Sie sind auf Seite 1von 4

Antropologia, Histrias e Temporalidades entre os Av-Guarani de Ocoy (PR) Adriana C. R. Albernaz.

O resumo sobre uma pesquisa atual que poder me auxiliar sobre a questo do papel das lideranas Av-Guarani na luta pela terra. A tese de doutorado de Adriana Cristina Albernaz, cujo o ttulo ; Antropologia, Histria e Temporalidades entre os AvGuarani de Ocoy (PR). Ela realizou seu trabalho de campo com os Av-Guarani da aldeia Tekoh Ocoy em So Miguel do Iguau - PR e utilizou como base terica alguns autores como; Pierre Clastres, Helene Clastes e Levi M. Pereira, ambos etnlogos que tambm realizaram suas pesquisas com os povos Guaranis. Segundo Albernaz (2006), o poder poltico para os Av-Guarani que vive na aldeia Ocoy no se concentra nas mos dos chefes, mas sim na sociedade. Para justificar esta afirmativa ela ir partir da organizao estrutural da aldeia, que constituda por famlias extensas. As famlias extensas so formadas pelas as famlias nucleares, e estas so constitudas por parentes consanguneos e aliana como; pai, me, filhos e cunhado(a), avs. Ou seja, as famlias extensas so grupos de famlias nucleares que vivem prxima umas das outras.

Cada famlia extensa tem uma pessoa como liderana, as lideranas da famlia extensa travam dilogos permanentes com a liderana geral da aldeia, assim, descentralizando o

pleno poder de deciso da liderana da aldeia, visto que este ltimo toma suas decises de acordo com o que foi decidido com as lideranas das famlias extensas. A autora utiliza dois conceitos para explicar sua tese - baseados nos estudos de Pierre Clastres ([1974] 2003) e Helene Clastres (1975) - que so eles o de foras centrfugas e de foras centrpetas. A primeira, significa o poder que a liderana exerce na comunidade, e a segunda seria ento o poder que a comunidade exerce sobre o lder geral. As duas foras contrrias centrfugas ou de expanso (representadas pelos chefes de famlias extensas) e centrpetas ou de concentrao (representada pelo chefe da aldeia ou, nos termos de Pierre Clastres, do demo-exogmico) conectam as relaes de parentesco, atravs das famlias-extensas, liderana poltica do grupo, instaurando um equilbrio social ideal e delicado, porque constantemente tenso. (ALBERNAZ, 2009: 284) No trabalho etnogrfico a autora aponta que as lideranas elaboram projetos de futuro, plano de melhoria para a comunidade. Um outro fator apontado foi a documentao das aes feita pelas lideranas, assim como atas de reunies entre lideranas e documentos para enviar ao Ministrio Pblico e FUNAI. Albernaz (2009) escreve que; (...)as lideranas polticas desta comunidade indgena so os responsveis pela comunicao com a sociedade dos brancos(...). As lideranas fazem a ponte que liga a realidade atual de seu povo com a sociedade no-indgena e hegemnica, na tentativa de sanar suas principais demandas e dificuldades para o prosseguimento da existncia fsica de acordo com seus modos de vida. A autora iniciou seu trabalho de campo em 2004 e concluiu a tese em 2009, neste perodo ela acompanhou o processo de formao de alguns acampamentos constitudos por pessoas que viviam em Ocoy e decidiram, devido falta de espao na aldeia, reivindicar por terras suficiente para uma sobrevivncia digna para as pessoas que compe o grupo. Ela mostra que para isto fundamental a participao dos oporaivas xams, pajs ou rezadores no perodo de vivencia na terra enquanto acampamento, pois so eles que auxiliam o papel da liderana e da vice-liderana que iro dialogar com a sociedade dos no-ndio para conseguirem a demarcao da terra.

Eu constatei este fato em conversas com as lideranas de Guaira-PR, que me falaram sobre a importncia da figura dos rezadores para a comunidade, este fazem a ponte com Nhanderu, entidade sagrada para os Guarani da regio do Oeste paranaense. Na aldeia em condio de acampamento que visitei, todos os dias o povo faz, ao cair da noite, o ritual de rezas, cujo no momento, os principais agentes so; os oporaivas -que puxo o canto- o canto e a dana, o mbarak (chocalho), a taka (baumbu) e a fumaa produzidas pelos pitenguas (cachimbo). Adriana Albernaz aponta tambm as caractersticas necessrias para uma pessoa se tornar liderana, como; falar portugus, conhecer as leis e burocracia dos brancos, e ter a disposio pra trabalhar em nome da comunidade que lhe pertence. O prestigio relacionado atuao das lideranas polticas entre os Av-Guarani na atualidade advm das demonstrao de disposio em trabalhar para a comunidade e do conhecimento da lngua e da sociedade dos brancos (ALBERNAZ, 2009: 250) Uma caracterstica das lideranas em Ocoy, apresentada por Albernaz (2009), a fala forte, nas palavras da autora:
[...] a fala forte caracteriza uma parte importante do fazer poltica em Ocoy, entretanto, o fazer poltica para os Av-Guarani no significa somente uma questo de discurso, ms tambm algumas estratgias, conhecimento e prticas, como o j citado, fazer projetos e saber dialogar com as entidades da sociedade dos brancos. (ALBERNAZ, 2009: 295)

Na situao atual dos Av-Guarani, de luta pela terra, se fez de extrema importncia que houvesse pessoas que dialogassem com os no-ndios para conseguirem os meios de sobrevivncia, visto que com a explorao do territrio tradicional, devido ao pensamento progressista da expanso e uso econmico do territrio para fins lucrativos, os Av-Guarani ficaram em situao de cercamento, vivendo em pequena quantidades de terras e ameaados pelos proprietrios de terras. Eu percebi, atravs de visitas a algumas aldeias em condio de acampamento e da tese de Albernaz, que os meios que os Av-Guarani, que habitam o que hoje ficou conhecido pela sociedade hegemnica como Oeste do Paran, elaboraram estratgias para buscar seus direitos retomada da terra, assim se articulao com entidades da sociedade noindgena. A liderana e a vice-liderana so as pessoas que praticam o papel de fazer o dilogo entre o grupo e as instncias necessrias para conseguirem o que necessrio

para a sobrevivncia do grupo; As lideranas polticas desta comunidade indgena so as responsveis pela comunicao com a sociedade dos brancos [...] representando, nesta comunicao, os interesses de sua comunidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen