Sie sind auf Seite 1von 2

Brasil atrai grande nmero de imigrantes bolivianos

Por: A Redao

Share |

Nos jornais brasileiros, no so raras as notcias sobre oficinas de costura que empregam bolivianos em forma de trabalho escravo. Verdade ou exagero, a colnia boliviana cresce na maior metrpole latino-americana. Em alguns trabalhos acadmicos sobre o assunto, chega-se a falar de "senzalas bolivianas", numa referncia a oficinas de costura, onde os imigrantes daquele pas ganham por hora e por isso se autoescravizam em jornadas absurdas de trabalho e condies desumanas de moradia. Alm do medo de serem descobertos, quando vivem ilegalmente no Brasil. "Como em todo lugar do mundo, os que no tm documento so explorados. Isso acontece em qualquer lugar e aqui a mesma coisa. Nem sempre no ramo da costura, mas tambm em outros setores, como nas oficinas mecnicas, por exemplo. Uma empresa formal no vai se arriscar a contratar um clandestino, o que faz com que, quando eles conseguem trabalho, aceitam salrios muito mais baixos do que o normal", diz Carlos Sotto, h 39 anos no Brasil e um dos idealizadores da feira da Praa Kantuta. Nesta feira, os bolivianos de So Paulo se renem aos domingos para jogar futebol, degustar comidas originrias de seu pas, cantar, danar e encontrar amigos. H de tudo no local, desde oferta de roupas a cabeleireiros ou parquinho infantil. Segundo Sotto, "continua chegando uma mdia de trs a cinco nibus cheios de bolivianos por dia a So Paulo. A colnia atualmente a que mais cresce na cidade", diz ele em frente sua barraca de salteas na Praa Kantuta.

Ausncia de guetos Estimativas extraoficiais, como a citada em texto publicado pelos pesquisadores Renato Cymbalista e Iara Rolnik Xavier, falam de 100 mil bolivianos vivendo na cidade, em sua maioria jovens, de baixa escolaridade, empregados na indstria do vesturio. H fontes que chegam a mencionar um total de 200 mil. Se no incio os bolivianos estiveram pouco presentes no espao pblico, isso se deu em funo do esquema de moradia a eles oferecido, via de regra com hospedagem nas prprias oficinas de costura, onde trabalham e moram ao mesmo tempo. Como costumam ganhar por hora, a tendncia de jornadas exorbitantes de trabalho, em busca de salrios melhores. Embora concentrados em alguns bairros da cidade, os bolivianos no formam enclaves tnicos ou guetos como em metrpoles europeias. E raramente ficam desempregados, contrastando desta forma mais uma vez com as minorias imigrantes de grandes cidades como Londres ou Paris.

Perfil mudou ao longo dos anos Os primeiros bolivianos a migrarem para o Brasil eram via de regra estudantes, que se deslocaram para So Paulo ainda nos anos 1950, dentro de programas de intercmbio acadmico entre o Brasil e a Bolvia. A partir da dcada de 1970, o perfil desse migrante mudou. "Para trabalhar nesse setor de costura, as pessoas que chegam hoje a So Paulo vm do departamento de La Paz, da regio andina, urbana. E principalmente da cidade-subrbio El Alto. Ou seja, temos que pensar essa migrao em termos urbanos e no de um migrante que vem do meio rural, campesino, e facilmente explorado pelos agentes da cidade", explica o gegrafo Sylvain Souchaud.

http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=53

16/8/2013

O pesquisador francs estuda a migrao boliviana para o Brasil, num projeto de parceria entre uma instituio francesa de pesquisa e o Ncleo de Estudos da Populao (NEP) da Universidade de Campinas (Unicamp). Segundo Souchaud, muitos desses imigrantes bolivianos permanecem apenas por pouco tempo no Brasil, tendo sempre em vista um retorno ao pas de origem. "Eles costumam ficar um ou dois anos e acabam voltando para El Alto, onde a famlia ficou. As relaes sociais, quando eles esto no Brasil, no so a prioridade deles. A meta trabalhar, juntar dinheiro durante uma temporada, montar um projeto comprar um casa, financiar os estudos e voltar. Tem muito movimento, muitos vo e voltam", diz o pesquisador.

Fenmeno novo Para o Brasil, essa migrao recente um fato praticamente inusitado. Embora pas de imigrantes, as ltimas levas de imigrao em massa j esto h muito enterradas no imaginrio brasileiro. Essa tendncia recente reflete, segundo Souchaud, a nova posio geopoltica assumida pelo Brasil na Amrica Latina. "O papel do Brasil na regio est crescendo cada vez mais. O Brasil no era um pas de imigrao muito importante para os vizinhos, ao contrrio da Argentina, que assumia no passado esse papel de polo migratrio regional. Agora o Brasil est assumindo essa funo. Isso engloba vrios aspectos: a posio do pas na regio, a forma como ele se autodefine, as relaes que tem com os vizinhos e um conhecimento melhor destes vizinhos", ressalta o gegrafo.

Desconhecimento da regio Conhecer bem os vizinhos no costuma ser algo normal num pas das dimenses do Brasil, onde no raro se diz "na Amrica Latina" quando se quer falar dos pases de lngua espanhola, como se o prprio Brasil no estivesse includo dentro desta denominao geogrfica. "A dificuldade para propor esse tema da migrao regional no Brasil, como professor, foi grande. No so muitos os alunos que querem estudar os pases vizinhos. O interesse continua sendo o imigrante europeu. No h uma curiosidade muito forte em relao aos pases vizinhos. Isso est mudando muito lentamente", afirma Souchaud. Mas se os brasileiros conhecem pouco a Bolvia, a recproca tambm verdadeira, diz o estudioso francs que j viveu vrios anos em ambos os pases. O surgimento da populao boliviana em So Paulo, diz ele, "questiona um pouco a identidade brasileira. Os brasileiros, principalmente do Sudeste, se definem atravs de uma migrao europeia. Essa migrao andina indgena muda um pouco o perfil migratrio do Brasil. E consequentemente pode mudar a identidade do pas a longo prazo", aposta Souchaud. Com a ajuda do Estado brasileiro, contudo, os bolivianos, via de regra, no contam. "A nica ajuda que veio foi a de dar anistia aos ilegais", conta Carlos Sotto, ao lembrar que "se o Estado for ajudar os clandestinos no Brasil, teria que ajudar coreanos, angolanos, bolivianos, equatorianos. E o governo no tem dinheiro nem para ajudar brasileiros", diz resignado o boliviano que vive h quase 40 anos em So Paulo.

http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=53

16/8/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen