Sie sind auf Seite 1von 22

TERRAS INDGENAS, POLTICA AMBIENTAL E GEOPOLTICA MILITAR NO DESENVOLVIMENTODA AMAZ~NIA: A PROP~SITO DO CASO YANOMAMI

Bruce Albert
RESUMO - A deliniitao das tcrras dos indios Yanomami na drca do Projeto Calha Norte tem constitudo um caso emblcmdtico da poltica indigcnista e ambiental do governo da Nova Repblica (1985-1990).Este artigo analisa o que o caso Yanomami revelou, no perbdo, tanto da perpetuao do controle militar sobre o descnvolvinicnto aniaznico quanto dos renianejanientos jurdicos e politicos impostos a scu excrccio pelas conquistas do movimento democrdtico na Constituiode 1988 e pela presso das ONGs ambientalistasc indigcnistas intemacionais.

PALAVMS-CHAVE: A d n i a , indios Yanomami,Terras Indgcnas, Poltica Ambiental, Militares, Dcsenvolvimcnto, Calha Nortc, Minerao. ABSTRACT - The delimitation of Yanoniami Indian lands within the scope of the Calha Norte Project epitomizes the official indigenist and environnicntal policies of the New Republic (1985-1990). This article fmusses on the Yanomamcase and what it reveals of that period in terms ofthe on going mlihy control over the development of Amazonia. It also analyzes the lcgal and political constraints over such nlifitaiycontrol as a result o f both the democratic movcment that led to the 1988 Constitution, and the pressure of international NGOs concerned with the environment and indigenous peoples.
KEY WORDS:Amazonia, Yanomami Indians, Indigenous Lands, Environmcntal Policy, Military, Development, Calha Nortc, Mining.

INTRODUO Ap6s o golpe militar de 1964, a Amaznia brasileira passou a ser objeto de uma agressiva poltica de ocupao demogrdfica e de desenvolvimento econmico, enquadrada numa estratt?gia geopoltica de integra0 regional, elaborada nos anos 50 e comeo dos 60 sob a influncia da Escola Superior de Guerra (Arruda 1983;
ORSTOM - UnB.

37

Mus. Para. Emilio Goeldi: ColeOo Eduardo Gulw?o, 1991

Silva 1967). Esta poltica, inspirada pela doutrina da segurana nacional (Comblin 1980), constitui-se, nos anos 60 e 70, de sucessivos planos regionais (Operao Amaznia, Plano de Integra0 Nacional, Polamaznia) visando a desenvolver irifraestruturas (estradas, aeroportos, telecomunicaes),alocar incentivos fiscais e linhas de crdito subsidiado a fim de atrair empresas na regio, abrir programas de colonizao pblica e, finalmente, implementar grandes projetos agropastoris, minerais e florestais (Allen 1990:12-20; Mahar 1989: 9-45). Nos anos SO o peso da dvida externa brasileira contribui para acentuar drasticamente o papel da regio amaznica como fonte de recursos primrios para exporta0 e espao de implementa0 de projetos de desenvolvimento que atrassem um fluxo de emprdstimos internacionais, particularmente no setor mineral (Becker 1990: cap. 4). Ao longo da dbcada, a preocupao geopoltica dos militares continuou a ser um parmetro essencial da poltica de desenvolvimento da Amaznia (Mattos 1980, 1983), especialmente durante o governo civil da Nova Repblica (1985-go), cuja desastrosa poltica ambiental e indigenista provocou intensas campanhas de protesto nacionais e internacionais (Albert, org. 1990).

integraram, portanto, no seu planejamento do desenvolvimento da regio amaznica, polticas indigenistas destinadas a liberar os recursos naturais das terras indgenas explorao em grande escala e a administrar as conseqncias sociais do avano desta nova fronteira econmica. Estas polticas concretizaram-senuma sucesso de disposies legais e administrativas resultante de uma complexa dinmica de confronto entre interesses militar-empresariais embutidos no aparelho de Estado, mobilizao dos movimentos sociais nacionais e influncia da mdia e das Organizaes NoGovernamentais (ONGs) internacionais. Este artigo examina uma configurao recente desta dialdtica entre politica indigenista oficial e presses sociais nacionais e internacionais, durante o perodo da transio democrdtica (1985-go), analisando atravds dela os remanejamentos impostos ao discurso e a estratdgia desenvolvimentista dos militares na Amaznia, tanto pelas conquistas do movimento indgena e indigenista nacional na Constituio quanto pela influncia das ONGs ambientalistas internacionais sobre as de 198SY2 fontes externas de emprstimo. Comearemos por apresentar uma breve retrospectiva da poltica oficial relativa ao reconhecimento legal das terras indgenas entre 1967 e 1987. Passaremos depois para um estudo de caso: o da delimitao das terras dos indios Yanomami (1988-89), situadas ao longo da fronteira Brasil-Venezuela (Amazonas e Roraima). Tentaremos, enfim, mostrar, primeiro, de que maneira o caso Yanomami revela uma estratdgia
O artigo 231 da nova Constituio dB, em particular, uma definio extensa do conceito de tcrra indigena, inclufndo no somente as Breas habitadas, mas tambCm todas as ilrc is nccessilrias s atividades sociais e econ6miCas tradicionais das comunidades indfgenas, bem como as Breas neccssiirias seu crescimento demogrBfico (Allen 1989; Carneiro da Cunha 1990; Coelho dos Santos, 1989; Santilli 1989a).

e os seis estados da Regio Norte englobam por si s 78% dos 745.000 km2 de terras indgenas do pas (CEDI/Museu Nacional 1987: 12,23). Os governos militares

A Amaznia legal conta com aproximadamente 63% dos 220.000 indios do Brasil

38

Terra$ indgenas, politiea e gcopolitica niililar

de perpetuao do controle militar sobre o desenvolvimento amaznico a servio dos interesses minerrios; segundo, como isso se deu atravs de uma tentativa de neutraliza0 tanto da emergncia do poder civil no que tange definio das polticas de ocupao da Amaznia, quanto das presses das ONGs em relao aos custos sociais e ecolgicos dos grandes projetos de explorao dos recursos naturais da regio.

DESENVOLVIMENTO DA AMAZ~NIAE POL~TICA INDIGENISTA MILITAR (1967-1987)


Aps dcadas de inoperncia na prote0 das popula6es indgenas face ao avano violento da fronteira extrativista e agropastoril - 87 etnias indgenas foram destruidas no Brasil na primeira metade do sCculo (Ribeiro 1982: 250) - o Servio de Prote0 aos indios (SPI), criado em 1910, foi extinto em 1967, em meio a acusaes de corrupo e das mais diversas formas de conivncia com o extermnio, a explorao e a expropriao dos indios. Alvo de uma campanha internacional de denncia de omisso e cumplicidade na destruio das populaes indgenas, o governo militar da poca (General Costa e Silva) criou, no mesmo ano, a Fundao Nacional do ndio (FUNAI) e promulgou, em 1973, uma nova legislao indigenista, o Estatuto do ndio (Lei nP 6001 de 19/12/73). A funo deste Estatuto fora, neste contexto, recompor a imagem do pas, abalada na mdia internacional mas tambm, mais sutilmente, remodelar a legislao indigenista nacional face 3s exigncias dos novos planos de desenvolvimento da Amaznia. O Estatuto constitui-se, assim, primeira vista, em um conjunto de disposies visando proteger as terras indgenas e garantir diversas formas de assistncia aos indios (mdica, educacional, econmica), revestidas de uma retrica que resgata o discurso humanitgrio das origens do SPI (Lima 1987). Por outro lado, acham-se embutidos neste invlucro protecionista dispositivos altamente lesivos aos indios, impostos pela lgica do modelo militar de ocupao econbmica da regio amaznica: disposies discriminatrias e de controle poltico (como a tutela jurdica da FUNAI sobre os indios considerados relativamente incapazes), disposies assimilacionistas (como o pressuposto da transitoriedade da condio indgena) e disposies expropriativas como o no reconhecimento da propriedade indgena, a previso de remoo de grupos por razes de segurana nacional ou para a realizao de obras pblicas, a autorizao de minerao por estatais e a tolerncia de contratos de arrendamento em terras indgenas) (Oliveira Filho 1985).

Nos anos subseqentes promulgao do Estatuto do ndio, o processo de demarcao das terras indgenas (previsto num prazo de cinco anos) foi extremamente 5% das terras lento e quase sempre motivado por situaes de emergncia: apenas 1 indgenas identificadas foram assim, homologadas entre 1973 e 1981(Oliveira Filho & Almeida 1989: 15-20; Oliveira Filho 1985: 22). Paralelamente, aumentaram as tenses fundirias envolvendo territrios indgenas, bem como a mobilizao dos
39

Mus. Para. Enilio Goeldi: CokqAo Eduardo GalvAo, I99I

indios e dos seus aliados pol~ticospara exigir o cumprimento das disposies protecionistas do Estatuto do Indio3.

O crescimento destas presses levou os militares a intervir mais profundamente na questo indgena, vista cada vez mais, em razo da visibilidade poltica de sua incidncia na problemtica fundiria, como uma ameaa h segurana nacional. Foi, assim, reformulado o dispositivo legal e administrativo de reconhecimento oficial das terras indgenas, no sentido de conter? avano deste movimento de reivindicaes 126), considerado territoriais sustentado pelo Estatuto do Indio (Albert 1987: 123como um obstculo ocupachFonmica da Amaznia. A partir de 1980, o processo decisrio de delimitao das terris. indgenas comqou a extrapolar a FUNAI, julgada por demais vulnerveis s presses polticas dos indios e indigenistas (Oliveira Filho & Almeida 1989: 49-50), e passou, em 1983, para um grupo de trabalho interministerial (GTI)dominado pelos Minist6rios do Interior (MINTER) e de Assuntos Fundirios (MEAF) - este ltimo dirigido pelo Secretrio-Geral do Conselho de Segurana Nacional (CSN). Este GTI foi institudo com a recomendao explcita de levar em conta os empreendimentos econmicos de terceiros j existentes nas terras indgenas no processo de sua delimitao (Carneiro da Cunha 1984). Abriu-se, tamMm, a autorizao para minerao em terra indgena s empresas privadas (CPI/SP 1985).
Entretanto, a mobilizao popular, que viabilizou o fim dos governos militares em 1984, neutralizou o impacto imediato destas medidas e o MEAF foi substitudo, no governo da Nova Repblica, pelo Ministdrio da Reforma e Desenvolvimento Agrrio (MIRAD), ocupado por civis. Nesse perodo, deu-se um breve refluxo da interveno pblica dos militares na questo indgena. No entanto, a tutela militar sobre esta questo continuou a manifestar-se, ainda que discretamente, num processo de quase paralisao dos trabalhos do GTI encarregado de definir as delimitaes de terras indgenas. Assim, entre maro de 1983 e maro de 1985, o GTI s6 havia aprovado 14 das 50 propostas de delimitao recebidas da FUNAI (Olivera Filho & Almeida 1985). Em meados de 1986, 36 casos aprovados encontravam-se ainda bloqueados pelo MINTER e, uma vez que a mobilizao democrtica estava em refluxo, os militares recomearam a aparecer na cena indigenista.

O novo Secretrio-Geral do CSN comeou, assim, a insistir publicamente na necessidade de definir-se crit6rios de razoabilidade na delimitao das terras indgenas, em particular, nas Areas de fronteira (Albert 1987: 134-139). JA em 1987, o discreto congelamento das delimitaes de terras indgenas pde transformar-se numa legalizao do papel da Secretaria Geral do CSN enquanto instncia decisria encarregada de impor crithios econmicos e geopolticos de reduo dos territrios indgenas (Decreto nP 94.945, de 23/09/87).
As assemblbias indigenas organizadas, desde 1974, pelo Conselho Indigenista Missionirio tiveram um papel de destaque neste processo. C f .Miyamoto 1987 sobre o papel do CSN.

40

Terras indgenas. polirica e geopoltira militar

Em 1988-89, tanto a mobilizao da sociedade civil no processo de elaborao da nova Constituio, quando uma campanha ambientalista internacional denunciando a destruio acelerada da floresta amaznica no Brasil vieram novamente modificar a configurao da poltica oficial de expropriao das terras indgenas, mais do que nunca considerada como um parmetro essencial da viabilizao do modelo militar de integra0 e desenvolvimento da Amaznia. Uma anlise do processo de delimitao das terras dos indios Yanomami efetivado durante este perodo nos ajudar a evidenciar os novos mecanismos legais e administrativos, assim como os novos recursos retricos desta poltica.

TERRASYANOMAMI: CRNICA DE UMA EXPROPRIAAO TCOLGICA~~

H A 22 anos, numerosas entidades nacionais e internacionais (associaes humanithias, instituiiks cientficas e religiosas) reivindicam o reconhecimento legal das terras tradicionalmente ocupadas pelos quase 10.000 indios Yanomami do jurdica BrasilS,naforma de uma rea extensa e contnua que corresponde ?figura de um Parque Indgena, tambCm dedicada preservao ecolgica6. A 19 de Agosto de 1988 foi finalmente anunciada pelo Presidente da FUNAI a elaborao de uma Portaria Interministerial de delimitao das terras Yanomami. Esta Portaria foi assinada uma primeira vez em 13 de setemb?o (n? 1601, para ser repentinamente reformulada em 18 de novembro (nP 250)7. O Ministro do Interior declarou 3 imprensa na ocasio, referindo-se ao movimento pr-Yanomami, comunidade i nacional e que a Portaria em questo constituiria uma resposta ? internacional preocupada com a preservao deste grupo indgena e de seu habitat (Correio Braziliense, 26/08/88). A FUNAI lanou, assim, uma importante campanha na imprensa escrita e na televiso sobre o tema: Yanomami tm suas terras demarcadas em mais de oito milhes de hectares, apresentando esta medida como uma realizao histrica da poltica indigenista brasileira.

A T e m Ind&ena Yanomami na portaria n P 160: Uma delimitao dplice


Esta campanha da FUNAI desenvolveu-se atravds de um slogan to estrondoso quanto tendencioso: os Yanomami seriam beneficiados com uma rea correspondendo a quatro vezes a superficie do Estado de Sergipe. Por outro lado, a divulgao da configurao topogrfica, bem como dos fundamentos jurdicoadministrativos efetivos desta delimitao foram deixados na penumbra, por razes
De acordo com o Pareccr nP 190/88 de 19/08/88 da FUNAI, a populao Yanomami do Brasil d de 9.910 pessoas. Estatuto do fndio, art. 28. O Parque Indlgcna tem vocao de proteo e assistkncia s populaes indigenas e de preservao do meio ambiente. Pam uma c o l e t h a recente da lcgislao indigenista brasileira ver Guimares 1989a. Estas Portarias foram assinadas pelo Ministro do Interior, Ministro da Agricultura, Ministro da Reforma e do Desenvolvimento AgrLio e o SccretBrio-Geral do Conselho de Segurana Nacional. Tftulo do comunicado de imprensa da FUNAI de 19/08/88.

41

Mus. Para. Emilio Goeldi: Coledo Eduardo Galvdo, 1991

bvias. A rea de 8.216.925 ha supostamente concedida aos Yanomami representa uma reduo de f3% do territrio reconhecido pela FUNAI desde 1985 como de ocupao tradicional deste grupo indigenag - excluindo do seu permetro vrias aldeias - e constitui-se numa colcha de retalhos composta de 22 Areas distintas, regidas por regulamentos diferentes e, na maioria dos casos, contraditrios com o reconhecimento efetivo dos direitos territoriais Yanomami. No se trata, portanto, de uma legalizao das terras Yanomami, como a FUNAI noticiou, mas sim, da criao no seu permetro de um complexo arranjo territorial e administrativocuja apresentao, to espetacular quanto ambgua, visa escamotear perante a opinio pblica nacional e internacional, medidas que s podero ter desdobramentos altamente lesivos aos direitos territoriais destes indios. A duplicidade da Portaria 160 manifesta-se, fundamentalmente, na superposiodeliberada de vrias figurasjurdicas indigenistas e ambientalistas incompatveis, permitindo uma dupla leitura dos direitos territoriais reconhecidos aos Yanomami. Vejamos brevemente aqui as articulaes principais desta construo administrativa. O pargrafo I da Portaria em questo declara de posse permanente dos indgenas, para efeito de delimitao, a Terra Indigena Yanomami, com superfcie aproximada de 8.216.925 ha e define o seu permetro. Este pargrafo contdm a nica medida relativamente positiva da Portaria, reconhecendo legalmente a ocupao pelo grupo da rea que corresponde, aproximadamente, a seu espao territorial histrico (esta medida seria realmente favorvel se o permetro da Terra Indgena Yanomami fosse corrigido e sua criao referida ao conceito de terra tradicionalmente ocupada do artigo 23 1 da nova Constituio, cf. nota). Entretanto, os pargrafos II e III da mesma Portaria criam uma diferenciao administrativa e um retalhamento territorial dentro da Terra Indgena Yanomami, em contradio com o pargrafo anterior que a declara na sua totalidade como de posse indgena permanente. Assim, a Terra Indgena Yanomami encontra-se afinal, fragmentada num mosaico territorial constitudo por dois tipos de reas com funes antagnicas:

1 - reas regidas pelo Cdigo Florestal: duas Florestas Nacionais (FLONA) (FLONA de Roraima e do Amazonas) e um Parque Nacional (PN) (PN do Pico da Neblina, criado em 1979pelo Decreto nP 83.550 de 5/6), num total de 5.781.710 ha, ou seja, 70% da Terra Indgena Yanomami.
2 - reas Indgenas (AI): dezenove Breas descontnuas incrustadas e dispersas nas FLONAs e no PN (dez na FLONA de Roraima, cinco na FLONA do Amazonas e quatro no PN do Pico da Neblina), num total de 2.435.215 ha, ou seja, 30%da Terra Indgena Yanomami.
Portaria da FUNAI nP 1817/Ede 08/01/85 que delimita o territdrio efetivamente ocupado pelos Yanomami (9.419.108 ha) como medida administrativa preliminar 1 criao do Parque Indgena Yanomami. lo Tais como definidas pelo Decreto nP 94.946 de 23/9/87: kcas ocupadas ou habitadas por silvcolas no aculturados, ou em incipiente processo dc aculturao.

42

Terras indgenas, poltica e

gropolfiica miVIar

Deve-se observar aqui que a regulamentao e a destina0 das unidades de conservao em apreo (FLONAs e PN), administradas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (I3AMA)I1,so, sob vrios aspectos, contraditrias com o direito de usufruto exclusivo que caracteriza a posse permanente das terras tradicionalmente ocupadas por populaes indgenas (art. 231, pargro 2 P da nova Constituio). As FLONAs-tm fins de explorao econmica, tais como a comercializao de madeira e outros recursos florestais, inconciliveis com as formas indgenas de ocupao e de uso do meio natural. Os Parques Nacionais so, por sua vez, reas de preservao integral QU quase integral e podem, assim, impor aos indios restries explorao de certos recursos florsticos e/ou faunsticos essenciais s suas atividades produtivas. Nos dois casos, portanto, h incompatibilidade com o usufruto exclusivo reconheciblegalmente aos indios sobre os recursos naturais de suas terras. Alm disso, no permetro de ambas unidades de conservao, est previsto o desenvolvimento de atividades recreativas e tursticas, mesmo que o ingresso de estranhos seja proibido em rea indgena. A Portaria 160 conferindo, assim, maior parte da Terra Indgena Yanomami um estatuto paralelo de unidade de conservao incompatvel com a sua ocupao indgena, resultard em que, no decorrer do tempo, o exerccio dos direitos territoriais efetiv0s.e exclusivos dos Yanomami acabe sendo restringido, de fato, superfcie das 19 Areas Indgenas que representam, aproximadamente, um quarto do territrio que este povo indgena ocupa, tanto do ponto de vista econmico-social, quanto histrico. A superposio legal e administrativa criada pela -Portaria 160 revela-se, portanto, no como uma mera contradio interna, mas como um insidioso dispositivo jurdico-administrativo de expropriao. A dupla leitura dos direitos territ9riais Yanomami que ela permite (totalidade da Terra Indgena Yanomami ou 19 Areas Indgenas) abre, assim, caminho viabilizao legal de uma estratkgia de reduo do espao econmico destes indios. Atravs de um programa de sedentarizao forada e de aculturao econmica trata-se, pois, de confinar os Yanomami a um conjunto de reas reduzidas e de eliminar a possibilidade de esta populao continuar a usar as extensas reas que, tradicionalmente, so imprescindveis sua mobilidade espacial e s suas atividades produtivas (caa, coleta, agricultura de coivara). Durante este processo, as reas do territrio indgena a serem expropriadas passam a ter transitoriamente o estatuto de rea de prote0 ambiental at poderem ser, em tempo hbil, integradas fronteira econmica envolvente (minerao, explorao de madeira, colonizao).

O arquiplago Yanomami na portaria 250: Uma expropriao explcjtz


Porkm, a arquitetura do plano de expropriao embutido na Portaria 160 revelou11 O IBAMA foi criado em fevereiro 1989 (IBAMA 1989a). I 12 Sobreo que precedecf. Caigo Florestal (Lein? 4771 de 15/12/65), art. 5; IBDFlFBCN 1982 20-21, 25-26; Rcgularncnto dos Parques Nacionais do Brasil (Decreto n? 84.017 de 21/9/79), Estatuto do fndio, art. 22 e Portaria FUNAI n? 745 (6/7/88). Ver tambdm Gaiger 1989b: 20-21 para comentrios jurfdicos sobre a incompatibilidade entre FLONA, PN e terras indfgenas.

43

Mus. Para. Emlo Goeldi: Coledo Eduardo GulruTo, 1991

se ainda insatisfatria para seus autores que a reformularam repentinamente, promulgando, dois meses depois, uma nova verso de delimitao das terras Yanomami, na Portaria n? 250. Como notamos, a Portaria 160 reconhecia oficialmente a posse permanente dos Yanomami sobre a maior parte do seu territrio tradicional, ainda que fosse na perspectiva de sua reduo a m a i o prazo. Seus autores devem ter realizado, finalmente, que esta disposio podia constituir um perigo poltico, abrindo espao a recursos jurdicos contra o recorte de unidades de conservao dentro da Terra Indgena Yanomami, recursos esses que inviabilizariam as possibilidades de sua abertura ex officioa garimpeiros ou empresas de minerao.

O territrio Yanomami foi invadido a partir de 1987 por aproximadamente N . O 0 0 garimpeiros disseminados pelo curso superior da maioria dos afluentes da margem esquerda do Rio Negro (AM) e, sobretudo, do alto Rio Branco (RR) (APC 1989; CCPY 1989; Albert 1990). Os empresArios de garimpo exercem presses constantes sobre o Governo Federal para obter a legalizao destas invases na forma da liberao de Areas garimpeiras incrustadas nas zonas de proteo ambiental retalhadas nas terras Yanomami (Cor&o Braziliense e Folha de S. Paulo, 20/8/88). Eles rejeitaram, portanto, a criao da Terra Indgena Yanomami (Portaria 160) como um provAvel obstkulo satisfao desta reivindicao (Folha de Boa Vista, 21/8/88 e CCPY 1988: 4-5).
Estas pressks do lobby garimpeiro tiveram, certamente, um peso fundamental na deciso de reformular a Portaria 160 no sentido de acelerar o processo de expropriao das terras Yanomami inicialmente planejado pela Secretaria Geral do CSN, o qual foi provavelmente concebido na perspectiva de abrir gradativamente a Area Bs empresas industrais de minerao. De fato, 37% do territrio Yanomami ja estavam loteados, em 1987, por 27 alvars e 363 requerimentos de autorizao de pesquisa mineral registrados junto ao Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM) (CEDIICONAGE 1988: I 1 1 1 3 . Analisemos brevemente as novas disposies da Portaria 250. Nota-se, de sada e muito significativamente, que a referncia B posse indgena permanente de uma Terra Indgena Yanomami de 8.216.925 ha, que tanto serviu de vitrina B FUNAI nos meses anteriores, desapareceu totalmente do texto. Os direitos territoriais Yanomami so, agora, diretaa explicitamente restringidos superfcie das 19 Areas Indgenas reduzidas e dispersas da Portaria 160, as quais so definidas, desta vez, como terras tradicionalmente ocupadas pelos indgenas Yanomami (pardgrafo I). O conceito de terras tradicionalmente ocupadas tem sua origem no artigo 231, pargrafo l ? , da nova Constituio. T) texto constitucional afirma que a noo de ocupao se refere no somente s terras habitadas pelos indios, mas tamb6m Bs utilizadas para suas atividades produtivas, s imprescindveis para a preservao dos recursos ambientais necessirios aseu bem-estar e k necess&ias para a sua reproduo
13 Um documento recente menciona 451 alvads e requerimentos de pesquisa mineral incidentes nas terras Yanomami (Governo de RWCODESAIMA 1989).

4 4

Terras indfgenas, politica e geopollrica milirar

fsica e cultural, segundo seus usos, costumes e tradies. Cercando apenas conjuntos de malocas plotadas durante um nico levantamento efetuado em 1988 - portyto, somente Breas habitadas naquele m o m e n t ~ ~ a delimitao das 19 Areas Indgenas da Portaria 250 no leva em conta as reas efetivamente ocupadas e utilizadas a longo prazo pelos Yanomami, conforme os imperativos de sua organizao econmica e s6cio-poltica especfica. O conceito de terras tradicionalmente ocupadas 6, portanto, usado nesta Portaria num sentido deturpado a fim de burlar as disposies constitucionais sobre as terras indgenas. As Breas subtradas ao territrio tradicional Yanomami permanecem registradas como reas de preservao ambiental nos mesmos moldes que na Portaria 160, fora um acrdscimo da FLONA do Amazonas qye aumenta a superfcie das unidades de conservao (71,5%) em relao das Areas Indgenas (28,5%). Entretanto, a garantia do uso econmico exclusivo destas unidades pelos indios, legalmente pressuposta pelo reconhecimento da posse indgena sobre o territrio que as engloba, j B enfraquecida na Portaria 160, 6 totalmente anulada na Portaria 250 com a V ) .Essa garantia eliminao do conceito de Terra Indgena Yanomami (pargrafo I encontra-se substituda pelo mero reconhecimento do uso preferencial concedido aos Yanomami sobre os recursos naturais das FLONAs, noo que carece de qualquer fundamento jurdico e constitucional. Finalmente, define-se que o desenvolvimento de atividades econmicas noindgenas nestas FLONAs ser unicamente submetido autorizao da FUNAI e do IBAMA (pargrafo IV). Convkm notar aqui, para medir as conseqncias desta disposio, que o IBAMA (ento Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) elaborou, em julho de 1988, uma proposta de regulamento das FLONAs, possibilitando a explorao mineral nestas Breas de proteo ambiental (artigo 1 P, pargrafo 33 e que uma lei de julho de 1989 submete ao mesmo IBAMA a concesso de permisso de lavra garimpeira nas unidades de conservao que ele administra (Lei nP 7.805 de 18/7/89, art. 17). Isto significa que, por via destas medidas, 50% das terras Yanomami, transformadas em FLONAs pela Portaria 250, podem ser diretamente cedidas Bs empresas de garimpo ou s mineradoras pelo IBAMA, com o acordo da FUNAI. Elas instauram, assim, uma forma de contornar uma outra disposio fundamental da nova Constituio: o imperativo de submeter a deciso de explorao de recursos minerais em terras indgenas ao Congresso Nacional e aos prprios indios (art. 49-XVI; 176, pargrafo 1P e 231 , pargrafos 3P e 7P). Em resumo: a Portaria 250 anula a criao da Terra Indgena Yanomami eara manter apenas a configurao de sua diviso interna: um arquipdago de 19 Areas Indgenas incrustadas no corao de trs zonas de proteo ambiental. O
l4 Na realidade, nem mesmo inclui todas as dreas habitadas; pc10 menos 23 comunidades foram deixadas fora das 19 reas Indfgenas. l 5 Memorial 107/88IBDF/DE, encaminhado pelo Diretor do Departamento de Economia Florestal ao
Presidente do IBDF.

45

Mus. Para. Enillio Goeldi: Colep?o Eduardo Galw70. 1991

dispositivo de esbulho das terras Yanomami embutido nas suas disposies , assim, muito mais direto que o previsto na Portaria 160. Desta vez, no se prev nenhuma etapa de transio ecolgica no processo de integra0 das terras indigenas esfera do mercado dos interesses minerrios. Subtraindo condio de terra indgena 71,5% do territrio tradicional Yanomami e registrando essa rea na forma de unidades de conservao, a Portaria 250 permite sua abertura direta a empresas de garimpo e a mineradoras por meio da simples manipulao do regulamento destas unidades. FLONAS: INTERESSES MINERAIS E RET~RICA ECOL~GICA No primeiro trimestre de 1989, o desmembramento do territrio Yanomami foi consolidado atravs $a promulgao de uma srie de 2 1 decretos presidenciais regularizando as 19 Areas Indgenas e as duas FLONAs circundantes que constam da Portaria 25016. No mesmo perodo, o Superintendente regional e o Administrador local da FUNAI j admitiam oficialmente que, aps esta delimitao das terras Yanomami, os garimpeiros poderiam utilizar as FLONAs tanto quanto os indios (Manchete, 2811189 e O Jornal, 24/2/89). Em abril, a Exposio de Motivos de um novo decreto regulamentando as atividades garimpeiras, assinada pelo Ministro do Interior e pelo chefe da Secretaria de Assessoramento da Defesa Nacional (SADEN, novo nome da Secretaria Geral do CSN desde setembro de 1988), estipulava que as atividades garimpeiras no so incompatveis com o conceito de Floresta Nacional. Em 25 de julho, uma comisso, presidida pelo Ministro das Minas e Energia e composta de membros da FUNAI, do IBAMA, da SADEN e do governo de Roraima, anunciou a IegaIizaCo das atividades garimpeiras nas FLONAs subtradas ao territrio Yanomami atravs da criao de Reservas de Garimpagem (Folha de S. Paulo, 26/7/89), seguindo as recomendaes do Projeto Meridiano 62 do governo local, de acordo com o qual a atividade garimpeira marcar sua prioridade na FLONA de Roraima naquelas reas onde atualmente se desenvolve (Governo de RREODESAIMA 1989). Finalmente, trs destas reas de garimpagem foram criadas oficialmente em janeiro e fevereiro de 199018. Um ano e meio aps o seu inicio, o suposto processo de regularizao das terras Yanomami tornou explcito o seu carter de manipulao poltica e seu real objetivo: a entrega de grande parte deste territrio indgena aos empresrios de garimpo. A delimitao de reas indgenas cercadas por unidades de conservao, apresentada como uma realizao ambientalista histrica, acabou revelando uma mera tentativa do Estado de burlar as disposies da nova Constituio sobre as terras indgenas e de esverdear a implementao dos seus planos de ocupao militar-empresarial da regio norte-amaznica.
l6 Decretos n? 97.512 a 97.530 de 17/2/89 (19 AIS) e n? 97.545 97.546 de 1/3/89 (2 FLONAs). l7 Exposio de Motivos n? 8/89, Decreto n? 97.627 (10/4/89). Alkm disso, a lei n? 7.805 de 18/7/89 sobre o de regime de permisso de lavra garimpeira menciona a criao de 8reas de garimpagem (art. 13). Decretos n? 98.890 de 25/1/90, n? 98.959 e 98.960 de 15/2/90 (drcas de exercicio de atividade de garimpagem de Santa Rosa, Uraricocra e Catrimani-Couto de Magalhes).

46

Terms indgenas, poIirica e gropolirica niilirar

8, alis, com este propsito de ecologizao da expropriao das terras Yanomami que a introduo da Portaria 250 pretende fundamentar-se em justificativas ambientalistas, tais como a necessidade de conservar os ecossistemas das cabeceiras dos rios de Roraima e de criar reas ecolgicas tampo (cintures-verdes) para proteger o habitat indgena. Outros fatos confirmam o carter retrico e a funo estrat@ca destes recursos ao discurso ecolgico e legislao ambiental. Constata-se, em primeiro lugar, que esta temtica surge no discurso desenvolvimentista do Estado, justamente, no momento em que ele se esfora por sepultar a figyra jurdica do Parque Indgena, conceito indigenista e ambientalista do Estatuto do Indio de 1973, apesar de ele ser, na legislao brasileira, a nica figura adequada compatibilizao dos direitos territoriais indgenas com cuidados ambientais (Gaiger 1989b: 2 I), correspondendo ao conceito de Cultural Park (CSQ 1985: 25). Alm disso, sendo as florestas das terras indgenas consideradas por lei de preservao ~ermanente~, se o objetivo essencial da Portaria 250 fosse a proteo ecolgica da rea indgena, nada teria sido mais lgico do que delimitar a totalidade da rea Yanomami conforme os seus limites tradicionais ratificados pela FUNAI em 1985 (cf. nota). E isto sem recorrer criao de pseudo kintur6e.s verdes que, longe de serem espaos ecolgicos adicionais s terras indigenas, so constitudos em seu prejuzo, sendo subtrados do territrio tradicionalmente ocup3do pelos Yanomami. Comprova-se, assim, a excluso das solues legais realmente apropriadas proteo destes indios e do seu habitat, e a escolha deliberada dos conceitos de FLONA e de Parque Nacional - unidades abertas ao uso de terceiros e sem registro de posse indgena - a fim de limitar a exclusividade do uso dos recursos naturais desta rea pelos indios a menos de 30% de sua superfcie.
Essa deturpao do direito e dos conceitos ambientalistas, a fini de reduzir e retalhar o territrio Yanomami, no constitui, entretanto, um caso isolado. Vrios territrios indgenas situados na regio da fronteira norte-amaznica conheceram tratamentos semelhantes em 1988 e 1989. Os territrios dos dezesseis povos indgenas $a regio do Alto Rio Negro foram, assim, retalhados em quatorze Colnias ou Areas Indgenas e onze FLONAs, ocasionando para os indios uma perda do direito de uso exclusivo sobre 61 % de suas terras tradicionais (Buchillet 1990: 134, Tabela III). Da mesma maneira, as terras de seis povos da regio do Acre e sul do Amazonas foram recortadas em vinte Colnias ou Areas Indgenas e seis FLONAs, chegando a uma perda territorial de 34% (Guimares 1989b: 76-77). Outras delimitaes nos mesmos moldes esto sendo estudadas tambm para os Waipi do Amap (23 % de 1). perda territorial) e os Tikuna do Amazonas (47%) (Aconteceu, nP 526: 1
A fim de manter o ambiente necessirio h vida das popula&s silvicolas (C6digo Florestal, art. 3 Item g.). 20 A inconstitucionalidade do uso do conceito de FLONA na delimitaodas terras Yanomami estabelecida na Portaria 250 foi atestada num Inqurito Civil hfbficoda Procuradoria Geral da Rcpdblica (3/10/89). 2 1As ColBnias Indlgcnas so A r e a s ocupadas ou habitadas p o r indios aculturddos ou em adiantado processo de aculturao (Decreto n? 94.946 de 23/9/87). A Portaria FUNAI n? 1.O98de 6/9/88 define os critkrios de avaliao do grau de aculturao dos grupos indigenas. 22 Sobre o projeto de FLONA Waipi, cf. Parecer FUNAI 193/88 de 15/9/88 e Informao n? 015/89-SUAF/FUNAI.

47

Mus. Para. Emilio Goeldi: Colepio Muardo Gulwo, 1991

A recorrncia da aplicao deste modelo de expropriao ecolgica das terras indgenas das regies do norte e oeste amaznico revela a implementa0 de uma poltica sistemtica. Ele se enquadra, de fato, numa skrie de projetos e medidas elaboradas estes ltimos anos para operacionalizar um esquema geopoltico de ocupao militar e econmica das fronteiras amaznicas do Brasil, definido pela Secretaria Geral doCSN - SADEN (Guimares 1988)23.Atd agora, so dois estes projetos: o Projeto Calha Norte, lanado em 1985 (Albert 1987, 1990; Allen 1990; Miyamoto 1989; Santilli 1987, 1989; SG/CSN 1985, 1988), e o Programa para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira da Amaznia Ocidental (PROFFAO), em estudo a partir de 1989 (Bayma Denys 1989; CIMI 1989) - complementados por uma rede de terras reservadas ao Exercito em toda a Amaznia: dois decretos assinados em 1988-89 concederam aos militares 35 reas na regio, totalizando 6.206.015 hectaresx.

POLTICAAMBIENTAL E GEOPOL~TICAAMAZ~NICA: o PMACI E PROGRAMA NOSSA NATUREZA

o
I

Sendo a floresta tropical caracterizada por sua notria wlnerabilidade ecolgica e as regies das fronteiras norte-amaznicas por suas extensas reas de povoamento indgena, temas tidos como cada vez mais sensveis na viabilizao da poltica brasileira de emprkstimos internacionais para a regio, a Secretaria Geral do CSN - SADEN adotou, entre 1986 e 1989, uma estratdgia de tomada de controle direto da poltica indigenista e ambiental na Amaznia. No mbito do Projeto Calha Norte, a Secretaria Geral do CSN comeou a se auto-atribuir a dire0 do processo de definio das terras indgenas, oficiosamente, a partir de 1985 e, oficialmente, a partir de 19872. Isto sob a justificao de que a questo indgena interfere significativamente na definio de assuntos diretamente relevantes de sua jurisdio, tais como a integra0 e a soberania nacional, a integridade do patrimnio da nao e a,.paz social 26. Aparentemente considerando os indios como aptridas subversivos, a Secretaria Geral do CSN comeou a desenvolver uma poltica indigenista de exceo visando reduzir sistematicamente
23 Com o novo nome de Conselho de Defesa Nacional (CDN) o ex-Conselho de Segurana Nacional (CSN) conserva, na Constituio de 1988, muitas das suasatribuics anteriores. O artigo 91, parigrafo 1?-IIl da nova Carta confere, assim, ao CDN a competPncia de propor os critrios e condies de utilizao de drew indispensdveis ? segurana i do territdrio nacional e opinar sobre seu efetivo uso, espccialmentc na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preserva0 e a cxploraiio dos rccursos naturais de qualquer tipo. 24 Decreto nP 95.859/88 e97.596/89. Tomando em consjdcrao um outro decreto de 1982(n? 87.571), o total de terras sob domlnio do Exfrcito na AmazBnia e de IO. 132.215ha. Todas estas terras reservadas encontram-se em regies consideradas problemdticas: ZOMS de fronteira, de conflitos fundidrios e dreas indlgcnas (cf. Folha de S. Paulo, 27 29/9/89 e Tempo e Presena, 244/245:31). 2 5 Vimos que a intromissb da Secretaria Geral do CSN na definio das tcrras indigenas foi oficializada atravds do Decreto n? 94.945 de 23/9/97. 26 Ver o estudo da Secretaria Geral do CSN n? 007/3? Sco11986: A questiio IndIgena e os Riscos para a Soberania e a Integridade do Territdrio Nacional (extrato publicado em Schor, 3/11/87).

48

Term ind&wa.v, polilica e geopolitica militar

os territrios indgenas na faixa de fronteira amaznica e a isolar politicamente os seus ocupantes, cortando todos os seus vnculos com entidades no-governamentais de apoio. Poltica exemplificada, no caso Yanomami, pela expulso das equipes mtdicas da Comisso Pela Criao do Parque Yanomami (CCPY), em agosto de 1987, e pelo desmembramento territorial organizado em 1988-89 (Albert 1990).
A primeira interveno da Secretaria Geral do CSN na poltica ambiental amaznica comeou em 1988 com sua tomada de controle da coordenao do Programa de Prote0 ao Meio Ambiente e Comunidades Indgenas (PMACI), do qual era responsvel a Secretaria de Planejamento da Presidncia da Repblica (SEPLAN). O PMACI foi criado pelo govemo brasileiro para preencher os requisitos ambientais e indigenistas de um contrato de emprstimo de 146,7 milhks de dlares, assinado em 1985, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a pavimentaoda estrada BR-364 de Porto Velho (Rondnia) a Rio Branco (Acre). Esta tomada de controle do PMACI pela Secretaria Geral do CSN ocorreu no momento em que protestos ambientalistas nacionais e internacionais denunciando a sua inadequao conseguiram influenciar o BID a ponto de obter que o financiameno do emprtstimo fosse sustado (Allegretti 1988).
o estreito controle da Secretaria Geral do CSN, visa 2 implementao, financiada

O Plano de Ao Definitivo (PAD) do PMACI (agosto de 1987), elaborado sob

pelo BID, no sul do estado do Amazonas e no Acre, de um complexo zoneamento constitudo por unidades de conservao, assentamentos extrativistas (para os seringueiros) e reas indgenas, destinado a amortecer o impacto social e ecolgico do asfaltamento da BR-364 na regio. Entretanto, a incidncia das normas de reduo das terras indgenas impostas pela Secretaria Geral do CSN aparece neste projeto na forma de propostas de retalhamento dos territrios dos indios ApuTin, Kaxarari, Kaxinawa, Paumari, Yamamadi e Yaminawa, num mosaico de vinte AreasIColnias Indgenas e seis FLONAs, comparvel s configuraes territoriais criadas na regio Yanomami e no Alto Rio Negro (Guimares 1989: 76-77). O PAD-PMACI foi apressadamente aprovado em setembro de 1988, apesar dos protestos das lideranas indgenas dessas reas*, para ser apresentado ao BID e, assim, obter a liberao da linha de crddito necessria h concluso do asfaltamento da estrada BR-364. Apesar das suas inquietaes em relao ao reconhecimento dos direitos de posse indgena nas FLONAs (chamadas associated forests), o BID deixou-se convencer a reiniciar o desembolso do emprstimopela retrica ambientalista da delegao brasileira que, ironicamente, apresentou o caso Yanomami como um sucesso da poltica oficial de zoneamento econmico-ecolgico na Amaznia (julho de 1989)*.

O passo seguinte da intromisso da Secretaria Geral do CSN - SADEN na politica ambiental amaznica deu-se na forma do lanamento, em outubro de 1988,
2 7C f .a carta da Unio das Naes IndIgenaslNorte aos coordenadores do PMACI e aos representantes do BID de 01/05/88 (CSQ 1989:44); O Estado de S. Paulo, 17/09/88 e o Jornal do Brasil, 28/09/88.

28 C f . BID Cable OD9/BR-665/88 de 8/12/88 e Memorandum do Envimnment DcfienseFund sobre a reuni0 PMACI no BID do 26/4/89; Jornal do Brasil, 1/4/89 e Correio Braziknse, 6/9/89.

49

Mus. Para. Emilio Goeldi: Colecdo Fduardo Guhdo, 1991

do Programa de Defesa do Complexo de Ecossistemas da Amaznia Legal (Programa Nossa Natureza, Decreto n? 96.944 de 12/10/88). Este lanamento destinou-se a desenvolver, na linha temtica do PMACI, uma ofensiva ecolgico-publicitria em rea0 2 1 presso crescente dos movimentos ambientalistas e indigenistas internacionais contra os grandes projetos econmicos predatrios na Amaznia brasileira. O surgimento do Programa Nossa Natureza deu-se aps dois veres de noticirio apocalptico sobre a destruio da floresta amaznica: o Instituto de Pesquisas Espaciais (TNPE) tinha apresentado, assim, em 1987, avaliaes das superfcies florestais queimadas na Amaznia (respectivamente 204.608 e 300.000 Km2) que tiveram grande repercusso jornal~tica~~. Logo aps a criao do Programa Nossa Natureza, o assassinato do lder seringueiro Chico Mendes, em dezembro de 1988 (CEDUCSN 1989), a reunio dos indios Kayap contra as hidreltricas do Xingu em Altamira, em fevereiro 1989 (Turner 1989) e a mobilizao de vrios movimentos sociais na Amaznia (Berno de Almeida 1989) acabaram por transformar a questo da devastao da regio no assunto privilegiado da mdia internacional. Last but not least, as presses ambientalistas sobre o governo brasileiro que, habitualmente, originavam-se dos movimentos ecologistas, comeavam a ser assumidas por governos estrangeiros e organismos multilaterais3'. A primeira meta da Comisso Executiva do Programa Nossa Natureza presidida pelo Secretrio-Geral da SADEN (autor do PCN e do PROFFAO) e dominada por cinco funciondrios deste organismo - foi criar seis grupos de trabalho interministeriais (GTIs) encarregados de estudar, propor e promover medidas de prote0 da Amaznia3'. Os seis GTIs foram os seguintes: I) Proteo da Cobertura Florstica; II) Substncias Qumicas e Processos Inadequados de Minerao; TIT) Estrutura0 do Sistema de Proteo Ambiental; IV) Educao Ambiental; V) Pesquisa; VI) Proteo do Meio Ambiente, das Comunidades Indgenas e das Populaes Envolvidas no Processo E~trativista~~. Os trabalhos destes seis GTIs desembocaram na redao de 22 projetos de textos legais (leis, decretos e portarias) e 25 memorandos do Presidente da Repblica, recomendando diversas medidas a serem tomadas pelos minist6rios relevantes, bem como na promulgao de quatro decretos (criando trs Parques Nacionais e uma Reserva Biolgica).
29 Deia 1988; Veja 9/11/88 e 23/11/88. A rca dcsmatada na Amazbnia legal (4.988.939 km2) est atualmente avaliadaem 344.706 km2 (8.4%) para as nas dc Ilorcsta (4.127.087 km2) e de 238.163 km2 (27,6%)para as ireas de cerrado (861.852 h2), o que d i um total de 582.869 km2 (1 1.7%) (Fearnside 1989: 9).

30 Uma Comisso Parlamentar de InquCrito foi instalada em maro de 1989, tendo como objetivo "apurar as denncias sobre a dcvastao da hilCia amazbnica e a participaEo estrangeira nestas denncias" (Correio Braziliense, 1/3/89).
31 Foi tamMm suspensa, na ocasio, a aprova20 de novos incentivos fiscais e de ckditos a projctos agropecuLios na Amazdnia por 90 dias (Dccrcto n? 96.943 de 12/10/88) e recomendadas pela Presidencia da Repblica ao MinistCrio da Fazenda a proibio das exportaes de madeira em toras e ao MinistCrio da Reforma e do Desenvolvimento Agrbio a adaptao da Iegislao referente reforma agrria s normas ambientais da nova Constituio (MEM PRISADEN N? O01 c O02/88).

32 Anexo ExposiHo de Motivos/PR n? O01 do 12/10/88.

50

A divulgao desses resultados deu-se em abril de 1989 na forma de um verdadeiro show ecolgico orquestrado pela SADEN para a imprensa nacional e internacional (no qual o caso Yanomami foi, novamente, citado como exemplo, cf. IBAMA 1989b: 15). Este evento foi, significativamente,precedido por uma violenta campanha dos militares contra a ameaa de internacionalizao da Amaznia supostamente embutida nos protestos a~nbientalistas~~, numa interessante inverso retrica das denncias esquerdistas dos anos setenta contra a entrega da Amazbnia s multinacionais pelo regime militar (Ribeiro 1989).

O lanamento do Programa Nossa Natureza teve, tambm, desdobramentos diplomticos na forma de uma mobilizao dos pases do Tratado de Cooperao Amaznica pelo governo Brasileiro (Declarao de Quito em maro de 1989, reunio de Manaus em maio), a fim de reforar, no plano regional, a sua rejeio do debate internacional sobre a ecologia da Amaznia enquanto ameaa soberania e segurana nacional (Santilli 1989b).
Finalmente, uma vez cumprida a sua funo poltico-publicitria, a maioria dos projetos de 12s do Programa Nossa Natureza foi votada pelo Congresso entre abril e julho de 1989. Graas a uma mobilizao das ONGs e dos parlamentares da Comisso do Meio Ambiente, eles sofreram serias emendas, permitindo, assim, neutralizar os seus aspectos anti-democrticos e suas falhas tcnicas @AMA 1989b; Oliveira & Born 1989). Entretanto, restaram embutidos, no corao deste programa, mecanismos chaves do dispositivo de expropriao ecolgica das terras indgenas que vimos operar no caso Yanomami.

O GTI V do Programa Nossa Natureza (Prote0 do Meio Ambiente, das Comunidades Indigenas e das Populaes Envolvidas no Processo Extrativista) tinha por objetivos fundamentais sistematizar a nietodologia de planejamento econmicoecolgico do PMACI, generalizar o seu modelo de zoneamento e pesquisar possveis fontes de financiamento internacional para a implementa0 de tais projetos integrados. Ao contrrio de todos os outros, este GTI teve poucos resultados: apenas uma lei instituindo o Fundo Nacional de Meio Ambiente (Lei nP 7.797 de 10/7/89) e um memorando ao Ministro da Agricultura determinando prioridade para implantao de Reservas Extrativistas (cf. Menezes 1990 sobre essas reservas). Alm disso, seus trabalhos foram prorrogados por tempo indeterminado, sua coordenao confiada diretamente Comisso Executiva do Programa Nossa Natureza (Decreto nP 97.636 de 10/4/89 e Portaria SADEN nP 60 de 25/7/89) e o seu oramento indica a realizao, em 1990, de estudos de ordenamento territorial, no estilo do PMACI, em nove reas prioritrias da Amaznia: Xingu/Iriri, Baixo Rio NegrolUatum; Mdio e Baixo Tapajs; Carajs; Alto Capim e Baixo Tocantins; TocantindAraguaia;
33 Ver as manchctes da imprensa cm maro de 1989: Correio Emilicnse 113, 8/3,9/3, 28/3: Ambien-

na Amaz6te mobiliza os militares, Gencral teme campanha, Militares rcagem intcrfer&ncia nia, Cobia move a campanha pela AmazBnia; A Critica 8/3, 913, 1313: Presena militar na AmazSnia 6 aumentada, Militares nZo aceitam interferEncia. ExBrcito esti atento . s pressdes estrangeiras.

51

Mus. Para. Emlio Goeldi: Cole@o Eduardo Galvdo. 1991

Rio Branco; Juruena e Rio Araguari (IBAMA 1989b: 57). Finalmente, os pressupostos econmicos-sociais indicados pela SADEN para orientar os trabalhos deste GTI sobre as populaes indgenas preconizam submeter a definio de suas terras - em desconsiderao total nova Constituio - perspectiva do desenvolvimento dessas comunidades visando sua integraZo total sociedade regional (grifo nosso)34. Estas informaes deixam pensar, portanto, que a SADEN visava transformar o GTI VI numa agncia de zoneamentoecolgico/indigenista, diretamente submetido aos parmetros geopolticos milita;es, com o fim de sistematizar o seu modelo de expropriao das terras indgenas (AreaslColniasIndgenas incrustadas em unidades ambientais) e expandir sua aplicao a toda a Amaznia, sob a cobertura do nacional-ambientalismo publicitrio do Programa Nossa Natureza. INVESTIMENTOS MINERAIS E SEGURANA NACIONAL NO NORTE AMAZNICO: O PROJETO CALHA NORTE Vimos de que maneira os projetos militares de ordenamento territorial da Amaznia foram progressivamente dotados de instrumentos legais e administrativos destinados a abrir as terras indgenas & fronteira econmica pela via da manipulao de figuras do direito ambiental, Examinamos agora os objetivos econmicos e geopolticos subjacentes a estes projetos, tomando como exemplo a incidncia dos interesses minerais na implementao do Projeto Calha Norte.

O PCN estende-se por 6.771 km da fronteira norte-amaznica do Brasil, onde prev a aplicao de importantes financiamentos pblicos destinados a aumentar a presena militar, bem como a desenvolver as vias de comunicao, a produo energdtica e servios bsicos, a fim de atrair investimentos e fluxos migratrios para a regio. Declaraes de membros da SADEN, autor do projeto, indicaram explicitamente como um fator decisivo para a sua implementao O grande nmero de jazidas minerais situadas em reas indgenas ou pretensamente indgenas, interditadas pela FUNAT para fins de estudos e delimita^"^^. Esta colocao demostra que a lgica do PCN, enquanto projeto de interiorizao de plos de desenvolvimento sob controle militar, gira essencialmente em torno de uma estradgia de reduo das terras indgenas destinada a liberar o acesso das empresas de minerao industrial ou semi-industrial (cooperativas garimpeiras) s jazidas minerais que estas terras contm.
A concentrao dos interesses minerais sobre os territ6rios indgenas da rea fronteiria da Amaznia setentrional C, de fato, notvel36.As terras indgenas in34 Ver PRISADEN (1988): Programa Nossa Natureza, Ancxo D (Mcmcnto dos Rclatdrios dos GTIs

a NGA do Programa Nossa Naturcza), Prcssupostos Econ6n~ico-sociais (documcntos GTI VI). 35 ConfcrCncia do Coroncl A. Nascimcnto sobrc o PCN realizada no Instituto Superiorde Estudos Ama-

zBnicos (KEA) cm Manaus, 6/1/88.

36 Todas as estimativas que se scpcm foram calculadas a partir dos dados dos documentos CedilMuseu

Nacional 1987 e CedilConage 1988.

52

Term indgenas, poltica e geopollrica niilitar

cludas nesta regio representam, aproximadamente, 242.000 kn12. Existem 76 alvars e 973 requerimentos de pesquisa mineral registrados no DNPM sobre 22 (45 %) dos 49 territrios indgenas oficialmente registrados na faixa de 150 km ao longo da fronteira, considerada rea de segurana nacional (cf. notau). A superfcie coberta por estes titulos de pesquisa mineral d, aproximadamente, de 93.872 km2. Isto significa que 39 % dos territrios indgenas da faixa de fronteira norte-amaznica esto com o seu subsolo loteado e bloqueado por ttulos minerrios, constituindo-se numa considervel reserva de mercado de empresas de minerao, em particular, de empresas privadas nacionais3. Nessa perspectiva, deve-se notar, significativamente, que as reas indgenas nas quais se desenvolveu uma implementa0 mais dinlimica das medidas de expropriao ecolgica do Calha Norte em 1988-89 - as terras do Alto Rio Negro (Tukano, Maku, Baniwa ...) e do oeste de Roraima (Yanomami, Yekuana), com reduo respectivas de 61 e 71 3%de sua superfcie - so as reas de maior potencial mineral da zona de fronteira norte-amaznica. As maiores glebas reservadas ao Exdrcito na Amaznia encontram-se, tambCm, nestas duas regies. As terras do Alto Rio Negro so cobertas por 17 alvars e 359 requerimentos de pesquisa mineral, as terras Yanomami por 27 alvars e 363 requerimentos, ou seja, um total de 766 ttulos minerrios representando 73 % do total dos ttulos registrados na regio da faixa de fronteira norte-amaznica. Deve ser lembrado, enfim, que as terras indgenas desta regio so tambm cobiadas por numerosas empresas clandestinas de garimpagem; existem, assim, garimpos em 14 (29%) dos 49 territrios indgenas oficialniente reconhecidos na rea.

O encaminhamento da questo mineral como foco da estraggia de ordenamento territorial da regio fronteiria do norte amaznico C associado para os militares, aldm de seus fundamentos desenvolvimentistas, a justificativas geopolticas que dizem respeito integra0 regional. De fato, sob o prisma da doutrina da segurana nacional, o Exdrcito considera as campanhas internacionais a favor da preservao da floresta tropical e dos direitos territoriais indgenas como ameaas soberania nacional. Essas campanhas estariam, assim, induzindo os povos indgenas fronteirios a reivindicar a soberania do subsolo, a garantia da sua autodeterminao poltica e econmica e, at& o reconhecimento de nacionalidades diferentes do resto da sociedade nacional. Isso, na viso militar, poderia desembocar na forma0 de vastos enclaves territoriais pouco povoados e dissociados da comunidade nacional e, assim, evoluir em dire0 criao de naes indgenas autnomas (cf. nota ).
Convdm ressaltar, finalmente, que a questo da explorao mineral nas terras indgenas, por ser considerada determinante na geopoltica norte-amaznica, no deixa de se constituir, tambm, num problema poltico significativo a nvel de toda a Amaznia brasileira: 70 (29 %) das 242 terras indgenas oficialmente registradas
37 Dados de junho de 1987. A validade dos alvars de pesquisa mincral B dc trs anos, renov&vcis,a dos requcrimcntos B indefinida, permitindo o bloqueio da rea (Ricardo & Rocha 1990).

53

Mus. Para. Emilio Goeldi: Colecao Eduzrdo Galwlo, I991

na regio esto, assim, afetadas por 560 alvars e 1.685 requerimentos de pesquisa mineral e tem 333% da sua extenso total com o subsolo reservado a empresas 1 (9%)destes de minerao. As empresas de garimpagem atingem, por sua vez, 2 242 territrios indgenas. Assim, ainda que outros aspectos econmico-polticos possam ter incidido nesta estratdgia (como os conflitos fundiArios), a, questo mineral tem, certamente, contribudo de maneira fundamental para motivar o projeto de expanso pan-amaznica de um modelo de ordenamento territorial sob controle militar, associando a expropriao ecolgica das terras indgenas instalao de uma rede de glebas reservadas ao Exrcito em Areas crticas. CONCLUSO Vimos o quanto a poltica indigenista e ambiental oficial da Nova Repblica ainda estava subordinada a um modelo de integra0 da Amaznia dando continuidade econmica e poltica ao clebre binmio desenvolvimento-segurananacional dos anos 60 e 70, atraves do qual se garantia a explorao industrial dos recursos naturais da regio para exportao, num quadro de controle social e poltico generalizado assegurado pela tutela militar. Entretanto, constatamos que a repercusso negativa dos custos sociais e ecolgicos deste modelo econmico altamente desigual e predador, traduzida numa presso crescente das ONGs e das opinies pblicas sobre os credores internacionais que sustentam sua infra-estrutura, obrigou seus planificadores a modificar bastante o estilo poltico, legal e administrativo de sua implementao. As conquistas indigenistas e ambientalistas da nova Con~tituio~~, bem como o crescimento do movimento democrtico e de seus eseaos institucionais, tiveram, igualmente, uma influncia decisiva neste sentido. E, portanto, em resposta a estes novos parmetros da conjuntura poltica nacional e internacional que os membros do ex-CSN, ligados aos setores empresariais interessados, tm desenvolvido, nestes ltimos anos, uma nova estratkgia de manipulao da poltica indigenista e ambiental nacional. Com isso, pretendia-se tanto recompor a esgotada ideologia dos anos do Milagre brasileiro, quanto garantir a continuidade do envolvimento militar no planejamento geopoltico e econmico do desenvolvimento amaznico.

Os militares consideram as presses das ONGs nacionais e internacionais como obstculos ocupao econmica da Amaznia no somente por supostamente fomentar separatismos indgenas nas Areas de fronteira mas tambm, mais seriamente, por afetar as condies de acesso do Brasil aos emprstimos dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e, atravs disto, a disponibilidade dos emprstimos privados a eles vinculados, cuja proporo ultrapassa 80% na estrutura da dvida externa brasileira (Schwartzman & Malone 1988: 64-65)39.Nesta perspectiva,
38 Cf. o capftulo VI da nova Constituio sobre a quest0 ambiental c o capltulo VIlI sobre a questo

indgena.

39 Os ambientalistase indigenistas s0 regularmente denunciadospelos militares como subversivos mo-

vidos por interases inconfas6veis, visando excrcer uma influncia indevida na AmazBnia (cf., por exemplo, Correio Braziliense, 28/11/88 e 24/2/89).

54

T e r m indgenas, polllica

e geopoltica niiIiIar

a neutralizao da influncia do movimento ambientalista e indigenista sobre os requisitos scio-ecolgicos dos emprstimos internacionais tornou-se uma prioridade poltica da SADEN. Esta tentativa de neutralizao desenvolveu-se, como vimos, atravks de uma estratigia de ecologizao da retrica desenvolvinientista e de uma manipulao administrativa da legislao ambiental, associadas 5expulso dos membros das ONGs, e de muitos pesquisadores, das reas da Amaznia consideradas politicamente crticas, como as reas do Alto Rio Negro, Kayap, Tikuna, Yanomami, Waimiri-Atroari, etc. (Oliveira Filho 1988; Farage s.d.).

A delimitao das terras Yanomami, que procuramos analisar neste artigo, ilustra de maneira exemplar os desdobramentostanto da temtica, quanto das modalidades polticas desta estratgia oficial de esverdeamento dos custos sociais do desenvolvimento militar-empresarial da Amaznia (para maiores detalhes sobre o caso Yanomami cf. Albert 1 9 9 0 ) . @ A anlise desse modelo militar de expropriao ecolgica das terras indgenas, criado pela Secretaria Geral do CSN - SADEN durante o governo civil da Nova RepJblica, oferece ensinamentos tanto para os ONGs ambientalistas, quanto para as agncias financiadoras do desenvolvimento amazniCO. Ela ressalta, assim, a necessidade de as ONGs monitorarem cuidadosamente o impacto poltico de suas campanhas, a fim de neutralizar a apropriao retrica dos seus conceitos de conservao em detrimento das populaes indgenas e de seu habitat. Ela demonstra, igualmente, o quanto importante que os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento aprimorem os seus critrios de avaliao dos projetos scio-ambientais a eles submetidos como condio de emprstimo, em particular no que tange anlise dos contextos polticos de sua implementa0 local, de modo a evitar o uso de seus recursos na sustenao de projetos ecolgica e socialmente predadores. Finalmente, o caso Yanomami mostra o interesse - na perspectiva da ecologia poltica proposta por Schmink e Wood (1987) - de estudos sobre a intera0 entre movimentos sociais e estratgias do Estado na definio e implementa0 das polticas de desenvolvimento da Amaznia.
Brasilia, maro de 1990
AGRADECIMENTOS

O autor agradcce C. Andujar, D. Buchillet, A.R. Ramos e K.1 Taylor por seus valiosos comcntdrios sobre verscies antcriores deste artigo.
REFERNCIAS BIBLIOCRFICAS ALBERT, B. 1987. Les Indiens et la Nouvelle RCpublique. Temps Modernes, Paris, (491).
ALBERT, B. 1990. Wveloppement amazonien et %?curit& nationale: les indiens Yanomami face au Projet

Calha Norte. Ethnies, Paris, Survival International France, (1 1/12).

40.Em 1989, enquanto a SADEN desenvolvia a sua propaganda ambientalista, &.O00 km2 de floresta amaz6nica foram destrufdos (INPE, citado na Folha de S.Paulo, 26/6/90) e a poluio dos rios da

A d n i a por mercrIrio usado pelos garimpeiros atingiu um nivel critico ( Jornal do Erasil, 6/3/90; Martinelli et al. 1989; Pfeiffer et al. 1990).

55

Mus. Pam. Eniilio Goeldi: Coleao Eduardo Gahdo, 1991

ALBERT, B. (org.) 1990. Brksil: indiens et d6veloppement en Amazonie. Ethnies, Paris, Survival International France, (11112). ALLEGRETTI, M. H. 1988. Natureza e polltica externa brasileira. Tempo e Presena, Rio de Janeiro,
(330).

ALLEN, E. 1989. Brazil: Indians and the new Constitution. Thirld World Quart., 1 1 (4). ALLEN, E. 1990. Calha Norte: military development in Brazilian Amazbnia. Occ. Pap. Inst. Latin Am. Stud., University of Glasgow. APC. 1989. Roraima: o aviso da morte. So Paulo, CCPY/CEDNNDL ARRUDA, A. 1983. A Escola Superior dc Guerra. So Paulo, Ediks GRD; Braslia, INL/FN Pr6Memoria. BAYMA DENYS, R. 1989. Declarao do General Bayma Denys, Ministro Chefe do Gabinete Militar da PresidBncia da Repblica na Comisso de Desenvolvimento Urbano, Interior e fndio da Cmara dos Deputados. 26 abr. BECKER, B. K. 1990. Amadnia. So Paulo, tica. BERN0 DE ALMEIDA, A. W. 1989. O Tempo dos primeiros encontros. Tempo e Presena, Rio de Janeiro, (244/245). BUCHILLET, D. 1990. Pari-Cachoeira: le laboratoire tukano du Projet Calha Norte. Ethnies, Paris, Survival International France, (1 1/12). CARNEIRO DA CUNHA, M. 1984. Ofensivas contra os direitos indlgcnas. Povos indigcnas no Brasil 1983. Aconteceu Especial. So Paulo, (14). CARNEIRO DA CUNHA, M. 1990. L&t, les Indiens et la nouvelle Constitution. Ethnies, Paris, Survival International France, (lUl2). CCPY. 1988. Yanomami urgente, So Paulo, (4). CCPY. 1989. Urihi,
%O

PdUlO,

( 1 1 ) .

CEDUCNS. 1989. Chico Mcndes. 1989. So Paulo. CEDI/CONAGE. 1988. Empresas de minerao e terras indlgcnas na Amazdnia. So Paulo. CEDIIMUSEU NACIONAL. 1987. Tcrras indigenas na AmazBnia. So Paulo. CIMI. 1989. PROFFAO: O Calha Sul. Tempo c Presena, Rio de Janeiro, (244/245). COELHO DOS SANTOS, S. 1989. Povos indfgcnas e a Constituinte. Porto Alegre, UFSC-Movimento. COMBLIM, J. 1980. A ideologia da segurana nacional. Rio de Janeiro, Chilimo Brasileira. CPIISP. 1985. A questo da minerao em terra indfgcna. Cad. Comisso Pr6-fndio S. Paulo, (4). CSQ. 1985. The First World conference on Cultural Parks. Cult. Surv. Quart., Cambridge, 9 (1). CSQ. 1989. Open letter from Union of Indigenous Nations (Uni-North) to the coordinators of PMACI and representatives of the IDB. Cult. Surv. Quart., Cambridge, 13 (1). DAMASCENO, F. A. 1990. Legislao indigenista: prote0 e respeito sem tutela. Porantim, Brasflia,
(130).

DEIA, C. 1988. Cresce devastao da floresta amazbnica. Espacial, So Josc! dos Campos, ( 6 8 ) . FARAGE, N. (s.d.). Autorizacs para pesquisa em Area indigena: quanto o oculto 6 6bvio. MS.

56

Term indgenas, poltica e geopoltica mililar

FEARNSIDE, P. M.1989. Como frear o desmatamento. T e m p e Presena, Rio de Janeiro, (2441245). GAIGER, J. M. G . 1989a. Direitos indgenas na Constituio Brasileira de 1988 (e outros ensaios). Brasflia, CIMI. GAIGER, J. M. G. 1989b. Terras indfgenas e figuras ambientais. In: Direitos indigenusno Constituido Bmsileim de 1988 (e outros emaios). Brasflia, CIMI.

GUIMARAES,
(113).

P. M. 1988. AmazBnia: militares conduzem apoltica de ocupao. Porantim, Brasflia, P. M. 1989a. Legislao indigenista brasileira. Colet5nea. S0 Paulo, Loyola. P. M. 1989b. Demarcao das terras indgenas. A agresso dogoverno. Brasflia, CIMI.

GUIMARAES, GUIMARAES,

GOVERNO de RR / CODESAIMA. 1989. Projeto Meridiano 6 2 . Boa Vista. IBAMA. 1989a. Organizao bdsica. Brasflia. IBAMA. 1989b. Pmgrama Nossa Natureza. Leis e Decretos. Brasflia. IBDFIFBCN. 1982. Plano do sistema de unidades de conservao do Brasil. IIa etapa. Brasflia. LIMA A. C. de S. 1987. Sobre indigenismo, autoritarismo e nacionalidade: consideraes sobre a constitui0 do discurso e da pdtica da proteo fraternal no Brasil. In: OLIVEIRA FILHO, J. P. de (org.). Sociedades indgenas e indigenismo no Brasil. R i d e Janeiro, UFFLJ; S0 Paulo, Marco Zero. MAHAR, D. J. 1989. Government poJicies and deforestation in B m i l s Amazon region. Washington, The World Bank. MARTINELLI, L. A. et al. 1989. Gold rush produces mercury contamination in Amazon. Cult. Surv. Quart., Cambridge, 13(1). MATTOS, C. de M. 1980. Uma geopoItica panamclzdnica. Rio de Janeiro, Biblioteca do Exkito. MATTOS, C. de M. 1983. A Integra0 latino americana e o universo amazbnico. In: EI Universo amaz5nim y la integracidn latino americana. Caracas, Universidad Simon Bolivar. MENEZES, M. A. 1990. Reservas extrativistas. Por uma reforma agrilria ecolbgica. Cienc. Hoje, Rio de Janeiro, 11 (64). MNAMOTO, S. 1987. Conselho de Segurana Nacional e polltica brasileira. T e m p e Presena, Rio de Janeiro, (223). MIYAMOTO, S. 1989. Diplomacia e militarismo: o projeto Calha Norte e a ocupaodo espao amazSNco. Rev. Bras. Cienc. Polit. Brasflia, l(1). OLIVEIRA, A. C. A. de & BORN, R. H. 1989. Programa Nossa Natureza, epflogo congressual. T e m p e Presena, Rio de Janeiro, (244/245). OLIVEIRA FKHO, J.P. de 1985. Contexto e horizonte ideol6gco: reflcxh sobre o Estatutodo indi@. In: Sociedades indfgenas e o direito. Floriandplis, UFSC; Brasflia, CNPq.

. P. de 1988. A Pesquisa tutelada. Cidnc. Hoje, Rio de Janeiro, 8 (43). OLIVEIRA FILHO, J
OLIVEIRA FILHO, I. P. de & ALMEIDA, A. W. B. de 1985. Demarcaes: uma avalia0 do Grupo de Trabalho Interministerial. Povos bdfgenas no Brasil 1984, Aconteceu Especial, S0 Paulo, (15) OLIVEIRA FILHO, J. P. de & ALMEIDA, A. W. B. de 1989. Dcmarcao e rcafirmao Btnica: um ensaio sobre a FUNAI. In: OLIVEIRA FILHO, J. P. de (org.). Os Poderes e as ferras dos Indios. Programa de P6s-gradua0 em Antropologia Social. Rio de Janeiro, Museu Nacional/UFRJ, mmunicao, (14).

57

Mus. Pam. E d i o O O C U : cole$do Eduardo Galwlo, 1991

PFEIFFER, W. C; MALM, O. & SOUZA, C. M. M. de 1990. A ameaa do mercrio nos garimpos. Ci6nc. Hoje. Rio de Janeiro, (61). RIBEIRO, D. 1982. Os indios e a civilizao, 4 ed. Rio de Janeiro, Vozes. RIBEIRO, G. L. 1989. Intemacionalizao da Amazbnia. Bol. Assoc. Bras. Anfropol, (7). RICARDO, C. A. &ROCHA, G. 1989. Compagnies minieres et terres indiennes. Ethnies, Paris, Survival International France, ( I 1/12). SANTILLT, M. 1987. Projeto Calha Norte: tutela militar e politica de fronteiras. Tempo c Prcscng, Rio de Janeiro, (223). SANTILLI, M. 1989a. Notes on the constitutional rights of the Brazilian Indians. Cult. Surv. Quart., Cambridge, 13(1). SANTILLI, M. 1989b. Tratado de Cooperao Amdnica: um instrumento diplodtico a servio da ret6rica nacionalista. T e m p e Presena, Rio de Janeiro, (244/245). SANTILLI, M.1990. Projet Calha Norte: politique indigdniste et frontikres nord-amazoniennes. Ethnies, Paris, Survival International France, (1 1/12). SCHMINK, M. & WOOD, C. 1987. The political ecology of Amazonia. In: LITTLE, P. D. & HOROWITZ, M. M. (org.), Land at risk in the Third World: local levcl perspectives. Boulder, Westview Press. SCHWARTZMAN, S. & MALONE, M. 1988. Os Bancos Multilaterais de Desenvolvimentoe o setor energttico. In: SANTOS, L. A. O. & ANDRADE, L. M. M. (org.), As HidrcI6tricas do Xingu e os povos indigenas. Si0 Paulo, Comissio Pr6-lndio. SG/CSN. 1985. Desenvolvimento e segurana na rcgiio ao norte das calhas dos riosSoIh5cs c Amazonas. Projeto Calha Norte. Brasflia. SG/CSN. 1988. Calha Norte: a Fronteira do Futuro

- 1986/1991. Braslia.

SILVA, G. do C. e 1967. Geopolftica do Brasil. Rio de Janeiro, Jose Olympio. TURNER, T. 1989. Five days in Altamira. Kayapo indians organize protest against proposed hydroelectric dam. Kayapo Support Group Newsletter, Chicago, (I).

58

Das könnte Ihnen auch gefallen