Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO - UFERSA DEPARTAMENTO DE CINCIAS AMBIENTAIS E TECNOLGICAS - DCAT DISCIPLINA: TECNOLOGIA MECNICA - AMB0741 CURSO:

ENGENHARIA MECNICA

PLANO DE USINAGEM DO TORNO MECNICO

Professor: Francisco Evaristo Ucha Reis

Integrantes: Joselino Silvino de Arajo Lucas Fernandes Barbosa Marlon Postai Maximiliano Porto Segundo Paulo Henrique Nogueira Dantas Samyr Ravick Sampaio Lima

MOSSOR-RN 2013

PLANO PARA USINAGEM FOGUETE


ETAPA
1

DESENHO ESQUEMTICO

OPERAO
Corte

FERRAMENTAL
Serra Fita e Paqumetro

DESCRIO
Cortar um tarugo de Ao 1020 com 2" de dimetro e um comprimento aproximado de 200 mm. Fixar o tarugo a ser usinado na placa de castanhas do torno deixando um comprimento livre de 150 mm para a usinagem. Realizar a fixao das ferramentas de usinagem a ser utilizadas no processo (Bits, Bedame e recartilha) no carro porta ferramenta, verificando o alinhamento com a contra ponta do carro mvel. Caso seja necessrio podem-se utilizar calos no porta ferramenta. Facear a superfcie da extremidade da pea usando Bits de ao rpido e uma rotao de 150 rpm at a face ficar plana. Efetuar 2 passe de desbaste, cada um com profundidade de 0,5 mm, e comprimento de 140 mm. A velocidade de rotao ser de 150 rpm com um avano de 0,25 mm/rot. Esta operao tem como propsito a reduo do dimetro de 50,8 mm para 48,8 mm. Efetuar 7 passes de desbaste com profundidade de 1 mm e um outro passe com profundidade de 0,5 mm at o comprimento de 105 mm. A velocidade de rotao usada ser de 150 rpm e o avano ser de 0,25 mm/rot. Esta operao tem como propsito a reduo do dimetro de 48,8 mm para 41,3 mm. Efetuar 4 passes de desbaste com profundidade de 2 mm e mais 1 desbaste com profundidade de 0,8 mm at comprimento de 105 mm. A velocidade de rotao utilizada ser de 190 rpm e o avano ser de 0,25 mm/rot. Esta operao tem como propsito a reduo do dimetro de 41,3 mm ser

Fixao

Chave de Placa e Paqumetro

Fixao e posicionamento das ferramentas de corte

Chave Cachimbo

Faceamento

Bits e Paqumetro

Torneamento cilndrico externo e desbaste.

Bits e Paqumetro

Torneamento cilndrico externo e desbaste.

Bits e Paqumetro

Torneamento cilndrico externo e desbaste

Bits e Paqumetro

Acabamento

Bits e Paqumetro

Abertura de Canal

Bedame e Paqumetro

10

Usinagem cnica

Bits e paqumetro

11

Usinagem do filet da ponta do foguete

Lima bastardinha

reduzido para 32,5mm. Efetuar o acabamento na regio que apresenta dimetro de 48,8 mm, usando uma profundidade de 0,6 mm e na regio que apresenta dimetro de 32,5 mm. O avano ser de 0,063 mm/rot e a rotao de 300 rpm para ambas as regies. Deve-se zerar a face lateral do bedame com a ponta da pea, avanar 63,2 mm e realizar a abertura do canal com uma velocidade de rotao de 95 rpm e um avano da profundidade de 0,042 mm/rot. A profundidade do canal ser de 5 mm. Terminada a operao deve-se avanar 1,8 mm com o bedame abrir o canal com os mesmos parmetros. Em seguida avanar 28,2 mm aps a abertura do primeiro canal e realizar a abertura de um segundo canal com as mesmas especificaes do primeiro. Efetuar uma marcao com bits a distncia de 25mm da face e inclinar o cabo do porta ferramentas em 29,3. Em seguida iniciar a usinagem do chanfro em passes manuais com profundidade 2 mm e uma velocidade de rotao de 300 rpm at alcanar a marcao. Com o auxlio de uma lima bastardinha deve-se arredondar a ponta do foguete.

12

Usinagem cnica na base do foguete

Bits e Paqumetro

13

Recartilha

Recartilha

Para a realizao desta operao deve-se inclinar o cabo porta ferramentas em 39 e realizar a usinagem do chanfro atravs de passes manuais com profundidade 2 mm e uma velocidade de rotao de 300 rpm at atingir o dimetro de 32mm do corpo. Efetuar o recartilhamento da regio compreendida entre os 2 canais utilizando uma velocidade de rotao de 95 rpm.

14

Corte

Serra Fita e Paqumetro

Realizar o corte do material excedente do tarugo fazendo uso de uma serra fita. A operao de corte deve ser realizada a 140 mm da cabea do foguete. Efetuar a operao de faceamento da base do foguete no intuito de a deixar a pea com o comprimento requerido. Na realizao desta operao utiliza-se de uma velocidade de rotao de 190 rpm.

15

Faceamento da Base do Foguete

Bits e Paqumetro

DESENHO ILUSTRATIVO DA PEA.

Das könnte Ihnen auch gefallen