Sie sind auf Seite 1von 50

Gerncia de Gesto de Ambientes - GGA Coordenao de Planejamento, Pesquisa e Capacitao - CPPC

MANUAL ! U"U#$%! &$!''%C()!$G %MP$(""

MANUAL

! %MP$(""

ocumento Manual do Usurio BrOffice.org Impress *erso 1.0 (quipe +,cnica Felipe Camargo de Pauli Jonsue Trapp Martins Paulo C sar de Oli!eira P-.inas "0

P#G)/ 0

MANUAL

! %MP$(""

1ndice
1 Apresentao.....................................................................................5 2 O que BrOffice.org Impress?..........................................................5 2.1 Iniciando o BrOffice.org.............................................................................5 2.2 Algumas caractersticas:...........................................................................5 3 Conhecen o a !ane"a o Impress.......................................................# $ %ra&a"han o com ocumentos ' (enu Arqui)o.................................* 4.1 Novo......................................................................................................... ..7 4.2 Abrir..........................................................................................................7 4. !ocumentos "ecentes................................................................................7 4.4 Assistentes................................................................................................7 4.5 #ec$ar........................................................................................................% 4.& 'alvar ( 'alvar )omo ( 'alvar *udo..........................................................% 4.7 "ecarregar.................................................................................................% 4.+ ,ers-es.......................................................................................................% 4.% ./0ortar ( ./0ortar como 1!#................................................................12 4.12 .nviar.....................................................................................................11 4.11 1ro0riedades..........................................................................................11 4.12 Assinatura !igital..................................................................................11 4.1 3odelos..................................................................................................11 4.14 Im0rimir.................................................................................................12 4.15 )onfigura4-es da Im0ressora................................................................12 4.1& 'air.........................................................................................................12 5 + itan o ocumentos ' (enu + itar...............................................13

P#G)/ 2

MANUAL

! %MP$(""

ndice de Figuras
Figura 1# Iniciando o $ssistente...........................................................................................% Figura &# $ partir de um modelo...........................................................................................' Figura (# )escre!endo as id ias *sicas da apresenta+,o.................................................' Figura -# .elecionando uma e/tens,o para e/portar........................................................10 Figura "# .elecionando modelos........................................................................................11 Figura 0# Janela Imprimir....................................................................................................1&

P#G)/ 3

MANUAL

! %MP$(""

4 Apresentao
1ste manual tem como fun+,o introdu2ir as fun+,o *sicas do BrOffice.org Impress 3s pessoas 4ue est,o migrando de aplicati!os de outros sistemas operacionais5 ou 4ue apenas tem interesse em dominar esta ferramenta completa para criar suas apresenta+6es. 1ste aplicati!o um dos soft7ares de escrit8rio adotado pelo estado5 4ue al m de ser uma poderosa ferramenta de cria+,o e edi+,o de apresenta+6es5 est de acordo com a campan9a do soft7are li!re5 em 4ue todos os soft7ares usados pelo estado de!em ser li!res de licen+a e possuir os c8digos a*ertos5 pra constantes atuali2a+6es e a possi*ilidade de modifica+6es dos aplicati!os de acordo com as reais necessidades dos funcionrios do estado.

0 ! que , &r!55ice)or. %mpress6


O BrOffice.org Impress o editor de apresenta+6es da fam:lia BrOffice.org e apresenta solu+6es atuais para esta finalidade. O usurio poder criar slides com comple/idades !ariadas5 indo de uma simples apresenta+,o escolar at as mais comple/as apresenta+6es profissionais. )e uma forma geral5 poder ser criado e editado com o BrOffice.org Impress# a7 Apresenta8es/ Con;unto de slides5 fol9etos5 anota+6es do apresentador e estruturas de t8picos5 agrupados em um ar4ui!o< b7 "lides/ = a pgina indi!idual da apresenta+,o. Pode conter t:tulos5 te/tos5 elementos grficos5 desen9os >clipart?5 etc< c7 'ol9etos/ = uma pe4uena !ers,o impressa dos slides5 para distri*uir entre os ou!intes. d7 Anota8es do Apresentador/ $nota+6es 4ue o apresentador 4ueira adicionar ao slide sem 4ue se;am !isuali2adas na apresenta+,o. e7 (strutura de +:picos/ = o sumrio da apresenta+,o. $parecem apenas os t:tulos e os te/tos principais de cada slide.

0)4 %niciando o &r!55ice)or.


- No ;indo<s/ Utili2e do Bot,o @IniciarA5 clicando neste *ot,o e5 em seguida5 escol9er# "Programas / BrOffice.org 2.0 / BrOffice.org Impress". - No ebian/ Utili2ando o Menu $plica+6es5 selecione as op+6es# @Escritrio B BrOffice.org ImpressA.

0)0 Al.umas caracter=sticas/


C O Assistente au/ilia na cria+,o de uma no!a apresenta+,o de uma forma mais simples5 tendo apenas 4ue fa2er algumas configura+6es no decorrer da e/ecu+,o do assistente.
5

C O Impress tem corretor ortogrfico. O usurio poder selecionar a op+,o em 4ue a corre+,o automaticamente en4uanto digita5 ou ent,o manualmente no momento 4ue dese;ar.

feita

- Crie notas para facilitar a apresenta+,o e inserir informa+6es adicionais. $s informa+6es em notas facilitam a apresenta+,o para o apresentador5 e tornam os slides mais o*;eti!os e en/utos. C .al!e seus te/tos no formato Open)ocument5 o no!o padr,o internacional para documentos de escrit8rio. 1ste formato *aseado na linguagem DME5 por isso5 com ele o usrio n,o est amarrado ao Impress. Os te/tos podem ser a*ertos em 4ual4uer outro programa compat:!el com Open)ocument. 15 claro5 o usurio poder a*rir apresenta+6es do Po7er Point e sal!ar suas no!as apresenta+6es no formato PPT5 para en!iar 3s pessoas 4ue ainda utili2am os produtos da Microsoft.
P#G)/ >

MANUAL

! %MP$(""

2 Con9ecendo a ?anela do %mpress


Barra de T:tulos Barra de Menus

Barra de Fun+6es Barra de O*;etos Painel de .lides Painel de Tarefas

Barra de Ferramentas

Barra de .tatus

'i.ura @4 $ntes de iniciar a utili2a+,o do BrOffice5 *em fi/ados5 como por e/emplo#

interessante ter alguns conceitos *sicos de informtica

Cursor de Ponto de %nsero/ *arra 4ue indica posi+,o dentro do documento< Menu/ con;unto de op+6es >comandos? utili2ados durante a tarefa5 4ue podem di!idirCse em su*Cmenus. $s op+6es podem ser acessadas pela *arra de menu5 *arra de ferramentas e teclas de atal9o< ?anela/ espa+o onde fica um con;unto de configura+6es de um comando. &arra de Menu/ d acesso a menus suspensos5 onde est,o todas as op+6es >comandos? do programa< &arra de 'erramentas/ d acesso a um con;unto de *ot6es com as mesmas funcionalidades da *arra de menu< &arra de $ola.em AoriBontal e *ertical/ facilita a na!ega+,o na pgina 4uando o 2oom de !isuali2a+,o e/cede o taman9o da tela< &arra de "tatus/ e/i*e na parte inferior da ;anela do documento alguns status de comportamento e edi+,o do te/to no programa.

P#G)/ C

MANUAL

! %MP$(""

3 +rabal9ando com documentos D Menu ArquiEo


1ste menu cont m comandos 4ue se aplicam ao documento todo.

3)4 NoEo
Com este comando o usurio poder a*rir um ar4ui!o no!o de 4ual4uer um dos aplicati!os da fam:lia BrOffice.org.

-igura .) Inician'o o Assistente

Cli4ue em ...Arquivo/Novo/Apresenta !o" .elecione Apresentao *aBia e cli4ue em Criar)

O*s# Para uma no!a apresenta+,o a partir de um assistente5 ! para -.-

3)0 Abrir
$o clicar em a*rir5 aparecer uma ;anela contendo o diret8rio do usurio logado. )entro desta ;anela5 o usurio poder a*rir uma apresenta+,o pr Ce/istente.

Cli4ue em ...Arquivo/A#rir $%ec&a 'e Ata&(o) *tr& + O," 1ntre no diret8rio em 4ue est gra!ada a apresenta+,o< .elecione a apresenta+,o dese;ada e cli4ue em Abrir)

3)2 ocumentos $ecentes


.,o listados atal9os para os Fltimos documentos editados de todos os aplicati!os da fam:lia BrOffice.org5 para facilitar o acesso posterior.

3)3 Assistentes
1ste comando apresenta !rios modelos prontos de documentos5 em 4ue ap8s selecionar algumas op+6es do assistente5 s8 necessrio inserir os dados dese;ados. O BrOffice.org possui entre todos os aplicati!os alguns comandos em comum5 e este um deles. Para a*rir um modelo de apresenta+,o do Impress5 cli4ue5 dentro do su*Cmenu Assistentes5 na op+,o Apresentao.

P#G)/ F

MANUAL

! %MP$(""

-igura 2) A partir 'e um mo'e&o

Cli4ue em ...Arquivo/Assistentes/Apresenta !o" .elecione A partir do modelo e cli4ue em Pr:GimoH .elecione a m:dia de sa:da 4ue ser utili2ada na apresenta+,o e cli4ue em Pr:Gimo< )efina em +ransio de "lide5 o efeito e a !elocidade da transi+,o >ao clicar em uma transi+,o aparecer no 4uadro de !isuali2a+,o uma amostra?< 1m +ipo de apresentao5 selecione Padro para 4ue a transi+,o se dG atra! s do cli4ue do mouse5 ou selecione Autom-tica caso 4ueira 4ue as transi+6es se;am automticas< Caso 4ueira 4ue as transi+6es se;am automticas5 defina 4uanto tempo cada slide de!er ser apresentado5 e 4uanto tempo5 ap8s o fim da apresenta+,o5 esta de!er ser reiniciada >na op+,o automtica5 a apresenta+,o sempre ser reiniciada ap8s o seu fim?. Feitas as configura+6es5 cli4ue em Pr:Gimo< Ha pr8/ima ;anela5 ser necessrio escre!er as id ias *sicas da apresenta+,o5 como mostra a figura a*ai/o#

-igura /) 0escreven'o as i'1ias #2sicas 'a apresenta !o

Ha pr8/ima ;anela ser listado uma s rie de slides 4ue poder,o ser adicionados 3 apresenta+,o. .elecione os slides 4ue tem interesse e cli4ue em Criar<
P#G)/ I

MANUAL

! %MP$(""

O molde da apresenta+,o est todo pronto5 agora s8 falta inserir as informa+6es pr8prias.

3)> 'ec9ar
Ir fec9ar o documento a*erto. Caso o documento se;a no!o e n,o ten9a sido feita nen9uma altera+,o5 ou ent,o o ar4ui!o ; e/istente n,o ten9a sofrido nen9uma altera+,o ap8s o Fltimo ponto sal!o5 o aplicati!o ir fec9ar sem nen9um a!iso. Caso ten9a altera+6es5 antes de fec9ar ser a*erto um a!iso perguntando se o usurio dese;a sal!ar5 descartar as altera+6es ou cancelar o encerramento.

3)C "alEar D "alEar Como D "alEar +udo


Iual4uer cria+,o ou modifica+,o em um documento s8 passa a fa2er parte deste a partir do momento em 4ue o ar4ui!o sal!o. Para isto5 *asta usar um dos trGs comandos relacionados a seguir# "alEar/ caso o ar4ui!o ; e/ista5 ir simplesmente sal!ar as altera+6es5 caso contrrio ati!ar o comando .al!ar Como. "alEar Como/ ir a*rir uma ;anela5 perguntando o nome e o diret8rio em 4ue de!e ser sal!o o ar4ui!o. "alEar +udo/ O usurio poder ter mais de uma apresenta+,o a*erta simultaneamente. Caso dese;e sal!ar todas as apresenta+6es de uma s8 !e25 poder clicar em .al!ar tudo.

3)F $ecarre.ar
O comando Jecarregar5 ir rea*rir o ar4ui!o 4ue est sendo editado5 no Fltimo ponto em 4ue foi sal!o. Caso o ar4ui!o ten9a sofrido alguma altera+,o5 o usurio ser 4uestionado se dese;a sal!ar ou descartar estas altera+6es.

3)I *ers8es
Caso a apresenta+,o este;a em constante atuali2a+,o5 para 4ue o autor possa diferenciar a !ers,o antiga da atuali2ada5 e/iste a op+,o de inserir a !ers,o do documento nele pr8prio5 assim como suas !ers6es anteriores.

Cli4ue em ...Arquivo/3ers4es" Cli4ue em "alEar NoEa *ersoH Caso dese;e dar um nome ou numera+,o a !ers,o5 insira algum comentrio >por e/emplo# Kers,o 1.0?5 caso contrrio apenas cli4ue em !J.
P#G)/ K

MANUAL

! %MP$(""

O indicador da !ers,o ter sido criado. Caso atuali2e o documento crie uma no!a !ers,o. Ho campo !ers6es e/istente ser,o listadas todas as !ers6es do documento.

3)K (Gportar D (Gportar como P '


1ntendeCse por e/portar5 transformar o ar4ui!o criado pelo Impress em um ar4ui!o de outro aplicati!o5 como por e/emplo o pdf >ado*e? e /9tml >pgina da internet?.

-igura 6) 7e&ecionan'o uma e5tens!o para e5portar

Cli4ue em ...Arquivo/E5portar" .elecione o diret8rio em 4ue ser gra!ado o ar4ui!o< Insira um nome para o ar4ui!o no campo Nome do ArquiEo< .elecione no menu suspenso 'ormato de ArquiEo a e/tens,o 4ue o ar4ui!o assumir. Cli4ue em 1Gportar. Um ar4ui!o P)F um formato de ar4ui!o digital 4ue representa na tela de seu computador pginas necessrio 4ue o $do*e $cro*at Jeader este;a instalado. $s imagens e te/tos 4ue o ar4ui!o

de sua pu*lica+,o. Pode ser !isuali2ado e impresso em diferentes sistemas operacionais com o formato original intacto. Para tanto5 podem ser *em compactadas5 o 4ue fa2 do P)F ser um ar4ui!o pe4ueno. $s fontes utili2adas podem ser incorporadas5 garantindo o laLout >aparGncia? de seu documento. Outra coisa interessante e/portado para P)F n,o pode ser alterado5 ele leitura. Ha op+,o 1/portar Como P)F o processo o mesmo 4ue o e/plicado anteriormente5 s8 4ue a ;anela ; a*rir com a o 'ormato de ArquiEo configurado como P '.
P#G)/ 4@

transformado em uma esp cie de ar4ui!o somente de

MANUAL
3)4@ (nEiar

! %MP$(""

Comando 4ue en!ia a apresenta+,o 4ue est sendo editada por eCmail. Pensando na compati*ilidade com outros sistemas operacionais5 o BrOffice uniu o comando e/portar ao comando 1n!iar5 assim o usurio poder en!iar a apresenta+,o para seu destinatrio5 atra! s de uma conta de eCmail5 como# a? open document >ar4ui!o do BrOffice.org Impress?< *? ar4ui!o Po7er Point >ar4ui!o do Microsoft Office Po7er Point?< c? ar4ui!o pdf >ar4ui!o do $do*e $cro*at Jeader?

3)44 Propriedades
1sta op+,o e/i*e as Propriedades do documento 4ue est sendo editado5 tais como 1stat:sticas >nFmero de pginas5 de pala!ras5 de figuras5 etc? e propriedades gerais do ar4ui!os >nome5 taman9o5 etc?5 permitindo ainda 4ue o usurio possa fa2er uma descri+,o do )ocumento como forma de orientar futuros usurios so*re a sua utilidade5 o*;eti!o5 forma de apresenta+,o do assunto5 etc.

3)40 Assinatura

i.ital

$ssinatura digital certifica a identidade do criador do documento5 dando assim maior credi*ilidade e autenticidade ao documento. Para conseguir uma assinatura digital necessrio solicitar o certificado a uma $utoridade de Certifica+,o5 4ue tam* m instruir o usurio em como adicionar a assinatura ao seu documento.

3)42 Modelos
Modelos s,o documentos criados para ser!ir como padr,o para outros documentos. Hormalmente possuem toda a estrutura e formata+,o pronta5 restando ao usurio 4ue criar um no!o documento a partir de um modelo5 apenas inserir os dados referente a sua apresenta+,o. Os modelos poder,o ser acessados atra! s do comando Assistentes5 4uando todos os modelos e/istentes ser,o listados.

-igura 9) 7e&ecionan'o mo'e&os

Crie uma apresenta+,o 4ue ser usada como modelo para outras apresenta+6es< Cli4ue em ...Arquivo/8o'e&os/7a&var" Ho campo NoEo Modelo5 insira o nome do modelo 4ue est sendo criado< .elecione em 4ue categoria o no!o modelo de!er ser criado e cli4ue em OM< Para editar um modelo e/istente cli4ue em 1ditar< Para a*rir o modelo5 ! at o $ssistente e selecione o modelo.
P#G)/ 44

MANUAL

! %MP$(""

3)43 %mprimir
Para apresenta+6es impressas5 este comando ir dar a ordem de impress,o para a impressora.

-igura :) ;ane&a Imprimir

Cli4ue em ...Arquivos/Imprimir $%ec&a 'e Ata&(o) *tr& + P," Ho campo %nterEalo de %mpresso5 selecione +udo para imprimir todos os slides5 ou P-.inas para imprimir somente os slides dese;ados. Insira na cai/a de te/to o>s? nFmero>s? do>s? slide>s?< Ho campo C:pias5 insira o nFmero de c8pias 4ue dese;a 4ue se;am impressas< Cli4ue em !J para iniciar a impress,o.

3)4> Con5i.ura8es da %mpressora


Para configurar uma impressora dispon:!el5 selecione a impressora a ser configurada e cli4ue em Propriedades. $s configura+6es da impressora n,o s,o tema deste manual5 mas importante informar5 4ue o usurio poder alterar o taman9o do papel5 caso este n,o se;a $-5 atra! s desta op+,o.

3)4C "air
.ai de todos os documentos de todos os aplicati!os da fam:lia BrOffice.org.

P#G)/ 40

MANUAL

! %MP$(""

> (ditando documentos D Menu (ditar


1ste menu cont m comandos para editar o conteFdo de um documento.

>)4

es5aBer
)esfa2 o Fltimo comando e/ecutado. Use o *ot,o da *arra de ferramentas para maior comodidade.

>)0 $e5aBer
Jefa2 algum comando 4ue ten9a sido desfeito.

>)2 $ecortar D Copiar D Colar


1stes trGs comandos tem como finalidade criar uma c8pia de um o*;eto em 4ual4uer parte da apresenta+,o5 ou em 4ual4uer outro documento 4ue suporte este o*;eto. Tanto o comando $ecortar como Copiar5 tem a fun+,o de transferir o o*;eto para a rea de transferGncia5 onde ser arma2enado para 4ue atra! s do comando Colar se;a criado uma c8pia e/atamente onde o Ponte de Inser+,o esti!er no momento. $ diferen+a transferGncia5 mantendo o o*;eto a ser copiado intacto.

4ue $ecortar ir apagar o o*;eto a

ser copiado ap8s a transferGncia para rea de transferGncia5 en4uanto Copiar ir criar uma c8pia na rea de

.elecione o trec9o de te/to ou o*;eto a ser copiado ou recortado< Cli4ue em ...E'itar/*opiar $%ec&a 'e ata&(o) *tr& + *, >para manter o original? ou ...E'itar/<ecortar $tec&a 'e ata&(o *tr& =, >para apagar o original?<

Cli4ue no lugar onde dese;a 4ue a figura 4ue foi CopiadaBJecortada de!er ser inserida< Cli4ue em ...E'itar/*o&ar $tec&a 'e ata&(o) *tr& + 3,.

>)3 Colar (special


O usurio pode colar trec9os copiados de outros aplicati!os5 por e/emplo# BrOffice.org Nrite5 ou de alguma pgina da internet5 mantendo a formata+,o original. Ou ent,o5 caso 4ueira apenas o conteFdo sem nen9uma formata+,o >4uando o usurio dese;a 4ue o trec9o ou figura adote a mesma formata+,o 4ue Hestes do est dois documento produ2indo?. casos

necessrio usar o

comando Colar 1special. -igura >) *oman'o *o&ar Especia&


P#G)/ 42

MANUAL

! %MP$(""

Cli4ue em ...E'itar/*o&ar Especia& $tec&a 'e ata&(o) *tr& + 7(ift + 3," 1m origem5 ir aparecer o nome do ar4ui!o em 4ue est o o*;eto a ser copiado e o endere+o do seu diret8rio<

1m sele+,o5 selecione o formato 4ue o o*;eto copiado de!er assumir e cli4ue em !J.

>)> "elecionar +udo


.eleciona todo o te/to de um o*;eto. .e o slide ti!er mais de um o*;eto5 ser selecionado todo o te/to apenas dos o*;etos selecionados. Ke;a a figura a*ai/o#

O*;eto 1

O*;eto &

-igura ?) 7e&ecionan'o tu'o

Perce*a 4ue o o*;eto5 4uando selecionado5

contornado por uma lin9a trace;ada e pontos

4uadrados !erdes 4ue definem seu limite. Ho caso acima5 o !bjeto 0 foi selecionado5 e foi dado o comando "elecionar +udo5 4ue selecionou tudo 4ue fa2 parte do O*;eto &.

P#G)/ 43

MANUAL

! %MP$(""

>)C LocaliBar e "ubstituir Ltecla de atal9o/ Ctrl M'7


1sta uma importante ferramenta pois com ela o usurio poder encontrar 4ual4uer pala!ra ou e/press,o dentro de toda a apresenta+,o5 assim como alterar automaticamente5 caso dese;ado5 por uma outra pala!ra ou e/press,o. $o usar o *ot,o LocaliBar5 todo o slide ser pes4uisado em *usca da pala!ra ou trec9o de te/to inseridos no campo Procurar Por. Todas entradas ser,o mostradas ao usurio5 uma por uma. Ke;a na figura a*ai/o5 4ue a pala!ra Paran aparece duas !e2es no slide5 mas as entradas foram entregues uma de cada !e2#

-igura @) Aoca&iBan'o Para su*stituir alguma pala!ra por outra5 insira a pala!ra ou trec9o 4ue dese;a 4ue se;a su*stitu:do em Procurar Por5 e insira a pala!ra ou trec9o 4ue dese;a 4ue su*stitua em "ubstituir Por. )epois5 o usurio poder ir locali2ando pala!ra por pala!ra atra! s do *ot,o LocaliBar5 e su*stituindo apenas nas entradas 4ue dese;ar5 atra! s do *ot,o "ubstituir5 ou ent,o5 como no e/emplo a*ai/o5 su*stituir5 atra! s do *ot,o "ubstituir +udo5 todas as entradas iguais ao inserido em Procurar Por5 pela pala!ra ou trec9o inserido em "ubstituir Por. Ke;a na primeira figura a pala!ra Paran- escrita duas !e2es#

P#G)/ 4>

MANUAL

! %MP$(""

-igura .0) Aoca&iBan'o e 7u#stituin'o - Parte .

-igura ..) Aoca&iBan'o e 7u#stituin'o - Parte 2

P#G)/ 4C

MANUAL

! %MP$(""

Ho e/emplo5 foi inserido em .u*stituir Por5 a sigla PJ5 e na figura a*ai/o foi utili2ado o *ot,o .u*stituir Tudo. Perce*a 4ue todas as entradas Paran foram modificadas para PJ#

>)F NaEe.ador
1ste um recurso disponi*ili2ado pelo BrOffice.Org 4ue e/i*e um con;unto de OcategoriasO de o*;etos inclu:dos no documento5 tais para t:tulos5 fol9as5 ta*elas5 4uadros de te/to5 figuras5 o*;etos OE15 se+6es5 9iperlinPs5 referGncias5 :ndices ou notas. 1le permite 4ue o usurio possa acessar rapidamente diferentes partes do documento e editar elementos do documento 4ue est sendo editado ou de outros documentos a*ertos. Ha figura ao lado5 o na!egador foi encai/ado ao painel de slides5 dando ao usurio duas op+6es de na!ega+,o entre todos os slides criados. Tam* m poss:!el encai/Clo entre o painel de tarefas e o slide ati!o.

>)I

uplicar

)uplica o o*;eto selecionado. O*;eto cada parte de um slide. $o dar um cli4ue simples em cima de um te/to5 ser selecionado todo o o*;eto referente ao te/to.

.elecione o o*;eto ou slide 4ue dese;a duplicar< Cli4ue em ...1ditarB)uplicar >tecla de atal9o# .9ift Q F(? .er a*erta a seguinte tela#

-igura .2) 0up&ican'o

$gora defina 4uais ser,o as dimens6es5 locali2a+,o e cores da c8pia5 e 4uantas c8pias dese;a criar. Cli4ue em OM e o o*;eto selecionado ser duplicado.
P#G)/ 4F

MANUAL
>)K Pontos D Pontos de Cola.em

! %MP$(""

Uma Ftil ferramenta de desen9o5 em 4ue o usurio poder !isuali2ar5 criar ou e/cluir pontos5 4ue se estendem pelo desen9o. $tra! s destes pontos5 poss:!el formatar desen9os. 1ste um desen9o criado pela ferramenta Lin9a a mo liEre#

-igura ./) 0esen(o feito pe&o "Ain(a a m!o &ivre" $p8s clicar em Pontos5 toda a e/tens,o da lin9a da figura apresentar pontos a2uis para edi+,o5 e a *arra (ditar Pontos a*rir5 como na figura a*ai/o#

-igura .6) Pontos

P#G)/ 4I

MANUAL
&arra (ditar Pontos

! %MP$(""

Pontos/ ati!a e desati!a a funcionalidade Pontos. MoEer Pontos/ mo!e os pontos a2uis5 alterando a figura. %nserir Pontos/ cria um no!o ponto a2ul de edi+,o na lin9a da figura. 1/cluir Pontos# e/clui os pontos selecionados. iEidir CurEa/ permite 4ue os pontos selecionados possam sair do desen9o. ConEerter em CurEa/ caso e/ista uma reta5 e o usurio 4ueira a transformar em uma cur!a sem criar um ponto5 *asta selecionar os pontos 4ue comp6e a reta e selecionar esta op+,o. 'ec9ar &,Bier/ caso a figura n,o este;a fec9ada5 esta op+,o permite 4ue duas e/tremidades se unam e formem um desen9o fec9ado. Ponto de Canto, +ransio "uaEe e +ransio "im,trica/ s,o op+6es 4ue mantGm os pontos selecionados im8!eis5 sendo apenas poss:!el os mo!er como um todo. O comando Ponto de Cola.em permite a cria+,o de pontos de cone/,o dentro de uma figura.

.elecione uma figura< Cli4ue em ...E'itar/Pontos 'e *o&agem" Cli4ue dentro da figura. O local do ponto de ades,o ser marcado com um D< )epois selecione um conector e o arraste de uma outra figura para o ponto de colagem.

>)4@ Campos
1dita os campos inseridos >item %.%?

>)44 (Gcluir "lide


O comando ; se e/plica por si s8. Para e/cluir algum slide5 selecioneCo no Painel de .lides e e/ecute este e cli4ue em 1/cluir .lide.

>)40 *=nculos
1sta op+,o permite 4ue o usurio a edite as propriedades de cada linP >!:nculo? no documento atual5 incluindo o camin9o para o ar4ui!o de origem. 1ste comando n,o estar dispon:!el se o documento atual n,o conti!er linPs para outros ar4ui!os.

>)42 Plu.-in
Caso e/ista algum PlugCin >softa7are acess8rio5 utili2ado para ser agregado a outro soft7are?5 o usurio poder5 atra! s desta ferramenta5 editClo. Tam* m usado para ati!ar ou desati!ar PlugCin. Iuando ati!ado5 aparecer uma marca de sele+,o ao lado do comando5 e !ocG !er comandos para editar o plugCin em seu menu de conte/to. Iuando desati!ado5 !ocG !er comandos para controlar o plugCin no menu de conte/to.

>)43 Mapa de %ma.em


Permite 4ue o usurio ane/e UJEs a reas espec:ficas5 denominadas pontos de acesso5 em uma
P#G)/ 4K

MANUAL

! %MP$(""

figura ou em um grupo de figuras. Um Mapa de Imagem

um grupo com um ou mais pontos de acesso.

>)4> !bjeto
Permite a edi+,o de um o*;eto ; e/istente. >item %.1-?

>)4C AiperlinN
Caso ; e/ista algum 9iperlinP no documento5 poss:!el alterar ou !isuali2ar detal9es do 9iperlinP.

atra! s deste comando5 no Menu 1ditar5 4ue ser

.elecione o 9iperlinP 4ue dese;a editar< Cli4ue em ...E'itar/Ciper&inD" .er a*erta a tela para edi+,o do 9iperlinP.

P#G)/ 0@

MANUAL

! %MP$(""

C %nserindo $ecursos D Menu (Gibir


1ste menu cont m comandos para controlar a e/i*i+,o do documento na tela. Os pr8/imos seis itens definem como o usurio 4uer tra*al9ar com a apresenta+,o. .8 pode ser selecionada uma op+,o por ;anela. Outra maneira de mudar essa op+,o5 ati!os. clicando nas a*as 4ue e/istem na parte superior do campo de slides

-igura .9) A#as equiva&entes Es op 4es 'o menu E5i#ir

C)4 Normal
= a forma padr,o de edi+,o. Iuando o Impress cria uma no!a apresenta+,o5 essa ficam !is:!eis. a op+,o selecionada. = poss:!el !isuali2ar e/atamente como os slides ser,o apresentados5 pois todos os o*;etos

C)0 (strutura de +:picos


1di+,o da parte escrita da apresenta+,o5 sem nen9uma formata+,o5 grfico5 figura ou 4ual4uer outro o*;eto 4ue n,o se;a te/to. Ke;a na figura a*ai/o como apresentado o am*iente de tra*al9o#

P#G)/ 04

MANUAL

! %MP$(""

-igura .:) A#a Estrutura 'e tpicos

C)2 Classi5icador de "lides


Kis,o panorRmica de todos os slides criados. 1/iste a possi*ilidade de reorgani2ar a ordem dos slides atra! s do recurso @$rrastar e .oltarA.

C)3 Apresentao de "lides


1sta op+,o5 em maior parte das !e2es5 o momento de usufruir de todo o tra*al9o na cria+,o e edi+,o da apresenta+,o. 1la inicia a apresenta+,o em tela5 com todos os slides criados sendo e/ecutados de acordo com o configurado5 assim como todos os efeitos criados. $ apresenta+,o feita em tela c9eia.

C)> (Gibio de Notas


Cada slide possui uma nota !inculada5 onde poder,o ser inclu:dos comentrios ou instru+6es 4ue n,o far,o parte da apresenta+,o. 1stas notas s,o editadas nesta op+,o.

P#G)/ 00

MANUAL

! %MP$(""

-igura .>) A#a Notas

C)C (Gibio de 'ol9etos


$tra! s desta op+,o5 o usurio poder imprimir em forma de fol9eto a sua apresenta+,o. Ha cai/a EaLout >no canto direito da tela?5 o usurio poder escol9er a 4uantidade e disposi+,o de cada slide dentro dos panfletos.

C)F Principal L"lide Mestre7


Caso o usurio 4ueira criar um padr,o de formata+,o para todos os slides eBou notas da apresenta+,o5 ele pode atra! s desta op+,o.

Cli4ue em ...E5i#ir/Principa&/$7&i'e ou Notas, 8estre" Formate da forma 4ue dese;ar5 e depois cli4ue em 'ec9ar na *arra 4ue ir a*rir.

-igura .?) Barra E5i#i !o mestre $ op+,o (lementos Mestre permite 4ue se;a configurado o laLout 4ue ser definido para todos os slides e notas. Como pode ser !isto na figura ao lado5 poder ser inserido Ca*e+al9o5 )ataBSora5 Jodap e HFmero de Pgina. Para incluir *asta selecionar as op+6es dese;adas e clicar em OM. -igura mestre .@) ;ane&a AaFout
P#G)/ 02

MANUAL
C)I CorO(scala de CinBa

! %MP$(""

1sta op+,o define 4uais cores poder,o ser utili2adas nos slides. .omente uma das trGs op+6es poder ser selecionada# Cor/ Toda a r gua de cores poder ser utili2ada. (scala de CinBa/ .omente a escala de cin2a poder ser utili2ada. Preto e &ranco/ poder,o ser utili2adas apenas as cores preto e *ranco.
)ica# para sa*er 4ual op+,o escol9er5 le!e em conta 4uais cores est,o dispon:!eis pela forma escol9ida para apresenta+,o.

C)K PersonaliBao do ambiente de trabal9o


$s pr8/imas oito op+6es do menu (Gibir, permitem 4ue o usurio customi2e seu am*iente de tra*al9o dentro do BrOffice.org Impress de acordo com suas necessidade e preferGncias. Para adicionar ou remo!er alguma ferramenta *asta selecionar ou desCselecionar as cai/as de fun+6es. $ maior parte das op+6es est,o na 'i.ura @4 deste manual. Ha figura ao lado5 o am*iente ati!o o Notas) Tam* m poss:!el o*ser!ar a r gua5 no topo e no canto es4uerdo5 4ue inserido e remo!ido atra! s da sele+,o da op+,o $,.ua, no menu 1/i*ir.

-igura 20) Persona&iBan'o o am#iente 'e tra#a&(o

C)4@ Cabeal9os e $odap,s


Ca*e+al9os s,o a4uelas informa+6es 4ue est,o presentes em todas as pginas5 normalmente com informa+6es a respeito do autor5 empresa5 eBou tema 4ue est sendo apresentado. 1ste manual apresenta um ca*e+al9o. = o campo no topo das pginas5 onde est,o a logo da Celepar5 o nome deste tra*al9o5 e a Eogo do criador do aplicati!o 4ue est sendo e/plicado. Jodap s tem a mesma fun+,o5 mas normalmente s,o usados para pagina+,o5 como no caso deste manual. O BrOffice.org Impress n,o permite a inser+,o de ca*e+al9o nos slides5 apenas nas notas5 mas permite a utili2a+,o de rodap s. Ke;a como inserir um rodap em suas apresenta+6es#

Cli4ue em ...E5i#ir/*a#e a&(os e <o'ap1s" .er a*erta a seguinte ;anela<

P#G)/ 03

MANUAL

! %MP$(""

-igura 2.) A#a 7&i'e 'o coman'o *a#e a&(o e ro'ap1 Ha a*a .lide5 poder,o ser feitas todos as configura+6es do seu slide5 relati!os a )ata e Sora5 Jodap e HFmero do .lide >pagina+,o?. 1scol9a o 4ue 4uer inserir<

ata e Aora/ $ data pode ser configurada para 4ue fi4ue fi/a. .elecione 'iGo e insira a data e 9ora dentro da cai/a de te/to. 1m todas as apresenta+6es5 sempre ser e/i*ido a mesma data e 9ora. Caso 4ueira 4ue a data apare+a5 mas sempre mostrando o dia e 9ora do dia da apresenta+,o5 selecione *ari-Eel5 e o idioma Portu.us L&rasil7. $odap,/ Para escre!er notas de rodap 5 selecione esta op+,o e escre!a o 4ue dese;ar na cai/a de te/to. Numero do "lide/ 1sta op+,o5 caso selecionada5 mostra o nFmero do .lide. = a pagina+,o do Impress. No mostrar no primeiro slide/ Como normalmente a primeira pgina reser!ada a introdu+,o >capa? da apresenta+,o5 e/iste a possi*ilidade de n,o se aplicar ca*e+al9o5 rodap 5 nem pagina+,o no primeiro slide. Para isso5 *asta selecionar esta op+,o.

Caso 4ueira 4ue as altera+6es se;am feitas em todos os slides da apresenta+,o5 cli4ue em Aplicar a +odos5 caso 4ueira aplicar apenas no slide selecionado5 cli4ue em Aplicar. Cli4ue na a*a Notas e 'ol9etos caso 4ueira configurar Ca*e+al9o5 )ata e Sora5 Jodap e pagina+,o das notas e fol9etos. $s configura+6es s,o iguais as dos slides5 somente com uma op+,o a mais5 a de inserir Ca*e+al9o 3s notas e fol9etos. )iferente dos slides5 n,o poss:!el aplicar as altera+6es somente em uma Hota e Fol9etos5 todas as notas e fol9etos ser,o alteradas.

C)44 Poom
1sta op+,o permite 4ue o slide 4ue est sendo editado5 se;a e/i*ido com diferentes graus de amplia+,o5 de forma a possi*ilitar 4ue se;am !isuali2ados detal9es de figuras5 ta*elas5 Hotas de Jodap 5 Hotas Bi*liogrficas5 etc. .,o !rias as formas de apresenta+,o# -igura 22) 7e&ecionan'o o fator 'e Boom
P#G)/ 0>

MANUAL

! %MP$(""

Cli4ue em ...1/i*irBToom< $*rir a ;anela ao lado5 selecione uma das op+6es e cli4ue em !J. P-.ina inteira L(ntire Pa.e7/ a pgina inteira fica !is:!el na tela. Lar.ura de P-.ina LPa.e ;idt97/ aplica 2oom na pgina para tornar !is:!el toda a sua largura. !timiBado L!ptimal7/ dei/a !is:!el apenas a parte da apresenta+,o edit!el.

O BrOffice.Org calcula o taman9o a ser e/i*ido em fun+,o da largura da pgina. $s outras op+6es de 2oom dispn:!eis na ;anela s,o de &00U5 1"0U5 100U5 %"U e "0U. O documento ser e/i*ido de acordo com o taman9o selecionado. Por e/emplo5 se selecionado &00U5 o documento ser apresentado com um taman9o & !e2es maior 4ue o real. Kari!el Caso o fator de 2oom dese;ado n,o se;a um dos listados5 o usurio poder selecionar a op+,o Kari-Eel e inserir um outro fator.

P#G)/ 0C

MANUAL

! %MP$(""

F %nserindo $ecursos D Menu %nserir


1ste menu cont m os comandos usados para inserir no!os elementos no documento5 por e/emplo5 figuras5 o*;etos5 caracteres especiais e outros ar4ui!os.

F)4 "lide
Cria um no!o slide5 4ue ser posicionado dentro da apresenta+,o logo depois do slide selecionado. $*ai/o est uma demonstra+,o de como criar um slide entre o slide " e 0.

.elecione o slide 4ue de!er anteceder o no!o. .eguindo o e/emplo acima citado5 selecione o slide "< Cli4ue em ...Inserir/7&i'e" Kerifi4ue 4ue o no!o slide agora passou a ser o nFmero 05 e o antigo 0 passou a ser o nFmero %.

F)0 uplicar "lide


Caso o usurio 4ueira criar um slide idGntico a outro5 com uma pe4uena altera+,o5 ou nen9uma5 n,o necessrio fa2er todo o tra*al9o no!amente5 *asta utili2ar este comando5 4ue ir criar uma c8pia idGntica ao slide dese;ado.

.elecione o slide 4ue de!er ser duplicado< Cli4ue em ...Inserir/0up&icar 7&i'e. Kerifi4ue 4ue o slide duplicado ser posicionado logo ap8s ao slide original.

F)2 (Gpandir "lide


1sta op+,o permite 4ue o usurio crie um no!o slide a partir de cada ponto superior da estrutura de t8picos >o te/to 4ue est um n:!el a*ai/o do t:tulo na 9ierar4uia da estrutura de t8picos? no slide selecionado. O te/to da estrutura de t8picos se tornar o t:tulo do no!o slide.

F)3 "lide de $esumo


1sta op+,o permite 4ue o usurio crie um no!o slide contendo uma lista de marcadores >t8picos?5 em 4ue constam os t:tulos dos slides seguintes ao slide selecionado. O slide de resumo ser inserido atrs do Fltimo slide. O*ser!e a figura a*ai/o#

P#G)/ 0F

MANUAL

! %MP$(""

-igura 2/) 7&i'e 'e resumo O slide da figura &( possui !rias letras como conteFdo. Temos nesta mesma lin9a slides com o t:tulo e conteFdo seguindo a mesma lin9a. $o criar um .lide de Jesumo5 um no!o slide ser criado ap8s o Fltimo slide e/istente5 contendo todos os t:tulos em forma de t8picos5 como demonstrado na figura ao lado.

Cli4ue na a*a (strutura de +:picos< .elecione todos os slides 4ue dese;a 4ue apare+am no slide de resumo< Cli4ue em ...InserirB.lide de Jesumo< .er criado o .lide de Jesumo ap8s o Fltimo slide e/istente na apresenta+,o.

F)> NQmero da P-.ina


1ntra na ;anela 4ue edita o nFmero da pgina. = a mesma ;anela do comando Cabeal9os e $odap,s >item 0.10?.

F)C

ata e Aora

1ntra na ;anela 4ue edita a data e 9ora. = a mesma ;anela do comando Cabeal9os e $odap,s >item 0.10?.

F)F Campos
P#G)/ 0I

MANUAL

! %MP$(""

O BrOffice.Org possui um con;unto pr Cdefinido de Campos 4ue s,o mostrados nessa op+,o e 4ue podem ser inseridos no documento para apresentar informa+6es e/istentes no .istema. $l m do con;unto mostrado !rios outros tipos de Campos podem ser inseridos. 1sta op+,o permite 4ue esses campos se;am selecionados e inseridos no te/to no local onde esti!er posicionado o cursor. $o ser selecionada esta op+,o apresentar os Campos e/istentes# ata 'iGa/ data atual arma2enada no .istema 4ue n,o mais ser atuali2ada. ata *ari-Eel/ data atual arma2enada no .istema5 atuali2ada cada !e2 4ue o ar4ui!o for carregado. Aora 'iGa/ 9ora atual arma2enada no .istema5 4ue n,o ser mais atuali2ada. Aora *ari-Eel/ 9ora atual arma2enada no .istema5 atuali2ada cada !e2 4ue o ar4ui!o for carregado. Autor/ conteFdo do Campo T:tulo especificado pelo usurio nas Propriedades do documento. NQmero da P-.ina/ nFmero da pgina onde o campo for inserido. 1m cada no!a pgina o !alor do campo ser automaticamente atuali2ado pelo BrOffice.Org. Nome do arquiEo/ nome do ar4ui!o 4ue est sendo editado.

F)I Caractere (special


1sta ferramenta tem como finalidade oferecer !rias op+6es de formata+,o de caracteres ao usurio5 como configura+,o de fonte de te/to5 taman9o da fonte5 espa+amento entre letras5 etc. Confira a*ai/o a ;anela Caractere#

Aba 'onte = a a*a 4ue est selecionada na figura acima. Poder,o ser definidos# 'onte5 +ipos de -igura 26) A#a -onte 'o coman'o *aractere 'onte e +aman9o da Fonte. Basta selecionar a op+,o dese;ada. $ mel9or forma de aprender todas as funcionalidades deste comando5 testando. Caso o usurio n,o goste5 ele pode clicar em Jedefinir5 ordenando assim5 4ue as configura+6es anteriores se;am restauradas. Para facilitar os testes5 o usurio tem uma pr C!isuali2a+,o da formata+,o atra! s do 4uadro onde est o nome da fonte escol9ida.

Aba (5eitos de 'onte )efinida a forma da fonte5 agora a formata+,o relati!a aos efeitos aplicados na fonte. PodeCse su*lin9ar5 tac9ar >tra+ar uma lin9a 9ori2ontal do*re a pala!ra?5 mudar a cor da fonte5 e inserir rele!o 3 pala!ra.

Aba Posio 1sta*elecido a forma e os efeitos incidentes so*re a fonte5 agora o usurio poder determinar a posi+,o e disposi+,o dos caracteres. 1m Posi+,o5 o usurio selecionar como o trec9o selecionado se comportar em rela+,o ao restante do te/to. Para ter uma no+,o de posicionamento5 necessrio ter como
P#G)/ 0K

MANUAL

! %MP$(""

-igura 29) A#a Efeitos 'e -onte 'o coman'o *aractere referGncia a lin9a 9ori2ontal do 4uadro de pr C!isuali2a+,o. 1m taman9o em rela+,o a fonte5 poder ser definida o taman9o 4ue o te/to5 so*rescrito ou su*scrito5 de!er assumir em rela+,o ao restante do te/to. 1m dimensionamento5 o trec9o de te/to selecionado poder ser tratado como se fosse uma figura5 podendo ser aumentado ou diminuido. 1m 1spa+amento5 poss:!el definir o !alor para o espa+amento entre os caracteres. H,o poss:!el colocar um !alor negati!o para o espa+amento5 por isso e/istem trGs op+6es para 4ue o comando sai*a como se portar.

Hormal# Ir definir o !alor padr,o de espa+amento< 1/pandido# $*rir a cai/a para inser+,o de um !alor de espa+amento. Iuanto maior o !alor5 mais os caracteres ir,o se distanciar< Condensado# $*rir a cai/a para inser+,o de um !alor de espa+amento. Iuanto maior o !alor5 mais os caracteres ir,o se apro/imar.

F)K Marca de 'ormatao


.,o marca+6es feitas para atri*uir a duas pala!ras separadas por espa+o ou 9:fen5 a impossi*ilidade de separa+,o por 4ue*ra de lin9a. (spaos no separ-Eeis/ para e!itar 4ue duas pala!ras se;am separadas no fim de uma lin9a5 manten9a pressionada a tecla Ctrl 4uando !ocG digitar um espa+o entre elas. A=5en %ncondicional L+rao incondicional7/ um e/emplo de tra+o incondicional um nome de empresa como $CT. O*!iamente !ocG n,o gostaria 4ue $C aparecesse no final de uma lin9a e CT no in:cio da pr8/ima. Para resol!er esse pro*lema5 em !e2 de inserir o 9:fen5 ! em ...Inserir/8arca 'e -ormata !o/CGfen Incon'iciona&.

F)4@ AiperlinN
Os 9LperlinPs s,o referGncias cru2adas5 real+ados no te/to em !rias cores e ati!ados por meio de um cli4ue no mouse. Com eles5 os apresentadores podem saltar para uma informa+,o espec:fica dentro de um documento5 *em como para informa+6es relacionadas em outros documentos. O BrOffice.org permite 4ue o usurio atri*ua 9LperlinPs a te/tos e o*;etos >consulte o :cone Cai/a de )ilogo do SLperlinP na *arra de status?.
P#G)/ 2@

MANUAL

! %MP$(""

1m SiperlinP5 poss:!el definir um 9iperlinP para alguma pgina na internet >7e*?5 alguma pgina de ar4ui!os >FTP? ou para algum outro computador remoto >telenet?.

-igura 2:) Ciper&inD 1m correios5 poss:!el inserir um 9iperlinP para um endere+o de email. poss:!el crirar um 9iperlinP para um

1m documento5

1m no!o documento5 poss:!el inserir um linP para um comando 4ue cria um no!o documento. O usurio poder definir o tipo de ar4ui!o 4ue ser criado >planil9a5 documento de te/to5 apresenta+,o5 etc...?.

F)44 %ma.em Animada


Cria uma anima+,o personali2ada no slide atual. .8 uma anima+,o. = poss:!el copiar e colar anima+6es do Nriter. poss:!el usar o*;etos e/istentes para criar

F)40 'i.ura
1sta uma ferramenta importante para 4uem pretende fa2er uma *oa apresenta+,o5 afinal5 imagens completam de uma forma muito efica2 uma apresenta+,o oral. Fotos retiradas da internet5 imagens digitali2adas pelo pr8prio usurio atra! s de um scaner5 4ual4uer imagem pode ser inserida num documento do Impress.

-igura 2>) Inserin'o figura

P#G)/ 24

MANUAL

! %MP$(""

Cli4ue em ...Inserir/-igura/0o Arquivo" .er a*erta a ;anela a*ai/o< 1ntre no diret8rio em 4ue se encontra a imagem e a selecione< Ho canto inferior es4uerdo5 e/iste a op+,o *isualiBar. Caso este;a selecionada5 ser mostrada uma !isuali2a+,o da imagem no canto direito< Cli4ue em Abrir para inserir a imagem na apresenta+,o.

F)42 'ilme e "om


= poss:!el inserir ar4ui!os de udio e de !:deo no impress5 para dei/ar as apresenta+6es mais interessantes.

Cli4ue em ...Inserir/-i&me e 7om" .elecione o ar4ui!o de som ou !:deo 4ue dese;a inserir 3 apresenta+,o< Cli4ue em Abrir5 e o ar4ui!o ser inserido ao slide.

F)43 !bjeto
!bjeto !L(/ poder ser inserido uma planil9a5 grfico5 te/to5 f8rmula ou desen9o dentro de um slide atra! s desta funcionalidade. !s trs pr:Gimos objetos, por eGi.irem um con9ecimento t,cnico, no sero abordados) ": ser- dito o que eles 5aBem a t=tulo de curiosidade/ Plu.-in/ insere um plugin5 um soft7are 4ue ser!e como acess8rio a outro. MiniaplicatiEo/ insere um aplicati!o criado em ;a!a script. ':rmula/ insere uma f8rmula no slide. Para o*ter mais informa+6es5 a*ra a $;uda do BrOffice.org Mat9. -igura 2?) O#Heto

F)4> Planil9a

O usurio poder inserir uma planil9a do BrOffice Calc na sua apresenta+,o.

-igura 2@) P&ani&(a 'o BrOffice *a&c

P#G)/ 20

MANUAL

! %MP$(""

Cli4ue em ...Inserir/P&ani&(as" Insira os dados na planil9a< Para sair5 cli4ue fora da planil9a.

F)4C Gr-5ico
1m muitas apresenta+6es5 como a4ueles em 4ue s,o apresentadas estat:sticas5 nada mel9or do 4ue a ferramenta grfica para maior clare2a e entendimento da plat ia.

Cli4ue em ...Inserir/Ir2ficos" .er a*erta a seguinte tela#

Barra de Ferramentas do Vrfico

-igura /0) Inserin'o gr2ficos


Para entrar os seus dados5 cli4ue5 na *arra Vrficos5 em

ados do Gr-5ico<

$p8s inserir os dados na planil9a5 cli4ue em Aplicar ao Gr-5ico< O grfico possui outras configura+6es. Caso 4ueira con9ecGClos5 passa o mouse em cima dos *ot6es 4ue a fun+,o do *ot,o ser mostrado.

F)4F Ruadro 'lutuante


Os 4uadros flutuantes s,o usados em documentos STME para e/i*ir o conteFdo de outro ar4ui!o.

F)4I ArquiEo
Insere um ar4ui!o no slide ati!o. = poss:!el inserir ar4ui!os do BrOffice.org )ra7 ou Impress ou te/to de um documento STME ou um ar4ui!o de te/to. .e !ocG ti!er uma cone/,o ati!a com a internet5 tam* m poder inserir o te/to de uma pgina da Ne* inserindo o seu UJE na cai/a Home do ar4ui!o.

P#G)/ 22

MANUAL

! %MP$(""

I Menu 'ormatar
Cont m comandos para formatar o laLout e o conteFdo do documento.

I)4 'ormatao Padro


O BrOffice.Org permite 4ue !ocG adote formata+6es pre!iamente definidas >estilos? para seu slide5 mas tam* m possi*ilita 4ue !ocG defina uma formata+,o espec:fica para uma pala!ra ou te/to. 1sta op+,o permite 4ue o usurio altere o tipo de caracter5 o formato5 a cor5 etc.

I)0 Caractere
1sta op+,o permite 4ue 4ue se;a alterado o Fonte dos caracteres5 a cor5 o tipo5 efeitos a serem utili2ados5 etc. $o ser selecionada esta op+,o ser apresentada uma Cai/a de )ilogo para sele+,o da formata+,o.

I)2 Par-.ra5o
1sta op+,o permite 4ue se;am alteradas configura+6es de pargrafo5 tais como alin9amento5 recuo5 ta*ula+6es5 cor do Plano de Fundo5 etc. Aba +eGto Hesta a*a5 a rea para inser+,o de te/to5 assim como a distRncia entre a rea de inser+,o de te/to e o limite do o*;eto. Configure 4ual ser a distRncia entre a *orda do campo de inser+,o de te/to e o limite do o*;eto5 inserindo !alores em cent:metros no campo (spaamento entre &ordas) -igura /.) *infigura 4es 'e te5to

P#G)/ 23

MANUAL

! %MP$(""

Aba Animao de +eGto Os te/tos tam* m podem ter efeitos. Para usar esta funcionalidade5 o usurio de!er selecionar um trec9o de te/to e escol9er 4ual efeito dese;a aplicar. 1m dire+,o5 poder ser configurado a dire+,o inicial do efeito. O efeito pode ser cont:nuo5 ou ent,o limitado. Para limitar o cliclo a um nFmero espec:fico de repeti+6es5 insira a 4uantidade no campo Ciclos de Animao) -igura /2) Animan'o te5tos 4uando o efeito de mo!imento. 1m incrementar5 ser poss:!el definir a !elocidade do efeito em Pi/elsBCiclo. 1sta op+,o s8 poder ser configurada

I)3 Marcadores e Numerao


Iuando for necessrio listar t8picos na apresenta+,o5 o usurio poder contar com uma ferramenta muito Ftil5 4ue possui toda configura+,o pronta para este tipo de tarefa. Os t8picos poder,o ser antepostos por nFmeros5 s:m*olos e figuras5 e ter uma forma fi/a de recuo do te/to.

$ *ai/o5 poss:!el !er a a*a Posi+,o5 onde poss:!el configurar o recuo e espa+amento entre a marca+,o e o in:cio do te/to de cada n:!el5 s8 selecionar 4ual n:!el ir ser editado5 e depois mudar.

-igura //) *onfiguran'o recuo 'e te5to

I)> P-.ina
1sta op+,o muito Ftil para apresenta+6es impressas5 pois poder,o ser configuradas op+6es de fol9as5 de margens5 definir se a imagem !ai ser apresentada como retrato ou paisagem.

P#G)/ 2>

MANUAL
Aba P-.ina 1m 5ormato5 poder ser selecionado o formato do papel 4ue ser impresso. $ largura e altura ser configurada automaticamente. 1m orientao poss:!el configurar a pgina como $etrato >fol9a em p ? ou Paisa.em >fol9a deitada?. 1m mar.ens5 poss:!el inserir !alores para margens de 4ual4uer lado do documento5 es4uerdo5 direito5 superior e inferior. Aba Plano de 'undo

! %MP$(""

-igura /6) *onfigura 4es 'a p2gina

O usurio poder escol9er uma r gua de cores5 e depois5 dentro da r gua escol9ida5 um fundo para a pgina.

I)C Alterar CapitaliBao


Con!erte todo o te/to selecionado em cai/a alta >MaiFsculas? ou *ai/a >MinFsculas?.

.elecione o trec9o de te/to 4ue dese;e 4ue fi4ue em cai/a alta ou em cai/a alta. H,o importa se e/istam letras maiFsculas e minFsculas ;untas. Cli4ue em ...FormatarB$lterar Capitali2a+,o Cli4ue na op+,o correspondente a sua !ontade.

Te/to a ser alterado#

Jesultado ap8s a op+,o MaiFsculas ser selecionada#

Jesultado ap8s a op+,o MinFsculas ser selecionada#

Os pr8/imos 4uatro itens formatam a posi+,o5 lin9a de contorno5 a rea de fundo e o te/to dos o*;etos. Todos eles ter,o como ponto inicial5 a formata+,o da figura a*ai/o5 4ue est simples5 sem nen9uma altera+,o5 para 4ue possa ficar *em claro a fun+,o 4ue cada comando.

P#G)/ 2C

MANUAL
I)F Posio e +aman9o

! %MP$(""

1sta op+,o permite 4ue o usurio altere a posi+,o e o taman9o de o*;etos inseridos no slide. Aba posio e taman9o O usurio ter 4ue escol9er5 no canto direito5 um ponto do o*;eto 4ue ser o ponto de referGncia para a configura+,o da posi+,o e taman9o do o*;eto. O D ser a distRncia do Ponto Base at a *orda 9ori2ontal do documento. O W ser a distRncia do Ponto Base at a *orda !ertical do documento. $ Eargura e $ltura ir,o configurar o -igura /9) A#a Posi !o e taman(o taman9o do o*;eto. Caso 4ueira alterar o taman9o mantendo a proporcionalidade5 cli4ue em manter propor+,o. Aba $otao O o*;eto poder ser rotacionado5 dando um efeito diferente 3 apresenta+,o. Primeiro5 ser necessrio definir em Con5i.ura8es Padro5 4ual ser o ei/o para a rota+,o5 e depois a e/ata posi+,o deste ei/o dentro do documento. -igura /:) A#a <ota !o 'o coman'o Posi !o e taman(o $p8s a defini+,o do ponto ei/o5 o usurio poder configurar a rota+,o5 ou clicando em Configura+6es Padr,o uma rota+,o pr Cconfigurada5 ou ent,o inserindo o Rngulo dese;ado no campo Sn.ulo.

I)I Lin9a
1sta op+,o permite 4ue o usurio defina op+6es da lin9a 4ue limita o o*;eto.

P#G)/ 2F

MANUAL

! %MP$(""

Aba Lin9a

-igura />) 0efinin'o uma &in(a

(stilo/ Eista !rios estilos de lin9as diferentes. Cor/ )efine a cor da lin9a do o*;eto. Lar.ura/ Configura a espessura da lin9a. 1n4uanto esti!er 0cm5 n,o ser poss:!el perce*er nen9uma lin9a. +ransparncia/ )efine o n:!el de transparGncia da lin9a. Iuanto maior a porcentagem5 mais fraca ficar a lin9a. Aba (stilos de Lin9a Permite ser editado um estilo de lin9a para uso posterior. Para apenas alterar um estilo de lin9a5 selecione o estilo 4ue dese;a5 e fa+a as altera+6es. Para adicionar um no!o estilo de lin9a5 cli4ue em Adicionar e fa+a as configura+6es. Para modificar um estilo ; e/istente5 mudando o nome5 ou apenas mudar o nome5 selecione o estilo dese;ado5 e depois cli4ue em Modificar. 1 por Fltimo5 para deletar um estilo de lin9a5 cli4ue em 1/cluir. Aba (stilos de "eta Tem a mesma fun+,o 4ue a a*a anterior5 ser!e para criar5 editar e e/cluir estilos de seta.

-igura /?) Esti&os 'e &in(as e5istentes

I)K #rea
1sta op+,o permite 4ue o usurio defina as op+6es de formata+,o da rea do o*;eto selecionado5 como som*ra5 preenc9imento5 transparGncia5 etc.

P#G)/ 2I

MANUAL
Aba #rea Configura a cor do fundo do o*;eto. 1m preenc9imento5 primeiro de!er ser selecionado 4ual r gua de cores ser a*erta5 e depois selecionar uma cor dispon:!el. O*s# Para alterar a cor de fundo apenas do o*;eto selecionado5 usa a op+,o acima5 para alterar a cor de fundo de toda a pgina5 use o comando Plano de Fundo dentro da op+,o# ...-ormatar/P2gina.

! %MP$(""

-igura /@) *onfiguran'o a 2rea 'a apresenta !o Aba "ombra Poder ser criada uma som*ra para o o*;eto. )e!er ser selecionada a posi+,o da som*ra5 a sua distRncia do o*;eto5 a cor e a transparGncia dela. Aba +ransparncia Configura a transparGncia do fundo do o*;eto. 1m gradiente5 poder ser inserido efeitos interessantes5 como um efeito radial dentro da pr8pria transparGncia. Abas Cores, Gradientes, Preenc9imento de Padro e &itmaps .,o as a*as em 4ue poder,o ser editadas as configura+6es de todas as r guas de cores do Impress. O usurio poder criar5 editar ou e/cluir formas de preenc9imento.

I)4@ +eGto
$presenta uma s rie de configura+6es referentes ao te/to. Aba +eGto Poder ser configurado no campo (spaamento entre bordas5 a distRncia entre a *orda do o*;eto e do campo de inser+,o de te/to >rea em 4ue o te/to pode efeti!amente ocupar?.

-igura 60) A#a %e5to 'o coman'o %e5to

P#G)/ 2K

MANUAL

! %MP$(""

Aba Animao de +eGto O te/to no Impress tam* m pode ter !ida. $tra! s desta ferramenta5 poss:!el atri*uir um efeito para o te/to selecionado. Basta selecionar 4ual efeito dese;a5 escol9er a dire+,o de in:cio do efeito5 e editar as propriedades. $ anima+,o pode ser cont:nua ou limitada. 1 poss:!el at configurar a !elocidade da anima+,o >para efeitos de mo!i!ento? em Pi/elsBCiclo. -igura 6.) A#a Anima !o 'e %e5to

I)44

esi.n de "lides

1sta op+,o permite 4ue o usurio selecione5 em uma Cai/a de )ilogo5 o )esign de .lides a ser aplicado ao .lide atual.

I)40 LaTout de "lide


Permite que o usu-rio altere o laLout de slides e/istentes. $o ser selecionada ser a*erto o Painel EaLout de slide no Painel Tarefas.

I)42 (stilos e 'ormatao


1sta op+,o permite 4ue o usurio crie ou altere e apli4ue 1stilos de Formata+,o. $o ser selecionada esta op+,o ser apresentada uma ;anela flutuante com a rela+,o de 1stilos e/istentes.

I)43 A.rupar
1sta op+,o permite 4ue dois ou mais o*;etos selecionados se;am fundidos e passem a se comportar como um s8 o*;eto. $o ser selecionada esta op+,o apresenta as possi*ilidades a serem selecionadas para agrupamentoBdesagrupamento dos o*;etos.

.elecione a primeira figura a ser agrupada< Com o "9i5t pressionado5 selecione a segunda figura >se ti!erem mais figuras5 selecione todas?< Cli4ue em ...-ormatar/Agrupar/Agrupar $tec&a 'e ata&(o) *tr& + 7(ift + I," )este ponto em diante5 a figura se portar como uma s8. Para desfa2er cli4ue em A.rupamento) es5aBer

P#G)/ 3@

MANUAL

! %MP$(""

K 'erramentas
Cont m ferramentas de ortografia5 uma galeria de o*;etos art:sticos 4ue podem ser adicionados ao documento5 *em como ferramentas para configurar menus e definir preferGncias de programa.

K)4 *eri5icao !rto.r-5ica


1sta op+,o permite 4ue o usurio !erifi4ue se 9 erros de grafia no documento5 ou em parte do documento 4ue est selecionado. $o ser feita a !erifica+,o5 a come+ar do ponto onde se encontra o cursor no momento5 ser,o inclu:dos os ca*e+al9os5 rodap s5 entradas de :ndice e notas de rodap . Ha *arra de ferramentas e/istem esses dois :cones de atal9o para corre+,o ortogrfica#

-igura Ortografia

62)

O primeiro e/ecuta a !erifica+,o ortogrfica5 o segundo ati!a ou desati!a a !erifica+,o ortogrfica automtica5 4ue ir su*lin9ar com uma lin9a pontil9ada !ermel9a alguma pala!ra se;a escrita com grafia errada.

K)0 %dioma
1sta op+,o permite 4ue se;am configurados os dicionrios utili2ados na Kerifica+,o Ortogrfica *em como as regras de 9ifeni2a+,o utili2adas para o idioma 4ue est sendo usado.

K)2 Auto Correo


Ferramenta 4ue permite 4ue o te/to inclu:do em um documento ! sendo corrigido a medida em 4ue for sendo digitado. 1sta op+,o permite 4ue o usurio defina os crit rios a serem utili2ados para a corre+,o do te/to. $o ser selecionada a op+,o ser apresentada uma Cai/a de )ilogo com os crit rios para sele+,o.

K)3 GallerT
)isponi*ili2a uma grande 4uantidade de sons e imagens 4ue podem ser inseridas no documento 4ue est sendo editado. 1la pode ser aumentada com a adi+,o de no!os o*;etos pelo usurio. $o ser selecionada esta op+,o ser apresentada logo a*ai/o da Barra de Ferramentas uma Barra com a Valeria de o*;etos. Ke;a na figura a*ai/o#

P#G)/ 34

MANUAL

! %MP$(""

-igura 6/) Ia&&erF Cli4ue em ...FerramentasBVallerL< $*rir a ;anela acima. .elecione um tema para 4ue as figuras apare+am ao lado< 1scol9a as figuras a serem usadas. Para inserir a figura5 arraste para o documento.

K)> Conta-Gotas
1sta op+,o permite 4ue o usurio altere cores de imagens inseridas no .lide. $o ser selecionada esta op+,o ser a*erta a Cai/a de )ilogo de contaCgotas5 na 4ual poder feita a su*stitui+,o de at 4uatro cores diferentes ao mesmo tempo em figuras de metar4ui!o e de *itmap.

K)C Media PlaTer


1sta op+,o permite 4ue se;a a*erta uma ;anela5 ao lado do documento 4ue est sendo editado5 onde poder,o ser ou!idos os sons e !istos os filmes e/istentes na Valeria de o*;etos. Iuando o usurio clica duas !e2es em um ar4ui!o de som no VallerL5 ele ser e/ecutado no Media PlaLer

-igura 66) 8e'ia P&aFer


P#G)/ 30

MANUAL
K)F Macros

! %MP$(""

$lguns menus5 como ; foi dito anteriormente5 tem comandos compartil9ados entre todos os aplicati!os do BrOffice.org5 e este mais um deles5 s8 4ue a gra!a+,o de macros5 apesar de estar no menu5 s8 est dispon:!el para documentos de te/to no BrOffice.org Nriter e para planil9as no BrOffice.org Calc.

K)I Gerenciador de Pacotes


$o ser selecionada5 esta op+,o permite 4ue se;a apresentada uma cai/a de dilogo com o Verenciador de Pacotes do BrOffice.Org5 4ue permite 4ue se;am gerenciadas e/tens6es >pacotes? do BrOffice.Org5 4ue s,o c8digos 4ue aumentam as funcionalidades do BrOffice.Org.

K)K

e5ini8es de Pacotes

$o ser selecionada5 esta op+,o permite 4ue se;a apresentada uma Cai/a de )ilogo Con5i.ura8es do 5iltro UML onde poder,o ser gerenciados e testados os filtros para importa+,o e e/porta+,o de ar4ui!os no formato DME.

K)4@ PersonaliBar
1sta op+,o foi criada para dei/ar o BrOffice Impress mais usual para o usurio.

Aba Menus Heste menu5 o usurio de!er selecionar 4ual menu dese;a editar para 4ue todas as entradas pertencentes a ele apare+am. 1stas entradas poder,o ser apagadas5 no!as entradas poder,o ser inseridas5 e a ordem das entradas podem tam* m ser alteradas. 1m escrio poss:!el ler um resumo da fun+,o do comando selecionado. -igura 69) A#a 8enus 'o coman'o Persona&iBar

$*a Teclado $tra! s desta op+,o5 poss:!el alterar as teclas de atal9o do BrOffice Impress. Para alterar5 selecione a categoria e fun+,o do comando 4ue 4uer inserir ou alterar uma tecla de atal9o. )epois selecione em +eclas de Atal9o, o atal9o 4ue dese;a 4ue se;a !inculado ao comando selecionado anteriormente. Cli4ue em Modificar e a tecla de atal9o aparecer em +eclas. )este ponto em diante5 o atal9o estar !inculado ao comando selecionado.

P#G)/ 32

MANUAL

! %MP$(""

Aba &arra de 'erramentas $ssim como as outras a*as5 nesta ser poss:!el inserir5 alterar ou e/cluir *ot6es da *arras de ferramenta.

K)44 !p8es
$o ser selecionada esta op+,o permite a apresenta+,o de uma Cai/a de )ilogo para a configura+,o personali2ada de di!ersas funcionalidades do BrOffice.Org. $s configura+6es presentes em Op+6es n,o s,o necessrias5 por isso n,o ser a*ordada neste manual. -igura 6:) A#a %ec&a'o 'o coman'o Persona&iBar

P#G)/ 33

MANUAL

! %MP$(""

4@ Apresentao de "lides
Cont m comandos e op+6es para e/ecutar uma apresenta+,o.

4@)4 Apresentao de "lides


Inicia a apresenta+,o em tela c9eia a partir do slide selecionado.

4@)0 Con5i.ura8es da Apresentao


1sta op+,o permite 4ue o usurio configure di!ersas !ari!eis da $presenta+,o.

-igura 6>) Apresenta !o 'e 7&i'es

%nterEalo/ poss:!el escol9er se a apresenta+,o ser de todos os slides criados5 ou se de!er come+ar a partir de um slide espec:fico. +ipo/ a apresenta+,o pode ser feira da forma padr,o >tela c9eia?5 numa ;anela normal5 e a op+,o $utomtico5 define a apresenta+,o em tela c9eia com rein:cio automtico5 com um inter!alo 4ue pode ser configurado entre o fim e o in:cio da apresenta+,o. !p8es/ algumas configura+6es para dei/ar a apresenta+,o de forma mais usual.

4@)2 Cronometrar
1sta op+,o permite 4ue o usurio inicie a apresenta+,o com um pe4ueno rel8gio posicionado no canto inferior es4uerdo 4ue possi*ilitar 4ue o tempo de !isuali2a+,o de cada slide se;a cronometrado.

-igura *ronometran'o apresenta 4es

6?) as

4@)3 %nterao
= uma interessante ferramenta5 pois configura 4ual ser a rea+,o de um slide dentro da apresenta+,o ao cli4ue do mouse. Iual4uer op+,o escol9ida 4ue necessite de algum complemento >como o endere+o do diret8rio de algum macro5 ou uma pgina da internet?5 a*rir um no!o campo para preenc9imento deste complemento.
P#G)/ 3>

MANUAL
4@)> Animao PersonaliBada

! %MP$(""

$tri*ui um efeito a um trec9o de te/to ou o*;eto5 4ue e/ecutado atra! s de um agente de efeito. 1ste agente pode ser o cli4ue do mouse ou a pr8pria transi+,o da pgina.

.elecione o trec9o de te/to ou o o*;eto 4ue dese;a 4ue rece*a o efeito< Cli4ue em ...Apresenta !o 'e 7&i'es/Anima !o Persona&iBa'a< .er a*erta uma cai/a como o da figura ao lado< Cli4ue no *ot,o Adicionar< .er a*erta uma no!a ;anela5 contendo !rios efeitos5 di!ididos em grupos por a*as< Cli4ue no efeito 4ue dese;a5 e selecione no menu suspenso *elocidade5 a !elocidade do efeito >lento5 m dio5 rpido5 muito rpido?. )ei/a a cai/a de sele+,o *isualiBao autom-tica selecionada5 para 4ue !ocG possa !er um e/emplo da anima+,o. Cli4ue em !J e o efeito ser inserido. Para editar os efeitos posteriormente5 cli4ue no o*;eto 4ue possui o efeito e dG um duplo cli4ue no efeito representado por um :cone a2ul seguido do nome. -igura 6@) Op 4es 'o coman'o Anima !o Persona&iBa'a

4@)C +ransio de "lides


1sta op+,o permite 4ue o usurio configure a forma como ser feita a transi+,o de um slide para outro.

Para iniciar a configura+,o cli4ue em ...Apresenta !o 'e 7&i'es/%ransi !o 'e 7&i'es ou *&ique em %ransi !o 'e 7&i'es no paine& 'e tarefas.

.er a*erta a ;anela de encai/e ao lado. Hela5 o usurio poder selecionar um efeito de transi+,o >ao clicar na transi+,o5 ser dada uma demonstra+,o do efeito?5 inserir som >o Impress ; tra2 um *anco de dados de som?5 modificar a !elocidade da transi+,o5 e em AEanar "lide5 poss:!el definir 4ual ser o agente 4ue ir pro!ocar o in:cio da transi+,o# o cli4ue do mouse5 ou ent,o o tempo.

4@)F MostrarO!cultar "lide


Caso o usurio 4ueira omitir algum slide da apresenta+,o5 ele poder reali2ar essa tarefa atra! s deste comando.

-igura 90) %ransi !o 'e s&i'es

P#G)/ 3C

MANUAL

! %MP$(""

-igura 9.) Ocu&tan'o s&i'es 'as apresenta 4es .elecione o .lide 4ue dese;a ocultar< Cli4ue em ...Apresenta !o/J8ostrar/Ocu&tar7&i'eJ.

Um :cone a2ul no canto es4uerdo do slide no painel de slides indicara 4ue este est oculto5 como mostra a figura. Para reCinserir o slide na apresenta+,o5 *asta seguir o mesmo processo feito para omitir.

4@)I Apresentao de "lides PersonaliBada


Permite ao usurio restringir a apresenta+,o a apenas alguns slides dentro de toda lista de slides. = muito Ftil 4uando um apresentador for reali2ar !rias apresenta+6es5 em 4uais algumas poder,o ser feitas em mais tempos5 outras ter,o 4ue ter trec9os cortados5 ou ent,o 4uando apresenta+6es diferentes possuam alguns slides em comum.

Cli4ue em ...Apresenta !o 'e 7&i'es/Apresenta !o 'e 7&i'es Persona&iBa'a< Cli4ue no *ot,o NoEo< 1m "lides eGistentes5 selecione os slides 4ue dese;a 4ue se;am inseridos na apresenta+,o personali2ada< Cli4ue em XX para 4ue os slides selecionados passem para o campo da direita< Crie um nome para a apresenta+,o e cli4ue em !J. s8 clicar no *ot,o %niciar)

$gora

4@)K ?anela
Cont m comandos para manipular e e/i*ir ;anelas de documentos.

4@)4@ NoEa ?anela


$*re uma no!a ;anela do BrOffice.org Impress com o mesmo ar4ui!o 4ue est sendo editado. = Ftil para editar partes diferentes do documento ao mesmo tempo. Iual4uer edi+,o feita em uma ;anela ser automaticamente aplicada a outra ;anela.

P#G)/ 3F

MANUAL
4@)44 'ec9ar ?anela

! %MP$(""

Fec9a a ;anela ati!a >a 4ue est sendo editada no momento?.

4@)40

ocumentos Abertos

Fec9a a ;anela ati!a >a 4ue est selecionada5 4ue est sendo editada no momento?.

P#G)/ 3I

MANUAL

! %MP$(""

44 Ajuda
O menu da $;uda permite iniciar e controlar o sistema de $;uda de BrOffice.org.

44)4 Ajuda do &r!55ice)or. '4


Informa+6es so*re o funcionamento do BrOffice.org Impress.

44)0 ! que , isto6


Caso ten9a dF!ida so*re a fun+,o de alguma ferramenta5 cli4ue em O IU1 = I.TO e posicione o mouse em cima do *ot,o5 4ue uma nota mostrar informa+6es da ferramenta.

44)2 "uporte
Informa como o usurio poder o*ter suporte do BrOffice.org Impress.

44)3 "obre o &$!55ice)or.


Tra2 informa+6es so*re a !ers,o e direitos autorais do aplicati!o.

P#G)/ 3K

MANUAL

! %MP$(""

40 Considera8es 'inais
Os documentos oficiais do BrOffice.org podem ser encontrados na pgina 9ttp#BB777.*roffice.orgBdocs. 1ste documento resultado das adapta+6es feitas no modelo de documentos do OpenOffice.org para o cursos a serem ministrados pela Celepar Y Compan9ia de Informtica do Paran aos seus cola*oradores e clientes5 como forma de incenti!ar o uso de soft7are li!re. Os principais documentos 4ue ser!iram como *ase para a constru+,o deste manual s,o# C Con9ecendoZBrOffice.org &.0 $utor# $dilson de Oli!eira Y adilson[sanepar.com.*r C 1la*orado em # Final Y Maio de &000. )isponi!el em 1"B0"B&00%# 9ttp#BB777.sanepar.com.*rBsaneparBcalandraP*/Bfilesmng.nsfB\C11F%B1\C1$10B)'(&"%1B&00-F&\%0B]Fil eBCon9ecendoU&0oU&0BrOffice.orgU&0&.0U&0CU&0Impress.2ip^Open1lement C Impress C Manual do Usurio $utor# info.olution Consultoria Y info.olution Y 1la*orado em# Final Y &- de Jun9o de &000. )ipon:!el em 1"B0"B&00%# 9ttp#BBprodesP.com.*rBdo7nloadsBmanuaisBManualZBrOffice.orgZImpressZ&.0.1.2ip

P#G)/ >@

Das könnte Ihnen auch gefallen