Sie sind auf Seite 1von 5

Durante o fim do sculo XX, quando a psicologia estava evoluindo como uma disciplina cientfica distinta, o rumo da nova

rea foi influenciado por Wilhelm Wundt. Ele estabeleceu metas, objetos de estudo, os mtodos e os tpicos para dar forma nova cincia. Porm Wundt utilizava pensamentos filosficos e fisiolgicos de sua poca. No decorrer do tempo foram surgindo novos pensamentos que eram discordantes do modelo de Wundt. Novas idias sociais e cientificas se desenvolviam. Por volta de 1900 surgiram novas correntes de pensamento que tinham algumas divergncias entre si. A expresso escola de pensamento em psicologia refere-se a um grupo de psiclogos que se associam ideologicamente e, algumas vezes, geograficamente com o lder de um movimento. Geralmente, os membros de uma escola de pensamento compartilham da mesma orientao sistemtica e terica e investigam problemas semelhantes. O estgio do desenvolvimento da cincia, quando ainda se encontra dividida em escolas de pensamento, foi denominado pr-paradigmtico. Quando a cincia no apresenta mais escolas de pensamento com idias discordantes, pode-se dizer que alcanou um estgio maduro e avanado que chamado de paradigmtico. E a psicologia ainda no alcanou o estgio paradigmtico. As primeiras escolas da psicologia surgiram advindas de protestos contra a posio sistemtica dominante. Elas mostravam os pontos fracos da anterior e mostravam novos conceitos e estratgias para corrigir as falhas da anterior. Mas nem sempre os lideres das escolas anteriores ficavam satisfeitos com as idias das novas escolas. O maior motivo para isso que os psiclogos de idade mais avanada eram apegados, tanto intelectualmente como emocionalmente, as suas posies e dificilmente aceitavam as mudanas. Os mais novos que no se viam comprometidos com as idias anteriores partiam para o novo sistema que surgia. As diferentes escolas de pensamento da psicologia desenvolveram-se durante o curso da histria da psicologia, tendo sido cada uma um protesto eficaz contra a anterior. Cada nova escola usava o seu antigo oponente como alvo das investidas para ganhar destaque. Vale salientar que elas criavam novos conceitos, mas tambm utilizava os conceitos da escola anterior com uma nova roupagem. Iremos aqui abordar as abordagens da psicologia ou ainda escolas do pensamento da psicologia, ou simplesmente, escolas da psicologia, como a psicanlise, humanismo, behaviorismo, entre outras mais.

O que Psicanlise? Quem sou? O que quero? O que fao?


Quem nunca se fez essas perguntas antes? Mas so poucos os que acham respostas! A Psicanlise veio ajudar o indivduo a encontrar-se na vida e a achar uma sada para seu conflito interno, compreendendo tais acontecimentos, elaborando e dando um novo sentido vida, descobrindo quem somos verdadeiramente e no quem representamos ser para ns mesmos e para os outros.

O que Psicanlise?

A psicanlise surgiu na dcada de 1890, por Sigmund Freud, atravs de conversas com pacientes, Freud acreditava que seus problemas originaram-se de uma no aceitao de tais acontecimentos em sua vida, sendo assim, reprimindo seus desejos no inconsciente, nascendo da uma fantasia. O mtodo bsico da Psicanlise o cliente numa postura relaxada, solicitado a dizer tudo o que lhe vem mente: sonhos, esperanas, desejos, fantasias, como tambm as experincias vividas nos primeiros anos de vida em famlia. Geralmente o analista simplesmente escuta, fazendo comentrios somente quando no seu julgamento profissional visualiza uma oportunidade para que o cliente . tome conscientes os contedos reprimidos que precisam ser esclarecidos. Escutando seu cliente o analista tenta manter uma atitude de neutralidade. Uma postura de no-julgamento visando criar um ambiente seguro. Tendo como propsito descobrir as necessidades, complexos, traumas e tudo aquilo que perturba o equilbrio emocional do indivduo e que se encontra recalcada (afastada e presa) no inconsciente, visando a reeducao afetiva da pessoa, por meio da conscientizao dos motivos que a levam a ter determinados comportamentos ou sintomas. A anlise consiste essencialmente na evidenciao do significado inconsciente das palavras, aes e produes imaginrias (sonhos, fantasias, etc.) de um indivduo.

Quem deve fazer anlise?

Todas as pessoas que desejem conscientizar-se e compreender o sentido inconsciente de suas aes e sentimentos. Por tratar-se de uma tcnica de tratamento cujo o maior recurso analisar o indivduo, est indicada para todos os clientes que apresentem algum sintoma como, por exemplo, depresso, stress, impulsividade, sentimento de culpa, complexos, traumas, tristeza e dificuldades em funo de relacionamentos em geral, sintomas corporais sem causas especificadas, obsesses, medos, crises de ansiedade, dificuldade de aprendizagem, problemas sexuais de origem emocional, pnico, transtornos de humor e de personalidade, uso abusivo de lcool e drogas, relacionamentos conjugais, dentre outros.

Quais os resultados da Psicanlise?

Os resultados que se podem esperar de seu processo uma maior compreenso das aes e sentimentos. do cliente, obtendo um auto conhecimento e auto-controle. De posse de uma maior compreenso a respeito de si mesmo, o cliente tender a viver de forma mais consciente, agindo em favor de uma melhor qualidade de vida para si, reduzindo, potencialmente, a manifestao dos sintomas antes vivenciados, enfim, promovendo mudanas em si mesmo.

Estando em outro tratamento, posso fazer anlise?

A psicanlise pode ser utilizada tambm como uma terapia de apoio nos casos de tratamentos de ordem psiquitrica, no inviabilizando ou mesmo substituindo a necessidade do acompanhamento mdico e medicamentoso.

A Psicologia Humanista surgiu na dcada de 50 e ganhou fora nos anos 60 e 70, como uma reao s ideias de anlise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanlise. A grande divergncia com o Behaviorismo que o Humanismo no aceita a idia do ser humano como mquina ou animal, sujeitos aos processos de condicionamento. J em relao Psicanlise, a reao foi nfase dada no inconsciente, nas questes biolgicas e eventos passados, nas neuroses, psicoses e na diviso do seu humano em compartimentos.

De forte influncia existencial e fenomenolgica, a Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psquico, contrariando assim, a viso do homem como um ser condicionado pelo mundo externo. No existencialismo, o ser humano visto como ponto de partida dos processos de reflexo e na fenomenologia, esse ser humano tem conscincia do mundo que o cerca, dos fenmenos e da sua experincia consciente.

A maior contribuio dessa nova linha psicolgica a da experincia consciente, a crena na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbtrio, espontaneidade e poder criativo do indivduo.

A realidade, para a Psicologia Humanista, deve ser exposta temporalidade, deve ser fluda e no esttica, permitindo que ao indivduo a perspectiva de sua totalidade, desmistificando a idia de uma realidade pura, confrontando-a com outras realidades. A integrao entre o indivduo e o mundo, permite que ele sinta a realidade presente, libertando-se das exigncias do passado e do futuro.

Um dos principais tericos da Psicologia Humanista foi Abraham Maslow (1908-1970), americano, considerado o pai espiritual do movimento humanista, acreditava na tendncia individual da pessoa para se tornar auto-realizadora, sendo este o nvel mais alto da existncia humana. Maslow criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas e, a cada conquista, nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o indivduo fosse buscando sua auto-realizao, pelas sucessivas necessidades satisfeitas, conforme grfico abaixo:

Outro grande terico da Psicologia Humanista foi Carl Rogers (1902-1987), americano, que baseou seu trabalho no indivduo. Sua viso humanista surgiu atravs do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas. Ele trabalhou com um conceito semelhante ao de Maslow, a que deu o nome de tendncia atualizante, que a tendncia inata de cada pessoa atualizar suas capacidades e potenciais.

Defendeu, tambm, a idia de autoconceito como um padro organizado e consciente das caractersticas de cada um desde a infncia que, medida que novas experincias surgem, esses conceitos podem ser substitudos ou reforados. Para ele, a capacidade do indivduo de modificar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos, fornece a base para a formao de sua personalidade.

Para Rogers, os indivduos bem ajustados psicologicamente tm autoconceitos realistas e a angstia psicolgica advinda da desarmonia entre o autoconceito real (o que se de fato) e o ideal para si (o que se deseja ser). Ele acreditava que o sujeito deveria dar a direo e o contedo do tratamento psicolgico, por ter ele suficientes recursos de autoentendimento para mudar seus conceitos. A terapia centrada na pessoa e no em teorias, nasceu dessa idia.

As crticas a essa abordagem centrada na pessoa residem no fato de que indivduos com distrbios mais graves, no teriam suporte emocional suficiente para um autoconhecimento e modificao de conceitos. Porm, mesmo com essa deficincia, a abordagem centrada na pessoa, possui muitos adeptos, por valorizar as pessoas, adaptando as teorias a elas e no elas a teoria.

Das könnte Ihnen auch gefallen