Sie sind auf Seite 1von 2

Compostagem A compostagem um processo de reciclagem da matria orgnica presente nos resduos slidos urbanos em quantidades maioritrias em relao aos

s restantes componentes (cerca de 50% ! "rata#se de um processo aerbio controlado$ em que di%ersos microrganismos so respons%eis$ numa primeira &ase$ por trans&orma'es bioqumicas na massa de resduos e (umi&icao$ numa segunda &ase! As reac'es bioqumicas de degradao da matria orgnica processam#se em ambiente predominantemente termo&lico$ tambm c(amada de &ase de maturao$ que dura cerca de )5 a *0 dias! A &ase de (umi&icao em leiras de compostagem$ processa#se entre *0 e +0 dias$ dependendo da temperatura$ (umidade$ composio da matria orgnica (concentrao de nutrientes e condi'es de are,amento! - um processo e&ica. de reciclagem da &raco putresc%el dos resduos slidos urbanos$ com %antagens econmicas$ pela produo do composto$ aplic%el na agricultura (no est su,eito a li/i%iao$ ao contrrio dos adubos qumicos $ ptimo para a conteno de encostas e para o combate da eroso$ etc! 0uando includo numa soluo integrada tem a %antagem de redu.ir ou mesmo eliminar a produo de li/i%iados e de biogs nos aterros sanitrios$ o que torna a e/plorao mais econmica! 1ncinerao - outra das tecnologias utili.adas para tratamento dos resduos slidos$ tanto urbanos como industriais$ utili.ada em especial nos pases nrdicos$ de%ido 2 necessidade de di%ersi&icao das &ontes energticas para aquecimento$ 2 densidade populacional ele%ada e de%ido 2 &alta de terrenos apropriados para outras solu'es (caso da 3olanda em que mais de 45% do solo &oi conquistado ao mar ! 5ara o tratamento dos resduos (ospitalares perigosos para a sa6de e certos resduos industriais perigosos $ por%entura um dos mtodos mais seguros (registam#se e/peri7ncias com autocla%agem e micro#ondas muito interessantes que podero %ir a alterar o panorama dos tratamentos deste tipo de resduos (ospitalares ! A incinerao tem %antagens na reduo dos %olumes a depositar em aterros$ que pode c(egar a 80 %$ na eliminao de resduos patognicos e t/icos e na produo de energia sob a &orma de electricidade ou de %apor de gua! As incineradoras como meio de tratamento de toda a massa de resduos slidos produ.idos$ t7m %indo a ser ob,ecto de rea%aliao em alguns destes pases e mesmo algumas unidades t7m %indo a ser encerradas de%ido aos seus ele%ados custos &inanceiros e ambientais! 9ste tipo de tratamento tem sido limitado ao estritamente necessrio$ de%ido aos seus m6ltiplos incon%enientes$ de que se destacam: os ele%ados custos de in%estimento e de manuteno e a emisso de substncias perigosas como dio/inas$ &uranos$ gases de merc6rio e cidos$ bem como ele%ado teor em metais pesados nas cin.as produ.idas pela combusto do processo! ;s e&eitos perniciosos para o ambiente e para as pessoas em particular$ ao longo do tempo$ no so ainda bem con(ecidos!

Aterros sanitrios energticos e de re,eitos ;s processos ou mtodos de tratamento anteriormente descritos no so concorrentes com o aterro sanitrio$ mas complementares a este! 9&ecti%amente$ o aterro sanitrio um rgo imprescind%el porque comum em toda a estrutura de equacionamento dos resduos slidos! A incgnita a quantidade de resduos a serem ali depositados para tratamento e destino &inal! 0uanto maior &or a ta/a de %alori.ao conseguidas nas &ases anteriores$ menores sero as quantidades a aterrar$ prolongando#se a %ida 6til do A< e diminuindo#se o custo de e/plorao! <e a escala do aterro &or adequada$ deposio de uma quantidade mnima de cerca de )00 toneladas por dia$ pode (a%er o apro%eitamento do biogs produ.ido no aterro$ designando#se ento de aterro energtico! <em esta deposio mnima no rent%el o apro%eitamento energtico$ e o biogs ter que ser queimado em toc(a com tempo de resid7ncia mnima de 0!* segundos na cmara de combusto$ a uma temperatura de pelo menos =50 >C$ para destruir e minimi.ar o e&eito dos gases noci%os! 0uando o A< recebe os restos das outras &ormas de %alori.ao de resduos um aterro de re,eitos$ sem produo de biogs e sem emisso de li/i%iados poluentes! 9ntre outras$ as principais %antagens dos aterros sanitrios so as seguintes: ? @rande &le/ibilidade para receber uma gama muito grande de resduosA ? Bcil operacionalidadeA ? Celati%o bai/o custo$ comparati%amente a outras solu'esA ? Disponibilidade de con(ecimentoA ? Eo con&litante com &ormas a%anadas de %alori.ao dos resduosA ? De%oluo a utili.ao do espao imobili.ado durante a &ase de e/ploraoA ? 5otencia a recuperao de reas degradadasA ? Atra%s de processos de bioremediao poss%el a reutili.ao do espao do aterro %rias %e.es$ com a produo de composto orgnico resultante da matria orgnica degradada no FbioreactorG anaerbio$ aps e%entual complemento de tratamento aerbio$ em compostagem com %ista 2 (igieni.ao!

Das könnte Ihnen auch gefallen