Sie sind auf Seite 1von 4

Benefcios e malefcios da prtica de musculao

Introduo

A musculao hoje em dia, uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da sade, seja para aquela pessoa que procura emagrecer, como tambm para aquela que procura aumentar e/ou definir a massa muscular, como tambm para prevenir ou tratar leses. Porm, existem seus malefcios quando praticada incorretamente, ou quando no acompanhada por um profissional da rea.

Os benefcios da musculao

Com a prtica regular da musculao, a sade fsica melhora muito, podendo ser observado, a reduo da presso arterial em repouso, perda de peso, diminuio do

colesterol total e aumento do HDL- colesterol (que o colesterol bom para o nosso organismo). Com isso, a preveno de doenas mais eficaz, entre elas podemos citar alguns exemplos: Osteoporose, onde a musculao estimula a produo de clulas sseas fixando clcio e aumentando a densidade ssea. Hipertenso, onde a pratica de musculao ajuda na diminuio da presso arterial em repouso, o que se torna uma aliada no tratamento da hipertenso arterial.

Na sade mental, a musculao melhora o fluxo de sangue para o crebro, ajuda a combater problemas, como o estresse, alm de que, esta prtica ajuda no combate da depresso, e auxilia na gerncia da abstinncia de drogas. Na adolescncia, a musculao recomendada para jovens a partir de 12 anos, porm h restries, que varia de acordo com o sexo, bitipo, e a idade. Alguns benefcios nessa idade so: Aumento da fora Combater o excesso de peso Aumento da concentrao Chance de socializao Melhorar o desempenho escolar Melhorar a aparncia da pele.

Na terceira idade, a musculao pode minorizar muitos problemas que aparecem geralmente s nessa idade, como diminuio da estatura, o arco do p se planifica, a coordenao motora fica mais difcil, os desvios da coluna que aumentam, a gordura que acumulada e a perda de massa muscular. Alguns benefcios so: Diminui a perda de massa ssea, tornando os ossos mais fortes Fortalece os msculos e diminui a presso sobre as articulaes Diminui as varizes e as doenas cardiovasculares Em muitos casos complementa ou substitui a ao de medicamentos.

Melhora a respirao e a circulao sangunea Diminui o inchao das pernas

Os malefcios da musculao

Os riscos de praticar musculao, se da principalmente quando no acompanhada de um profissional da rea e/ou de forma incorreta. Existem vrios fatores que levam os malefcios de uma musculao, como o desgaste fsico pelo excesso de atividades, muitas das vezes as pessoas no se alimentam bem, o que pode levar a fraqueza e o cansao excessivo, o praticante no respeita um tempo mnimo entre as baterias de exerccios, podendo sofrer desgastes fsicos e exausto. Pode-se citar alguns desses riscos, como: Fraqueza e cansao Sistema imunolgico afetado Organismo debilitado No corao, um desequilbrio hormonal causado por excesso de esforo ameaa o amadurecimento do msculo cardaco. Nos ossos, os exerccios com muita carga comprometem a estrutura dos ossos.

Bibliografia http://esportes.discoverybrasil.uol.com.br/os-beneficios-da-musculacao/ http://www.abc.med.br/p/saude-doidoso/255445/musculacao+para+idosos+quais+sao+os+beneficios.htm http://forcaeinteligencia.com/7-maleficios-da-musculacao-se-feita-de-formaincorreta/ http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Benef%C3%ADcios-eMalef%C3%ADcios-Da-Atividade-F%C3%ADsica/253402.html

Das könnte Ihnen auch gefallen