Sie sind auf Seite 1von 7

ELETRNICA DE POTNCIA

Departamento de Eletrnica Telecomunicaes e Informtica Universidade de Aveiro

Trabalho N 4 Controlo de potncia baseado de controlo de fase Data de entrega: 02/01/2013

Autores: Adriano Micael Jesus Gama Tiago Alexandre Gonalves Alvan Assinaturas: N Mec: 50265 N Mec: 35815

Controlo de potncia por ngulo de fase


Resumo
Neste trabalho projetado e ensaiado um circuito controlador de potncia baseado no controlo de fase. Atravs da montagem realizada dever-se- controlar a potncia, e consequentemente o brilho, de uma lmpada de 200 Volts/100 Watt. possvel verificar que a tenso retirada carga quando ocorre uma passagem por zero na rede. Com este circuito foi possvel variar entre 0 a 180 o atraso da fase em que aplicada tenso na lmpada, variando assim o consumo de potncia da lmpada.

A. Introduo
A variao de potncia atravs do controlo de ngulo de fase conseguida introduzindo um atraso na entrada na conduo de um elemento de potncia (TRIAC), relativamente passagem por zero da tenso da rede. A potncia transmitida carga depende do valor do duty cycle de um PWM, regulvel atravs de um potencimetro. Variando o intervalo de tempo em que a carga alimentada, a potncia mdia fornecida e consequente brilho da lmpada, varia. A implementao deste circuito passa pela comparao de um sinal de dente de serra, sincronizado com as passagens por zero da tenso da rede, com um sinal de referncia obtido a partir da fonte do laboratrio. Este circuito constitudo por 5 blocos, o detetor de passagem de zero, o gerador de dente de serra, o comparador (PWM), o acoplamento tico e o elemento de potncia. Nesta exposio apresenta-se inicialmente, na seco B - Anlise Terica, a interpretao e o dimensionamento terico dos mdulos do circuito de controlo, posteriormente, na seco C Anlise Experimental, apresentam-se os valores reais dos componentes utilizados na prtica, analisando-se os resultados e comparando os valores teoricamente esperados com os experimentalmente obtidos, em conformidade com as condies de funcionamento do circuito. No captulo final apresentam-se as concluses retiradas da elaborao deste trabalho.

Controlo de potncia por ngulo de fase


B. Anlise Terica
possvel, a partir da Figura 1, verificar que o circuito de controlo composto por cinco mdulos funcionais distintos.

Figura 1 - Circuito controlador por ngulo de fase.

B.1 Detetor de passagem por zero. Analisando a parte inicial do circuito, composta pelo transformador de 16V AC, os dois dodos retificadores e o transstor Q1, este o bloco que deteta a passagem por zero da tenso do transformador. O estado do transstor ao corte ou saturado, logo a passagem por zero detetada quando a tenso aplicada na base de Q1 inferior ao VBE de conduo do transstor, tendo-se na base de Q2,V+, este processo realizado ao dobro da frequncia da rede. possvel determinar R1 pela seguinte equao:
(1)

Tal como R1 a resistncia R2 responsvel pela correta saturao de um transstor, logo:


(2)

B.2 Gerador do dente de serra. O gerador de rampa ou dente de serra concebido atravs da carga/descarga do condensador C, a fonte de corrente implementada por Q3 responsvel pela sua carga e a sua descarga d-se quando o transstor Q2 entra em conduo. Uma vez que o tempo de descarga muito menor que o de carga iremos ter assim um sinal dente de serra. O valor de R3, resistncia de polarizao do zener, dado por:
(3)
2

Controlo de potncia por ngulo de fase


R4 a resistncia que impe a corrente de carga do condensador, logo:
(4)

Seleciona-se um condensador admitindo-se uma variao de tenso admissvel:


(5)

e determina-se a corrente que atravessa R4 que carrega o condensador pela expresso:


(6)

B.3 Circuito comparador. O prximo bloco do circuito da Figura 1 composto por um amplificador operacional que desempenha o papel de comparador, comparando a tenso do dente de serra com a tenso de entrada definida pela posio do potencimetro. A sua tenso de sada ser de V+, quando a tenso do dente de serra for superior tenso de entrada, e V- no caso contrrio. So colocadas, em ambos os terminais do potencimetro, resistncias de encosto de igual valor (R7 e R8), estas so resistncias de valor na ordem das centenas de ohms. A sada do amplificador seguida de uma resistncia (R5) que define a corrente a injetar na base de Q4 para que este esteja saturado, quando em conduo:
(7)

B.4 Acoplador tico. O acoplador tico formado por um MOC3020 (LED infravermelhos e um optoTRIAC). O transstor serve como interruptor para a corrente que passa pelo LED, atuando consequentemente no opto-TRIAC atravs da luz do LED. A resistncia R6 responsvel pela correta polarizao do LED do MOC3020, o seu valor dado pela expresso:
(8)

sada do MOC3020 deveria ser conectada, numa primeira fase, uma resistncia de teste (RT) de forma a simular a forma de onda entrada no circuito de potncia. B.5 Circuito de potncia. Este circuito serve de interruptor para a lmpada e composto pelo TRIAC BT139, duas resistncias de valores 1K2 e 180 e um condensador de 1F, colocados em paralelo com o opto-TRIAC. O TRIAC ligado aos terminais da carga ZL, uma lmpada de 220V/100W, como disposto na Figura 1. Quando o opto-TRIAC conduz, surge uma tenso na gate do BT139, este entra em conduo e alimenta a lmpada. ento possvel variar a intensidade da luminosidade da lmpada atravs do potencimetro, atrasando a entrada do TRIAC em conduo.

Controlo de potncia por ngulo de fase


C. Validao Experimental
C.1 Detetor de passagem por zero e gerador de rampa. Na Tabela 1, esto apresentadas as especificaes tomadas para o dimensionamento dos componentes, e o seu valor determinado pelas expresses 1 6.
Tabela 1 - Tabela dos valores determinados em funo das especificaes tomadas.

Especificaes/Consideraes 10 V V+ Designao 10 ms t R1 0.7 V ILED R2 2.4 V VDz1 R3 1V VBE R4 2 mA IB V 30 hFE Ic 5 mA Iz C

Componente Terico 10K46 4K85 1K52 2K 8,4 V 0,84 mA ---

Experimental 10 K 4K7 2K2 2K2 8,6 V 0,86 mA 1 uF

Na Figura 2 possvel observar os sinais do detetor de passagem por zero e do dente de serra.

Figura 2- Sinal do detetor de passagem por zero e dente de serra.

Observando a figura possvel observar que a deteo da passagem por zero na rede e o gerador de dente de serra esto sincronizados. Uma passagem por zero na rede corresponde a um pico no coletor do transstor Q1. A largura de banda do pico toma um valor relativamente baixo, portanto aceitvel. O dente de serra observa-se aos terminais do condensador correspondendo sua carga e descarga, sendo a tenso mxima de 8.6 V e a sua frequncia de 99.98 Hz. C.2 Comparador e acoplador tico. Alm das consideraes anteriores nestes dois mdulos teve-se se em conta:
Tabela 2 - Compontes determinados em funo das especificaes consideradas.

Especificaes/Consideraes - 10 V VDesignao ILED 20 mA R5 560 R7 R6 560 R8 Rp

Componente Terico 5K73 573 ---

Experimental 5K6 680 10 K


4

Controlo de potncia por ngulo de fase


Na figura seguinte possvel observar os sinais da sada do comparador com duty-cycle varivel, no canal 2 apresentado o dente de serra observado anteriormente.

Figura 3 - Forma de onda na sada do OpAmp com um dutty-cycle de 75%( esquerda) e de 10% ( direita).

Pode-se verificar que ao aumentar o valor do potencimetro diminui-se o duty-cicle da sada do comparador, devido ao aumento da tenso na entrada inversora. C.3 Circuito de potncia. Na ltima fase de testes, acoplou-se uma resistncia (RT) entre uma das sadas do transformador e o opto-TRIAC. Variando o potencimetro verificou-se em RT e no coletor do transstor Q4 (PWM) as seguintes formas de onda:

Figura 3 - Forma de onda em RT e Coletor de Q4 com diferentes duty-cycles.

importante ligar uma resistncia de teste, para se poder isolar as massas do osciloscpio e da rede, para ser possvel verificar o correto funcionamento do circuito de controlo. Posteriormente liga-se o circuito lmpada de 100W e observa-se que regulando o potencimetro, regula-se o brilho da lmpada observando que quanto maior o duty-cycle maior a excurso de tenso aplicada resistncia.

Controlo de potncia por ngulo de fase


D. Concluses
Aps concluso do trabalho, e como era esperado, realiza-se o controlo da potncia da carga com o circuito proposto. importante referir que o circuito, naturalmente, tem limitaes. A deteo da passagem por zero conseguida cortando o transstor quando a tenso desce abaixo da tenso VBE de conduo, idealmente os impulsos gerados deveriam se instantneos e de banda infinitamente pequena, contudo os valores prticos observados encontram-se dentro de limites aceitveis. O condensador responsvel pela gerao do dente de serra no descarrega completamente, uma vez que o transstor satura, e a sua tenso VCE no se anula. Relativamente a esta parte do circuito o seu funcionamento est de acordo com o esperado, obtendo um sinal de 100 Hz, com tenso nominal prxima de 10V. O circuito comparador funciona como projetado, a sada do amplificador operacional positiva quando a tenso do dente de serra atinge o valor da tenso da entrada inversora, sada do mesmo pode-se verificar a gama completa do PWM (0%-100%). No circuito de acoplamento tico, o transstor serve como interruptor da corrente que passa pelo LED, pelo que o opto-TRIAC fecha ou abre consoante recebe luz. Este circuito serve para isolar o circuito de potncia do circuito de controlo. No TRIAC de potncia a sua entrada em conduo atrasada pela sada do comparador, sendo que a tenso apenas aplicada carga quando este conduz, possibilita ento o controlo da potncia por regulao do potencimetro (tenso de comparao).

E. Referncias
[1] Mota, Alexandre Manuel; "Electrnica de Potncia"; Verso Beta 0.98; 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen