Sie sind auf Seite 1von 9

BIOGRAFIA | D.

AFONSO V, O AFRICANO
Dcimo terceiro rei de Portugal. Filho de D. Duarte e de D. Leonor de Arago. O seu reinado compreendeu dois grandes perodos: O primeiro vai da elevao ao trono (1438) batalha de Alfarrobeira. D. Duarte confiara a regncia rainha, o que no agradava ao povo uma vez que era castelhana. D. Pedro, duque de Coimbra, apoiado por seus irmos e pelas cidades, eleito regente em Cortes (1439) e mantido no governo quando D. Afonso V atinge a maioridade (1446). Em 1448, as relaes entre ambos deterioram-se devido s intrigas do conde de Barcelos; D. Pedro retira-se para Coimbra e morto em Alfarrobeira (1449). A segunda fase caracteriza-se pelos feitos militares de D. Afonso V no norte de frica, que lhe valem o ttulo de Africano: conquista Alccer Seguer (1458), ataca Tnger (1460, 1462, 1464), toma Arzila (1471) e Larache juntando ao ttulo de rei de Portugal e dos Algarves o de aqum e alm-mar em frica. Durante o reinado de Afonso V abranda a descoberta de frica (vai-se do Rio do Ouro ao Cabo de Santa Catarina) e o poderio da nobreza pe em perigo a estabilidade do Estado. Na regncia de D. Pedro fez-se a compilao das Ordenaes Afonsinas.

BIOGRAFIA | D. DUARTE, O ELOQUENTE


Dcimo primeiro rei de Portugal, filho de D. Joo I e de D. Filipa de Lencastre, nasce em Viseu, a 31 de Outubro de 1391 e falece em Tomar, a 13 de Setembro de 1438; jaz no Mosteiro da Batalha. Casou em 22 de Setembro de 1428 com D. Leonor de Arago. O seu curto reinado de cinco anos, orienta-se em trs sentidos: um que respeita poltica interna, um segundo de expanso martima e o terceiro que diz respeito poltica de guerra em Marrocos. Em relao ao primeiro ponto, a promulgao da Lei Mental, medida de centralizao que se destinava a defender o patrimnio da coroa, e a convocao de cortes por cinco vezes em cinco anos, ilustram bem a linha governativa de D. Duarte, tendo em conta a vontade dos trs estados e impondo princpios de centralizao sem ferir os interesses senhoriais. Em relao ao segundo ponto, o reinado de D. Duarte ficou marcado pela passagem do cabo Bojador por Gil Eanes, feito que permitiu uma mais rpida explorao da costa africana. Mas em relao ao terceiro ponto que o reinado de D. Duarte melhor se define e se caracteriza. Com o apoio da rainha D. Leonor e dos seus irmos infantes D. Fernando e D. Henrique e contra a oposio dos outros irmos infantes D. Pedro e D. Joo, lana-se na poltica de conquistas em Marrocos, que se saldou pelo desastre militar de Tnger e pela morte de D. Fernando no cativeiro. Durante algum tempo quis ver-se em D. Duarte um rei sem vontade prpria, manejado por outras vontades. Mas este retrato de um rei passivo no resiste a um olhar mais atento e uma anlise da sua aco prova suficiente.

BIOGRAFIA | D. JOO II, O PRNCIPE PERFEITO


D. Joo II nasceu em Lisboa, a 3 de Maro de 1455 e faleceu em Alvor, a 25 de Outubro de 1495. Filho de D. Afonso V, subiu ao trono em 1481, sendo certo que exercia j h alguns anos o poder de facto. Com efeito, as frequentes ausncias do reino, por parte de D. Afonso V, pem-lhe nas mos o governo do pas. Casou em Janeiro de 1471 com sua prima D. Leonor. Desde 1474 que dirigia a poltica atlntica, devendo-se sua viso de governante, apesar de no ter ainda vinte anos, a instituio do mare clausum, princpio que estabelecia que o domnio dos mares estava ligado ao seu descobrimento. Na linha dessa poltica surge o tratado de Toledo de 1480, em que D. Joo II aceitando a partilha das terras do Atlntico pelo paralelo das Canrias, afasta a concorrncia da Espanha em frica e protege a mais tarde chamada rota do Cabo. Durante o seu reinado toda a costa ocidental da frica foi navegada, dobrou-se o Cabo da Boa Esperana e preparou-se por terra com as viagens de Pro da Covilh e Afonso de Paiva, a viagem de Vasco da Gama ndia. Em 1494, assina o tratado de Tordesilhas, dividindo-se a terra em duas zonas de influncia, de Portugal e Espanha. Dentro da zona de influncia portuguesa ficava o Brasil, o que permite supor que o monarca tinha conhecimento da existncia dessas terras. No plano interno, a aco de Joo II orientou-se no sentido da centralizao e fortalecimento do poder real, tendo reprimido duramente as conjuras dos nobres e abatido o poder das grandes casas do reino. Quanto s relaes externas, a sua actividade foi no sentido de criar laos de concrdia com os vrios reinos, talvez com o intuito de se libertar de problemas que pusessem em dificuldades a poltica de expanso ultramarina.

BIOGRAFIA | D. JOO III, O PIEDOSO


Dcimo quinto rei de Portugal, filho de D. Manuel I. A partir de 1514, D. Manuel comea a introduzi-lo nas matrias do governo e, em 1517, preparava-se o seu casamento com D. Leonor, irm de Carlos V. , porm, D. Manuel que vem a casar com ela, em virtude da morte da rainha D. Maria. Com 19 anos aclamado rei e mais tarde casa com a irm de D. Leonor, D. Catarina de ustria. Ao nvel da poltica interna, assistimos, com D. Joo III ao acentuar da linha absolutista. Quanto s relaes externas, em nenhum outro reinado da 2. dinastia manteve Portugal uma to grande actividade diplomtica, como no de D. Joo III. O vasto imprio herdado pelo monarca e que se estendia por trs continentes, impunha difceis problemas de administrao distncia. Como compensao das dificuldades no Oriente e revezes em frica, voltou-se D. Joo III para o Brasil, realizando a primeira tentativa de povoamento e valorizao daquele territrio, primeiro com o sistema de capitanias e depois instituindo um governo geral, com Tom de Sousa frente.

BIOGRAFIA | D. MANUEL I, O VENTUROSO


Dcimo quarto rei de Portugal, nono filho do infante D. Fernando e de D. Brites, D. Manuel, nasceu em Alcochete, a 31 de Maio de 1469 e morreu em Lisboa, a 13 de Dezembro de 1521, tendo sido sepultado no Mosteiro dos Jernimos. Filho adoptivo do prncipe D. Joo II, o acidente que vitimou o herdeiro do trono (D. Afonso) conduziu a que fosse aclamado rei em Alccer do Sal (27 de Outubro de 1495). Realizou trs casamentos, o primeiro em 1497 com D. Isabel (viva de D. Afonso), o segundo em 1500 com a infanta D. Maria de Castela e o terceiro em 1518, com D. Leonor, irm de Carlos V. Como poltico, teve sempre em conta o interesse nacional. Recebeu o governo exactamente no momento em que a Nao se preparava para alcanar a mais elevada projeco. Os vinte e seis anos do seu reinado conheceram grande actividade nos domnios da poltica interna (cultivou um poder forte, centralizado e o seu governo tendeu abertamente para o absolutismo), da poltica externa (D. Manuel soube usar de grande habilidade e diplomacia) e da poltica ultramarina. D. Manuel herdou o impulso dos descobrimentos. A 8-7-1497 a armada de Vasco da Gama partiu para a ndia onde chegou a 20-5-1498. Em 1500 uma armada comandada por Pedro lvares Cabral, com o objectivo da ndia, rumou intencionalmente (opinio actual) para sudoeste, atingindo a Terra de Santa Cruz. D. Francisco de Almeida nomeado vice-rei da ndia, com o plano de manter o monoplio da navegao e do comrcio para Portugal, tendo em terra pontos de apoio, para a carga da pimenta e reparao dos barcos.

BIOGRAFIA | BARTOLOMEU DIAS


Bartolomeu Dias foi um clebre navegador portugus, descendente de Dinis Dias. No se sabe onde e quando nasceu. Em 1486, D. Joo II confiou-lhe o comando de duas caravelas com o intuito de saber notcias das Terras do Preste Joo. Descobriu primeiro a Angra dos Ilhus, sendo assaltado, em seguida, por um violento temporal. Treze dias depois, procurou a costa, encontrando apenas o mar. Navegou ento para norte, descobrindo vrios portos. No entanto, a tripulao obrigou o capito a retroceder, dobrando o grande cabo, Cabo das Tormentas, em 1487, o qual passou a designar-se por Cabo da Boa Esperana. Em 1500, acompanha Pedro lvares Cabral na famosa viagem em que este descobre o Brasil. Quando a frota seguia para a ndia, o navio em que ia Bartolomeu Dias, naufragou e o valente marinheiro achou a morte junto do mesmo cabo que lhe deu a fama, o cabo da Boa Esperana.

BIOGRAFIA | INFANTE D. HENRIQUE


Infante de Portugal, filho del-rei D. Joo I, e da rainha sua mulher, D. Filipa de Lencastre; gro-mestre da Ordem de Cristo, duque de Viseu, fronteiro-mor de Leiria, cavaleiro da Ordem da Jarreteira, de Inglaterra, senhor da Covilh, de Lagos e de Sagres, do Algarve, de cujo reino foi governador perptuo. Nasceu no Porto a 4 de Maro de 1394, e faleceu em Sagres a 13 de Novembro de 1460. Dedicou-se muito ao estudo das Matemticas, e em especial ao da Cosmografia, quando estas cincias apenas comeavam a ser conhecidas na Europa, e que ele fez cultivar em Portugal. Foi devido a esses estudos, s informaes que alcanou de seu irmo D. Pedro, que viajara na Europa e na sia, e leitura dos escritores antigos, que no seu esprito se formou a certeza de que, para Oriente existiam povos hereges, que comerciavam entre si. Levar a luz crist ao esprito desses povos e colher fruto do seu comrcio, foi o grandioso plano do infante. Com apenas 21 anos de idade, D. Joo I determinou arm-lo cavaleiro e aos seus dois irmos D. Duarte e D. Pedro, com cerimnias pblicas de grande solenidade, segundo o costume daqueles tempos. Mas o infante D. Henrique desejava antes receber as armas em verdadeira guerra, para onde o arrastava a sua inclinao e valor. O monarca louvou-o muito, e quando se pensou na tomada de Ceuta, os trs infantes tomaram parte, distinguindo-se na renhida batalha realizada em 21 de Agosto de 1415. Foi a conquista de Ceuta que vem aumentar os desejos do infante D. Henrique de desvendar os mistrios do oceano. Portugal, efectivamente, formava nessa poca, para o ocidente o extremo do mundo conhecido. O mar para o ocidente e para o sul era a regio dos profundos misteriosos, povoado de terrores e de vises fantsticas. Em 1416 ou 1419, fundou uma vila no promontrio de Sagres, para onde foi viver; comeou a encarar as ondas do Oceano Atlntico, e a pensar na forma de intentar por elas as suas expedies descobridoras. Chamou do estrangeiro um cosmgrafo celebre, Jaime de Maiorca, e auxiliado por ele, entregou-se com fervor ao estudo. A vila ficou conhecida por Vila do Infante, e actualmente tem o nome de Sagres. D. Henrique estabeleceu ali uma escola de cosmografia e de navegao que foi frequentada pelos cavaleiros da sua casa, e por outros homens que se entusiasmavam pelas suas empresas. Comeou ento a srie de descobrimentos, que tornaram Portugal no pas pioneiro na navegao e imortalizaram a memria do infante D. Henrique, ele que foi o vulto mais brilhante da histria da Idade Mdia, o homem que simboliza para a histria a glria dos descobrimentos.

BIOGRAFIA | PEDRO LVARES CABRAL


Pedro lvares Cabral nasceu em Belmonte, por volta de 1467/68. Filho de Isabel de Gouveia e de Ferno Cabral. De bero fidalgo, cresceu com o exemplo dos feitos de seu pai e a lembrana dos seus antepassados, onde se contam grandes exemplos de bravura e coragem. Seu bisav Lus lvares Cabral, e Ferno lvares Cabral, participantes nas conquistas de Ceuta e Tnger; seu pai, Ferno lvares, cuja participao nas conquistas marroquinas se apresentavam para o pequeno Pedro como romances de aventuras. Como era costume da poca, volta de 1478, Pedro lvares Cabral foi mandado para a corte com a finalidade de receber uma educao prpria da elevada classe social. Esta consistia em alguma instruo literria e cientfica de ordem geral, bem como no uso de armas e sociabilidade cortes. Segundo Damio Peres, da vida de Pedro lvares Cabral, desde a sua chegada corte at ao fim do sculo, nada de concreto se sabe alm de que, jovem ainda, desposou D. Isabel de Castro, prima do Marqus de Vila Real e sobrinha daquele que viria a ser o maior governador de ndia, Afonso de Albuquerque. Em Abril de 1500, comanda a armada que atinge o Brasil, tudo indicando para que fosse j fruto de observaes atentas de outros navegadores. Depois de realizar o reconhecimento da costa, envia ao monarca a clebre carta de Pro Vaz de Caminha, seguindo para a ndia. Nesta viagem no teve a sorte esperada tendo perdido grande parte da frota e no conseguido as vantagens econmicas desejadas. Morre sem grande reconhecimento. Esse s viria posteriormente, aps a consolidao do papel do Brasil no imprio portugus.

BIOGRAFIA | VASCO DA GAMA


No ano de 1468, data incerta, Vasco de Gama nasce talvez em Sines. Filho segundo do fidalgo Estvo da Gama, no tem direito a braso, nem a ttulo ou fortuna. Tudo isso pertence apenas ao primognito, seu irmo, Paulo da Gama. Com estas perspectivas, opta pelo mar e pela carreira das armas. A El-rei chegam novas da sua valentia e da sua capacidade de comando. Ento, o Prncipe Perfeito, confia-lhe vrias misses que leva a bom sucesso. Com a morte de D. Joo II, sucede-lhe D. Manuel I. Contra a poltica do antecessor, D. Manuel rodeia-se de nobres, e convida Paulo da Gama a comandar a primeira expedio ndia. Paulo no se sente bem, talvez a tuberculose a consumi-lo, e recusa em favor de Vasco, pedindo, contudo, o comando de uma das naus. A 7 de Julho de 1497, nas Cortes de Montemor, El-rei entrega a Vasco da Gama o comando da primeira expedio ndia. Esta faanha alterou profundamente a viso do mundo da poca, permitindo intensas trocas comerciais e culturais com o Oriente. De regresso a Portugal, foi agraciado com diversos ttulos e ainda voltou ndia, por duas vezes, na ltima delas como vice-rei.

Das könnte Ihnen auch gefallen