Sie sind auf Seite 1von 7

O Sistema Financeiro Nacional

O Sistema Financeiro Nacional SFN - pode ser subdivido em entidades normativas, supervisoras e operacionais. As entidades normativas so responsveis pela definio das polticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, sem funo executiva. Em geral, so entidades colegiadas, com atribuies especficas e utilizam-se de estruturas tcnicas de apoio para a tomada das decises. Atualmente, no Brasil funcionam como entidades normativas o Conselho Monetrio Nacional CMN, o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP e o Conselho Nacional de Previdncia Complementar CNPC. As entidades supervisoras, por outro lado, assumem diversas funes executivas, como a fiscalizao das instituies sob sua responsabilidade, assim como funes normativas, com o intuito de regulamentar as decises tomadas pelas entidades normativas ou atribuies outorgadas a elas diretamente pela Lei. O Banco Central do Brasil BCB, a Comisso de Valores Mobilirios CVM, a Superintendncia de Seguros Privados SUSEP e a Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar PREVIC so as entidades supervisoras do nosso Sistema Financeiro. Alm destas, h as entidades operadoras, que so todas as demais instituies financeiras, monetrias ou no, oficiais ou no, como tambm demais instituies auxiliares, responsveis, entre outras atribuies, pelas intermediaes de recursos entre poupadores e tomadores ou pela prestao de servios. Abaixo, breve relao dessas instituies, com descrio das principais atribuies de algumas delas. Entidades Normativas Conselho Monetrio Nacional - CMN o rgo deliberativo mximo do Sistema Financeiro Nacional. O CMN no desempenha funo executiva, apenas tem funes normativas. Atualmente, o CMN composto por trs membros:

Ministro da Fazenda (Presidente); Ministro do Planejamento Oramento e Gesto; e. Presidente do Banco Central.

Trabalhando em conjunto com o CMN funciona a Comisso Tcnica da Moeda e do Crdito (Comoc), que tem como atribuies o assessoramento tcnico na formulao da poltica da moeda e do crdito do Pas. As matrias aprovadas so regulamentadas por meio de Resolues, normativos de carter pblico, sempre divulgadas no Dirio Oficial da Unio e na pgina de normativos do Banco Central do Brasil.

Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP O CNSP desempenha, entre outras, as atribuies de fixar as diretrizes e normas da poltica de seguros privados, regular a constituio, organizao, funcionamento e fiscalizao das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades Abertas de Previdncia Privada, Resseguradores e Corretores de Seguros. Conselho Nacional de Previdncia Complementar CNPC O CNPC tem a funo de regular o regime de previdncia complementar operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar (Fundos de Penso).

Entidades Supervisoras Banco Central do Brasil - BCB O Banco Central do Brasil foi criado em 1964 com a promulgao da Lei da Reforma Bancria (Lei n 4.595 de 31.12.64). Sua sede em Braslia e possui representaes regionais em Belm, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e So Paulo. uma autarquia federal que tem como principal misso institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e um sistema financeiro slido e eficiente. A partir da Constituio de 1988, a emisso de moeda ficou a cargo exclusivo do BCB. O presidente do BCB e os seus diretores so nomeados pelo Presidente da Repblica aps a aprovao prvia do Senado Federal, que feita por uma arguio pblica e posterior votao secreta. Entre as vrias competncias do BCB destacam-se:

Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e da solidez do Sistema Financeiro Nacional; Executar a poltica monetria mediante utilizao de ttulos do Tesouro Nacional; Fixar a taxa de referncia para as operaes compromissadas de um dia, conhecida como taxa SELIC; Controlar as operaes de crdito das instituies que compem o Sistema Financeiro Nacional; Formular, executar e acompanhar a poltica cambial e de relaes financeiras com o exterior; Fiscalizar as instituies financeiras e as clearings (cmaras de compensao);

Emitir papel-moeda; Executar os servios do meio circulante para atender demanda de dinheiro necessria s atividades econmicas; Manter o nvel de preos (inflao) sob controle; Manter sob controle a expanso da moeda e do crdito e a taxa de juros; Operar no mercado aberto, de recolhimento compulsrio e de redesconto; Executar o sistema de metas para a inflao; Divulgar as decises do Conselho Monetrio Nacional; Manter ativos de ouro e de moedas estrangeiras para atuao nos mercados de cmbio; Administrar as reservas internacionais brasileiras; Zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras nacionais; Conceder autorizao para o funcionamento das instituies financeiras.

Comisso de Valores Mobilirios - CVM A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) foi criada em 07 de dezembro de 1976 pela Lei 6.385 para fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios no Brasil. A Comisso de Valores Mobilirios uma autarquia federal vinculada ao Ministrio da Fazenda, porm sem subordinao hierrquica. Com o objetivo de reforar sua autonomia e seu poder fiscalizador, o governo federal editou, em 31.10.01, a Medida Provisria n 8 (convertida na Lei 10.411 de 26.02.02), pela qual a CVM passa a ser uma "entidade autrquica em regime especial, vinculada ao Ministrio da Fazenda, com personalidade jurdica e patrimnio prprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e oramentria" (art. 5). administrada por um Presidente e quatro Diretores nomeados pelo Presidente da Repblica e aprovados pelo Senado Federal. Eles formam o chamado "colegiado" da CVM. Seus integrantes tm mandato de 5 anos e s perdem seus mandatos "em virtude de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar" (art. 6 2). O Colegiado define as polticas e estabelece as prticas a serem implantadas e desenvolvidas pelas Superintendncias, as instncias executivas da CVM. Sua sede localizada na cidade do Rio de Janeiro com Superintendncias Regionais nas cidades de So Paulo e Braslia.

Essas so algumas de suas atribuies:


Estimular a formao de poupana e a sua aplicao em valores mobilirios; Assegurar e fiscalizar o funcionamento eficiente das bolsas de valores, do mercado de balco e das bolsas de mercadorias e futuros; Proteger os titulares de valores mobilirios e os investidores do mercado contra emisses irregulares de valores mobilirios e contra atos ilegais de administradores de companhias abertas ou de carteira de valores mobilirios; Evitar ou coibir modalidades de fraude ou de manipulao que criem condies artificiais de demanda, oferta ou preo dos valores mobilirios negociados no mercado; Assegurar o acesso do pblico a informaes sobre os valores mobilirios negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; Assegurar o cumprimento de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios; Assegurar o cumprimento, no mercado, das condies de utilizao de crdito fixadas pelo Conselho Monetrio Nacional. Realizar atividades de credenciamento e fiscalizao de auditores independentes, administradores de carteiras de valores mobilirios, agentes autnomos, entre outros; Fiscalizar e inspecionar as companhias abertas e os fundos de investimento; Apurar, mediante inqurito administrativo, atos ilegais e prticas no-equitativas de administradores de companhias abertas e de quaisquer participantes do mercado de valores mobilirios, aplicando as penalidades previstas em lei; Fiscalizar e disciplinar as atividades dos auditores independentes, consultores e analistas de valores mobilirios.

Superintendncia de Seguros Privados - SUSEP A Susep o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao dos mercados de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro. Criada em 1966 pelo Decreto-Lei 73/66, que tambm instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, de que fazem parte o CNSP, o IRB, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalizao, as entidades de previdncia privada aberta e os corretores habilitados. uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, administrada por um Conselho Diretor, composto pelo Superintendente e por quatro Diretores. Essas so algumas de suas atribuies: Fiscalizar a constituio, organizao, funcionamento e operao das Sociedades

Seguradoras, de Capitalizao, Entidades Abertas de Previdncia Privada e Resseguradores, na qualidade de executora da poltica traada pelo CNSP; Atuar no sentido de proteger a captao de poupana popular que se efetua atravs das operaes de seguro, previdncia privada aberta, de capitalizao e resseguro. Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar - PREVIC A Previc atua como entidade de fiscalizao e de superviso das atividades das entidades fechadas de previdncia complementar e de execuo das polticas para o regime de previdncia complementar operado por essas entidades. uma autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social. Entidades Operadoras rgos Oficiais Banco do Brasil - BB O Banco do Brasil o mais antigo banco comercial do Brasil e foi criado em 12 de outubro de 1808 pelo prncipe regente D. Joo. uma sociedade de economia mista de capitais pblicos e privados. tambm uma empresa aberta que possui aes cotadas na Bolsa de Valores de So Paulo (BM&FBOVESPA). O BB opera como agente financeiro do Governo Federal e o principal executor das polticas de crdito rural e industrial e de banco comercial do governo. E a cada dia mais tem se ajustado a um perfil de banco mltiplo tradicional. Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES Criado em 1952 como autarquia federal, hoje uma empresa pblica vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, com personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio. responsvel pela poltica de investimentos a longo prazo do Governo Federal, necessrios ao fortalecimento da empresa privada nacional. Com o objetivo de fortalecer a estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais, o BNDES conta com linhas de apoio para financiamentos de longo prazo a custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercializao de mquinas e equipamentos novos, fabricados no pas, bem como para o incremento das exportaes brasileiras. Os financiamentos so feitos com recursos prprios, emprstimos e doaes de entidades nacionais e estrangeiras e de organismos internacionais, como o BID. Tambm recebe recursos do PIS e PASEP. Conta com duas subsidirias integrais, a FINAME (Agncia Especial de Financiamento Industrial) e a BNDESPAR (BNDES Participaes), criadas com o objetivo, respectivamente, de financiar a comercializao de mquinas e equipamentos; e de

possibilitar a subscrio de valores mobilirios no mercado de capitais brasileiro. As trs empresas, juntas, compreendem o chamado "Sistema BNDES". Caixa Econmica Federal - CEF Criada em 12 de janeiro de 1861 por Dom Pedro II com o propsito de incentivar a poupana e de conceder emprstimos sob penhor. a instituio financeira responsvel pela operacionalizao das polticas do Governo Federal para habitao popular e saneamento bsico. A Caixa uma empresa 100% pblica e no possui aes em bolsas. Alm das atividades comuns de um banco comercial, a CEF tambm atende aos trabalhadores formais - por meio do pagamento do FGTS, PIS e seguro-desemprego , e aos beneficirios de programas sociais e apostadores das Loterias. As aes da Caixa priorizam setores como habitao, saneamento bsico, infraestrutura e prestao de servios. Demais Entidades Operadoras Instituies Financeiras Monetrias So as instituies autorizadas a captar depsitos vista do pblico. Atualmente, apenas os Bancos Comerciais, os Bancos Mltiplos com carteira comercial, a Caixa Econmica Federal e as Cooperativas de Crdito possuem essa autorizao. Demais Instituies Financeiras Incluem as instituies financeiras no autorizadas a receber depsitos vista. Entre elas, podemos citar:

Agncias de Fomento Associaes de Poupana e Emprstimo Bancos de Cmbio Bancos de Desenvolvimento Bancos de Investimento Companhias Hipotecrias Cooperativas Centrais de Crdito Sociedades Crdito, Financiamento e Investimento. Sociedades de Crdito Imobilirio Sociedades de Crdito ao Microempreendedor

Outros Intermedirios Financeiros So tambm intermedirios do Sistema Financeiro Nacional:


Administradoras de Consrcio; Sociedades de Arrendamento Mercantil; Sociedades corretoras de cmbio; Sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios; Sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios.

Instituies Auxiliares Tambm compem o Sistema Financeiro Nacional, como entidades operadoras auxiliares, as entidades administradores de mercados organizados de valores mobilirios, como os de Bolsa, de Mercadorias e Futuros e de Balco Organizado. Alm das entidades relacionadas acima, tambm integram o SFN as companhias seguradoras, as sociedades de capitalizao, as entidades abertas de previdncia complementar e os fundos de penso.

Das könnte Ihnen auch gefallen