Sie sind auf Seite 1von 21

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

BOLETIM DE QUESTES PROVA TIPO 2 3 ETAPA

LEIA, COM ATENO, AS SEGUINTES INSTRUES


1. Este boletim de questes constitudo de : Redao 54 questes objetivas. Confira se, alm desse boletim de questes, voc recebeu o cartoresposta destinado marcao das repostas das 54 questes objetivas e o caderno de respostas para elaborao da Redao. No CARTO-RESPOSTA a) Confira seu nome, nmero de inscrio e TIPO DE PROVA na parte superior do CARTO-RESPOSTA que voc recebeu b) No caso de no coincidir seu nome e nmero de inscrio, devolva-o ao fiscal e pea-lhe o seu. Se o seu carto no for encontrado, solicite um carto virgem, o que no prejudicar a correo de sua prova. c) Verifique se o Tipo de Prova, indicado neste Boletim de Questes, coincide com o que aparece no rodap da sua prova e no seu CARTO-RESPOSTA. Em caso de divergncia, comunique ao fiscal de sala para que este providencie a troca do Boletim de Questes. d) Aps a conferncia, assine seu nome no espao correspondente do CARTO-RESPOSTA, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. e) Para cada uma das questes existem 5 (cinco) alternativas, classificadas com as letras a, b, c, d e e. S uma responde corretamente ao quesito proposto. Voc deve marcar no CartoResposta apenas uma letra. Marcando mais de uma, voc anular a questo, mesmo que uma das marcadas corresponda alternativa correta. O CARTO-RESPOSTA no pode ser dobrado, nem amassado, nem rasgado. No CADERNO DE RESPOSTAS DE REDAO: a) Confira seu nome e nmero de inscrio na parte inferior do Caderno de Respostas de Redao. b) No Caderno de Respostas de Redao use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. c) redigida fora do tema proposto Sua redao dever conter no mnimo 15 e, no mximo 30 linhas. d) A redao ser anulada caso: - apresentada em forma de verso - escrita a lpis ou de forma ilegvel - com marca que a identifique c) Quando for entregar o Caderno de Respostas de Redao, o fiscal da sua sala lhe devolver o rodap do caderno para o seu controle. LEMBRE-SE 5. A durao desta prova de 5 (cinco) horas, iniciando s 8 (oito) horas e terminando s 13 (treze) horas. 6. terminantemente proibida a comunicao entre candidatos. ATENO 7. Quando for marcar o Carto-Resposta, proceda da seguinte maneira: a) Faa uma reviso das alternativas marcadas no Boletim de Questes. b) Assinale, inicialmente, no Boletim de Questes, a alternativa que julgar correta, para depois marc-la no Carto-Resposta definitivamente. c) Marque o Carto-Resposta, usando caneta esferogrfica com tinta azul ou preta, preenchendo completamente o crculo correspondente alternativa escolhida para cada questo. d) Ao marcar a alternativa do Carto-Resposta, faa-o com cuidado, evitando rasg-lo ou fur-lo, tendo ateno para no ultrapassar os limites do crculo. Marque certo o seu carto como indicado: CERTO e). Alm de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, no marque nem escreva mais nada no Carto-Resposta. 8. Releia estas instrues antes de entregar a prova. 9. Assine a lista de presena, na linha correspondente, o seu nome, do mesmo modo como foi assinado no seu documento de identidade. BOA PROVA!

2.

3.

f) 4.

REDAO Proposta 1

Prezado candidato.

Para responder prova de mltipla escolha, voc ler vrios textos. E, com certeza, observar as datas colocadas ao final da maioria deles. Alguns, mesmo sem data, os fatos que expressam indicam a poca em que ocorreram. Outros, mesmo com data recente, se reportam a fatos do passado, como, por exemplo, o referente a Hitler e o guerrilha do Araguaia. E outros mais recentes mesmo. Ao comparar os diversos textos desta prova, quase impossvel no constatar que o poder dos mais fortes sobre os mais fracos o tema que os une e que, juntos, formam o perfil da desigualdade, historicamente construda, seja ela social, econmica, poltica, cultural, etc., e os mais fracos sempre em desvantagem. No entanto, voc observar, tambm, que os mais fracos, mesmo em desvantagem, de uma forma ou de outra, independente da poca, sempre reagem s opresses dos mais fortes, como exemplificam as greves dos teceles e dos sapateiros, em 1932, e o grito de protesto de um ribeirinho: Erga essa ponte porque eu quero passar, na dcada de 70, na Belm-Braslia. Um desses textos que voc ler afirma que a A escola exclui, marginaliza, e no garantia de sucesso para muitos. Pense, reflita, analise, avalie todas essas questes e ELABORE UMA DISSERTAO argumentando se a escola que exclui a causa de tantas mazelas, de tantos problemas, como os que esses textos nos revelam? Ou se a escola que exclui conseqncia dessas mesmas mazelas?

Proposta 2 Prezado candidato. Voc perceber que, em todos os textos da prova de mltipla escolha, h sempre algum que manda e muitos que obedecem. Em alguns deles, esse algum revelado pelo nome; em outros, por expresses do tipo patro, industriais, governo, entre outros. Ou seja, como toda histria, h personagens, motivos, fatos, cenrio e tempo. Os brbaros, na verdade, sempre mandam. Mas parece que estes, atualmente, no causam mais horror, espanto, em ns. Ser que h, em cada um de ns, um brbaro que achamos existir somente nos outros, como Hitler, por exemplo? Esta breve introduo convida voc a ELABORAR UMA NARRAO. Para tanto, obedea ao seguinte comando: a) Cenrio: uma cidade qualquer denominada Almas Mortas. b) Personagens: vrias pessoas (so os habitantes, quantos voc quiser). c) Narrador-personagem: 1. pessoa, voc, e seu nome Brbaro ( aquele que manda na cidade). Com esses elementos NARRE, em 1. pessoa, uma histria que justifique o nome da cidade, resultante das aes do Brbaro. d) Tempo: presente.

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 2

Texto 1 O MOVIMENTO GREVISTA DE S. PAULO CONTA COM A ADESO DOS TECELES


A greve geral dos teceles, declarada hoje pela madrugada, vem ampliar de um modo considervel a luta operria pelas reivindicaes de classe, iniciada em So Paulo h uma semana e dias. Um aspecto dessa numerosa classe justifica os movimentos em prol dos direitos dos trabalhadores que se dedicam especialidade txtil: a grande quantidade de mulheres e menores que trabalham nas fbricas de tecidos. Tanto as mulheres como os menores nem sempre so favorecidos pelos salrios, pelo tempo de servio, e pelas condies higinicas de trabalho. O ambiente fabril desse ramo industrial comporta s vezes condies francamente intolerveis para as massas operrias.
(Publicado na Folha da Noite, quarta-feira, 11 de Maio de 1932.)

Texto 3
Veio o dia 12 de abril de 1972, () As foras do governo invadem as cidades, as estradas, os rios. J sabem que h focos de terroristas. A polcia militar local comea a apontar todas as pessoas que tm relaes com os paulistas, ou seja, quase toda a populao dos lugarejos e algumas pessoas das cidades de Xambio e Marab. E qualquer suspeito, desconhecido ou com jeito de gente de fora, teria de ser detido para interrogatrio.() s no podia contar com a insensibilidade do pessoal especializado, que desde o comeo exagerou nas torturas a suspeitos.
(http://www.desaparecidospoliticos.org.br/araguaia/1.html/ac essado em 06/10/2007 s 14:00h.)

Texto 2 EST QUASE NORMALIZADA A SITUAO DOS SAPATEIROS


A greve dos sapateiros est quase normalizada. Uma grande maioria dos industriais assinou a tabela das reivindicaes dos grevistas. Muitas fbricas j esto em franca atividade.
(Publicado na Folha da Noite, quarta-feira, 11 de Maio de 1932.)

2. A partir da leitura do Texto 3 e dos estudos que a historiografia tem sobre a temtica, correto afirmar que: a a ao guerrilheira de estudantes paulistas e mineiros, que engajados na ALN e no MR8, e auxiliados pela Igreja Catlica, implantaram no Sudeste do Par, e em algumas regies do Nordeste do pas, uma organizao social inspirada no comunismo, o que redundou em apoio da populao local as suas aes. a Guerrilha do Araguaia, ocorrida no final da Ditadura Militar, organizada por instituies que se opunham quele regime, evidenciam que tanto guerrilheiros quanto militares eram auxiliados pela populao local que os viam como salvadores da situao de misria em que viviam. a reao terrorista de grupos da direita, que espalhados em diversas regies brasileiras distantes do Sul e Sudeste brasileiro, objetivavam caar grupos comunistas e para isso contaram com o apoio de segmentos da populao civil e rgos de represso militar. as Foras Armadas reagiram violentamente contra o movimento de Guerrilha no Vale do Araguaia no Par, organizado pelo PC do B, o qual teve o apoio de parte dos habitantes do local, que chamavam os guerrilheiros de paulistas. os movimentos de resistncia Ditadura Militar, ocorridos na dcada de 1970, em que estudantes universitrios liderados por paulistas, se engajaram nas guerrilhas urbanas e rurais e enfrentaram o Exrcito, o qual passivamente no deslocou contingentes armados para os vrios lugares do pas aonde eles ocorriam.

1. O conjunto de informaes apresentados nos textos 1 e 2 no que se refere ao mundo do trabalho nos anos 30 do sculo XX, contribui para afirmar que: a os tipos diferentes de trabalhadores dificultaram a adeso dos operrios ao movimento grevista de 1932, pois enquanto os sapateiros (Texto 2) j haviam negociado com seus patres a tabela de reivindicao, os teceles nem haviam decidido participar da greve (Texto 1). b as negociaes entre os industriais e sapateiros foram as mais tensas do movimento grevista em questo, por essa razo a tabela de reivindicao no aconteceu (Texto 2), ao contrrio dos teceles que no aderiram ao movimento grevista (Texto 1). c a presena feminina e infantil nos ambientes das fbricas de tecido garantiam aos teceles melhores condies de trabalho e salariais (Texto 1) por outro lado dificultavam a negociao da categoria dos sapateiros (Texto 2). os trabalhadores urbanos organizaram-se para reivindicar melhores condies salariais e de trabalho (Texto 1), tendo como estratgia de luta as greves, atravs das quais conseguiram resultados positivos (Texto 2).

e a adeso s greves em questo revelou a fragilidade do movimento operrio que contava com a participao majoritria de mulheres e crianas (Texto 1) que reivindicavam melhores condies salariais (Texto 2).
UEPA PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2 Pg. 3

Texto 4
No dia 13 de agosto de 1961, a 0h35.[] Quando o governo da Alemanha Oriental cansou de ver os berlinenses do leste atravessando para o oeste, decidiu implementar a Operao Muralha da China. Em poucas horas, a cidade estava dividida. [] Foi preciso esperar o 9 de novembro de 1989 para que o Muro desabasse com o sinal verde do Kremlin.
(Bernard Brigouleix <http:www.historia_viva/ reportagens/ muro_vergonha2.html> acesso em 05 out 2007.)

Homem e mulher, foice e martelo, enlaados: a construo do socialismo era o futuro.


(Daniel Aaro Reis Filho. A aventura socialista no sculo XX. So Paulo: Atual, 1999, p.6)

3. O Texto 4 indica os diferentes momentos de construo e de derrubada do Muro de Berlim, sobre o qual correto afirmar que: a representou o smbolo de uma Era cuja orientao ideolgica se opunha em dois modelos polticos e econmicos distintos, os quais definiram a organizao geopoltica mundial que entrou em colapso no fim dos anos 80 do sculo XX. descaracterizou o regime socialista implantado na Alemanha Oriental aps a Segunda Guerra e que se fundamentava na liberdade de ir e vir dos cidados berlinenses. contribuiu para a solidificao do regime capitalista no Leste Europeu, cuja propaganda mais contundente para o Ocidente foi a madrugada do dia 13 de agosto de 1961. contribuiu para a aproximao diplomtica da parte Oriental e Ocidental da Alemanha rompida em 1989 com a derrubada do Muro de Berlim pelos agentes do Kremlin. consolidou a separao da Alemanha impedindo o acesso dos berlinenses Alemanha Ocidental, pois o muro se assemelhava Muralha da China, separando a Alemanha de Norte a Sul do pas.

4. Considerando o contexto a que se refere a imagem, afirma-se que ela: a denota a igualdade social, econmica e sexista existente na Rssia Czarista, representada na iconografia pelo entrelaamento das mos do homem e da mulher, smbolos da harmonia e fraternidade da sociedade sovitica. descreve a aliana do estado czarista sovitico e as faces camponesas favorveis reforma nos campos, com a instituio de cooperativas agrrias, objetivando assegurar o abastecimento do exrcito russo.

c revela a luta das mulheres contra a explorao da mo-de-obra feminina nas cidades, antes da revoluo de outubro de 1917, representada pelo seu instrumento de trabalho que a foice, utilizada nas fbricas. d simboliza a vitria dos camponeses sobre os operrios russos na disputa pelo controle dos sovietes aps a assinatura do Tratado de Brest Litovsk. Este tratado, garantiu a distribuio de terras aos camponeses vitoriosos. sintetiza a proposta poltica pautada na aliana entre operrios e camponeses, efetivada na Rssia Revolucionria e representada na iconografia, respectivamente, pelos seus instrumentos de trabalho.

5.

A imagem ao lado revela a participao estudantil na luta pela democracia e justia social no Brasil. Neste sentido, o fato histrico a que ela se refere : a b c d a adeso ao movimento de Anistia aos prisioneiros polticos da Ditadura. a campanha eleitoral de Fernando Collor de Melo a presidncia do Brasil. o apoio Campanha pelas diretas j. o Impeachment de Fernando Collor de Mello. a candidatura de Fernando Collor ao Senado Federal.

(Caras Pintadas www.tvcultura.com.br/ aloescola/ historia/cenasdoseculo/imagens.> acesso em 06 out. 2007 13h45min)

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 4

Texto 5
Hitler valeu-se com uma infatigabilidade sem igual, (em seus discursos), da expresso o ditame de Versalhes. [] O nome daquele palcio estava, pois, vinculado [] histria alem recente.
(Elias Canetti. Massa e poder. So Paulo: Cia das Letras, 1995., 180.)

Texto 6
Sou do Par Sou do Par, sou pai d gua Ribeirinho que dana carimb e gosta de arrasta p Posso tambm ser garimpeiro ou castanheiro Ou quem sabe quilombola ou seringueiro Gosto da terra, dos rios e igaraps Antes passeava livremente com minhas igarits Hoje sou peo de fazenda e ando mesmo a p Sou sem terra, sem cho e posso ficar sem os rios e seus mururs
(Autor desconhecido)

6. Sobre a vinculao a que se refere o Texto 5, afirma-se: a Pelo Tratado de Versalhes, a Alemanha foi responsabilizada pelos resultados letais dos avanos tecnolgicos alcanados pela indstria blica. Assim, o presidente da Alemanha, apresentou os 14 Pontos de Wilson que serviram de base para a assinatura do Acordo de Paz, que visavam o fortalecimento e militarizao de seu pas. O fato histrico relacionado ao Palcio de Versalhes e a histria alem, remonta s prticas de Alianas Polticas e militares firmadas entre Frana, Alemanha e Inglaterra que formaram a Trplice Entente, acordo assinado em Versalhes, frente s pretenses imperialistas do Imprio Russo. O Tratado de Paz de Versalhes, pondo fim Segunda Guerra, imps Alemanha penalidades pesadas como a dissoluo do Exrcito e o desarmamento blico mas, tambm um significativo apoio moral, pois a Frana viu o surgimento do Segundo Reich Alemo, com a Coroao do Kaiser na Sala dos Espelhos, em Versalhes. Hitler considerava a assinatura do Tratado de Versalhes um ditame, porque ao ser derrotada, a Alemanha reconheceu suas limitaes militares, dissolveu seu exrcito e deps as armas pacificamente. O holocausto nazista contra os judeus poloneses foi uma ratificao dessa postura. Alm da derrota poltica e militar imposta Alemanha, na Assinatura do tratado de Paz em Versalhes, pondo fim Primeira Guerra, os franceses queriam tambm humilh-la, pois foi naquele palcio que viram a celebrao da criao do Segundo Reich Alemo, aps serem derrotados na Guerra Franco-Prussiana.

7. Os versos do Texto 6 tm como temtica as populaes tradicionais do Par e seus espaos. Sobre o assunto em questo, verdadeiro afirmar que: a a modificao antrpica das paisagens, a degradao progressiva dos ecossistemas naturais, a chegada de novos atores sociais dissociados da cultura local, dentre outros, foram e/ou so alguns dos fatores que contriburam e/ou contribuem para a desestruturao cultural dessas populaes. apesar das intensas e constantes influencias de novos atores sociais no contexto cultural intra-regional, a maioria dessas populaes mantm seus traos culturais inalterados, principalmente os seringueiros, que tm sua maior rea de concentrao no Maraj. as comunidades quilombolas, que tm como principais representantes o grupo Munduruku, devido ao isolamento em que vivem e ao grande apego s questes ligadas terra e s suas tradies culturais, so, entre essas populaes, as que tm maior contingente populacional e quase nenhuma aculturao. essas populaes so as grandes responsveis pela manuteno do perfil extrativista vegetal que caracteriza a economia do Par, onde a coleta florestal e o cultivo sustentvel de espcies adaptadas ao ecossistema representam as principais alternativas para a gerao de empregos e renda. os castanheiros, que se concentram, principalmente, na rea do Polgono dos Castanhais (Sudeste do Estado), tiveram nos ltimos anos um revigoramento em suas atividades, graas principalmente implantao das RESEX (Reservas extrativistas) e ao alto preo que a castanha-do-par alcanou no mercado internacional.

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 5

Texto 7 Os caminhos da devastao


As estradas, em geral, trazem o desenvolvimento para uma regio. Principalmente no Brasil, onde 56% das cargas trafegam por caminho. As rodovias tambm levam energia eltrica s cidades, ligam centros financeiros, do acesso a hospitais e escolas. Na Amaznia, porm, elas geralmente trazem a devastao.
(Revista poca. Os caminhos da devastao. Ed. Globo, maro, 2007, p. 52)

Texto 8
"Erga essa ponte porque eu quero passar, foi a frase to imperativa quanto intil de um ribeirinho, de p em sua canoa, num grito de protesto dirigido ao construtor de uma ponte rasa e rstica, destinada transposio de caminhes e tratores para a outra banda do pequeno curso d'gua, numa fase inicial de implantao de uma grande agropecuria na faixa da Belm-Braslia (dcada de 70). Mal sabiam os velhos herdeiros da civilizao do igarap que os recm-chegados estavam cortando todas as possibilidades de livre circulao pelos igaraps, at ento os nicos caminhos vicinais pan-amaznicos, utilizados pelas populaes tradicionais".

8. A partir da temtica abordada no Texto 7, correto afirmar que: a o avano do plantio de soja na Amaznia tem contribudo para o aumento de vias ilegais e reduzido o desmatamento, a ocupao irregular e o corte ilegal de madeira. o aumento de redes de estradas ilegais, abertas por agentes tambm ilegais, tem contribudo para a disputa pelas terras invadidas e pelo crescimento da violncia na Amaznia. as estradas ilegais na Amaznia so abertas por empresas madeireiras que tm por objetivo a preservao, contemplao e a implementao de projetos de reflorestamento. a disputa pelas terras invadidas, prximas aos ramais de estradas ilegais, na Amaznia, tem contribudo nos ltimos anos para a reduo de conflitos fundirios e a conseqente diminuio de mortes de trabalhadores rurais. a forte presena dos rgos estaduais do meio ambiente e a ocupao de terras por grileiros, prxima aos ramais de redes de estradas ilegais, contribui para a preservao de reservas ecolgicas na Amaznia.

(Aziz N. Ab Saber, Amaznia: do discurso prxis. P. 145)

9. O Texto 8 aborda um dos muitos tipos de violncia cometidas no espao amaznico durante a chamada fase da "conquista da regio". Neste sentido, afirma-se que: a a "conquista" da Amaznia, ocorrida ps dcada de 1960, deu s populaes tradicionais da regio uma melhor qualidade de vida, uma vez que as estradas facilitaram a circulao de mercadorias e pessoas no espao intraregional. apesar da desestruturao cultural que sofreram a maioria das populaes tradicionais, no perodo ps "conquista" da Amaznia, os ribeirinhos conseguiram manter seu cotidiano inalterado e centrado nos rios, considerando-se que estes ainda representam para os mesmos a principal fonte de subsistncia. as polticas que orientaram a "conquista" geraram um conflito entre os dois tipos de ocupao; o povoamento tradicional, gerado pelo extrativismo, com ocupao linear e ribeirinha, assentada na circulao fluvial, e a nova ocupao areolar, polarizada pelos ncleos urbanos em formao e pelos projetos agro-pastoris, minerais e florestais. o espao da circulao na Amaznia foi pouco alterado com a abertura das grandes rodovias na regio, a exemplo da Belm-Braslia, Santarm-Cuiab dentre outras, isto considerando-se que na regio j predominava o transporte rodoferrovirio. os rios e igaraps permanecem at hoje como os nicos caminhos vicinais panamaznicos. Tal fato torna o espao da circulao regional mais dinmico, fato que pode ser relacionado presena de uma vasta rede fluvial, com muitos rios e igaraps.

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 6

10. A industrializao do Brasil e sua concentrao geogrfica no Centro-Sul, a partir da segunda metade do sculo XX, criaram um modelo de organizao espacial do tipo centro-periferia. As antigas metrpoles costeiras tiveram sua polarizao reduzida frente a um perodo de ativa integrao nacional que induziu os deslocamentos para So Paulo e Rio de Janeiro aumentando a disparidade estrutural de um espao nacional j diferenciado. Sobre esse perodo de ativa integrao nacional, correto afirmar que a(s): a presena dessa integrao contribuiu para o pleno fortalecimento de economias regionais isoladas entre si e voltadas para o mercado externo. polticas de integrao no territrio brasileiro reduziram a concentrao de terras e de renda, contribuindo para o fim dos problemas fundirios. expanso das redes de transportes e das trocas de mercadorias entre as diversas regies proporcionou a integrao da economia nacional e o agravamento de desigualdades regionais j instaladas. disparidade estrutural do espao brasileiro foi minimizada, a partir da presena de um modelo de organizao espacial do tipo centro-periferia que transformou a regio Centro-Sul em regio concentrada. criao de uma indstria automobilstica e a construo de Braslia favoreceu economicamente a regio Nordeste e aumentou os desequilbrios regionais.

11. A intensificao do processo de industrializao no Centro-Sul brasileiro tem alterado o grau de urbanizao e a organizao espacial das grandes reas urbanas da regio. Neste contexto, verdadeiro afirmar que: a a intensificao de moradias, verificada em reas privilegiadas, indica o esgotamento da capacidade fsica e econmica das reas perifricas, devido proliferao dos condomnios de luxo nesses locais. as ocupaes irregulares, a exemplo das favelas, tm diminudo nas ltimas dcadas, evidenciando a eficincia das polticas habitacionais cujo alvo so as famlias de menor poder aquisitivo. em periferias, onde predominam moradias de baixos preos, ocorrem macios investimentos em polticas pblicas urbanas que valorizam tais lugares, tornando-os objetos de especulao imobiliria. nas reas centrais, cresce o nmero de cortios, ocupaes irregulares e dos semteto que se alojam sob os viadutos e que passam a coexistir no mesmo espao com elegantes condomnios e residncias de classe mdia. no caso de So Paulo, evidente a intensa verticalizao onde a parcela populacional de mais baixo poder aquisitivo se auto-segrega em condomnios que apresentam completa infra-estrutura.

Texto 9
So tantos os Nordestes! (...) Conheo muitos nordestes, que so bem diferentes entre si; tem um que a terra arde qual fogueira de So Joo e durante muito tempo l a pobreza fazia morada, hoje ele muito se transforma (...) pra melhor (...); tem outro, chuvoso e quente, que comea no Maranho, e ainda aquele outro onde h brejos midos e verdejantes;(...) o que falar do lugar de terra quase vermelha onde a cana a princesa, sendo ele chamado de aucareiro(...)?
(Fragmentos de um conto de Ccero (O cordelista))

12. Os fragmentos do Texto 9 abordam as diversidades existentes nas sub-regies do Nordeste do Brasil. Sobre estas sub-regies, verdadeiro afirmar que: a os brejos, trechos mais midos da Zona da Mata, possuem importante produo de frutas, gros, legumes e verduras, atividade bastante prspera devido presena das chuvas orogrficas (de relevo) nas encostas, que diminuem a extrema aridez que caracteriza essa sub-regio. alm da irregularidade das chuvas, uma das caractersticas marcantes do Serto a presena da pequena agricultura comercial, em especial do algodo e caf, atividade que se destaca desde o perodo colonial, sendo o principal plo exportador destes produtos a cidade de Recife, considerada a capital sertaneja. o meio norte, do ponto de vista natural pode ser considerado uma tpica rea de transio entre o Agreste e o Serto e tradicionalmente se caracterizava pelo predomnio das atividades primrias, porm, nos ltimos anos em algumas reas so praticadas atividades mais modernas ligadas ao Projeto Carajs, o que torna esta sub-regio a de maior dinamismo econmico no contexto da Regio. o Agreste destaca-se das demais regies no s por ser a mais extensa, mas tambm pela sua homogeneidade natural com o domnio intensivo da semi-aridez, o que impossibilita qualquer prtica agrcola em seu interior. a Zona da Mata delineou-se como o nordeste aucareiro ainda no perodo colonial, quando passou a ser um espao econmico e poltico definido pela hegemonia dos senhores do acar, limitados na poca a poucas famlias que controlavam os engenhos e a poltica local.
PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2 Pg. 7

UEPA

13. Em benefcio do bem comum, prefeituras municipais enfrentam interesses privados e comeam a combater a poluio visual, proibindo cartazes de propaganda nas ruas e prdios que vo de encontro ordem, esttica e limpeza, alm de perigo causado aos motoristas que trafegam essas ruas, ao desviar a ateno dos mesmos. Dois motoristas, dirigindo na mesma direo e sentido, avistam, num prdio localizado a frente, um outdoor. O motorista localizado no ponto A avista o outdoor sob um ngulo de 30, e o motorista localizado no ponto B avista-o sob um ngulo de 60, conforme figura abaixo. A distncia AB , em metros, um nmero compreendido entre:

15. O Iterpa, dando continuidade ao programa de reforma agrria do Governo Federal, assentou certo nmero de famlias em terras na regio Amaznica. Para minimizar os problemas de falta dgua, foram construdas duas caixas dgua I e II, de um mesmo material, com tampas e formato de paraleleppedo retngulo. A caixa I, de base quadrada, de lado 4m e altura 3m, e a caixa II, de base retangular de dimenses 3m e 4m e altura 4m. Nessas condies, afirma-se que: a b c d e o volume da caixa II maior que o volume da caixa I. na construo da caixa II, se gastar mais material que na da caixa I. na construo da caixa I se gastar mais material que na caixa II. as quantidades de material gasto na construo das caixas I e II so iguais. o volume da caixa I maior que o volume da caixa II.

a b c d e

50 e 60. 40 e 50. 20 e 30. 10 e 20. 30 e 40.

14. Nos anos de inflao e juros altos, a vida dos bancos era mais fcil. Aps a normalizao econmica, iniciada em 1994, a tranqilidade foi se exaurindo. Para compensar, os bancos resolveram emprestar mais s pessoas e empresas e tambm aumentar os custos de seus servios. No carto de crdito, que facilita tudo para o cliente na aquisio de bens, cobrado, em alguns bancos, 8% ao ms de juros sobre juros. Um cliente de um banco que cobra 8% ao ms, em dificuldades financeiras, s conseguir pagar a fatura de seu carto de crdito daqui a 4 meses. Nessas condies, o dbito desse cliente ser corrigido segundo uma progresso: a b c d e aritmtica de razo 0,08 aritmtica de razo 0,80 geomtrica de razo 0,80 geomtrica de razo 1,08 aritmtica de razo 1,08

16. Segundo a Revista VEJA de 03.10.07, o mundo d sinais de que a pacincia com o Ir est chegando ao fim. Rudolph Giuliani, candidato presidncia dos EUA, defende um ataque preventivo para evitar que o pas se torne uma potncia nuclear, pois o presidente do Ir declarou ser seu projeto riscar Israel do mapa. O material blico do Ir uma preocupao mundial. Seus msseis tm um alcance considervel e um raio de ao de grande destruio. Um mssil foi lanado sobre uma regio e devastou uma rea de formato circular. O raio de ao desse mssil foi registrado por meio da equao x + y - 2x - 4y - 4 = 0 . Esse raio, em km, mede: a b c d e 6 5 4 3 2

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 8

17. Uma campanha foi deflagrada para angariar alimentos no perecveis com o objetivo de amenizar problemas gerados em uma regio assolada pelas secas. Os alimentos doados foram: arroz; feijo e acar, todos em sacos de 1kg, totalizando 1.436kg desses alimentos. Sabe-se que a tera parte do
nmero de sacos de feijo, somados aos
2 11

do nmero de sacos de acar, d um total de 292kg e que h 144kg de acar a mais que de feijo. Se X a quantidade de sacos de arroz; Y a quantidade de sacos de feijo e Z a quantidade de sacos de acar, a representao matricial do sistema formado, tomando por base esses dados, : a

19. As invases que ocorrem beira das estradas constituem um grande problema para a sociedade. Isso fica evidente quando ocorrem sinistros no trnsito prximos rea invadida. As famlias invasoras, em sinal de protesto, geralmente, fecham a rodovia e instalam lombadas revelia das autoridades, causando transtornos aos usurios dessas rodovias. Um exemplo evidente o nmero de lombadas existentes numa rodovia que liga Belm a um dos municpios da zona do salgado. Para diminuir a velocidade dos veculos em determinada localidade, os moradores instalaram uma lombada no formato de um semi-cilindro circular reto, de 12m de altura, conforme figura abaixo. Se o arco ABC mede m , o volume de concreto gasto para 2 confeccionar essa lombada foi de:

c a d b c d e

3 m3 3 3 m 2 3 3 m 4 9 3 m 4 6 m3

18. A interao entre cargas eltricas e campos eletromagnticos estudada, desde o sculo XIX, nos laboratrios dos fsicos e engenheiros, e deste estudo resultaram inmeras aplicaes prticas que hoje fazem parte de nosso cotidiano. Nos laboratrios de Fsica comum encontrar aparelhos onde eltrons em cmaras de vcuo so acelerados pela ao de campos eltricos e desviados pela ao de campos magnticos gerados por bobinas. Os mesmos efeitos so encontrados em qual das aplicaes listadas abaixo?
a b c d e Antena de rdio. Ferro eltrico de passar roupas. Lmpada incandescente. Refrigerador. Aparelho de TV tradicional.

20. Um acelerador linear um dispositivo utilizado no tratamento de diversos tipos de cnceres. Ele usado para atingir um tumor com eltrons ou raios X. O hospital Ophir Loyola, em Belm-PA, dispe de dois desses aceleradores e um terceiro est em fase de implantao. No hospital Ophir Loyola, a energia dos ftons de raios X emitidos pelo acelerador de 6MeV, j as energias dos eltrons esto compreendidas entre 5MeV e 16MeV. Acerca de ftons de raios X e eltrons, correto afirmar que:
a b c a carga eltrica do fton de raios X igual a do eltron. a massa de repouso do fton de raios X maior que do eltron. para a energia de 6MeV, os comprimentos de onda do fton de raios X e do eltron so iguais. para qualquer valor de energia, a velocidade do fton de raios X maior que a do eltron. para a energia de 6MeV, a freqncia do fton de raios X igual do eltron.

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 9

21. Uma das aplicaes eltricas que a humanidade usa h mais tempo a lmpada incandescente. Nela, a luz produzida pela passagem de corrente eltrica atravs de um filamento, que aquecido at ficar incandescente. As lmpadas modernas trazem gravadas as informaes sobre a voltagem na qual devem ser ligadas e a potncia que ela ir dissipar ao ser ligada na voltagem indicada, conforme ilustra a figura abaixo:
127V 100W Analise as seguintes afirmativas sobre funcionamento da lmpada incandescente: I. o

23. No efeito fotoeltrico, um eltron em um tomo absorve a energia de um fton incidente e ejetado do tomo. A energia mnima necessria para cada material ejetar um eltron neste efeito chamada de funo trabalho do material. O eltron ejetado com uma energia igual do fton incidente menos o valor da funo trabalho do material. Na tabela abaixo, esto listados vrios materiais com suas respectivas funes trabalho, dadas em eltron-volt (eV). Suponha que um laser na faixa do ultravioleta, com comprimento de onda igual a 248nm, incida sobre a superfcie de cada um dos materiais listados na tabela. Considere o produto da constante de Planck pela velocidade da luz, hc=1240nm.eV. Nestas condies, ocorrer o efeito fotoeltrico:
ELEMENTO Sdio Magnsio Alumnio Selnio Platina FUNO TRABALHO (eV) 2,20 3,68 4,08 5,11 6,35

Uma mesma lmpada incandescente pode funcionar tanto em corrente contnua quanto em corrente alternada. A melhor iluminao conseguida em uma residncia ao serem ligadas as lmpadas em paralelo.

II.

a b c d e

III. Se fosse ligada diretamente a uma diferena de potencial de 12,7V, a lmpada da figura teria potncia de 10W. IV. Se a corrente na rede dobrar de intensidade, a potncia dissipada pela lmpada ser o dobro da sua potncia nominal. De acordo com as alternativa correta : a b c d e II, III e IV I e II II e III I e IV III e IV afirmativas acima, a

em todos os materiais da tabela. somente no Sdio, Magnsio e Alumnio. somente no Sdio, Magnsio, Alumnio e Selnio. somente no Sdio. somente no Sdio e Magnsio.

22. Ao mergulhar na gua, uma pessoa passa a enxergar uma imagem desfocada das coisas sua volta. Como evolumos para enxergar no ar, o formato e os ndices de refrao das partes do olho so tais que o olho normal refrata precisamente a luz que vem do ar para focalizar a imagem na retina. Por outro lado, a refrao da luz que vem da gua para o olho diferente da que ocorre quando estamos no ar, o que faz com que enxerguemos fora de foco quando estamos na gua. Neste caso, a distncia focal do sistema do olho diferente da normal, como tambm acontece em um olho com um defeito como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia. Sabendo que o ndice de refrao da gua maior do que o do ar, correto afirmar que, em um olho dentro dgua, a imagem s seria focalizada em um ponto:
a b c d e
UEPA

antes da retina, como na hipermetropia. antes da retina, como na miopia. aps a retina, como na hipermetropia. aps a retina, como na miopia. antes da retina, como na presbiopia.

24. A tecnologia das ondas eletromagnticas exerce um papel fundamental na sociedade contempornea. As afirmativas abaixo descrevem o comportamento dos campos eltrico e magntico na forma de ondas. Analise-as atentamente: I. A variao de um campo eltrico gera um campo magntico e o campo magntico varivel gera um campo eltrico. Atravs destas interaes entre os campos, eles se propagam na forma da onda eletromagntica. II. Um campo eltrico gerado em uma fonte e se propaga no espao, o que chamamos de onda eltrica. Quando uma fonte de campo magntico tambm est presente, os campos se propagam juntos e isto chamado de onda eletromagntica. III. Uma estao de rdio gera um campo magntico uniforme ao redor da antena transmissora e um campo eltrico que oscila e se propaga para influenciar os eltrons nas antenas dos aparelhos receptores. IV. A onda eletromagntica se propaga no vcuo ou em meios materiais, sendo que a velocidade de propagao diferente conforme as propriedades eltricas e magnticas do meio. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a II, III e IV b I e II c II e III d I e IV
e III e IV
Pg. 10

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Leia o Texto 10 para responder s questes de nmero 25 e 26.

Texto 10
Terrorismo ou preveno? O certo que cresce em Belm a preocupao com o avano dos casos da doena de Chagas. Nas feiras livres, os vendedores esto amargando prejuzos a partir do surgimento dos casos da doena associados ao consumo de aa contaminado. O consumo do aa pode tambm ficar comprometido pela derrubada das palmeiras para explorao do palmito, constitudo de tecido meristemtico, utilizado na alimentao. Rico em ferro, fibras, fsforo, minerais, gordura vegetal, clcio, potssio e vitaminas, indicado na melhoria das funes intestinais, circulao sangnea e casos de anemia, o aa tambm importante para o fortalecimento muscular.
(Adaptado do Jornal Amaznia, setembro, 2007)

27. Joo sofreu agresso durante um jogo de futebol e, aps realizar exames, o mdico lhe disse que haviam ocorrido danos severos na articulao do joelho com comprometimento da cartilagem desta articulao. Levando em considerao o tecido citado, afirma-se que:
I. II. desprovido de vasos sanguneo e de nervos. formado condrcitos. por clulas denominadas outros

III. tambm encontrado em vertebrados como os tubares.

IV. Permite o deslizamento das superfcies articulares entre si de forma suave. De acordo com as alternativa correta : a b c d e I, II, III e IV I e II I e III II e III I, III e IV afirmativas acima, a

25. Sobre a doena citada no Texto 10, afirma-se que:


I. II. O agente transmissor hematfago. causada por um protozorio denominado Trypanosoma cruzi.

III. O parasita durante o seu ciclo vital necessita apenas de um hospedeiro para se desenvolver. IV. O ser humano pode contrair a doena durante a picada do agente transmissor que elimina fezes contendo o parasita. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a b c d e I, II, III e IV I, II e III I, II e IV I, III e IV II, III e IV

28. A competitividade da vida, o estresse e a busca incessante para manter um status social fazem com que os indivduos trabalhem muito, se alimentem mal e no faam exerccios, o que cria uma condio propcia para a ocorrncia de doenas que levam a alteraes de funes de alguns sistemas orgnicos como o circulatrio, o respiratrio, alm de alteraes no pncreas. Essas alteraes, na maioria das vezes, ocasionam infarto, obesidade, dentre outras doenas. Com relao ao rgo mencionado, afirma-se que:
I. II. uma glndula endcrina. apenas com funo

26. Sobre a estrutura em destaque no Texto 10, afirma-se que:


I. II. responsvel pelo crescimento longitudinal da raiz e do caule. Suas clulas apresentam grande capacidade de multiplicao celular.

Produz insulina que facilita a entrada de glicose na clula, diminuindo sua taxa no sangue.

III. Produz glucagon que aumenta a taxa de glicose no sangue, ao transformar o glicognio do fgado em glicose. IV. Produz enzimas como as amilases, proteases e lpases que so lanadas no duodeno, facilitando a digesto. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a b c d e II, III e IV I, III e IV I e II I e III II e IV

III. Encontra-se disposto ao longo do caule, para promover sua sustentao. IV. Promove o crescimento da planta em espessura determinando sua estrutura secundria. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a b c d e I, II, III e IV I, II e IV I, II e III I, III e IV II, III e IV

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 11

O Texto 11 refere-se s questes 29 e 30.


A guerra no Oriente Mdio teve conseqncias drsticas tanto no plano da agricultura quanto no plano da produo animal. As perdas nos campos cultivados foram imensas, pois batatas inglesas1, alhos2 e cebolas3 que estavam prestes a serem colhidos foram destrudos pela metade, devido aos bombardeios. Gramneas4 e legumes tambm foram inteiramente destrudos. No setor de produo animal houve perdas com destruio de mamferos5 (ovinos e bovinos) e aves6, devido destruio de criadouros. A pesca foi afetada pela destruio de barcos pesqueiros e pela destruio de instalao de criadouros de peixes7 de gua-doce, levando fome e desnutrio populao.
(Adaptado de htpp://resistir.info/morientes/perdasagricultura. Acessado em 05.10.2007)

31. Os combustveis fsseis usados para a obteno de energia, alm de produzirem enormes quantidades de gs carbnico produzem tambm trixido de enxofre que, na atmosfera, provocam chuvas cidas, conforme as seguintes reaes:
Sistema A
S(s) + 3 O2 (g) 2

SO3 (g)

Sistema B

SO3 (g) + H2O(g)

H2SO4(g)

Considerando que os sistemas A e B estejam em equilbrio, correto afirmar que: a um aumento de presso provocar um deslocamento do equilbrio do sistema A para a direita e da reao no sistema B para a esquerda. um aumento de presso provocar um deslocamento do equilbrio das reaes nos sistemas A e B para a direita. um aumento de presso no altera o equilbrio da reao no sistema A e desloca o equilbrio da reao no sistema B para a direita. um aumento de presso no altera o equilbrio da reao no sistema A, nem tampouco na reao do sistema B. um aumento de presso no altera o equilbrio da reao no sistema A e desloca o equilibro da reao no sistema B para a esquerda.

29. Leia as afirmativas:


I. O nmero 1 corresponde a um tubrculo, pois apresenta botes vegetativos ou gema. Os nmeros 2 e 3 so formados por folhas profundamente modificadas chamadas catafilos.

II.

III. O nmero 2 constitui exemplo de bulbo e o de nmero 3 exemplo de tubrculo. IV. O nmero 4 um representante de vegetais dicotiledneas. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a b c d e I e II I, II, III e IV I II e III III e IV

30. Leia as afirmaes a seguir:


I. II. Possuem ossos pneumticos tornando o corpo do animal menos denso. Algumas espcies apresentam fecundao externa.

32. As baterias utilizadas nos relgios so pilhas de mercrio e so descartadas no lixo e nas ruas, contaminando o ambiente. Nestas pilhas ocorrem as semi-reaes descritas pelas equaes abaixo:
Zn(s) + 2 OH (aq) ZnO(s) + H2O + 2e HgO(s) + H2O(l) + 2e Hg(l) + 2 OH (ag) correto afirmar que o perigo ao ambiente quando a pilha descarrega, ou seja, acaba a reao e so formados como produtos
a b c d e

III. Alguns apresentam glndulas uropigianas. IV. So geralmente vivparos, placentrios. V. O corao dotado de duas cmaras, trio e ventrculo.

VI. Possuem glndulas sebceas, sudorparas, diafragma e hemcias anucleadas. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as classes de animais citadas no Texto 11 e as afirmaes acima:

mercrio metlico e xido de zinco. xido de mercrio e mercrio metlico. xido de mercrio e xido de zinco. xido de mercrio e zinco metlico. mercrio metlico e zinco metlico.

5
a b c d e
UEPA

6
III e II IV e VI I e III I e IV II e V

7
V e VI I e III II e V V e VI I e III

I e IV II e V IV e VI II e III IV e VI

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 12

O Texto 12 refere-se s questes de nmero 33 a 35. Texto 12 O Trinitrotolueno (TNT) um potente explosivo que, ao contrrio da nitroglicerina, relativamente insensvel frico, impacto e agitao. O TNT pode ser sintetizado por diversas rotas sintticas, sendo uma delas esquematizada abaixo:
C H3 R EA O 1 + H 3C Cl AlC l3

HC l

C H3 R EA O 2 + H 2 SO 4 O2 N

C H3 NO 2 + NO 2 T NT 3 H 2O 3 HNO 3

33. A reao 1 classificada como reao de:


a b c d e

reduo. oxidao. eliminao. adio. substituio.

36. Armas qumicas so substncias que, por meio do efeito qumico sobre processos biolgicos, causam morte, perda temporria de funes vitais ou, ainda, prejuzo permanente a pessoas ou animais. Entre as armas qumicas e substncias derivadas de armas qumicas, podemos citar:

O H3C P F O

H C H3C SOMAN

CH3 C CH3 CH3

H C Cl LEWISITA C

34. Na reao 2, o cido sulfrico (H2SO 4 ) atua como:


a b c d e

neutralizador. inibidor. agente redutor. agente moderador. catalisador.

AsCl2

H C C

CN CN CN Cl GS CS CH BBC Br

35. Considere que, numa das etapas do mecanismo da reao 1, a espcie H3C + seja formada. Com relao a essa espcie, correto afirmar que :
a b c d e

formada por ciso homoltica. um carbnion. um carbeno. um on carbnio (carboction). um radical de Carbono (radical livre).

Com relao s substncias citadas acima, correto afirmar que:


a b c d e

o GS CS apresenta configurao E. as substncias SOMAN e LEWISITA apresentam isomeria geomtrica. as substncias GS CS e LEWISITA apresentam isomeria geomtrica. a substncia SOMAN oticamente ativa. a substncia BBC a nica que apresenta isomeria tica.
Pg. 13

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Texto 13 O brbaro que faz rir


Brbaros tambm fazem rir. s vezes, como se diz por aqui, chegam a ser gozados, engraados. Mahmud Ahmadinejad, o presidente do Ir, um brbaro. Vira e mexe, est a pensar e cometer barbaridades. J disse, por exemplo, que o Holocausto durante a II Guerra Mundial no existiu. Alimenta, alm disso, iluses de varrer Israel do mapa. So barbaridades, claro. Agora, o presidente iraniano diverte novamente. Vai Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Provocado a respeito dos direitos dos homossexuais no Ir, como reage Ahmadinejad? Afirma que no existem gays em seu pas. No temos homossexuais no Ir, diz o presidente. A platia cai na risada. Outra parte vaia. O ditador complementa. No Ir, no existe esse fenmeno (do homossexualismo). Mais risos. Mais vaias. No ficou por a o presidente iraniano. Reclamou da recepo pouco amistosa que recebeu na universidade, cujo reitor, ao receb-lo, defendeu o direito de Columbia convidar Ahmadinejad, mas afirmou que o lder se comportava como um ditador cruel e mesquinho e qualificou de ridcula e absurda sua atitude de negar a existncia do Holocausto. () () Mahmud Ahmadinejad provavelmente jamais tenha ouvido algum dizer-lhe de cara o que ouviu na Universidade de Columbia. Talvez jamais tenha sido a olho nu, a poucos metros de distncia, algum vai-lo no extravasamento de repulsa que ele, ditador cruel e mesquinho, naturalmente desperta nos que tm horror barbrie. muito provvel que jamais tenha sido vaiado e ao mesmo tempo sido alvo de deboches por formulaes despropositadas, sem sentido. Por brbaras formulaes, enfim. () () Quem quiser que acredite. Quem quiser que conceda a um presidente, a um ditador como o do Ir, a tolerncia que ele no tem para nada que lhe seja o oposto. Ele um brbaro que faz rir. Mas brbaros so temerrios, inclusive quando fazem rir.
(Jornal O Liberal. Editorial. 26 de setembro de 2007)

Texto 15

(Jornal O Liberal. 30 de setembro de 2007)

37. Relacionando os Textos 13, 14 e 15, um leitor faz as seguintes inferncias:

I.

Nos E.U.A., autoridades estrangeiras, como o presidente do Ir, Mahmud Ahmadinejad, e o Ministro das Relaes Exteriores do Brasil, Celso Amorim, recebem o mesmo tratamento. II. O tema da barbrie est presente nos 3 textos, mas com faces diferentes: a barbrie poltica nos textos 13 e 15 e a educacional no texto 14. III. A tentativa de carteirada, expressa no ttulo do Texto 15, confirma que o ministro brasileiro foi submetido situao vexatria imposta por autoridades aeroporturias do E.U.A. IV. A barbrie educacional descrita por Bourdieu, no Texto 14, tendo como referncia a Frana, tambm ocorre no Brasil, no ensino pblico e privado, em todos os nveis, sintetizada na frase Eu finjo que ensino e voc finge que aprende. Aps a leitura das afirmativas acima, marque a alternativa correta.
a b c d e

A escola exclui, como sempre, mas ela exclui agora de forma continuada, a todos os nveis de curso, e mantm no prprio mago aqueles que ela exclui, simplesmente marginalizando-os nas ramificaes mais ou menos desvalorizadas. Esses marginalizados por dentro esto condenados a oscilar entre a adeso maravilhada [...] e a resignao aos seus veredictos, entre a submisso ansiosa e a revolta impotente. No demoram muito a descobrir que a identidade das palavras (colgio, colegial, professor, secundrio, vestibular) esconde a diversidade das coisas; que o colgio onde os orientadores escolares os colocaram um ponto de reunio dos mais desprovidos; que o diploma para o qual se preparam na verdade um ttulo desqualificado, que o vestibular que podem conseguir, sem as menes indispensveis, os condena s ramificaes de um ensino que de superior tem s o nome; e assim por diante. Eles so obrigados pelas sanes negativas da Escola a renunciar s aspiraes escolares e sociais que a prpria escola inspira; so obrigados, por assim dizer, a engolir o sapo, e por isso levam adiante sem convico e sem pressa uma escolaridade, que sabem no ter futuro.
(A Misria do Mundo. 5 ed. Petrpolis: Vozes, 2003.p.485 In: Revista Educao Especial: Biblioteca do Professor. Bourdieu Pensa a Educao. Ano I. So Paulo: Segmento, 2007.)
a

Texto 14 Escolaridade sem futuro

I, III e IV I, II, e III II, III e IV I, II e IV I, II, III e IV

38. No 4. Pargrafo do Texto 13, as expresses cruel e mesquinho e ridcula e absurda contribuem para caracterizar um ditador e suas barbaridades que fazem rir. No Texto 14, marginalizados, condenados e desprovidos so expresses que confirmam:
a b c d e

a desqualificao de um ensino que de superior s tem o nome. a identidade das palavras que esconde a diversidade das coisas. as conseqncias de uma escolaridade que s depende do aluno. as multifacetadas formas de excluso social e escolar. os nveis dos cursos ofertados aos alunos que a escola exclui.
Pg. 14

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

39. A expresso No temos homossexuais no Ir, usada pelo presidente deste pas, Mahmud Ahmadinejad, esconde uma afirmativa sobre a barbrie cultural que expressa:
a

o orgulho de uma nao que no tem homossexuais, fenmeno tpico do ocidente. o resultado de uma educao rgida que elimina esse fenmeno na sociedade iraniana. uma atitude ridcula e absurda, por no reconhecer a existncia dos homossexuais iranianos. uma atitude tolerante, frente ao comportamento cruel dos homossexuais iranianos. uma represso silenciosa, mas tolerante com os homossexuais iranianos.

40. Jamais tenha ouvido algum dizer-lhe de cara o que ouviu na Universidade de Columbia. A expresso grifada um recurso estilstico, do portugus brasileiro, usado para:
a b c d e

suavizar a reao dos estudantes diante da declarao do ditador. representar o significado de se viver em um regime democrtico. produzir um efeito de sentido que equivale a verdade sem temor. amenizar a maneira como o ditador foi tratado pela platia de estudantes. acentuar o carter cruel e mesquinho do ditador iraniano. do Texto 15 denota,

43. Em Camilo Pessanha, simbolista, assim como nos ultra-romnticos, depara-se com um pessimismo que se faz expresso de um eu lrico atormentado pela prpria existncia. Para esse eu - lrico, a prpria existncia sua inimiga, a barbrie individualista do eu contra o prprio eu, ou ainda contra quem ama. Baseado nessa afirmao, assinale a estrofe camiliana que mais se aproxima da barbrie individualista da luta do eu contra si mesmo ou contra quem lhe prximo. a Chorai arcadas Do violoncelo Convulsionadas Pontes aladas De pesadelo... b Em redor do teu vulto como um vu! Quem as esparze quanta flor! do cu, Sobre ns dois, sobre os nossos cabelos? c Ao longo da viola morosa Vai adormecendo a parlenda Sem que, amadornado, eu atenda A lenga lenga fastidiosa. d "Fez- no bem, muito bem, esta demora: Enrijou a coragem fatigada Eis os nossos bordes da caminhada, Vai se rompendo o sol: vamos embora. e minha pobre me ! No te ergas [mais da cova. Olha a noite, olha o vento. Em runa a [casa nova... Dos meus ossos o lume a extinguir-se [breve. 44. Os valores culturais mudam com o tempo. A intolerncia humana, prova da irracionalidade de nosso comportamento, tende a rechaar de forma violenta os valores que resistem s alteraes culturais decorrentes do processo histrico. H no programa das leituras uma narrativa que recria a situao referida acima. Assinale a opo que contm um excerto dela. a Saudou-me seco, curto pesadamente. Seu cavalo era alto, um alazo; bem arreado, ferrado, suado. E concebi grande dvida. (p.55)
b

41. A primeira frase principalmente:


a b c d e

coragem. insegurana. intimidao. intolerncia. modstia.

42. Os textos 13 e 14 revelam, em comum, entre tantas outras formas da barbrie:


a b c

uma ao preventiva contra os males que pem em risco a sociedade. o horror que a barbrie causa sociedade contempornea. a temeridade que os brbaros provocam no mundo ocidental e oriental, respectivamente. a face cruel da barbrie poltica e social temerria s sociedades. a dissimulao que permite a adeso passiva dos menos favorecidos.
e c

d e

Haveria, porm algum exagero em afirmar que todo o destino dos homens se encontra inscrito no aparelho bucal roedor dos colepteros. (p.18) H milhares de anos que percorria a Terra. Durante muito tempo, enquanto o mundo se conservou tambm ele misterioso, pde andar luz do Sol. (p. 114) A morte tem esta peculiar beleza de ser to clara como uma demonstrao matemtica, to simples como unir com uma linha dois pontos, desde que ela no exceda o comprimento da rgua. Tom Mix dispara seus dois revlveres... (p.19) Era a srio. Encomendou a canoa especial, de pau vinhtico, pequena, mal com a tabuinha da popa, como para caber justo o remador. (p. 77)
Pg. 15

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

45. Leia os excertos a seguir, de CARTA A STALINGRADO, poema de Carlos Drummond de Andrade.
Depois de Madri e de Londres, ainda h grandes cidades! O mundo no acabou, pois entre as runas outros homens surgem, a face negra de p e de plvora, e o hlito selvagem da liberdade dilata os seus peitos, Stalingrado, seus peitos que estalam e caem enquanto outros, vingadores, se elevam.[...] [...] Que felicidade brota de tuas casas! De uma apenas resta a escada cheia de corpos; De outras o carro de gs, a torneira, uma bacia de criana No h mais livros para ler nem teatro funcionando [nem trabalho nas fbricas, todos morreram, estropiaram-se, os ltimos defendem [pedaos negros de parede, mas a vida em ti prodigiosa e pulula como inseto ao sol, minha louca Stalingrado! [...]

46. Leia com ateno os versos a seguir do heternimo lvaro de Campos


No: no quero nada. J disse que no quero nada. No me venham com concluses! A nica concluso morrer. No me tragam estticas! No me falem em moral! Tirem - me daqui a metafsica! No me apregoem sistemas completos, no me enfileirem conquistas Das cincias (das cincias, Deus meu, das cincias!) Das cincias, das artes, da civilizao moderna!

(lvaro de Campos)

Agora, assinale a alternativa que corresponde ao que esses versos expressam.


a

Nesses excertos do poema Carta a Stalingrado, Drummond denuncia a barbrie que foi o cerco de Stalingrado pelas tropas de Hittler. Avalie as seguintes assertivas sobre eles. I. A cada habitante de Stalingrado que tomba, outro se levanta, vingador, e se eleva. Como se sabe, o prprio Drummond, ao organizar sua Antologia Potica, dividiu sua obra em sees. Pela temtica desenvolvida, esses excertos da Carta ficaram na seo A prpria poesia.

II.

III. Carta a Stalingrado , sobretudo, um canto de louvor resistncia diante da barbrie blica e vida que emerge dos escombros da cidade destruda. IV. Em Carta a Stalingrado, funo potica associam-se as funes expressiva e conativa. So corretas alternativa:
a b c d e

Apresentam uma leitura do destino de Portugal, partindo do fenmeno das navegaes at a construo do mito do encobertoo misterioso desaparecimento de D. Sebastio. Definem um erotismo poderoso que nega o platonismo amoroso e busca, na curta existncia, os prazeres materiais da vida. Demonstram o desencanto existencial, particularizado na expresso de um eu lrico que se considera vtima da modernidade - para ele, o conhecimento uma forma de barbrie contra o indivduo. Desenvolvem tema emprestado dos clssicos greco-latinos, como o da brevidade da vida que remete busca imediata do prazer. Revelam a percepo do mundo e a tendncia do ser humano em transformar em smbolos o que v, sendo incapaz, por isso, de compreender o seu verdadeiro significado.

as

assertivas

da

seguinte

I, III e IV II, III e IV I e II III e IV I, II, III e IV

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 16

47. No romance Belm do Gro Par, de Dalcdio Jurandir, a famlia Alcntara, vtima do violento jogo poltico paraense, levada penria quando Antonio Lemos perde o poder. Por esse motivo D. Incia vive desejando alguma convulso violenta que despoje seus inimigos do controle das rdeas do Estado. Em qual dos excertos abaixo identificamos esse modo caracterstico de D. Incia de ver as coisas?
a

48. Certos homens arriscam-se a criar ambientes utpicos para superar um estado de coisas com o qual no concordam, ou com o qual se desiludem, produzindo uma reao de desconforto naqueles que no superaram os limites scio-culturais herdados.

Nunca os Alcntaras na presena do primo atacavam a costureira. Dona Incia junto dele s dizia sem censura: - Essa tua prima tem o demnio nas entranhas. Magra do diabo! ( p.182) E ria, como se o saque do Guam e a conspirao dos quartis partissem dali, de seu fogo, daqueles seus dedos fazendo o jantarinho, jab assada e farofa, o feijozinho macio, que seu Virglio devorava com a pachorra de um esposo bem servido. (p. 218) E ela navegando entre aqueles atrevimentos, ditos, assobios, velas, mar, coisas de barro, copos de cana erguidos a sua passagem. ( p. 135) Antes discutia a poltica, com a naturalidade com que comia os bolos da afilhada e punha a toalha ao ombro, seguindo para o banheiro. Mas diante daquele mal que o atingia como uma doena da velhice, principiava a ver na poltica uma danao, um cido que dissolvia famlias e naes , consagrado edifcio da mentira e da desonra. ( p.221) Logo sentiu obscuramente que a morte na cidade se despojava daquele pudor, decncia e mistrio que a todos transmitia em Cachoeira . ( p. 85)

Nos excertos abaixo, h um, extrado de uma das obras do programa de leituras, que contm, simbolicamente, a situao comentada no pargrafo anterior. Identifique-o e assinale-o.
a

Dorico, j fugaz, disse, completou: a gente vamosembora, morar em cidade grande.... O enterro estava acabado. E outra chuva comeava. (Os Irmos Dagob) Vamos at janela. Que me diz a este ms de setembro? H muito tempo que no tnhamos um tempo assim. (Cadeira) Foi de incerta feita o evento. Quem pode esperar coisas to sem ps nem cabea? Eu estava em casa, o arraial sendo de todo tranqilo. (Famigerado) Quando passava, as pessoas vinham ao caminho e lanavam-lhe flores entranadas por cima do seu lombo de cavalo, ou faziam com elas coroas que ele punha na cabea. (Centauro) Nosso pai no voltou. Ele no tinha ido a nenhuma parte. S executava a inveno de se permanecer naqueles espaos do rio, de meio a meio, sempre dentro da canoa, para dela no saltar nunca mais. A estranheza dessa verdade deu para estarrecer de todo a gente. (A Terceira margem do Rio)

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 17

Texto 16 Conciliacin de dos mundos Oriente y Occidente en un cmic

Coralie Faure Cimac, Mxico, DF

El cmic Perspolis, de Marjane Satrapi, pone en duda la idea de que la mujer Iran es una mujer sometida. Al contrario, en un pas donde la inteligencia y la fuerza poltica del pas fueron eliminados (millares de personas ejecutadas), las mujeres son las primeras actrices de una revolucin discreta y cotidiana, decididas a emanciparse y cambiar las cosas. Persepolis es un cmic histrico que se desarrolla en el Irn contemporneo y autobiogrfico realizado por una mujer Iran, que logr ser una mujer libre en un mundo muy hostil. Marjane Satrapi, quien hoy vive en Pars, tena 10 aos en 1980, cuando la historia inici. Es una nia cultivada, curiosa y rebelde que creci en Tehern, en un ambiente familiar muy progresista cuyo padre sostena que un hombre no puede ser machista con la mujer que ama. El cmic es narrado por alguien con una mirada justa y verdadera, una nia decepcionada por la hipocresa y el consenso de los adultos. En 1979, tuvo lugar una revolucin que llamaron ms tarde islmica, as inicia la historia. Con dibujos sencillos, estilizados y eficaces, Marjane Satrapi cuenta la reaccin de la nia frente al cambio radical que vivi de una escuela laica y mixta, a la escuela islmica con la imposicin de la religin y el pauelo. En el segundo tomo, tiene lugar el largo periodo de 4 aos de guerra contra Irak que conllev un endurecimiento del rgimen en el que al interior de los muros, la gente intenta vivir en una nube de felicidad, pero afuera, ensear su mueca, rer fuerte o llevar tenis nike (smbolo del occidente) es muy reprimido. Llevar el pauelo es todo un arte para las mujeres, Marjane Satrapi describir ms tarde como las Iranes consiguen distinguirse con la vestimenta austera. A sus 14 aos, la adolescente que es demasiado liberal, representa un peligro y es enviada a Europa por primera vez, donde vive el exlio y se enfrenta a la discriminacin que la lleva incluso a esconder su nacionalidad (que hoy reivindica). El ltimo tomo del cmic presenta la reflexin de una Marjane adulta, y occidentalizada de regreso en Tehern. Con ms distancia, describe el absurdo de dos mundos que se enfrentan. En la Republica Islmica, las imgenes recuerdan el sacrificio de los mrtires de la revolucin que invaden las paredes en las calles y el occidente es el smbolo de la decadencia. En occidente, la nueva religin es la de la felicidad superficial permitida por el consumo; ah, el Irn es el sinnimo del mal y los Iranes son vistos como una poblacin integrista y terrorista. De alguna manera, Marjane Satrapi concilia en ella misma los dos mundos, el oriente y el occidente. (www.cimacnoticias.com/noticias/14jun/06. Capturado en 29/09/07)
Glossrio: Cmic: revista em quadrinho / Sostener: sustentar / Dibujos: desenhos / Conllevar: tolerar

49. Sobre a esttica da revista, o Texto 16 afirma que:


a uma histria escrita em dez volumes. b possui desenhos entender.

complexos,

difceis

de

c narra no primeiro volume a guerra do Iraque. d contem gravuras crianas.

imprprias

para

as

e seus desenhos so simples, estilizados e eficazes.

50. Em relao ao contedo da revista quadrinho, o Texto 16 afirma que:


a b c d e

em

ele retrata a beleza do uso do leno pelas crianas parisienses. nele, uma criana narra toda a histria da revoluo islmica. o mesmo conta uma historia desenvolvida no pas chamado Iraque. a autora denigre o uso do leno na cabea das mulheres. o olhar justo de uma decepcionada com os adultos. criana

51. Na frase que la lleva incluso a no 3. pargrafo do Texto 16 a palavra sublinhada se refere a:
a b c d e
UEPA

reflexo nacionalidade discriminao adolescente Europa

52. Verifique se as afirmaes a seguir so verdadeiras ou falsas segundo o Texto 16: ( ) Marjane viajou a Paris quando tinha 10 anos de idade. ( ) Perspolis o nome da revista em quadrinhos. ( ) No Ir, a nova religio a felicidade em ser consumista. ( ) A escola islmica impe o uso do leno na cabea das meninas. A alternativa que apresenta a seqncia correta : a VVFV b VVF-F c FFVV d VFVF e FVFV 53. No 5 pargrafo do Texto 16, afirma-se que: a Marjane queria mostrar a todos sua boneca. Marjane nunca escondeu que nasceu no Ir. c as iranianas no permitido mostrar o pulso. d Marjane fala do endurecimento do povo iraquiano. e o uso do leno depreciante e esteticamente feio. 54. O Texto 16 afirma que, no ltimo volume da revista, o leitor se depara com: a a reflexo de uma iraniana ocidentalizada. b a fuga de uma iraniana para a Frana. c o consenso dos adultos em relao guerra do Iraque. d a no obrigatoriedade do uso do leno pelas crianas. e o poder da religio ocidental no mundo islmico.
Pg. 18

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Texto 16

Texto 17
Palestinian women, far more than men, tend to choose self-sacrifice as an exit from personal despair, says Times Tim McGirk. Since 2002, 88 Palestinian women have attempted suicide bombings; eight have succeeded. Like male suicide bombers, these women often are promised a special place in paradise for their martyrdomperhaps as one of the fairest of the 72 virgins who supposedly greet male martyrs, or as queens. Many of the women are motivated like their male counterparts by a desire to inflict brutal revenge. But in interviews with survivors, Israeli intelligence agents have identified some major differences between female and male suicide bombers. The women tend to be less introverted, older and better educated than the men. They also commonly receive less preparation and training for their attacks, ranging from days to weeks. That might explain why so many women backed away from pulling the trigger at the last moment. One teenager volunteered for suicide missions after she was forbidden to marry her boyfriend. Suicide bombing can be a way to make up for social shame.

(Source : http://www.ateismo.net/ diario/ uploaded_images / maome - virgens -742543.jpg, Sept. 29, 2007.)

(Source: adapted from Inside the Mind of a Female Suicide Bomber, posted on May 3, 2007, 7:54 pm , in http://blogs.wsj. com/ informedreader/ 2007 /05/ 03/ inside-the-mind- of-a- femalesuicide-bomber)

Glossrio: Tend: (v.) ter tendncia a ... / Greet: saudar / Counterparts: parceiros / To inflict revenge: (v.) se vingar / Major: 49. Segundo o Texto 16, a respeito dos homens bomba, correto afirmar que: a chegam aos montes at o reino de Al aps muito sofrimento na terra. b devem manter a ordem para serem premiados com mulheres virgens. c no reino dos cus que eles encontram a verdadeira felicidade. d passaro por uma grande prova para receberem uma recompensa. e so tantos deles que chegam aos cus que est faltando prmios. 50. O Texto 16 est baseado na crena dos radicais do Isl, a qual considera que: a o suicdio a forma ideal para se chegar vida eterna. b Al encoraja o suicdio por motivos pessoais. c existem mulheres virgens para cada homem no cu. d o suicdio ser valorizado e recompensado. e o mais importante para o Isl a fidelidade. 51. De acordo com o Texto 17, correto afirmar que homens e mulheres bomba palestinos decidem se explodir porque ambos: a sero considerados os donos do cu. b so igualmente treinados para esse fim. c recebero a vida eterna como prmio. d possuem forte sentimento de vingana. e esto infelizes em seus casamentos. 52. No texto 17, 2 pargrafo, na sentena They also commonly () to weeks, o pronome sublinhado se refere: a s mulheres bomba. b aos seguidores do Isl.
c d e
UEPA

principal / Introverted: introvertido / Ranging: variando / Pull the trigger: puxar o gatilho / Make up for: compensar

53. De acordo com o Texto 17, correto afirmar que: I. As mulheres bomba so mais velhas e mais bem educadas do que os homens bomba. II. Algumas mulheres tomam a deciso de se tornarem mulheres bomba porque muitas vezes esto infelizes com o rumo de suas vidas pessoais. III. Os homens e mulheres bomba acreditam que possuem um lugar especial nos cus por agirem como mrtires. IV. As mulheres bomba acreditam que, aps a morte, sero transformadas em rainhas ou em virgens que recebero os homens bomba no reino dos cus. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : a I, II, III e IV b I, II e III c II, III e IV d I, III e IV e I, II e IV 54. Aps a leitura dos textos 16 e 17, correto afirmar que: a o nmero de mulheres bomba que chega ao Reino dos Cus superior ao nmero de homens bomba. b homens e mulheres bomba se voluntariam para misses suicidas em igual nmero. c homens e mulheres bomba so bem sucedidos em suas misses porque sabem separar o lado profissional do pessoal. d as mulheres bomba, por serem mais velhas, possuem melhor perfil para misses suicidas. e as mulheres bomba geralmente fracassam em suas misses suicidas, tanto que esto em falta no Reino dos Cus.
Pg. 19

aos homens e mulheres bomba. aos homens bomba. aos agentes da inteligncia de Israel.

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

TEXTO 16
Dans les quatre tomes de Persepolis, Marjane Satrapi nous raconte sa vie en Iran, de lenfance lge adulte. Persepolis nest pas seulement une autobiographie; cest aussi la chronique dun pays toujours en guerre, lIran, qui fut autrefois la Perse. Le titre, Persepolis, renvoie sans doute la ville de Thran.
(http://verdurin.canalblog.com/archives/2005/10/08/876681.html Acesso em 29/09/2007)

52.

Analisando o Texto 17, afirma-se que o(s):


a b c d e

o desenho de Marjane desprovido de referncias culturais. os comentrios de Marjane tm funo teatral e didtica. o desenho de Marjane muito simples. o desenho de Marjane inexpressvo. os comentrios insuficientes.
Texto 18

de

Marjane

so

Glossrio: Tome volume

Autrefois outrora

49.

Sobre o livro Perspolis, citado Texto 16, correto afirmar que:


a b c d e

no

um livro autobiogrfico . um livro de fico. um livro sobre a geografia do Ir. um livro sobre os pontos tursticos de Teer. uma coletnea de poemas.
(http://verdurin.canalblog.com/archives/2005/10/08/876681.ht ml Acesso em 29/09/2007)

50.

Por meio do livro Perspolis, citado no Texto 16, a autora:


a b c d e

revela peripcias de sua infncia. leva o leitor a conhecer as belezas de seu pas. faz um desabafo sobre a situao da mulher. fala de sua vida ntima fala da realidade de seu pas.
Texto 17

Glossrio: Cri grito Soulager aliviar Suffire ser suficiente

53.

A ausncia de relacionada :
a b c d e

fala

no

Texto

18

est

valorizao do comentrio da autora. ausncia de assunto da autora. dificuldade de comunicao da autora. censura da editora. censura do pas de origem da autora.

54.

Aucun cri au monde naurait suffi O

trecho destacado do Texto 18 indica que: I. II.


(http://verdurin.canalblog.com/archives/2005/10/08/876681.html Acesso em 29/09/2007)

tudo j foi dito sobre o Ir. o mundo no sabe nada sobre o Ir. traduzir a dor dos

III. nada poder iranianos.

Glossrio: Pote amiga

Lourd pesado, difcil

IV. somente o desenho poder traduzir a dor dos iranianos. V. o mundo precisa conhecer e respeitar a realidade do Ir.

51.

No Texto 17 do terceiro volume de Perspolis, Marjane adolescente est na ustria, em uma sociedade bem diferente. Na tentativa de integrar-se, sua atitude :
a b c d e

de gratido colegas. de protesto colegas.

pelo pelos

acolhimento maus tratos

dos dos

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta :


a b c d e

IV, III e I I e II III e V II e III V e II

de medo por ser uma mulher. de negao da identidade iraniana, diante da indiferena dos colegas. de orgulho por ser iraniana.

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 20

RASCUNHO

UEPA

PROSEL 2008 3 Etapa Prova Tipo 2

Pg. 21

Das könnte Ihnen auch gefallen