Sie sind auf Seite 1von 12

PRODUES

POTICAS EM MDIAS DIGITAIS os clipoemas

Denise Azevedo Duarte Guimares


Universidade Tuiuti do Paran

RESUMO
O artigo analisa as diversas experincias relacionadas incorporao das novas mdias digitais aos textos poticos e pretende demonstrar como os clipoemas, tipo de poesia tecnoeletrnica, continuam um projeto em busca do movimento. Trata-se de uma rea recente que incorpora uma grande variedade de procedimentos eletrnico-digitais. O trabalho investiga como os clipoemas criam um jogo entre os signos verbais e outros sistemas significantes. Procurando uma anlise sistemtica, este artigo sugere uma nova tipologia, baseada no componente tecnolgico explorado, bem como tenta explicar as variaes estilsticas e modalidades de apresentao dos clipoemas.

PALAVRAS-CHAVE
Poesia em mdias digitais, clipoema, poticas tecno-eletrnicas, intersemiose

UM

JOGO TECNO - POTICO

Em decorrncia da dinmica transformao das mdias e das mensagens transmitidas,


o emergente fenmeno das poticas multimiditicas revela-se impulsionado pela pluralidade de signos visuais que a cultura ps-moderna cultiva. Nesse contexto, novas coordenadas visuais e cinticas situam o poema experimental da atualidade numa dimenso comunicativa que mobiliza uma reflexo radicalmente nova e que demanda paradigmas renovados para compreend-lo como uma elaborao esttica de alta complexidade. Nas produes poticas tecno-eletrnicas, as frmulas lingsticas e poticas codificadas so desarticuladas: a escritura potica quer ser a coisa significada (qualitativamente, diria Peirce), assumindo um estatuto formal indito, no qual estruturaes complexas reagrupam os elementos lingsticos redimensionados, como num mosaico. Tudo isso faz com que um poema nas telas revele-se um intertexto complexo, uma vez que, nele, a linguagem potica passa a sofrer transmutaes, numa espcie de alquimia intertextual e intersemitica, decorrente da saturao do verbal no visual, no acstico e no cintico.

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2006

- jul.-dez. - A L E T R I A

309

nesse sentido que a poesia em mdias digitais cria um jogo dialtico entre as inmeras possibilidades significativas dos signos verbais integrados aos demais cdigos envolvidos na criao potica. Acreditamos que esse jogo tecno-potico, entre os signos verbais e os demais sistemas sgnicos, deve ser apreendido inventivamente, na instncia de recepo das poticas tecnolgicas, mais especificamente da poesia em mdias digitais; cabe ao leitor/ espectador/fruidor reconfigurar sua rea de atuao, em busca da gnese do ato potico enquanto processo interpretante. S assim poder capacitar-se a intervir criativamente para ressignificar o signo verbal transfigurado na poesia em novos suportes em sua busca vocabular, sonora, visual e cintica, tornada possvel graas tecnologia digital.

P RODUES

POTICAS MUL TIMIDITICAS : UMA TENT ATIV A DE SISTEMA TIZAO MULTIMIDITICAS TENTA TIVA SISTEMATIZAO

Como as trocas intersgnicas intensificam-se e modificam-se em funo dos meios cada vez mais refinados, a linguagem da poesia em novos suportes, fugindo cada vez mais estaticidade da informao verbal linear, passa a ser intrinsecamente dinmica e interativa. Trata- se de um campo bastante novo, que envolve variada gama de procedimentos eletrnico-digitais e que est ainda a ser devidamente sistematizado. Direcionamos os esforos do presente estudo para uma tentativa de sistematizao, em busca de uma possvel tipologia das produes poticas multimiditicas. Para iniciar, citamos a resenha do livro Tecno-Poesia e realt virtuali: storia, teoria, esperienze tra scrittura, visualit e nuovi media [Tecno-poesia e realidades virtuais: histria, teoria, experincias com escritura, visualidade e novos meios], de Caterina Davnio, publicado em 2002; resenha esta feita pelo brasileiro Jorge Luiz Antonio.1 Considerado pelo autor um relevante registro da poesia internacional, com um estudo terico e uma catalogao de obras nos meios eletrnico-digitais, o livro contm verbetes de cento e trinta artistas de diversos pases, incluindo doze brasileiros. Antonio explica que a grande maioria dos autores citados no livro tm suas obras na Web, o que ser um convite para o leitor interessado em poesia eletrnica, bem como uma oportunidade para conhecer os conceitos e denominaes mais atualizados sobre o assunto. Segundo o crtico brasileiro, a autora prope uma subclassificao conceitual e exemplificada da tecno-poesia, um termo geral que abrangeria as poesias experimentais que no s utilizam as tecnologias do vdeo, da holografia, do filme, do computador, da Internet e da Web, mas tambm realizam aes performticas num espao fsico:
[...] esse conceito abrange trs grandes categorias: computer poetry, hipermdia e Internet em suportes como o CD-ROM ou a web; performance e performer; e vdeo. Cada uma dessas categorias contm subdivises, de acordo com o componente tecnolgico utilizado. [...] Mais do que isso, Caterina prope o nome de tecno-poesia como um termo geral a essa potica, a exemplo de new media poetry (Eduardo Kac e outros), e-poetry (Glazier), poetcnica (Plaza e Tavares), cybertext poetry (Cayley, Funkhouser, e outros), dentre outros.2

1 2

ANTONIO. Estudo e mapeamento da tecno-poesia. ANTONIO. Estudo e mapeamento da tecno-poesia.

310

A L E T R I A - jul.-dez. -

2006

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Cumpre lembrar que h poucos anos era pertinente a distino entre videopoesia ou clipoesia e a poesia em suportes como o CD-Rom e a Web. Entretanto, hoje, com as tecnologias de ltima gerao, como o DVD, a mudana do suporte vdeo para o computador, ou viceversa, torna-se irrelevante. Isso porque j possvel efetuar cpias de um sistema para outro com relativa facilidade, sendo que, a nosso ver, a denominao poesia em mdias digitais pode abranger tambm as produes originariamente criadas para o cinema ou o vdeo.

P ROPOSTA

DE NOVA TIPOLOGIA COM BASE NO COMPONENTE TECNOLGICO UTILIZADO

Ressaltamos que, enquanto as distines propostas por Davnio e avalizadas por Antonio, referidas acima, partem do suporte, ns adotamos outro ponto de vista para o estudo da poesia em mdias digitais: o critrio do componente tecnolgico utilizado. Esse vis, que privilegia os modos de criao e no os meios de veiculao das produes poticas, permite-nos estabelecer uma nova tipologia, no que diz respeito poesia tecnolgica ou tecno-poesia que se produz hoje, mais especificamente no Brasil. Acreditamos, portanto, que, quanto aos modos de criao, a poesia tecnolgica pode ser basicamente de trs tipos, que assim denominamos: cine-videopoesia, infopoesia e clipoemas. De incio, dois tipos podem ser destacados: Tipo 1. Cine-videopoesia Trata-se de uma linguagem prxima do cinema e da TV porque usa exclusivamente as cmeras. Nesse tipo de poesia tecnolgica, o verbal associado s imagens, numa interao contnua e motivada. Tipo 2. Infopoesia ou computer poetry So produes poticas exclusivamente ligadas aos computadores, em que se enfatiza o uso de computao grfica. Entretanto, mesmo considerando apenas as primeiras obras realizadas na rea, vemos que essa j seria uma diviso radical. Hoje, o que se percebe a hibridao tecnolgica, independente do suporte, o que nos leva a identificar uma terceira forma potica: Tipo 3. Clipoemas3 ou videopoemas So obras exibidas tanto nos monitores dos computadores como nas telas de cinema ou TV. O termo clipoemas refere-se s produes atuais, nas quais se verifica a mescla de cmeras e recursos de computao, para criar textos poticos a serem vinculados nos mais diferentes meios. Chegamos identificao destes trs tipos de poemas tecnolgicos, aps um vasto passeio pelas telas e monitores, ocasio em que tivemos oportunidade de ver o maior nmero possvel dessas produes poticas, realizadas com os mais diversos componentes tecnolgicos e, hoje, acessveis em suportes diferenciados. Dada a diversidade do material estudado, optamos por concentrar o enfoque do presente trabalho nos chamados clipoemas ou videopoemas.4
O termo clipoema liga-se s experincias de computao grfica, com a transcriao de poemas concretos para os novos suportes, no incio da dcada de 90. O vocbulo numa associao com videoclip passa a ser empregado em entrevistas e artigos da poca por Augusto de Campos, Dcio Pignatari, Walter Silveira, Jlio Plaza, entre outros (com ligeiras alteraes na grafa). Oficialmente, o termo foi usado pela primeira vez no Brasil em 1994, no sexto Perhappiness, festival da Fundao Cultural de Curitiba. 4 Trata-se do tipo de poemas analisados em ARAJO. Poesia visual vdeo poesia; em PLAZA. Ideografia em videotexto; em PLAZA; TAVARES. Processos criativos com os meios eletrnicos; ou em GUIMARES. Poesia multimdia, que oferece uma leitura do vdeo Nome, de Arnaldo Antunes.
3

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2006

- jul.-dez. - A L E T R I A

311

V ARIANTES

ESTILSTICAS E MODOS DE APRESENTAO DOS CLIPOEMAS

No suporte de materializao da mdia eletrnica, os campos podem ser trabalhados de maneira sincrnica ou assincrnica, uma vez que a idia de cada clipoema, diferentemente de uma mera criao de animao de textos, com imagens e sons gratuitos, est sendo pensada de modo que se possa vir a explorar a integrao motivada desses fragmentos. Assim, o que antes era impensvel no seu suporte tradicional o papel passa a oferecer infinitas possibilidades de relaes nos novos suportes: msica e texto, imagem e texto, rudo e texto, animao e texto ou cor e texto. Alm de serem exploradas em sua tipologia, as letras ganham movimento e podem at mesmo aglutinarse, formando imagens puras, sem nenhuma referncia verbal; ou seja, entre o verbal e o visual, o significante passa a informar por si mesmo, desvinculando-se do significado que lhe convencionalmente imputado. O que se observa nessas apresentaes dinmicas so as sugestes de imagens indiciais e icnicas, que so videogrficas por excelncia. Ressalte-se que os clipoemas no se restringem apenas ao mbito das cmeras, embora apresentem ainda marcas da linguagem cinematogrfica, mas tambm refletem o universo miditico da TV e do computador que, em nossa poca, redimensionam cada vez mais o ato de olhar um texto artstico. Por ocasio da apreciao crtica das referidas produes poticas, percebemos a necessidade de sistematiz-las, primeiramente, no que tange s variantes estilsticas. Assim, considerando o tratamento da linguagem empregada, possvel definir o estilo de um clipoema, dentro das variaes observadas, a saber: 1. clipoemas no estilo dos videoclipes; 2. clipoemas no estilo dos comerciais de TV; 3. clipoemas documentais ou narrativos; 4. clipoemas no estilo do cinema-arte; 5. clipoemas no estilo das vinhetas, aberturas de novelas e similares; 6. clipoemas de animao (no estilo de desenho animado); 7. outros, mais ligados s imagens de sntese. No cremos serem necessrias maiores explicaes sobre tais variantes estilsticas, o que pode, entretanto, ser detalhado no momento da anlise e interpretao de obras. Outra possvel distino, com base nos estilos estticos conhecidos (barroco, romntico, realista, impressionista, expressionista, futurista, cubista, dadasta, surrealista, concretista, da arte pop, ps-moderno, etc.), pode ser considerada pertinente nas prticas textuais de anlise de obras especficas. Quanto aos modos de apresentao , observe-se que o registro verbal nas telas ou monitores pode apresentar-se de modo esttico ou dinmico. 1) No caso das apresentaes estticas, v-se o poema todo grafado como se a tela fosse uma pgina impressa, muitas vezes sobre uma imagem de fundo. So obras que se afastam das propostas dos novos suportes e que no consideramos como clipoemas, muito embora sejam as mais freqentemente encontradas em sites da Web.

312

A L E T R I A - jul.-dez. -

2006

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2) No caso das apresentaes dinmicas, que constituem a especificidade do clipoema, vemos trs possibilidades ou tipos de registro: a) Sugesto de imagens - Consiste nas aglutinaes sucessivas de letras e slabas. So clipoemas que trabalham exclusivamente fragmentos dos vocbulos e nos quais os elementos sgnicos em movimento sugerem palavras, formas e/ou imagens. b) Seqncia de imagens - Consiste em expresses ou vocbulos justapostos, num tipo especial de montagem em que novas significaes vo surgindo e sendo substitudas nas seqncias permutativas com os signos verbais. H sempre um retorno, um tipo de refro eletrnico, para reforar os motivos bsicos do poema. c) Intersemiose - Consiste na integrao de imagens no-verbais aos signos verbais dinamicamente apresentados. Nesse caso, observa-se a utilizao dos seguintes recursos: figuras de cmera, fotografias, desenhos, gravuras, pinturas; imagens sintticas; animao e outros. Diante do hibridismo que aparece nas relaes entre o texto escrito e a imagem, especialmente na TV, j se configura uma espcie de gramtica que diz respeito aos tipos de funo da imagem em relao fala: funo condutora, substitutiva, complementar, subordinada, ilustrativa, etc. Analisando as relaes entre estas mdias no sculo XX, Lucia Santaella e Wilfried Nth chegam concluso de que
[...] o cdigo hegemnico deste sculo no est na imagem, nem na palavra oral ou escrita, mas nas suas interfaces, sobreposies e intercursos, ou seja, naquilo que sempre foi do domnio da poesia. De fato, na poesia que os interstcios da palavra e da imagem visual e sonora sempre foram levados a nveis de engenhosidade surpreendentes.5

Em seu estudo sobre a Traduo intersemitica, Jlio Plaza se baseia no sistema de Charles Sanders Peirce quando observa: As formas de linguagem e meios em que os sentidos humanos se materializam organizam-se todas elas conforme os caracteres do cone, ndice e smbolo. 6 Segundo este sistema, delimitam-se coerentemente, portanto, trs matrizes semiticas que permitem a caracterizao do que dominante em cada linguagem, a saber: 1) linguagens analgicas que delimitam seu objeto; 2) linguagens analgicas que dependem do objeto; 3) linguagens analgicas que dependem da conveno. O trnsito intersemitico entre as matrizes efetua-se nas zonas de interseco entre elas; isso s possvel, segundo Plaza, graas ao carter paramrfico, transductor, aglutinante e estruturante dos legissignos icnicos, indiciais e simblicos que atuam como interfaces. 7

SANTAELLA; NTH. Imagem, p. 69 (grifo nosso). PLAZA. Traduo intersemitica, p. 68. 7 PLAZA. Traduo intersemitica, p. 68.
6

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2006

- jul.-dez. - A L E T R I A

313

P ROPOSTA

DE ABORDAGEM

Ressaltamos que, tanto quando o texto impresso pr-existente, como quando a criao potica elaborada especificamente para os novos suportes, um clipoema um processo intersemitico. Assim sendo, para analisar e interpretar um clipoema, importa considerar os passos de um procedimento intersemitico, que sistematizamos abaixo: 1. apreenso das estruturas bsicas do primeiro texto (quando o poema impresso pr-existe) e projeto de sua organizao em um universo sgnico diferente; 2. captao analgica (icnica) das principais metforas ou imagens do primeiro texto, em busca das homologias (a:b :: c:d ), no da identidade; 3. preenchimento paradigmtico das vigas-mestras do texto original ou seja, seleo dos temas ou dos seus motivos estruturantes bsicos. preciso lembrar que um clipoema um trabalho resultante do binmio arte e tcnica. Seu primeiro estgio grafo-pictrico, ou seja, o poema escrito (grafado) d origem a uma concepo de sua realizao tecnolgica, o que registrado num storyboard. A partir dessa espcie de roteiro para ver a seqncia das imagens a serem produzidas (em computador e/ou com o uso de cmeras) fica estabelecido um outline, uma espcie de esqueleto ou arcabouo da obra. Com base no storyboard e no outline, inicia-se o processo de produo do clipoema um trabalho de computao grfica e de edio sonora. O clipoema passa ainda por uma ps-produo, onde se verifica a adequao do produto final proposta esttica apresentada inicialmente. Dependendo da complexidade tcnica da obra, o poeta precisar de uma equipe menor ou maior para a produo de seu clipoema. Os recursos da computao grfica proporcionam uma dinmica diferente daquela interao que se tem ao ver um filme ou um programa de TV. Trata-se de um tipo de movimento indito em termos da arte cintica. Os movimentos dos elementos audiovisuais so bem mais complexos, no so retilneos nem centrados (no mais giram em torno de motivo visual ou sonoro). Isso significa que so previstos pelo autor-programador em termos da multiplicidade de conexes, das mltiplas ramificaes e conexes que vo se apresentar (no mais representar algo objetivo) a cada receptor consciente da dinmica temporal do texto e da sua virtualidade interativa. Os graus dessa interao variam de acordo com o uso simples ou mais intensificado da mo com o mouse ou com os controles, at um alto grau de interatividade mental, ligada ao repertrio do receptor. De qualquer modo, opera-se um confronto permanente entre a criao e a recepo da mensagem, pois a expectativa gerada j faz parte do repertrio do espectador-leitor-fruidor, que demanda por rapidez, sntese e qualidade da informao esttica em clipoemas. Outro aspecto a ressaltar o uso das cores como deflagradoras de relaes intersemiticas. Em todas as modalidades acima referidas, as cores so opcionais e sempre significantes. So trs as aes exercidas pela cor sobre o indivduo: ela impressiona ao ser vista (dimenso icnica), expressa ao provocar uma reao (dimenso indicial) e tem capacidade de construir uma linguagem que comunica uma idia (dimenso simblica). Essas trs dimenses, semioticamente falando, 8 vo da experincia mais imediata e livre em primeiridade abstrao da terceiridade, com seu carter simblico, definido por fora de uma conveno.

Veja PEIRCE. Semitica.

314

A L E T R I A - jul.-dez. -

2006

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Aps a primeira fase da percepo qualitativa e sensria do texto na tela (um momento descompromissado, de pura fruio), o leitor-espectador passa dessa recepo intuitiva a uma reao diante das informaes recebidas. Tal reao j uma espcie de interatividade, pois o leitor-espectador percebe novos signos indiciais e passa a um outro nvel de conscincia, diante dos indicadores dos caminhos a serem percorridos na decodificao do texto. Na ltima etapa da anlise a interpretao o receptor do clipoema envolve-se com o processo tcnico e ativa seu repertrio. Pode-se dizer que ele se torna uma espcie de interautor, aquele que interage com a multiplicidade do texto, que entende a razo do inter-relacionamento das linguagens, naquela trama multimiditica que um clipoema.

M ODALIDADES

DE ORGANIZAO DOS CLIPOEMAS : EFEITOS

No contexto lingstico, as imagens podem ter vrias funes, indo, por exemplo, da autonomia dependncia em relao palavra, ou da redundncia informatividade. Identificamos algumas possibilidades: a) A imagem redundante inferior ao texto, pois s vai complement-lo, como as ilustraes meramente ornamentais em livros. b) A imagem informativa superior ao texto, como nas enciclopdias ou nos livros de histria da arte, quando a concepo do objeto ou da obra artstica depende da informao visual. c) A imagem integrada apresenta-se como equivalente ao texto verbal, numa relao de complementaridade ou de determinao recproca. A complementaridade torna-se especialmente relevante nas mensagens multimiditicas, porque nelas as possibilidades semiticas de expresso dos diferentes cdigos utilizados vo permitir uma interpretao holstica da mesagem total. Nesse caso as palavras e as imagens passam a integrar um sintagma mais geral, que se realiza num nvel mais avanado que a simples soma das partes. Pelo exposto, sob a perspectiva das relaes estabelecidas entre os diversos cdigos utilizados, vemos duas modalidades bsicas de organizao intersemitica dos clipoemas: 1) O verbal ancora a mensagem. Nesse caso, o visual vai complementar as informaes verbalizadas. O registro sonoro pode sugerir ou enfatizar elementos da mensagem verbovisual. Tanto o visual quanto o sonoro tornam-se significantes na dinmica interna do clipoema. 2) O verbal e o visual ancoram a mensagem. Nesse caso, diante da integrao verbal/visual, o registro sonoro, agindo na camada significante do clipoema, pode ilustrar, ou sugerir ou pontuar os significados da mensagem. Tendo em vista que essas relaes podem ser percebidas tanto no plano de contedo quanto na forma de expresso escrita da palavra, trs tipos de relaes podem ser percebidas, segundo A. Kibdi-Varga:

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2006

- jul.-dez. - A L E T R I A

315

(1) Coexistncia: palavra e escritura aparecem numa moldura comum; a palavra est inscrita na imagem. (2) Interferncia: a palavra escrita e a imagem esto separadas uma da outra espacialmente, mas aparecem na mesma pgina (por exemplo, em ilustraes de textos com comentrios textuais). (3) Co-referncia: palavra e imagem aparecem na mesma pgina, mas se referem ao mundo uma independente da outra.9

So essas as relaes baseadas na simultaneidade, s quais Lucia Santaella e Winfried Nth acrescentam ainda uma outra possibilidade de relao espacial entre o verbal e o visual, citando como exemplo o poema de Robert Herrick que fala sobre o altar e impresso de modo a formar a figura de um altar: o caso da auto-referencialidade, como ela conhecida na poesia visual. 10 Acreditamos que, em se tratando de clipoemas, o verbal deve ser sempre o dominante (ou, pelo menos estar no mesmo nvel) em relao aos outros cdigos a ele integrados, nunca ser ancorado por eles o que caracterizaria a obra como videoarte ou videoclipe, e assim por diante. Em alguns poemas que se se aproximam dos videoclipes (que entendemos como falsos clipoemas), a melodia ou os efeitos sonoros chamam mais ateno, fazendo com que os signos verbais apaream como ilustraes do que se ouve e/ou se v. Nesses casos, o sonoro ancora o verbal, que passa a funcionar como as letras das canes populares em relao aos clipes. Naqueles que consideramos autnticos clipoemas, os efeitos sonoros so expressivos, sendo que tanto os rudos como o silncio ou a msica integram-se camada significante dos signos verbais, enfatizando ou sugerindo novos significados. O ideal que os registros se integrem de forma implcita e sem redundncias, ou seja, sem que um reduplique o outro, de modo que signifiquem em si e entre si. Lembramos ainda que, num clipoema, o signo verbal pode apresentar-se na forma escrita, na forma oral ou em ambas, sendo que qualquer das alternativas acima implica novos sentidos que se agregam aos significados originais. Em termos de adequao, deve ser considerada a qualidade da relao intersemitica alcanada entre os diversos cdigos. Levando em conta alguns conceitos da teoria da informao, como redundncia (que se refere a tudo que dito em demasia, um desperdcio de elementos significantes para a formao de uma mensagem que passa a ter uma codificao defeituosa), originalidade (que est ligada imprevisibilidade que tem valor informativo: quanto maior a taxa de novidade, maior ser a mudana de comportamento provocada) e entropia (que a medida de desordem informacional, o caos informativo que pode ser causado por uma mensagem totalmente original ou totalmente redundante) identificamos certos procedimentos compositivos e seus efeitos na qualidade da mensagem esttica de um clipoema, a saber:

10

KIBDI-VARGA apud SANTAELLA; NTH. Imagem, p.56. SANTAELLA; NTH. Imagem, p.56.

316

A L E T R I A - jul.-dez. -

2006

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

1. Redundncia
Num clipoema a redundncia pode apresentar-se sob trs modalidades
a) intrasgnica :
Verbal versus Verbal o caso de repeties de idias, palavras ou frases que perturbam a mensagem e interferem no efeito total final do clipoema. A quantidade de informao vai provocar a menor qualidade da informao.

b) intersgnica:
Verbal versus Visual versus Sonoro pode ocorrer quando o verbal apretada visualmente, ou vice-versa.

c) extra-sgnica ou contextual:
Pode ser ideolgica, retrica, Trata-se da utilizao de clichs, das, que acabam repetindo informa-

um tipo de redundncia que estilstica, etc. senta a mesma informao j apresen- de figuras de linguagem estereotipaO mesmo pode ser percebido es j desgastadas e tornam-se quando o registro sonoro torna-se redundantes e inexpressivas no repetitivo e nada acrescenta clipoema, interferindo na qualidade informao verbal ou visual. da mensagem que se quer esttica; e Seu efeito a menor carga portanto, original, nica e irrepeinformacional e pode ser associado tvel. a uma espcie de poluio na mensagem.

2. Originalidade
Quando a mensagem apresenta singularidade, tem contorno semitico especfico, portanto original. menor previsibilidade.

3. Entropia
Quando a mensagem confunde-se com outras similares ela no apresenta marcas de identidade (e Seu efeito a baixa carga informacional decorrente

Seu efeito a maior carga esttica, decorrente da sim, de diferenciao). Um clipoema, sendo uma produo esttica, deve da ausncia de distino entre os elementos afastar-se dos padres habituais, pois os cdigos por significantes. ele utilizados no precisam ser de amplo domnio.

Para finalizar, no se pode esquecer que, quando o tema poesia, quer seja ela impressa ou exibida em novos suportes tecno-eletrnicos, indispensvel considerar os conceitos de denotao e conotao, bem como a maneira em que tais efeitos de sentido podem ser criados ou surgir das relaes entre os diferentes registros, como referido abaixo:
Efeitos denotativos e conotativos decorrentes dos diferentes registros Registro 1: verbal (as palavras) Registro 2: visual (as imagens) Registro 3: cintico (o movimento) Registro 4: sonoro (os sons)

1.1. Leitura e organizao 2.1. Percepo de linhas, 3.1. Captao das coorde- 4.1. Audio (msica, dos campos semnticos formas e cores. (significados). nadas cinticas (contnuo/ ritmo, rudos /silncios) 2.2. Apreenso dos efeitos descontnuo, ascendente/

1.2. Percepo dos signifi- (deformaes, luminosi- descendente, centrpeto/ cantes (constituintes ic- dade, sombras, perspecti- centrfugo, rpido/lento, nicos dos signos verbais, vas, planos, etc.) que podem ser visuais e/ou sonoros.) etc.)

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2006

- jul.-dez. - A L E T R I A

317

A explorao das denotaes e das conotaes pode verificar-se dentro de um mesmo registro ou nas relaes entre dois ou mais registros, ou seja, tanto na horizontalidade da tabela da pgina anterior, quanto na verticalidade das colunas, o que permite uma infinidade de significaes passveis de serem apreendidas na instncia de recepo do clipoema. Por exemplo, na coluna 1 (Registro verbal), a combinao de 1.1. com qualquer elemento de 1.2. pode gerar novos significados conotados. Qualquer combinao entre os registros vai gerar conotaes, por exemplo, 1.1. com 2.1. ou ento 1.2. com 3.1., ou seja, vo ser produzidas marcas ou traos simultneos que se superpem e alteram o sentido denotativo inicial. Outros efeitos de sentido podem ser observados ainda quanto aos recursos retricos tais como ambigidade, metforas, metonmias, antteses, hiprboles, paradoxos, etc. sendo todas elas figuras de linguagem que funcionam num clipoema da mesma forma que nas outras manifestaes artsticas. Assim tambm, conceitos poticos tradicionais como analogia, paralelismo, justaposio, reas de irradiao semntica e outros, podem ser utilizados/visualizados no espao da tela. Umberto Eco explica que, quando as figuras de retrica so usadas de modo criativo, elas no servem apenas para ornamentar um contedo j expresso, mas contribuem para delinear um contedo diverso.11 Nesse caso, o jogo retrico pode traar conexes imprevisveis ou escassamente previstas e desfrutadas, o que vai redimensionar o texto em suas qualidades artsticas.

C ONSIDERAES

FINAIS

A pesquisa dos contornos das emergentes poticas tecnolgicas levou-nos a perceber que, quando a poesia ultrapassa o espao material da pgina e incide no espao virtual das telas, o que importa investigar os procedimentos estticos que envolvem homologias, similaridades e correspondncias entre os diversos cdigos utilizados. Nesse sentido, partindo do entendimento do fenmeno potico como uma interao formal e conceitual que se apoia nas equivalncias, torna-se importante verificar como os aspectos icnicos dos signos verbais so recriados nas telas (de vdeo ou computador) com as ferramentas multimiditicas. Deduzimos que, para que um clipoema seja considerado realmente potico, todos os elementos dos demais cdigos explorados (visuais, cromticos, gestuais, acsticos, musicais, cinticos, cinematogrficos, televisivos e assim por diante) devem integrar-se adequadamente aos signos verbais, de forma que o princpio da seleo, regido pelas equivalncias, projete-se sobre a seqncia, de acordo com a concepo jakobsoniana da funo potica da linguagem.12 Vale dizer que preciso que se d a conhecer um projeto de organizao potica em um universo plurissgnico, no qual a seleo seja um dos princpios estruturantes bsicos, de modo a permitir a necessria

11

ECO. Tratado geral de semitica , p. 236. Para o lingista russo Roman Jakobson, a poesia oriunda da projeo do eixo paradigmtico sobre o eixo sintagmtico, ou seja, o resultado da superposio dos princpios da similaridade e da equivalncia sobre a contigidade da seqncia verbal. JAKOBSON. Lingstica e comunicao, p. 123-130.
12

318

A L E T R I A - jul.-dez. -

2006

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

atualizao, em termos espcio-temporais, das marcas da poeticidade, com a insero da dimenso cintica. Um clipoema, tanto quanto um poema impresso, tem um potencial para ser interpretado nas palavras que o compem. As palavras esto l, com toda sua carga de significaes possveis. O importante perceber que as significaes eclodem do encontro entre linguagens, porque esses textos poticos em novos suportes falam simultaneamente com diferentes sistemas de signos digitais e analgicos. S assim, atravs da homologao das equivalncias e inferncias significativas apreendidas nos diversos cdigos, podem ser ensaiados sentidos/significados/significaes que se mostrem passveis de serem apreeendidos na plurissignificncia do texto potico em novos suportes. Diante do exposto, nosso estudo encaminha-se para afirmar que a distino entre a poesia tecno-eletrnica e outros textos ou processos comunicativos miditicos, como as vinhetas, os videoclipes, os comerciais e similares, reside em seus mecanismos expressivos ou em suas estratgias textuais, que integram palavras em movimento aos gestos, imagens, sons, cores e ritmos, num processo intersemitico de efeitos estticos reconhecveis como tais.

A A ABSTRACT
This article analyzes the many experiments relating to the incorporation of poetic texts in the new digital media and intends to demonstrate how clipoems, as a type of technoelectronic poetry, continue a project in search of movement. Techno-poetry includes a great variety of electronic-digital procedures. The present article investigates how clipoems create a game between verbal signs and other signifying systems. In an attempt at systematizing the analysis of such texts, this article suggests a new typology based on the technological component explored and also tries to explain stylistic variations and modalities of presentation.

KEYWORDS
Poetry in digital media, clipoem, techno-electronic poetics, intersemiosis

REFERNCIAS
ANTONIO, Jorge Luiz. Estudo e mapeamento da tecno-poesia. A Fonte : revista de arte . Curitiba, ano 3, mar. 2003. Disponvel em: <http://www.geocities.com/ a_fonte_2000/tecnopoesia.htm>. Data de acesso: 29 jan. 2008. ARAJO, Ricardo. Poesia visual vdeo poesia. So Paulo: Perspectiva, 1999. DAVNIO, Caterina. Tecno-Poesia e realt virtuali: storia, teoria, esperienze tra scrittura, visualit e nuovi media. Mantova, Itlia: Editoriale Sometti, 2002. Edio bilnge (italiano-ingls).

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

2006

- jul.-dez. - A L E T R I A

319

ECO, Umberto. Tratado geral de semitica. 1977. Trad. Antonio de Pdua Danesi. So Paulo: Perspectiva, 1980. GUIMARES, Denise Azevedo Duarte. Poesia multimdia: uma leitura do vdeo Nome, de Arnaldo Antunes. Anais do XV Encontro Nacional da ANPOLL. Niteri. 2000. (CD-Rom) JAKOBSON, Roman. Lingstica e Comunicao . Trad. Isidoro Blikstein e Jos Paulo Paes. So Paulo: Cultrix, 1969. PEIRCE, Charles Sanders. Semitica. 2. ed. Trad. Jos Teixeira Coelho Neto. So Paulo: Perspectiva, 1990. PLAZA, Julio. Ideografia em videotexto. So Paulo: HUCITEC, 1986. PLAZA, Julio. Traduo intersemitica. 1987. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 2001. PLAZA, Jlio; TAVARES, Mnica. Processos criativos com os meios eletrnicos: poticas digitais. So Paulo: HUCITEC, 1998. SANTAELLA, Lcia; NTH, Winfried. Imagem: cognio, semitica e mdia. So Paulo: Iluminuras, 1998.

320

A L E T R I A - jul.-dez. -

2006

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Das könnte Ihnen auch gefallen