Sie sind auf Seite 1von 22

Conceituando sade

AULA

Metas da aula

Expor diferentes conceitos de sade, os principais pontos de debate das grandes conferncias sobre sade, e destacar a importncia da ao educativa na promoo da sade.

objetivos

Esperamos que, aps o estudo do contedo desta aula, voc seja capaz de: Descrever diferentes conceitos de sade. Diferenciar preveno e promoo da sade. Reconhecer algumas caractersticas e os principais avanos das grandes conferncias em sade. Destacar a importncia da ao educativa na promoo da sade. Desenvolver uma viso holstica do homem em detrimento de uma viso fragmentada.

Educao em Sade | Conceituando sade

INTRODUO

Com esta aula, voc est iniciando uma srie de quinze aulas da disciplina Educao em Sade. Nosso objetivo consiste em abordar e analisar criticamente a complexidade que envolve o campo da sade, assim como capacit-lo para trabalhar com esta disciplina no Ensino Fundamental e Mdio. Para isso, iremos apresentar e discutir diferentes conceitos, mas, principalmente, relatar e interpretar situaes reais do cotidiano em que esses conceitos, funcionando como referencial terico, podero servir de base para a anlise da situao relatada. Fique atento s notcias de jornais e revistas e da televiso, pois elas podero enriquecer o seu estudo, ao fornecerem novas informaes e descobertas no campo da sade ou apresentarem situaes reais para anlise. Alis, que atento, principalmente, ao que acontece ao seu redor (ocorrncia de doenas, acidentes, discusses sobre questes relacionadas sade etc.), s caractersticas e alteraes do ambiente mais prximo e s condies de sade e modo de vida das pessoas com as quais convive. Desta maneira, voc poder aprender de forma mais dinmica e curiosa. Sempre que possvel, portanto, esteja preparado para entrar em ao em sua casa, local de trabalho ou comunidade, pois muitas das tarefas que sero propostas necessitaro de sua participao ativa e crtica nos locais onde habita. Bem, como voc j deve estar percebendo, esta disciplina no pretende apenas inform-lo, mas tambm incentiv-lo a tornar-se um cidado mais ativo e participante em relao s questes de sade. Mas, calma! No se assuste! Comearemos bem devagar! Nesta primeira aula, trabalharemos uma parte mais terica, mas essencial para as prximas aulas, pois apresentaremos e discutiremos os diferentes conceitos de sade, indicando qual ser adotado em nosso trabalho. importante car atento s aulas iniciais para compreender que referenciais tericos esto sendo utilizados para embasar os conceitos que abordaremos, uma vez que todas as demais aulas sero elaboradas tendo como base esses referenciais.

O QUE SIGNIFICA TER SADE?


Considerando que este curso trata de educao em sade, parece-nos pertinente, em primeiro lugar, discutirmos o signicado da palavra sade. Se voc sasse por a perguntando s pessoas que encontrasse pelo seu caminho o que ter sade, certamente ouviria algumas respostas parecidas com estas:

CEDERJ

E para voc, o que ter sade? Que resposta(s) se assemelha(m) ao seu conceito de sade? Que tal escrever no quadro a seguir o seu conceito de sade, antes de prosseguirmos?

Agora, observe o seu conceito e os demais e pense: ser possvel denirmos sade de forma unvoca, ou seja, ser que s existe um conceito, um nico signicado de sade? Ou ser que o conceito de sade expressa mltiplos sentidos como decorrncia da integrao dos sujeitos com as suas diferentes formaes prossionais, nveis de educao, modos de vida e ambientes? Se a palavra sade empregada em diferentes contextos histricos, sociais, lingsticos etc. , ela se apresenta de diferentes formas, pois depende das experincias individual e coletiva. Assim sendo, a palavra sade admite uma pluralidade de leituras possveis (...) marcada por diferentes sentidos (BIRMAN, 1999, p. 7). Essa questo da pluralidade central em nossa discusso. Plurali o qu?, voc deve estar se perguntando! O que signica, ento, a palavra pluralidade? O que ser plural em relao ao conceito de sade? Pluralidade, do latim pluralitate, signica qualidade do que plural, variado, diversicado. Na verdade, a pluralidade de leituras possveis, a que se refere Joel Birman (1999), diz respeito possibilidade de abrir um leque de conceitos que tentam superar um signicado nico, denido pela Biologia e pelas Cincias da Natureza.
CEDERJ 9

AULA

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

Isso s foi possvel devido insero de outras reas, especialmente das cincias sociais e humanas, no campo da sade pblica, pois permitiu a discusso acerca do modelo de sade que era e ainda , infelizmente, adotado por alguns prossionais o modelo biolgico e naturalista de se pensar e denir sade. Esse modelo reduz as questes de sade aos seus componentes biolgicos, negligenciando todos os demais fatores que interferem no binmio sade/doena. As discusses acerca desse modelo propiciaram signicativas mudanas no campo da sade para... avanar! Avanar, sobretudo, pela valorizao e incorporao de outras reas como a Sociologia, Antropologia, Histria, Psicanlise, Filosoa e Ecologia. A incorporao das contribuies tericas dessas diversas reas propiciou uma percepo da relao sade/doena com um nvel de complexidade que antes no era visualizado. Isto fez com que, ao se falar de sade hoje, seja necessrio realizarmos o grande esforo de nos debruarmos sobre suas complexas relaes com elementos de natureza diversa psquica, social, antropolgica, histrica. Isso quer dizer, em suma, que novos sentidos foram atribudos palavra sade e que esses sentidos se articulam no espao social. Com isso, a sade, que at o incio do sculo XX era tida como um mero estado de ausncia de enfermidade ou doena fsica, passou a se converter em algo mais do que o mero estado de no estar enfermo (EPP, 1996, p. 25). Essa nova compreenso de sade foi apropriada pela Organizao Mundial de Sade (OMS) que, desde 1948, passou a denir sade como estado completo de bem-estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doena. Essa nova concepo de sade difundida pela OMS veio ampliar a denio e compreenso do termo sade, mas ainda no deu conta da complexidade do que seja estar com sade nos dias atuais. Por isso, novos aspectos como a relao com o meio ambiente foram incorporados sua denio. Mas, espere! Vamos parar por aqui agora! Numa de nossas prximas aulas, voltaremos a abordar essa questo. Que tal agora fazer uma atividade para trabalhar um pouco com o conceito de sade?

10

CEDERJ

ATIVIDADE ESQUISANDO CONCEITOS DE SADE . Nesta atividade, voc dever realizar uma pequena pesquisa sobre o onceito de sade com pessoas de diferentes idades, prosses, escolaridades nveis socioeconmicos. Lembre-se de que, ao encontrar-se com as pessoas serem entrevistadas, voc dever apresentar-se, explicar o objetivo desta equena pesquisa e garantir o anonimato das respostas. Se for possvel, e o entrevistado permitir, use um gravador. Caso contrrio, registre numa folha a resposta dada. Tenha o cuidado de no alterar esta resposta.

!
Esta atividade um exerccio de coleta de dados. Se voc estivesse, realmente, desenvolvendo uma pesquisa, deveria dirigir-se aos possveis entrevistados por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o qual deveria ser assinado, caso o entrevistado consentisse em participar da pesquisa.

Passe para o quadro a seguir os resultados da sua pesquisa. Aps registrar as respostas, verique se as mesmas esto mais relacionadas viso de sade como ausncia de doenas ou denio adotada pela OMS. Marque um x na coluna em que a resposta estiver associada. PERGUNTA A SER RESPONDIDA O que sade?
Entrevistado Resposta Sade como ausncia de doenas ( ( ) ) Denio adotada pela OMS ( ( ) )

Criana com at 10 anos. Adolescente com at 16 anos. Adulto com Ensino Fundamental (1 a 4 sries). Adulto com Ensino Fundamental (5 a 8 sries). Adulto com Ensino Mdio. Professor de Cincias/Biologia. Professor de outra rea: _________ ______________________________ Prossional da rea de sade:____ ______________________________ Prossional da rea de comrcio: ______________________________ Pessoa a escolher:_______________ _____________________________

( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) )

( ( ( ( ( ( (

) ) ) ) ) ) )

CEDERJ

11

AULA

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

Analise as respostas obtidas, de modo a identificar se ocorreu a predominncia de uma das concepes. A que concluso voc chegou? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

provvel que voc tenha identicado, nas falas, as duas concepes. tambm possvel que no tenha ocorrido a predominncia de uma concepo sobre a outra. Pode ser, ainda, que voc tenha encontrado respostas que no se enquadrem em nenhum dos dois tipos de conceito, o que permite concluir a coexistncia de diferentes percepes acerca do termo sade. No se assuste, porm, se voc encontrou apenas respostas relacionadas a uma das concepes. Certamente, isso ocorreu devido ao tamanho reduzido da sua amostra.

UM POUCO DA HISTRIA DA RELAO MEDICINA/SADE


Bem, que tal agora conhecer um pouco da histria da relao medicina/sade? Vamos l! At o sculo XVIII, a Medicina referia-se sade e s qualidades que deveriam ser mantidas. A prtica mdica do perodo Pr-Revoluo DIETTICA
rea da Medicina que se dedica ao estudo das dietas.

Industrial destacava regras de vida e de alimentao que o indivduo deveria impor a si mesmo, com destaque para o regime e a (COELHO e ALMEIDA FILHO, 2003). No sculo XIX, a Medicina passa a congurar-se como cincia. Uma cincia experimental. Isso ocorre num momento em que a burguesia funda uma nova ordem: a ordem econmica capitalista. A industrializao e a maior complexicao do trabalho exigiam, ento, novas normas e padres de comportamento. Questes como o rendimento e a sade do indivduo vm tona por serem fundamentais e indispensveis ao bom funcionamento dessa nova engrenagem social (FOUCAULT, 1980 in COELHO e ALMEIDA FILHO, 1999). O desenvolvimento da Medicina esteve vinculado ao desenvolvimento da Biologia, incorporando alguns conceitos. Assim,
DIETTICA

12

CEDERJ

biomdico, alicerce da medicina moderna cientca. A concepo mecanicista de vida trabalha com a viso de corpo humano como uma mquina perfeita composta por peas que devem funcionar adequadamente e estabelece uma forma de entender a sade como o funcionamento normal e regular desse corpo. O binmio sade/ doena refere-se a este funcionamento: sade o perfeito funcionar da mquina, enquanto doena seria qualquer tipo de avaria ou dano nesses mecanismos. Em decorrncia dessa viso mecanicista de corpo e de sade, a funo da medicina moderna seria restabelecer o bom funcionamento da mquina humana por meio de manipulao tcnica. O homem poderia ser consertado e programado como qualquer mquina. A partir da segunda metade do sculo XIX, novos padres de comportamento emergem no mbito da medicina geral e mental e tambm das cincias humanas (Sociologia e Psicologia). s reas de Psiquiatria, Psicologia e Sociologia cabia a tarefa de listar possibilidades de rendimento do homem, suas capacidades e parmetros de funcionamento social normal. O sculo XX foi marcado por profundos avanos na rea da Biologia Molecular. Esses avanos possibilitaram a identificao de erros inatos do metabolismo. Assim, se poderia pensar que a prpria Natureza erra. Coelho e Almeida Filho (1999), j citados anteriormente, armam que uma doena determinada geneticamente pode ser entendida como um mal-entendido. Desse modo, deixa de ser uma responsabilidade individual ou coletiva, pois no h um autor, um responsvel individual: um acaso gentico. Se, no sculo XIX, o mdico visava a restabelecer o estado vital inicial (as qualidades de vigor, exibilidade e uidez) afastado pela doena, no sculo XX ele pode intervir mais diretamente e at mesmo decidir sobre a gerao ou no de indivduos doentes (doena por fatores genticos, por exemplo).

CEDERJ

13

AULA

est presente no que o autor Fritjof Capra (1982) chamou de modelo

a concepo mecanicista de vida inuiu no pensamento mdico e

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

Ao longo da histria da Humanidade, a sade e a doena assumiram diferentes signicados. O prprio conceito de cura tambm assumiu mltiplos signicados. O conceito de sade, intimamente ligado ao conceito de vida, no pode ser denido com preciso. Capra (1982) diz que o que se entende por sade depende da concepo que se possua do organismo vivo e de sua relao com o meio ambiente. Entretanto, pode-se observar que h mudanas nesta concepo de uma cultura para outra e, mesmo, de uma rea para outra o que acarreta, conseqentemente, modicaes na prpria noo de sade.
O amplo conceito de sade necessrio nossa transformao cultural um conceito que inclui dimenses individuais, sociais e ecolgicas exige uma viso sistmica dos organismos vivos e, correspondentemente, uma viso sistmica de sade (CAPRA, 1982, p. 117).

Autores como Capra (1982) e Luz (1979) tm considerado o conceito proposto pela Organizao Mundial de Sade um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no meramente a ausncia de doenas ou enfermidades um tanto quanto irreal, utpico ou at mesmo potico, uma vez que no permitiria medir a extenso da ausncia de sade na populao brasileira ao longo de sua histria (LUZ, 1979, p. 165). Em contrapartida, Capra (1982) considera que a natureza holstica da sade revelada e imprescindvel para que se possa entender o fenmeno da cura. De acordo com a teoria holstica, o homem um todo indivisvel, e que no pode ser explicado pelos seus distintos componentes (fsico, psicolgico ou psquico), considerados separadamente (FERREIRA, 1993). Madel Luz (1979, p. 166) acredita que a sade, como estado positivo, deve ser entendida como um conjunto de possibilidades de a coletividade produzir e se reproduzir como coletividade, isto , como criao coletiva constante das condies de existncia da prpria sociedade. Assim, o termo sade nos remete s condies globais em que se d a produo social e inclui, por esse motivo, as condies globais de vida: habitao, alimentao, repouso, educao e mesmo a participao

14

CEDERJ

biolgico e social. Contudo, a prpria visualizao do binmio sade/doena no pode mais ocorrer em termos de associaes causais imediatistas e restritas. Devemos afastar-nos de um entendimento puramente clnico de doente e no-doente, o que poderia ser correlacionado a uma viso maniquesta. A anlise da complexidade da sade deve ocorrer em um contexto social, econmico, cultural, poltico, histrico e antropolgico. Isso amplia a prpria dimenso de homem, que deixa de ser apenas um ser fsico, ocasionalmente relacionado a um episdio de doena, mas, sobretudo, um ser social, com as implicaes das diversas comunidades em que vive, regido por culturas diferentes, num determinado tempo histrico (MEIRA, 1979). Os conceitos de sade e de doena, nessa perspectiva, estariam estritamente vinculados prpria relao do homem com o seu meio ambiente. A sade no seria determinada, predominantemente, pela interveno mdica, mas pela resultante dos fatores envolvidos. Sobre a atuao mdica e o fenmeno da cura, Capra (1982, p. 134) arma:
(...) os mdicos tm que lidar com o indivduo como um todo e com sua relao com o meio ambiente fsico e social. (...) O fenmeno da cura estar excludo da cincia mdica enquanto os pesquisadores se limitarem a uma estrutura conceitual que no lhes permite lidar signicativamente com a interao de corpo, mente e meio ambiente.

O mesmo autor salienta a necessidade de superao do modelo biomdico e suas implicaes:


A adoo de um conceito holstico e ecolgico de sade, na teoria e na prtica, exigir no s uma mudana radical na cincia mdica, mas tambm na reeducao macia do pblico (...) isto estar ligado, em ltima instncia, a uma completa transformao social e cultural (1982, p. 155; in COSTA, 1992).

CEDERJ

15

AULA

doente ou sadio no pode se dar com excluso de seu meio fsico,

decisria nos diversos nveis da vida social. A observao do indivduo

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

ATIVIDADE ULGANDO CASOS 2. Analise as seguintes situaes: Situao 1: O mdico A est atendendo um paciente com verminose. Ele se preocupa em cuidar da doena de seu paciente. Ministra medicamentos visando eliminao imediata do parasita. Como atende rapidamente seus pacientes, pode atender muitos durante o seu horrio de trabalho. Situao 2: O mdico B est atendendo um paciente com verminose. Ele inicia a consulta conversando sobre a vida do doente. Pergunta, inclusive, se ele sabe o que ele tem e como chegou a essas idias (que observaes realizou em seu prprio cotidiano?). Discute com o paciente questes sobre higiene geral, ingesto de alimentos e gua, relacionando-as com o ambiente de vida desta pessoa (condies de moradia e saneamento bsico da localidade onde ela habita). Prescreve medicamentos visando eliminao do parasita. Com esse tipo de atendimento, poucos pacientes so atendidos durante o seu horrio de trabalho. Considerando os textos lidos anteriormente, qual dos dois procedimentos mdicos se aproximaria de uma viso mais integrada de sade? Justique a sua resposta. _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __________________________________________________________________

RESPOSTA COMENTADA

Se voc considerou o mdico A como o que mais se aproxima de uma viso integrada de sade, ainda no entendeu bem o que isso signica; por isso, seria importante voltar a ler os textos apresentados. Se a sua resposta foi o mdico B, voc est correto. O mdico B realiza um trabalho de cunho educativo, conversando com o paciente e discutindo solues para o problema identicado na conversa, de acordo com as possibilidades/condies de existncia da pessoa. Faz uso do medicamento para sanar a doena, mas, como fruto desse processo educativo, possibilita a construo de um outro entendimento sobre a realidade, que pode ser evidenciado na adoo de diferentes atitudes, aliado a uma nova postura poltica de busca por melhores condies de vida e por sade. Agora que j discutimos bastante o conceito de sade, que tal conversarmos um pouco sobre duas outras palavras que tambm ocasionam muita polmica: preveno de doenas e promoo da sade? Mas antes de continuar a ler, tire uns minutinhos para levantar um pouco, esticar as pernas e braos e beber um pouco de gua, caf ou suco.

16

CEDERJ

Relaxou um pouco? Vamos, ento, avanar no nosso referencial terico, estudando os conceitos de preveno e promoo da sade. Nesse ponto da aula, adotamos, como base de nossa discusso, os textos de Dina Czeresnia (2003), de Paulo Sabroza (1994) e de Gasto W. Campos, Regina B. de Barros & Adriana M. de Castro (2004), listados nas referncias. Inicialmente, vamos reetir sobre os conceitos? O que preveno de doenas? E promoo da sade? Voc saberia denir esses termos? Vamos ao dicionrio: prevenir dispor com antecipao, ou de sorte que evite dano ou mal; chegar, dizer ou fazer antes de outrem; interromper, atalhar (FERREIRA, 1993, p. 441) ou ainda impedir que se realize (idem, 1986). A preveno tem como base o conhecimento epidemiolgico moderno e visa a controlar a transmisso de doenas infecciosas e a reduzir o risco de doenas degenerativas ou outros agravos, por meio de aes antecipadas que tornariam improvvel o progresso posterior dessas doenas. Baseia-se em divulgao de informaes cientcas e em recomendaes de mudanas de hbitos e comportamentos. E promoo da sade? O que podemos pensar sobre esse conceito? Para Cadei (2004):
Diferentemente da concepo de preveno de doenas, que se caracterizava pelo forte apelo mdico, a concepo de promoo da sade no se restringe somente aos procedimentos mdicos, uma vez que concebe a sade como uma produo social (CADEI, 2004, p. 49).

A origem do conceito de promoo da sade remonta antiga educao sanitria, pois, segundo Fortin, citado por Ferraz (1999, p. 19), ao incorporar a importncia do impacto das dimenses sociais, econmicas, polticas e culturais, o conceito de educao sanitria transformou-se em conceito de promoo de sade. Durante a Primeira Conferncia Internacional Sobre Promoo da Sade, realizada em Ottawa, no Canad, em novembro de 1986, foi redigida a Carta de Ottawa, a qual apresenta a seguinte conceituao de promoo da sade:

CEDERJ

17

AULA

PREVENO DE DOENAS E PROMOO DA SADE

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

[...] nome dado ao processo de capacitao da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e sade, incluindo uma maior participao no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar fsico, mental e social os indivduos e grupos devem saber identicar aspiraes, satisfazer necessidades e modicar favoravelmente o meio ambiente. A sade deve ser vista como um recurso para a vida, e no como objetivo de viver. Nesse sentido, a sade um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades fsicas. Assim, a promoo da sade no responsabilidade exclusiva do setor de sade, e vai para alm do estilo de vida saudvel, na direo de um bem-estar global (BRASIL, 2001, p. 19).

A amplitude do conceito de promoo da sade uma tentativa de abarcar as inmeras interfaces da sade. Portanto, promover dar impulso a; fazer avanar; causar, originar; diligenciar para que se realize; elevar a (cargo ou classe superior); fazer promoo de (FERREIRA, 1993, p. 445). mais amplo do que preveno e refere-se a medidas visando ao desenvolvimento da sade e do bem-estar gerais (LEAVELL e CLARCK apud CZERESNIA, 2003, p. 45). Dina Czeresnia (2003) discute o conceito de promoo da sade. Segundo a autora, esse conceito tradicional e vem articulando o discurso e as perspectivas de redirecionar as prticas de sade a partir dos anos 80. Foi denido por Leavell e Clark, em 1976, como um dos elementos do nvel primrio de ateno em medicina preventiva (CZERESNIA, 2003, p. 39). Recentemente, esse conceito foi retomado e enfatizado, principalmente no Canad, EUA e Europa ocidental, e resgata o pensamento mdico social do sculo XIX, armando as relaes entre sade e condies de vida (CZERESNIA, 2003, p. 39). Mas, por que ocorreu essa revalorizao? Isso se deu por causa da percepo de que o que vem sendo gasto com assistncia mdica no corresponde a resultados signicativos; ou seja, embora o custo da assistncia mdica venha aumentando, no se consegue, apenas com uma abordagem mdica, enfrentar, adequadamente, os problemas decorrentes das doenas infectocontagiosas ou de doenas crnicas no-transmissveis em populaes compostas, cada vez mais, por um nmero maior de pessoas idosas (CAMPOS, BARROS e CASTRO, 2004).

18

CEDERJ

neoliberal. Assim, um elemento central do discurso da promoo da sade fortalecer a idia de autonomia dos sujeitos e dos grupos sociais. Na verdade, essa uma autonomia regulada, onde a livre escolha segue a lgica do mercado. Em contrapartida, as responsabilidades do Estado sobre a sade vo sendo diminudas ao mesmo tempo em que aos sujeitos delegada a tarefa de tomarem conta de si mesmos. Isto gera um processo de responsabilizao e culpabilizao crescentes, o que quer dizer: cada indivduo responsvel e culpado por seu estado (de sade e de doena). Algumas perspectivas progressistas, entretanto, enfatizam outra dimenso de promoo da sade, onde a elaborao de polticas pblicas intersetoriais, que esto voltadas melhoria de qualidade de vida, tm lugar de destaque. Nessa perspectiva, a promoo da sade alcana um nvel de abrangncia muito maior que a sade, incluindo todo o ambiente, elementos fsicos, psicolgicos e sociais, em dimenso local e global.

Intersetorialidade o processo de construo compartilhada, em que diversos setores envolvidos compartilham saberes, linguagens e modos de fazer que no lhes so usuais, mas pertencem ou so especcos de um dos setores envolvidos (parceiros). Implica na (sic c) existncia de algum grau de abertura em cada setor parceiro para dialogar, estabelecendo vnculos de co-responsabilidade e cogesto pela melhoria da qualidade de vida da populao. Deve responder s necessidades de sade de uma coletividade, incluindo a populao no percurso do diagnstico da situao avaliao das aes implantadas (CAMPOS, BARROS e CASTRO, 2004, p. 3).

As diculdades na operacionalizao de projetos em promoo da sade decorrem, principalmente, da prpria consolidao da medicina moderna e da sade pblica. Paulo Sabroza (1994) dene sade pblica/sade coletiva como campo de conhecimento e de prticas organizadas institucionalmente e orientadas promoo da sade das populaes. Esta institucionalizao se d por articulao com a Medicina. As prticas mdicas em sade se estruturam como tcnicas fundamentalmente cientcas, cujas razes encontram-se na efetiva utilizao do conhecimento cientco. A organizao institucional das prticas em sade circunscreve-se a partir de conceitos objetivos no de sade, mas de doena (CZERESNIA, 2003, p. 41). E, que doena? Com que signicado? Uma doena que

CEDERJ

19

AULA

que esta nova sade pblica ocorreu em um cenrio capitalista

No podemos deixar de observar e especialmente ressaltar

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

parece ter vida prpria, desconectada do prprio corpo do doente. O prprio corpo tambm desconectado do conjunto de relaes da vida do indivduo, de modo que a prtica mdica entra em contato com rgos e funes, e no com pessoas (CANGUILHEM, apud d CZERESNIA, 2003). Este fracionamento do corpo leva ao prprio fracionamento do homem em suas partes. Como se a pessoa, doente ou no, fosse uma soma de partes do seu corpo. A questo central, ento, pode ser assim resumida: se as prticas de sade pblica se estruturam em torno da doena, como podem ser responsveis pela promoo da sade? E mais: como essas prticas podem efetivamente promover sade, se no levam em considerao a distncia entre o conceito de doena (construo mental) e o de adoecer (experincia de vida)? A diferena entre promoo e preveno, pequena, porm radical, d-se por meio da relativizao entre conhecimento e operacionalizao nas prticas de sade, o que requer uma verdadeira transformao de concepo de mundo e da prpria vida, como um campo de tenses entre a experincia do sujeito (subjetiva) e o objeto das cincias da vida. Assim sendo, promoo no se restringe aplicao de tcnicas normativas, pois o conhecimento do funcionamento e dos mecanismos de controle de doenas no so sucientes. Promoo, ento, envolve o fortalecimento da capacidade de escolha, o que pressupe a utilizao de um conhecimento atento s diferenas e singularidades dos acontecimentos (CZERESNIA, 2003), aliado a uma escala de valores (envolvida em qualquer escolha). Qual seria, ento, o papel do educador na promoo da sade? Sua tarefa no das mais simples. Pelo contrrio, se por um lado no se trata de reproduzir antigas posies, onde o conhecimento o elemento central nas prticas em sade, por outro lado, o conhecimento fundamental, pois a partir de sua apreenso que algumas escolhas podero ser embasadas (sempre considerando escalas de valores prprias dos sujeitos). Atuar em promoo pressupe a articulao de mltiplas abordagens, visando a transitar entre diferentes nveis e formas de entendimento da realidade materializadas em situaes concretas (acontecimentos), assumindo, acima de tudo, a certeza da incerteza.

20

CEDERJ

passvel de sucessivas superaes (48), ou seja, abandonar a idia de que o desenvolvimento de uma nova teoria cientca ou de uma nova tcnica seria capaz de unicar todas as dimenses da sade. reconhecer que o ambiente de vida se consolida por meio de trajetrias prprias e nicas, expressas em situaes concretas, e inclui dimenses (as mais variadas) que no podem deixar de ser consideradas. Redimensionar o papel do conhecimento, possibilitar um nvel de sensibilidade que d conta de perceber as diversas dimenses da existncia e estimular o engajamento e a participao dos sujeitos parecem ser tarefas do educador na promoo da sade. Est assustado? Sem dvida, no tarefa das mais fceis, mas o nosso papel na construo de uma sociedade mais justa!

ATIVIDADE MONTAGEM DE UM QUEBRA-CABEA Selecione, em jornais ou revistas, uma gura humana qualquer. Pode ser m desenho tambm, se voc preferir. m seguida, recorte esta gura em partes, de modo a montar um quebraabea. Agora que voc j tem o quebra-cabea de um ser humano, monte-o. fcil, no? Observe bem seu quebra-cabea e responda: baseando-se nas discusses realizadas na aula, podemos denir uma pessoa como sendo a soma de suas partes constituintes? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Se, com as suas prprias palavras, voc respondeu algo semelhante ao texto a seguir, voc entendeu o que estamos tentando apresentar nesta aula. No podemos denir uma pessoa como sendo a soma de suas partes constituintes. Uma pessoa muito mais do que um simples amontoado de tecidos, rgos ou funes. H um nvel de complexidade muito maior. Apenas somar as partes no d conta de explicar todas as dimenses da pessoa. Nem

CEDERJ

21

AULA

a incerteza do conhecimento cientco no simples limitao tcnica

O que isso? Czeresnia (2003) diz que ter a conscincia de que

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

a dimenso fsica/biolgica pode ser pensada como um conjunto de aparelhos e sistemas. Se pensarmos, ento, nas dimenses psicolgica, afetiva, cognitiva, social, histrica etc., nem se fala! Ao tomarmos como base a armativa de Edgar Morin de que o todo maior do que a soma das partes, podemos armar que o homem muito mais do que seu corpo, seus sentimentos, medos e desejos. Essa percepo contrria viso mecanicista de corpo, que reduz o ser humano a algumas de suas partes ou funes, no dando conta de perceber o todo, de perceber a prpria pessoa doente ou no. Se, ao contrrio disso, voc acha que podemos denir uma pessoa como a soma de suas partes constituintes, ainda no conseguiu entender as discusses tericas apresentadas at aqui. D uma paradinha. Descanse um pouco e volte a ler a parte inicial da aula. Refaa o exerccio. Se as dvidas persistirem, entre em contato com o seu tutor a distncia, antes de prosseguir com a aula.

PROMOO DA SADE: ALGUMAS CONFERNCIAS


Esta parte da aula ser bem curta. Vamos apenas apresentar um pequeno histrico de algumas conferncias sobre sade e um resumo das suas principais discusses. De 6 a 12 de setembro de 1978, ocorreu em Alma-Ata, antiga Unio Sovitica, a Conferncia Internacional sobre Cuidados Primrios de Sade. Dessa conferncia, organizada pela Organizao Mundial de Sade e pelo Unicef, resultou a Declarao de Alma-Ata. Vejamos uma pequena parte dessa declarao:
A Conferncia enfatiza que a sade estado de completo bemestar fsico, mental e social, e no simplesmente ausncia de doena ou enfermidade um direito humano fundamental, e que a consecuo do mais alto nvel possvel de sade a mais importante meta social mundial, cuja realizao requer a ao de muitos outros setores sociais e econmicos, alm do setor de sade (BRASIL, 2001, p. 15).

22

CEDERJ

da Sade em Ottawa (Canad), em 1986 (GENTILE, 2001, p. 58). Em novembro de 1986, foi realizada, em Ottawa, no Canad, a Primeira Conferncia Internacional Sobre Promoo da Sade. Dessa conferncia resultou a Carta de Ottawa, que considerada um marco de referncia para a promoo da sade, pois:
Alm de conceituar promoo da sade, explicitava as condies e os recursos fundamentais para a sade e os compromissos dos participantes com a promoo da sade, defendia a criao de ambientes favorveis sade, a construo de polticas pblicas saudveis, o reforo da ao comunitria, a reorientao dos servios de sade e o desenvolvimento pessoal e social (CADEI, 2004, p. 53).

A Segunda Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade ocorreu em 1988, na cidade de Adelaide (Austrlia). Dessa conferncia resultou a Carta de Adelaide, que colocou uma nova direo s polticas de sade, pela nfase no envolvimento das pessoas na cooperao entre setores da sociedade e pela ateno primria em sade como fundaes (GENTILE, 2001, p. 64). Em 1991, ocorria em Sundsvall, na Sucia, a Terceira Conferncia Internacional de Promoo da Sade Ambientes Favorveis Sade.
[...] com participantes de 81 pases, conclama todos os povos, nas diferentes partes do globo, a se engajarem ativamente na promoo de ambientes mais favorveis sade. Ao examinar, conjuntamente, a situao atual da sade e do meio ambiente, a Conferncia aponta para a situao de milhes de pessoas que vivem em extrema pobreza e privao, em um ambiente altamente degradado que ameaa cada vez mais sua sade, fazendo com que a meta da Sade Para Todos no Ano 2000 torne-se extremamente difcil de ser atingida. Doravante, o caminho deve ser tornar o ambiente fsico, social, econmico ou poltico cada vez mais propcio sade (BRASIL, 2001, p. 33).

CEDERJ

23

AULA

da sade, que tambm servir de base para a I Conferncia de Promoo

Esta conferncia ressaltou a magnitude do processo de construo

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

A Organizao Pan-americana da Sade (OPS) e o Ministrio da Sade da Colmbia patrocinavam, em novembro de 1992, na cidade de Santaf de Bogot (Colmbia), a Conferncia Internacional de Promoo da Sade, cujo documento, conhecido como Declarao de Santaf de Bogot, apresentava as concluses dos participantes sobre os problemas especcos de sade dos pases latino-americanos, tratando da Promoo da Sade na Amrica Latina. Em 1997, quase duas dcadas depois da Declarao de AlmaAta, acontecia, na cidade de Jacarta (Indonsia), a Quarta Conferncia Internacional de Promoo da Sade Novos Protagonistas para uma Nova Era: orientando a promoo da sade no sculo XX. Foi a primeira conferncia a ter lugar em um pas em desenvolvimento e a incluir o setor privado no apoio promoo da sade, assim como a
reetir sobre o que se aprendeu sobre promoo da sade, bem como reexaminar os determinantes de sade e identicar as direes e estratgias necessrias para enfrentar os desaos da promoo da sade no sculo XXI (BRASIL, 2001, p. 43).

A Organizao Mundial de Sade, em 1998, realizou, em Genebra (Sua), o encontro da Rede de Megapases para a Promoo da Sade. Reunindo dez dos onze pases de maior populao do mundo, o evento buscou organizar uma ao conjunta para o fortalecimento da capacidade de promoo da sade global e nacional. A Declarao do Mxico, resultante da Conferncia Global sobre Promoo da Sade, ocorrida na Cidade do Mxico, de 5 a 9 de junho de 2000, estabelecia prioridades, responsabilidades e aes necessrias para a implementao da promoo da sade, tanto nos contextos nacionais como nos internacionais.

24

CEDERJ

ATIVIDADE 4. O quadro a seguir apresenta, resumidamente, alguns dos principais pontos discutidos nas conferncias de promoo da sade. Observe-o atentamente e responda: Voc consegue perceber alguma evoluo no modo como concebida a promoo da sade?

CONFERNCIA Conferncia Internacional sobre Cuidados Primrios de Sade (1978).

PRINCIPAIS PONTOS / QUESTES Enfatiza que a sade um estado de completo bem-estar fsico, mental e social e um direito humano fundamental. a mais importante meta social mundial. Explicita as condies e os recursos fundamentais para a sade. Defende a criao de ambientes favorveis sade, a construo de polticas pblicas saudveis, o reforo da ao comunitria, a reorientao dos servios de sade e o desenvolvimento pessoal e social. Props uma nova direo s polticas de sade. Enfatiza o envolvimento das pessoas, a cooperao entre setores da sociedade e a importncia da ateno primria em sade. Conclama todos os povos a se engajarem ativamente na promoo de ambientes (fsicos, sociais, econmicos ou polticos) mais favorveis sade. Trata dos problemas especcos de sade dos pases latino-americanos. Inclui o setor privado no apoio promoo da sade. Reexamina os determinantes de sade e identica as direes e estratgias necessrias para enfrentar os desaos da promoo da sade no sculo XXI. Defende uma ao conjunta para o fortalecimento da capacidade de promoo da sade global e nacional. Estabelece prioridades, responsabilidades e aes necessrias para a implementao da promoo da sade, tanto nos contextos nacionais como nos internacionais.

Primeira Conferncia Internacional Sobre Promoo da Sade (1986).

Segunda Conferncia Internacional sobre Promoo da Sade (1988).

Terceira Conferncia Internacional de Promoo da Sade Ambientes Favorveis Sade (1991). Conferncia Internacional de Promoo da Sade (1992).

Quarta Conferncia Internacional de Promoo da Sade (1997).

Rede de Megapases para a Promoo da Sade (1998).

Conferncia Global sobre Promoo da Sade (2000).

RESPOSTA COMENTADA

Se voc leu o quadro e no conseguiu perceber nenhuma mudana, voc precisa fazer uma leitura mais atenta dos documentos apresentados nesta cronologia. Se acha que ocorreu uma evoluo na forma de se trabalhar a promoo da sade, voc est correto, pois realmente houve uma evoluo do conceito de promoo da sade, que passou a incluir, alm das dimenses biolgicas e mdicas, as dimenses polticas, ambientais e sociais.

CEDERJ

25

AULA

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

Desses documentos, oriundos das discusses ocorridas nas Conferncias de Sade, surgiram informaes, conceituaes, polticas pblicas, competncias e responsabilidades mais abrangentes e signicativas, que evidenciaram a necessidade de parcerias e da participao ativa de todos os setores da atual sociedade.

Retomando a discusso sobre a participao dos diferentes setores da sociedade em prol da promoo da sade, incontestvel o grande destaque que se deve atribuir ao setor educacional. Considerando que a sade inuenciada, de forma direta, pelo nvel de participao, de informao e de educao dos indivduos e das sociedades, tem-se na ao educativa, mais especicamente na Educao em Sade, uma importante aliada no esforo de se conseguir a to sonhada eqidade e uma sade melhor para todos.

CONCLUSO
Podemos concluir que o conceito de sade situa-se no ncleo da histria pessoal e coletiva e abrange todas as suas dimenses. Assim, sade no se dene de forma unvoca, mas diversos conceitos de sade coexistem. Entretanto, a anlise da complexidade da sade deve dar-se em um contexto social, econmico, cultural, poltico, histrico e antropolgico, o que amplia a dimenso de homem e de processos dinmicos entre sade e doena. A sade, como estado positivo, deve ser entendida como criao coletiva constante das condies de existncia da prpria sociedade (LUZ, 1979). Assim, o termo sade nos remete s condies globais em que se d a produo social e inclui, por esse motivo, as condies globais de vida: habitao, alimentao, repouso, educao, e mesmo a participao decisria nos diversos nveis da vida social.

26

CEDERJ

Retorne ao incio de nossa aula. Lembra-se do conceito, redigido por voc, como representativo de sua concepo de sade? Aps a leitura desta aula, alguma coisa mudou? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________
RESPOSTA COMENTADA

Sua resposta deve caminhar no sentido de compreender a sade como resultante da integrao de mltiplos fatores, como uma construo social. Deve, neste sentido, avanar em termos do conceito biomdico ou de simples ausncia de doenas ou enfermidades. Mas no se preocupe, se voc ainda no conseguiu chegar a uma denio que realmente lhe agrade. Se voc percebeu a ampliao do conceito e a necessidade de integrao de fatores histricos, sociais, econmicos, culturais, polticos e antropolgicos, este o caminho!

RESUMO
A sade muito mais do que ausncia de doenas. A sade um estado completo de bem-estar fsico, mental e social (OMS, 1948). O conceito de sade decorre dos modos de organizao social da produo e de uma multiplicidade de fatores de naturezas diversas. Enquanto o conceito de preveno de doenas se baseia em procedimentos mdicos, a promoo da sade est centrada em dimenses muito mais amplas da vida cotidiana, incluindo, alm dos procedimentos mdicos, uma multiplicidade de relaes: sociais, polticas, ambientais, econmicas etc. Discusses geradas a partir de grandes conferncias internacionais de sade foram sistematizadas em documentos que embasam diferentes mudanas no campo da sade. A sade inuenciada, de forma direta, pelo nvel de participao, informao e de educao dos indivduos e das sociedades; por isso, tem-se na ao educativa, mais especicamente na Educao em Sade, uma importante aliada no esforo de se conseguir a to sonhada eqidade e uma sade melhor para todos.

CEDERJ

27

AULA

ATIVIDADE FINAL

MDULO 1

Educao em Sade | Conceituando sade

INFORMAES SOBRE A PRXIMA AULA


A nossa prxima aula ir apresentar os diferentes enfoques dados pela Educao s questes relativas sade, conceituar Educao em Sade, assim como descrever a importncia da incluso do tema transversal Sade nos Parmetros Curriculares Nacionais.

MOMENTO PIPOCA

SUGESTES Um lme recomendado O ponto de mutao. Neste lme, um candidato derrotado presidncia dos EUA, um poeta e uma fsica discutem conceitos que mais tarde integrariam o rol das idias ambientalistas (TAUTZ, 2003). O livro, de mesmo nome (includo nas referncias), tambm poderia ser utilizado para complementar a aula. A resenha pode ser obtida na pgina da Editora Cultrix, em <https://ssl120.locaweb.com.br/ pensamento-cultrix/zoom.asp?cod=85-316-0309-9>. Um pequeno trecho reproduzido a seguir: A dinmica subjacente aos principais problemas de nosso tempo o cncer, o crime, a poluio, o poder nuclear, a inao, a carncia de energia sempre a mesma. Chegamos a uma poca de mudanas dramtica e potencialmente perigosa, um ponto de mutao para o planeta como um todo. Estamos precisando de uma nova viso da realidade, que permita que as foras que esto transformando o nosso mundo possam uir como um movimento positivo de mudana social. Agora Fritjof Capra nos apresenta essa viso, um paradigma holstico de cincia e de esprito.

28

CEDERJ

Das könnte Ihnen auch gefallen