Sie sind auf Seite 1von 96

coleo TRANS

Gilles Deleuze Flix Guattari MIL PLATS


Capitalismo e Esquizofrenia

Vol. 2
Coordenao da traduo Ana Lcia de Oliveira Editora 34 Ltda. - Rua Hungria, 592 Jardim Europa CEP 01455-000 So Paulo - SP Brasil Tel/Fax (011) 816-6777 Copyright Editora 34 Ltda. (edio brasileira), 1995 Mille plateaux Les ditions de Minuit, Paris, 1980
A FOTOCPIA DE QUALQUER FOLHA DESTE LIVRO ILEGAL, E CONFIGURA UMA APROPRIAO INDEVIDA DOS DIREITOS INTELECTUAIS E PATRIMONIAIS DO AUTOR.

Ttulo original: Mille plateaux - Capitalisme et schizophrnie Capa, projeto grfico e editorao eletrnica: Bracher & Malta Produo Grfica Reviso tcnica: Luiz Orlandi Reviso: Leny Cordeiro 1.a Edio - 1995, 1.a Reimpresso - 1997 CIP - Brasil. Catalogao-na-fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ.
D39m Deleuze, Gilles, 1925- 1995 Mil plats - capitalismo e esquizofrenia / Gilles Deleuze, Flix Guattari; traduo de Ana Lcia de Oliveira e Lcia Cludia Leo. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995 (Coleo TRANS) Traduo de : Mille plateaux - capitalisme et schizophrnie ISBN 85-85490-65-9 1. Psiquiatria social. 2. Esquizofrenia - Aspectos sociais. 3. Capitalismo - Aspectos sociais. 4. Psicopatologia. I. Guattari, Flix, 1930-1992. II. Ttulo. III. Ttulo: Capitalismo e esquizofrenia. IV. Srie. 95-0595 CDD- 194 CDU - 1(44)

Das abas do livro: Dizem que no existe livro que traduza 68: isso falso! Esse livro Mil plats. Mil plats o materialismo histrico em ato de nossa poca. Contrastando radicalmente com certa deriva atual, os Mil plats reinventam as cincias do esprito (deixando bem claro que, na tradio em que se situam Deleuze e Guattari, geist o crebro), renovando o ponto de vista da historicidade, em sua dimenso ontolgica e constitutiva. Os Mil plats precedem o ps-moderno e as teorias de hermenutica fraca: antecipam uma nova teoria da expresso, um novo ponto de vista ontolgico instrumento graas ao qual se encontram em posio de combater a psmodernidade, desvelando e dinamitando suas estruturas. Trata-se aqui de um pensamento forte, mesmo quando se aplica "fraqueza" do cotidiano. Quanto ao seu projeto, trata-se de apreender o criado, do ponto de vista da criao. Esse projeto no tem nada de idealista: a fora criadora um rizoma material, ao mesmo tempo mquina e esprito, natureza e indivduo, singularidade e multiplicidade e o palco a histria, de 10.000 a.C. aos dias de hoje. O moderno e o ps-moderno so ruminados e digeridos, e reaparecem contribuindo para fertilizar abundantemente uma hermenutica do porvir. Relendo os Mil plats anos mais tarde, o que mais impressionante a incrvel capacidade de antecipao que a se exprime. O desenvolvimento da informtica e da automao, os novos fenmenos da sociedade meditica e da interao comunicacional, as novas vias percorridas pelas cincias naturais e pela tecnologia cientfica, em eletrnica, biologia, ecologia, etc, so apenas previstos, mas j levados em conta como horizonte epistemolgico, e no como simples tecido fenomenolgico sofrendo uma extraordinria acelerao. Mas a superfcie do quadro no qual se desenrola a dramaturgia do futuro , na verdade, ontolgica uma superfcie dura e irredutvel, precisamente ontolgica e no transcendental, constitutiva e. no sistmica, criativa e no liberal. Se toda filosofia assume e determina sua prpria fenomenologia, uma nova fenomenologia se afirma aqui com fora. Ela se caracteriza pelo processo que remete o mundo produo, a produo subjetividade, a subjetividade potncia do desejo, a potncia do desejo ao sistema de enunciao, a enunciao expresso. E vice-versa. E no interior da linha traada a partir do "vice-versa", quer dizer, indo da expresso subjetiva superfcie do mundo, historicidade em ato, que se revela o sentido do processo (ou ainda a nica ideologia que a imanncia absoluta pode se permitir): o sentido do processo o da abstrao. O sujeito que produz o mundo, na horizontalidade ampliada de suas projees, efetua ele mesmo,

cada vez mais, sua prpria realizao. A primeira vista, o horizonte do mundo construdo por Deleuze-Guattari parece animista: mas muito rapidamente se v que esse animismo traduz a mais alta abstrao, o processo incessante dos agenciamentos maqunicos e das subjetividades se elevando a uma abstrao cada vez mais alta. Nesse mundo de cavernas, de dobras, de rupturas, de reconstrues, o crebro humano se dedica a compreender, antes de mais nada, sua prpria transformao, seu prprio deslocamento, para alm da conflitualidade, nesse lugar em que reina a mais alta abstrao. Mas essa abstrao novamente desejo. Antnio Negri Este livro foi publicado com o apoio do Ministrio das Relaes Exteriores da Frana.

MIL PLATS Capitalismo e Esquizofrenia Vol. 2

11 4. 20 DE NOVEMBRO DE 1923 - POSTULADOS DA LINGSTICA (Traduo de Ana Lcia de Oliveira e Lcia Cludia Leo) 50 5. 587 A.C. - 70 D.C. - SOBRE ALGUNS REGIMES DE SIGNOS (Traduo de Ana Lcia de Oliveira e Lcia Cludia Leo) 92 ndice Geral dos Volumes

NOTA DOS AUTORES: Esse livro a continuao e o fim de Capitalismo e Esquizofrenia, cujo primeiro tomo O anti-dipo. No composto de captulos, mas de "plats". Tentamos explicar mais adiante o porqu (e tambm por que os textos so datados). Em uma certa medida, esses plats podem ser lidos independentemente uns dos outros, exceto a concluso, que s deveria ser lida no final. J foram publicados: "Rizoma" (Ed. de Minuit, 1976); "Um s ou vrios lobos" (revista Minuit, n 5); "Como produzir um corpo sem rgos" (Minuit, n" 10). Eles so aqui republicados com modificaes.

NOTA DO EDITOR: Esta edio brasileira de Mil plats, dividindo a obra original em cinco volumes, foi organizada com o acordo dos autores e da editora francesa (Ed. de Minuit).

4. 20 DE NOVEMBRO DE 1923 - POSTULADOS DA LINGSTICA

Agenciamento da palavra de ordem

I. A LINGUAGEM SERIA INFORMATIVA E COMUNICATIVA A professora no se questiona quando interroga um aluno, assim como no se questiona quando ensina uma regra de gramtica ou de clculo. Ela "ensigna", d ordens, comanda. Os mandamentos do professor no so exteriores nem se acrescentam ao que ele nos ensina. No provm de significaes primeiras, no so a conseqncia de informaes: a ordem se apia sempre, e desde o incio, em ordens, por isso redundncia. A mquina do ensino obrigatrio no comunica informaes, mas impe criana coordenadas semiticas com todas as bases duais da gramtica (masculino-feminino, singular-plural, substantivo-verbo, sujeito do enunciado-sujeito de enunciao etc). A unidade elementar da linguagem o enunciado a palavra de ordem. Mais do que o senso comum, faculdade que centralizaria as informaes, preciso definir uma faculdade abominvel que consiste em emitir, receber e transmitir as palavras de ordem. A linguagem no mesmo feita para que se acredite nela, mas para obedecer e fazer obedecer. "A baronesa no tem a mnima inteno de me convencer de sua boa f, ela me indica simplesmente aquilo que prefere me

ver fingir admitir1". Isso pode ser percebido nos informes da polcia ou do governo, que pouco se preocupam com a verossimilhana ou com a veracidade, mas que definem muito bem o que deve ser observado e guardado. A indiferena dos comunicados em relao a qualquer credibilidade freqentemente beira a provocao. O que prova que se trata de uma outra coisa. Mas deixemos bem claro: a linguagem no exige mais do que isso. Spengler observa que as formas fundamentais da fala no so o enunciado de um juzo nem a expresso de um sentimento, mas "o comando, o testemunho de obedincia, a assero, a pergunta, a afirmao ou a negao", frases muito curtas que comandam a vida e que so inseparveis dos empreendimentos ou das grandes realizaes: "Pronto?", "Sim", "Vamos2".
1 Georges Darien, Lpaulette, 10-18, p.435. Ou Zola, La bete bumaine, Gallimard, p.188: "E ela dizia isso, no para convenc-lo, mas unicamente para adverti-lo de que ela devia ser inocente aos olhos dos outros". Esse tipo de frase nos parece caracterstico do romance em geral, muito mais do que a frase informativa "a marquesa saiu s cinco horas". 2 Spengler, Lhomme et la technique, Gallimard, Ides, p.103.

As palavras no so ferramentas; mas damos s crianas linguagem, canetas e cadernos, assim como damos ps e picaretas aos operrios. Uma regra de gramtica um marcador de poder, antes de ser um marcador sinttico. A ordem no se relaciona com significaes prvias, nem com uma organizao prvia de unidades distintivas, mas sim o inverso. A informao apenas o mnimo estritamente necessrio para a emisso, transmisso e observao das ordens consideradas como comandos. preciso estar suficientemente informado para no confundir Au feu! (Fogo!) com Au jeu! (Jogo!), ou para evitar a situao deveras desagradvel do professor e do aluno segundo Lewis Carroll (o professor lana uma questo do alto da escadaria, transmitida pelos valetes que a deformam a cada degrau, ao passo que o aluno, embaixo, no ptio, envia uma resposta, ela mesma deformada, a cada etapa da subida). A linguagem no a vida, ela d ordens vida; a vida no fala, ela escuta e aguarda3. Em toda palavra de ordem, mesmo de um pai a seu filho, h uma pequena sentena de morte um Veredito, dizia Kafka. O difcil precisar o estatuto e a extenso da palavra de ordem. No se trata de uma origem da linguagem, j que a palavra de ordem apenas uma funo-linguagem, uma funo coextensiva linguagem. Se a linguagem parece sempre supor a linguagem, se no se pode fixar um ponto de partida no-lingstico, porque a linguagem no estabelecida entre algo visto (ou sentido) e algo dito, mas vai sempre de um dizer a um dizer. No acreditamos, a esse respeito, que a narrativa consista em comunicar o que se viu, mas em transmitir o que se ouviu, o que um outro disse. Ouvir dizer.

Nem mesmo basta evocar uma viso deformante vinda da paixo. A "primeira" linguagem, ou, antes, a primeira determinao que preenche a linguagem, no o tropo ou a metfora, o discurso indireto. A importncia que se quis dar metfora, metonmia, revela-se desastrosa para o estudo da linguagem. Metforas e metonmias so apenas efeitos que s pertencem linguagem quando j supem o discurso indireto. Existem muitas paixes em uma paixo, e todos os tipos de voz em uma voz, todo um rumor, glossolalia: isto porque todo discurso indireto, e a translao prpria linguagem a do discurso indireto. Benveniste nega que a abelha tenha uma linguagem, ainda que disponha de uma codificao orgnica, e at mesmo se utilize de tropos. Ela no tem linguagem porque capaz de comunicar o que viu, mas no de transmitir o que lhe foi comunicado. A abelha que percebeu um alimento pode comunicar a mensagem quelas que no o perceberam; mas a que no o percebeu no pode transmiti-lo s outras que igualmente no o perceberam5. A linguagem no se contenta em ir de um primeiro a um segundo, de algum que viu a algum que no viu, mas vai necessariamente de um segundo a um terceiro, no tendo, nenhum deles, visto. nesse sentido que a linguagem transmisso de palavra funcionando como palavra de ordem, e no comunicao de um signo como informao. A linguagem um mapa e no um decalque. Mas em qu a palavra de ordem uma funo coextensiva linguagem, visto que a ordem, o comando, parecem remeter a um tipo restrito de proposies explcitas marcadas pelo imperativo?
Brice Parain, Sur la dialectique, Gallimard. Parain desenvolve uma teoria da "suposio" ou do pressuposto na linguagem, relacionada a essas ordens dadas vida: mas v, nestas, menos um poder no sentido poltico do que um dever no sentido moral. 4 Dois autores sobretudo destacaram a importncia do discurso indireto, especialmente na forma dita "livre", do ponto de vista de uma teoria da enunciao que vai alm das categorias lingsticas tradicionais: Mikhail Bakhtin (para o russo, o alemo e o francs), Le marxisme et Ia philosophie du langage, Ed. de Minuit, parte III; P.P. Pasolini (para o italiano), Lexprience hretique, Payot, 1.a parte. Utilizamo-nos tambm de um estudo indito de J.-P. Bamberger sobre "Les formes du discouirs indirect dans le cinema muet et parlam". 5 Emile Benveniste, Problmes de linguistique gnerale, Gallimard, p.61: "No se constatou que uma abelha v, por exemplo, levar para uma outra colmia a mensagem que recebeu na sua, o que seria uma maneira de transmisso ou de alternncia."
3

As clebres teses de Austin mostram que no existem, entre a ao e a fala, apenas relaes extrnsecas diversas, de forma que um enunciado possa descrever uma ao no modo indicativo, ou antes provoc-la em um modo imperativo, etc. Existem tambm relaes intrnsecas entre a fala e determinadas aes que se realizam quando estas so ditas (o performativo: juro ao dizer "eu juro"), e mais geralmente entre a fala e determinadas aes que se realizam quando falamos (o ilocutrio: interrogo dizendo "ser

que...?", prometo dizendo "eu te amo...", ordeno empregando o imperativo... etc). So esses atos, interiores fala, essas relaes imanentes dos enunciados com os atos, que foram chamados de pressupostos implcitos ou no discursivos, diferenciando-se das suposies sempre explicitveis nas quais um enunciado remete a outros enunciados ou, antes, a uma ao exterior (Ducrot). O destaque da esfera do performativo, e da esfera mais vasta do ilocutrio, apresentava trs importantes conseqncias: 1) A impossibilidade de conceber a linguagem como um cdigo, visto que este a condio que torna possvel uma explicao; e a impossibilidade de conceber a fala como a comunicao de uma informao: ordenar, interrogar, prometer, afirmar, no informar um comando, uma dvida, um compromisso, uma assero, mas efetuar esses atos especficos imanentes, necessariamente implcitos; 2) A impossibilidade de definir uma semntica, uma sintaxe ou mesmo uma fonemtica, como zonas cientficas de linguagem que seriam independentes da pragmtica; a pragmtica deixa de ser uma "cloaca", as determinaes pragmticas deixam de estar submetidas alternativa: ou se voltar para o exterior da linguagem, ou responder a condies explcitas sob as quais elas so sintaxizadas e semantizadas; a pragmtica se torna, ao contrrio, o pressuposto de todas as outras dimenses, e se insinua por toda parte; 3) A impossibilidade de manter a distino lngua-fala, visto que a fala no pode mais ser definida pela simples utilizao individual e extrnseca de uma significao primeira, ou pela aplicao varivel de uma sintaxe prvia: ao contrrio, so o sentido e a sintaxe da lngua que no se deixam definir independentemente dos atos de fala que ela pressupe6.
6 William Labov apontou a contradio, ou pelo menos o paradoxo, no qual desembocava a distino lngua-fala: define-se a lngua como "a parte social" da linguagem, remete-se a fala s variaes individuais; mas estando a parte social fechada sobre si mesma, disso resulta necessariamente que um nico indivduo testemunhar em direito pela lngua, independentemente de qualquer dado exterior, ao passo que a fala s ser descoberta em um contexto social. De Saussure a Chomsky, o mesmo paradoxo: "O aspecto social da linguagem se deixa estudar na intimidade de um gabinete, ao passo que seu aspecto individual exige uma pesquisa no interior da comunidade" (Sociolinguistique, Ed. de Minuit, p.259 sq., 361 sq.).

verdade que ainda no se consegue compreender bem como possvel fazer, dos atos de fala ou pressupostos implcitos, uma funo coextensiva linguagem. Compreende-se menos ainda tal operao se partimos do performativo (o que feito quando "o" falamos) para ir, por extenso, at o ilocutrio (o que feito quando falamos). Pois pode-se sempre evitar essa extenso e encerrar o performativo nele mesmo, explicando-o por caracteres

semnticos e sintticos particulares que evitam qualquer recurso a uma pragmtica generalizada. Assim, segundo Benveniste, o performativo no remete a atos, mas, ao contrrio, propriedade de termos sui-referenciais (os verdadeiros pronomes pessoais EU, TU..., definidos como embreantes): de tal modo que uma estrutura de subjetividade, de intersubjetividade prvia na linguagem, d conta suficientemente dos atos de fala, ao invs de pressuplos7. A linguagem ento definida aqui como comunicativa mais do que como informativa, e essa intersubjetividade, essa subjetivao propriamente lingstica, que explica o resto, isto , tudo aquilo que fazemos existir ao diz-"lo". Mas a questo a de saber se a comunicao subjetiva uma noo lingstica melhor do que a de in formao ideal. Oswald Ducrot exps as razes que o levaram a inverter o esquema de Benveniste: no o fenmeno de sui-referncia que pode dar conta do performativo, mas o inverso, "o fato de determinados enunciados serem socialmente consagrados realizao de determinadas aes" que explica a suireferncia. De modo que o prprio performativo explicado pelo ilocutrio, e no o contrrio. o ilocutrio que constitui os pressupostos implcitos ou no-discursivos. E o ilocutrio, por sua vez, explicado por agenciamentos coletivos de enunciao, por atos jurdicos, equivalentes de atos jurdicos, que coordenam os processos de subjetivao ou as atribuies de sujeitos na lngua, e que no dependem nem um pouco dela. A comunicao no um conceito melhor do que o de informao, nem a intersubjetividade vale mais do que a significncia para esclarecer esses agenciamentos "enunciadosatos" que medem, em cada lngua, o papel e a participao dos morfemas subjetivos8. (Veremos que a anlise do discurso indireto confirma esse ponto de vista, j que nele as subjetivaes no so primeiras, mas derivam de um agenciamento complexo.)
Benveniste, Problmes de linguistique gnrale (parte V): sobre a eliminao do ilocutrio, cf. p.274 sq. 8 Oswald Ducrot, Dire et ne pas dire, Hermann, p.70-80 (e "De Saussure Ia philosophie du langage", prefcio a Actes de langage, J.R. Searle, Hermann). Ducrot questiona as noes de informao e de cdigo, de comunicao e de subjetividade lingsticas. Elabora uma teoria da "pressuposio lingstica" ou do implcito no-discursivo, em oposio ao implcito discursivo e concludo que se refere ainda a um cdigo. Constri uma pragmtica que penetra toda a lingstica, e tende para um estudo dos agenciamentos de enunciao, considerados de um ponto de vista "jurdico", "polmico" ou "poltico".
7

Chamamos palavras de ordem no uma categoria particular de enunciados explcitos (por exemplo, no imperativo), mas a relao de qualquer palavra ou de qualquer enunciado com pressupostos implcitos, ou seja, com atos de fala que se realizam no enunciado, e que podem se realizar

apenas nele. As palavras de ordem no remetem, ento, somente aos comandos, mas a todos os atos que esto ligados aos enunciados por uma "obrigao social". No existe enunciado que no apresente esse vnculo, direta ou indiretamente. Uma pergunta, uma promessa, so palavras de ordem. A linguagem s pode ser definida pelo conjunto das palavras de ordem, pressupostos implcitos ou atos de fala que percorrem uma lngua em um dado momento. A relao entre o enunciado e o ato interior, imanente, mas no existe identidade. A relao , antes, de redundncia. A palavra de ordem , em si mesma, redundncia do ato e do enunciado. Os jornais, as notcias, procedem por redundncia, pelo fato de nos dizerem o que "necessrio" pensar, reter, esperar, etc. A linguagem no informativa nem comunicativa, no comunicao de informao, mas o que bastante diferente transmisso de palavras de ordem, seja de um enunciado a um outro, seja no interior de cada enunciado, uma vez que um enunciado realiza um ato e que o ato se realiza no enunciado. O esquema mais geral da informtica admite, em princpio, uma informao mxima ideal, e faz da redundncia uma simples condio limitativa que diminui este mximo terico para impedir que seja encoberto pelo rudo. Dizemos, ao contrrio, que aquilo que primeiro a redundncia da palavra de ordem, e que a informao apenas a condio mnima para a transmisso das palavras de ordem ( por isso que no h como opor o rudo informao, mas, antes, opor todas as indisciplinas que trabalham a linguagem, palavra de ordem como disciplina ou "gramaticalidade"). A redundncia tem duas formas, freqncia e ressonncia, a primeira concernente significncia da informao, a segunda (EU = EU) concernente subjetividade da comunicao. Mas o que surge desse ponto de vista justamente a subordinao da informao e da comunicao, ou, mais ainda, da significncia e da subjetivao, em relao redundncia. Ocorre que informao e comunicao se separam; e, igualmente, que se destacam uma significncia abstrata da informao e uma subjetivao abstrata da comunicao. Mas nada disso nos d uma forma primria ou implcita da linguagem. No existe significncia independente das significaes dominantes nem subjetivao independente de uma ordem estabelecida de sujeio. Ambas dependem da natureza e da transmisso das palavras de ordem em um campo social dado. No existe enunciao individual nem mesmo sujeito de enunciao. Entretanto, existem relativamente poucos lingistas que tenham analisado o carter necessariamente social da enunciao9.
9 Bakhtine e Labov insistiram, de duas maneiras diferentes, no carter social da enunciao. Dessa forma, eles se opem no apenas ao subjetivismo, mas ao estruturalismo,

dado que este remete o sistema da lngua compreenso de um indivduo de direito, e os fatores sociais, aos indivduos de fato enquanto falantes.

porque esse carter no suficiente por ele mesmo, e pode, ainda, ser extrnseco: assim, ou se fala demais ou muito pouco sobre ele. O carter social da enunciao s intrinsicamente fundado se chegamos a mostrar como a enunciao remete, por si mesma, aos agenciamentos coletivos. Assim, compreende-se que s h individuao do enunciado, e da subjetivao da enunciao, quando o agenciamento coletivo impessoal o exige e o determina. Esse precisamente o valor exemplar do discurso indireto, e sobretudo do discurso indireto "livre": no h contornos distintivos ntidos, no h, antes de tudo, insero de enunciados diferentemente individuados, nem encaixe de sujeitos de enunciao diversos, mas um agenciamento coletivo que ir determinar como sua conseqncia os processos relativos de subjetivao, as atribuies de individualidade e suas distribuies moventes no discurso. No a distino dos sujeitos que explica o discurso indireto; o agenciamento, tal como surge livremente nesses discursos, que explica todas as vozes presentes em uma voz, as risadas de meninas em um monlogo de Charlus, as lnguas em uma lngua, em suma, as palavras de ordem. O assassino americano "Son of Sam" matava sob o impulso de uma voz ancestral, mas que passava, ela mesma, pela voz de um co. a noo de agenciamento coletivo de enunciao que se torna a mais importante, j que deve dar conta do carter social. Ora, podemos, sem dvida, definir o agenciamento coletivo pelo complexo redundante do ato e do enunciado que o efetua necessariamente. Mas temos a apenas uma definio nominal; e no estamos nem mesmo em condies de justificar nossa posio precedente segundo a qual a redundncia no se reduz a uma simples identidade (ou segundo a qual no h simples identidade do enunciado e do ato). Se se quer passar a uma definio real do agenciamento coletivo, perguntar-se- em que consistem os atos imanentes linguagem, atos que esto em redundncia com os enunciados ou criam palavras de ordem. Parece que esses atos se definem pelo conjunto das transformaes incorpreas em curso em uma sociedade dada, e que se atribuem aos corpos dessa sociedade. Podemos dar palavra "corpo" o sentido mais geral (existem corpos morais, as almas so corpos etc); devemos, entretanto, distinguir as aes e as paixes que afetam esses corpos, e os atos, que so apenas seus atributos no corpreos, ou que so "o expresso" de um enunciado. Quando Ducrot se pergunta em que consiste um ato, ele chega precisamente ao agenciamento jurdico, e d como exemplo a sentena do

magistrado, que transforma o acusado em condenado. Na verdade, o que se passa antes o crime pelo qual se acusa algum e o que se passa depois a execuo da pena do condenado so aes-paixes afetando os corpos (corpo da propriedade, corpo da vtima, corpo d condenado, corpo da priso); mas a transformao do acusado em condenado um puro ato instantneo ou um atributo incorpreo, que o expresso da sentena do magistrado10. A paz e a guerra so estados ou misturas de corpos muito diferentes; mas o decreto de mobilizao geral exprime uma transformao incorprea e instantnea dos corpos. Os corpos tm uma idade, uma maturao, um envelhecimento; mas a maioridade, a aposentadoria, determinada categoria de idade, so transformaes incorpreas que se atribuem imediatamente aos corpos, nessa ou naquela sociedade. "Voc no mais uma criana...": esse enunciado diz respeito a uma transformao incorprea, mesmo que esta se refira aos corpos e se insira em suas aes e paixes. A transformao incorprea reconhecida por sua instantaneidade, por sua imediatidade, pela simultaneidade do enunciado que a exprime e do efeito que ela produz; eis por que as palavras de ordem so estritamente datadas, hora, minuto e segundo, e valem to logo datadas. O amor uma mistura de corpos que pode ser representada por um corao atravessado por uma flecha, por uma unio de almas etc; mas a declarao "Eu te amo" expressa um atributo no-corpreo dos corpos, tanto do amante quanto do amado. Comer po e beber vinho so misturas de corpos; comunicar com o Cristo tambm uma mistura entre corpos propriamente espirituais, no menos "reais". Mas a transformao do corpo do po e do vinho em corpo e sangue do Cristo a pura expresso de um enunciado, atribudo aos corpos. Em um seqestro de avio, a ameaa do bandido que aponta um revlver evidentemente uma ao; da mesma forma que a execuo de refns, caso ocorra. Mas a transformao dos passageiros em refns, e do corpo-avio em corpo-priso, uma transformao incorprea instantnea, um mass-media act no sentido em que os ingleses falam de speech-act. As palavras de ordem ou os agenciamentos de enunciao em uma sociedade dada em suma, o ilocutrio designam essa relao instantnea dos enunciados com as transformaes incorpreos ou atributos no-corpreos que eles expressam.
Ducrot, p.77: "Qualificar uma ao como crime (roubo, abuso de confiana, chantagem etc) no , no sentido que damos a esse termo, apresent-la como um ato, visto que a situao jurdica de culpabilidade, que define o crime, c considerada como resultante de tais ou quais conseqncias outras da atividade descrita: tal atividade considerada como passvel de punio por prejudicar os outros, a ordem, a sociedade etc. O enunciado de uma sentena por um juiz pode, ao contrrio, ser considerado como um ato jurdico, visto que nenhum efeito vem se intercalar entre a palavra do juiz e a transformao do acusado em condenado".
10

Essa instantaneidade da palavra de ordem que pode ser projetada ao infinito, situada na origem da sociedade, bastante curiosa: assim, em Rousseau, a passagem do estado de natureza ao estado civil como um salto no mesmo lugar, uma transformao incorprea que se faz no instante Zero. A Histria real narra, sem dvida, as aes e as paixes dos corpos que se desenvolvem em um campo social, ela as comunica de uma certa maneira; mas tambm transmite as palavras de ordem, isto , os atos puros que se intercalam nesse desenvolvimento. A Histria no se desembaraar das datas. Talvez seja a economia, ou a anlise financeira, que melhor mostre a presena e a instantaneidade desses atos decisrios em um processo de conjunto ( por isso que os enunciados certamente no fazem parte da ideologia, mas j operam no domnio suposto da infra-estrutura). A inflao galopante na Alemanha, depois de 1918, um processo que afeta o corpo monetrio, e muitos outros corpos; mas o conjunto das "circunstncias" possibilita subitamente uma transformao semitica que, para ser teoricamente indexada sobre o corpo da terra e dos ativos materiais, no por isso menos um ato puro ou uma transformao incorprea o 20 de novembro de 2 92311...

11 J.K. Galbraith, Largent, Gallimard, Ides, "L'Inflation finale", p.259 sq.: "A cortina caiu em 20 de novembro de 1923. Assim como para a ustria um ano antes, o fim chega brutalmente. E como a inflao francesa de menor amplitude, ela termina com uma facilidade desconcertante. Terminou talvez porque no pudesse mais continuar. Em 20 de novembro decretou-se que o velho reichmarck no era mais uma moeda. Instaurou-se uma nova, o rentenmark. (...) Decretou-se que esse novo rentenmark seria garantido por uma hipoteca sobre o conjunto do solo e dos outros ativos materiais detidos pelo Reich. A origem dessas idias remonta aos assignats*: mas essa nova moeda era nitidamente mais fraudulenta [Galbraith quer dizer: desterritorializada]. Na Frana de 1789, existiam vastas terras recentemente confiscadas da Igreja que poderiam, no incio, ser trocadas por moeda. Mas se um alemo tivesse exercido um direito de posse sobre a propriedade fundiria, ter-se-ia duvidado de sua sade mental. E, entretanto, o sistema funcionou. Com a ajuda das circunstncias. (...) Se, depois de 1923, o oramento alemo tivesse sido submetido s mesmas exigncias que anteriormente (as indenizaes e o custo da resistncia passiva), nada teria salvado o marco e sua reputao. * Papel moeda emitido durante a Revoluo Francesa e que era, em princpio, caucionado nos bens nacionais. (N. das T.)

Os agenciamentos no cessam de variar, de ser eles mesmos submetidos a transformaes. Em primeiro lugar, necessrio fazer intervir as circunstncias: Benveniste mostra que um enunciado performativo no nada fora das circunstncias que o tornam o que . Algum pode gritar "decreto a mobilizao geral"; esta ser uma ao de infantilidade ou de demncia, e no um ato de enunciao, se no existir uma varivel efetuada que d o direito de enunciar. O mesmo verdade em relao a "eu te amo",

que no possui sentido nem sujeito, nem destinatrio, fora das circunstncias que no se contentam em torn-lo crvel, mas fazem dele um verdadeiro agenciamento, um marcador de poder, mesmo no caso de um amor infeliz ( ainda por vontade de potncia que se obedece...). Ora, o termo geral circunstncias no deve fazer crer que se trata somente de circunstncias exteriores. "Eu juro" no o mesmo se for dito em famlia, na escola, em um amor, no interior de uma sociedade secreta, no tribunal: no a mesma coisa, mas tampouco o mesmo enunciado; no a mesma situao de corpo, mas tampouco a mesma transformao incorprea. A transformao se refere aos corpos, mas ela mesma incorprea, interior enunciao. Existem variveis de expresso que colocam a lngua em relao com o fora, mas precisamente porque elas so imanentes lngua. Enquanto a lingstica se atem a constantes fonolgicas, morfolgicas ou sintticas relaciona o enunciado a um significante e a enunciao a um sujeito, perdendo, assim, o agenciamento, remete as circunstncias ao exterior, fecha a lngua sobre si e faz da pragmtica um resduo. Ao contrrio, a pragmtica no recorre simplesmente s circunstncias externas: destaca variveis de expresso ou de enunciao que so para a lngua razes internas suficientes para no se fechar sobre si. Como diz Bakhtine, enquanto a lingstica extrai constantes, permanece incapaz de nos fazer compreender como uma palavra forma uma enunciao completa; necessrio um "elemento suplementar que permanece inacessvel a todas as categorias ou determinaes lingsticas", embora seja completamente interior teoria da enunciao ou da lngua12. A palavra de ordem , precisamente, a varivel que faz da palavra como tal uma enunciao. A instantaneidade da palavra de ordem, sua imediatidade, lhe confere uma potncia de variao em relao aos corpos aos quais se atribui a transformao.
Bakhtin, p. 156-7. E sobre "as relaes de fora simblica" enquanto variveis interiores enunciao, cf. P. Bourdieu, "L'conomie des changes linguistiques", in Linguistique et sociolinguistique, Langue franaise, maio 1977, Larousse, p.18-21.
12

A pragmtica uma poltica da lngua. Um estudo como o de Jean-Pierre Faye acerca da constituio dos enunciados nazistas no campo social alemo exemplar a esse respeito (e no se pode rebat-los sobre a constituio dos enunciados fascistas na Itlia). Tais pesquisas transformacionais referem-se variao das palavras de ordem e dos atributos no-corpreos que se relacionam aos corpos sociais, efetuando atos imanentes. Tomar-se- por exemplo igualmente, em outras condies, a formao de um tipo de enunciados propriamente leninistas na Rssia sovitica, a partir do texto de Lnin intitulado "Sobre as palavras de ordem" (1917). Esta j era uma

transformao incorprea que havia destacado das massas uma classe proletria enquanto agenciamento de enunciao, antes que fossem dadas as condies de um proletariado como corpo. Golpe de gnio da 1.a Internacional marxista, que "inventa" um novo tipo de classe: proletrios de todo o mundo, uni-vos!13 Mas, graas ruptura com os socialdemocratas, Lnin inventa ou decreta ainda uma outra transformao incorprea, que destaca da classe proletria uma vanguarda como agenciamento de enunciao, e que ser atribuda ao "Partido", a um novo tipo de partido como corpo distinto, pronto para cair em um sistema de redundncia propriamente burocrtico. Aposta leninista, golpe de audcia? Lnin declara que a palavra de ordem "Todo poder aos sovietes" s valeu de 27 de fevereiro a 4 de julho, para o desenvolvimento pacfico da Revoluo, mas no valia mais para o estado de guerra, sendo que a passagem de um a outro implicava essa transformao que no se contenta em ir das massas a um proletariado diretor, mas do proletariado a uma vanguarda dirigente. Em 4 de julho, exatamente, termina o poder aos sovietes. Podem-se assinalar todas as circunstncias exteriores: no somente a guerra, mas a insurreio que fora Lnin a fugir para a Finlndia. Mesmo assim, o 4 de julho continua sendo a data que se enuncia a transformao incorprea, antes que o corpo ao qual ela ser atribuda, o prprio Partido, esteja organizado. "Toda palavra de ordem deve ser deduzida da soma das particularidades de uma situao poltica determinada."
A prpria noo de classe proletria suscita a pergunta: o proletariado j existe nesse momento, e como corpo? (ou ento: ainda existe?). V-se como os marxistas utilizam-se disso antecipadamente, por exemplo, quando falam de um "proletariado embrionrio".
13

Se se objeta que essas particularidades remetem justamente poltica e no lingstica, necessrio observar at que ponto a poltica trabalha a lngua de dentro, fazendo variar no apenas o lxico, mas a estrutura e todos os elementos de frases, ao mesmo tempo em que as palavras de ordem mudam. Um tipo de enunciado s pode ser avaliado em funo de suas implicaes pragmticas, isto , de sua relao com pressupostos implcitos, com atos imanentes ou transformaes incorpreas que ele exprime, e que vo introduzir novos recortes entre os corpos. A verdadeira intuio no o juzo de gramaticalidade, mas a avaliao das variveis interiores de enunciao em relao ao conjunto das circunstncias. Passamos dos comandos explcitos s palavras de ordem como pressupostos implcitos; das palavras de ordem aos atos imanentes ou transformaes incorpreas que eles expressam; depois, aos agencia-mentos de enunciao dos quais eles so as variveis. Quando essas variveis se relacionam de determinado modo em

um dado momento, os agenciamentos se renem em um regime de signos ou mquina semitica. Mas evidente que uma sociedade perpassada por diversas semiticas, e possui de fato regimes mistos. Alm disso, novas palavras de ordem surgem em um outro momento, fazendo variar as variveis, e no pertencendo, ainda, a um regime conhecido. ento de diversas maneiras que a palavra de ordem redundncia; ela no o apenas em funo de uma transmisso que lhe essencial, mas o tambm em si mesma e desde sua emisso, em sua relao "imediata" com o ato ou com a transformao que efetua. Mesmo a palavra de ordem em ruptura com uma semitica considerada j redundncia. por isso que o agenciamento coletivo de enunciao no tem outros enunciados a no ser aqueles de um discurso sempre indireto. O discurso indireto a presena de um enunciado relatado em um enunciado relator, a presena da palavra de ordem na palavra. toda a linguagem que discurso indireto. Ao invs de o discurso indireto supor um discurso direto, este que extrado daquele, medida que as operaes de significncia e os processos de subjetivao em um agenciamento se encontram distribudos, atribudos, consignados, ou medida que as variveis do agenciamento estabelecem relaes constantes, por mais provisrias que sejam. O discurso direto um fragmento de massa destacado, e nasce do desmembramento do agenciamento coletivo; mas este sempre como o rumor onde coloco meu nome prprio, o conjunto das vozes concordantes ou no de onde tiro minha voz. Dependo sempre de um agenciamento de enunciao molecular, que no dado em minha conscincia, assim como no depende apenas de minhas determinaes sociais aparentes, e que rene vrios regimes de signos heterogneos. Glossolalia. Escrever talvez trazer luz esse agenciamento do inconsciente, selecionar as vozes sussurrantes, convocar as tribos e os idiomas secretos, de onde extraio algo que denomino Eu [Moi]. EU [JE]* uma palavra de ordem. Um esquizofrnico declara: "ouvi vozes dizendo: ele tem conscincia da vida"14. Existe ento, nesse sentido, um cogito esquizofrnico, mas que faz da conscincia de si a transformao incorprea de uma palavra de ordem ou o resultado de um discurso indireto. Meu discurso direto ainda o discurso indireto livre que me percorre de um lado a outro, e que vem de outros mundos ou de outros planetas. por isso que tantos artistas e tantos escritores foram tentados pela experincia do copo que se move na mesa. Conseqentemente, quando perguntamos qual a faculdade prpria palavra de ordem, devemos reconhecer nela caractersticas estranhas: uma espcie de instantaneidade na emisso, na percepo e na transmisso das palavras de ordem; uma grande variabilidade, e uma potncia de esquecimento que faz com que nos

sintamos inocentes diante das palavras de ordem que seguimos, e depois abandonamos, para acolher outras em seu lugar; uma capacidade propriamente ideal ou fantasmtica na apreenso das transformaes incorpreas; uma aptido para apreender a linguagem sob a forma de um imenso discurso indireto15. Faculdade do ponto no teatro e de quem o escuta, faculdade da cano que coloca sempre uma ria em uma ria, em uma relao de redundncia, faculdade medinica na verdade, glossollica ou xenoglssica.
* Eu corresponde a je empregado como substantivo no original, enquanto eu corresponde ao francs moi. (N. das T.) 14 Citado por David Cooper, Le langage de Ia folie, Ed. du Seuil, p.32-33. Cooper comenta: "o termo ouvir vozes significa que nos tornamos conscientes de algo que ultrapassa a conscincia do discurso normal [.e. direto] e que deve, conseqentemente, ser experimentado como diferente". 15 Elias Canetti um dos raros autores interessados no modo de ao psicolgico da palavra de ordem (Masse et puissance, Gallimard, p.321-353). Canetti supe que uma ordem imprime na alma e na carne um tipo de aguilho que forma um quisto, uma parte endurecida, eternamente conservada. S podemos, ento, nos livrar dela, passando-a, o mais rpido possvel, aos outros, para fazer "massa", correndo o risco de que a massa se volte contra o emissor da palavra de ordem. Mas alm disso, o fato de a palavra de ordem ser como um corpo estranho no corpo, um discurso indireto na fala, explica o prodigioso esquecimento: "O executante no acusa a si mesmo, acusa o aguilho, a instncia estrangeira, o verdadeiro culpado, por assim dizer, que transporta por toda a parte com ele. (...) O aguilho o testemunho perptuo de que nem mesmo fomos o autor de tais atos. Sentimo-nos vtimas dele, e no resta ento o menor sentimento para com a verdadeira vtima. , portanto, verdade que os homens que agiram por ordem se consideram perfeitamente inocentes", e eles recomeam, de forma ainda melhor, com outras palavras de ordem (p.352). Canetti fornece aqui uma explicao profunda para o sentimento de inocncia dos nazistas, ou para a capacidade de esquecimento dos antigos stalinistas, mais amnsicos ainda quando invocam sua memria e seu passado para se arrogarem o direito de lanar ou de seguir novas palavras de ordem ainda mais dissimuladas, "mania de aguilhes". A anlise de Canetti parece-nos essencial a esse respeito. Entretanto, pressupe a existncia de uma faculdade psquica muito particular, sem a qual a palavra de ordem no poderia possuir esse modo de ao. Toda a teoria racionalista clssica, de um "senso comum", de um bom senso universalmente compartilhado, fundado na informao e na comunicao, uma maneira de encobrir ou de ocultar, e de justificar previamente, uma faculdade muito mais inquietante que a das palavras de ordem. Faculdade singularmente irracional que caucionamos ainda mais quando a abenoamos com o nome de razo pura, nada seno a razo pura...

Retornemos questo: em que assim definida uma funo-linguagem, uma funo coextensiva linguagem? evidente que as palavras de ordem, os agenciamentos coletivos ou regimes de signos, no se confundem com a linguagem. Mas efetuam a condio desta (sobrelinearidade da expresso); preenchem, em cada caso, esta condio, de forma que, sem eles, a

linguagem permaneceria como pura virtualidade (carter sobrelinear do discurso indireto). E certamente os agenciamentos variam, se transformam. Mas no variam necessariamente segundo cada lngua, no correspondem s diversas lnguas. Uma lngua parece se definir pelas constantes fonolgicas, semnticas, sintticas, que coexistem em seus enunciados; o agenciamento coletivo, ao contrrio, concerne ao uso dessas constantes em funo das variveis interiores prpria enunciao (as variveis de expresso, os atos imanentes ou transformaes incorpreas). Constantes diferentes, de diferentes lnguas, podem ter o mesmo uso; e as mesmas constantes, em uma determinada lngua, podem ter usos diferentes, seja sucessivamente, seja mesmo simultaneamente. No podemos nos ater a uma dualidade entre as constantes como fatores lingsticos, explcitos ou explicitveis, e s variveis como fatores extrnsecos no-lingsticos. Pois as variveis pragmticas de uso so interiores enunciao, e formam os pressupostos implcitos da lngua. Se ento o agenciamento coletivo , em todos os casos, coextensivo lngua considerada, e prpria linguagem, porque exprime o conjunto das transformaes incorpreas que efetuam a condio da linguagem, e que utilizam os elementos da lngua. A funo-linguagem assim definida no informativa nem comunicativa; no remete a uma informao significante nem a uma comunicao intersubjetiva. E de nada serviria abstrair uma significncia fora da informao, ou uma subjetividade fora da comunicao. Pois o processo de subjetivao e o movimento de significncia que remetem aos regimes de signos ou agenciamentos coletivos. A funo-linguagem transmisso de palavras de ordem, e as palavras de ordem remetem aos agenciamentos, como estes remetem s transformaes incorpreas que constituem as variveis da funo. A lingstica no nada fora da pragmtica (semitica ou poltica) que define a efetuao da condio da linguagem e o uso dos elementos da lngua. II. HAVERIA UMA MQUINA ABSTRATA DA LNGUA, QUE NO RECORRERIA A QUALQUER FATOR "EXTRNSECO" Se, em um campo social, distinguimos o conjunto das modificaes corpreas e o conjunto das transformaes incorpreas, encontramos, apesar da variedade de cada um, duas formalizaes: uma de contedo, outra de expresso. Com efeito, o contedo no se ope forma, ele tem sua prpria formalizao: o plo mo-ferramenta, ou a lio das coisas. Mas ele se ope expresso, dado que esta tem tambm sua prpria formalizao: o plo rosto-linguagem, a lio dos signos. precisamente porque o contedo tem

sua forma assim como a expresso, que no se pode jamais atribuir forma de expresso a simples funo de representar, de descrever ou de atestar um contedo correspondente: no h correspondncia nem conformidade. As duas formalizaes no so de mesma natureza, e so independentes, heterogneas. Os esticos foram os primeiros a elaborar a teoria dessa independncia: eles distinguem as aes e as paixes dos corpos (dando palavra "corpo" a maior extenso, isto , todo o contedo formado), e os atos incorpreos (que so o "expresso" dos enunciados). A forma de expresso ser constituda pelo encadeamento dos expressos, como a forma de contedo pela trama dos corpos. Quando o punhal entra na carne, quando o alimento ou o veneno se espalha pelo corpo, quando a gota de vinho vertida na gua, h mistura de corpos; mas os enunciados "o punhal corta a carne", "eu como", "a gua se torna vermelha", exprimem transformaes incorpreas de natureza completamente diferente (acontecimentos16). Genialidade dos esticos, a de ter levado esse paradoxo ao ponto mximo, at a demncia e ao cinismo, e a de t-lo fundado nas mais srias razes: a recompensa a de terem sido os primeiros a elaborar uma filosofia da linguagem.
16 Cf. o livro clssico de Brhier, La thorie des incorporels dans lancien stoicisme, Vrin, p.12, p.20, sobre os enunciados "a faca corta a carne" ou "a rvore verdeja".

O paradoxo no vale nada, se no se acrescentar, com os esticos: as transformaes incorpreas, os atributos incorpreos, so ditos, e s so ditos, acerca dos prprios corpos. Eles so o expresso dos enunciados, mas so atribudos aos corpos. No se trata, contudo, de descrever ou representar os corpos; pois estes j tm suas qualidades prprias, suas aes e suas paixes, suas almas, em suma, suas formas, que so, elas mesmas, corpos e as representaes tambm so corpos! Se os atributos no-corpreos so ditos acerca dos corpos, se podemos distinguir o expresso incorpreo "avermelhar" e a qualidade corprea "vermelha" etc, ento por uma razo bem diferente do que a da representao. No se pode nem mesmo dizer que o corpo, ou o estado de coisas, seja o "referente" do signo. Expressando o atributo no-corpreo, e simultaneamente atribuindo-o ao corpo, no representamos, no referimos, intervimos de algum modo, e isto um ato de linguagem. A independncia das duas formas, a de expresso e a de contedo, no contradita, mas ao contrrio confirmada, pelo fato de que as expresses ou os expressos vo se inserir nos contedos, intervir nos contedos, no para represent-los, mas para antecip-los, retroced-los, retard-los ou precipit-los, destac-los ou reuni-los, recort-los de um outro modo. A cadeia das transformaes instantneas vai se inserir, o tempo todo,

na trama das modificaes contnuas (da o sentido das datas nos esticos: a partir de que momento se pode dizer que algum careca? E em que sentido um enunciado do tipo "haver uma batalha naval amanh" uma data ou uma palavra de ordem?). A noite de 4 de agosto, o 4 de julho de 1917, o 20 de novembro de 1923: que transformao incorprea est expressa, que entretanto atribuda aos corpos, e neles se insere? A independncia da forma de expresso e da forma de contedo no funda qualquer paralelismo entre as duas, tampouco qualquer representao de uma para a outra, mas, ao contrrio, um esfacelamento das duas, uma maneira cujas expresses se inserem nos contedos, por meio da qual se salta sem cessar de um registro a outro, cujos signos trabalham as prprias coisas, ao mesmo tempo em que as coisas se estendem ou se desenrolam atravs dos signos. Um agenciamento de enunciao no fala "das" coisas, mas fala diretamente os estados de coisas ou estados de contedo, de tal modo que um mesmo x, uma mesma partcula, funcionar como corpo que age e sofre, ou mesmo como signo que faz ato, que faz palavra de ordem, segundo a forma na qual se encontra (como no conjunto terico-experimental da fsica). Em suma, a independncia funcional das duas formas somente a forma de sua pressuposio recproca, e da passagem incessante de uma a outra. Nunca nos encontramos diante de um encadeamento de palavras de ordem, e de uma causalidade de contedos, cada um valendo por si, ou um representando o outro, e o outro servindo como referente. Ao contrrio, a independncia das duas linhas distributiva, e faz com que um segmento de uma reveze, sem cessar, com um segmento da outra, que se insinue ou se introduza na outra. No cessamos de passar das palavras de ordem "ordem muda" das coisas, como diz Foucault, e vice-versa. Mas quando empregamos essa palavra vaga "intervir", quando dizemos que as expresses intervm ou se inserem nos contedos, isso no ainda um tipo de idealismo no qual a palavra de ordem vem do cu, instantaneamente? Seria preciso determinar no uma origem, mas os pontos de interveno, de insero, e isso no quadro da pressuposio recproca entre as duas formas. Ora, as formas, tanto de contedo quanto de expresso, tanto de expresso quanto de contedo, no so separveis de um movimento de desterritorializao que as arrebata. Expresso e contedo, cada um deles mais ou menos desterritorializado, relativamente desterritorializado segundo o estado de sua forma. A esse respeito, no se pode postular um primado da expresso sobre o contedo, ou o inverso. Os componentes semiticos so mais desterritorializados do que os componentes materiais, mas o contrrio tambm ocorre. Por exemplo, um complexo matemtico de signos pode ser mais desterritorializado do que um

conjunto de partculas; mas as partculas podem, inversamente, ter efeitos experimentais que desterritorializam o sistema semitico. Uma ao criminal pode ser desterritorializante em relao a um regime de signos existente (o solo pede vingana e se esquiva, minha culpa grande demais); mas o signo que expressa o ato de condenao pode ser, por sua vez, desterritorializante em relao a todas as aes e reaes ("tu sers fugitivo e fugidio sobre a terra", no ser possvel nem mesmo te matar). Em suma, existem graus de desterritorializao que quantificam as formas respectivas, e segundo os quais os contedos e as expresses se conjugam, se alternam, se precipitam uns sobre os outros, ou, ao contrrio, se estabilizam, operando uma reterritorializao. O que denominamos circunstncias e variveis so esses prprios graus. Existem variveis de contedo que so propores nas misturas ou agregados de corpos, e existem variveis de expresso, que so fatores interiores enunciao. Na Alemanha, por volta de 20 de novembro de 1923, tem-se a inflao desterritorializante do corpo monetrio, mas tambm a transformao semitica do reichsmark em rentenmark, que predomina e torna possvel uma reterritorializao. Na Rssia, por volta de 4 de julho de 1917, tem-se as propores de um estado de "corpo" SovietesGoverno provisrio, mas igualmente a elaborao de uma semitica incorprea bolchevista que precipita as coisas, e ser substituda, do outro lado, pela ao detonadora do corpo do Partido. Em resumo, no ao descobrir ou representar um contedo que uma expresso entra em relao com ele. por conjugao de seus quanta de desterritorializao relativa que as formas de expresso e de contedo se comunicam, umas intervindo nas outras, estas interferindo naquelas. Podem-se tirar da concluses gerais acerca da natureza dos Agenciamentos. Segundo um primeiro eixo, horizontal, um agenciamento comporta dois segmentos: um de contedo, o outro de expresso. Por um lado, ele agenciamento maqunico de corpos, de aes e de paixes, mistura de corpos reagindo uns sobre os outros; por outro lado, agenciamento coletivo de enunciao, de atos e de enunciados, transformaes incorpreas sendo atribudas aos corpos. Mas, segundo um eixo vertical orientado, o agenciamento tem, de uma parte, lados territoriais ou reterritorializados que o estabilizam e, de outra parte, picos de desterritorializao que o arrebatam. Ningum mais do que Kafka soube destacar e fazer funcionar conjuntamente esses eixos do agenciamento. De um lado, a mquina-barco, a mquina-hotel, a mquina-circo, a mquinacastelo, a mquina-tribunal: cada uma com suas peas, suas engrenagens, seus processos, seus corpos enredados, encaixados, desarticulados (cf. a cabea que fura o teto). Por outro lado, o regime de signos ou de enunciao:

cada regime com suas transformaes incorpreas, seus atos, suas sentenas de morte e seus vereditos, seus processos, seu "direito". Ora, evidente que os enunciados no representam as mquinas: o discurso do Foguista no descreve a casa de mquinas como corpo, ele tem sua forma prpria, e seu desenvolvimento sem semelhana. E entretanto atribudo ao corpo, a todo o barco como corpo. Discurso de submisso s palavras de ordem, de discusso, de reivindicao, de acusao e de petio. Isto porque, de acordo com o segundo eixo, o que se compara ou se combina de um aspecto a outro, o que coloca constantemente um dentro do outro, so os graus de desterritorializao conjugados ou alternados, e as operaes de reterritorializao que estabilizam, em um dado momento, o conjunto. K, a funo-K, designa a linha de fuga ou de desterritorializao que leva consigo todos os agenciamentos, mas que passa tambm por todas as reterritorializaes e redundncias, redundncias de infncia, de cidade, de amor, de burocracia..., etc. Tetravalncia do agenciamento. Um exemplo: o agenciamento feudal. Considerar-se-o as misturas de corpos que definem a feudalidade: o corpo da terra e o corpo social, os corpos do suserano, do vassalo e do servo, o corpo do cavaleiro e o do cavalo, a nova relao que estabelecem com o estribo, as armas e as ferramentas que asseguram as simbioses de corpos tudo um agenciamento maqunico. Mas tambm os enunciados, as expresses, o regime jurdico dos brases, o conjunto das transformaes incorpreas, principalmente os juramentos com suas variveis, o juramento de obedincia, mas igualmente o juramento amoroso, etc: o agenciamento coletivo de enunciao. E, de acordo com o outro eixo, as territorialidades e reterritorializaes feudais, ao mesmo tempo que a linha de desterritorializao que arrebata o cavaleiro e sua montaria, os enunciados e os atos. Como tudo isso se combina nas Cruzadas. O erro seria ento o de acreditar que o contedo determina a expresso, por ao causai, mesmo se atribussemos expresso o poder no somente de "refletir" o contedo, mas de reagir ativamente sobre ele. Uma tal concepo ideolgica do enunciado, que o faz depender de um contedo econmico primeiro, enfrenta todos os tipos de dificuldades inerentes dialtica. Em primeiro lugar, se podemos conceber, a rigor, uma ao causai que vai do contedo expresso, o mesmo no ocorre em relao s formas respectivas: a forma de contedo e a forma de expresso. necessrio reconhecer para esta uma independncia que ir justamente permitir que as expresses reajam sobre os contedos. Mas essa independncia mal concebida. Se os contedos so considerados econmicos, a forma de contedo no pode s-lo, e se encontra reduzida a uma pura abstrao, a

saber, a produo de bens e de meios dessa produo considerados por eles mesmos. Da mesma forma, se as expresses so consideradas ideolgicas, a forma de expresso no o , e se encontra reduzida linguagem como abstrao, como disposio de um bem comum. Conseqentemente, pretende-se caracterizar os contedos e as expresses por meio de todas as lutas e conflitos que os atravessam sob duas formas diferentes, mas essas prprias formas so, por sua vez, isentas de qualquer luta e de qualquer conflito, e sua relao permanece completamente indeterminada17. S se poderia determin-la remanejando a teoria da ideologia, e fazendo desde logo intervir as expresses e os enunciados na produtividade, sob a forma de uma produo de sentido ou de um valor-signo. A categoria de produo tem aqui, sem dvida, a vantagem de romper com os esquemas de representao, de informao e de comunicao. Mas seria ela mais adequada do que esses esquemas? Sua aplicao linguagem muito ambgua, dado que se recorre a um milagre dialtico constante que transforma a matria em sentido; o contedo, em expresso; o processo social, em sistema significante.
assim que Stalin, em seu clebre texto acerca da lingstica, pretende destacar duas formas neutras, que servem indiferentemente a toda a sociedade, a todas as classes e a todos os regimes: por um lado, os instrumentos e mquinas como puro meio de produzir quaisquer bens; por outro, a linguagem como puro meio de informao e de comunicao. At mesmo Bakhtin define a linguagem como forma da ideologia, mas esclarece que a forma de ideologia no , ela mesma, ideolgica.
17

Em seu aspecto material ou maqunico, um agenciamento no nos parece remeter a uma produo de bens, mas a um estado preciso de mistura de corpos em uma sociedade, compreendendo todas as atraes e repulses, as simpatias e as antipatias, as alteraes, as alianas, as penetraes e expanses que afetam os corpos de todos os tipos, uns em relao aos outros. Um regime alimentar, um regime sexual regulam, antes de tudo, misturas de corpos obrigatrias, necessrias ou permitidas. At mesmo a tecnologia erra ao considerar as ferramentas nelas mesmas: estas s existem em relao s misturas que tornam possveis ou que as tornam possveis. O estribo engendra uma nova simbiose homem-cavalo, que engendra, ao mesmo tempo, novas armas e novos instrumentos. As ferramentas no so separveis das simbioses ou amlgamas que definem um agenciamento maqunico Natureza-Sociedade. Pressupem uma mquina social que as selecione e as tome em seu phylum: uma sociedade se define por seus amlgamas e no por suas ferramentas. E, da mesma forma, em seu aspecto coletivo ou semitico, o agenciamento no remete a uma produtividade de linguagem, mas a regimes de signos, a uma mquina de expresso cujas variveis determinam o uso dos elementos da lngua. Esses elementos, assim

como as ferramentas, no valem por eles mesmos. H o primado de um agenciamento maqunico dos corpos sobre as ferramentas e sobre os bens, primado de um agenciamento coletivo de enunciao sobre a lngua e sobre as palavras. E a articulao dos dois aspectos do agenciamento se faz pelos movimentos de desterritorializao que quantificam suas formas. por isso que um campo social se define menos por seus conflitos e suas contradies do que pelas linhas de fuga que o atravessam. Um agenciamento no comporta nem infra-estrutura e superestrutura, nem estrutura profunda e estrutura superficial, mas nivela todas as suas dimenses em um mesmo plano de consistncia em que atuam as pressuposies recprocas e as inseres mtuas. O outro erro (que se combina necessariamente ao primeiro) seria crer na suficincia da forma de expresso como sistema lingstico. Esse sistema pode ser concebido como estrutura fonolgica significante, ou como estrutura sinttica profunda. Teria, de todo modo, a virtude de engendrar a semntica, e de preencher assim a expresso, ao passo que os contedos seriam entregues ao arbitrrio de uma simples "referncia", e a pragmtica, exterioridade dos fatores no-lingsticos. O que h de comum a todas essas empresas o fato de erigirem uma mquina abstrata da lngua, mas constituindo essa mquina como um conjunto sincrnico de constantes. Ora, no se pode objetar que a mquina assim concebida seja por demais abstrata. Ao contrrio, ela no o suficientemente, permanece "linear". Permanece em um nvel de abstrao intermedirio, que lhe permite, por um lado, considerar os fatores lingsticos neles mesmos, independentemente dos fatores no-lingsticos; e, por outro lado, considerar esses fatores lingsticos como constantes. Mas, se impulsionamos a abstrao, alcanamos necessariamente um nvel onde as pseudoconstantes da lngua do lugar s variveis de expresso, interiores prpria enunciao; conseqentemente, essas variveis de expresso no so mais separveis das variveis de contedo em perptua interao. Se a pragmtica externa dos fatores no-lingsticos deve ser levada em considerao, porque a prpria lingstica no separvel de uma pragmtica interna que concerne a seus prprios fatores. No basta considerar o significado, ou mesmo o referente, visto que as prprias noes de significao e de referncia relacionam-se ainda a uma estrutura de expresso que se supe autnoma e constante. De nada adianta construir uma semntica, ou mesmo reconhecer determinados direitos da pragmtica, se fazemos ainda com que passem por uma mquina sinttica ou fonolgica que deve trabalh-las previamente, pois uma verdadeira mquina abstrata se relaciona com o conjunto de um agenciamento: se define como o diagrama desse agenciamento. Ela no faz

parte da linguagem, mas diagramtica e sobrelinear. O contedo no um significado nem a expresso um significante, mas ambos so as variveis do agenciamento. Enquanto as determinaes pragmticas, mas tambm semnticas, sintticas e fonolgicas, no forem diretamente relacionadas aos agenciamentos de enunciao dos quais elas dependem, nada ter sido feito. A mquina abstrata de Chomsky permanece ligada a um modelo arborescente, e ordem linear dos elementos lingsticos nas frases e sua combinatria. Mas desde que levamos em conta os valores pragmticos ou as variveis interiores, principalmente em funo do discurso indireto, somos forados a fazer intervir "hiperfrases", ou a construir "objetos abstratos" (transformaes incorpreas) que implicam uma sobrelinearidade, isto , um plano cujos elementos no possuem mais ordem linear fixa: modelo rizoma18. Desse ponto de vista, a interpenetrao da lngua com o campo social e com os problemas polticos encontra-se no mago da mquina abstrata, e no na superfcie. A mquina abstrata enquanto relacionada ao diagrama do agenciamento nunca linguagem pura, exceto por erro de abstrao. a linguagem que depende da mquina abstrata, e no o inverso. No mximo possvel distinguir, nela, dois estados de diagrama: um no qual as variveis de contedo e de expresso se distribuem segundo sua forma heterognea em pressuposio recproca em um plano de consistncia; outro, no qual no se pode nem mesmo distingui-las, porque a variabilidade do mesmo plano fez com que este predominasse precisamente sobre a dualidade das formas, tornando-as "indiscernveis". (O primeiro estado remeteria a movimentos de desterritorializao ainda relativos, ao passo que o segundo teria alcanado um limiar absoluto da desterritorializao.)
18 Sobre esses problemas, cf. J.M. Sadock, "Hypersentences", Phil. Diss. Univ. of Illinois, 1968; D. Wunderlich, "Pragmatique, situation d'nonciation et Deixis", Langages, Larousse, junho 1972; e sobretudo S.K. Saumjan, que prope um modelo de objetos abstratos, fundados sobre a operao de aplicao, M.G.A. modelo gerativo aplicativo (Langages, maro 1974). Saumjan toma Hjelmslev como referncia: a fora deste a de ter concebido a forma de expresso e a forma de contedo como duas variveis completamente relativas, em um mesmo plano, como "os funtivos de uma mesma funo" (Prolgomnes une thorie du langage, p.85). Esse avano em direo a uma concepo diagramtica da mquina abstrata entretanto contrariado pelo fato de Hjelmslev conceber ainda a distino da expresso e do contedo no modo significante-significado, e manter assim a dependncia da mquina abstrata em relao lingstica.

III. HAVERIA CONSTANTES OU UNIVERSAIS DA LNGUA QUE PERMITIRIAM DEFINI-LA COMO UM SISTEMA HOMOGNEO A questo das invariantes estruturais e a prpria idia de estrutura inseparvel de tais invariantes, atmicas ou relacionais essencial para a

lingstica. sob essa condio que a lingstica pode reivindicar para si uma pura cientificidade, nada a no ser a cincia..., a salvo de qualquer fator supostamente exterior ou pragmtico. Essa questo das invariantes assume diversas formas estreitamente ligadas: 1) as constantes de uma lngua (fonolgicas, por comutatividade; sintticas, por transformatividade; semnticas, por geratividade); 2) os universais da linguagem (por decomposio do fonema em traos distintivos; da sintaxe, em constituintes de base; da significao, em elementos semnticos mnimos); 3) as rvores, que ligam as constantes entre si, com correlaes binrias no conjunto das rvores (cf. o mtodo linear arborescente de Chomsky); 4) a competncia, coextensiva em direito lngua e definida pelos juzos de gramaticalidade; 5) a homogeneidade, que se refere aos elementos e s relaes no menos do que aos juzos intuitivos; 6) a sincronia, que erige um "em-si" e um "para-si" da lngua, passando perpetuamente do sistema objetivo conscincia subjetiva que o apreende em direito (o do prprio lingista). Pode-se trabalhar com todos esses fatores, retirando ou mesmo acrescentando alguns deles. Entretanto, permanecem todos juntos, porque se encontra, no nvel de um, o essencial de todos os outros. Por exemplo, a distino lngua-fala retomada em competncia-performance, mas no nvel da gramaticalidade. Se objetamos que a distino da competncia e da performance completamente relativa uma competncia lingstica pode ser econmica, religiosa, poltica, esttica... etc; a competncia escolar de um professor primrio pode ser somente uma competncia em relao ao juzo do inspetor ou s regras ministeriais , os lingistas respondem que esto prontos a multiplicar os nveis de competncia, e mesmo a introduzir valores pragmticos no sistema. assim que Brekle prope acrescentar um fator de "competncia performancial idiossincrtica", ligado a todo um conjunto de fatores lingsticos, psicolgicos ou sociolgicos. Mas de que adianta essa injeo de pragmtica se esta, por sua vez, considerada como tendo constantes ou universais que lhe so prprios? E em que as expresses como "eu", "prometer", "saber" seriam mais universais do que "saudar", "nomear" ou "condenar" l9? Do mesmo modo, quando nos esforamos para germinar as rvores chomskianas, e para quebrar a ordem linear, no ganhamos verdadeiramente nada, no constitumos um rizoma, se os componentes pragmticos que marcam as rupturas estiverem situados no ponto mais alto da rvore, ou desaparecerem no momento da derivao20. Na verdade, o problema mais geral concerne natureza da mquina abstrata: no h qualquer razo para relacionar o abstrato ao universal ou ao constante, e para apagar a singularidade das mquinas abstratas, quando estas so construdas em torno de variveis e variaes.

19 Cf. H.E. Brekle, Smantique, Armand Colin, p.94-104: sobre a idia de uma pragmtica universal e de "universais de dilogo". 20 Sobre esse germinar e suas diferentes representaes, cf. Wunderlich, "Pragmatique...

Pode-se compreender melhor o que est em questo remetendo discusso que ope Chomsky a Labov. Que toda lngua seja uma realidade compsita essencialmente heterognea, os lingistas o sabem e o afirmam; mas esta uma observao de fato. Chomsky exige somente que se trace, dentro desse conjunto, um sistema homogneo ou padro como condio de abstrao, de idealizao, tornando possvel um estudo cientfico de direito. No se trata, ento, de se ater a um ingls padro, pois, mesmo quando estudar o black-english ou o ingls dos guetos, o lingista se achar na obrigao de destacar um sistema padro que garanta a constncia e a homogeneidade do objeto estudado (nenhuma cincia poderia proceder diferentemente, diz-se). Chomsky finge acreditar que Labov, quando afirma seu interesse pelos traos variveis da linguagem, se instala assim em urna pragmtica de fato, exterior lingstica21.
21

Noam Chomsky e Mitsou Ronat, Dialogues, Flammarion, p.72-74.

Entretanto, Labov tem uma outra ambio. Quando ele destaca linhas de variao-inerente, no v nestas simplesmente "variantes livres" que se refeririam pronncia, ao estilo ou aos traos no-pertinentes, estando fora do sistema e deixando subsistir a homogeneidade do sistema; mas tampouco uma mistura de fato entre dois sistemas na qual cada um seria homogneo por sua conta, como se o locutor passasse de um a outro. Ele recusa a alternativa na qual a lingstica quis se instalar: atribuir variantes a sistemas diferentes, ou antes remet-los para aqum da estrutura. a prpria variao que sistemtica, no sentido em que os msicos dizem "o tema a variao". Na variao, Labov v um componente de direito que afeta, de dentro, cada sistema, e o faz seguir ou saltar por sua prpria potncia, impedindo-o de fechar-se sobre si, de homogeneiz-lo em princpio. E sem dvida as variaes consideradas por Labov so de natureza completamente diversa fonticas, fonolgicas, sintticas, semnticas, estilsticas. Parecenos difcil objetar a Labov que ele ignora a distino do direito e do fato ou da lingstica e da estilstica, ou da sincronia e da diacronia, ou dos traos pertinentes e dos traos no-pertinentes, ou da competncia e da performance, ou da gramaticalidade da lngua e da agramaticalidade da fala. Mesmo com o risco de cristalizar as posies de Labov, dir-se-ia, antes, que ele prope uma outra distribuio do fato e do direito, e sobretudo uma outra concepo do prprio direito e da abstrao. Labov toma o exemplo de um jovem negro que, em uma srie muito curta de frases, parece passar dezoito

vezes do sistema black-english ao sistema padro, e vice-versa. Mas justamente, no a distino abstrata dos dois sistemas que se revela arbitrria, insuficiente, visto que a maioria das formas s se relaciona a um ou a outro sistema pelos acasos dessa ou daquela seqncia? Assim, no se deveria convir que todo sistema est em variao e se define, no por suas constantes e sua homogeneidade, mas, ao contrrio, por uma variabilidade que tem como caractersticas ser imanente, contnua e regulada segundo um modo muito particular (regras variveis ou facultativas22)
William Labov, Sociolinguistique, principalmente p.262-265. Observar-se- que Labov ora se impe a condio restritiva de considerar enunciados que tm quase o mesmo sentido, ora abandona essa condio para seguir um encadeamento de enunciados complementares, porm heterogneos.
22

Como conceber essa variao contnua que trabalha, de dentro, uma lngua, mesmo se devemos sair dos limites aos quais s fixa Labov, e das condies de cientificidade que a lingstica invoca? Em um mesmo dia, um indivduo passa constantemente de uma lngua a outra. Sucessivamente, falar como "um pai deve faz-lo", depois como um patro; com a amada, falar uma lngua infantilizada; dormindo, mergulha em um discurso onrico, e bruscamente volta a uma lngua profissional quando o telefone toca. Objetar-se- que essas variaes so extrnsecas, e que o que ele usa no deixa de ser a mesma lngua. Mas afirm-lo prejulgar o que est em questo. Pois, por um lado, no certo que seja a mesma fonologia, nem a mesma sintaxe, a mesma semntica. Por outro, toda questo a de saber se a lngua considerada a mesma se define por invariantes ou, ao contrrio, pela linha de variao contnua que a perpassa. Alguns lingistas sugeriram que a mudana lingstica se faz menos por ruptura de um sistema do que por modificao gradual de freqncia, por coexistncia e continuidade de usos diferentes. Considere-se um s e mesmo enunciado: "eu juro!". No o mesmo enunciado se for dito por uma criana diante de seu pai, por um apaixonado diante de sua amada, por uma testemunha diante de um tribunal. como se fossem trs seqncias. (Ou como os quatro Amns apresentados em sete seqncias, de Messaien.) Ainda aqui no vemos qualquer razo para dizer que as variveis so somente de situao e que o enunciado permanece constante de direito. No apenas existem tantos enunciados quantas efetuaes, como o conjunto de enunciados se encontra presente na efetuao de um deles, de forma que a linha de variao seja virtual, isto , real sem ser atual, contnua por esse mesmo motivo e quaisquer que sejam os saltos do enunciado. Colocar em variao contnua seria fazer passar o enunciado por todas as variveis fonolgicas, sintticas, semnticas, prosdicas que podem afet-lo no mais breve instante de tempo (o menor

intervalo). Construir o continuam de Eu juro! com as transformaes correspondentes. Este o ponto de vista da pragmtica; mas esta se tornou interior lngua, imanente, e compreende a variao de quaisquer elementos lingsticos. Por exemplo, a linha dos trs processos de Kafka: o processo de pai, em famlia; o processo de noivado, no hotel; o processo de tribunal. Tendemos sempre a buscar uma "reduo": tudo ser explicado pela situao da criana face a seu pai, ou a do homem em relao castrao, ou a do cidado em relao lei. Mas assim nos contentamos em destacar uma pseudo-constante de contedo, o que no vale mais do que extrair uma pseudo-constante de expresso. Colocar em variao deve nos fazer evitar esses perigos, )a que isso constri um continuum ou um mdium que no comportam incio nem fim. No se confundir a variao contnua com o carter contnuo ou descontnuo da prpria varivel: palavra de ordem, variao contnua para uma varivel descontnua... Uma varivel pode ser contnua em uma parte de seu trajeto, depois pular ou saltar sem que sua variao contnua seja por isso afetada, impondo um desenvolvimento ausente como uma "continuidade alternativa", virtual e entretanto real. Uma constante, uma invariante se definem menos por sua permanncia e sua durao do que por sua funo de centro, mesmo relativo. No sistema tonal ou diatnico da msica, as leis de ressonncia e de atrao determinam, em todos os modos, centros vlidos, dotados de estabilidade e de poder atrativo. Esses centros so assim organizadores de formas distintas, distintivas, claramente estabelecidas durante determinadas pores de tempo: sistema centrado, codificado, linear, de tipo arborescente. verdade que o "modo" menor, em virtude da natureza de seus intervalos e da menor estabilidade de seus acordes, confere msica tonal um carter fugidio, evasivo, descentrado. Isso explica a ambigidade de ser submetido a operaes que o alinham pelo modelo ou padro maior, mas entretanto tambm a de fazer valer uma certa potncia modal irredutvel tonalidade, como se a msica viajasse, e reunisse todas as ressurgncias, fantasmas do oriente, recantos imaginrios, tradies de todas as partes. Porm, o temperamento, o cromatismo temperado, que apresenta uma outra ambigidade, ainda maior: a de estender a ao do centro aos tons mais longnquos, mas igualmente preparar a desagregao do princpio central, substituir as formas centrais pelo desenvolvimento contnuo de uma forma que no pra de se dissolver ou de se transformar. Quando o desenvolvimento subordina a forma e se estende ao conjunto, como em Beethoven, a variao comea a se liberar e se identifica criao. Entretanto, preciso esperar que o cromatismo se desencadeie, se torne um cromatismo generalizado, se volte contra o temperamento, e afete no

somente as alturas, mas todos os componentes do som, duraes, intensidades, timbres, ataques. Assim, no se pode mais falar de uma forma sonora que viria organizar uma matria; nem mesmo se pode mais falar de um desenvolvimento contnuo da forma. Trata-se, antes, de um material deveras complexo e bastante elaborado, que tornar audveis foras nosonoras. O par matria-forma substitudo pelo acoplamento materialforas. O sintetizador tomou o lugar do antigo "juzo sinttico a priori", mas com isso todas as funes mudam. Colocando em variao contnua todos os componentes, a msica se torna, ela mesma, um sistema sobrelinear, um rizoma ao invs de uma rvore, e fica a servio de um continuum csmico virtual, do qual at mesmo os buracos, os silncios, as rupturas, os cortes fazem parte. De tal forma que o importante no seja certamente um pseudocorte entre o sistema tonal e uma msica atonal; esta, ao contrrio, rompendo com o sistema tonal, no faz seno levar o temperamento at suas conseqncias extremas (entretanto, nenhum vienense se dedicou a isso). O essencial quase o movimento inverso: a efervescncia que afeta o prprio sistema tonal, em um longo perodo dos sculos XIX e XX, e que dissolve o temperamento, amplia o cromatismo, conservando ainda um tonal relativo, reinventa novas modalidades, conduz o maior e o menor para uma nova mescla, e ganha a cada vez domnios de variao contnua para esta ou aquela varivel. Essa efervescncia passa para o primeiro plano, se faz ouvir por si mesma, e faz ouvir, por seu material molecular assim trabalhado, as foras no sonoras do cosmos que sempre agitavam a msica um pouco de Tempo em estado puro, um gro de Intensidade absoluta... Tonal, modal, atonal no significam mais quase nada. No existe seno a msica para ser a arte como cosmos, e traar as linhas virtuais da variao infinita. Ainda aqui, objeta-se que a msica no uma linguagem, os componentes do som no so traos pertinentes da lngua, no existe correspondncia entre os dois. Mas no invocamos correspondncia alguma, no cessamos de pedir que se deixe em aberto o que est em questo, e que se recuse toda distino pressuposta. Antes de tudo, a distino lngua-fala foi feita para colocar fora da linguagem todos os tipos de variveis que trabalham a expresso ou a enunciao. Jean-Jacques Rousseau propunha, ao contrrio, uma relao Voz-Msica, que teria podido conduzir para uma outra direo no somente a fontica e a prosdia, mas toda a lingstica. A voz na msica nunca deixou de ser um eixo de experimentao privilegiado, jogando ao mesmo tempo com a linguagem e com o som. A msica ligou a voz e os instrumentos de maneiras bastante diversas; mas, como a voz canto, tem por papel principal "manter" o som, preenche uma funo de constante, circunscrita a uma nota, ao mesmo tempo em que acompanhada

pelo instrumento. somente quando relacionada ao timbre que ela desvela uma tessitura que a torna heterognea a si mesma e lhe d uma potncia de variao contnua: assim no mais acompanhada, realmente "maquinada", pertence a uma mquina musical que coloca em prolongamento ou superposio em um mesmo plano sonoro as partes faladas, cantadas, sonoplastizadas, instrumentais e eventualmente eletrnicas. Plano sonoro de um "glissando" generalizado, que implica a constituio de um espao estatstico, onde cada varivel tem no um valor mdio, mas uma probabilidade de freqncia que a coloca em variao contnua com as outras variveis23. Rosto, de Berio, ou Glossolalia, de Dieter Schnebel, seriam exemplos tpicos a esse respeito. E no importa o que diga o prprio Berio, trata-se menos de produzir um simulacro de linguagem ou uma metfora da voz, com pseudoconstantes, do que de alcanar essa lngua neutra, secreta, sem constantes, toda em discurso indireto, onde o sintetizador e o instrumento falam tanto quanto a voz, e a voz toca tanto quanto o instrumento. No se pensar que a msica no sabe mais cantar, em um mundo que se tornou mecnico ou atmico, mas, antes, que um imenso coeficiente de variao afeta e arrebata todas as partes fticas, afticas, lingsticas, poticas, instrumentais, musicais, de um mesmo agenciamento sonoro "um simples uivo percorrendo todos os graus" (Thomas Mann). Os procedimentos de variao da voz so numerosos no apenas no sprechgesang que no cessa de abandonar a altura, por uma queda ou por uma elevao, mas nas tcnicas de respirao circular, ou zonas de ressonncia, onde vrias vozes parecem sair da mesma boca. As lnguas secretas adquirem aqui uma enorme importncia, tanto na msica erudita quanto na popular. Os etnomusiclogos destacaram casos extraordinrios, por exemplo em Daom, onde, ora uma primeira parte diatnica vocal d lugar a uma descida cromtica em lngua secreta, deslizando de um som a outro de forma contnua, modulando um continuum sonoro em intervalos cada vez menores, at alcanar um parlando cujos intervalos param; e ora a parte diatnica que se encontra ela mesma transposta segundo os nveis cromticos de uma arquitetura em plataformas, sendo o canto s vezes interrompido pelo parlando, uma simples conversa sem altura definida24. Talvez seja, alis, uma caracterstica das lnguas secretas, das grias, dos jarges, das linguagens profissionais, das frmulas repetidas em jogos infantis, dos gritos dos vendedores, a de valerem menos por suas invenes lexicais ou por suas figuras de retrica do que pela maneira pela qual operam variaes contnuas nos elementos comuns da lngua. So lnguas cromticas, prximas a uma notao musical. Uma lngua secreta no tem apenas uma cifra ou um cdigo escondido que

funciona ainda por meio de constante e forma um subsistema; ela coloca em estado de variao o sistema das variveis da lngua pblica.
23 assim que Labov tende a definir sua noo de "regras variveis ou facultativas", em oposio s regras constantes: no simplesmente uma freqncia constatada, mas uma quantidade especfica que aponta a probabilidade de freqncia ou de aplicao da regra (cf. Le parler ordinaire, Ed. de Minuit, t.II, p.44 sq). 24 Cf. o artigo de Gilbert Rouget, "Un chromatisme africain", in LHomme, setembro de 1961 (que traz o disco "Chants rituels Daom" como encarte).

Eis o que queramos dizer: um cromatismo generalizado... Colocar em variao contnua quaisquer elementos uma operao que talvez faa surgir novas distines, mas no reconhecendo qualquer de seus procedimentos como adquirido, no atribuindo a si mesma nenhum destes previamente. Ao contrrio, essa operao refere-se, em princpio, simultaneamente voz, fala, lngua, msica. Nenhuma razo para fazer distines prvias e de princpio. A lingstica em geral ainda no abandonou uma espcie de modo maior, um tipo de escala diatnica, um estranho gosto pelas dominantes, constantes e universais. Durante esse perodo, todas as lnguas esto em variao contnua imanente: nem sincronia nem diacronia, mas assincronia, cromatismo como estado varivel e contnuo da lngua. Por uma lingstica cromtica, que d ao pragmatismo suas intensidades e valores. O que denominamos um estilo, que pode ser a coisa mais natural do mundo, precisamente o procedimento de uma variao contnua. Ora, dentre todos os dualismos instaurados pela lingstica, existem poucos menos fundados do que aquele que separa a lingstica da estilstica: sendo um estilo no uma criao psicolgica individual, mas um agenciamento de enunciao, no ser possvel impedi-lo de fazer uma lngua dentro de uma lngua. Considere-se uma lista arbitrria de autores que amamos: citamos mais uma vez Kafka, Beckett, Gherasim Luca, Jean-Luc Godard... Observase que esto mais ou menos na situao de um certo bilingismo: Kafka, judeu tcheco escrevendo em alemo; Beckett, irlands escrevendo simultaneamente em ingls e em francs; Luca, de origem romena; Godard e sua vontade de ser suo. Mas apenas uma coincidncia, uma ocasio, e a ocasio pode ser encontrada em outro lugar. Observa-se tambm que muitos dentre eles no so somente escritores ou primeiramente escritores (Beckett e o teatro e a televiso; Godard e o cinema, a televiso; Luca e suas mquinas audiovisuais): porque, quando submetemos os elementos lingsticos sejam submetidos a um tratamento de variao contnua, quando introduzimos na linguagem uma pragmtica interna, somos necessariamente levados a tratar da mesma maneira os elementos no-lingsticos, gestos, instrumentos, como se os dois aspectos da pragmtica se reunissem, na

mesma linha de variao, no mesmo continuum. Alm do mais, de incio talvez a idia tenha vindo do exterior, a linguagem no fez seno seguir, como acontece nas origens necessariamente exteriores de um estilo. Mas o essencial que cada um desses autores tenha seu procedimento de variao, seu cromatismo ampliado, sua louca produo de velocidades e de intervalos. A gagueira criadora de Gherasim Luca, no poema "Passionnment25. Uma outra gagueira, a de Godard. No teatro, os sussurros sem altura definida de Bob Wilson, as variaes ascendentes e descendentes de Carmelo Bene. Gaguejar fcil, mas ser gago da prpria linguagem uma outra coisa, que coloca em variao todos os elementos lingsticos, e mesmo os elementos no-lingsticos, as variveis de expresso e as variveis de contedo. Nova forma de redundncia. E... e... e... Sempre houve uma luta na linguagem entre o verbo "ser" e a conjuno "e", entre e e. Esses dois termos s se entendem e s se combinam aparentemente, porque um age na linguagem como uma constante e forma a escala diatnica da lngua, ao passo que o outro coloca tudo em variao, constituindo linhas de um cromatismo generalizado. De um a outro, tudo bascula. Mais do que ns [franceses], os que escrevem em ingls ou em americano estavam conscientes dessa luta e do que estava em jogo, e da valncia do "e"26. Proust dizia: "as obras-primas so escritas em um tipo de lngua estrangeira". E a mesma coisa que gaguejar, mas estando gago da linguagem e no simplesmente da fala. Ser um estrangeiro, mas em sua prpria lngua, e no simplesmente como algum que fala uma outra lngua, diferente da sua. Ser bilnge, multilnge, mas em uma s e mesma lngua, sem nem mesmo dialeto ou patu. Ser um bastardo, um mestio, mas por purificao da raa. a que o estilo cria lngua. a que a linguagem se torna intensiva, puro contnuo de valores e de intensidades. a que toda lngua se torna secreta, e entretanto no tem nada a esconder, ao invs de talhar um subsistema secreto na lngua. S se alcana esse resultado atravs de sobriedade, subtrao criadora. A variao contnua tem apenas linhas ascticas, um pouco de erva e gua pura.
25 Gherasim Luca, Le chant de Ia carpe, Ed. du Soleil Noir; e o disco produzido por Givaudan, onde G. Luca recita o poema "Passionnment". 26 O "e" (and) tem um papel particularmente importante na literatura inglesa, em funo no somente do Antigo Testamento, mas das "minorias" que trabalham a lngua: citemos, entre outros, o caso de John Millington Synge (cf. as observaes de Franois Regnault sobre a coordenao em anglo-irlands, traduo du Baladin du monde Occidental, Bibl. du Graphe). No nos contentaremos em analisar o "e" como uma conjuno; , antes, uma forma bastante especial de qualquer conjuno possvel, e que coloca em jogo uma lgica da lngua. Encontraremos na obra de Jean Wahl uma profunda reflexo acerca desse sentido do "e", acerca da maneira pela qual ele coloca em questo o primado do verbo ser.

Podemos escolher qualquer varivel lingstica e faz-la variar em uma linha contnua necessariamente virtual entre dois estados dessa varivel. No estamos mais na situao dos lingistas que esperam que as constantes da lngua experimentem um tipo de mutao, ou antes sofram o efeito de mudanas acumuladas na simples fala. As linhas de mudana ou de criao fazem parte da mquina abstrata, plena e diretamente. Hjelmslev observava que uma lngua comporta necessariamente possibilidades inexploradas, e que a mquina abstrata deve compreender essas possibilidades, ou potencialidades27. "Potencial", "virtual" no se opem precisamente ao real; ao contrrio, a realidade do criativo, o colocar em variao contnua das variveis, que se ope somente determinao atual de suas relaes constantes. A cada vez que se traa uma linha de variao, tem-se variveis de diversas naturezas fonolgica, sinttica ou gramatical, semntica etc. , mas a prpria linha a-pertinente, assinttica ou agramatical, assemntica. A agramaticalidade, por exemplo, no mais uma caracterstica contingente da fala que se oporia gramaticalidade da lngua; , ao contrrio, a caracterstica ideal da linha que coloca as variveis gramaticais em estado de variao contnua. Retomemos uma anlise de Nicolas Ruwet, concernente a determinadas expresses singulares de Cummings, he danced his did, ou they went their came. Podem-se reconstituir as variaes pelas quais as variveis gramaticais passam virtualmente para chegar a tais expresses agramaticais (he did his dance, he danced his danse, he danced what he did..., they went as they carne, they went their way...28).
Hjelmslev, Le langage, Ed. de Minuit, p.6.3 sq. Nicolas Ruwet, "Paralllisme et dviations en posie", in Langage, discours, socit, Ed. du Seuil. Ruwet analisa o poema 29 em Fifty Poems de Cummings; apresenta uma interpretao restrita e estruturalista desse fenmeno de variao, invocando a noo de "paralelismo"; em outros textos, diminui o alcance dessas variaes, relacionando-as aos exerccios marginais que no dizem respeito s verdadeiras mudanas na lngua; entretanto, seu prprio comentrio parece ultrapassar todas essas restries de interpretao.
28 27

Apesar da interpretao estrutural de Ruwet, evitar-se- crer que a expresso atpica seja produzida pelas formas corretas sucessivas. Ao contrrio, ela que leva ao estado de variao as formas corretas, e as arranca de seu estado de constantes. A expresso atpica constitui um extremo de desterritorializao da lngua, representa o papel de tensor, isto , faz com que a lngua tenda em direo a um limite de seus elementos, formas ou noes, em direo a um aqum ou a um alm da lngua. O tensor opera um tipo de transitivizao da frase, e faz com que o ltimo termo reaja sobre o precedente, remontando toda a cadeia. Assegura um tratamento

intensivo e cromtico da lngua. Uma expresso to simples como e... pode representar o papel de tensor atravs de toda a linguagem. Nesse sentido, o e menos uma conjuno do que a expresso atpica de todas as conjunes possveis que coloca em variao contnua. Eis porque o tensor no se deixa reduzir nem a uma constante nem a uma varivel, mas assegura a variao da varivel, subtraindo a cada vez o valor da constante (n-1). Os tensores no coincidem com qualquer categoria lingstica; so entretanto valores pragmticos essenciais aos agenciamentos de enunciao bem como aos discursos indiretos29.
29 Cf. Vidal Sephiha, "Introduction ltude de 1'intensif", Langages, maro de 1973. E um dos primeiros estudos sobre as tenses e variaes atpicas da linguagem, tal como aparecem principalmente nas lnguas ditas menores.

Acredita-se, s vezes, que essas variaes no expressam o trabalho comum da criao na lngua, e permanecem marginais, reservadas aos poetas, s crianas e aos loucos. por isso que se quer definir a mquina abstrata pelas constantes, que s podem conseqentemente ser modificadas secundariamente, por efeito cumulativo ou mutao sintagmtica. Mas a mquina abstrata da lngua no universal ou mesmo geral, ela singular; no atual, mas virtual-real; no possui regras obrigatrias ou invariveis, mas regras facultativas que variam incessantemente com a prpria variao, como em um jogo onde cada jogada se basearia na regra. Da a complementaridade das mquinas abstratas e dos agenciamentos de enunciao, a presena de umas nas outras. Isto ocorre porque a mquina abstrata como o diagrama de um agenciamento; traa as linhas de variao contnua, ao passo que o agenciamento concreto trata das variveis, organiza suas relaes bastante diversas em funo dessas linhas. O agenciamento negocia as variveis em tal ou qual variao, segundo tal ou qual grau de desterritorializao, para determinar aquelas que estabelecero relaes constantes ou obedecero a regras obrigatrias, e aquelas, ao contrrio, que serviro de matria fluente variao. No se concluir que o agenciamento ope somente uma certa resistncia ou inrcia mquina abstrata; pois mesmo as "constantes" so essenciais determinao das virtualidades pelas quais a variao passa; so, elas mesmas, facultativamente escolhidas. Em certo nvel, h freio e resistncia, mas, em outro nvel de agenciamento, no h mais do que um vaivm entre os diversos tipos de variveis e corredores de passagem percorridos nos dois sentidos: ao mesmo tempo que todas as variveis efetuam a mquina segundo o conjunto de suas relaes. No h como distinguir, portanto, uma lngua coletiva e constante, e atos de fala, variveis e individuais. A mquina abstrata sempre singular, designada por um nome prprio, de grupo ou de indivduo, ao passo que o agenciamento de

enunciao sempre coletivo, no indivduo como no grupo. Mquina abstrata-Lnin e agenciamento coletivo-bolchevique... O mesmo vlido para a literatura, para a msica. Nenhum primado do indivduo, mas indissolubilidade de um Abstrato singular e de um Concreto coletivo. A mquina abstrata no existe mais independentemente do agenciamento, assim como o agenciamento no funciona independentemente da mquina. IV. S SE PODERIA ESTUDAR CIENTIFICAMENTE A LNGUA SOB AS CONDIES DE UMA LNGUA MAIOR OU PADRO Visto que todo mundo sabe que uma lngua uma realidade varivel heterognea, o que significa a exigncia dos lingistas de traar um sistema homogneo para tornar possvel o estudo cientfico? Trata-se de extrair das variveis um conjunto de constantes, ou de determinar relaes constantes entre as variveis (como j se pode observar na comutatividade dos fonologistas). Mas o modelo cientfico atravs do qual a lngua se torna objeto de estudo no seno um modelo poltico atravs do qual a lngua por sua vez homogeneizada, centralizada, padronizada, lngua de poder, maior ou dominante. intil o lingista recorrer cincia, cincia pura mas essa no seria a primeira vez que a ordem da cincia viria garantir as exigncias de uma outra ordem. O que a gramaticalidade e o signo S, o smbolo categorial que domina os enunciados? um marcador de poder antes de ser um marcador sinttico, e as rvores chomskianas estabelecem relaes constantes entre variveis de poder. Formar frases gramaticalmente corretas , para o indivduo normal, a condio prvia para qualquer submisso s leis sociais. Ningum pode ignorar a gramaticalidade; aqueles que a ignoram pertencem a instituies especiais. A unidade de uma lngua , antes de tudo, poltica. No existe lngua-me, e sim tomada de poder por uma lngua dominante, que ora avana sobre uma grande frente, ora se abate simultaneamente sobre centros diversos. Podem-se conceber vrias maneiras de uma lngua se homogeneizar, se centralizar: a maneira republicana no necessariamente a mesma que a real, e no a menos dura30. Mas o empreendimento cientfico de destacar constantes e relaes constantes sempre se duplica no empreendimento poltico de imp-las queles que falam, e de transmitir palavras de ordem. Speak white and loud sim que admirvel lngua para enquadrar dar ordens

fixar a hora da morte no trabalho e da pausa que arrefece...


30 Sobre as extenses e difuses dos estados de lngua, tanto em "mancha de leo", quanto na forma de "bandos aerotransportados", cf. Bertil Malmberg, Les nouvelles tendances de la linguistique, PUF, cap. III (invocando os muito importantes estudos de N. Lindqvist sobre a dialetologia). Seriam necessrios, ento, estudos comparativos concernentes maneira pela qual se operam as homogeneizaes e centralizaes das diversas lnguas maiores. A esse respeito, a histria lingstica do francs no absolutamente igual do ingls; a relao com a escrita como forma de homogeneizao tampouco a mesma. Para o francs, lngua centralizada por excelncia, reportaremos anlise de M. de Certeau, D. Julia, J.Revel, Une politiqite de Ia langue, Gallimard. Essa anlise refere-se a um perodo muito curto, no fim do sculo XVIII, em torno do abade Gregrio, e marca entretanto dois momentos distintos: um, em que a lngua central se ope aos dialetos rurais, como a cidade ao campo, a capital provncia; outro, em que se ope aos "idiomas feudais", mas tambm linguagem dos emigrados, como a Nao se ope a tudo o que lhe estrangeiro ou inimigo (p. 160 sq.: " igualmente evidente que a recusa dos dialetos resulta de uma incapacidade tcnica de apreender leis estveis na oralidade ou nas falas regionais.").

Assim, seria preciso distinguir dois tipos de lnguas, "altas" e "baixas", maiores e menores? Umas se definiriam precisamente pelo poder das constantes; outras, pela potncia da variao. No queremos simplesmente opor a unidade de uma lngua maior a uma multiplicidade de dialetos. , antes, cada dialeto que se encontra afetado por uma zona de transio e de variao, ou melhor, cada lngua menor que se encontra afetada por uma zona de variao propriamente dialetal. Segundo Malmberg, raramente se distinguem fronteiras ntidas nos mapas dos dialetos, mas zonas limtrofes e transicionais, de indiscernibilidade. Diz-se igualmente que "a lngua quebequense to rica em modulaes e variaes de sotaques regionais e jogos de acentuaes tnicas que, sem entretanto exagerar, parece, s vezes, que seria melhor preservada pela notao musical do que por todo o sistema de ortografia"31. A prpria noo de dialeto bastante incerta. Alm disso, relativa, porque preciso saber em relao a que lngua maior ela exerce sua funo: por exemplo, a lngua quebequense no avaliada apenas em relao a um francs padro, mas em relao ao ingls maior do qual ela toma emprestados todos os tipos de elementos fonticos e sintticos para faz-los variar. Os dialetos bantos no so avaliados somente em relao a uma lngua-me, mas em relao ao africner como lngua maior, e ao ingls como lngua contra-maior preferida pelos negros32. Em suma, no a noo de dialeto que esclarece a de lngua menor, mas ao contrrio, a lngua menor que define os dialetos por suas prprias possibilidades de variao. Assim, perguntamos, seria preciso distinguir lnguas maiores e lnguas menores, seja se colocando na situao regional de um bilingismo ou de um

multilingismo que comporta pelo menos uma lngua dominante e uma lngua dominada, seja considerando uma situao mundial que d a determinadas lnguas um poder imperialista em relao a outras (assim como o papel do ingls-americano atualmente)?
31 Cf. Michle Lalonde, em Change, n.30, onde encontramos ao mesmo tempo o poema precedente "Speak White" e um manifesto sobre a lngua quebequense. 32 Sobre a situao complexa do africner, o belo livro de Breyten Breytenbach, Feu froid, Bourgois: o estudo de G.M. Lory (p. 101-107) esclarece a empresa de Breytenbach, a violncia de seu tratamento potico da lngua, sua vontade de ser "bastardo, com uma lngua bastarda".

Pelo menos duas razes nos impedem de adotar esse ponto de vista. Como observa Chomsky, um dialeto, uma lngua de gueto, uma lngua menor no escapam s condies de um tratamento que delas destaca um sistema homogneo extraindo da constantes o black-english tem uma gramtica prpria que no se define como uma soma de erros ou de infraes em relao ao ingls padro, mas de fato essa gramtica s pode ser considerada aplicando-lhe as mesmas regras de estudo aplicadas gramtica do ingls padro. Nesse sentido, as noes de maior e de menor parecem no ter nenhum interesse lingstico. O francs, ao perder sua funo maior mundial, no perde nada de sua constncia e de sua homogeneidade, de sua centralizao. Ao contrrio, o africner adquiriu sua homogeneidade quando era uma lngua localmente menor em luta contra o ingls. Mesmo e sobretudo politicamente, difcil perceber como os defensores de uma lngua menor podem operar, a no ser dando-lhe mesmo que apenas pela escrita a constncia e a homogeneidade que fazem dela uma lngua localmente maior capaz de forar o reconhecimento oficial (da o papel poltico dos escritores que fazem valer os direitos de uma lngua menor). Mas parece que o argumento contrrio tem ainda mais peso: quanto mais uma lngua tem ou adquire os caracteres de uma lngua maior, mais ela trabalhada pelas variaes contnuas que a transpem em "menor". intil criticar o imperialismo mundial de uma lngua denunciando as corrupes que ela introduz nas outras lnguas (por exemplo, a crtica dos puristas influncia inglesa, a denncia poujadista* ou acadmica do "frangls"). Pois uma lngua, como o ingls, o americano, no mundialmente maior sem ser trabalhada por todas as minorias do mundo, com procedimentos de variao bastante diversos. Modo pelo qual o galico, o anglo-irlands, faz variar o ingls. Modo pelo qual o black-english e tantos "guetos" fazem variar o americano, a ponto de Nova Iorque ser quase uma cidade sem lngua. (E ainda mais: o americano no se constituiu, em suas diferenas em relao ao ingls, sem esse trabalho lingstico das minorias). Ou ainda a situao lingstica no antigo imprio austraco: o alemo no lngua maior em

relao s minorias, sem sofrer por parte destas um tratamento que faz dele uma lngua menor em relao ao alemo dos alemes. Ora, no existe lngua que no tenha suas minorias internas, endgenas, intralingsticas. De tal modo que, do ponto de vista mais geral da lingstica, a posio de Chomsky e a de Labov no deixam de se cruzar, e de se transmutar. Chomsky pode dizer que uma lngua, mesmo menor, dialetal ou de gueto, no pode ser estudada fora das condies que dela extraem invariantes, e que eliminam as variveis "extrnsecas ou mistas"; mas Labov pode responder que uma lngua, mesmo maior e padro, no pode ser estudada independentemente das variaes "inerentes", que no so precisamente nem mistas nem extrnsecas. Vocs no chegaro a um sistema homogneo que ainda no seja ou que no venha a ser trabalhado por uma variao imanente, contnua e regrada (por que Chomsky finge no compreender isso?).
* O termo refere-se a Pierre Poujade, que encarnou, nos anos 50, a mais radical forma de corporativismo do "pequeno comerciante", em sua fixao sobre os "valores franceses", aqui sinnimo de uma xenofobia reivindicada. (N. das T.)

No existem ento dois tipos de lngua, mas dois tratamentos possveis de uma mesma lngua. Ora tratam-se as variveis de maneira a extrair delas constantes e relaes constantes; ora, de maneira a coloc-las em estado de variao contnua. Erramos algumas vezes ao agir como se as constantes existissem ao lado das variveis, constantes lingsticas ao lado de variveis de enunciao: isso foi feito por comodidade de exposio. Pois evidente que as constantes so tiradas das prprias variveis; os universais no tm mais existncia em si na lingstica do que na economia, e so sempre inferidos a partir de uma universalizao ou de uma uniformizao que se refere s variveis. Constante no se ope a varivel, um tratamento da varivel que se ope a outro tratamento, o da variao contnua. As regras ditas obrigatrias correspondem ao primeiro tratamento, ao passo que as regras facultativas concernem construo de um continuum de variao. Alm do mais, determinado nmero de categorias ou de distines no pode ser invocado; elas no so aplicveis nem objetveis, porque j supem o primeiro tratamento e so completamente subordinadas busca das constantes: assim a lngua enquanto a opomos fala; a sincronia, diacronia; a competncia, performance; os traos distintivos, aos traos no-distintivos (ou secundariamente distintivos). Pois os traos nodistintivos, pragmticos, estilsticos, prosdicos, no so somente variveis onipresentes que se distinguem da presena ou da ausncia de uma constante, no so elementos sobrelineares e "supra-segmentares" que se distinguem dos elementos segmentares lineares: seus prprios caracteres lhes fornecem a potncia de colocar todos os elementos da lngua em estado de

variao contnua como a ao do tom sobre os fonemas, do acento sobre os morfemas, da entonao sobre a sintaxe. Esses no so, portanto, traos secundrios, mas um outro tratamento da lngua, que no passa mais pelas categorias precedentes. "Maior" e "menor" no qualificam duas lnguas, mas dois usos ou funes da lngua. O bilingismo tem certamente um valor exemplar, mas, ainda aqui, por simples comodidade. No h dvida de que, no imprio austraco, o tcheco lngua menor em relao ao alemo; mas o alemo de Praga j funciona como lngua potencialmente menor em relao ao de Viena ou de Berlim; e Kafka, judeu tcheco escrevendo em alemo, faz o alemo sofrer um tratamento criador de lngua menor, construindo um continuum de variao, negociando todas as variveis para, ao mesmo tempo, restringir as constantes e estender as variaes: fazer gaguejar a lngua, ou faz-la "piar"..., armar tensores em toda a lngua, mesmo a escrita, e extrair da gritos, clamores, alturas, duraes, timbres, acentos, intensidades. Duas tendncias conjuntas das lnguas ditas menores foram recorrentemente apontadas: um empobrecimento, um esgotamento das formas, sintticas ou lexicais; mas, ao mesmo tempo, uma curiosa proliferao de efeitos cambiantes, um gosto pela sobrecarga e pela parfrase. O mesmo pode ser dito em relao ao alemo de Praga, ao blackenglish ou ao quebequense. Mas a interpretao dos lingistas foi basicamente, a no ser em raras excees, mal intencionada, invocando uma pobreza e uma preciosidade consubstanciais. A suposta pobreza , de fato, uma restrio das constantes, assim como a sobrecarga uma extenso das variaes, para desenrolar um continuum que arrebata todos os componentes. Essa pobreza no uma falta, mas um vazio ou uma elipse que faz com que se contorne uma constante sem se engajar nela, ou que se a aborde por baixo ou por cima sem nela se instalar. E essa sobrecarga no uma figura de retrica, uma metfora ou estrutura simblica, uma parfrase movente que testemunha a presena no-localizada de um discurso indireto no interior de qualquer enunciado. Assiste-se, dos dois lados, a uma recusa de pontos de referncia, a uma dissoluo da forma constante em benefcio das diferenas de dinmica. E quanto mais uma lngua entra nesse estado, mais se aproxima no somente de uma notao musical, mas da prpria msica33.
33 Sobre o duplo aspecto das lnguas menores, pobreza-elipse, sobrecarga-variao, pode-se reportar a algumas anlises exemplares: a que Wagenbach faz do alemo de Praga no comeo do sculo XX (Franz Kafka, annes de jeneusse, Mercure de France); a de Pasolini, mostrando que o italiano no foi construdo em um nvel padro ou mdio, mas explodiu em duas direes simultneas, "para o alto e para baixo", material simplificado e exagero expressivo (Lexprience hrtique, Payot, p.46-47); a de J.L. Dillard, destacando a dupla tendncia do black-english, por um lado de omitir, perder ou se desembaraar, por outro de sobrecarregar, elaborar um "fancy talk" (Black-english, Vintage Book, New York). Como observa Dillard, no h a qualquer inferioridade em relao a uma lngua padro, mas correlao de dois

movimentos que escapam necessariamente do nvel padro da lngua. Sempre a propsito do blackenglish, LeRoi Jones mostra a que ponto essas duas direes conjuntas aproximam a lngua da msica (Le peuple du blues, Gallimard, p.44-45, e todo o captulo III). Mais geralmente, cabe lembrar a anlise que Pierre Boulez faz de um duplo movimento musical, dissoluo da forma, sobrecarga ou proliferao dinmicas: Par volont et par hasard, Ed. du Seuil p.22,24.

Subtrair e colocar em variao, diminuir e colocar em variao, uma s e mesma operao. No existe uma pobreza e uma sobrecarga que caracterizariam as lnguas menores em relao a uma lngua maior ou padro; h uma sobriedade e uma variao que so como um tratamento menor da lngua padro, um devir-menor da lngua maior. O problema no o de uma distino entre lngua maior e lngua menor, mas o de um devir. A questo no a de se reterritorializar em um dialeto ou um patu, mas de desterritorializar a lngua maior. Os negros americanos no opem o black ao ingls, fazem com o americano, que sua prpria lngua, um blackenglish. As lnguas menores no existem em si: existindo apenas em relao a uma lngua maior, so igualmente investimentos dessa lngua para que ela se torne, ela mesma, menor. Cada um deve encontrar a lngua menor, dialeto ou antes idioleto, a partir da qual tornar menor sua prpria lngua maior. Essa a fora dos autores que chamamos "menores", e que so os maiores, os nicos grandes: ter que conquistar sua prpria lngua, isto , chegar a essa sobriedade no uso da lngua maior, para coloc-la em estado de variao contnua (o contrrio de um regionalismo). em sua prpria lngua que se bilnge ou multilinge. Conquistar a lngua maior para nela traar lnguas menores ainda desconhecidas. Servir-se da lngua menor para por em fuga a lngua maior. O autor menor o estrangeiro em sua prpria lngua. Se bastardo, se vive como bastardo, no por um carter misto ou mistura de lnguas, mas antes por subtrao e variao da sua, por muito ter entesado tensores em sua prpria lngua. A noo de minoria, com suas remisses musicais, literrias, lingsticas, mas tambm jurdicas, polticas, bastante complexa. Minoria e maioria no se opem apenas de uma maneira quantitativa. Maioria implica uma constante, de expresso ou de contedo, como um metro padro em relao ao qual ela avaliada. Suponhamos que a constante ou metro seja homem-branco-masculino-adulto-habitan-te das cidades-falante de uma lngua padro-europeu-heterossexual qualquer (o Ulisses de Joyce ou de Ezra Pound). evidente que "o homem" tem a maioria, mesmo se menos numeroso que os mosquitos, as crianas, as mulheres, os negros, os camponeses, os homossexuais... etc. porque ele aparece duas vezes, uma vez na constante, uma vez na varivel de onde se extrai a constante. A

maioria supe um estado de poder e de dominao, e no o contrrio. Supe o metro padro e no o contrrio. Mesmo o marxismo "traduziu quase sempre a hegemonia do ponto de vista do operrio nacional, qualificado, masculino e com mais de trinta e cinco anos"34. Uma outra determinao diferente da constante seria ento considerada como minoritria, por natureza e qualquer que seja seu nmero, isto , como um subsistema ou como fora do sistema. Isso pode ser visto em todas as operaes, eleitorais ou no, onde se d o poder de escolha, com a condio de que a escolha permanea conforme aos limites da constante ("vocs no tm que escolher uma mudana de sociedade..."). Mas, nesse ponto, tudo se inverte. Pois a maioria, na medida em que analiticamente compreendida no padro abstrato, no nunca algum, sempre Ningum Ulisses , ao passo que a minoria o devir de todo o mundo, seu devir potencial por desviar do modelo. H um "fato" majoritrio, mas o fato analtico de Ningum que se ope ao devir-minoritrio de todo o mundo. por isso que devemos distinguir: o majoritrio como sistema homogneo e constante, as minorias como subsistemas, e o minoritrio como devir potencial e criado, criativo. O problema no nunca o de obter a maioria, mesmo instaurando uma nova constante. No existe devir majoritrio, maioria no nunca um devir. S existe devir minoritrio. As mulheres, independentemente de seu nmero, so uma minoria, definvel como estado ou subconjunto; mas s criam tornando possvel um devir, do qual no so proprietrias, no qual elas mesmas tm que entrar, um devir-mulher que concerne a todos os homens, incluindo-se a homens e mulheres. O mesmo ocorre com as lnguas menores: no so simplesmente sublnguas, idioletos ou dialetos, mas agentes potenciais para fazer entrar a lngua maior em um devir minoritrio de todas as suas dimenses, de todos os seus elementos. Podem-se distinguir lnguas menores, a lngua maior, e o devir-menor da lngua maior. Certamente as minorias so estados que podem ser definidos objetivamente, estados de lngua, de etnia, de sexo, com suas territorialidades de gueto; mas devem ser consideradas tambm como germes, cristais de devir, que s valem enquanto detonadores de movimentos incontrolveis e de desterritorializaes da mdia ou da maioria. por isso que Pasolini mostrava que o essencial, precisamente no discurso indireto livre, no estava nem em uma lngua A, nem em uma lngua B, mas "em uma lngua X, que no seno a lngua A em vias de se tornar realmente uma lngua B"35. H uma figura universal da conscincia minoritria, como devir de todo o mundo, e esse devir que criao. No adquirindo a maioria que se o alcana. Essa figura precisamente a variao contnua, como uma amplitude que no cessa de transpor, por excesso e por falta, o limiar

representativo do padro majoritrio. Erigindo a figura de uma conscincia universal minoritria, dirigimo-nos a potncias de devir que pertencem a um outro domnio, que no o do Poder e da Dominao. a variao contnua que constitui o devir minoritrio de todo o mundo, por oposio ao Fato majoritrio de Ningum. O devir minoritrio como figura universal da conscincia denominado autonomia. Sem dvida no utilizando uma lngua menor como dialeto, produzindo regionalismo ou gueto que nos tornamos revolucionrios; utilizando muitos dos elementos de minoria, conectando-os, conjugando-os, que inventamos um devir especfico autnomo, imprevisto36.
34 Yann Moulier, prefcio a Ouvriers et Capital, de Mario Tronti, Bourgois. 35 P.P. Pasolini, Lexprience hrtique, p.62. 36 Cf. O manifesto do "Coletivo Estratgia" a propsito da lngua quebequense, em Change n.30, denuncia "o mito da lngua subversiva", como se bastasse um estado de minoria para possuir, com isso, uma posio revolucionria ("essa equao mecanicista deriva de uma concepo populista da lngua. (...) No porque um indivduo fala a lngua da classe trabalhadora que ele defende as posies dessa classe. (....) A tese segundo a qual o joual* possui uma fora subversiva, contracultural, perfeitamente idealista", p.188. * Palavra utilizada em Quebec para designar, de forma geral, as diferenas (fonticas, lexicais, sintticas) do francs popular canadense. (N. das T.)

O modo maior e o modo menor so dois tratamentos da lngua: um, consistindo em extrair dela constantes; outro, em coloc-la em variao contnua. Mas, medida que a palavra de ordem a varivel de enunciao que efetua a condio da lngua e define o uso dos elementos segundo um ou outro tratamento, ento palavra de ordem que se deve voltar, como a nica "metalinguagem" capaz de apreender essa dupla direo, esse duplo tratamento das variveis. Se o problema das funes da linguagem geralmente mal formulado, porque se deixa de lado essa varivel-palavra de ordem, que subordina todas as funes possveis. Segundo as indicaes de Canetti, podemos partir da seguinte situao pragmtica: a palavra de ordem sentena de morte, implica sempre uma sentena como essa, mesmo muito atenuada, tornada simblica, inicitica, temporria... etc. A palavra de ordem traz uma morte direta quele que recebe a ordem, uma morte eventual se ele no obedece ou, antes, uma morte que ele mesmo deve infligir, levar para outra parte. Uma ordem do pai a seu filho "voc far isso", "voc no far aquilo" no pode ser separada da pequena sentena de morte que o filho experimenta em um ponto de sua pessoa. Morte, morte, esse o nico julgamento, e o que faz do julgamento um sistema. Veredito. Mas a palavra de ordem tambm outra coisa, inseparavelmente ligada a essa: como um grito de alarme ou uma mensagem de fuga. Seria simples demais dizer que a fuga uma reao palavra de ordem; encontra-se, antes, compreendida

nesta, como sua outra face em um agencia-mento complexo, seu outro componente. Canetti tem razo ao invocar o rugido do leo, que enuncia ao mesmo tempo a fuga e a morte37. A palavra de ordem tem dois tons. O profeta no recebe menos as palavras de ordem ao fugir do que ao desejar a morte: o profetismo judeu juntou o desejo de estar morto e o impulso de fuga com a palavra de ordem divina.
37 Elias Canetti, Massa e potncia. (Cf. os dois captulos essenciais correspondentes aos dois aspectos da palavra de ordem, "A ordem" e "A metamorfose"; e, sobretudo, p.332-333, quanto descrio da peregrinao a Meca, com seu duplo aspecto codificado: petrificao morturia e fuga em pnico.)

Ora, se consideramos o primeiro aspecto da palavra de ordem, isto , a morte como expresso do enunciado, percebemos que corresponde s exigncias precedentes: a morte tenta concernir essencialmente aos corpos, se atribuir aos corpos, deve sua imediatidade, sua instantaneidade, o carter autntico de uma transformao incorprea. O que a precede e o que a ela se segue pode ser um longo sistema de aes e de paixes, um lento trabalho dos corpos; em si mesma, ela no nem ao nem paixo, mas puro ato, pura transformao que a enunciao junta ao enunciado, sentena. Esse homem est morto... Voc j est morto quando recebe a palavra de ordem... A morte, com efeito, est em toda parte como essa fronteira intransponvel, ideal, que separa os corpos, suas formas e seus estados, e como a condio, mesmo inicitica, mesmo simblica, pela qual um sujeito deve passar para mudar de forma ou de estado. nesse sentido que Canetti fala da "enantiomorfose": um regime que remete a um Senhor imvel e hiertico, legislando a todo momento por meio de constantes, proibindo ou limitando estritamente as metamorfoses, fixando para as figuras contornos ntidos e estveis, opondo duas a duas as formas, impondo aos sujeitos que morram para que passem de uma a outra. sempre por algo de incorpreo que um corpo se separa e se distingue de um outro. Enquanto extremidade de um corpo, a figura o atributo no-corpreo que o limita e o fixa: a morte a Figura. por uma morte que um corpo se consuma no somente no tempo, mas no espao, e que suas linhas formam, delimitam um contorno. Tanto existem espaos mortos quanto tempos mortos. "A repetio da enantiomorfose conduz a uma reduo do mundo (...); as proibies sociais de metamorfose so talvez as mais importantes de todas. (...) a prpria morte que interposta entre as classes, a mais estrita fronteira." Em um tal regime, todo corpo novo exige a ereo de uma forma oponvel tanto quanto a formao de sujeitos distintos: a morte a transformao geral incorprea que atribuda a todos os corpos do ponto de vista de suas formas e de suas substncias (por exemplo, o corpo do Partido no se destacar sem uma

operao de enantiomorfia, e sem a formao de novos militantes que supem a eliminao de uma primeira gerao). verdade que invocamos aqui consideraes tanto de contedo quanto de expresso. Na verdade, no exato momento em que os dois planos mais se distinguem, como o regime de corpos e o regime de signos em um agenciamento, remetem mais uma vez sua pressuposio recproca. A transformao incorprea o expresso das palavras de ordem, mas tambm o atributo dos corpos. No so apenas as variveis lingsticas de expresso, mas tambm as variveis no-lingsticas de contedo, que entram respectivamente em relaes de oposio ou de distino formais, capazes de liberar constantes. Como o indica Hjelmslev, da mesma maneira que uma expresso se divide em unidades fnicas, por exemplo, e que um contedo se divide em unidades fsicas, zoolgicas ou sociais ("bezerro" se divide em bovino-macho-jovem38). A rede das binariedades, das arborescncias, vale tanto de um lado quanto do outro. No h, entretanto, qualquer semelhana, nem correspondncia ou conformidade analticas dos dois planos. Mas sua independncia no exclui o isomorfismo, isto , a existncia do mesmo tipo de relaes constantes de um lado ou do outro. E esse tipo de relaes que faz, desde o incio, com que os elementos lingsticos e no-lingsticos no sejam separveis, apesar de no apresentarem correspondncia. simultaneamente que os elementos de contedo daro contornos ntidos s misturas de corpos, e os elementos de expresso daro um poder de sentena ou de julgamento aos expressos no-corpreos. Todos esses elementos possuem graus de abstrao e de desterritorializao diferentes, mas realizam, a cada vez, uma reterritorializao do conjunto do agenciamento, nessas palavras de ordem e nesses contornos. E esse o sentido da doutrina do juzo sinttico: o de ter mostrado que havia um vnculo a priori (isomorfismo) entre a Sentena e a Figura, entre a forma de expresso e a forma de contedo.
Vimos que Hjelmslev impunha uma condio restritiva a de assimilar o plano de contedo a um tipo de "significado". Temos ento razo de objetar-lhe que a anlise do contedo, tal como a prope, deriva menos da lingstica do que de outras disciplinas como a zoologia, por exemplo (ver tambm Martinet, La linguistique, Denoel, p.353). Mas essa objeo nos parece se referir apenas condio restritiva de Hjelmslev.
38

Mas se consideramos o outro aspecto da palavra de ordem, a fuga e no a morte, evidente que as variveis entram ento em um novo estado, que o da variao contnua. A passagem ao limite revela-se agora como a transformao incorprea, que no cessa entretanto de ser atribuda aos corpos: a nica maneira no de suprimir a morte, mas de reduzi-la ou de fazer dela mesma uma variao. A linguagem impelida por esse

movimento que a faz se estender para alm de seus prprios limites, ao mesmo tempo que os corpos so tomados no movimento da metamorfose de seu contedo, ou na exausto que os faz alcanar ou ultrapassar o limite de suas figuras. Seria possvel opor aqui as cincias menores s maiores: por exemplo, o impulso da linha quebrada em direo curva, toda uma geometria operativa do trao e do movimento, uma cincia pragmtica das operaes de variao, que age diferentemente da cincia maior ou real das invariantes de Euclides, e que apresenta uma longa histria de suspeio e mesmo de represso (questo qual voltaremos mais adiante). O menor intervalo sempre diablico: o senhor das metamorfoses se ope ao rei hiertico invariante. como se uma matria intensa se liberasse um continuum de variao: aqui, nos tensores interiores da lngua; ali, nas tenses interiores de contedo. A idia do menor intervalo no se estabelece entre figuras de mesma natureza, mas implica pelo menos a curva e a reta, o crculo e a tangente. Assiste-se a uma transformao de substncias e a uma dissoluo das formas, passagem ao limite ou fuga dos contornos, em benefcio das foras fluidas, dos fluxos, do ar, da luz, da matria, que fazem com que um corpo ou uma palavra no se detenham em qualquer ponto preciso. Potncia incorprea dessa matria intensa, potncia material dessa lngua. Uma matria mais imediata, mais fluida e ardente do que os corpos e as palavras. Na variao contnua, no nem mesmo possvel distinguir uma forma de expresso e uma forma de contedo, mas dois planos inseparveis em pressuposio recproca. Nesse momento, a relatividade de suas distines est plenamente realizada no plano de consistncia onde a desterritorializao torna-se absoluta, desencadeando o agenciamento. Absoluto no significa entretanto indiferenciado: as diferenas, tornadas "infinitamente pequenas", se faro em uma nica e mesma matria que servir de expresso como potncia incorprea, mas que servir igualmente de contedo como corporeidade sem limites. As variveis de contedo e de expresso no se encontram mais na relao de pressuposio que supe, ainda, duas formas: a entrada em variao contnua das variveis opera, antes, a aproximao das duas formas, a conjuno dos picos de desterritorializao tanto de um lado quanto do outro, no plano de uma mesma matria liberada, sem figuras, deliberadamente no-formada, que retm justamente apenas essas extremidades, esses tensores ou tenses tanto na expresso quanto no contedo. Os gestos e as coisas, as vozes e os sons, so envolvidos na mesma "pera", arrebatados nos efeitos cambiantes de gagueira, de vibrato, de trmulo e de transbordamento. Um sintetizador coloca em variao contnua todos os parmetros e faz com que, pouco a pouco, "elementos essencialmente heterogneos acabem por se converter um

no outro de algum modo". H matria comum desde que haja essa conjuno. E somente ento que se alcana a mquina abstrata, ou o diagrama do agenciamento. O sintetizador assumiu o lugar do juzo, como a matria assumiu o da figura ou da substncia formada. Nem mesmo convm mais agrupar de um lado intensidades energticas, fsico-qumicas, biolgicas, e de outro lado intensidades semiticas, informativas, lingsticas, estticas, matemticas... etc. A multiplicidade dos sistemas de intensidades se conjuga, se rizomatiza, em todo o agenciamento, desde o momento em que este conduzido por esses vetores ou tenses de fuga. Pois a questo no era: como escapar palavra de ordem?, mas como escapar sentena de morte que ela envolve, como desenvolver a potncia de fuga, como impedir a fuga de se voltar para o imaginrio, ou de cair em um buraco negro, como manter ou destacar a potencialidade revolucionria de uma palavra de ordem? Hoffmannsthal dirige a si mesmo a palavra de ordem "Alemanha, Alemanha!", necessidade de reterritorializar, mesmo em um "espelho melanclico". Mas, sob essa palavra de ordem, ouve uma outra: como se as velhas "figuras" alems fossem simples constantes que se apagassem agora para indicar uma relao com a natureza, com a vida, tanto mais profunda porque mais varivel em que caso essa relao com a vida deve ser um endurecimento, em que caso uma submisso, em que momento trata-se de se revoltar, em que momento se render, ou ficar impassvel, e quando necessrio uma palavra seca, quando uma exuberncia ou um divertimento-39? Quaisquer que sejam os cortes ou as rupturas, somente a variao contnua destacar essa linha virtual, esse continuam virtual da vida, "o elemento essencial ou o real por trs do cotidiano". H um enunciado esplndido em um filme de Herzog. Colocando-se uma questo, o personagem do filme diz: quem dar uma resposta a essa resposta? De fato, no existe pergunta, respondemos sempre a respostas. A resposta j contida em uma pergunta (interrogatrio, concurso, plebiscito etc), sero opostas perguntas que provm de uma outra resposta. Ser destacada uma palavra de ordem da palavra de ordem. Na palavra de ordem, a vida deve responder resposta da morte, no fugindo, mas fazendo com que a fuga aja e crie. Existem senhas sob as palavras de ordem. Palavras que seriam como que passagens, componentes de passagem, enquanto as palavras de ordem marcam paradas, composies estratificadas, organizadas. A mesma coisa, a mesma palavra, tem sem dvida essa dupla natureza: preciso extrair uma da outra transformar as composies de ordem em componentes de passagens.

39 Cf. o detalhe do texto de Hofmannsthal, Lettres du voyageur son retour (carta de 9 de maio de 1901), Mercure de France.

5. 587 A.C. - 70 D.C. - SOBRE ALGUNS REGIMES DE SIGNOS

Um novo regime

Denominamos regime de signos qualquer formalizao de expresso especfica, pelo menos quando a expresso for lingstica. Um regime de signos constitui uma semitica. Mas parece difcil considerar as semiticas nelas mesmas: na verdade, h sempre uma forma de contedo, simultaneamente inseparvel e independente da forma de expresso, e as duas formas remetem a agenciamentos que no so principalmente lingsticos. Entretanto, podemos considerar a formalizao de expresso como autnoma e suficiente. Pois, mesmo nessas condies, h tanta diversidade nas formas de expresso, um carter to misto dessas formas, que no se pode atribuir qualquer privilgio especial forma ou ao regime do "significante". Se denominamos semiologia a semitica significante, a primeira to somente um regime de signos dentre outros, e no o mais importante. Por isso a necessidade de voltar a uma pragmtica, na qual a linguagem nunca possui universalidade em si mesma, nem formalizao suficiente, nem semiologia ou metalinguagem gerais. ento, antes de tudo, o estudo do regime significante que d testemunho da inadequao dos pressupostos lingsticos, em nome dos prprios regimes de signos. 0 regime significante do signo (o signo significante) possui uma frmula geral simples: o signo remete ao signo, e remete to somente ao signo, infinitamente. por isso que mesmo possvel, no limite, abster-se da noo

de signo, visto que no se conserva, principalmente, sua relao com um estado de coisas que ele designa nem com uma entidade que ele significa, mas somente a relao formal do signo com o signo enquanto definidor de uma cadeia dita significante. O ilimitado da significncia substituiu o signo. Quando supomos que a denotao (aqui, o conjunto da designao e da significao) j faz parte da conotao, encontramo-nos plenamente nesse regime significante do signo. No nos ocupamos especialmente dos ndices, isto , dos estados de coisas territoriais que constituem o designvel. No nos ocupamos especialmente dos cones, isto , das operaes de reterritorializao que constituem, por sua vez, o significvel. O signo j alcanou, ento, um alto grau de desterritorializao relativa, no qual considerado como smbolo em uma remisso constante do signo ao signo. O significante o signo redundante com o signo. Os signos emitem signos uns para os outros. No se trata ainda de saber o que tal signo significa, mas a que outros signos remete, que outros signos a ele se acrescentam, para formar uma rede sem comeo nem fim que projeta sua sombra sobre um continuum amorfo atmosfrico. esse continuum amorfo que representa, por enquanto, o papel de "significado", mas ele no pra de deslizar sob o significante para o qual serve apenas de meio ou de muro: todos os contedos vm dissolver nele suas formas prprias. Atmosferizao ou mundanizao dos contedos. Abstrai-se, ento, o contedo. Estamos na situao descrita por Lvi-Strauss: o mundo comeou por significar antes que se soubesse o que ele significava, o significado dado sem ser por isso conhecido. Sua mulher olhou para voc com um ar estranho, e essa manh o porteiro lhe entregou uma notificao de imposto cruzando os dedos, depois voc pisou em um coc de cachorro, viu na calada dois pequenos pedaos de madeira dispostos como os ponteiros de um relgio, as pessoas sussurraram sua passagem quando voc entrou no escritrio. Pouco importa o que isso queira dizer, sempre o significante. O signo que remete ao signo atingido por uma estranha impotncia, por uma incerteza, mas potente o significante que constitui a cadeia. Eis porque o paranico participa dessa impotncia do signo desterritorializado que o assalta por todos os lados na atmosfera escorregadia, mas ele acede ainda mais ao sobrepoder do significante, no sentimento real da clera, como senhor da rede que se propaga na atmosfera. Regime desptico paranico: eles me atacam e me fazem sofrer, mas eu adivinho suas intenes, eu os antecipo, eu o sabia durante todo o tempo, tenho o poder at em minha impotncia, "eu os vencerei".

1 Lvi-Strauss, "Introduction 1'oeuvre de Mareei Mauss", Sociologie et anthropohgie, PUF, p. 4849 (Lvi-Strauss distinguira, na continuao do texto, um outro aspecto do significado). Quanto a esse primeiro valor de um continuum atmosfrico, cf. as descries psiquitricas de Binswanger e de Arieti.

No terminamos nada em um tal regime. feito para isso, o regime trgico da dvida infinita, no qual se ao mesmo tempo devedor e credor. Um signo remete a um outro signo para o qual ele passa, e que, de signo em signo, o reconduz para passar ainda para outros. "Podendo mesmo retornar circularmente...". Os signos no constituem apenas uma rede infinita, a rede dos signos infinitamente circular. O enunciado sobrevive a seu objeto: o nome, a seu dono. Seja passando para outros signos, seja posto em reserva por um certo tempo, o signo sobrevive a seu estado de coisas como a seu significado, salta como um animal ou como um morto para retomar seu lugar na cadeia e investir um novo estado, um novo significado do qual extrado mais uma vez2. Impresso de eterno retorno. H todo um regime de enunciados flutuantes, ambulantes, de nomes suspensos, de signos que espreitam, esperando para voltarem a ser levados adiante pela cadeia. O significante como redundncia do signo desterritorializado consigo mesmo, mundo morturio e de terror.
2

Cf. Lvi-Strauss, La pense sauvage, Plon p. 278 sq. (anlise dos dois casos).

Mas o que conta menos essa circularidade dos signos do que a multiplicidade dos crculos ou das cadeias. O signo no remete apenas ao signo em um mesmo crculo, mas de um crculo a um outro ou de uma espiral a uma outra. Robert Lowie narra como os Crow e os Hopi reagem diferentemente quando enganados por suas mulheres (os Crow so caadores nmades, ao passo que os Hopi so sedentrios ligados a uma tradio imperial): "Um ndio Crow, enganado pela mulher, retalha-lhe o rosto, ao passo que um Hopi, vtima do mesmo infortnio, sem perder a calma, recolhe-se e ora, pedindo que a seca e a fome se abatam sobre a aldeia". Vemos de que lado est a parania, o elemento desptico ou o regime significante, "a beatice" como diz ainda Lvi-Strauss: " que na verdade, para um Hopi, tudo est ligado: uma desordem social, um incidente domstico invocam o sistema do universo cujos nveis so unidos por mltiplas correspondncias; uma reviravolta em um plano s inteligvel, e moralmente tolervel, como projeo de outras reviravoltas, afetando outros nveis3".
3

Lvi-Strauss, Prefcio a Soleil Hopi, Plon, p.VI.

O Hopi salta de um crculo a outro, ou de um signo a outro em duas espirais. Samos da aldeia ou da cidade, voltamos a ela. Ocorre que esses saltos so regulados no apenas por rituais pr-significantes, mas por toda uma burocracia imperial que decide sobre sua legitimidade. No se salta de

qualquer jeito, nem sem regras; e no apenas os saltos so regulados, como existem a proibies: no ultrapassar o crculo mais exterior, no se aproximar do crculo mais central... A diferena dos crculos deve-se ao fato de que, embora todos os signos remetam uns aos outros apenas enquanto desterritorializados, voltados para um mesmo centro de significncia, distribudos em um continuum amorfo, no tm por isso menos velocidades de desterritorializao diferentes que dem testemunho de um lugar de origem (o templo, o palcio, a casa, a rua, a aldeia, a savana etc), relaes diferenciais que mantm a distino dos crculos ou que constituem limiares na atmosfera do continuum (o privado e o pblico, o incidente familiar e a desordem social). Esses limiares e esses crculos tm, alis, uma distribuio mvel de acordo com o caso. H uma trapaa fundamental no sistema. Saltar de um crculo a outro, deslocar sempre a cena, represent-la em outra parte, a operao histrica do trapaceiro como sujeito, que responde operao paranica do dspota instalado em seu centro de significncia. H ainda um outro aspecto: o regime significante no se encontra somente diante da tarefa de organizar em crculos os signos emitidos em todas as partes; deve assegurar incessantemente a expanso dos crculos ou da espiral, fornecer novamente ao centro o significante para vencer a entropia prpria ao sistema, e para que novos crculos brotem ou para que os antigos sejam realimentados. preciso, ento, um mecanismo secundrio a servio da significncia: a interpretncia ou a interpretao. Nesse caso, o significado assume uma nova figura: deixa de ser esse continuum amorfo, dado sem ser conhecido, sobre o qual a rede dos signos lanava sua malha. A um signo ou a um grupo de signos corresponder uma parte de significado determinado como conforme, conseqentemente conhecvel. Ao eixo sintagmtico do signo que remete ao signo se acrescenta um eixo paradigmtico onde o signo assim formalizado talha para si um significado conforme (portanto, ainda a, abstrao do contedo, mas de uma nova maneira). O sacerdote interpretativo, o adivinho, um dos burocratas do deus-dspota. Surge um novo aspecto da trapaa, a trapaa do sacerdote: a interpretao estende-se ao infinito, e nada jamais encontra para interpretar que j no seja uma interpretao. Assim, o significado no pra de fornecer novamente significante, de recarreg-lo ou de produzi-lo. A forma vem sempre do significante. O significado ltimo ento o prprio significante em sua redundncia ou seu "excedente". totalmente intil pretender ultrapassar a interpretao, e mesmo a comunicao, pela produo de significante, j que a comunicao da interpretao que serve sempre para reproduzir e para produzir significante. No certamente assim que se pode renovar a noo de produo. Essa foi a descoberta dos sacerdotes psicanalistas (mas que

todos os outros sacerdotes e todos os outros adivinhos fizeram em sua poca): que a interpretao deveria ser submetida significncia, a ponto de o significante no fornecer qualquer significado sem que este no restitusse, por sua vez, um significante. A rigor, com efeito, no h mesmo mais nada a interpretar, mas porque a melhor interpretao, a mais pesada, a mais radical, o silncio eminentemente significativo. Sabe-se que o psicanalista nem mesmo fala mais e que s interpreta, ou, melhor ainda, faz interpretar, para o sujeito que salta de um crculo do inferno a outro. Na verdade, significncia e interpretose so as duas doenas da terra ou da pele, isto , do homem, a neurose de base. Quanto ao centro de significncia, quanto ao Significante em pessoa, h pouco a dizer, pois ele tanto pura abstrao quanto princpio puro, isto , nada. Falta ou excesso, pouco importa. a mesma coisa dizer que o signo remete ao signo infinitamente, ou que o conjunto infinito dos signos remete a um significante maior. Mas, justamente, essa pura redundncia formal do significante no poderia nem mesmo ser pensada sem uma substncia de expresso particular para a qual necessrio encontrar um nome: a rostidade. No somente a linguagem sempre acompanhada por traos de rostidade, como o rosto cristaliza o conjunto das redundncias, emite e recebe, libera e recaptura os signos significantes. , em si mesmo, todo um corpo: como o corpo do centro de significncia no qual se prendem todos os signos desterritorializados, e marca o limite de sua desterritorializao. do rosto que a voz sai; por isso mesmo, qualquer que seja a importncia fundamental de uma mquina de escrita na burocracia imperial, que o escrito mantm um carter oral, no livresco. O rosto o cone prprio ao regime significante, a reterritorializao interior ao sistema. O significante se reterritorializa no rosto. o rosto que d a substncia do significante, ele que faz interpretar, e que muda, que muda de traos, quando a interpretao fornece novamente significante sua substncia. Veja, ele mudou de rosto. O significante sempre rostificado. A rostidade reina materialmente sobre todo esse conjunto de significncias e de interpretaes (os psiclogos escreveram bastante acerca das relaes do beb com o rosto da me; os socilogos, acerca do papel do rosto nos mass-media ou na publicidade). O deus-dspota nunca escondeu seu rosto, ao contrrio: criou para si um e mesmo vrios. A mscara no esconde o rosto, ela o . O sacerdote manipula o rosto de deus. Tudo pblico no rosto do dspota, e tudo o que pblico o pelo rosto. A mentira, a trapaa pertencem fundamentalmente ao regime significante, mas no o segredo4. Inversamente, quando o rosto desaparece, quando os traos de rostidade somem, podemos ter certeza de que entramos em um outro regime, em outras zonas infinitamente mais mudas e

imperceptveis onde se operam os dcvires-animais, devires-moleculares subterrneos, desterritorializaes noturnas que transpem os limites do sistema significante. O dspota ou o deus mostra ameaadoramente seu rosto solar que todo seu corpo, como corpo do significante. Ele me olhou com um ar esquisito, franziu a sobrancelha, o que eu fiz para que mudasse de rosto? Tenho sua foto diante de mim, parece que ela me olha... Vigilncia do rosto, diria Strindberg, sobrecodificao do significante, irradiao em todos os sentidos, onipresena ilocalizada.
Por exemplo, no mito banto, o primeiro fundador de Estado mostra seu rosto, come e bebe em pblico, enquanto o caador, depois o guerreiro, inventam a arte do secreto, se esquivam e comem atrs de uma tela: cf. Luc de Heusch, Le roi ivre ou 1'origine de 1'Etat, Gallimard, p.20-25. Heusch v no segundo momento a prova de uma civilizao mais "refinada": parece-nos, antes, que se trata de uma outra semitica, de guerra e no mais de trabalhos pblicos.
4

Enfim o rosto, ou o corpo do dspota ou do deus, tem uma espcie de contra-corpo: o corpo do supliciado, ou, ainda melhor, do excludo. certo que esses dois corpos se comunicam, j que ocorre que esse corpo do dspota esteja submetido a provas de humilhao e mesmo de martrio, ou de exlio e de excluso. "No outro plo, poder-se-ia imaginar colocar o corpo do condenado, este tem tambm seu estatuto jurdico, suscita seu cerimonial (...) no para fundar o mximo de poder que se atribua pessoa do soberano, mas para codificar o mnimo de poder que marca aqueles que so submetidos a uma punio. Na regio mais sombria do campo poltico, o condenado deixa entrever a figura simtrica e invertida do rei"5. O supliciado , antes de tudo, aquele que perde seu rosto, e que entra em um devir-animal, em um devir-molecular cujas cinzas espalhamos ao vento. Mas diramos que o supliciado no absolutamente o termo ltimo; , ao contrrio, o primeiro passo antes da excluso. dipo ao menos havia compreendido isso.
Foucault, Surveiller et punir, p.33.

Ele se suplicia, fura seus olhos, depois vai embora. O rito, o devir-animal do bode emissrio mostra-o bem: um primeiro bode expiatrio sacrificado, mas um segundo bode expulso, enviado para o deserto rido. No regime significante, o bode emissrio representa uma nova forma de aumento da entropia para o sistema dos signos: est carregado de tudo o que "ruim", em um dado perodo, isto , de tudo o que resistiu aos signos significantes, de tudo o que escapou s remisses de signo a signo atravs dos crculos diferentes; assume igualmente tudo aquilo que no soube recarregar o significante em seu centro, leva consigo ainda tudo o que transpe o crculo mais exterior. Encarna, enfim, e sobretudo, a linha de fuga que o regime

significante no pode suportar, isto , uma desterritorializao absoluta que esse regime deve bloquear ou que s pode determinar de forma negativa, justamente porque excede o grau de desterritorializao, por mais forte que este j seja, do signo significante. A linha de fuga como uma tangente aos crculos de significncia e ao centro do significante. Ela ser atingida por maldio. O nus do bode se ope ao rosto do dspota ou de deus. Matar-se e se far fugir o que pode provocar a fuga do sistema. Tudo o que excede o excedente do significante, ou tudo o que se passa embaixo, ser marcado com valor negativo. Vocs no tero escolha seno entre o eu do bode e o rosto de deus, os feiticeiros e os sacerdotes. O sistema completo compreende ento: o rosto ou o corpo paranico do deus-dspota no centro significante do templo; os sacerdotes interpretativos, que sempre recarregam, no templo, o significado de significante; a multido histrica do lado de fora, em crculos compactos, e que salta de um crculo a outro; o bode emissrio depressivo, sem rosto, emanando do centro, escolhido e tratado, ornamentado pelos sacerdotes, atravessando os crculos em sua fuga desesperada em direo ao deserto. Quadro por demais sumrio que no somente o do regime desptico imperial, mas que figura tambm em todos os grupos centrados, hierarquizados, arborescentes, assujeitados: partidos polticos, movimentos literrios, associaes psicanalticas, famlias, conjugalidades... O retrato, a rostidade, a redundncia, a significncia e a interpretao intervm por toda a parte. Mundo triste do significante, seu arcasmo com funo sempre atual, sua trapaa essencial que conota todos os seus aspectos, sua farsa profunda. O significante reina em todas as cenas domsticas, como em todos os aparelhos de Estado. O regime significante do signo definido por oito aspectos ou princpios: 1) o signo remete ao signo, infinitamente (o ilimitado da significncia, que desterritorializa o signo); 2) o signo levado pelo signo, e no cessa de voltar (a circularidade do signo desterritorializado); 3) o signo salta de um crculo a outro, e no cessa de deslocar o centro ao mesmo tempo que de se relacionar com ele (a metfora ou histeria dos signos); 4) a expanso dos crculos sempre assegurada por interpretaes que fornecem significado e fornecem novamente significante (a interpretose do sacerdote); 5) o conjunto infinito dos signos remete a um significante maior que se apresenta igualmente como falta e como excesso (o significante desptico, limite de desterritorializao do sistema); 6) a forma do significante tem uma substncia, ou o significante tem um corpo que Rosto (princpio dos traos de rostidade, que constitui uma reterritorializao); 7) a linha de fuga do sistema afetada por um valor negativo, condenada como aquilo que excede potncia de desterritorializao do regime significante (princpio do bode

emissrio); 8) um regime de trapaa universal, ao mesmo tempo nos saltos, nos crculos regrados, nos regulamentos das interpretaes do adivinho, na publicidade do centro rostificado, no tratamento da linha de fuga. No somente uma tal semitica no a primeira, como tampouco se v qualquer razo para lhe atribuir um privilgio particular do ponto de vista de um evolucionismo abstrato. Gostaramos de indicar muito rapidamente algumas caractersticas de duas outras semiticas. Primeiramente, a semitica pr-significante considerada primitiva, muito mais prxima das codificaes "naturais" que operam sem signos. No encontraremos a qualquer reduo rostidade como nica substncia de expresso: nenhuma eliminao das formas de contedo pela abstrao de um significado. Mesmo quando abstramos o contedo em uma perspectiva estritamente semitica, em benefcio de um pluralismo ou de uma polivocidade das formas de expresso, que conjuram qualquer tomada de poder pelo significante, e que conservam formas expressivas prprias ao prprio contedo: assim, formas de corporeidade, de gestualidade, de ritmo, de dana, de rito, coexistem no heterogneo com a forma vocal6. Vrias formas e vrias substncias de expresso se entrecortam e se alternam. uma semitica segmentar, mas plurilinear, multidimensional, que combate antecipadamente qualquer circularidade significante. A segmentaridade a lei das linhagens. De forma que o signo deve aqui seu grau de desterritorializao relativa no mais a uma remisso perptua ao signo, mas ao confronto de territorialidades e de segmentos comparados dos quais cada signo extrado (o campo, a savana, a mudana de campo). No apenas a polivocidade dos enunciados preservada, como tambm somos capazes de eliminar um enunciado: um nome usado abolido, o que bastante diferente da operao de colocar em reserva ou da transformao significante. Quando pr-significante, a antropofagia tem precisamente esse sentido: comer o nome uma semiografia, que pertence plenamente a uma semitica, apesar de sua relao com o contedo (mas relao expressiva7).
Cf. Greimas, "Pratiques et langages gestuels", Langages n.10, junho 1968; mas Greimas relaciona essa semitica a categorias como "sujeito de enunciado", "sujeito de enunciao", que nos parecem pertencer a outros regimes de signos. 7 Sobre a antropofagia como maneira de conjurar a ao das almas ou de nomes mortos; e sobre sua funo semitica de "calendrio", cf. Pierre Clastres, Chronique des Indiens Guayaki, Plon, p.332-340.
6

Evitaremos pensar que por ignorncia, por recalque ou forcluso do significante que uma tal semitica funciona. Ela , ao contrrio, animada pelo pesado pressentimento do que vir, no tem necessidade de compreender para combater, inteiramente destinada, por sua prpria segmentaridade e sua polivocidade, a impedir o que j ameaa: a abstrao

universalizante, a ereo do significante, a uniformizao formal e substancial da enunciao, a circularidade dos enunciados, com seus correlatos, aparelho de Estado, instalao do dspota, casta de sacerdotes, bode expiatrio..., etc. E cada vez que se come um morto, pode-se dizer: mais um que o Estado no ter. Em seguida, ainda uma outra semitica, que chamaremos contra-significante (principalmente a dos terrveis nmades criadores e guerreiros, em contraste com os nmades caadores que faziam parte da precedente). Dessa vez, essa semitica procede menos por segmentaridade do que por aritmtica e numerao. Certamente, o nmero j tinha uma grande importncia na diviso ou na reunio das linhagens segmentrias; tinha tambm uma funo decisiva na burocracia imperial significante. Mas era um nmero que representava ou significava, "provocado, produzido, causado por outra coisa diferente dele". Ao contrrio, um signo numrico que no produzido por nada exterior marcao que o institui, marcando uma repartio plural e mvel, estabelecendo ele mesmo funes e correlaes, procedendo a arranjos mais do que a totais, a distribuies mais do que a colees, operando por corte, transio, migrao e acumulao mais do que por combinao de unidades, um tal tipo de signo parece pertencer semitica de uma mquina de guerra nmade, dirigida por sua vez contra o aparelho de Estado. Nmero abstrato8. A organizao numrica em 10, 50, 100, 1000... etc, e a organizao espacial que lhe associada, sero evidentemente retomadas pelos exrcitos do Estado, mas revelam, antes de tudo, um sistema militar prprio aos grandes nmades das estepes, dos hicsos aos mongis, e se superpem ao princpio das linhagens. O segredo, a espionagem so elementos importantes dessa semitica dos Nmeros na mquina de guerra. O papel dos Nmeros na Bblia no independente dos nmades, j que Moiss recebe a idia de nmeros de seu sogro Jetro, o Quenita: faz deles um princpio de organizao para a marcha e a migrao, e o aplica, ele mesmo, ao domnio militar. Nessa semitica contra-significante, a linha de fuga desptica imperial substituda por uma linha de abolio que se volta contra os grandes imprios, atravessa-os ou os destri, a menos que os conquiste e que se integre a eles formando uma semitica mista.
8 As expresses precedentes concernentes ao nmero so tomadas de Julia Kristeva, ainda que ela as utilize para a anlise de textos literrios na hiptese do "significante": Semeiotik, Ed. du Seuil, p.294 sq. 317.

Gostaramos de falar ainda mais particularmente de um quarto regime de signos, regime ps-significante, que se ope significncia com novos caracteres, e que se define por um procedimento original, de "subjetivao". Existem, portanto, muitos regimes de signos. Nossa prpria lista

arbitrariamente limitada. No h qualquer razo para identificar um regime ou uma semitica a um povo, nem a um momento da histria. Em um mesmo momento ou em um mesmo povo, h tanta mistura de forma que podemos simplesmente dizer que um povo, uma lngua ou um momento asseguram a dominncia relativa de um regime. Talvez todas as semiticas sejam, elas mesmas, mistas, combinando-se no apenas a formas de contedo diversas, mas tambm combinando regimes de signos diferentes. Elementos pr-significantes so sempre ativos, elementos contrasignificantes esto sempre trabalhando e presentes, elementos pssignificantes j existem no regime significante. E isso j marcar temporalidade em demasia. As semiticas e seu carter misto podem aparecer em uma histria onde os povos se confrontam e se misturam, mas tambm em linguagens onde vrias funes concorrem, em um hospital psiquitrico onde formas de delrios coexistem e mesmo se enxertam em um mesmo caso, em uma conversa comum onde as pessoas que falam a mesma lngua no falam a mesma linguagem (subitamente surge um fragmento de uma semitica inesperada). No fazemos evolucionismo, nem mesmo histria. As semiticas dependem de agenciamentos, que fazem com que determinado povo, determinado momento ou determinada lngua, mas tambm determinado estilo, determinado modo, determinada patologia, determinado evento minsculo em uma situao restrita possam assegurar a predominncia de uma ou de outra. Tentamos construir mapas de regimes de signos: podemos mud-los de posio, reter algumas de suas coordenadas, algumas de suas dimenses, e, dependendo do caso, teremos uma formao social, um delrio patolgico, um acontecimento histrico... etc. Ns o veremos ainda em uma outra ocasio: ora lidamos com um sistema social datado, "amor corts", ora com um empreendimento privado, chamado "masoquismo". Podemos tambm combinar esses mapas ou separ-los. Para distinguir dois tipos de semiticas por exemplo, o regime ps-significante e o regime significante devemos considerar simultaneamente domnios bastante diversos. No comeo do sculo XX, a psiquiatria, no auge de sua agudeza clnica, encontrou-se diante do problema dos delrios no-alucinatrios, com conservao de integridade mental, sem "diminuio intelectual". Havia um primeiro grande grupo, o dos delrios paranicos e de interpretao, que j englobava diferentes aspectos. Mas a questo se referia independncia eventual de um outro grupo, esboado na Monomania de Esquirol, na Querelncia de Kraepelin, mais tarde definido no delrio de Reivindicao de Serieux e de Capgras, e no delrio passional de Clrambault ("querelncia ou reivindicao, cime, erotomania"). Segundo os belssimos estudos de

Serieux e Capgras, por um lado, e de Clrambault, por outro ( este que mais aprofunda a via da distino), poderiam se opor um regime ideal de significncia, paranico-interpretativo, e um regime subjetivo, pssignificante, passional. O primeiro se define por um incio insidioso, um centro oculto manifestando foras endgenas em torno de uma idia; depois, por um desenvolvimento em rede em um continuum amorfo, uma atmosfera escorregadia onde o mnimo incidente pode ser capturado; uma organizao radiante em crculos, uma extenso por irradiao circular em todos os sentidos, onde o indivduo salta de um ponto a outro, de um crculo a outro, se aproxima do centro ou dele se afasta, faz prospectiva e retrospectiva; por uma transformao da atmosfera, seguindo traos variveis ou centros secundrios que se reagrupam em torno do ncleo principal. O segundo regime se define, ao contrrio, por uma ocasio exterior decisiva, por uma relao com o fora que se exprime mais como emoo do que como idia, e mais como esforo e ao do que como imaginao ("delrio de atos mais do que de idias"); por uma constelao limitada, operando em um nico setor; por um "postulado" ou uma "frmula concisa" que o ponto de partida de uma srie linear, de um processo, at o esgotamento que marcar a partida de um novo processo; em suma, pela sucesso linear e temporal de processo finito, mais do que pela simultaneidade dos crculos em expanso ilimitada9.
9 Cf. Srieux et Capgras, Les folies raisonnantes, Alcan 1909; Clrambault, Oeuvre psychiatrique, reed. PUF; mas Capgras acredita em uma semitica essencialmente mista ou polimorfa, enquanto Clrambault destaca abstratamente duas semiticas puras, mesmo reconhecendo sua mistura de fato. Sobre as origens dessa distino de dois grupos de delrios, cabe consultar principalmente Esquirol, Des maladies mentales, 1 838 (em que medida a "monomania" separvel da mania?); e Kraepelin, Lehrbucb der Psychiatrie (em que medida a "querelncia" separvel da parania?). A questo do segundo grupo de delrios, ou delrios passionais, foi retomada e exposta historicamente por Lacan, De Ia psychose paranoiaque, Ed. du Seuil, e por Lagache, La jalousie amoureuse, PUF.

Essa histria de dois delrios sem diminuio intelectual bastante importante, pois no vem perturbar uma psiquiatria preexistente, mas est, isto sim, no centro da constituio da psiquiatria no sculo XIX, e explica o fato de o psiquiatra ter nascido, desde seu comeo, como nunca deixar de ser: nasce encurralado, preso a exigncias humanitrias, policiais, jurdicas etc, acusado de no ser um verdadeiro mdico, suspeito de considerar loucos aqueles que no o so e de no ver aqueles que o so, ele mesmo s voltas com dramas de conscincia, a ltima bela alma hegeliana. Se consideramos, de fato, os dois tipos de delirantes intactos, podemos dizer que alguns parecem completamente loucos, mas que no o so: o presidente Schreber desenvolve em todos os sentidos sua parania irradiante e suas relaes com Deus; ele no louco dado que permanece capaz de gerir sabiamente sua fortuna, e de distinguir os crculos. No outro plo, existem aqueles que no

parecem absolutamente loucos, mas que o so, como o demonstram suas aes sbitas, querelas, incndios, assassinatos (por exemplo as quatro grandes monomanias de Esquirol: ertica, raciocinante, incendiaria, homicida). Em suma, a psiquiatria no se constituiu absolutamente em relao ao conceito de loucura, nem mesmo com um remanejamento desse conceito, mas, antes, com sua dissoluo nessas duas direes opostas. E no a dupla imagem de todos ns que a psiquiatria nos revela assim, ora a de parecer louco sem ser, ora a de s-lo sem parecer? (Essa dupla constatao ser ainda o ponto de partida da psicanlise, sua forma de se imbricar com a psiquiatria: parecemos loucos mas no somos, veja-se o sonho; somos loucos mas no parecemos, veja-se a vida cotidiana.) Ento o psiquiatra foi levado ora a implorar a indulgncia e a compreenso, a sublinhar a inutilidade do internamento, a solicitar hospcios open-door; ora, ao contrrio, a exigir uma vigilncia intensificada, hospcios especiais de segurana, mais duros ainda para os loucos que no o pareciam10. No por acaso que a distino dos dois grandes delrios, de idias e de aes, coincide, em vrios pontos, com a distino das classes (o paranico que no tem tanta necessidade de ser internado , antes de tudo, um burgus, ao passo que o monomanaco, o reivindicador passional, , o mais freqentemente, oriundo das classes rurais e proletrias, ou de casos marginais de assassinos polticos). Uma classe de idias radiantes, irradiantes (forosamente) contra uma classe reduzida s aes locais, parciais, espordicas, lineares... Nem todos os paranicos so burgueses, nem todos os passionais ou monomanacos so proletrios. Mas, nas misturas de fato, Deus e seus psiquiatras so encarregados de reconhecer aqueles que conservam uma ordem social de classe, mesmo delirante, e aqueles que trazem a desordem, mesmo estritamente localizada, incndio de moinho, assassinato de parente, amor ou agressividade deslocados.

10 Cf. Srieux e Capgras, p. 340 sq. e Clrambault, p.369 sq.: os delirantes passionais so incompreendidos, mesmo no hospcio, porque so tranqilos e astutos, "afetados por um delrio deveras limitado para que saibam como ns os julgamos"; ainda mais necessrio mant-los internados; "tais doentes no devem ser questionados, mas manobrados, e para manobr-los, h apenas um meio: emocion-los". 11 Esquirol sugere que a monomania uma "doena da civilizao" e segue uma evoluo social: comea sendo religiosa, mas tende cada vez mais a se tornar poltica, assediada pela polcia (Des maladies mentales, t.I, p.400). Cf. tambm as observaes de Emmanuel Regis, Les rgicides dans lhistoire et dans le prsent, 1890.

Procuramos ento distinguir um regime de signos desptico, significante e paranico, e um regime autoritrio, ps-significante, subjetivo ou passional. Seguramente o autoritrio no a mesma coisa que o desptico, o passional no a mesma coisa que o paranico, o subjetivo a mesma coisa

que o significante. O que ocorre no segundo regime, em oposio ao regime significante, anteriormente definido? Em primeiro lugar, um signo ou um grupo de signos se destaca da rede circular irradiante, comea a trabalhar por sua conta, a correr em linha reta, como se adentrasse em uma estreita via aberta. O sistema significante j traava uma linha de fuga ou de desterritorializao que excedia o ndice prprio de seus signos desterritorializados; mas a essa linha, justamente, ele atribuiu um valor negativo, fazendo nela fugir o emissrio. Dir-se-ia, agora, que essa linha recebe um signo positivo, que est efetivamente ocupada e seguida por todo um povo que nela encontra sua razo de ser ou seu destino. E certamente, ainda aqui, no fazemos histria: no dizemos que um povo inventa esse regime de signos, mas somente que efetua em um dado momento o agenciamento que assegura a dominncia relativa desse regime em condies histricas (e esse regime, essa dominncia, esse agenciamento podem ser assegurados em outras condies, por exemplo patolgicas ou literrias, ou amorosas, ou completamente cotidianas etc). No dizemos que um povo seja possudo por tal tipo de delrio, mas que o mapa de um delrio, considerando-se suas coordenadas, pode coincidir com o de um povo, considerando-se as dele. Como o fara paranico e o hebreu passional? Com o povo judeu, um grupo de signos se destaca da rede imperial egpcia da qual fazia parte, comea a seguir uma linha de fuga no deserto, opondo a subjetividade mais autoritria significncia desptica, o delrio mais passional e o menos interpretativo ao delrio paranico interpretante, em suma opondo "o processo ou a reivindicao" lineares rede circular irradiante. Sua reivindicao, seu processo essa ser a palavra de Moiss a seu povo, e os processos se sucedem em uma linha de Paixo12. Kafka extrair da sua prpria concepo da querelncia ou do processo, e a sucesso dos segmentos lineares: o processo-pai, o processo-hotel, o processo-barco, o processo-tribunal...
Deutronome, I, 12, Dhorme, em La Pliade, precisa: "Vossa reivindicao, literalmente vosso processo".
12

No podemos negligenciar aqui o acontecimento mais fundamental ou mais extensivo da histria do povo judeu: a destruio do templo, que se faz em dois tempos (587 a.C. - 70 d.C). Toda a histria do Templo, em primeiro lugar a mobilidade e a fragilidade do Arco, depois a construo de uma Casa por Salomo, sua reconstruo com Dario etc, s adquirem seu sentido em relao a processos renovados de destruio, que encontram seus dois grandes momentos com Nabucodonosor e com Tito. Templo mvel, frgil ou destrudo: o arco no mais do que um pequeno pacote de signos que

alguns carregam consigo. O que se tornou impossvel uma linha de fuga somente negativa, ocupada pelo animal ou pelo bode, enquanto carregado com todos os perigos que ameaavam o significante. Que o mal recaia sobre ns a frmula que escande a histria judaica: somos ns que devemos seguir a linha mais desterritorializada, a linha do bode, mudando-lhe o signo, tornando-a a linha positiva de nossa subjetividade, de nossa Paixo, de nosso processo ou reivindicao. Ns seremos nosso prprio bode. Ns seremos o cordeiro: "o Deus que, como um leo, era honrado com sangue dos sacrifcios, deve agora ser colocado em segundo plano, para que o Deus sacrificado ocupe a cena. (...) Deus se tornou o animal imolado ao invs de ser o animal que imola"13.
13

D.H. Lawrence, L'Apocalypse, Balland, captulo X.

Seguiremos, esposaremos a tangente que separa a terra e as guas, separaremos a rede circular e o continuum escorregadio, faremos nossa a linha de separao para traar nela nosso caminho e dissociar os elementos do significante (a pomba do Arco). Um estreito desfiladeiro, um entre-dois que no uma mdia, mas uma linha afilada. Existe toda uma especificidade judaica, que se afirma j em uma semitica. Essa semitica, entretanto, no menos mista do que uma outra. Por um lado, est em relao ntima com a semitica contra-significante dos nmades (os hebreus tm todo um passado nmade, toda uma relao real com a organizao numrica nmade na qual se inspiram, todo um devir-nmade especfico; e sua linha de desterritorializao retoma muito da linha militar de destruio nomdica14). Por outro lado, est em relao essencial com a prpria semitica significante, cuja nostalgia no cessa de atravess-las, elas mesmas e seu Deus: restabelecer uma sociedade imperial ou a ela se integrar, dar-se um rei como todo mundo (Samuel), reconstruir um templo enfim slido (David e Salomo, Zacarias), fazer a espiral da torre de Babel e reencontrar o rosto de Deus, no somente parar a errncia, mas transpor a dispora que s existe, ela mesma, em funo de um ideal de grande agrupamento. Pode-se somente assinalar aquilo que, nessa semitica mista, d testemunho do novo regime passional ou subjetivo, ps-significante. A rostidade sofre uma profunda transformao. O deus desvia seu rosto, que ningum deve ver; porm, inversamente, o sujeito desvia o seu, transido de um verdadeiro medo de deus. Os rostos que se desviam, e se colocam de perfil, substituem o rosto irradiante visto de frente. nesse duplo desvio que se traa a linha de fuga positiva. O profeta o personagem desse agenciamento; ele tem necessidade de um signo que lhe garanta a fala divina, sendo ele mesmo marcado por um signo que designa o regime especial ao qual ele pertence. Foi Spinoza quem

elaborou a mais profunda teoria do profetismo, abrangendo essa semitica prpria. Caim, desviado de Deus que desviava dele, j segue a linha de desterritorializao, protegido pelo signo que o faz escapar morte. Signo de Caim. Castigo pior do que a morte imperial? O Deus judaico inventa o sursis, a existncia em sursis, o adiamento ilimitado15. Mas, igualmente, positividade da aliana como nova relao com o deus, visto que o sujeito permanece sempre vivo. Abel, cujo nome vaidade, no nada, mas Caim o verdadeiro homem.
Cf. Dhorme, La religion des Hbreux nmades, Bruxelas. E Mayani, Les Hyksos et le monde de Ia Bible, Payot. O autor insiste nas relaes dos hebreus com os habiru, nmades guerreiros, e com os quenianos, ferreiros nmades; o que prprio a Moiss no o princpio de organizao numrica, tomado dos nmades, mas a idia de uma conveno-processo, de um contrato-processo sempre revogvel. Essa idia, precisa Mayani, no vem nem de agricultores enraizados, nem de nmades guerreiros, nem mesmo de migrantes, mas de uma tribo em marcha que se pensa em termos de destino subjetivo. 15 Cf. Kafka, O processo. o pintor Titorelli que elabora a teoria da moratria ilimitada. Deixando de lado a quitao definitiva, que no existe, Titorelli distingue a "quitao aparente" e a "moratria ilimitada" como dois regimes jurdicos: o primeiro circular e remete a uma semitica do significante, ao passo que o segundo linear e segmentar, remetendo semitica passional.
14

No mais absolutamente o sistema do truque ou da trapaa, que animava o rosto do significante, a interpretao do adivinho e os deslocamentos do sujeito. o regime da traio, da traio universal, onde o verdadeiro homem no cessa de trair a Deus tanto quanto Deus trai o homem, em uma clera de Deus que define a nova positividade. Antes de sua morte, Moiss recebe as palavras do grande cntico da traio. Contrariamente ao sacerdote-adivinho, at mesmo o profeta fundamentalmente traioeiro, e realiza assim a ordem de Deus melhor do que o faria um fiel. Deus encarrega Jonas de ir a Nnive para convidar os habitantes a se corrigir, eles que no cessaram de trair a Deus. Mas o primeiro gesto de Jonas o de tomar a direo oposta: por sua vez, ele trai a Deus e foge "longe da face de Adonai". Pega um barco em direo a Tarsis e dorme, como um justo. A tempestade suscitada por Deus faz com que seja lanado na gua, engolido pelo grande peixe, cuspido para o limite da terra e das guas, o limite de separao ou a linha de fuga que j era a da pomba do Arco (Jonas precisamente o nome da pomba). Mas, ao fugir do rosto de Deus, Jonas fez exatamente o que Deus queria, tomou para si o mal de Nnive, e fez melhor do que Deus teria desejado, antecipou a Deus. Foi por isso que dormiu como um justo. Deus o mantm vivo, provisoriamente protegido pela rvore de Caim, mas fazendo morrer por sua vez a rvore, visto que Jonas reconstituiu a aliana ocupando a linha de fuga16. Jesus

quem torna universal o sistema da traio: traindo o Deus dos judeus, traindo os judeus, trado por Deus (por que me abandonaste?), trado por Judas, o verdadeiro homem. Tomou o mal para si, mas os judeus que o matam tomam tambm o mal para eles mesmos. A Jesus pede-se o signo de sua filiao divina: ele invoca um signo de Jonas. Caim, Jonas e Jesus formam trs grandes processos lineares nos quais os signos se imbricam e se alternam. H muitos outros. Em toda parte, o duplo desvio na linha de fuga.
16 Jrme Lindon foi o primeiro a analisar essa relao do profetismo judeu e da traio, no caso exemplar de Jonas, Jonas, Ed. de Minuit.

Quando o profeta recusa a tarefa que Deus lhe confia (Moiss, Jeremias, Isaas, etc), no porque essa tarefa seja por demais pesada para ele, maneira de um orculo ou de um adivinho de imprio que recusasse uma misso perigosa: , antes, maneira de Jonas, que antecipa a inteno de Deus, ocultando-se e fugindo, traindo, muito mais do que se tivesse obedecido. O profeta no pra de ser forado por Deus, literalmente violado por este, muito mais do que inspirado. O profeta no um sacerdote. O profeta no sabe falar, Deus crava-lhe as palavras na boca, manducao da palavra, semiofagia de uma nova forma. Contrariamente ao adivinho, o profeta no interpreta nada: tem um delrio de ao mais do que de idia ou de imaginao, uma relao com Deus passional e autoritria mais do que desptica e significante; ele antecipa e detecta as potncias do devir mais do que aplica os poderes presentes e passados. Os traos de rostidade no tm mais como funo a de impedir a formao de uma linha de fuga, ou a de formar um corpo de significncia que a controla e que s lhe envia um bode sem rosto. E a rostidade, ao contrrio, que organiza a linha de fuga, no face a face dos dois rostos que se recortam e se desviam, se colocam de perfil. A traio se tornou a idia fixa, a obsesso maior, que substitui a trapaa do paranico e do histrico. A relao "perseguidor/perseguido" no de forma alguma pertinente: ela muda inteiramente de sentido segundo o regime paranico desptico, e segundo o regime passional autoritrio. Uma coisa nos preocupa mais uma vez: a histria de dipo. Pois dipo no mundo grego quase nico. Toda a primeira parte imperial, desptica, paranica, interpretativa, divinatria. Mas toda a segunda parte a errncia de dipo, sua linha de fuga no duplo desvio, de seu prprio rosto e do rosto de Deus. Ao invs dos limites bastante precisos que transpomos ordenadamente, ou, ao contrrio, que no temos o direito de transpor (hybris), um ocultamento do limite no qual dipo tragado. Ao invs da irradiao significante interpretativa, um processo linear subjetivo que permitir exatamente a dipo guardar um segredo como resduo capaz de

reiniciar um novo processo linear. dipo, denominado atheos: ele inventa algo pior do que a morte ou do que o exlio, segue a linha de separao ou de desterritorializao estranhamente positiva onde erra e sobrevive. Holderlin e Heidegger vem a o nascimento do duplo desfio, a mudana de rosto, e o nascimento da tragdia moderna, dos quais eles afirmam terem os gregos se beneficiado estranhamente: o resultado no mais o assassinato e a morte brusca, mas uma sobrevivncia em sursis, um adiamento ilimitado17. Nietzsche sugeria que dipo, em oposio a Prometeu, era o mito semita dos gregos, a glorificao da Paixo ou da passividade18. dipo, o Caim grego. Voltemos mais uma vez psicanlise. No foi por acaso que Freud escolheu dipo. Trata-se verdadeiramente de uma semitica mista: regime desptico da significncia e da interpretao, com irradiao do rosto; mas tambm regime autoritrio da subjetivao e do profetismo, com desvio do rosto (nesse momento, o psicanalista situado atrs do paciente adquire todo seu sentido). Os recentes esforos para explicar que um "significante representa o sujeito para um outro significante" so tipicamente sincretismo: processo linear da subjetividade ao mesmo tempo que desenvolvimento circular do significante e da interpretao. Dois regimes de signos absolutamente diferentes para um misto. Mas a que os piores poderes, os mais dissimulados, so fundados.
17 Holderlin, Remarques sur Oedipe, 10-18 (mas igualmente as restries de Holderlin acerca do carter grego de uma tal morte "lenta e difcil"; e o belo comentrio de Jean Beaufret acerca da natureza dessa morte e suas relaes com a traio: "Ao desvio categrico do deus que no mais do que o Tempo, o homem deve corresponder desviando-se ele mesmo como um traidor."). 18 Nietzsche, La naissance de la tragdie, 9.

Ainda uma palavra acerca da histria da traio passional autoritria, em oposio trapaa paranica desptica. Tudo infmia, mas Borges falhou em sua histria da infmia universal. Teria sido necessrio distinguir o grande domnio das trapaas e o grande domnio das traies. E, em seguida, as diversas figuras de traio. H, de fato, uma segunda figura da traio, surgindo em determinados momentos, em determinados lugares, mas sempre em virtude de um agenciamento que varia segundo novos componentes. O cristianismo um caso particular importante de semitica mista, com sua combinao imperial significante, mas tambm sua subjetividade judaica ps-significante. Transforma o sistema ideal significante, porm no menos o sistema passional ps-significante. Inventa um novo agenciamento. As heresias ainda fazem parte da trapaa, como a ortodoxia faz parte da significncia. Mas existem heresias que so mais do que heresias, e que invocam a traio pura: os bugres, no por acaso que os blgaros tm um

lugar especial. Desconfiem dos blgaros, dizia Monsieur Plume. Problema das territorialidades em relao aos profundos movimentos de desterritorializao. E em seguida uma outra territorialidade ou uma outra desterritorializao, a Inglaterra: Cromwell, traidor em todos os lugares, linha reta de subjetivao passional que se ope ao centro real de significncia e aos crculos intermedirios: o ditador contra o dspota. Ricardo III, o facnora, o tortuoso, que tem como ideal a tudo trair: ele enfrenta lady Anne em um face a face no qual os dois rostos se desviam, mas no qual cada um sabe que feito para o outro, destinado ao outro. Diferena em relao a outros dramas histricos de Shakespeare: os reis que trapaceam para tomar o poder, assassinos, mas que se tornam bons reis. So homens de Estado. Ricardo III vem de outro lugar: o seu negcio, inclusive em relao s mulheres, provm de uma mquina de guerra mais do que de um aparelho de Estado. E o traidor, oriundo dos grandes nmades e de seu segredo. Ele diz isso desde o incio, falando de um projeto secreto, que ultrapassa infinitamente a conquista do poder. Quer restaurar a mquina de guerra, tanto no Estado frgil quanto nos casais pacificados. Somente lady Anne o adivinha, fascinada, aterrorizada, consenciente. Todo o teatro elizabetano perpassado por esses personagens de traidores que se querem absolutos, que se opem s trapaas do homem da corte ou mesmo de Estado. Quantas traies acompanham as grandes descobertas na cristandade, a descoberta das terras e dos continentes novos: linhas de desterritorializaes, onde pequenos grupos a tudo traem: seus companheiros, o rei, os indgenas, o explorador vizinho, na louca esperana de fundar, com uma mulher de sua famlia, uma raa enfim pura que far tudo recomear. O filme de Herzog, Aguirre, bastante shakespeariano. Aguirre levanta a questo: como ser traidor em toda a parte, em tudo? Sou eu o nico traidor, aqui. Finda a trapaa, chega o momento de trair. Que grande sonho! Eu serei o ltimo traidor, o traidor total, logo o ltimo homem. E em seguida a Reforma: a prodigiosa figura de Lutero como traidor de todas as coisas e de todas as pessoas, sua relao pessoal com o diabo de onde deriva a traio universal tanto nas boas obras quanto nas ms. H sempre um retorno ao Antigo Testamento nessas novas figuras da traio: eu sou a clera de Deus. Mas a traio se tornou humanista, ela no ocorre mais entre Deus e seus prprios homens, se apia em Deus para ocorrer entre seus homens e os outros, denunciados como trapaceiros. A rigor, h apenas um homem de Deus ou da clera de Deus, um nico traidor contra todos os trapaceiros. Mas, sempre misto, qual trapaceiro no se toma por tal homem e qual traidor no diz a si mesmo, um dia, que no era, afinal, seno um trapaceiro (Cf. o estranho caso de Maurice Sachs).

evidente que o livro, ou o que serve como livro, muda de sentido entre o regime paranico significante e o regime passional ps-significante. No primeiro caso, h, antes de tudo, a emisso do significante desptico, e sua interpretao pelos escribas ou pelos sacerdotes, que fixa o significado e fornece novamente o significante; mas existe tambm, de signo em signo, um movimento que vai de um territrio a um outro e que, circulante, assegura uma certa velocidade de desterritorializao (por exemplo, a circulao de uma epopia, a rivalidade de vrias cidades pelo nascimento de um heri, e a, novamente o papel dos sacerdotes-escribas nas trocas de territorialidades e de genealogias19). Mas o que serve como livro tem sempre aqui um modelo exterior, um referente, rosto, famlia ou territrio que asseguram para o livro um carter oral. Diramos, ao contrrio, que, no regime passional, o livro se interioriza, e interioriza tudo: torna-se Livro escrito sagrado. ele que funciona como rosto, e Deus, que dissimula o seu, d a Moiss as tbuas escritas. Deus se manifesta pelas trombetas e pela Voz; mas no som ouve-se o no-rosto, assim como no livro se vem as palavras. O livro se tornou o corpo da paixo, como o rosto era o corpo do significante. agora o livro, o mais desterritorializado, que fixa os territrios e as genealogias. Estas so o que diz o livro, e aqueles o lugar onde o livro se diz. De forma que a interpretao muda completamente de funo. Ou desaparece completamente, em benefcio de uma pura recitao da letra que interdita a mnima mudana, o mnimo acrscimo, o mnimo comentrio (o famoso "embrutecei-vos" cristo faz parte dessa linha passional, e o Coro o que vai mais longe nessa direo). Ou a interpretao subsiste, mas se torna interior ao prprio livro, que perde sua funo circulatria entre elementos de fora: por exemplo, segundo esses eixos interiores aos livros que so fixados os diferentes tipos de interpretao codificados; segundo as correspondncias entre dois livros, assim como o Antigo e o Novo Testamento, que a interpretao se organiza, podendo induzir ainda a um terceiro livro que est imerso no mesmo elemento de interioridade20.
Sobre a natureza da "biblioteca" pica (o carter imperial, o papel dos sacerdotes, a circulao entre santurios e cidades), cf. Charles Autran, Homre et les origines sacerdotales de 1'pope greeque, Denoel. 20 Cf. as tcnicas de interpretao do livro na Idade Mdia; e a tentativa extrema de Joachim de Flore, que induz, do interior, um terceiro estado ou processo de concordncias entre os dois Testamentos (LEvangile ternel, Rieder).
19

Ou enfim a interpretao recusa qualquer intermedirio bem como qualquer especialista, torna-se imediata, porque o livro , ao mesmo tempo, escrito nele mesmo e no corao, uma vez como ponto de subjetivao, uma vez no sujeito (concepo reformista do livro). Em todo caso, a paixo

delirante do livro, como origem e finalidade do mundo, encontra aqui seu ponto de partida. O livro nico, a obra total, todas as combinaes possveis no interior do livro, o livro-rvore, o livro-cosmos, todas essas reapropriaes caras s vanguardas, que separam o livro de suas relaes com o fora, so ainda piores do que o canto do significante. No h dvida de que elas participam estreitamente desse canto na semitica mista. Mas, na verdade, tm uma origem particularmente devota. Wagner, Mallarm e Joyce, Marx e Freud so ainda Bblias. Se o delrio passional profundamente monomanaco, a monomania, por sua vez, encontrou um elemento fundamental de seu agenciamento no monotesmo e no Livro. O mais estranho culto. Eis o que acontece no regime passional ou de subjetivao. No h mais centro de significncia em relao aos crculos ou a uma espiral em expanso, mas um ponto de subjetivao que d a partida da linha. No h mais relao significante-significado, mas um sujeito de enunciao, que deriva do ponto de subjetivao, e um sujeito de enunciado em uma relao determinvel, por sua vez, com o primeiro sujeito. No h mais circularidade de signo a signo, mas processo linear onde o signo se abisma atravs dos sujeitos. Consideremos trs diferentes domnios: 1) Os judeus em oposio aos imprios: Deus afastando seu rosto, que se tornou ponto de subjetivao para o traado de uma linha de fuga ou de desterritorializao; Moiss como sujeito de enunciao, que se constitui a partir das tbuas de Deus substituindo o rosto; o povo judeu, constituindo o sujeito de enunciado, para a traio, mas tambm para a nova terra, formando uma aliana ou um "processo" linear a ser sempre retomado, ao invs de uma expanso circular. 2) A dita filosofia moderna, ou crist: Descartes em oposio filosofia antiga: a idia de infinito como primeira, ponto de subjetivao absolutamente necessrio; o Cogito, a conscincia, o "eu penso", como sujeito de enunciao que reflete seu prprio uso, e que s se concebe segundo uma linha de desterritorializao representada pela dvida metdica; o sujeito de enunciado, a unio da alma e do corpo ou o sentimento, que sero garantidos de forma complexa pelo cogito, e que operam as reterritorializaes necessrias. O cogito, a ser sempre recomeado como um processo, com a possibilidade de traio que o assola, Deus enganador e Gnio maligno. E quando Descartes diz: posso inferir "penso, logo existo", ao passo que no posso fazer o mesmo para "caminho, logo sou", levanta a distino dos dois sujeitos (o que os lingistas atuais,

sempre cartesianos, denominam shifter [embreante], podendo encontrar no segundo sujeito o rastro do primeiro). 3) A psiquiatria do sculo XIX: a monomania separada da mania; o delrio subjetivo isolado dos delrios ideais; a "possesso", substituindo a feitiaria; um lento desprender dos delrios passionais, que se distinguem da parania... O esquema do delrio passional segundo Clrambault : o Postulado como ponto de subjetivao (Ele me ama); o orgulho como tonalidade do sujeito de enunciao (perseguio delirante do ser amado); o Desprezo, o Rancor (como efeito da recada no sujeito de enunciado). O delrio passional um verdadeiro cogito. Nesse exemplo da erotomania, assim como para o cime ou a querelncia, Clrambault insiste bastante sobre o fato de o signo dever ir at o fim de um segmento ou processo linear antes de recomear um outro processo, ao passo que os signos no delrio paranico no deixam de formar uma rede que se desenvolve em todos os sentidos e se modifica. Tambm o cogito segue um processo temporal linear que deve ser recomeado. A histria dos judeus foi pontuada por catstrofes nas quais subsistia, a cada vez, o nmero suficiente de sobreviventes para recomear um novo processo. O conjunto de um processo freqentemente marcado pelo seguinte: o plural empregado sempre que haja movimento linear, mas surge um recolhimento no Singular desde que um repouso, uma parada determinem o fim de um movimento antes que um outro recomece21. Segmentaridade fundamental: preciso que um processo esteja terminado (e seu trmino, marcado) antes que um outro comece, e para que o outro possa comear.
21 Por exemplo, Deutronome XIX, 1: "Eles partiram de Refichim e chegaram ao deserto do Sinai, eles acamparam no deserto e a Israel acampou diante da montanha."

A linha passional do regime ps-significante encontra sua origem no ponto de subjetivao. Este pode ser qualquer um. Basta que a partir desse ponto se possam encontrar os traos caractersticos da semitica subjetiva: o duplo desvio, a traio, a existncia em sursis. O alimento representa esse papel para o anorxico (o anorxico no enfrenta a morte, mas se salva traindo o alimento, e o alimento no menos traidor, suspeito de conter larvas, vermes e micrbios). Um vestido, uma lingerie, um calado so pontos de subjetivao para um fetichista. Um trao de rostidade para um apaixonado, mas o rosto mudou de sentido, deixando de ser o corpo de um significante para se tornar o ponto de partida de uma desterritorializao que pe em fuga todo o resto. Uma coisa, um animal podem bastar. Existe cogito em todas as coisas. "Dois olhos muito afastados, uma cabea entalhada no

quartzo, um quadril que parecia dotado de vida pessoal (...), cada vez que a beleza se torna irresistvel, ela pode se reduzir a uma qualidade nica": ponto de subjetivao na partida de uma linha passional22. E mais: vrios pontos coexistem para um determinado indivduo ou grupo, sempre engajados em vrios processos lineares distintos, nem sempre compatveis. As diversas formas de educao ou de "normalizao" impostas a um indivduo consistem em faz-lo mudar de ponto de subjetivao, sempre mais alto, sempre mais nobre, sempre mais conforme a um suposto ideal. Depois, do ponto de subjetivao deriva o sujeito de enunciao, em funo de uma realidade mental determinada por esse ponto. E do sujeito de enunciao deriva, por sua vez, um sujeito de enunciado, isto , um sujeito preso nos enunciados conformes a uma realidade dominante (sendo a realidade mental de agora h pouco apenas uma parte desta realidade, mesmo quando parece a ela se opor). O que importante, o que faz ento da linha passional pssignificante uma linha de subjetivao ou de sujeio, a constituio, a duplicao dos dois sujeitos, e o rebatimento de um sobre o outro, do sujeito de enunciao sobre o sujeito de enunciado (o que os lingistas reconhecem quando falam de uma "marca do processo de enunciao no enunciado"). A significncia operava uma uniformizao substancial da enunciao, mas agora a subjetividade opera, nesta, uma individuao, coletiva ou particular. Como se diz, a substncia se tornou sujeito. O sujeito de enunciao rebatido sobre o sujeito de enunciado, podendo este fornecer novamente, por sua vez, um sujeito de enunciao para um outro processo. O sujeito do enunciado se tornou o "respondente" do sujeito de enunciao, em um tipo de ecolalia redutora, em uma relao biunvoca. Essa relao, esse rebatimento, igualmente o da realidade mental sobre a realidade dominante. H sempre um apelo a uma realidade dominante que funciona de dentro (por exemplo no Antigo Testamento; ou na Reforma, com o comrcio e o capitalismo). Nem mesmo h mais necessidade de um centro transcendente de poder, mas, antes, de um poder imanente que se confunde com o "real", e que procede por normalizao. H a uma estranha inveno: como se o sujeito duplicado fosse, em uma de suas formas, causa dos enunciados dos quais ele mesmo faz parte na sua outra forma. o paradoxo do legislador-sujeito, que substitui o dspota significante: quanto mais voc obedece aos enunciados da realidade dominante, mais comanda como sujeito de enunciao na realidade mental, pois finalmente voc s obedece a voc mesmo, a voc que voc obedece! E voc quem comanda, enquanto ser racional... Inventou-se uma nova forma de escravido, ser escravo de si mesmo, ou a pura "razo", o Cogito. Existe algo mais passional do que a razo pura? Existe uma paixo mais fria e mais extrema, mais interessada do

que o Cogito?
22

Henry Miller, Sexus, Buchet-Chastel, p.334.

Althusser destacou essa constituio dos indivduos sociais em sujeitos: ele a nomeia interpelao ("ei, voc a!"), denomina Sujeito absoluto o ponto de subjetivao, analisa "a reduplicao especular" dos sujeitos, e conduz sua demonstrao com o exemplo de Deus, de Moiss e do povo judeu23. Lingistas como Benveniste fazem uma curiosa personologia lingstica, bem prxima do Cogito: o Tu, que pode, sem dvida, designar a pessoa a quem nos dirigimos, porm mais ainda um ponto de subjetivao a partir do qual cada um se constitui como sujeito; o Eu como sujeito de enunciao, designando a pessoa que enuncia e reflete seu prprio uso no enunciado ("signo vazio no referencial"), tal como aparece em proposies do tipo "eu creio, eu suponho, eu penso..."; enfim o eu como sujeito de enunciado, que indica um estado que se poderia sempre substituir por um Ele ("sofro, ando, respiro, sinto...24 ). No se trata, entretanto, de uma operao lingstica, pois um sujeito nunca condio de linguagem nem causa de enunciado: no existe sujeito, mas somente agenciamentos coletivos de enunciao, sendo a subjetivao apenas um dentre eles, e designando por isso uma formalizao da expresso ou um regime de signos, no uma condio interior da linguagem. Tampouco se trata, como diz Althusser, de um movimento que caracterizaria a ideologia: a subjetivao como regime de signos ou forma de expresso remete a um agenciamento, isto , a uma organizao de poder que j funciona plenamente na economia, e que no vem se superpor a contedos ou a relaes de contedos determinados como reais em ltima instncia. O capital um ponto de subjetivao por excelncia.
23 24

Althusser, "Idologie et appareils idologiques d'Etat", La Pense, junho 1970, p.29-

35.

Benveniste, Problmes de linguistique gnerale, Gallimard, p.252 sq. Benveniste fala de um "processo".

Cogito psicanaltico: o psicanalista se apresenta como ponto de subjetivao ideal, que far com que o paciente abandone seus antigos pontos considerados neurticos. O paciente ser parcialmente sujeito de enunciao em tudo o que diz ao psicanalista, e nas condies mentais artificiais da sesso: assim ele ser nomeado "psicanalisando". Mas, em tudo o que diz ou faz em qualquer outro lugar, ele sujeito de enunciado, eternamente psicanalisado, de processo linear em processo linear, mesmo mudando de psicanalista, cada vez mais submetido normalizao de uma realidade dominante. nesse sentido que a psicanlise, em sua semitica mista, participa plenamente de uma linha de subjetivao. O psicanalista

nem mesmo tem mais necessidade de falar, o psicanalisando encarrega-se da interpretao; quanto ao psicanalisado, um sujeito ainda melhor quando pensa em "sua" prxima sesso, ou na precedente, em segmentos. Assim como o regime paranico possua dois eixos de um lado o signo remetendo ao signo (e com isso, significando), de outro o significante remetendo ao significado , o regime passional, a linha de subjetivao, tem tambm seus dois eixos, sintagmtico e paradigmtico: o primeiro, acabamos de ver, a conscincia. A conscincia como paixo precisamente essa duplicao dos dois sujeitos, em sujeito de enunciao e sujeito de enunciado, e o rebatimento de um sobre o outro. Mas a segunda forma de subjetivao o amor como paixo, o amor-paixo, um outro tipo de duplo, de duplicao e de rebatimento. Mais uma vez, um ponto de subjetivao varivel ir servir para a distribuio de dois sujeitos que ocultaro seus rostos enquanto os inclinam um em direo ao outro, e esposaro uma linha de fuga, uma linha de desterritorializao que os aproxima e os separa para sempre. Mas tudo muda: h um lado celibatrio da conscincia que se duplica, h um par do amor passional que no tem mais necessidade de conscincia nem de razo. E entretanto, o mesmo regime, mesmo na traio, e mesmo se a traio assegurada por um terceiro. Ado e Eva, a mulher de Caim (sobre quem a Bblia deveria ter falado mais). Ricardo III, o traidor, termina na conscincia que o sonho lhe traz, mas havia passado pelo estranho face a face com lady Anne, de dois rostos que se ocultam sabendo que esto prometidos um ao outro segundo a mesma linha que, entretanto, ir separ-los. O amor mais leal e o mais terno, ou o mais intenso, distribui um sujeito de enunciao e um sujeito de enunciado que no cessam de se alternar, na doura de ser ele mesmo um enunciado nu na boca do outro, e na medida em que o outro seja uma enunciao nua em minha prpria boca. Mas existe sempre um traidor em estado latente. Que amor no seria trado? Que cogito no possui seu gnio maligno, o traidor do qual no nos desembaraamos? "Tristo... Isolda... Isolda... Tristo...": o grito dos dois sujeitos percorre assim toda a escala das intensidades, at alcanar o auge de uma conscincia sufocante, enquanto o navio segue a linha das guas, da morte e do inconsciente, da traio, a linha da melodia contnua. O amor passional um cogito a dois, como o cogito uma paixo apenas por si mesmo. H um par potencial no cogito, como a duplicao de um sujeito virtual nico no amor-paixo. Klossowski pde extrair as mais estranhas figuras dessa complementaridade de um pensamento por demais intenso e de um par por demais ardente. A linha de subjetivao ento completamente ocupada pelo Duplo, mas ela tem duas figuras assim como existem dois tipos de duplos: a figura sintagmtica da conscincia ou o duplo

consciencial que concerne forma (Eu = Eu); a figura paradigmtica do par ou o duplo passional que concerne substncia (Homem = Mulher, sendo o duplo imediatamente a diferena dos sexos). Podemos seguir o devir desses duplos nas semiticas mistas, que tanto formam misturas quanto degradaes. Por um lado, o duplo amoroso passional, o par do amor-paixo cai em uma relao conjugai, ou mesmo em uma "cena domstica": quem sujeito de enunciao? Quem sujeito de enunciado? Luta de sexos: Voc rouba meus pensamentos, a cena domstica sempre foi um cogito a dois, um cogito de guerra, Strindberg levou ao extremo essa queda do amor-paixo na conjugalidade desptica e na cena paranico-histrica ("ela" diz que encontrou por ela mesma; de fato, ela me deve tudo, eco, roubo de pensamentos, oh Strindberg!25 ). Por outro lado, o duplo conscincia! do pensamento puro, o par do legislador-sujeito, cai em uma relao burocrtica, e uma nova forma de perseguio, onde um se apossa do papel de sujeito de enunciao ao passo que o outro no seno sujeito de enunciado: o cogito se torna ele mesmo "cena de escritrio", delrio amoroso burocrtico, uma nova forma de burocracia substitui ou se conjuga velha burocracia imperial, o burocrata diz Eu penso ( Kafka quem vai mais longe nesse sentido, como no exemplo do Castelo, Sortini e Sordini, ou as diversas subjetivaes de Klamm26). A conjugalidade o desenvolvimento do par, como a burocracia o do cogito: mas um est no outro, burocracia amorosa e par burocrtico. Escreveu-se demais acerca do duplo, de todos os modos, metafisicamente, colocando-o em toda parte, em todos os espelhos, sem ver seu regime prprio tanto em uma semitica mista onde ele introduz novos momentos, quanto na semitica pura de subjetivao onde ele se inscreve na linha de fuga para nela impor figuras deveras particulares. Mais uma vez: as duas figuras do pensamentoconscincia e do amor-paixo no regime ps-significante; os dois momentos da conscincia burocrtica e da relao conjugai na queda ou na combinao mistas. Mas, mesmo no misto, a linha original facilmente se destaca sob as condies de uma anlise semitica.
25 Um aspecto da genialidade de Strindberg foi o de elevar o casal, e a cena domstica, a um nvel semitico intenso, e de fazer dessa cena um fator de criao no regime dos signos. Esse no foi o caso de Jouhandeau. Em contrapartida, Klossowski soube inventar novas fontes e conflitos de um cogito passional a dois, do ponto de vista de uma teoria geral dos signos (Les lois de lhospitalit, Gallimard). 26 Cf. tambm O Duplo, de Dostoievski.

H uma redundncia da conscincia e do amor, que no a mesma coisa que a redundncia significante do outro regime. No regime significante, a redundncia um fenmeno de freqncia objetiva, afetando os signos ou elementos de signos (fonemas, letras, grupos de letras em uma lngua); h ao

mesmo tempo uma freqncia mxima do significante em relao a cada signo e uma freqncia comparativa de um signo em relao a um outro. Dir-se-ia, em todo caso, que esse regime desenvolve um tipo de "muro" onde os signos se inscrevem, em suas relaes uns com os outros bem como em sua relao com o significante. No regime ps-significante, ao contrrio, a redundncia de ressonncia subjetiva, e afeta antes de tudo os aparelhos de embreantes, pronomes pessoais e nomes prprios. Tambm a, distinguir-se uma ressonncia mxima da conscincia de si (Eu = Eu) e uma ressonncia comparada de nomes (Tristo... Isolda...). Mas dessa vez no existe mais um muro onde a freqncia se contabiliza, antes um buraco negro que atrai a conscincia e a paixo, no qual elas ressoam. Tristo chama Isolda, Isolda chama Tristo, os dois avanam em direo ao buraco negro de uma conscincia de si onde a torrente os arrasta, a morte. Quando os lingistas distinguem as duas formas de redundncia freqncia e ressonncia , atribuem freqentemente segunda um estatuto unicamente derivado27. Trata-se, na verdade, de duas semiticas, que se misturam, mas que nem por isso deixam de ter seus princpios distintos (poder-se-iam igualmente definir ainda outras formas de redundncia, rtmicas ou gestuais, numricas, remetendo aos outros regimes de signos). O que distingue mais essencialmente o regime significante e o regime subjetivo, tanto quanto suas respectivas redundncias, o movimento de desterritorializao que efetuam. Visto que o signo significante no remete mais seno ao signo, e o conjunto dos signos ao prprio significante, a-semitica correspondente desfruta de um alto nvel de desterritorializao, mas ainda relativo, expresso como freqncia. Nesse sistema, a linha de fuga permanece negativa, afetada por um signo negativo. Vimos que o regime subjetivo funcionava de forma completamente diferente: justamente porque o signo rompe sua relao de significncia com o signo, e comea a correr em uma linha de fuga positiva, atinge uma desterritorializao absoluta, que se expressa no buraco negro da conscincia e da paixo. Desterritorializao absoluta do cogito. por isso que a redundncia subjetiva parece se enxertar na significncia, e dela derivar, como uma redundncia em segundo grau.
27 Sobre essas duas formas de redundncia, cf. o artigo "Redondance", em Martinet, La linguistique, guide alphabtique, Denoel, p. 331-333.

E ainda mais complicado do que dizemos. A subjetivao confere linha de fuga um signo positivo, leva a desterritorializao ao absoluto, a intensidade ao mais alto grau, a redundncia a uma forma refletida etc. Mas, sem recair no regime precedente, ela tem sua maneira prpria de renegar a positividade que libera, ou de relativizar o absoluto que atinge. O absoluto

da conscincia o absoluto da impotncia, e a intensidade da paixo, o calor do vazio, nessa redundncia de ressonncia. Pois a subjetivao constitui essencialmente processos lineares finitos, de forma que um termina antes que o outro comece: assim como acontece com um cogito sempre recomeado, com uma paixo ou uma reivindicao sempre retomadas. Cada conscincia persegue sua prpria morte, cada amor-paixo persegue seu prprio fim, atrados por um buraco negro, e todos os buracos negros ressoando em conjunto. Com isso a subjetivao impe linha de fuga uma segmentaridade que no cessa de reneg-la, e impe desterritorializao absoluta um ponto de abolio que no cessa de barr-la, de desvi-la. A razo disso simples: as formas de expresso ou os regimes de signos so ainda estratos (mesmo quando considerados por eles mesmos, abstraindo as formas de contedo); a subjetivao no deixa de ser um estrato assim como a significncia. Os principais estratos que aprisionam o homem so o organismo, mas tambm a significncia e a interpretao, a subjetivao e a sujeio. So todos esses estratos em conjunto que nos separam do plano de consistncia e da mquina abstrata, a onde no existe mais regime de signos, mas onde a linha de fuga efetua sua prpria positividade potencial, e a desterritorializao, sua potncia absoluta. Ora, a esse respeito, o problema o de fazer bascular o agenciamento mais favorvel: faz-lo passar, de sua face voltada para os estratos, outra face voltada para o plano de consistncia ou para o corpo sem rgos. A subjetivao leva o desejo a um tal ponto de excesso e de escoamento que ele deve ou se abolir em um buraco negro ou mudar de plano. Desestratificar, se abrir para uma nova funo, diagramtica. Que a conscincia deixe de ser seu prprio duplo e a paixo, o duplo de um para o outro. Fazer da conscincia uma experimentao de vida, e da paixo um campo de intensidades contnuas, uma emisso de signos-partculas. Fazer o corpo sem rgos da conscincia e do amor. Servir-se do amor e da conscincia para abolir a subjetivao: "para se tornar o grande amante, o magnetizador e o catalisador, preciso antes de tudo viver a sabedoria de no ser seno o ltimo dos idiotas"28. Servir-se do Eu penso para um devir-animal e do amor, para um devirmulher do homem. Dessubjetivar a conscincia e a paixo. No existiriam redundncias diagramticas que no se confundem com os significantes nem com os subjetivos? Redundncias que no seriam mais ns de arborescncia, mas sim retomadas e precipitaes em um rizoma? Ser gago de linguagem, estrangeiro em sua prpria lngua, "ne do ne domi ne passi ne dominez pas ne dominez paz vos passions passives ne

....... ne do dvorants ne do ne dominez pas vos rats vos rations vos rats rations ne ne...29
28 Henry Miller, Sexus, p.307. O tema do idiota ele mesmo bastante variado. Percorre explicitamente o cogito, segundo Descartes, e o sentimento, segundo Rousseau. Mas a literatura russa o arrebata para outras vias, para alm da conscincia ou da paixo. 29 Gherasim Luca, Le chant de Ia carpe, p.87-94.

como se fosse necessrio distinguir trs tipos de desterritorializao: umas relativas, prprias aos estratos, e que culminam com a significncia; outras absolutas, mas ainda negativas e referentes aos estratos, que surgem na subjetivao (Ratio e Passio); enfim a eventualidade de uma desterritorializao positiva absoluta no plano de consistncia ou corpo sem rgos. Certamente no conseguimos eliminar as formas de contedo (por exemplo o papel do templo, ou a posio de uma Realidade dominante etc). Mas, em condies artificiais, isolamos um determinado nmero de semiticas que apresentam caractersticas bastante diversas. A semitica prsignificante, em que a "sobrecodificao" que marca o privilgio da linguagem exercida de uma forma difusa: a enunciao , a, coletiva; os prprios enunciados so polvocos; as substncias de expresso so mltiplas; a desterritorializao relativa a determinada pelo confronto de territorialidades e de linhagens segmentares que conjuram o aparelho de Estado. A semitica significante: onde a sobrecodificao plenamente efetuada pelo significante e pelo aparelho de Estado que a emite; h uniformizao da enunciao, unificao da substncia de expresso, controle dos enunciados em um regime de circularidade; a desterritorializao relativa a levada ao mais alto ponto, por uma remiso perptua e redundante do signo ao signo. A semitica contra-significante: a sobrecodificao a assegurada pelo Nmero como forma de expresso ou de enunciao, e pela Mquina de guerra da qual depende; a desterritorializao serve-se de uma linha de destruio ou de abolio ativa. A semitica ps-significante, em que a sobrecodificao assegurada pela redundncia da conscincia; produz-se uma subjetivao da enunciao em uma linha passional que torna a organizao de poder imanente, e eleva a desterritorializao ao absoluto, mesmo que de uma maneira ainda negativa. Ora, devemos considerar dois aspectos: por um lado essas semiticas, mesmo abstraindo-se as formas de contedo, so concretas, mas somente medida que so mistas, constitudas por combinaes mistas. Qualquer

semitica mista, e s funciona assim; cada uma captura obrigatoriamente fragmentos de uma ou de vrias outras (mais-valias de cdigo). Mesmo desse ponto de vista, a semitica significante no tem qualquer privilgio do qual possa se utilizar para formar uma semitica geral: especialmente o modo pelo qual ela se combina com a semitica passional de subjetivao ("o significante para o sujeito") nada implica de preferencial em relao a outras combinaes, por exemplo entre a semitica passional e a contrasignificante, ou entre a contra-significante e a prpria significante (quando os nmades se fazem imperiais) etc. No existe semiologia geral. Por exemplo, e sem privilgio de um regime em relao ao outro, podemos fazer esquemas concernentes semitica significante e semitica ps-significante, em que as possibilidades de composio mista concreta paream evidentes:

1. O Centro ou o Significante, rostidade de deus, do dspota; 2. O Templo ou o Palcio, com sacerdotes e burocratas; 3. A organizao em crculos e o signo que remete ao signo, em um mesmo crculo ou de um crculo ao outro; 4. O desenvolvimento interpretativo do significante em significado, para restituir o significante; 5. O bode expiatrio, barreira da linha de fuga; 6. O bode emissrio, signo negativo da linha de fuga.

Mas o outro aspecto, complementar e bastante diferente, consiste na possibilidade de transformar uma semitica pura ou abstrata em uma outra, em virtude da traduzibilidade que deriva da sobrecodificao como carter particular da linguagem. Dessa vez no se trata mais de semiticas mistas concretas, mas de transformaes de uma semitica abstrata em uma outra (mesmo se essa transformao no for abstrata por sua prpria conta, isto , efetivamente ocorra, sem ser operada por um "tradutor" como puro estudioso). Denominaramos transformaes analgicas todas aquelas que fariam com que uma semitica qualquer passasse a um regime prsignificante; simblicas, no regime significante; polmicas ou estratgicas, no regime contra-significante; conscienciais

ou mimticas, no regime ps-significante; diagramticas, enfim, as que fariam eclodir as semiticas ou os regimes de signos no plano de consistncia de uma desterritorializao positiva absoluta. Uma transformao no se confunde com um enunciado de uma semitica pura; nem mesmo com um enunciado ambguo, em que necessria toda uma anlise pragmtica para saber a qual semitica ele pertence; nem com um enunciado que pertence a uma semitica mista (ainda que a transformao possa ter um tal efeito). Um enunciado transformacional marca, antes, a maneira pela qual uma semitica traduz por sua conta enunciados vindos de outra parte, mas desviando-os, deixando a resduos intransformveis, e resistindo ativamente transformao inversa. E mais: as transformaes no se limitam lista precedente. sempre por transformao que uma nova semitica capaz de se criar por conta prpria. As tradues podem ser criativas. Formamos novos regimes de signos puros por transformao e traduo. A igualmente no se encontrar uma semiologia geral, mas sim uma trans-semitica.

1. O ponto de subjetivao, substituindo o centro de significncia; 2. Os dois rostos que se desviam; 3. O sujeito de enunciao, que deriva do ponto de subjetivao no desvio; 4. O sujeito de enunciado, sobre o qual se rebate o sujeito de enunciao; 5. A sucesso de processos lineares finitos, com uma nova forma de sacerdotes e uma nova burocracia; 6. Em que a linha de fuga, liberada mas ainda segmentarizada, permanece negativa e barrada.

Nas transformaes analgicas, v-se freqentemente como o sono, a droga, a exaltao amorosa podem formar expresses que traduzem em prsignificante os regimes significantes ou subjetivos que queremos lhes impor, mas aos quais elas resistem impondo-lhes, por sua vez, uma segmentaridade e uma polivocidade imprevistas. O cristianismo sofreu estranhas tradues criativas ao passar pelos "brbaros" ou mesmo pelos "selvagens". A introduo dos signos monetrios em certos circuitos comerciais africanos fez com que esses signos sofressem uma transformao anloga bastante difcil de manejar (a menos que, ao contrrio, sejam esses circuitos os que sofram uma transformao destrutiva30). As canes dos negros americanos, inclusive e sobretudo as letras, teriam um valor ainda mais exemplar, porque

se ouve nelas, antes de tudo, como os escravos "traduzem" o significante ingls, e fazem um uso pr-significante ou mesmo contra-significante da lngua, misturando-a s suas prprias lnguas africanas, assim como misturam a seus novos trabalhos forados o canto de antigos trabalhos da frica; em seguida se entende como, com a cristianizao e com a abolio da escravatura, eles passam por um processo de "subjetivao" ou mesmo de "individuao", que transforma sua msica ao mesmo tempo em que ela transforma esse processo por analogia; como tambm se colocam problemas particulares de "rostidade", quando os brancos de "face enegrecida" se assenhoram das palavras e das canes, mas os negros, por sua vez, enegrecem a fisionomia com uma camada suplementar, reconquistando suas danas e seus cantos, transformando ou traduzindo mesmo aqueles dos brancos31. Sem dvida as transformaes mais visveis e grosseiras ocorrem no outro sentido: tradues simblicas, quando o significante assume o poder. Os mesmos exemplos usados anteriormente, de signos monetrios ou de regime rtmico, poderiam ainda nos servir invertendo-se seu sentido. A passagem de uma dana africana a uma dana branca revela freqentemente uma traduo conscienciosa ou mimtica, com tomada de poder operada pela significncia e pela subjetivao. ("Na frica, a dana impessoal, sagrada e obscena. Quando o falo erigido e manipulado como uma banana, no se trata de entesar-se pessoalmente: assistimos a uma ereo tribal. (...) A dana ritual do sexo, no quadro da aldeia, danada em solo; e esse fato , por si s, de uma significao assombrosa. A lei probe qualquer resposta, qualquer participao. Nada resta do rito primitivo, a no ser os movimentos sugestivos do corpo. E sua sugesto varia com a individualidade do observador"32.)
30 por exemplo, quando os brancos introduzem o dinheiro entre os sianes da Nova Guin, estes comeam por traduzir as notas e as moedas em duas categorias de bens conversveis. Cf. Maurice Godelier, "Economie politique et anthropologie conomique", LHomme, setembro 1964, p.123. 31 Sobre essas tradues-transformaes, cf. LeRoi Jones, Le peuple du blues, cap. IIIVI. 32 Henry Miller, Sexus, p.634.

No so simples transformaes lingsticas, lexicais ou mesmo sintticas que determinam a importncia de uma verdadeira traduo semitica. Seria mesmo o contrrio. No basta um falar tresloucado. Somos forados a avaliar, para cada caso, se nos encontramos diante da adaptao de uma velha semitica ou diante de uma nova variedade de determinada semitica mista, ou, antes, diante do processo de criao de um regime ainda desconhecido. Por exemplo, relativamente fcil no dizer mais "eu", mas

sem, com isso, ultrapassar o regime de subjetivao; e inversamente, podemos continuar a dizer Eu, para agradar, e j estar em um outro regime onde os pronomes pessoais s funcionam como fices. A significncia e a interpretao tm a pele to dura, formam com a subjetivao um misto to aderente, que fcil acreditar que se est fora delas enquanto ainda as secretamos. Ocorre que denunciamos a interpretao, mas apresentando-lhe um rosto de tal modo significante que a impomos ao mesmo tempo ao sujeito, que continua, para sobreviver, a se alimentar dela. Quem pode realmente acreditar que a psicanlise seja capaz de mudar uma semitica na qual todas as trapaas se renem? Mudamos somente os papis. Ao invs de um paciente que significava, e de um psicanalista intrprete, temos agora um psicanalista significante, e o paciente que se encarrega de todas as interpretaes. Na experincia antipsiquitrica de Kingsley Hall, Mary Barnes, antiga enfermeira que se tornou "esquizofrnica", abraa a nova semitica da Viagem, mas para se apropriar de um verdadeiro poder na comunidade e reintroduzir o pior regime de interpretao psicanaltica como delrio coletivo ("ela interpretava tudo que se fazia para ela, ou para qualquer outro..."33). Dificilmente se acaba com uma semitica fortemente estratificada. Mesmo uma semitica pr-significante, ou contra-significante, mesmo um diagrama assignificante comporta ns de coincidncia completamente prontos para constituir centros de significncia e pontos de subjetivao virtuais. Certamente uma operao de traduo no fcil, quando se trata de destruir uma semitica dominante atmosfrica. Um dos interesses profundos dos livros de Castaeda, sob a influncia da droga ou de outras coisas, e da mudana atmosfrica, precisamente o de mostrar como o ndio chega a combater os mecanismos de interpretao para instaurar em seu discpulo uma semitica pr-significante ou mesmo um diagrama assignificante: Chega! Voc me cansa! Experimente ao invs de significar e de interpretar! Encontre voc mesmo seus lugares, suas territorialidades, seu regime, sua linha de fuga! Semiotize voc mesmo, ao invs de procurar em sua infncia acabada e em sua semiologia de ocidental. "Don Juan afirmava que para ver era preciso necessariamente deter o mundo. Deter o mundo exprime perfeitamente determinados estados de conscincia durante os quais a realidade da vida cotidiana modificada, isso porque o fluxo das interpretaes, normalmente contnuo, interrompido por um conjunto de circunstncias estranhas a esse fluxo"34. Em suma, uma verdadeira transformao semitica recorre a todos os tipos de variveis, no somente exteriores, mas implcitas na lngua, interiores aos enunciados.
53 Mary Barnes e Joseph Berke, Mary Barnes, un voyage travers Ia folie, Ed. du Seuil, p.269. O fracasso da experincia antipsiquitrica de Kingsley Hall parece se dever a esses

fatores internos tanto quanto s circunstncias exteriores. 34 Castaneda, Le voyage Ixlan, Gallimard, p.12.

Portanto, a pragmtica j apresenta dois componentes. Podemos denominar o primeiro de gerativo, visto que mostra como os diversos regimes abstratos formam semiticas mistas concretas, com quais variantes, como se combinam e sob qual predominncia. O segundo o componente transformacional, que mostra como esses regimes de signos se traduzem uns nos outros, e sobretudo como criam novos regimes. A pragmtica gerativa faz de algum modo decalques de semiticas mistas, ao passo que a pragmtica transformacional faz mapas de transformao. Ainda que uma semitica mista no implique necessariamente uma criatividade atual, mas possa se contentar com possibilidades de combinao sem uma verdadeira transformao, o componente transformacional que d conta da originalidade de um regime assim como da novidade dos mistos nos quais entra em determinado momento e em determinado domnio. Eis por que esse segundo componente o mais profundo, e o nico meio de medir os elementos do primeiro35. Por exemplo, perguntaremos quando que enunciados de tipo bolchevista apareceram, e como o leninismo operou, quando da ruptura com os social-democratas, uma verdadeira transformao, criadora de uma semitica original, mesmo se essa devesse necessariamente cair na semitica mista da organizao stalinista. Em um estudo exemplar, Jean-Pierre Faye examinou detalhadamente as transformaes que produziram o nazismo visto como sistema de enunciados novos em um campo social dado. Questes do tipo: no somente em que momento, mas em que domnio um regime de signos se instala? (Em todo um povo? Em uma parte desse povo? Em uma margem assinalvel no interior de um hospital psiquitrico?) Assim vimos que uma semitica de subjetivao podia ser assinalada na histria antiga dos judeus, mas tambm no diagnstico psiquitrico do sculo XIX evidentemente, com profundas variaes e mesmo verdadeiras transformaes na semitica correspondente todas essas questes so da competncia da pragmtica. Certamente, hoje em dia, as transformaes ou tradues criadoras mais profundas no passam pela Europa. A pragmtica deve recusar a idia de um invariante que poderia se abster das transformaes, mesmo o invariante de uma "gramaticalidade" dominante, pois a linguagem caso de poltica antes de ser caso de lingstica; mesmo a apreciao dos graus de gramaticalidade matria poltica.
35 Gerativo" e "transformacional" so termos de Chomsky, para quem precisamente o transformacional o melhor e o mais profundo meio de realizar o gerativo; mas ns empregamos esses termos em um outro sentido.

O que uma semitica, isto , um regime de signos ou uma formalizao de expresso? So ao mesmo tempo mais e menos do que a linguagem. A linguagem se define por sua condio de "sobrelinearidade"; as lnguas se definem por constantes, elementos e relaes de ordem fonolgica, sinttica e semntica. E sem dvida cada regime de signos efetua a condio da linguagem e se utiliza dos elementos da lngua, mas nada alm disso. Nenhum regime pode se identificar prpria condio, nem ter a propriedade das constantes. Como Foucault bem aponta, os regimes de signos so somente funes de existncia da linguagem, que ora passam por lnguas diversas, ora se distribuem em uma mesma lngua, e que no se confundem nem com uma estrutura nem com unidades dessa ou daquela ordem, mas as cruza e as faz surgir no espao e no tempo. nesse sentido que os regimes de signos so agenciamentos de enunciao dos quais nenhuma categoria lingstica consegue dar conta: o que faz de uma proposio ou mesmo de uma simples palavra um "enunciado" remete a pressupostos implcitos, no-explicitveis, que mobilizam variveis pragmticas prprias enunciao (transformaes incorpreas). Exclui-se, ento, a idia de o agenciamento poder ser explicado pelo significante, ou antes pelo sujeito, j que esses remetem, ao contrrio, s variveis de enunciao no agenciamento. a significncia ou a subjetivao que supem um agenciamento, no o inverso. Os nomes que demos aos regimes de signos "pr-significante, significante, contra-significante, pssignificante" permaneceriam presos no evolucionismo, se no lhes correspondessem efetivamente funes heterogneas ou variedades de agenciamento (a segmentarizao, a significncia e a interpretao, a numerao, a subjetivao). Os regimes de signos se definem, assim, por variveis interiores prpria enunciao, mas que permanecem exteriores s constantes da lngua e irredutveis s categorias lingsticas. Mas, nesse ponto, tudo bascula, e as razes pelas quais um regime de signos menos do que a linguagem se tornam razes pelas quais, igualmente, ele mais do que a linguagem. O agenciamento s enunciao, s formaliza a expresso, em uma de suas faces; em sua outra face inseparvel, ele formaliza os contedos, agenciamento maqunico ou de corpo. Ora, os contedos no so "significados" que dependeriam do significante de uma maneira ou de outra, nem "objetos" que estariam em uma relao de causalidade qualquer com um sujeito. Por possurem sua formalizao prpria, eles no tm qualquer relao de correspondncia simblica ou de causalidade linear com a forma de expresso: as duas formas esto em pressuposio recproca, e s se pode abstrair uma delas muito relativamente, j que essas so as duas

faces do mesmo agenciamento. Eis por que necessrio chegar, no prprio agenciamento, a algo que ainda mais profundo do que essas faces, e que d conta ao mesmo tempo das duas formas em pressuposio: formas de expresso ou regimes de signos (sistemas semiticos), formas de contedo ou regimes de corpos (sistemas fsicos). o que denominamos mquina abstrata, sendo que esta constitui e conjuga todas os picos de desterritorializao do agenciamento36.
36 Michel Foucault desenvolveu uma teoria dos enunciados, segundo nveis sucessivos e que recortam o conjunto desses problemas. 1") Em Arqueologia do Saber, Foucault distingue dois tipos de "multiplicidades", de contedo e de expresso, que no se deixam reduzir a relaes de correspondncia ou de causalidade, mas esto em pressuposio recproca; 2") em Vigiar e Punir, ele busca uma instncia capaz de dar conta das duas formas heterogneas imbricadas uma na outra, e a encontra nos agenciamentos de poder ou micropoderes; 3o) mas igualmente a srie desses agenciamentos coletivos (escola, exrcito, fbrica, asilo, priso etc) consiste apenas em graus ou singularidades em um "diagrama" abstrato, que comporta unicamente por sua conta matria e funo (multiplicidade humana qualquer a ser controlada); 4) a Histria da sexualidade vai ainda em uma outra direo, j que os agenciamentos no so a mais relacionados e confrontados a um diagrama, mas a uma "biopoltica da populao" como mquina abstrata. Nossas nicas diferenas em relao a Foucault referir-se-iam aos seguintes pontos: Io) os agenciamentos no nos parecem, antes de tudo, de poder, mas de desejo, sendo o desejo sempre agenciado, e o poder, uma dimenso estratificada do agenciamento; 2") o diagrama ou a mquina abstrata tm linhas de fuga que so primeiras, e que no so, em um agenciamento, fenmenos de resistncia ou de rplica, mas picos de criao e de desterritorializao.

E acerca da mquina abstrata que se deve dizer: ela necessariamente "muito mais" do que a linguagem. Quando os lingistas (na linha de Chomsky) chegam idia de uma mquina abstrata puramente de linguagem, a objeo que logo se faz a de que essa mquina, longe de ser por demais abstrata, no o ainda suficientemente, visto que permanece limitada forma de expresso e a pretensos universais que a linguagem supe. Conseqentemente, fazer abstrao do contedo uma operao ainda mais relativa e insuficiente, do ponto de vista da prpria abstrao. Uma verdadeira mquina abstrata no possui qualquer meio de distinguir por si mesma um plano de expresso e um plano de contedo, porque traa um s e mesmo plano de consistncia, que ir formalizar os contedos e as expresses segundo os estratos ou as reterritorializaes. Mas, desestratificada, desterritorializada por si mesma, a mquina abstrata no tem forma em si mesma (muito menos substncia) e no distingue em si contedo e expresso, ainda que presida fora de si a essa distino, e a distribua nos estratos, nos domnios e territrios. Uma mquina abstrata em si no mais fsica ou corprea do que semitica, ela diagramtica (ignora ainda mais a distino do artificial e do natural). Opera por matria, e no

por substncia; por funo, e no por forma. As substncias, as formas, so de expresso "ou" de contedo. Mas as funes no esto j formadas "semioticamente", e as matrias no esto ainda "fisicamente" formadas. A mquina abstrata a pura Funo-Matria o diagrama, independentemente das formas e das substncias, das expresses e dos contedos que ir repartir. Definimos a mquina abstrata pelo aspecto, o momento no qual no h seno funes e matrias. Um diagrama, com efeito, no tem nem substncia nem forma, nem contedo nem expresso37. Enquanto a substncia uma matria formada, a matria uma substncia no-formada, fsica ou semioticamente. Enquanto a expresso e o contedo tm formas distintas e se distinguem realmente, a funo tem apenas "traos", de contedo e de expresso, cuja conexo ela assegura: no podemos mesmo mais dizer se uma partcula ou se um signo.
37 Hjelmslev props uma concepo bastante importante, da "matria" ou "sentido" como no-formado, amorfo ou informe: Prolgomnes une thorie du langage, #13; Essais linguistiques, Ed. de Minuit, p.58 sq. (e o prefcio de Franois Rastier, p.9).

Um contedo-matria que apresenta to somente graus de intensidade, de resistncia, de condutibilidade, de aquecimento, de alongamento, de velocidade ou de demora; uma expresso-funo que apresenta to somente "tensores", como em uma escrita matemtica, ou, antes, musical. Assim a escrita funciona diretamente colada no real, assim como o real escreve materialmente. E ento o contedo mais desterritorializado e a expresso mais desterritorializada que o diagrama retm, para conjug-los. E o mximo de desterritorializao vem ora de um trao de contedo, ora de um trao de expresso, que ser denominado "desterritorializante" em relao ao outro, mas justamente porque ele o diagramatiza, arrastando-o consigo, elevando-o sua prpria potncia. O mais desterritorializado faz com que o outro ultrapasse um limiar que possibilita uma conjuno de sua respectiva desterritorializao, uma precipitao comum. a desterritorializao absoluta, positiva, da mquina abstrata. nesse sentido que os diagramas devem ser distinguidos dos ndices, que so signos territoriais, mas igualmente dos cones, que so de reterritorializao, e dos smbolos, que so de desterritorializao relativa ou negativa38.
A distino dos ndices, cones e smbolos vem de Peirce, cf. Ecrits sur le ligne, Ed. du Seuil. Mas ele os distingue pelas relaes entre significante e significado (contigidade para o ndice, similitude para o cone, regra convencional para o smbolo); o que o leva a fazer do "diagrama" um caso especial de cone (cone de relao). Peirce verdadeiramente o inventor da semitica. por isso que podemos retomar seus termos, mesmo mudando sua acepo. Por um lado, ndices, cones e smbolos nos parecem se distinguir pelas relaes territorialidadedesterritorializao, e no pelas relaes significante-significado. Por outro lado, o diagrama
38

nos parece conseqentemente ter um papel distinto, irredutvel ao cone e ao smbolo. Sobre as distines fundamentais de Peirce e o estatuto complexo do diagrama, reportaremos anlise de Jakobson, "A la recherche de 1'essence du langage", em Problmes du langage, Gallimard, col. Diogne.

Assim definida por seu diagramatismo, uma mquina abstrata no uma infra-estrutura em ltima instncia, tampouco uma Idia transcendente em suprema instncia. Ela tem, antes, um papel piloto. Isso ocorre porque uma mquina abstrata ou diagramtica no funciona para representar, mesmo algo de real, mas constri um real por vir, um novo tipo de realidade. Ela no est, pois, fora da histria, mas sempre "antes" da histria, a cada momento em que constitui pontos de criao ou de potencialidade. Tudo foge, tudo cria, mas jamais sozinho; ao contrrio, com uma mquina abstrata que opera os continuums de intensidade, as conjunes de desterritorializao, as extraes de expresso e de contedo. um AbstratoReal, que se ope ainda mais abstrao fictcia de uma mquina de expresso supostamente pura. um Absoluto, mas que no nem indiferenciado nem transcendente. Eis por que as mquinas abstratas possuem nomes prprios (e igualmente datas), que no designam mais certamente pessoas ou sujeitos, mas matrias e funes. O nome de um msico, de um cientista, empregado como o nome de um pintor que designa uma cor, uma nuance, uma tonalidade, uma intensidade: trata-se sempre de uma conjuno de Matria e de Funo. A dupla desterritorializao da voz e do instrumento ser marcada por uma mquina abstrata-Wagner, por uma mquina abstrata-Webern, etc. Falar-se- de uma mquina abstrata-Riemann em fsica e matemtica, de uma mquina abstrata-Galois em lgebra (precisamente definida pela linha arbitrria denominada adjuno que se conjuga com um corpo de base) etc. Existe diagrama cada vez que uma mquina abstrata singular funciona diretamente em uma matria. Eis ento que, no nvel diagramtico ou no plano de consistncia, no existem nem mesmo regimes de signos propriamente falando, j que no h mais forma de expresso que se distinguiria realmente de uma forma de contedo. O diagrama s conhece traos, pontas, que so ainda de contedo, dado que so materiais, ou de expresso, por serem funcionais, mas que arrastam uns aos outros, se alternam e se confundem em uma desterritorializao comum: signos-partculas, partignos. E isso no surpreendente; pois a distino real de uma forma de expresso e de uma forma de contedo se faz somente com os estratos, e diversamente para cada uma. a que surge uma dupla articulao que ir formalizar os traos de expresso por sua conta, e os traos de contedo por sua conta, e que ir

fazer, com as matrias, substncias formadas fsica ou semioticamente, com as funes das formas de expresso ou de contedo. A expresso constitui assim ndices, cones ou smbolos que entram em regimes ou semiticas. O contedo constitui assim corpos, coisas ou objetos, que entram em sistemas fsicos, organismos e organizaes. O movimento mais profundo que conjugava matria e funo a desterritorializao absoluta, como idntica prpria terra s aparece ento sob a forma de territorialidades respectivas, desterritorializaes relativas ou negativas, e reterritorializaes complementares. E, sem dvida, tudo culmina com um estrato linguageiro, instalando uma mquina abstrata no nvel da expresso, e que faz ainda mais abstrao do contedo medida que tende mesmo a destitu-lo de uma forma prpria (imperialismo da linguagem, pretenso de uma semiologia geral). Em suma, os estratos substancializam as matrias diagramticas, separam um plano formado de contedo e um plano formado de expresso. Tomam as expresses e os contedos, cada um por sua vez substancializado e formalizado, nas pinas de dupla articulao que asseguram sua independncia ou sua distino real, e fazem reinar um dualismo que no cessa de se reproduzir ou de se redividir. Interrompem os continuums de intensidade, introduzindo rupturas de um estrato a outro, e no interior de cada estrato. Impedem as conjunes de linha de fuga, esmagam os picos de desterritorializao, seja operando as reterritorializaes que iro tornar esses movimentos completamente relativos, seja atribuindo a algumas dessas linhas um valor somente negativo, seja segmentarizando-a, barrando-a, obstruindo-a, precipitando-a em um tipo de buraco negro. No confundiremos, especialmente, o diagramatismo com uma operao de tipo axiomtico. Longe de traar linhas de fuga criadoras e de conjugar traos de desterritorializao positiva, o axiomtico barra todas as linhas, submete-as a um sistema pontual, e detm as escritas algbricas e geomtricas que escapavam por todos os lados. E semelhante questo do indeterminismo em fsica: um "recolocar em ordem" feito para reconcililo com o determinismo fsico. Escritas matemticas se fazem axiomatizar, isto , re-estratificar, re-semiotizar; fluxos materiais se fazem re-fisicalizar. E um caso de poltica tanto quanto de cincia: a cincia no deve tornar-se louca... Hilbert e de Broglie foram homens polticos assim como cientistas: restauraram a ordem. Porm, uma axiomatizao, uma semiotizao, uma fisicalizao no so um diagrama, mas sim o contrrio. Programa de estrato contra diagrama do plano de consistncia. O que no impede o diagrama de retomar seu caminho de fuga, e de espalhar novas mquinas abstratas singulares ( contra a axiomatizao que se faz a criao matemtica das funes improvveis, e contra a fisicalizao que se faz a inveno material

das partculas impossveis de encontrar). Pois a cincia enquanto tal como qualquer coisa, existe nela tanta loucura que lhe prpria assim como operaes de colocar e recolocar em ordem, e o mesmo cientista pode participar dos dois aspectos, com sua prpria loucura, sua prpria polcia, suas significncias, suas subjetivaes, mas igualmente suas mquinas abstratas enquanto cientista. "Poltica da cincia" designa essas correntes interiores cincia, e no apenas as circunstncias exteriores e fatores de Estado que agem sobre ela, e lhe fazem fazer, aqui, bombas atmicas, l, programas trans-espaciais etc. Essas influncias ou determinaes polticas externas no seriam nada se a prpria cincia no tivesse seus prprios plos, suas oscilaes, seus estratos e suas desestratificaes, suas linhas de fuga e suas recolocaes em ordem: em suma os acontecimentos no mnimo potenciais de sua prpria poltica, toda sua "polmica" prpria, sua mquina de guerra interior (da qual fazem parte historicamente os cientistas contrariados, perseguidos ou impedidos). No basta dizer que a axiomtica no d conta da inveno e da criao: h nela uma vontade deliberada de deter, de fixar, de se colocar no lugar do diagrama, instalando-se em um nvel de abstrao cristalizada, j grande demais para o concreto, pequena demais para o real. Veremos em que sentido esse um nvel "capitalista". No podemos, entretanto, nos contentar com um dualismo entre o plano de consistncia, seus diagramas ou suas mquinas abstratas e, por outro lado, os estratos, seus programas e seus agenciamentos concretos. As mquinas abstratas no existem simplesmente no plano de consistncia onde desenvolvem diagramas, elas j esto presentes, envolvidas ou "engastadas", nos estratos em geral, ou mesmo estabelecidas nos estratos particulares onde organizam simultaneamente uma forma de expresso e uma forma de contedo. E o que ilusrio, nesse ltimo caso, a idia de uma mquina abstrata exclusivamente linguageira ou expressiva, mas no a idia de uma mquina abstrata interior ao estrato, e que deve dar conta da relatividade das duas formas distintas. H, portanto, como que um duplo movimento: um, atravs do qual as mquinas abstratas trabalham os estratos, e no cessam de fazer a fugir algo: o outro, atravs do qual elas so efetivamente estratificadas, capturadas pelos estratos. Por um lado, jamais os estratos se organizariam se no captassem matrias ou funes de diagrama, que eles formalizam do duplo ponto de vista da expresso e do contedo; de forma que cada regime de signos, mesmo a significncia, mesmo a subjetivao, so ainda efeitos diagramticos (mas relativizados ou negativizados). Por outro lado, jamais as mquinas abstratas estariam presentes, incluindo-se a j nos estratos, se no tivessem o poder ou a potencialidade de extrair e de acelerar signos-partculas desestratificados (passagem ao absoluto). A

consistncia no totalizante, nem estruturante, mas desterritorializante (um estrato biolgico, por exemplo, no evolui por dados estatsticos, mas por picos de desterritorializao). A segurana, a tranqilidade, o equilbrio homeosttico dos estratos no so, portanto, jamais completamente garantidos: basta prolongar as linhas de fuga que trabalham os estratos, preencher os pontilhados, conjugar os processos de desterritorializao, para reencontrar um plano de consistncia que se insere nos mais diferentes sistemas de estratificao, e que salta de um ao outro. Vimos, nesse sentido, como a significncia e a interpretao, a conscincia e a paixo poderiam se prolongar, mas ao mesmo tempo se abrir para uma experincia propriamente diagramtica. E todos esses estados ou esses modos da mquina abstrata coexistem precisamente naquilo que denominamos agenciamento maqunico. O agenciamento, com efeito, tem como que dois plos ou vetores: um, voltado para os estratos onde ele distribui as territorialidades, as desterritorializaes relativas e as reterritorializaes; um outro vetor, voltado para o plano de consistncia ou de desestratificao, em que ele conjuga os processos de desterritorializao e os leva ao absoluto da terra. em seu vetor estrtico que ele distingue uma forma de expresso na qual aparece como agenciamento coletivo de enunciao, e uma forma de contedo na qual aparece como agenciamento maqunico de corpo; e ele ajusta uma forma outra, uma apario outra, em pressuposio recproca. Mas, em seu vetor desestratificado, diagramtico, no tem mais duas faces, s retm traos de contedo bem como de expresso, dos quais extrai graus de desterritorializao que se acrescentam uns aos outros, picos que se conjugam uns aos outros. Um regime de signos no tem apenas dois componentes. H, de fato, quatro componentes, que constituem o objeto da Pragmtica. O primeiro o componente gerativo, que mostra como a forma de expresso, em um estrato de linguagem, recorre sempre a vrios regimes combinados, quer dizer, como todo regime de signos ou toda semitica concretamente mista. No nvel desse componente, podemos abstrair as formas de contedo, mas ainda melhor o faremos se acentuarmos as misturas de regimes na forma de expresso: da no se concluir ento o predomnio de um regime que constituiria uma semiologia geral e unificaria a forma. O segundo componente, transformacional, mostra como um regime abstrato pode ser traduzido em um outro, se transformar em um outro e, sobretudo, ser criado a partir de outros. Esse segundo componente evidentemente mais profundo, porque no existe qualquer regime misto que no suponha tais transformaes de um regime a outro, sejam passadas, sejam atuais, sejam potenciais (em funo de uma criao de novos regimes). A ainda,

abstramos ou podemos abstrair o contedo, j que nos detemos em metamorfoses interiores forma de expresso, mesmo se esta no bastar para dar conta dele. Ora, o terceiro componente diagramtico: consiste em tomar os regimes de signos ou as formas de expresso para deles extrair signospartculas que no so mais formalizados, mas constituem traos noformados, combinveis uns com os outros. Eis a o auge da abstrao, mas igualmente o momento no qual a abstrao se torna real; tudo ocorre a, com efeito, por mquinas abstratas-reais (nomeadas e datadas). E se podemos fazer abstrao das formas de contedo, porque devemos ao mesmo tempo fazer abstrao das formas de expresso, j que s retemos traos noformados de umas e de outras. Da o carter absurdo de uma mquina abstrata puramente linguageira. Esse componente diagramtico evidentemente mais profundo, por sua vez, do que o componente transformacional: as transformaes-criaes de um regime de signos passam, com efeito, pela emergncia de mquinas abstratas sempre novas. Enfim, um ltimo componente propriamente maqunico deve mostrar como as mquinas abstratas se efetuam em agenciamentos concretos, que do precisamente uma forma distinta aos traos de expresso, ma,s sem dar tambm uma forma distinta aos traos de contedo estando as duas formas em pressuposio recproca, ou tendo uma relao necessria noformada, que impede uma vez mais que a forma de expresso seja tomada como suficiente (ainda que ela tenha sua independncia ou sua distino propriamente formal). A pragmtica (ou esquizoanlise) pode, pois, ser representada pelos quatro componentes circulares, mas que brotam e fazem rizoma:

1. Componente gerativo: estudo das semiticas mistas concretas, de suas misturas e de suas variaes; 2. Componente transformacional: estudo das semiticas puras, de suas tradues-transformaes e da criao de novas semiticas; 3. Componente diagramtico: estudo de mquinas abstratas, do ponto de vista das matrias semioticamente no-formadas em relao com matrias fisicamente no-formadas; 4. Componente maqunico: estudo dos agenciamentos que efetuam as mquinas abstratas, e que semiotizam as matrias de expresso, ao mesmo tempo que fisicalizam as matrias de contedo.

O conjunto da pragmtica consistiria em fazer o decalque das semiticas mistas no componente gerativo; fazer o mapa transformacional dos regimes, com suas possibilidades de traduo e de criao, de germinao nos decalques; fazer o diagrama das mquinas abstratas colocadas em jogo em cada caso, como potencialidades ou como surgimentos efetivos; fazer o programa dos agenciamentos que ventilam o conjunto e fazem circular o movimento, com suas alternativas, seus saltos e mutaes. Consideraramos, por exemplo, uma "proposio" qualquer, quer dizer, um conjunto verbal definido sinttica, semntica e logicamente como expresso de um indivduo ou de um grupo: "Eu te amo" ou, antes, "Eu sou ciumento". Comearamos por perguntar a qual "enunciado" essa proposio corresponde no grupo ou no indivduo (pois uma mesma proposio pode remeter a enunciados completamente diferentes). Essa pergunta significa: em que regime de signos a proposio tomada, regime sem o qual os elementos sintticos, semnticos e lgicos permaneceriam como condies universais perfeitamente vazias? Qual o elemento no-lingstico, a varivel de enunciao que lhe d uma consistncia? H um "eu te amo" prsignificante, de tipo coletivo no qual, como dizia Miller, uma dana desposa todas as mulheres da tribo; um "eu te amo" contra-significante, de tipo distributivo e polmico, tomado na guerra, na relao de foras, como o de Pentesilia a Aquiles; um "eu te amo" que se dirige a um centro de significncia, e faz toda uma srie de significados corresponder, por interpretao, cadeia significante; um "eu te amo" passional ou pssignificante, que forma um processo a partir de um ponto de subjetivao, depois um outro processo... etc. Da mesma forma, a proposio "eu sou ciumento" no evidentemente o mesmo enunciado se for tomada no regime passional da subjetivao ou no regime paranico da significncia: dois delrios bastante distintos. Em segundo lugar, uma vez determinado o enunciado ao qual a proposio corresponde em tal grupo ou tal indivduo em dado momento, procuraramos as possibilidades no somente de composio mista, mas de traduo ou de transformao em um outro regime, nos enunciados pertencentes a outros regimes, o que funciona ou o que no funciona, o que permanece irredutvel ou o que flui em uma tal transformao. Em terceiro lugar, poderamos tentar criar novos enunciados ainda desconhecidos para essa proposio, mesmo se fossem patu de volpia, de fsicas e de semiticas em pedaos, afectos assubjetivos, de signos sem significncia, onde desabariam a sintaxe, a semntica e a lgica. Essa busca deveria ser concebida do pior ao melhor, visto que cobriria tanto regimes muito rebuscados, metafricos e imbecilizantes, quanto gritos-

sopros, improvisaes ardentes, devires-animais, devires moleculares, transsexualidades reais, continuums de intensidades, constituies de corpos sem rgos... E esses dois plos, eles mesmos inseparveis, em relaes perptuas de transformao, de converso, de salto, de queda e de subida. Essa ltima busca colocaria em jogo as mquinas abstratas, os diagramas e funes diagramticas, por um lado; por outro lado, ao mesmo tempo, os agenciamentos maqunicos, suas distines formais de expresso e de contedo, seus investimentos de palavras e seus investimentos de rgos em uma pressuposio recproca. Por exemplo, o "eu te amo" do amor corts: qual seu diagrama, qual o surgimento de mquina abstrata e qual o novo agenciamento? Tanto na desestratificao quanto na organizao dos estratos... Em suma, no existem proposies sintaticamente definveis, ou semntica ou logicamente, que viessem transcender e sobrevoar os enunciados. Todo mtodo de transcendentalizao da linguagem, todo mtodo para dotar a linguagem de universais, desde a lgica de Russel at a gramtica de Chomsky, cai na pior das abstraes, no sentido em que sanciona um nvel que j , ao mesmo tempo, por demais abstrato mas no o ainda suficientemente. Na verdade, no so os enunciados que remetem s proposies, mas o inverso. No so os regimes de signos que remetem linguagem, e tampouco a linguagem constitui por si mesma uma mquina abstrata, estrutural ou gerativa. o contrrio. a linguagem que remete aos regimes de signos, e os regimes de signos s mquinas abstratas, s funes diagramticas e aos agenciamentos maqunicos, que ultrapassam qualquer semiologia, qualquer lingstica e qualquer lgica. No existe lgica proposicional universal, nem gramaticalidade em si, assim como no existe significante por si mesmo. "Por detrs" dos enunciados e das semiotizaes, existem apenas mquinas, agenciamentos, movimentos de desterritorializao que percorrem a estratificao dos diferentes sistemas, e escapam s coordenadas de linguagem assim como de existncia. E porque a pragmtica no o complemento de uma lgica, de uma sintaxe ou de uma semntica, mas, ao contrrio, o elemento de base do qual depende todo o resto.

NDICE GERAL DOS VOLUMES DE MIL PLATS VOLUME I 1. INTRODUO: RIZOMA 2. 1914 - UM S OU VRIOS LOBOS 3. 10.000 A.C. - A GEOLOGIA DA MORAL (QUEM A TERRA PENSA QUE ?) VOLUME II 4. 20 DE NOVEMBRO DE 1923 - POSTULADOS DA LINGSTICA 5. 587 A.C. 70 D.C. - SOBRE ALGUNS REGIMES DE SIGNOS VOLUME III 6. COMO PRODUZIR UM CORPO SEM RGOS? 7. ANO ZERO. ROSTIDADE. 8. TRS NOVELAS OU "O QUE ACONTECEU?" 9. MICROPOLTICA E SEGMENTARIDADE VOLUME IV 10. DEVIR-INTENSO, DEVIR-ANIMAL, DEVIR-IMPERCEPTVEL 11. DO RITORNELO VOLUME V 12. TRATADO DE NOMADOLOGIA: A MQUINA DE GUERRA 13. APARELHO DE CAPTURA 14. O Liso E O ESTRIADO 15. CONCLUSO: REGRAS CONCRETAS E MQUINAS ABSTRATAS

COLEO TRANS direo de Eric Alliez Para alm do mal-entendido de um pretenso "fim da filosofia" intervindo no contexto do que se admite chamar, at em sua alteridade "tecnocentfica", a crise da razo; contra um certo destino da tarefa crtica que nos incitaria a escolher entre ecletismo e academismo; no ponto de estranheza onde a experincia tornada intriga d acesso a novas figuras do ser e da verdade... TRANS quer dizer transversalidade das cincias exatas e anexatas, humanas e no-humanas, transdisciplinaridade dos problemas. Em suma, transformao numa prtica cujo primeiro contedo que h linguagem e que a linguagem nos conduz a dimenses heterogneas que no tm nada em comum com o processo da metfora. A um s tempo arqueolgica e construtivista, em todo caso experimental, essa afirmao das indagaes voltadas para uma explorao polifnica do real leva a liberar a exigncia do conceito da hierarquia das questes admitidas, aguando o trabalho do pensamento sobre as prticas que articulam os campos do saber e do poder. Sob a responsabilidade cientfica do Colgio Internacional de Estudos Filosficos Transdisciplinares, TRANS vem propor ao pblico brasileiro numerosas tradues, incluindo textos inditos. No por um fascnio pelo Outro, mas por uma preocupao que no hesitaramos em qualificar de poltica, se porventura se verificasse que s se forjam instrumentos para uma outra realidade, para uma nova experincia da histria e do tempo, ao arriscar-se no horizonte mltiplo das novas formas de racionalidade.

COLEO TRANS volumes publicados Gilles Deleuze e Flix Guattari O que a filosofia? Flix Guattari Caosmose - Um novo paradigma esttico Gilles Deleuze Conversaes Barbara Cassin, Nicole Loraux, Catherine Peschanski Gregos, brbaros, estrangeiros - A cidade e seus outros Pierre Lvy As tecnologias da inteligncia Paul Virilio O espao crtico Antnio Negri A anomalia selvagem - Poder e potncia em Spinoza Andr Parente (org.) Imagem-mquina - A era das tecnologias do virtual Bruno Latour Jamais fomos modernos Nicole Loraux A inveno de Atenas ric Alliez A assinatura do mundo - O que a filosofia de Deleuze e Guattari? Gilles Deleuze e Flix Guattari Mil plats - Capitalismo e esquizofrenia (Vols. 1, 2, 3,4 e 5) Maurice de Gandillac Gneses da modernidade

Pierre Clastres Crnica do ndios Guayaki Jacques Rancire Polticas da escrita Jean-Pierre Faye A razo narrativa Monique David-Mnard A loucura na razo pura Jacques Rancire O desentendimento - Poltica e filosofia ric Alliez Da impossibilidade da fenomenologia Michael Hardt Gilles Deleuze - Um aprendizado em filosofia ric Alliez Deleuze filosofia virtual Pierre Lvy O que o virtual? Franois Jullien Figuras da imanncia A sair: Gilles Deleuze Crtica e clnica

Das könnte Ihnen auch gefallen