Sie sind auf Seite 1von 5

Encargos Sociais Obrigatrios no Brasil Esse um tema sempre polmico nas discusses sobre o mercado de trabalho no Brasil.

. Basta se falar no peso dos encargos sociais para que intenso debate logo se manifeste, notadamente entre duas correntes de opinio: A primeira, clssica e oriunda da Fundao Getlio Vargas vem desde 1965 e enfoca a questo no seu aspecto mais amplo, considerando como encargos sociais todos custos gerados pela relao de emprego, vale dizer, todos os componentes do custo do fator trabalho para a empresa. A essa corrente se filia a FECOMRCIO MINAS. A segunda, defendida sobretudo pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos ScioEconmicos), entende que significativa parte desses componentes, alinhados pela primeira corrente de interpretao como encargos (tais como descanso semanal remunerado, frias, dcimo terceiro, dias de afastamento por motivo de doena, feriados, aviso prvio, multa por resciso contratual) seria parte integrante da remunerao do trabalhador e no encargos. Assim entende que a base de comparao dos encargos deveria ser a remunerao e no o salrio em sentido estrito. Essa discrepncia de concepes reflete diretamente na magnitude do percentual de encargos sobre o salrio pago diretamente ao trabalhador encontrado por cada uma dessas vertentes. A primeira corrente, via de regra, apresenta um percentual equivalente a quase o dobro daquele afirmado pela segunda (cerca de 106,6% , contra de 53,95% ). Com respeito democrtico s opinies em contrrio, e porque ainda no convencidos do desacerto dos nossos clculos, no entramos no mrito dessa polmica. Objetivamente, entendemos que sob a tica da prtica empresarial, a questo dos encargos realmente interessa na medida em que reflita efetivamente a quantificao dos recursos desembolsados pela empresa para custeio da mo de obra, tomando por base o tempo realmente utilizado no processo produtivo. Importante lembrar que numa economia que se abre e se globaliza como a nossa, a insero das empresas nos mercados mundiais se processa atravs de intensa competio em escala planetria, tornando-se, nesse particular, vital para a sua sobrevivncia reduzir custos entre os quais os de mo-de-obra. Para se ter uma idia , mesmo com todas as tentativas implementadas recentemente no Brasil visando a reduo dos encargos, como o contrato temporrio de trabalho, ainda assim, o pas lder em encargos no Mercosul, onde somente o Brasil remunera a mo-de-obra produtiva no perodo de descanso semanal (Argentina, Paraguai e Uruguai, remuneram apenas as horas efetivamente trabalhadas). V-se, da, que em termos comparativos, esses lapsos temporais, como no caso brasileiro, so realmente encargos. Nesses pases, a indenizao compensatria, no caso de demisso, eqivale a um salrio por ano trabalhado, limitada a 05 salrios; a concesso de frias leva em conta uma escala progressiva onde quanto mais tempo tenha o empregado no emprego, maior ser o perodo de frias.
http://www.fcemg.org.br/economia_encargos.php?area=economia_encargos[12/10/2011 21:46:36]

Quando enfatizamos os elevados custos da mo-de-obra no Brasil, no cansamos de ressaltar que existem outros custos no menos onerosos alm desses suportados na folha de salrios, que decorrem diretamente da notria ineficincia ou mesmo ausncia de servios estatais essenciais, como o caso da Sade. Isso exige das empresas vultosas despesas complementares com o pagamento de planos de sade e convnios mdicos para assistncia dos seus empregados. Acrescente-se, ainda, a m qualidade dos transportes pblicos, a falta de moradias adequadas e a precariedade do sistema educacional pblico, interferindo diretamente na produtividade do trabalhor e agregando custos para as empresas. Some-se a tudo isso, o que se gasta em controles para administrar o cipoal de obrigaes impostas por uma legislao laboral to inflexvel quanto complexa, fonte de permanentes conflitos entre as partes, solucionados de um modo que parou no tempo, ou seja, com base numa legislao rgida e detalhista, que por sua natureza de ordem pblica no permite que as partes - empregados e empregadores, possam estabelecer livremente os seus direitos e obrigaes. No mundo de hoje, as empresas precisam de mais flexibilidade nas formas de contratao e de remunerao da mo-de-obra como ocorre nos pases asiticos e no mercado americano, onde prevalece um sistema amplamente desregulamentado. No Brasil, o excesso de regulamentao e o alto custo decorrente da contratao formal fazem com que os trabalhadores inseridos na economia informal j representam 57% da nossa fora produtiva. Esses trabalhadores esto totalmente desprotegidos e margem da legislao trabalhista. Nessa mesma linha, adverte o Prof. Pastore (FEA/USP) que o Brasil um pais de tudo ou nada. Ou se contrata com todos os encargos ou se contrata sem nenhum encargo(...) O nosso sistema de relaes de trabalho, diferentemente dos pases mais avanados, se baseia muito mais na lei do que no contrato. Entre ns h muita legislao e pouca negociao; muito julgamento e pouco entendimento. A necessidade de se adotar no Brasil mecanismos de flexibilizao da contratao de mo-de-obra pode ser patenteada nos seguintes dados: enquanto a economia brasileira cresceu 18,3% nos ltimos quadro anos, o emprego formal teve crescimento negativo de 0,21%. Ademais, qualquer empresrio conhece os elevados custos de uma demisso, ampliados substancialmente aps a constituio de 1988, e que representam hoje um fator que tolhe em muito a contratao de mo-de-obra. A quantificao desses encargos um dado importante para a tomada de decises dado o seu relevante significado econmico para o dirigente de empresa, possibilitando-o aferir na sua estrutura de custos os dispndios efetivos e individualizados com o pessoal contratado. Contudo, o clculo dos encargos sociais suscetvel de sofrer variaes de empresa para empresa, de atividade para atividade, donde sempre temos recomendado que cada uma leve em conta, na elaborao de sua planilhas, suas prprias singularidades.

http://www.fcemg.org.br/economia_encargos.php?area=economia_encargos[12/10/2011 21:46:36]

At a localizao geogrfica, pode influenciar, para mais ou para menos, o percentual encontrado. que em se considerando que o ponto de partida para o clculo o nmero de dias produtivos dos empregados, uma localidade, por exemplo, pode ter mais feriados que outra ou, de outra feita, certas peculiaridades do prprio trabalho podem importar em custos adicionais (ex: funes insalubres ou perigosas, que importam no pagamento de adicional sobre o salrio), ou mesmo o fato de determinadas empresas conferirem aos seus funcionrios benefcios que tambm podem refletir na elevao do percentual encontrado. Sem prejuzo da ressalva anterior, mostramos adiante, a guisa de exemplificao, uma planilha bsica de encargos para a atividade comercial, considerando, evidentemente, em alguns casos, valores mdios. Planilha Bsica de Encargos Sociais (1) Itens de incidncia percentual na folha de pagamentos do setor comercial % Grupos Incidncia GRUPO " A " ( Bsicos ou Legais) Previdncia Social 20,00 Seguro Acidente do Trabalho (2) 2,00 FGTS 8,00 Salrio Educao 2,50 Incra 0,20 Sesc 1,00 Senac 1,50 Sebrae 0,60 Sub Total 35,80 Grupo " B " ( Perodo no trabalhado) Repouso Semanal 18,90 Frias 9,45 Abono de Frias 3,12 Aviso Prvio (No Indenizado) (3) 2,36 Feriados* 4,72 Auxlio Enfermidade 0,54 Sub Total (II) 39,09 Grupo " C " ( pagos em dinheiro) Vale Transporte (4) 1,50 Dcimo Terceiro Salrio 10,90 Indenizao Compensatria na Resciso 4,45 Contratual Sub Total (III) 16,85 Grupo " D" FGTS Sobre Dcimo Terceiro Salrio 0,87 Incidncia Cumulativa do Grupo A S/ Grupo B 13,99 Sub Total (IV) 14,86 Total dos Encargos 106,60 Observaes:

http://www.fcemg.org.br/economia_encargos.php?area=economia_encargos[12/10/2011 21:46:36]

1. Esta planilha relaciona apenas os encargos mais comuns, no incluindo encargos como PIS e COFINS, vinculados ao faturamento e, por isso mesmo, variveis em relao a cada empresa. De igual modo, no contempla, tambm, encargos derivados de Acordos ou Convenes Coletivas ou outros circunstanciais, tais como: cestas bsicas; planos de sade e/ou convnios de assistncia mdica, adicionais de insalubridade, periculosidade, horas extras, turnos de revezamento, etc., cujo clculo poder ser obtido em uma planilha singularizada; 2. Alquota varivel, partindo de 1% para microempresa, at o limite de 3%. O valor considerado mdio. 3. Computadas apenas as 2 horas livres que a lei assegura ao empregado sob aviso, como tempo no produtivo. 4. Percentual estimado pela F.G.V. - Fundao Getlio Vargas. Notas Explicativas: Foram considerados 275 dias produtivos no ano, em razo de que 90 dias no so trabalhados. Os dias no trabalhados so: 52 dias representados pelo descanso semanal remunerado + 26 dias de frias ( os domingos j foram considerados no repouso semanal) + 12 dias de feriados . Contudo em cidades como Belo Horizonte, existem 15 dias de feriados, o que faz com que o nmero de dias produtivos diminuam, e os encargos sociais desta mesma planilha se elevem para 110,63% Os Feriados considerados so: 01 Janeiro ( Fraternidade Universal Lei Federal no 662, de 06 de Abril de 1949) ; 16 fevereiro ( carnaval); 02 de Abril ( Paixo), 21 de Abril (Tiradentes - data magna do Estado de Minas Gerais - Lei Federal 9.093 de 12.09.1995 Constituio do Estado, art. 256); 01 de Maio (dia do Trabalho - Lei Federal 662, de 06.04.1949); 03 de Junho (Corpus Christi) ; 07 de Setembro (Independncia do Brasil - Lei Federal 662, de 06.04.1949); 12 Outubro (Nossa Senhora Aparecida - Lei Federal 6.802, 30.06.1980), 15 de novembro (Proclamao da Repblica - Lei Federal 662, de 06.04.1949) - 25 de dezembro ( Natal - Lei Federal 662, de 06.04.1949) - 01 dia destinado ao Comercirio (feriado convencional, com data varivel de cidade para cidade) - 01 dia de feriado normalmente destinado ao padroeiro da cidade. As empresas optantes pelo SIMPLES (Sistema Integrado de Pagamento de impostos e contribuies das microempresa e das empresas de pequeno porte) esto dispensadas do pagamento dos encargos compulsrios alinhados no Grupo A , exceto o FGTS , por fora do que estatui o art. 3o , pargrafo 1o , alnea "F" - de forma que o recolhimento do percentual incidvel sobre a respectiva receita bruta de tais empresas, implica no pagamento unificado, dentre outras, de tais obrigaes legais correspondentes e que representam um percentual de 27,8% sobre a folha de salrios. Estaremos disponibilizando ao nosso corpo associativo um estudo

http://www.fcemg.org.br/economia_encargos.php?area=economia_encargos[12/10/2011 21:46:36]

mais abrangente sobre o tema e suas diversas nuanas e, com nfase para os aspectos prticos, como a metodologia de clculo para os diversos itens integrantes da Planilha. Isso propiciar a que todos confeccionem seus prprios clculos de forma at mesmo individualizado por empregado, se for o caso.

http://www.fcemg.org.br/economia_encargos.php?area=economia_encargos[12/10/2011 21:46:36]

Das könnte Ihnen auch gefallen