Sie sind auf Seite 1von 18

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Lngua Portuguesa AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Joo Bolognesi H de Haver AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAA

LNGUA PORTUGUESA

H DE HAVER

PROF. JOO BOLOGNESI

AAA AAA AAA AAA AAA AAA 1 AAA AAA AAA AAA

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

H DE HAVER
PROF. JOO BOLOGNESI

Haver um verbo rico de usos e sentidos. No dicionrio Houaiss, haver no o maior verbete, mas est entre os campees. Para se ter uma ideia da grandeza da criatura, o verbete ocupa quase duas colunas, perfazendo um total de 49 cm, ou seja, quase meio metro linear de informaes. E olha que a letra muito pequena. Essa diversidade de sentidos e construes com haver nem sempre corresponde ao portugus contemporneo. So muitas formas arcaicas e em desuso. As provas de concurso pblico, em razo disso, acabam delimitando as questes a mais ou menos 5 cm de informaes, o que torna nossa tarefa de domin-lo mais tangvel. Apesar da simplificao, ainda restam esses midos centmetros que, sem nenhum pudor, nos desafiam. E, diante das perguntas que me chegam aos ouvidos e olhos, h muito o que fazer em nome do verbo haver. O problema no conhecer pouco; o problema no conhecer o necessrio. A contabilidade dessa relao bvia: clculos imprecisos + movimentos desastrosos = concordncias equivocadas. Para sair do imbrglio, s h uma sada: viso do conjunto e organizao.

Forma simples e locuo verbal O verbo haver, em seus principais usos contemporneos, pode aparecer em uma forma simples ou em uma locuo verbal. Diante dessas duas possibilidades, faremos uma pequena explicao dos usos e sentidos, seguida de questes de provas.

Forma simples Quando o verbo haver aparece em uma forma simples, importante atentar-se ao sentido, pois isso que determinar a construo e a classificao dos termos da orao. Destaco dois usos que so fundamentais nas provas de concurso pblico:

1- Haver => impessoal - apresenta-se com o sentido de existir, acontecer, suceder, ocorrer H falhas no documento. Seria melhor que houvesse outras regulamentaes. Houve melhorias no servio aps as reclamaes. O verbo haver, nesta acepo, impessoal, forma orao sem sujeito e, portanto, fica na terceira pessoa do singular. No confundir com os verbos sinnimos (existir, ocorrer, acontecer, suceder, surgir...), pois estes trazem sujeito normalmente: Existem erros nos documentos. (o termo erros o sujeito) Acontecero muitas novidades nas prximas eleies. (o termo muitas novidades o sujeito) No ocorriam tais fenmenos naturais nesta regio. (o termo tais fenmenos naturais o sujeito)
2

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

Nos concursos, a acepo haver com o sentido de existir a mais recorrente. Tambm muito comum propor trocas entre haver e existir, o que exige resguardar as diferenas de cada verbo: Houve mudanas. (verbo impessoal, orao sem sujeito, mudanas objeto direto de haver) Existiram mudanas. (verbo pessoal, orao com sujeito, mudanas sujeito de existir )

Observao: No se pode usar o verbo ter no lugar do verbo haver quando este possui o sentido de existir . Esse tipo de troca muito comum no falar cotidiano, mas deve ser evitado em momentos formais. correto: H uma falha no documento. errado: Tem uma falha no documento.

2- Haver => impessoal - usado para referir-se a tempo passado, tempo decorrido. Ele chegou aqui h dois dias. Havia duas semanas que ele no dava notcias. O verbo haver, nesta acepo, impessoal, forma orao sem sujeito e, portanto, fica na terceira pessoa do singular. Na maioria das vezes possvel trocar pelo verbo fazer: Ele chegou aqui h dois dias = Ele chegou aqui faz dois dias. Havia duas semanas que ele no dava notcias = Fazia duas semanas que ele no dava notcias. Nos concursos, esta acepo recorrente.

Observao: Tambm aqui no se pode usar o verbo ter no lugar do verbo haver quando este referirse a tempo passado. correto: As inscries encerraram-se h uma semana. errado: As inscries encerraram-se tem uma semana.

Locuo verbal O verbo haver pode funcionar como verbo auxiliar ou como verbo principal e, com base nessa distino, nascem as regras:

3- Haver => verbo auxiliar trata-se da formao do tempo composto, em que se usar haver como verbo auxiliar, seguido de verbo principal na forma do particpio. As encomendas haviam chegado ontem. Se eles houverem recebido o pagamento, devero nos avisar. Embora todos hajam combinado a meta, o cumprimento dela improvvel. Ele poderia rever a posio se todos houvessem optado pela conciliao.

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

Neste uso, o auxiliar haver pode ser substitudo pelo auxiliar ter: As encomendas tinham chegado ontem. Se eles tiverem recebido o pagamento, devero nos avisar. Embora todos tenham combinado a meta, o cumprimento dela improvvel. Ele poderia rever a posio se todos tivessem optado pela conciliao.

No deixe de notar que, por ser mero auxiliar, o verbo haver no o fator determinante na concordncia. Tudo agora depende do verbo principal e da presena de sujeito na estrutura, algo que se deve analisar a cada nova orao: Haviam ocorrido chuvas torrenciais. (o verbo principal o particpio ocorrido; o sujeito da orao chuvas torrenciais) Se no houverem recebido o presente, as crianas logo reclamaro. (o verbo principal o particpio recebido; o sujeito oculto da primeira orao as crianas) Mesmo que os jogadores houvessem treinado mais, dificilmente teriam superado o time adversrio. (o verbo principal o particpio treinado; o sujeito da orao os jogadores)

4- Haver => verbo auxiliar usa-se haver como auxiliar na expresso h de...; o verbo principal vem na forma do infinitivo. As novidades ho de chegar aqui. Ho de nascer outras ideias. Apesar de todas as dificuldades, hei de vencer. Novamente, como haver funciona como auxiliar, deve-se saber analisar o verbo principal e a presena de sujeito na orao. Ho de surgir novas propostas na prxima reunio. (novas propostas o sujeito do verbo principal surgir; por isso, o plural ho no auxiliar) Haveriam de nascer planos que resolvessem esta situao difcil? (planos o sujeito do principal nascer; em razo disso, o auxiliar haveriam tem de ser flexionado no plural) H de haver bons resultados em nossos acordos. (a expresso verbal ficou no singular, pois o verbo principal haver, sentido de existir, forma uma orao sem sujeito, situao que exige a forma singular no auxiliar h; o termo bons resultados objeto direto) Compare: Ho de existir novos sonhos. (novos sonhos o sujeito, por isso o verbo concordou no plural; o verbo principal existir pessoal, ou seja, funciona com sujeito) H de haver novos sonhos. (novos sonhos objeto direto; o verbo principal haver [com sentido de existir] impessoal, ou seja, forma uma orao sem sujeito e, por isso, o verbo auxiliar ficou no singular)
4

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

5- Haver => verbo principal na locuo verbal, haver (sentido de existir) ser usado como verbo principal e, por causa do sentido, formar orao sem sujeito; com isso, a locuo deve ficar no singular por no trazer sujeito. Pode haver greves no ms seguinte. (greves objeto direto de haver) Comea a haver jogos importantes no campeonato. (jogos importantes objeto direto de haver) Parecia haver boas intenes em suas atitudes. (boas intenes objeto direto de haver) Em relao ao novo projeto, est havendo opinies favorveis. (opinies favorveis objeto direto de havendo) No Brasil, deveria haver mais punies judiciais no mbito poltico. (mais punies judiciais objeto direto de haver) Tem havido aes importantes nas campanhas oficiais. (aes importantes objeto direto de havido) Costuma haver campanhas de moralizao com o surgimento de alguns escndalos de corrupo. (campanhas objeto direto de haver) Conclua que a locuo ficar no singular quando o verbo principal for o verbo haver com sentido de existir.

SNTESE
Para facilitar o comentrio das 100 questes seguintes, vamos adotar a seguinte conveno: PADRO 1 Verbo haver usado em uma forma simples, no singular, pois indica existncia. Criou-se uma orao sem sujeito. PADRO 2 Verbo haver usado em uma forma simples, no singular, pois refere-se a tempo passado. Criou-se uma orao sem sujeito. PADRO 3 Verbo haver usado como verbo auxiliar de uma locuo verbal; a orao traz sujeito e, por isso, ocorre a concordncia. PADRO 4 Verbo haver usado como verbo auxiliar da locuo verbal h de...; a orao traz sujeito e, por isso, ocorre a concordncia. PADRO 5 Verbo haver usado como verbo principal de uma locuo verbal; como o verbo haver indica existncia, criou-se uma orao sem sujeito e, por isso, a locuo fica no singular. PADRO 6 Verbo haver usado como verbo auxiliar e tambm como verbo principal da locuo verbal h de haver; o segundo haver , o principal, traz o sentido de existir e com isso forma orao sem sujeito, o que exigir a concordncia singular na locuo.

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

QUESTES DE PROVA SELECIONADAS

As alternativas seguintes foram retiradas de questes de provas. Analise a construo em que o verbo haver est inserido e julgue a correo (certo ou errado). 1. (CESPE) Os que defendem os direitos dos trabalhadores afirmam que devem haver, em nosso pas, leis que disponham sobre as novas formas de trabalho autnomo e cobam o estabelecimento de relaes informais de trabalho 2. (CESPE) Na redao da pea exordial, deve haver indicaes precisas quanto identificao das partes bem como do representante daquele que figurar no plo ativo da eventual ao. 3. (CESPE) Embora houvessem surgido muitas discordncias entre os postulantes, os servidores aprovaram uma chapa por aclamao. 4. (CESPE) O nmero de brasileiros infectados pela dengue aumentou mais de 70% no primeiro trimestre do ano, em comparao com o mesmo perodo de 2009. O maior foco da doena se concentra em Gois, onde haviam 50 mil casos registrados. 5. (FGV) Sem dvida, devem haver formas de combater pacificamente a violncia. 6. (TJ-SC) Devem haver centenas de vdeos antigos espalhados pela internet mostrando o estrago. 7. (TJ-SC) Dada as circunstncias histricas, regionais, polticas e econmicas dos quatro pases-membros, no h nem poderia haver solues comuns. 8. (CESGRANRIO) Podia haver vrias divergncias no recinto. 9. (CESGRANRIO) Deve haver pessoas que no sejam passionais e tendenciosas. 10. (CESGRANRIO) No deve haver pessoas que no apreciem as nossas brincadeiras. 11. (CESGRANRIO) Deve haver vrios escritores para quem o advento das novas tecnologias foi bom. 12. (CESGRANRIO) Os cticos discordam, mas pode haver sonhos passveis de realizao se lutarmos por eles. 13. (VUNESP) Pode haver muitas outras plantas como essa em outros locais. 14. (VUNESP) Haviam muitos banqueiros que acreditavam numa prosperidade sem fim.

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

15. (FCC) Entre os cidados de todos os pases nunca deixaro de haver, por fora do nosso instinto de violncia, os que propugnam pela pena de morte. 16. (FCC) Sempre haver nos versos de Carlos Drummond de Andrade reflexes poticas que se enrazam nas experincias da vida. 17. (FCC) Economistas afirmam que em 2011 haver ainda mais oportunidades de emprego na indstria e no comrcio do que em 2010. 18. (FCC) Parecia haver muitas razes para que seus estudos de meteorologia no convencessem, mas a mais excntrica era inventar pretextos inverossmeis para seus erros. 19. (FCC) Duas alternativas sempre havero, restando-nos sempre a dificuldade de optar entre elas. 20. (FCC) Enquanto houverem parapeitos e janelas, no faltaro senhores e senhoras que ali se debrucem. 21. (FCC) Sempre haver esses mgicos canais da memria que nos transportam para situaes antigas, quando as vem evocar alguma situao do presente. 22. (FCC) Ainda que possam haver vozes discordantes, preciso reconhecer que a bossa nova tem sido o estilo mais influente na msica brasileira das ltimas dcadas. 23. (FCC) Frases sempre havero que, fora de se repetirem ao longo do tempo, acabam sendo tomadas como verdades absolutas. 24. (FCC) Sempre havero senhoras que se referiro a suas empregadas como "secretrias". 25. (FCC) No deixaro de haver, infelizmente, novas atrocidades coletivas, em nome de novos pretextos. 26. (FCC) Sempre havero pesquisadores dispostos a questionar as bases de novas teorias. 27. (FCC) bem possvel de que ainda venham a haver muitas conferncias como a da COP-15. 28. (FCC) Sempre haver de ocorrer deslizes, ao se transpor para a linguagem do dia-a-dia o vocabulrio de um campo tcnico. 29. (FCC) Caso deixassem de haver as grandes bibliotecas de hoje, possvel que os homens do futuro no pudessem interpretar plenamente a nossa cultura. 30. (FCC) Costumam haver nas pessoas extrovertidas traos marcantes de timidez.

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

31. (FCC) No deixaram de haver experimentos bem sucedidos, apesar de a comunidade acadmica ter acusado falta de comprovao da teoria. 32. (FCC) Houve muitos projetos apresentados, um dos quais prima pela absoluta radicalidade. 33. (FCC) Se houverem de ser consideradas as desculpas desse faltoso, por que no relevar as dos demais? 34. (FCC) Se se acrescentarem tribo dos micreiros as tribos dos celuleiros, dos devedeiros etc., haver de se incorporar lngua portuguesa muitos outros neologismos. 35. (FCC) Nunca havero de nos faltar, quando contamos com amigos verdadeiros, a fora justa das palavras certas. 36. (FCC) Os sofrimentos que pesam sobre algum havero de ser mais leves com a companhia solidria de um amigo leal. 37. (FCC) So muitos os aspectos do documento que merecem detida anlise do advogado, mas tudo indica que no haver alteraes significativas. 38. (FCC) Muitas repercusses passaro a haver no direito interno, caso a Concordata consagre os acordos que constituem o principal interesse da Igreja. 39. (FCC) Falhas nos julgamentos sempre havero, mas a excessiva burocratizao dos ritos jurdicos acaba por multiplic-las. 40. (FCC) Sempre haver atletas compulsivos, pois sempre existiro pessoas ansiosas. 41. (FCC) Haviam perguntas que no foram respondidas durante o interrogatrio. 42. (FCC) Ainda que hajam interesses particulares em jogo, os jornalistas devem considerar o interesse pblico das notcias. 43. (FCC) No houvessem respostas instintivas e violentas armazenadas em nossa memria, teramos mais tempo para ponderar nossas decises. 44. (FCC) Est havendo resultados surpreendentes nos programas de capacitao de jovens que vivem na periferia, preparando-os efetivamente para o mercado de trabalho. 45. (FCC) Caso no haja meios ticos para que avancemos por um caminho, cada um dos nossos passos haver de ser ilegtimo.

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

46. (FCC) Poucas opes haviam to vigorosas e vitais quanto a da carreira literria, nos idos dos sculos XVIII e XIX. 47. (FCC) O fato de que sempre tenham havido divergncias entre as culturas no deve nos fazer esquecer de que, ainda assim, os seres humanos tm mais coisas em comum do que deixa ver a fisiologia de seus corpos. 48. (ESAF) S por meio de uma boa aplicao dos avanos da cincia, aliada prtica das causas comuns, ho de haver os verdadeiros repartes. 49. (ESAF) Casos tm havido em que, at o envelhecer, o artista no o encontra. 50. (ESAF) No existem frmulas precisas ou exatas para avaliar uma obra de arte, no existe um padro de medida ou quantificao, tampouco podem haver modelos rgidos pr-estabelecidos. 51. (ESAF) Devemos imaginar que possam haver verdadeiros patriotas entre ns. 52. (ESAF) Por um erro de avaliao, o lugar reservado para a cerimnia foi o auditrio da Faculdade de Cincias da Sade, com capacidade mxima para 500 pessoas, embora houvessem mil. 53. (ESAF) Outra de Lus Vicncio Mamiami, Arte de gramtica da lngua braslica da nao cariri, s publicada em Lisboa em 1699, embora hajam levantamentos de gramticas e lxicos de muitas outras lnguas indgenas, que Darcy Ribeiro balanceou em l954. 54. (ESAF) A economista snior do Banco Mundial evitou polemizar sobre o assunto, mas disse que, embora hajam experincias de sucesso em Cuba, falta por l o acesso da populao ao governo.

As alternativas seguintes foram retiradas de questes da FCC em que se deve indicar se a forma correta a ser preenchida singular ou plural. 55. (FCC) Entre alemes e ingleses ...... (haver) terrveis massacres, sobretudo quando se recorreu aos bombardeios areos. 56. (FCC) A mulher queixou-se de que as roupas que ...... (haver) estendido sofreram prejuzos com a batalha que se travou. 57. (FCC) Diante da ao do humor ...... (haver) sempre de tremer os que querem ocultar suas fraquezas. 58. (FCC) Em qualquer notcia que provenha do nosso ntimo no mais ...... (haver) de se ocultar as verdades que fingimos desconhecer.
9

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

59. (FCC) Sempre ...... (haver) de ocorrer, para uma pessoa como aquela senhora no banco, to impiedosos constrangimentos? 60. (FCC) No ...... (costumar) haver, nas viagens de trem, passageiros vociferando por causa de um contratempo. 61. (FCC) Os pesquisadores no ...... ( haver) de se ofender, caso os termos do editorial da revista fossem menos prepotentes. 62. (FCC) Desde que ...... (passar) a haver ganhos com o progresso tecnolgico, cresceram nossos sonhos de consumo. 63. (FCC) Os que no gostam de TV jamais ...... ( haver) de se lamentar por terem aberto janelas sobre seus prprios devaneios. 64. (FCC) Somente ...... (haver) de merecer a confiana do leitor os jornalistas que se mantiverem independentes. 65. (FCC) Por mais que se ........ (haver) beneficiado com o progresso, os caboclos no deixaram de sofrer algumas de suas desvantagens. 66. As divergncias que ...... ( costumar) haver numa sociedade dividida alcanam expresso poltica numa democracia. 67. Momentos de solido e contemplao ...... (haver) de perturbar os que se entregam gostosamente aos estmulos eletrnicos. 68. Se no ...... (haver) outras razes, a juventude e o entusiasmo deveriam bastar para se valorizar o jovem. 69. Nem sempre ......... (haver) de respeitar as leis da religio quem se curva s leis civis. 70. As recentes alteraes que ...... (haver) no Cdigo Civil brasileiro so elogiveis em muitos aspectos.

71. (FCC) Em h verbos supostamente ativos que no expressam ao realizada, alterando a flexo dos verbos haver e expressar para o pretrito perfeito do indicativo, tem-se a) havia verbos supostamente ativos que no expressavam ao realizada. b) houve verbos supostamente ativos que no expressaram ao realizada. c) houveram verbos supostamente ativos que no expressavam ao realizada. d) haviam verbos supostamente ativos que no expressavam ao realizada. e) houve verbos supostamente ativos que no expressavam ao realizada.
10

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

72. (CESGRANRIO) Considere as frases abaixo. I H amigos de infncia de quem nunca nos esquecemos. II Deviam existir muitos funcionrios despreparados; por isso, talvez, existissem discordncias entre os elementos do grupo. Substituindo-se em I o verbo haver por existir e em II o verbo existir por haver, a sequncia correta a) existem, devia haver, houvesse. b) existe, devia haver, houvessem. c) existe, devia haver, houvesse. d) existem, deviam haver, houvesse. e) existe, deviam haver, houvessem.

73. (FGV) Aqui h plantas que do duas, trs safras por ano. Substituindo-se a forma verbal do trecho acima por outra, s no se respeitou a norma culta em: a) Aqui existem plantas que do duas, trs safras por ano. b) Aqui deve haver plantas que do duas, trs safras por ano. c) Aqui podem existir plantas que do duas, trs safras por ano. d) Aqui h de existir plantas que do duas, trs safras por ano. e) Aqui pode haver plantas que do duas, trs safras por ano.

74. (FCC) Mas muitos bilogos ho de concordar ... Diferentemente do que se tem acima, a frase que, consoante o padro culto escrito, exige o emprego do verbo haver no singular : a) Muitas teorias j __________ sido submetidas sua anlise quando ele expressou essa convico. b) Talvez __________ algumas verses da teoria citada, mas certamente poucos as conhecem. c) Quantos bilogos __________ pesquisado o assunto e talvez no tenham a mesma opinio. d) Alguns mitos falsos __________ merecido representao artisticamente irrepreensvel. e) Ns __________ de corresponder s expectativas depositadas em nossa equipe.

75. (FGV) ...h outras formas de garantir a transparncia... Assinale a alternativa em que, alterando-se o trecho acima, manteve-se adequao norma culta. a) ...h de existir outras formas de garantir a transparncia... b) ...ho de haver outras formas de garantir a transparncia... c) ...devem existir outras formas de garantir a transparncia... d) ...devem haver outras formas de garantir a transparncia... e) ...podem haver outras formas de garantir a transparncia...
11

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

76. (FGV) Na construo de uma das opes abaixo foi empregada uma forma verbal que segue o mesmo tipo de uso do verbo haver em H dessas reminiscncias que no descansam.... Assinale-a: a) Todos eles ho de sentir o mesmo gosto pela poltica. b) Naquela poca choveram cartas de apoio sua candidatura. c) Faz muitos anos que tudo isso aconteceu. d) Todos os alunos haviam estudado muito para aquela prova. e) Os homens fizeram um abaixo-assinado para resolver o problema.

77. (FGV) Existem planos para construir mais 20 centros urbanos parecidos na China e na ndia nos prximos anos. Assinale a alternativa em que a alterao do verbo grifado no trecho acima tenha sido feita de acordo com as normas gramaticais a) Deve existir planos para construir... b) Deve haver planos para construir... c) Houveram planos para construir... d) Ho de haver planos para construir... e) H de existir planos para construir...

78. (FGV) No Brasil, por exemplo, existem regras de criminal compliance... Assinale a alternativa em que a alterao do trecho acima tenha provocado INADEQUAO quanto norma culta. No leve em conta a alterao de sentido. a) No Brasil, por exemplo, haver regras de criminal compliance ... b) No Brasil, por exemplo, deve haver regras de criminal compliance... c) No Brasil, por exemplo, h de existir regras de criminal compliance... d) No Brasil, por exemplo, devem existir regras de criminal compliance... e) No Brasil, por exemplo, podero existir regras de criminal compliance...

79. (VUNESP) H mais espcies de plantas do que em toda a Europa. Nesse trecho, substituindo-se o verbo haver pela locuo deve haver, no futuro do presente do indicativo, obtm-se: a) Deve haver mais espcies de plantas do que em toda a Europa. b) Devem haver mais espcies de plantas do que em toda a Europa. c) Dever haver mais espcies de plantas do que em toda a Europa. d) Devero haver mais espcies de plantas do que em toda a Europa. e) Devia haver mais espcies de plantas do que em toda a Europa.
12

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

80. (CESGRANRIO) Substituindo-se o verbo destacado em "S existem dois dias..." por uma locuo verbal, ficar em DESACORDO com as regras de concordncia verbal, segundo o registro culto e formal da lngua, a expressa em a) podem existir. b) ho de existir. c) h de haver. d) deve haver. e) deve existir.

81. (CESPE) H tambm fortes indcios de que o exerccio favorece o aprimoramento da funo cognitiva em razo de propiciar melhora na eficincia do funcionamento dos neurnios Preserva-se a correo gramatical do texto ao se substituir a forma verbal H por Existe.

82. (CESPE) Precisa haver um nmero significativo de pessoas qualificadas e competentes para dar conta de todos os servios demandados para a realizao das grandes transaes econmicas, manipulaes das bolsas de valores, transferncias bancrias, entre outras. Seria privilegiada a conciso do texto se, no trecho Precisa haver um nmero significativo de pessoas qualificadas e competentes, o segmento sublinhado fosse suprimido. Nesse caso, no entanto, seria necessria a alterao de Precisa haver para Precisam haver.

83. (CESPE) No trecho No houve sinalizao de plano de combate ao trfico de armas, ponto central nessa discusso, a substituio de sinalizao por sinais m anteria a correo gramatical da orao.

84. (CESPE) No existem solues mgicas. Amplia-se a possibilidade de a primeira assero do texto ser verdadeira, preservando-se a correo gramatical e a coerncia entre os argumentos, ao se substituir No existem por No devem haver.

85. (CESPE) Nos produtos que contm brinquedos como brindes, devem existir informaes sobre sua certificao impressas na embalagem do produto. possvel substituir o verbo existir por haver, sem prejuzo ao sentido e correo gramatical do perodo.

86. (CESPE) Existiram diferentes verses da Bandeira Nacional A forma verbal Existiram poderia ser corretamente substituda por Houveram.

87. (CESPE) A transio do feudalismo para o capitalismo trouxe mudanas fundamentais nas relaes entre os indivduos, sendo que o fim dos laos de dependncia pessoal que existiam entre o vassalo e o senhor feudal permitiu a definio poltico-jurdica do sujeito com a exigncia da igualdade de direitos. Pelo significado textual, a forma verbal existiam admite a substituio por haviam.

88. (CESPE) Acidentalmente, havia uma ou duas clulas-tronco na placa de cultura. Caso as palavras uma ou sejam eliminadas, o verbo haver dever ir para o plural para concordar com duas clulas-tronco.

13

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

89. (CESPE) Como a legislao no Brasil est atrasada, no existem leis especficas para crimes cometidos pela Internet. A palavra existem pode ser corretamente substituda por h.

90. (CESPE) Para a sociedade, coletivamente, s haver vantagens na busca de maior produtividade quando seus resultados forem distribudos para elevar o nvel de bem -estar coletivo. A coerncia e a correo gramatical do texto seriam mantidas ao se substituir s haver por s existir.

91. (CESPE) No trecho H muito mais coisa por trs disso, se a palavra coisa estivesse no plural e o verbo haver estivesse no pretrito imperfeito, seria necessrio reescrev-lo da seguinte forma: Haviam muito mais coisas por trs disso.

92. (CESPE) No Brasil, um exame, ainda que superficial, da questo da segurana pblica revela que h um crescimento contnuo da criminalidade e da violncia... A substituio da expresso "um crescimento contnuo" por elevaes constantes no exigiria a mudana de nmero do verbo haver - "h"-, mas alteraria o sentido original do texto.

93. (CESPE) H pessoas que desperdiam muito dinheiro Trocando-se haver por existir, o verbo existir deve vir no plural, concordando com "pessoas", da seguinte forma: Existem pessoas que desperdiam muito dinheiro.

94. (CESPE) Se o trecho no deveria haver retaliao estivesse flexionado no plural, a forma verbal deveria teria de ser substituda por deveriam.

95. (CESGRANRIO) "sempre houve muitas frustraes, muitos fracassos." O verbo haver est na 3 pessoa do singular, pois, nesse caso, ele impessoal.

96. (ESAF) Mas h outras em que muito positivo que existam mecanismos que aumentem a possibilidade de mudanas e que at as encorajem. Refora-se a ideia de possibilidade, j expressa no perodo sinttico, ao substituir h por podem haver, sem prejudicar a correo gramatical do texto.

97. (ESAF) Hoje, h dois tpicos que determinam a atitude tolerante liberal em relao ao outro. A forma verbal existe pode substituir h sem que haja prejuzo para a correo gramatical.

98. (ESAF) H nas prticas sociais cotidianas que vivemos um questionamento constante de modos de viver a vida social. A alternativa textual de se empregar o verbo existir no lugar do impessoal H e preservar a correo gramatical exige que seja usada a forma do plural: existem.
14

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

99. (ESAF) Por exemplo, se a participao da massa salarial na renda global estiver diminuindo e a produtividade do trabalho estiver crescendo, o custo do trabalho por unidade de produto diminuir e haver um aumento de lucro. No se flexionou no plural a forma verbal do verbo haver porque o sintagma que se lhe segue est no singular.

100. (CESPE) H de haver alguma entrada. Na expresso H de haver, verifica-se o emprego impessoal do verbo haver na forma H.

Haver: palavras finais Quem se prepara para um concurso deve ser proficiente em haver dentro dos usos e acepes minuciosamente trabalhados acima. Tambm deve ser ciente de que h outras construes com haver que fazem parte do portugus contemporneo, apesar da baixa recorrncia em provas. Na realidade, so expresses mais comuns ao contexto jurdico, mas nada impede que todos faam uma visita amistosa. ficar atento com o que sempre cai e com o que um dia pode cair. Um olho no peixe e outro no gato. Na linguagem oral dos brasileiros, o verbo haver est praticamente extinto, porm em situaes de formalidade seu uso corrente e traz prestgio a quem o manipula com sabedoria. Quem quiser dar continuidade a essa jornada, em minha obra Portugus Forense (Editora Damsio de Jesus) h uma lista bastante completa de haver: usos e sentidos. Tambm os bons dicionrios traro tais formaes, seus sinnimos e exemplos. A ttulo de ilustrao, trago um recorte de gibi. Lia a histria minha filha Marina quando me saltou aos olhos um haver fora da lei. No vou atrs dos erros, mas, no adianta, eles me acham.

15

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

GABARITO
1. Errado / deve haver (padro 5) 20. Errado / houver (padro 1) 2. Correto (padro 5) 21. Correto (padro 1) 3. Correto (padro 3) 22. Errado / possa haver (padro 5) 4. Errado / havia (padro 1) 23. Errado / haver (padro 1) 5. Errado / deve haver (padro 5) 24. Errado / haver (padro 1) 6. Errado / deve haver (padro 5) 25. Errado / deixar de haver (padro 5) 7. Correto (padres 1 e 5) 26. Errado / haver (padro 1) 8. Correto (padro 5) 27. Errado / venha a haver (padro 5) 9. Correto (padro 5) 28. Errado / (deslizes) havero de ocorrer (padro 4) 10. Correto (padro 5) 29. Errado / deixasse de haver (padro 5) 11. Correto (padro 5) 30. Errado / Costuma haver (padro 5) 12. Correto (padro 5) 31. Errado / No deixou de haver (padro 5) 13. Correto (padro 5) 32. Correto (padro 1) 14. Errado / Havia (padro1) 15. Errado / deixar de haver (padro 5) 16. Correto (padro 1) 17. Correto (padro 1) 18. Correto (padro 5) 19. Errado / haver (padro 1) 33. Correto / Se (as desculpas) houverem de ser consideradas (padro 4) 34. Errado / (muitos outros neologismos) havero de se incorporar (padro 4) 35. Errado / (a fora justa) nunca haver de nos faltar (padro 4) 36. Correto (padro 4)

16

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

37. Correto (padro 1) 38. Errado / passar a haver (padro 5) 39. Errado / haver (padro 1) 40. Correto (padro 1) 41. Errado / Havia (padro 1)

57. ho sempre de tremer os que querem ocultar suas fraquezas (padro 4) 58. no mais ho de se ocultar as verdades (padro 4) 59. (to impiedosos constrangimentos) Sempre ho de ocorrer? (padro 4) 60. No costuma haver (padro 5)

42. Errado / haja (padro 1) 43. Errado / houvesse (padro 1) 44. Correto (padro 5) 45. Correto (padres 1 e 4) 46. Errado / havia (padro 1) 47. Errado / tenha havido (padro 5) 48. Errado / h de haver (padro 6) 49. Errado / tem havido (padro 5) 50. Errado / pode haver (padro 5) 51. Errado / possa haver (padro 5) 52. Errado / houvesse (padro 1) 53. Errado / haja (padro 1) 54. Errado / haja (padro 1) 55. Entre alemes e ingleses houve terrveis massacres (padro 1) 56. as roupas que havia estendido (sujeito oculto a mulher / padro 3) 70. As recentes alteraes que houve no Cdigo Civil brasileiro (padro 1) 71. B (padro 1) 72. A (padres 5 e 1)
17

61. Os pesquisadores no haveriam de se ofender (padro 4) 62. Desde que passou a haver ganhos com o progresso tecnolgico (padro 5) 63. ho de se lamentar (padro 4) 64. (os jornalistas) havero de merecer a confiana do leitor (padro 4) 65. Por mais que (os beneficiado (padro 3) caboclos) se hajam

66. As divergncias que costuma haver numa sociedade dividida (padro 5) 67. Momentos de solido e contemplao ho de perturbar (padro 4) 68. Se no houvesse outras razes (padro 1) 69. (quem se curva s leis civis) nem sempre h de respeitar as leis da religio (padro 4)

Lngua Portuguesa Joo Bolognesi H de Haver

73. D (ho de existir plantas = padro 4; no restante, todas corretas: alternativa B = padro 5; alternativa E = padro 5) 74. B (Talvez haja algumas verses => padro 1; no restante: alternativas A, B e D => padro 3; alternativa E => padro 4) 75. C (nas alternativas restantes, h locuo verbal; na alternativa A => padro 4; nas alternativas B, D e E => padro 5) 76. C (trabalha-se nesta questo a noo de verbos impessoais, o que se identifica no uso de haver, ao indicar existncia , e o verbo fazer, ao referir-se a tempo) 77. B (padro 5) 78. C / ho de existir (padro 4) 79. C (padro 5) 80. E (locuo verbal, o verbo principal existir traz sujeito dois dias e, por isso, a locuo deve ser usada no plural: devem existir dois dias ) 81. Errado (ao mudar haver por existir, muda-se tambm de uma orao sem sujeito para uma orao com sujeito, o que acarreta a formao plural: Existem tambm fortes indcios) 82. Errado (padro 5) 83. Correto (padro 1) 84. Errado (padro 5) 85. Errado (como se formou uma locuo verbal, a mudana do verbo principal de existir para haver, muda toda a sintaxe da frase, pois se saiu de uma orao com sujeito [devem existir informaes = sujeito] para uma orao sem sujeito [deve haver informaes = objeto direto] => padro 5)

86. Errado (padro 1) 87. Errado (padro 1) 88. Errado (padro 1) 89. Correto (padro 1) 90. Errado (como vantagens passa a ser o sujeito de existir, a concordncia obrigatoriamente tambm vai para o plural: s existiro vantagens) 91. Errado (o verbo haver mantm o sentido de existir, portanto permanece no singular: Havia muito mais coisas por trs disso => padro 1) 92. Correto 93. Correto 94. Errado (padro 5) 95. Correto (padro 1) 96. Errado (padro 5) 97. Errado (dois tpicos passa a ser o sujeito e, por isso, exige a concordncia tambm plural: Hoje, existem dois tpicos...) 98. Errado (questionamento passa a ser o sujeito de existir , mas forma singular, portanto existir deve ficar tambm questionamento) no singular: Existe...um

99. Errado (independentemente de o sintagma estar no singular ou no plural, o verbo haver, com o sentido de existir, formou uma orao sem sujeito, portanto ficar no singular => padro 1). 100. Errado (h de haver => h s o verbo auxiliar; de haver o principal, ele que traz o valor de impessoal => padro 6)

18

Das könnte Ihnen auch gefallen