Sie sind auf Seite 1von 2

coforienta

O papel do Psiclogo como Perito e Assistente Tcnico

Comisso de Orientao e Fiscalizao (COF) percebe que muitos profissionais ainda desconhecem os limites e atribuies do Psiclogo Perito e do Assistente Tcnico, previstos na Resoluo CFP n 008/2010, que dispe sobre essas funes no Poder Judicirio. - O Psiclogo Perito aquele nomeado pelo juiz para assessorar a Justia no limite de suas atribuies, quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientfico na rea da Psicologia. Portanto, esta funo deve ser exercida com iseno em relao s partes envolvidas e com comprometimento tico para que seja emitido o posicionamento de sua competncia a qual subsidiar a deciso judicial; - O Psiclogo Assistente Tcnico aquele contratado pela parte interessada em obter assessoramento tcnico quanto matria da Psicologia, garantindo, desta forma, meios para que seja apresentado o contraditrio em uma determinada situao. O que diz a Resoluo CFP 008/2010: Art. 1 - O Psiclogo Perito e o Psiclogo Assistente Tcnico devem evitar qualquer tipo de interferncia durante a avaliao que possa prejudicar o princpio da autonomia terico-tcnica e tico-profissional, e que possa constranger o periciando durante o atendimento; Art. 2 - O Psiclogo Assistente Tcnico no deve estar presente durante a realizao dos procedimentos metodolgicos que norteiam o atendimento do Psiclogo Perito e vice-versa, para que no haja interferncia na dinmica e qualidade do servio realizado; Pargrafo nico - A relao entre os profissionais deve se pautar no respeito e colaborao, cada qual exercendo suas competncias, podendo o Psiclogo Assistente Tcnico formular quesitos ao Psiclogo Perito; Art. 3 - Conforme a especificidade de cada situao, o trabalho pericial poder contemplar observaes, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, aplicao de testes psicolgicos, utilizao de recursos ldicos e outros instrumentos,

mtodos e tcnicas reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Art. 7 - Em seu relatrio, o Psiclogo perito apresentar indicativos pertinentes sua investigao que possam subsidiar diretamente o Juiz na solicitao realizada, reconhecendo os limites legais de sua atuao profissional, sem adentrar nas decises, que so exclusivas s atribuies dos magistrados; Art. 8 - O Assistente Tcnico, profissional capacitado para questionar tecnicamente a anlise e as concluses realizadas pelo Psiclogo Perito, restringir sua anlise ao estudo psicolgico resultante da percia, elaborando quesitos que venham a esclarecer pontos no contemplados ou contraditrios, identificados a partir de criteriosa anlise; Pargrafo nico - Para desenvolver sua funo, o Assistente Tcnico poder ouvir pessoas envolvidas, solicitar documentos em poder das partes, entre outros meios (Art. 429, Cdigo de Processo Civil); Art. 9 Recomenda-se que antes do incio dos trabalhos o Psiclogo Assistente Tcnico formalize sua prestao de servio mediante Termo de Compromisso firmado em cartrio onde est tramitando o processo em que conste sua cincia e atividade a ser exercidas, com anuncia da parte contratante; Pargrafo nico O Termo conter nome das partes do processo, nmero do processo, data de incio dos trabalhos e o objetivo do trabalho a ser realizado; Art. 10 - Com intuito de preservar o direito intimidade e equidade de condies, vedado ao Psiclogo que esteja atuando como psicoterapeuta das partes envolvidas em um litgio: I - Atuar como Perito ou Assistente Tcnico de pessoas atendidas por ele e/ou de terceiros envolvidos na mesma situao litigiosa; Para ambos os papis, a referida resoluo ainda relembra preceitos do Cdigo de tica:

contato

- que o Psiclogo atuar com responsabilidade social, analisando crtica e historicamente a realidade poltica, econmica, social e cultural, conforme disposto no princpio fundamental III, do Cdigo de tica Profissional; - que o Psiclogo considerar as relaes de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relaes sobre suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crtica e em consonncia com os demais princpios do Cdigo de tica Profissional, conforme disposto no princpio fundamental VII, do Cdigo de tica Profissional; - que dever fundamental do Psiclogo ter, para com o trabalho dos Psiclogos e de outros profissionais, respeito, considerao e solidariedade, colaborando, quando solicitado por aqueles, salvo impedimento por motivo relevante; - que o Psiclogo, no relacionamento com profissionais no Psiclogos compartilhar somente informaes relevantes para qualificar o servio prestado, resguardando o carter confidencial das comunicaes, assinalando a responsabilidade, de quem as receber e preservar o sigilo; - que a utilizao de quaisquer meios de registro e observao da prtica psicolgica obedecer s normas do Cdigo de tica do Psiclogo e legislao profissional vigente, devendo o periciando ou beneficirio, desde o incio, ser informado; - que os Psiclogos Peritos e Assistentes Tcnicos devero fundamentar sua interveno em referencial terico, tcnico e metodolgico respaldados na cincia Psicolgica, na tica e na legislao profissional, garantindo como princpio fundamental o bem-estar de todos os sujeitos envolvidos; - que vedado ao Psiclogo estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro que tenha vnculo com o atendido, relao que possa interferir negativamente nos objetivos do servio prestado; - que o Psiclogo poder intervir na prestao de servios psicolgicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, a pedido deste ltimo.

Para saber mais:


- A Resoluo CFP 001/2002, que regulamenta a Avaliao Psicolgica em Concurso Pblico e processos seletivos da mesma natureza, tambm prev a atuao do Psiclogo como Perito e como Assistente Tcnico na hiptese de recurso instncia competente, no qual o candidato vaga poder ser assessorado pelo Psiclogo (Art. 7). - A Resoluo CFP 017/2012 dispe sobre a atuao do Psiclogo como Perito nos diversos contextos. - A Resoluo CFP 007/2003 prev que o Manual de Elaborao de Documentos produzido pelo Psiclogo, dever ser consultado, pois o profissional far uso da comunicao escrita na prestao de seus servios como Perito e como Assistente Tcnico. A COF ainda ressalta que a no observncia das normas citadas constitui falta tico-disciplinar, passvel de capitulao nos dispositivos referentes ao exerccio profissional do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo, sem prejuzo de outros que possam ser arguidos.

Nota de Esclarecimento

Avaliao Psicolgica para Concesso de Porte de Arma de Fogo A Comisso de Orientao e Fiscalizao do CRP-PR esclarece que, em 13 de maro de 2013, foi publicada a Instruo Normativa n 70/2013DG-DPF, revogando os artigos 45, 46 e os anexos XIX, XII e XIV, da Instruo Normativa n 23/05-DG/DPF. Na IN n 70 tambm constam as seguintes informaes: Art. 21. Os credenciamentos j realizados permanecero vlidos, mantidas as suas datas de validade originrias; Art. 22. O Chefe da Diviso Nacional de Armas poder expedir orientaes e normas complementares para a fiel execuo desta IN. Para outras informaes e atualizaes sobre o credenciamento de Psiclogos junto ao DPF, acesse: http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/

contato 7

Das könnte Ihnen auch gefallen