Sie sind auf Seite 1von 7

1

Estudos de Campo Magntico de Linhas de Transmisso Subterrneas


F. G. de Oliveira, Prysmian Energia, e J. R. Cardoso, Escola Politcnica da USP
Resumo Neste artigo sero apresentados os resultados de estudos analticos de campo magntico realizados para linhas de transmisso subterrneas compostas por 1 e 2 circuitos com diferentes tipos de instalao e aterramentos. Comparaes entre valores analticos e experimentais sero apresentados para linhas existentes em operao. Tambm sero apresentadas as principais tcnicas de mitigao de campo magntico utilizadas em linhas de transmisso subterrneas. O objetivo deste trabalho contribuir para anlise de campo magntico de linhas em fase inicial de projeto ou linhas existentes, visando os limites de exposio vigentes na legislao local. Por simplicidade, campo magntico refere-se densidade de fluxo magntico neste artigo. Palavras chave Campo magntico. Linhas de transmisso subterrneas. Tcnicas de mitigao.

I. INTRODUO Atualmente, a intensidade de campo eltrico (CE), campo magntico (CM) e campo eletromagntico (CEM) um fator determinante no s para a implantao de novas instalaes, mas tambm, para as instalaes existentes no sistema eltrico. Apesar de no existir estudos conclusivos que indicam que estes campos so nocivos sade das pessoas, muitos pases definiram em suas legislaes limites bsicos exposio de CE e CM provenientes dos sistemas eltricos. Tais limites foram baseados nas diretrizes estabelecidas pela Comisso Internacional de Proteo contra Radiao No-Ionizante (ICNIRP). Com base nos conhecimentos cientficos atuais, a ICNIRP definiu um conjunto de limites bsicos de exposio ao CE e CM, tanto para a populao em geral como para o pblico ocupacional [1]. A tabela I mostra os limites de exposio definidos para o caso de linhas de transmisso.
TABELA I LIMITES DE EXPOSIO PARA LINHAS DE TRANSMISSO ICNIRP Tipo de Frequncia Campo eltrico Campo magntico pblico da linha (kV/m) (T) exposto (Hz) (valor eficaz) (valor eficaz) Geral 5 / 4,17 100 / 83,3 50 / 60 Ocupacional 10 / 8,33 500 / 416,7

No Brasil foi sancionada em 5 de maio de 2009 a lei N 11.934 [3], que estabelece limites exposio humana CE, CM e CEM, associados ao funcionamento de estaes transmissoras de radiocomunicao, de terminais de usurios e de sistemas de energia eltrica nas faixas de frequncia at 300 GHz. De acordo com o pargrafo nico descrito no Art. 4 da referida Lei, enquanto no forem estabelecidas novas recomendaes pela OMS, sero adotados os limites da ICNIRP. Na cidade de So Paulo, a Prefeitura estabeleceu limites de exposio ao pblico geral de acordo com a Portaria N 80 da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) [4]. A tabela II mostra os limites de exposio definidos para locais de acesso livre populao geral e para instalaes eltricas prximas de locais de permanncia prolongada (4 horas ou mais dirias), tais como escolas, hospitais, residncias e locais de trabalho. Os valores de CM para reas de permanncia prolongada correspondem ao valor mdio calculado para um perodo de 24 horas.
TABELA II LIMITES DE EXPOSIO PARA LINHAS DE TRANSMISSO PORTARIA N 80 (SVMA SP) Campo eltrico Campo magntico (kV/m) rea de exposio (T) (valor eficaz) Acesso geral 4,17 83,3 (valor eficaz) Permanncia 10 (instalaes existentes) 8,33 prolongada (> 4 horas) 3 (novas instalaes)

De acordo com a OMS [2], a populao submetida exposio ocupacional consiste de trabalhadores adultos que esto conscientes dos campos e de seus efeitos. Por outro lado, o pblico geral consiste de indivduos de todas as idades e de graus de sade variveis que, em muitos casos, no esto alertas para sua exposio ao CE e CM. Alm disso, os trabalhadores esto expostos apenas durante suas atividades, enquanto o pblico em geral pode estar exposto durante 24 horas por dia. Essas so as consideraes bsicas que levam s restries de exposio mais rigorosas para o pblico geral.

De acordo com o Art. 16 de [3] e o subitem 4.2 de [4], as concessionrias de energia eltrica devero, na fase de autorizao e comissionamento de novo sistema de transmisso de energia ou sempre que houver alterao nas caractersticas vigentes dos sistemas de transmisso, realizar medies dos nveis de CE e CM, ou apresentar relatrio de clculos efetuados com metodologia consagrada. Dependendo da condio de operao prevista para uma linha, poder ser necessria aplicao de uma ou mais tcnicas de mitigao no projeto de instalao da mesma, de forma que os nveis emitidos fiquem abaixo dos limites definidos na legislao local. em funo do justificado nos pargrafos acima que este trabalho ser desenvolvido. O objetivo contribuir para a anlise de campo magntico de linhas de transmisso subterrneas (LTS) em fase inicial de projeto ou existentes, visando os limites de exposio vigentes na legislao local. Para o caso de LTS, o CE praticamente nulo na superfcie. O CE fica concentrado entre o condutor e a blindagem metlica dos cabos, a qual interligada ao potencial de terra.

II. ESTUDOS ANALTICOS DE CAMPO MAGNTICO O procedimento de clculo de CM utilizado nos estudos baseia-se na Lei de Biot-Savart e no princpio da superposio para um plano bidimensional [5]. O objetivo dos estudos demonstrar a influncia dos parmetros geomtricos e eltricos sobre o CM, tais como o espaamento entre fases (s), a altura do ponto em relao a superfcie (h), o tipo de aterramento e permutao de fases. Os aterramentos tipo cross-bonding e single-point bonding so caracterizados por eliminar as correntes circulantes nas blindagens metlicas dos cabos [6]. Para todos os casos estudados, o sistema eltrico foi considerado equilibrado e simtrico. O valor eficaz das correntes circulantes nos condutores foi fixado em 1000 A e os ngulos das fases A, B e C foram considerados 0, 120 e -120 respectivamente. Especificamente para os estudos realizados para linhas com aterramento tipo both ends, foram considerados freqncia 60 Hz, resistividade eltrica do solo 100 .m e resistncia e raio mdio da blindagem metlica dos cabos igual a 0,1065 /km e 0,04 m respectivamente. A. Um circuito com disposio plana horizontal A fig.1 apresenta o perfil do CM ao longo da seo transversal da linha em funo do espaamento entre fases (s) e a altura do ponto em relao a superfcie (h).
40

B. Um circuito com disposio plana vertical A fig.2 apresenta o perfil do CM ao longo da seo transversal da linha em funo do espaamento entre fases (s) e a altura do ponto em relao a superfcie (h).
30

Campo magntico ( m T)

20

10

0 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10

Distncia do eixo y (m)


h = 0 / s = 0,1 (single/cross-bonding) h = 1,5 / s = 0,1 (single/cross-bonding) h = 0 / s = 0,1 (both ends) h = 1,5 / s = 0,1 (both ends) h = 0 / s = 0,25 (single/cross-bonding) h = 1,5 / s = 0,25 (single/cross-bonding) h = 0 / s = 0,25 (both ends) h = 1,5 / s = 0,25 (both ends)

Fig. 2. Perfil do campo magntico para um circuito com disposio plana vertical

Campo magntico (m T)

30

Nota-se que as observaes feitas para a fig.1 tambm so aplicadas fig.2. Comparando-se estas figuras, verifica-se que a disposio plana vertical proporciona uma reduo maior da intensidade do CM. Isso devido ao fato de que na disposio plana vertical, a fase central e a fase inferior ficam mais distantes da superfcie. C. Um circuito com disposio triangular A fig.3 apresenta o perfil do CM ao longo da seo transversal da linha em funo do espaamento entre fases (s) e a altura do ponto em relao a superfcie (h).
30

20

10

0 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10
Campo magntico (m T)

Distncia do eixo y (m)


h = 0 / s = 0,1 (single/cross-bonding) h = 1,5 / s = 0,1 (single/cross-bonding) h = 0 / s = 0,1 (both ends) h = 1,5 / s = 0,1 (both ends) h = 0 / s = 0,25 (single/cross-bonding) h = 1,5 / s = 0,25 (single/cross-bonding) h = 0 / s = 0,25 (both ends) h = 1,5 / s = 0,25 (both ends)

20

Fig. 1. Perfil do campo magntico para um circuito com disposio plana horizontal

10

Para todos os casos, verifica-se na fig.1 que a maior intensidade do CM ocorre na regio central acima do circuito. Para pontos distantes desta regio, h uma queda acentuada da intensidade do CM. O aumento do espaamento entre as fases do circuito e/ou a aproximao do ponto de interesse na superfcie, contribuem para o aumento da intensidade do CM. O aterramento tipo both ends reduz significativamente a intensidade de CM, principalmente nas regies acima dos circuitos. Esta reduo causada pelas correntes circulantes nas blindagens dos cabos prprias deste aterramento, as quais geram CM no sentido inverso ao CM gerado pelas correntes dos condutores, compensando sua intensidade. Por outro lado, estas correntes circulantes nas blindagens causam perdas por aquecimento, resultando em cabos de seo maiores para circuitos com aterramento tipo both ends.

0 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10

Distncia do eixo y (m)


h = 0 / s = 0,1 (single/cross-bonding) h = 1,5 / s = 0,1 (single/cross-bonding) h = 0 / s = 0,1 (both ends) h = 1,5 / s = 0,1 (both ends) h = 0 / s = 0,25 (single/cross-bonding) h = 1,5 / s = 0,25 (single/cross-bonding) h = 0 / s = 0,25 (both ends) h = 1,5 / s = 0,25 (both ends)

Fig. 3. Perfil do campo magntico para um circuito com disposio triangular

Nota-se que as observaes feitas para a fig.1 tambm so vlidas para a fig.3. Verifica-se atravs da comparao das fig.1, fig.2 e fig.3 que a disposio triangular a disposio que proporciona menor intensidade do CM na superfcie, para ambos os tipos de aterramento. Isso ocorre devido geometria do circuito na disposio triangular ser mais concentrada.

D. Dois circuitos com disposio plana horizontal A fig.4 apresenta o perfil do CM ao longo da seo transversal da linha em funo da permutao de fases (configuraes ABC-ABC e ABC-CBA) e da distncia entre circuitos (g).
20

lado, essa reduo no significativa para o caso da configurao ABC-ABC. F. Dois circuitos com disposio triangular A fig.6 apresenta o perfil do CM ao longo da seo transversal da linha em funo da permutao de fases (configuraes ABC-ABC e ABC-BCA) e da distncia entre circuitos (g).
20

Campo magntico ( m T)

15

Campo magntico ( m T)

10

15

10

0 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10

Distncia do eixo y (m)


g = 0,5 / ABC - ABC (single/cross-bonding) g = 0,5 / ABC - CBA (single/cross-bonding) g = 0,5 / ABC - ABC (both ends) g = 0,5 / ABC - CBA (both ends) g = 0,75 / ABC - ABC (single/cross-bonding) g = 0,75 / ABC - CBA (single/cross-bonding) g = 0,75 / ABC - ABC (both ends) g = 0,75 / ABC - CBA (both ends)

0 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10

Distncia do eixo y (m)


g = 0,5 / ABC - ABC (single/cross-bonding) g = 0,5 / ABC - BCA (single/cross-bonding) g = 0,5 / ABC - ABC (both ends) g = 0,5 / ABC - BCA (both ends) g = 0,75 / ABC - ABC (single/cross-bonding) g = 0,75 / ABC - BCA (single/cross-bonding) g = 0,75 / ABC - ABC (both ends) g = 0,75 / ABC - BCA (both ends)

Fig. 4. Perfil do campo magntico para dois circuitos com disposio plana horizontal

Verifica-se na fig.4 que a permutao de fases permite uma reduo considervel do CM. Nota-se que a configurao ABC-ABC gera valores maiores de CM que a configurao ABC-CBA, independente do tipo de aterramento. Atravs da comparao das fig.1 e fig.4, pode-se verificar que o CM gerado por um circuito com (s) igual a 0,25 m e (h) igual a 1,5 m, maior que o CM gerado por dois circuitos com configurao ABC-CBA. E. Dois circuitos com disposio plana vertical A fig.5 apresenta o perfil do CM ao longo da seo transversal da linha em funo da permutao de fases (configuraes ABC-ABC e ABC-CBA) e da distncia entre circuitos (g).
20

Fig. 6. Perfil do campo magntico para dois circuitos com disposio triangular

As mesmas observaes feitas para a fig.4 tambm so aplicadas a fig.6. Comparando-se a fig.6 com as fig.4 e fig.5, e considerando-se a configurao ABC-ABC e aterramento tipo single-point bonding ou cross-bonding, nota-se que o CM apresenta menor intensidade para circuitos com disposio triangular. III. COMPARAO ENTRE CLCULOS E MEDIES Com o objetivo de validar a metodologia de clculo, atravs da comparao entre valores numricos e reais, foram realizadas medies de CM em 2 casos distintos de LTS existentes. Com base nos critrios da norma [7], as medies foram realizadas na superfcie e a 1,5 m de altura desta, ao longo da seo transversal das linhas. Foi utilizado um equipamento de medio calibrado, com resoluo 0,01 T, composto por 3 sondas indutivas (bobinas) e capaz de medir em tempo real os valores eficazes das 3 componentes ortogonais e do campo resultante. Os dados de instalao, as caractersticas construtivas dos cabos e o tipo de aterramento foram obtidos dos projetos conforme construdo das LTS. O sentido do fluxo de potncia e os valores eficazes das correntes das fases foram informados pela concessionria responsvel da linha. A. Caso Real 1 A linha de 88 kV composta por 2 circuitos instalados em disposio plana vertical com aterramento cross-bonding. Os cabos apresentam condutor de seo 1600 mm de cobre, isolao XLPE, blindagem a fios de cobre com seo 130 mm e cobertura de polietileno. A fig.7 ilustra as caractersticas geomtricas da linha e a localizao dos pontos de medio.

Campo magntico (m T)

15

10

0 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 4 6 8 10

Distncia do eixo y (m)


g = 0,5 / ABC - ABC (single/cross-bonding) g = 0,5 / ABC - CBA (single/cross-bonding) g = 0,5 / ABC - ABC (both ends) g = 0,5 / ABC - CBA (both ends) g = 0,75 / ABC - ABC (single/cross-bonding) g = 0,75 / ABC - CBA (single/cross-bonding) g = 0,75 / ABC - ABC (both ends) g = 0,75 / ABC - CBA (both ends)

Fig. 5. Perfil do campo magntico para dois circuitos com disposio plana vertical

As mesmas observaes feitas para a fig.4 so aplicveis a fig.5. Comparando-se estas figuras e considerando-se a configurao ABC-CBA, pode-se verificar que os circuitos com disposio plana vertical geram valores de CM menores que os circuitos em disposio plana horizontal. Por outro

XLPE, blindagem de fios de cobre de seo 100 mm e raio mdio de 0,034 m e cobertura de polietileno. A fig.9 ilustra as caractersticas geomtricas da linha e a localizao dos pontos de medio.

Fig. 7. Caso real 1 - Caractersticas geomtricas da linha e localizao dos pontos de medio

A tabela III mostra os dados da medio realizada na linha. Os valores das correntes eficazes das fases foram informados pela concessionria da linha no momento da medio.
TABELA III DADOS DA MEDIO PARA O CASO REAL 1 Fig. 9. Caso real 2 - Caractersticas geomtricas da linha e localizao dos pontos de medio

A tabela IV mostra os dados da medio realizada na linha. A temperatura de operao e a resistncia em corrente alternada da blindagem dos cabos foram determinadas com base em [8][9]. Para isso, a temperatura e a resistividade trmica do solo foram consideradas 20C e 1 mK/W respectivamente. Nestas condies a resistncia da blindagem de 0,195 /km para uma temperatura de operao de 35C. A resistividade eltrica do solo local foi considerada 100 .m.
TABELA IV DADOS DA MEDIO PARA O CASO REAL 2

A fig.8 ilustra a comparao entre os valores calculados e de medio do campo magntico referentes a tabela III.
30 25
Cam po m agntico ( mT)

20

15 10 5 0 -3 -2 -1 0 1 2 3

A fig.10 ilustra a comparao entre os valores calculados e de medio do campo magntico referentes a tabela IV.
5
Distncia do centro da vala (m) Medio na superfcie Calculado na superfcie Medio a 1,5m de altura Calculado a 1,5m de altura

Campo magntico ( mT)

Fig. 8. Comparao grfica entre valores calculados e valores de medio de campo magntico para o caso real 1

Nota-se que para todos os pontos de interesse, os valores calculados foram superiores aos valores de medio. A discrepncia entre estes valores pode estar relacionada a possveis imprecises entre os parmetros de instalao da linha e ao desconhecimento dos ngulos de fases reais das correntes. B. Caso Real 2 A linha de 88 kV composta por 1 circuito instalado em disposio triangular com aterramento both ends. Os cabos apresentam condutor de seo 400 mm de cobre, isolao

0 -3 -2 -1 0 1 2 3 Distncia do centro da vala (m) Medio na superfcie Calculado na superfcie Medio a 1,5m de altura Calculado a 1,5m de altura

Fig. 10. Comparao grfica entre valores calculados e valores de medio de campo magntico para o caso real 2

Observa-se que para todos os pontos de interesse, os valores calculados foram superiores aos valores de medio. Pode-se verificar uma maior proximidade entre os valores calculados e de medio nos pontos mais afastados do centro da vala. Como o CM varia sensivelmente com a variao dos parmetros de instalao, a discrepncia entre os valores de medio e valores calculados pode estar relacionada a possveis imprecises entre os parmetros reais e os parmetros adotados nos clculos. IV. TCNICAS DE MITIGAO Nesta seo sero apresentadas algumas tcnicas j utilizadas em LTS para a mitigao do CM, as quais utilizam materiais externos aos cabos [10]. O objetivo apresentar de uma forma geral seus fundamentos e os possveis impactos que cada tcnica pode causar nas condies de operao das LTS. A. Tcnica de compensao por loops de cabos Esta tcnica consiste em posicionar um ou mais cabos na forma de lao (loop) curto-circuitado, de forma que a corrente do lao gere fluxo magntico no sentido inverso ao fluxo magntico gerado pelo circuito da linha, compensando seu efeito. A tcnica de compensao pode ser passiva ou ativa. Para os casos onde a tcnica de compensao passiva no satisfaz as condies necessrias com relao ao nvel de CM, h a possibilidade da utilizao da tcnica de compensao ativa. Nesta tcnica, injeta-se uma corrente nos laos atravs de um sistema de controle. O valor da corrente, tanto em magnitude quanto em fase, calculado de maneira a obter maior efetividade de atenuao do CM incidente na regio de interesse. No caso de LTS, estas tcnicas so geralmente aplicadas nos pontos de emendas de cabos. O exemplo dado em [11] mostra a aplicao da tcnica de compensao passiva na caixa de emendas de uma linha subterrnea de 400 kV instalada em Viena (Itlia). A fig.11 ilustra a caixa de emendas com a posio dos laos de compensao.
Fig. 12. Perfil do campo magntico eficaz medido ao longo do eixo dos cabos, incluindo a caixa de emendas com os laos passivos

Em relao a possveis impactos nas condies de operao das LTS, as tcnicas de compensao passiva e ativa causam um aumento da temperatura ambiente devido s perdas joule nos cabos dos laos. Esse aumento da temperatura pode contribuir para uma reduo da capacidade de conduo de corrente dos cabos da LTS. B. Tcnica de mitigao com materiais ferromagnticos Os materiais ferromagnticos tendem a atrair e absorver as linhas de CM geradas por uma determinada fonte. Este fenmeno fsico mostrado na fig.13 em funo da tipologia da blindagem ferromagntica e da localizao da fonte. Importante notar que, para blindagem com tipologia fechada, a fonte necessita estar totalmente dentro ou totalmente fora da blindagem.

Fig. 13. Absoro das linhas de campo por blindagens ferromagnticas

O exemplo dado em [11] mostra a utilizao de blindagem ferromagntica envolvendo os cabos de uma linha de 380 kV na regio de Milo (Itlia). A blindagem caracterizada por um material ferromagntico de alta permeabilidade e alta resistncia corroso. A fig.14 ilustra a blindagem utilizada, a qual no necessita de soldas entre os contatos de seus diferentes elementos.
Fig. 11. Foto interna da caixa de emendas

Os resultados das medies realizadas de CM na superfcie do solo e sobre a caixa de emendas pode ser visto na fig.12. Estes valores so referentes a uma corrente de 1500 A. Com a tcnica adotada, o CM foi atenuado em aproximadamente 2 vezes em relao ao valor sem a presena dos laos.

Fig. 14. Tcnica de blindagem ferromagntica com tipologia fechada

Conforme apresentado na fig.15, a tcnica utilizada permitiu uma reduo significativa do CM (fator de reduo da ordem de 13 vezes).

Conforme apresentado na fig.18, a tcnica utilizada permitiu uma reduo de 10 vezes do CM.

Fig. 18. Campo magntico com e sem a presena da blindagem condutiva

Fig. 15. Campo magntico com e sem a presena da blindagem ferromagntica

Se instaladas muito prximas dos circuitos, as blindagens com materiais condutivos podem dificultar a dissipao do calor proveniente dos cabos, causando reduo da capacidade de conduo de corrente da linha. V. CONCLUSES Da anlise dos estudos realizados verifica-se que o aumento da profundidade e a reduo dos espaamentos entre fases do(s) circuito(s) contribuem para a reduo do campo magntico gerado, embora essas medidas no sejam favorveis para a dissipao do calor dos cabos. Pode-se concluir que linhas compostas por 1 circuito apresentam menor intensidade de campo magntico quando o circuito instalado com disposio triangular e aterrado em both ends. No caso de 2 circuitos, a menor intensidade obtida quando as fases so permutadas e so aterradas em both ends. De acordo com a aproximao entre valores calculados e de medies, pode-se concluir que a metodologia considerada vlida para diagnosticar com boa preciso o campo magntico de linhas de transmisso subterrneas, principalmente em pontos mais afastados do centro da linha. Para a implantao de novas linhas em locais com limites muito baixos de campo magntico, a melhor soluo envolver os cabos atravs de uma blindagem com material de alta permeabilidade magntica. No caso de linhas existentes, as alternativas mais eficientes para atenuar o campo magntico so as blindagens compostas por placas de alumnio ou cobre. Nos pontos de emendas, onde as fases so geralmente mais afastadas, a tcnica de compensao uma boa alternativa para atenuao do campo magntico gerado. VI. REFERNCIAS
[1] International Commission of Non Ionizing Radiation Protection (ICNIRP), Guidelines for limiting exposure to time-varying electric, magnetic, and electromagnetic fields (up to 300 GHz), v. 74, n. 4, p. 494-522, Apr. 1998. Organizao Mundial da Sade, Estabelecendo um dilogo sobre riscos de campos eletromagnticos. Genebra, 2002. Brasil. Lei n 11.934, de 05 de maio de 2009. Dispe sobre limites exposio humana a campos eltricos, magnticos e eletromagnticos. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 06 de maio de 2009. Seo 1, p.1-3. So Paulo (Municpio). Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Portaria n.80, 2005. Regulamenta os procedimentos para o controle ambiental da instalao e da operao de subestaes e de linhas de transmisso e distribuio de energia eltrica do municpio. Dirio Oficial do Municpio, So Paulo, 14 out. 2005. Folha 30.

Em relao a possveis impactos nas condies de operao das LTS, as blindagens com materiais ferromagnticos, dependendo da tipologia e das condies de instalao, podem reduzir a capacidade de conduo de corrente dos cabos. As blindagens ferromagnticas que envolvem os cabos constituem uma proteo mecnica extra contra possveis impactos causados por terceiros, porm, dificultam o acesso aos cabos para reparar um possvel defeito. C. Tcnica de mitigao com materiais condutivos Os materiais condutivos (cobre e alumnio) tendem a repelir as linhas de CM geradas por uma determinada fonte. Este fenmeno fsico mostrado na fig.16 em funo da tipologia da blindagem condutiva.

Fig. 16. Linhas de campo magntico repelidas por blindagens condutivas

O exemplo dado em [10] mostra uma linha composta por circuitos de 150 kV instalada na Blgica. Para a atenuao do CM, foram utilizadas placas de alumnio formando uma blindagem tipo H. A fig.17 ilustra o corte da vala com o posicionamento das placas e a instalao das mesmas.

[2] [3]

[4]

Fig. 17. Tcnica de blindagem condutiva com tipologia H

7 [5] J.C. Vrit, R. Conti, K. Bjorlow-Larsen, F. Deschamps, B. Drugge, F. Garcia, P. Dular, P. Pirotte, R. Swingler, Magnetic field in HV cable systems 1: Systems without ferromagnetic component. Cigr guide 104 SC 21 Doc 95/16 JTF 36-01/21 June 1996. [6] Electra 28, The design of specially bonded cable systems Cigr SC 21 WG 07 Electra (28), 1973. [7] ABNT NBR 15415, Mtodos de medio e nveis de referncia para exposio a campos eltricos e magnticos na frequncia de 50Hz e 60Hz, 30 nov. 2006. [8] IEC 60287-1-1, Electric cables Calculation of the current rating Part 1-1: Current rating equations (100% load factor) and calculation of losses - general. [9] IEC 60287-2-1, Electric cables Calculation of the current rating Part 2-1: Thermal resistance calculation of thermal resistance. [10] Mitigation Techniques of power-frequency magnetic fields originated from electric power systems. WG C4.204, Cigr February 2009. [11] R. Conti, F. Donazzi, P. Maioli, R. Rendina, E. A. Sena, Some italian experiences in the utilization of HV underground cable systems to solve local problems due to magnetic field and other environmental issues, Cigr SC C4-303, 2006.

VII. BIOGRAFIA
Fbio Gabriel de Oliveira nasceu em So Paulo, Brasil, em 14 de agosto de 1979. Possui graduao em Engenharia Eltrica pelo Centro Universitrio da FEI. Tem experincia na rea de transmisso subterrnea de energia eltrica. Atualmente atua no setor de engenharia de projetos de sistemas subterrneos de alta tenso pela Prysmian Energia Cabos e Sistemas do Brasil SA.

Jos Roberto Cardoso nasceu em So Paulo, Brasil, em 12 de agosto de 1949. Graduado em Engenharia de Eletricidade - Mod. Eletrotcnica pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (1974), concluiu o mestrado, o doutorado e a livre docncia em engenharia eltrica na mesma escola em 1979, 1986 e 1993 respectivamente. Realizou um Ps-Doc no Labaoratoire dElectrotechnique de Grenoble- Frana no perodo 1987-1988. Atualmente professor titular da Escola Politcnica da USP (EPUSP), coordenador do LMAG-Laboratrio de Eletromagnetismo Aplicado e exerce a vice-diretoria da EPUSP. Tem experincia na rea de Engenharia Eltrica, com nfase em Circuitos Magnticos, Magnetismos e Eletromagnetismos, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, eletromagnetismo, aterramento, mquinas eltricas e ims permanentes. Foi fundador e presidente da SBMAGSociedade Brasileira de Eletromagnetismo por duas gestes. Foi presidente da CPG da EPUSP e membro da Comisso de Avaliao dos cursos de psgraduao da Engenharias IV da CAPES.

Das könnte Ihnen auch gefallen