Sie sind auf Seite 1von 6

Renato Janine Ribeiro

Nasceu em 1949 em Araatuba, interior de So Paulo. Graduou-se no curso de Filosofia pela Universidade de So Paulo, mesmo lugar onde defendeu suas teses de doutorado (1984) e livre docncia (1991), e onde, atualmente, leciona a matria de tica e Filosofia. Sua tese de mestrado (1973) foi defendida em Sorbonne, Universidade de Paris, onde passou 3 anos. Seu livro, A Etiqueta no Antigo Regime,visa fazer um estudo sobre a evoluo das normas e condutas sociais partindo de meados da idade media at seu apogeu, entre os sculos XV e XVIII, e, posteriormente, seu declnio, abrindo espao na sociedade do espetculo para a vida privada. Principal fonte deste seminrio foilanado em 1999, pela Editora Moderna.

O fenmeno da etiqueta, principalmente no seu auge, aqui ser abordada no sentido dalogica da corte, onde cada individuo tinha conscincia do lugar que ocupava, e no se ocupava da posio do outro. Abrangia desde as roupas, incluindo as diferenciaes entre modelos, tecidos, enfeites, at o uso da linguagem e o comportamento, as maneiras adequadas para se utilizar em cada ocasio e classe. O apogeu desta exibio se deu com a corte de Luiz XIV, a sociedade do espetculo. Nela pode-se perceber muito claramente a ausncia da privacidade. No separava-se a vida publica da vida privada, que, segundo Felipe Arriz, foi criada pela sociedade burguesa. Os costumes que hoje chamamos por boas maneira levaram muito tempo paraserem construdos e implantados no Ocidente. Tudo isto, a etiqueta, as maneiras e a moda, que vemos claramente no auge desta sociedade de corte, teve origem em algum lugar para que pudesse crescer desta maneira. No podemos, verdade, afirmar a origem da mesma do sentido de gnesis, incio desta mudana, pois ela ocorreu de maneira gradual e lenta, sem que indicasse um estopim inicial. Porem, uma expresso muito relevante dos primrdios deste processo podemos observar ao nos depararmos com a importncia dada honra no mediterrneo feudal. Esta consistiana avaliao publica daquilo que era visvel aos olhos, diferentemente da moral crist, que focava mais nas intenes do ato, esta se preocupava com a repercusso, com aquilo que era visvel. Tanto a honra quanto a honra e a desonra se contentava apenas com as aparncias do fato, e no com ele em si. Ela apenas pertencia nobreza. A honra do nobre, por sua vez, dependia das mulheres que o cercavam, as quais a honra o pertencia, e tambm da honra daqueles que o cercavam, como a de seus desafetos. Por serem considerados incapazes de ter sentimentos, plebeus no detinham honra. Vemos isto em um dos escritos de Andr de Capelo, no Tratado De Amore, onde afirma que gastar cortesia com uma plebeia era perda de tempo, pois estas no sentiam. E caso o desejo fosse intenso, melhor seria estupra-la. NasCartas Persas de Montesquieu, principalmente as 89 e 90, o autor nos mostra a historia de Usbek e Riga, dois persas que olham com olhar de estrangeiros para os costumes, tornando-os estranhos ao olhos daqueles que j haviam se acostumado a eles. Nelas Usbek e Riga mostram estranheza ao notar o motivo que motivava os nobres a ir as guerras, que era a defesa de sua honra. Alm dos outros fatores que pesavam sobre sua honra, a guerra era um dos que mais valiam. Iam para as guerras por amor a luta e a conquista. Em tempos de paz a soluo para desavenas era o Punodor, onde os envolvidos duelavam para solucionar o caso. Prevalecia a destreza na esgrima, e no a justia. Com os duelos banidos restava a difcil escolha do desafiado entre recusar e desonrar-se ou aceitar e morrer, ou ser banido, com honra.

Com a concentrao de territrios sob o poder de um soberano e o fim das guerras privadas, os cavaleiros haviam perdido a possibilidade de conquistar terras e riquezas atravs da luta. Sem duelos ou guerras era necessrio uma vlvula de escape para o ardor guerreiro dos nobres, para tanto fora criado os torneios, que tambm serviam para rememorar seus tempos de batalhe, e para ser rememorado pelos que o assistiam. Havia trs maneiras de ser um nobre. A primeira e mais forte era a hereditariedade, o sangue. A segunda, nem sempre bem aceita, era a da meritocracia, conquistar a nobreza por ter atitudes nobres. A terceira era aquela concedida pelo soberano. Esta ultima, em razo do poder cada vez maior atribudo ao soberano, e do decaimento dos duelos e da principal fonte de honra que eram as guerras, vai cada vez tornando-se mais importante, at o ponto em que a nobreza passou a fluir do trono. Para tanto, com a ausncia de oportunidades para se praticar a honra da maneira guerreira que a nobreza estava habituada, a etiqueta vem como uma forma de domesticao da honra. A etiqueta desabrocha no Ducado de Borgonha. Em 1363 o rei Joo, o Bom, concede a seu filho Felipe, o Audaz, um ducado. Este posteriormente adquire Flandres pelo casamento. Como era rica em manufatura de txteis e importava algodo da Inglaterra, teve que manter-se neutro na Guerra entre Frana e Inglaterra (100 anos). O ducado vai crescendo at o ponto de se tornar, de fato, independente, porem no por direito, pois era vassalo do rei da Frana. Esta vassalagem de pouco lhe pesava na pratica, porm lhe feria na honra. Prximo ao fim do ducadoo prncipe exige a iseno do juramento feudal. nesta sociedade catica que se torna importante a etiqueta. Esta acaba vindo como estratgia de concentrao de gloria e exaltao em torno da figura do prncipe(duque). Nasce como um ritual preciso de adorao a sua figura. Inicia-se uma busca de uma vida bela, superior, inalcanvel, como forma de elev-lo ao inatingvel. Utiliza-se da cavalaria e da etiqueta para se elevar, e inspira-se em ritos e palavras santas para lhe conferir um carter sagrado e inmeras festas comeam a ser feitas em sua homenagem. Podemos observar, a partir do sculo XIII, um crescente numero de documentos que tem como foco a preocupao europeia em refinar os costumes. Norbert Elias faz uma compilao de vrios destes manuais e canes. Entre os autores destes documentos temos Tannhauser (sc. XIII) e Erasmo de Rotterdam (sc. XIV). Em ambos, como tambm em outros, v-se inmeras criticas aos costumes rsticos que ainda prevalecem no meio nobre. Erasmo, por exemplo, ensina que somente um campons assoa o nariz no bon ou na roupa, e que somente um vendedor de peixes no brao ou no cotovelo. Podemos perceber claramente a distino entre os camponeses e o meio nobre, e a quem esta etiqueta estava destinada. Existe um desenvolvimento que vai mudando atos outrora considerados comuns em rudes, tais como cuspir, coar-se, comer usando as mos, soltar gases ou beber no mesmo copo.

A primeira explicao que surgiu para tal fenmeno foi a religiosa. Esta, ao descrever o corpo humano como templo do Esprito do Senhor, ensina que o fato de segurar, suportar incmodos, seria uma espcie de autoflagelo, uma penitencia a ofertar, mortificando a carne a fim de engrandecer o Esprito. Com a falta de aderncia primeira explicao ao fenmeno, em pouco tempo outra se forma. A razo agora era a polidez. No agir de forma inconveniente ao outro, afim de no incomoda-lo. Portanto no se deixava mais de cuspir por penitencia, mas porque esta ao pode causar algum constrangimento naqueles que esto presentes. Por fim, a razo que permanece aquela que coloca os novos hbitos como saudveis e higinicos. A funo maior da etiqueta era a distino social, separar nobreza da plebe. Porem as boas maneiras apenas so capazes de romper a rudez e o refinamento, mas separar graus de nobreza seria muito mais difcil de observar somente pelas maneiras. Outro problema que estas so facilmente aprendidas e apropriadas, consequentemente, a burguesia em ascenso assim o fazia. Por estas razes entra a importncia da moda nesta sociedade, pela qual se pode observar claramente as classes, que ficam visveis aos olhos. Na moda: se confirma a qualidade do criador de moda, atestando sua superioridade social, ela tambm o induz a abandonar sua criao e a propor novas. A moda questo de velocidade, de tornar efmero o belo; de grifar uma assinatura mais importante que a obra exposta(RIBEIRO, p.20)

Desde que algo apropriado pela burguesia, outro aparece em substituio, e assim ano aps ano, estao aps estao. A utilizao de roupas ou acessrios ultrapassados passa a ser ridicularizada. Alm disso, o fato de um burgus vestir-se e agir como um nobre, por si s j motivo de zombaria por quem sabe que este no o , porque aquilo no cabe a um burgus. Ou seja, o luxo vem cobrir a necessidade que havia da distino social, no momento em que a burguesia reclamava ascenso copiando e a nobreza vetava intrusos inovando.

Trajes da classe trabalhadora e da aristocracia, de S. leClerc, final do sec XVII.

Moda Burguesa, de N.Gurard, 1690.

A juno de quase todos os fatores que a etiqueta abrange desemboca na festa. nela que as maneiras, a moda, os privilgios e a dana se expressam com toda intensidade. O auge foi atingido com a sociedade de Luiz XIV, com sua busca pela perfeio. A dana deveria ser como os ritmos que movem o universo. Com ele tudo na corte tornava-se um espetculo e as funes corriqueiras passam a grandes eventos.Vemos a tamanha importncia dada a isto por Luiz XIV no caso de Voux, onde Foucquet, o chefe das finanas do Rei Sol, da uma festa esplendorosa, e, de to boa que fora, demitido e preso. Isto por que no se deve dar uma festa melhor do que as do prprio rei. Por fim, o rei contrata os artistas e artesos da festa e responde com Os prazeres da Ilha Encantada, uma festa nos terrenos de Versalhes. O cotidiano se embeleza e a espontaneidade, por sua vez, no convm, pois sabotaria o espetculo. Toda a corte v o rei se levantar, se alimentar, num cerimonial quase litrgico, o qual era uma honra participar. Os gestos, alm de tornar belo, servem para organizar e hierarquizar a corte. Onde sentar-se, como cumprimentar e por quanto tempo, quem acompanhado a sada por um porteiro e quem por dois. Tudo esta nitidamente discriminado. Na maior parte das vezes estas atribuies eram feitas pelo rei, o que gerava competio e, consequentemente, agregava mais poder ao prprio rei. As posies so muito bem repartidas, no havendo espaos para duvida nem para erros dentro desta hierarquia. No havia, portanto, espao para sentimentos que, na maioria das vezes, deveriam ser reprimidos. Porem numa sociedade onde os casamentos no presumem amor, a etiqueta tinha funo de canalizar sentimentos, acabando por mais faz-lo que ferir os mesmos. Aps a viuvez e a proximidade com a marquesa de Maintenon, Luiz XIV pouco aparece em publico e passa a tornar-se mais religioso. Desta forma a corte acaba ficando sem seu sol, e vai perdendo seu brilho. Tambm as pessoas de alta linhagem no tinham mais dinheiro, aceitando pessoas da burguesia nas mesas de jogos, ou seja, introduzindo-as no convvio. A hierarquia vai perdendo sua expresso visvel.

Com Maria Antonieta vem o trunfo da vida privada. Nestes tempos as obrigaes da corte j eram vistas como estorvo. A rainha tinha preferencias pelos amigos no lugar da aristocracia. O auge vem quando abandona as grandes construes de Versalhes trocando-as pelo espao privado do Pequeno Tranon. A partir daia etiqueta foi cada vez mais perdendo seu valor. Claro que no chegaram ao ponto de se perderem totalmente. Podemos observar ainda hoje fortes influencias destas sociedade de corte, tais como a moda das estaes, as assinaturas que valem mais que os prprios produtos, regras de etiqueta ainda utilizadas hoje e coisas que nem percebemos, como o simples uso de talheres ao se alimentar, ou o incomodo ao ver algum cuspir ou eliminar gases. Enfim, muitas destas normas no deixaram de existir, porem hoje ou no as percebemos ou estas no so to relevantes como outrora. Talvez precisssemos de uma verso atual das Cartas Persas de Montesquieu para percebermo-las.

Utilizao de Multimdia: -Filme: Le RoiDanse (O Rei Dana), Frana,2000, direo de Grard Corbiau. -Filme: La prise de pouvoir par Louis XIV (O Absolutismo A Ascenso de Lus XIV), Frana, 1966, direo de Roberto Rossellini. -Filme: Marie Antoinette(Maria Antonieta), Columbia Pictures, 2006, direo deSofia Coppola.

BIBLIOGRAFIA:
RIBEIRO, Renato Janine. A Etiqueta do Antigo Regime. So Paulo: Moderna, 1999. ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Uma Histria dos Costumes.vol.1. Rio de LAVER, James. A roupa e a moda. Uma histria concisa. So Paulo, Companhia das Letras, 1996. LIPOVETSKY, Gilles. O Imprio do Efmero, a moda e seu destino nas sociedades modernas. So Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen