Sie sind auf Seite 1von 3

A reciclagem um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, so reutilizados como matria-prima para a fabricao

o de novos produtos. Alm de se apresentarem com propriedades fsicas diferentes, estes tambm possuem uma nova composio qumica fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos. Os resultados da reciclagem so expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econmico e social. No meioambiente a reciclagem pode reduzir a acumulao progressiva de resduos a produo de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais rvores; as emisses de gases como metano e gs carbnico; as agresses ao solo, ar e gua; entre outros tantos fatores negativos. No aspecto econmico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposio daqueles recursos que so passveis de reaproveitamento. No Brasil, Curitiba (PR), Itabira (MG), Santo Andr (SP) e Santos (SP) so as cidades que mais reciclam seus materiais. O Rio, conhecido mundialmente como a Cidade Maravilhosa, tambm a que mais produz lixo no Brasil. Pesquisa divulgada pela Associao Brasileira Pblica e Resduos Especiais (Abrelpe) mostra que cada carioca joga fora por dia 1,861 Kg de detritos, 50% mais do que a mdia nacional (1,251 Kg). Logo em seguida, esto Braslia com 1,624 Kg e Fortaleza, com 1,389

Kg. O "Panorama dos Resduos Slidos no Brasil" revela tambm que a produo de lixo urbano cresceu 6,8% de 2009 para 2010, o que representa seis vezes mais do que o crescimento populacional no perodo. Cada brasileiro produz 1,1 quilograma de lixo em mdia por dia. No Pas, so coletadas diariamente 188,8 toneladas de resduos slidos. Desse total, em 50,8% dos municpios, os resduos ainda tm destino inadequado, pois vo para os lixes que o Brasil possui.

Vidro: O vidro um material ideal para a reciclagem e pode, dependendo das circunstncias, ser infinitamente reciclado. O uso de vidro reciclado em novos recipientes e cermicas possibilita a conservao de materiais e a reduo do consumo de energia . A reciclagem do vidro de extrema importncia para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados. A reciclagem do vidro ocorre basicamente em trs etapas. A primeira etapa a coleta, que feita por catadores, pois no Brasil a coleta seletiva ainda no uma realidade na grande maioria das cidades. Nessa etapa o vidro simplesmente recolhido e levado a central de reciclagem. No entanto por ser um material pesado e cortante esse transporte dificultado.

A segunda etapa a separao, quando o vidro separado por cores e tipos. Nessa etapa importante eliminar qualquer tipo de vidro especial, como o Pyrex, pois estes, ainda que em pequenas quantidades, causam grandes alteraes na viscosidade do produto final. Por ltimo o material lavado, para retirar as embalagens, triturado para facilitar sua liquefao e liquefeito, tornando-se novamente materia-prima para as indstrias.

Plstico: No Brasil, a reciclagem do plstico um grande desafio pela falta de conscincia por parte da indstria e das redes varejistas e pela facilidade de uso e descarte. O plstico coletado pode ser proveniente de postos de coleta seletiva, programas sociais, escolas, cooperativas de catadores ou simplesmente do lixo. A reciclagem do plstico representa 17,5%. O nosso pas conta com o programa Plastivida implementado pela Associao Brasileira da Industria Qumica (Abiquim). Pelas pesquisas realizadas pela entidade, atualmente, o Brasil est acima de pases como Portugal e Grcia, pases que reciclam abaixo de 5% de seu plstico usado.

Papel: A reciclagem do papel to importante quanto sua fabricao. A matria prima para a fabricao do papel j est escassa, mesmo com polticas de reflorestamento e com uma maior conscientizao da sociedade em geral. Com o uso dos computadores, muitos cientistas sociais acreditavam que o uso de papel diminuiria, principalmente na indstria e nos escritrios, mas isso no ocorreu e o consumo de papel nas duas ltimas dcadas do sculo XX foi recorde. Na fabricao de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de gua muitas vezes menor e o consumo de energia cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petrleo, 98 mil litros de gua e 2.500 kw/h de energia eltrica com uma tonelada de papel reciclado. Teoricamente, as fbricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crtica de produo de celulose j foi feita anteriormente. Porm as indstrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indstrias, s vezes subsidiadas, no fazem muitos investimentos em controle ambiental. importante ressaltar que o papel no pode ser reciclado infinitas vezes, pois as fibras perdem a resistncia e as caractersticas que definem o tipo do papel. Por isso, ser sempre necessrio o uso de fibras virgens originrias das florestas plantadas para viabilizar a produo e atender s necessidades de consumo da populao.

Metal; O metal um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metlicos em diversos produtos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do metal reciclado.O metal reciclado tem praticamente todas as caractersticas do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas caractersticas e qualidade. O alumnio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O ao aps ser reciclado volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peas automotivas, por exemplo. A reciclagem do metal de extrema importncia para o meio ambiente. O metal tem um alto valor para a reciclagem. Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de metal a separao e coleta seletiva do metal. Nas empresas, residncias e outros locais existem espaos destinados ao descarte de metal.

Curiosidades: O papel reciclado precisa de 60% menos energia e gua para ser fabricado do que o papel novo. No h limites para o nmero de vezes que o alumnio pode ser reciclado.

Papel de correspondncia intil e jornais podem ser reutilizados como enchimento de embalagem.

Papel impresso desnecessrio pode ser cortado e grampeado para fazer blocos de anotaes.

Sacolas plsticas podem ser reutilizadas para forrar lixeiras ou como enchimento de embalagens.

Garrafas de plstico recicladas podem ser transformadas em tapetes, casacos, cercas e muitas outras coisas.

Garrafas de vidro recicladas podem ser transformadas em estradas, azulejos ou at mesmo em pranchas de surfe.

caixas de filme fotogrfico podem ser reutilizadas para armazenar agulhas, parafusos, botes e alfinetes.

Das könnte Ihnen auch gefallen