus. Tira o sapato). Estou com cada bolha dagua no p que d medo. Z Eu tambm (Num ricto de dor, despe uma das mangas do palet.). Acho que meus ombros esto em carne viva. Bem feito. Voc no quis botar almofadinhas, como eu disse. Z (Convicto) No era direito. Quando eu fiz a promessa. No falei em almofadinhas. Rosa Ento: se voc no falou, podia ter botado; a santa no ia dizer nada. Z No era direito. Eu prometi trazer a cruz nas costas, como Jesus. E Jesus no usou almofadinhas.

Este fragmento que voc acabou de ler um dilogo entre Z-do-Burro e sua esposa, Rosa. Eles so personagens. O dilogo entre Z-do-Burro e Rosa no precisa ser apresentado por um narrador. O que diferencia o gnero dramtico dos demais gneros a ao associada predominncia quase que absoluta de dilogos. Outra caracterstica do gnero dramtico o conflito. O conflito a oposio entre foras. Essas foras/vontades acreditam na legitimidade de suas aes. O gnero dramtico se desenvolve a partir do choque entre duas vontades, gerando o conflito dramtico. No caso da pea O Pagador de Promessas, a vontade de Z-do-Burro de cumprir sua promessa. A promessa a de colocar uma cruz no altar da igreja de Santa Brbara. A promessa foi feita em um terreiro de Candombl. Para o padre da igreja de Santa Brbara, a promessa de Z-do-Burro no legitima porque no foi feita de acordo com o ritual catlico. O padre representa o ponto de vista da igreja catlica. Percebe-se um conflito: Z-do-Burro quer colocar a cruz dentro da igreja e o padre no quer deixar.

LETRAS LIBRAS | 55

Z (Em desespero.) Mas, padre, eu prometi levar a cruz at o altar-mor! Preciso cumprir a minha promessa! Padre Fizesse-a ento numa igreja. Ou em qualquer parte, menos num antro de feitiaria. Z Eu j expliquei... Padre No se pode servir a dois senhores, a Deus e ao Diabo! Z Padre... Padre Um ritual pago, que comeou num terreiro de candombl, no pode terminar na nave de uma igreja! Z Mas, padre, a igreja... Padre A igreja a casa de Deus. Candombl o culto do Diabo! Z Padre, eu no andei sessenta lguas para voltar daqui. O senhor no pode impedir a minha entrada. A igreja no sua, de Deus! Padre Vai desrespeitar a minha autoridade? Z Padre, entre o senhor e Santa Brbara, eu fico com Santa Brbara. Padre (Para o Sacristo.) Fecha a porta. Quem quiser assistir missa que entre pela porta da sacristia. L no d para passar essa cruz. (Entra na igreja.)

LETRAS LIBRAS| 56

Resumo da lio:
O gnero dramtico feito para ser encenado no teatro. O gnero dramtico fundamenta-se na ao direta dos personagens, no precisando de um narrador para contar a histria. Os dilogos entre os personagens tambm so um fundamento do gnero dramtico. A predominncia quase que absoluta de dilogos um trao distintivo do gnero dramtico em relao aos demais gneros. Outra caracterstica do gnero dramtico o conflito. Por conflito deve-se entender a oposio entre foras/vontades que acreditam na legitimidade de suas aes.

Agora com voc

Muitas obras literrias dos gneros pico e dramtico viraram filme. Pesquise na internet e descubra informaes sobre quais textos literrios foram adaptados para o cinema. Afinal, os filmes que so adaptados podem ajudar o aluno surdo e ouvinte a conhecer um pouco mais uma determinada obra literria.

O Pagador de Promessas foi adaptado para o cinema. O filme recebeu muitos prmios. O prmio mais importante foi a Palma de Ouro, entregue no Festival de Cinema de Cannes. A personagem Rosa foi interpretada pela atriz Glria Menezes. Glria Menezes uma atriz de televiso famosa.

ATENO
Os filmes que se baseiam em uma obra literria nunca so iguais s obras literrias. As obras literrias sempre passam por alguma adaptao. Filmes no so iguais a obras literrias, porque cinema no literatura. Literatura um tipo de arte e cinema outro tipo de arte.

LETRAS LIBRAS | 57

UNIDADE 3

GNERO LRICO
O gnero lrico tambm chamado de poesia. O gnero lrico se diferencia dos demais gneros por uma voz potica que chamada de eu - lrico. A voz potica do eu - lrico no a voz do autor/escritor. O eu - lrico, portanto, no deve ser confundido com o escritor de um poema. A voz potica do eu - lrico fictcia/criada. O eu - lrico fala de sentimentos, emoes. Portanto, eu - lrico uma voz potica que fala de sentimentos e emoes como amor, dio, alegria, tristeza, angstia, prazer, dor e etc., ou seja, tende a manifestar o interior do ser humano. Vamos ler o poema O que fizeram do Natal do poeta Carlos Drummond de Andrade. Natal. O sino longe toca fino, No tem neves, no tem gelos. Natal. J nasceu o deus menino. As beatas foram ver, encontraram o coitadinho ( Natal) mais o boi mais o burrinho e l em cima a estrelinha alumiando. Natal. As beatas ajoelharam e adoraram o deus nuzinho mas as filhas das beatas e os namorados das filhas, mas as filhas das beatas foram danar black-bottom nos clubes sem prespio.

LETRAS LIBRAS| 58

O poema fala do Natal. O Natal uma festa crist. O dia de Natal feriado. As pessoas devem celebrar o nascimento de Jesus. O eu-lrico observa que essa tradio no seguida pelas novas geraes. As pessoas mais jovens vo danar em clubes. Elas esqueceram do nascimento de Jesus. Elas esqueceram o verdadeiro motivo do Natal. Voc j comemorou o Natal? Voc conhece pessoas que se lembram do nascimento de Jesus? Voc conhece pessoas que aproveitam o Natal s para beber e danar? A voz potica do eu-lrico no a voz do escritor, como j falamos. a representao da interioridade, de um sentimento. O poema emite a viso individual de mundo do eu-lrico. Ao mesmo tempo, essa voz produzida socialmente. Isto significa que os valores so objetivos. Nesse sentido pense: As pessoas hoje em dia no comemoram mais o Natal como antigamente, esse fato determinado historicamente, por motivos diversos. A voz do eu-lrico expressa seus sentimentos diante deste fato, ao mesmo tempo em que uma voz que expressa certos valores que so determinados por questes histricas e sociais. Agora leia o poema Versos de Natal do poeta Manuel Bandeira.

Espelho, amigo verdadeiro, Tu refletes as minhas rugas, os meus cabelos brancos, os meus olhos mopes e cansados. Espelho, amigo verdadeiro, Mestre do realismo exato e minucioso, obrigado,obrigado! Mas,se fosses mgico, penetrarias at ao fundo desse homem triste, descobririas o menino que sustenta esse homem. O menino que no quer morrer, que no morrer seno comigo. O menino que todos os anos na vspera de Natal pensa ainda em pr os seus chinelinhos atrs da porta

Esse poema tambm sobre o Natal. O eu - lrico manifesta um sentimento. O sentimento esperana. A esperana se renova no Natal. A renovao dos sentimentos bons (esperana, amor, felicidade e etc.) simbolizada no Natal pelo nascimento de Jesus.

LETRAS LIBRAS | 59

Resumo da lio:
O gnero Lrico, modernamente, por conveno, tambm chamado de poesia. O gnero lrico caracteriza-se por uma voz potica. A voz potica chamada de eu-lrico. O eu - lrico fala de sentimentos, emoes. A manifestao da interioridade do ser humano um trao distintivo do gnero lrico em relao aos demais gneros. A expresso individual de sentimentos determinada histrica e socialmente.

Voc acabou de estudar os gneros literrios. A forma como os textos so apresentados sinaliza a que gnero literrio pertence cada texto. Essas so as formas mais comuns que representam os textos literrios e seus respectivos gneros. Nem sempre as formas so suficientes para distinguir um gnero literrio de outro. Por isso muito importante identificar as principais categorias distintivas entre cada gnero.

LETRAS LIBRAS| 60

UNIDADE 4

MISTURA DE GNEROS

Os textos literrios so divididos em trs gneros: gnero pico, gnero dramtico e gnero lrico. Essa diviso uma conveno. Um gnero pode possuir caractersticas de outro gnero. Para compreender qual gnero literrio pertence um determinado texto preciso identificar a principal caracterstica distintiva do mesmo. Leia o conto Nossa amiga do escritor Carlos Drummond de Andrade.

No bastante alta para chegar ao boto da campainha. O peixeiro presta-lhe esse servio, tocando. Algum abre. - Foi a garota que pediu para chamar... Quando no algum transeunte austero, senador ou ministro do Supremo, que atende sua requisio. Com pouco, a soluo j no lhe satisfaz. Descobre na porta, a seu alcance, a abertura forrada de metal e coberta por uma tampa mvel, de matria idntica: por ali entram as cartas. Os dedos sacodem a tampa, desencadeando o necessrio e aflitivo rumor. Antes de abrir, perguntam de dentro: - Quem est a? de paz ou de guerra? De fora respondem: - Luci Machado da Silva. Abre que eu quero entrar. Ante a intimao peremptria, franqueia-se o recinto. Entra uma coisinha morena, despenteada, s vezes descala, s vezes comendo po com cocada, mas sempre sria, ar extremamente maduro das meninas de trs anos. fora de entrar, sair, tornar a entrar minutos depois, tornar a sair, lanchar, dormir na primeira poltrona, praticar pequenos atos domsticos, dissolveu a noo de residncia, se que no a retificou para os dicionrios do futuro. - Qual a sua casa? - Esta.

LETRAS LIBRAS | 61

- E a outra de onde voc veio? - Tambm. - Quantas casas voc tem? - Esta e aquela. - De qual voc gosta mais? - Que que voc vai me dar? - Nada. - Gosto da outra. - Tem aqui esta pessegada, esta bananinha... - Gosto desta casa! Gosto de voc! No gulodice nem interesse mesquinho... Ser antes prazer de sentir-se cortejada, mimada. Esquece a merenda para ficar na sala, de mo na boca, olhando os ps estendidos, enquanto algum lhe acarinha os cabelos. Nem tudo so flores, no espao entre as duas residncias. H Catarina e Pepino. Catarina foi inventada pressa, para frustrar certa depredao iminente. Os bichos de cristal na mesinha da sala de estar tentavam a mo viageira. Pressentia-se o momento em que as formas alongadas e frgeis se desfariam. Na parede, esquecida, preta, pousara uma bruxa. - No mexa nos bichinhos. Mexia. - No mexa, j disse... Em vo. - Voc est vendo aquela bruxa ali? Catarina. - Que Catarina? - Uma menina de sua idade, igualzinha a voc, talvez at mais bonita. Muito mexedeira, mas tanto, tanto! Um dia foi brincar com o cachorrinho de vidro, a me no queria que ela brincasse. Catarina teimou, mexeu e quebrou o cachorrinho. Ento, de castigo, Catarina virou aquela bruxinha preta, horrorosa. Para o resto da vida. A mo imobiliza-se. A bruxa est presa tanto na parede como nos olhos fixos, grandes, pensativos. Entre os mitos do mundo (entre os seres reais?) existe mais um, alado, crepuscular, rebelde e decado. Pepino tem existncia mais positiva. Circula na rua - a rua o espao entre as duas quadras, repleto de surpresas - geralmente tarde. Vem bbado, curvado, expondo em frases incoerentes seus problemas ntimos. Pegador de crianas. - Vou embora para minha casa. Voc vai me levar. - Mas voc mora to pertinho... - E Pepino? - Pepino no pega ningum. Ele camarada. - Pega, sim. Eu sei. - Pois eu vou dar uma festa para as crianas desta rua e convido Pepino. Voc vai ver se ele pega. - Eu no vou na festa. - Voc quem perde. Vem Elzinha, Nesinha, Helosa, Alice, Maria Helena, Lourdes, Brbara, dison, Careca, Joo e Ado. Pepino vai danar para as crianas. Voc, como uma boba, no toma parte. - At logo! Sai voando, a porta fecha-se com estrondo. Da varanda, ainda se v o pequeno vulto desgrenhado. - Espere a, voc no tem medo do Pepino? - No. Estou zangada com voc. Com a zanga, desaparece o temor. Seria realmente temor? Gosta de ser acompanhada, para dizer me, quando chega em casa: - Espia quem me trouxe. Volta meia hora depois, penteada, calada, vestido limpo.

LETRAS LIBRAS| 62

- Espia minha roupa nova. Meu sapato branco. - Mas que beleza! Onde voc vai? - Vou na festa. Para tomar banho e trocar de vestido, necessrio que se anuncie sempre uma festa, jamais localizada ou realizada, mas que opera interiormente sua fascinao. No h pressa em ir para ela. A merenda, a conversa grave com pessoas grandes, estranhamente preferidas a quaisquer outras, o brinquedo personalssimo com o primeiro encontro do dia - um carretel, a galinha que salta do carrinho de feira - fazem esquecer a festa, se no a constituem. E resta saber se o enganado no ser o adulto, que sugere terrores ou recompensas fantasiosas. Nas campinas da imaginao, esse galope de formas - ser a verdade? Senta-se no corredor, e com uns panos velhos, lpis vermelho, pedrinha, qualquer elemento poetizvel, representa para si s a imemorial histria das mes. - Comadre, seu filhinho como vai? - T bom, comadre, e o seu? - T com dedo machucado e dodi na barriga. Vai tomar injeo. - Ento vou dar no meu tambm. Perguntas e respostas, recolhidas em conversas de adulto, saem da mesma boca inexperiente. O objeto que serve de filho embalado com seriedade. A doena existe, existem os sustos maternais. Mas tudo se desfaz, se acaso um intruso vem surpreender a criao, tirada em partes iguais da vida e do sonho, e que os prolonga. Assim pudesse a me antiga tornar invisvel seu filho, ante os soldados de Herodes.

O conto Nossa amiga pertence ao gnero pico. O conto tem um narrador que conta a histria. O conto tem uma personagem que Luci Machado da Silva. Mas, ele possui caractersticas do gnero dramtico. Perceba os dilogos entre os personagens. O narrador relata os acontecimentos. Mas, o narrador tambm expressa um sentimento. um sentimento comum s mes. O amor pelo filho, refletido no desejo de proteg-lo de tudo. Perceba que para falar do sentimento comum s mes o narrador faz referncia a um fato bblico mencionado no evangelho de Mateus (Mt 2, 16): o massacre dos meninos de Belm, ordenado por Herodes. Agora leia o Soneto de luz e treva do poeta Vinicius de Moraes Ela tem uma graa de pantera No andar bem comportado de menina. No molejo em que vem sempre se espera Que de repente ela lhe salte em cima Mas sbito renega a bela e a fera Prende o cabelo, vai para a cozinha E de um ovo estrelado na panela Ela com clara e gema faz o dia. Ela de capricrnio, eu sou de libra Eu sou o Oxal velho, ela Inhans A mim me enerva o ardor com que ela vibra E que a motiva desde de manh. - Como que pode, digo-me com espanto A luz e a treva se quererem tanto...

LETRAS LIBRAS | 63

O poema apresenta um conflito. O conflito percebido nas oposies luz X treva; Oxal velho X Inhans; signo de capricrnio X signo de libra. O eu-lrico ope-se a Ela. Esta oposio um trao do gnero dramtico presente no poema. O eu-lrico fala dEla. Ela uma personagem. Personagens so caractersticos do gnero pico. Portanto, a presena dEla, personagem, um trao do gnero pico presente no poema.

Resumo da lio
A teoria literria divide os textos literrios em gneros. Os gneros literrios so trs: gnero lrico, gnero pico, gnero dramtico. A diviso uma conveno. Os textos literrios podem possuir traos estilsticos de mais de um gnero literrio. O que vai caracterizar um texto literrio em um determinado gnero a predominncia de uma determinada caracterstica.

LETRAS LIBRAS| 64

UNIDADE 5

FORMA
A forma do texto literrio muito importante. Na poesia no diferente. A forma do poema est ligada ao contedo do poema. A forma apresenta /comunica ideias, amplia o sentido do que se quer dizer. A forma enriquece o significado do contedo. O poema se compe de estrofes e versos. A estrofe a reunio de versos.

Veja e leia o poema Retrato da poetisa Ceclia Meireles


Eu no tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos to vazios, nem o lbio amargo. Eu no tinha estas mos sem fora, to paradas e frias e mortas; eu no tinha este corao que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, to simples, to certa, to fcil: - Em que espelho ficou perdida a minha face? ] verso ] verso ] verso ] verso ] verso ] verso ] verso ] verso ] verso ] verso ] verso ] verso

Estrofe

Estrofe

Estrofe

LETRAS LIBRAS | 65

O poema Retrato de Ceclia Meireles apresenta a forma tradicional. composto de versos e estrofes. Tem uma linearidade que obedece a sintaxe.

Poesia concreta
A poesia concreta tem sua origem no Brasil. Trs poetas iniciaram o movimento concretista. Eles se chamam Dcio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. A poesia concreta prope o poema-objeto, o que significa que o poema se realiza na sua construo, no seu modo de fazer. Em outras palavras a forma que informa. A poesia concreta utiliza-se de mltiplos recursos: acstico, visual, carga semntica da palavra, o espao tipogrfico, a disposio geomtrica dos vocbulos na pgina. A poesia concreta quebra com a tradio da forma potica, ao negar o verso tradicional. A poesia concreta caracteriza-se pela possibilidade de leituras mltiplas. Ou seja, a poesia concreta caracteriza-se por inovao formal e maior proximidade com outras manifestaes artsticas. A poesia concreta busca a essncia da palavra, a palavra por si, na sua materialidade. A poesia concreta aproxima-se do imediatismo da comunicao visual. Veja o poema

Neste poema a palavra lixo se forma a partir da palavra luxo. O que significa cada uma dessas palavras? Lixo algo sem valor ou utilidade ou detrito. Luxo corresponde a um estilo de vida baseado na ostentao, despesas excessivas, aquisio de coisas caras e suprfluas. Coisas que no so de modo algum necessrias.

LETRAS LIBRAS| 66

As letras (tipografia) que compem cada uma das palavras procuram comunicar o campo semntico dessas palavras. Por isso a letra da palavra luxo enfeitada (tem curvas) enquanto a letra da palavra lixo no enfeitada (sem curvas). Essas palavras tm significados opostos. Mas, na medida em que o poeta forma a palavra LIXO a partir da palavra LUXO, esses significados se unem e se complementam. Ento, no h lixo sem luxo e tambm no h luxo sem lixo. Lixo um luxo e luxo um lixo. Se voc tira qualquer uma das palavras, a outra deixa de existir. Neste poema a forma informa, sendo uma crtica ao consumo excessivo da sociedade. Um consumo desnecessrio e que gera lixo. O tamanho das palavras tambm apresenta uma ideia. Pequenos luxos geram um grande lixo.

REFLITA: A literatura pode levar a pessoa a refletir. A Literatura pode estimular uma percepo diferenciada da realidade. Diante das afirmaes, voc j parou para pensar na relao entre o luxo e o lixo? Voc saberia da um exemplo de um luxo que gera lixo? Voc contribui no seu dia a dia para uma situao como a que o poema evidencia? Reflita! Discuta com os seus colegas!

Agora veja o seguinte poema de Jos Lino Grnewald:

f o r m a r e f o r m a d i s f o r m a t r a n s f o r m a c o n f o r m a i n f o r m a f o r m a
um poema concreto. Portanto sua forma visual muito importante. A forma informa. Se voc olhar em um dicionrio, vai ler os seguintes significados para as palavras: Forma: configurao, molde. Reforma: formar de novo, melhorar, aprimorar, reconstruir. Disforma: dis = separao, negao (da forma); remete a deforma: alterar uma forma. Transforma: dar nova forma, modificar. Conforma: conciliar, harmonizar. Informa: Comunicar, participar. As palavras como esto no poema, portanto, apresentam a seguinte ideia:

LETRAS LIBRAS | 67

Uma forma inicial modificada. Ela muito modificada. Ento, no se reconhece a forma original. Acontece uma transformao. A transformao/modificao resulta em uma nova forma. Ento, a nova forma passa a ser conhecida. A nova forma pode significar um novo incio. Por isso o poema tem uma forma que se assemelha a um crculo. O movimento de transformao da forma, que gera uma nova forma, pode se repetir. Ideia reforada pela possibilidade de se ler o poema de baixo para cima.

Retrato auto-retrato
Vamos associar esta mensagem que o poema apresenta/mostra a partir de sua forma com obras de arte. Vamos considerar o retrato. O retrato ou auto-retrato (self-portrait) tradicionalmente a pintura que representa as pessoas. Voc v a pintura e reconhece a pessoa retratada. O retrato ou auto-retrato considerado uma arte figurativa. Veja a seguir uma foto do escritor Mrio de Andrade:

(Arquivo Mrio de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de So Paulo)

LETRAS LIBRAS| 68

A imagem a seguir uma pintura retrato de Mrio de Andrade feita pelo pintor Cndido Portinari.

(Retrato de Mrio de Andrade, 1935 Candido Portinari)

Entre a fotografia e a pintura percebe-se uma semelhana em relao s imagens de Mrio de Andrade, em suas formas reconhecveis para aqueles que as olham. Agora veja as fotos do pintor Salvador Dal:

( Foto de Marc Lacroix/EFE)

LETRAS LIBRAS | 69

A pintura a seguir uma pintura de Salvador Dal feita por ele mesmo. Veja:

(auto-retrato mole com um bacon assado. Salvador Dal. 1941)

A pintura um retrato. Um auto-retrato de Salvador Dal. A nica indicao de que a pintura um retrato de Salvador Dal o bigode. Uma marca conhecidssima do pintor. Mas, imagine: se no houvesse o bigode, poderamos dizer que a pintura um retrato de Salvador Dal? Se voc no conhecesse o pintor, voc diria que essa pintura um retrato? No h nenhuma semelhana entre a pintura e a pessoa do pintor que retratada. Agora volte as pginas e veja novamente a foto do escritor Mario de Andrade. Na foto, Mario de Andrade usa culos. Os culos redondos so uma marca de Mrio de Andrade. Olhe a pintura retrato de Mario de Andrade feita pelo pintor Cndido Portinari. Na pintura da pessoa de Mrio de Andrade, este no usa culos. Mas, voc consegue identificar/associar imediatamente a pessoa da pintura pessoa da foto. Voc viu as fotos e as pinturas. Houve uma mudana/transformao na ideia de retrato e/ou autoretrato. Essa mudana tem a ver com a ideia que o poema Forma apresenta/mostra. A forma sofre mudanas. Pode ser a forma da pintura ou a forma da Literatura ou a forma de qualquer outra obra artstica (escultura, msica, dana, teatro, cinema).

LETRAS LIBRAS| 70

Resumo da lio:
A forma de um poema apresenta/comunica idias. A forma de um poema tradicional composta de versos e estrofes. A poesia concreta aproxima-se do imediatismo da comunicao visual. A poesia concreta realiza-se na sua construo. A forma informa. A forma pode mudar, significando um novo incio, uma nova forma de informar. No campo das artes plsticas, a concepo de auto-retrato apresentada pelo pintor Salvador Dal um exemplo de que a forma, que informa, se transforma...

Bem, terminamos por aqui nossos estudos, mas lembrando que na teoria literria, onde se pretende um estudo sistematizado das obras literrias, h inmeras abordagens que pressupem conceitos e formulaes bsicas, estabelecendo-se assim, um conhecimento acerca do literrio.

LETRAS LIBRAS | 71

Das könnte Ihnen auch gefallen