Sie sind auf Seite 1von 3

1

http://www.quadrante.com.br/artigos_detalhes.asp?id=65&cat=12 4 - UM RELATRIO SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA


Os resultados publicados pelo bilogo norte americano Alfred C. Kinsey entre 1948 e 1953, sobre o comportamento sexual de homens e mulheres, o famigerado Relatrio Kinsey (), contriburam muito para desencadear a chamada revoluo sexual que se deu a partir dos anos 60 () Convencionou-se chamar de Relatrio Kinsey o contedo dos livros: KINSEY, Alfred C., POMEROY, Wardell B. e MARTIN, Clyde E. Sexual Behavior in the Human Male, W.B. Saunders Co., PhiladelphiaLondon, 1948 e KINSEY, Alfred C., POMEROY, Wardell B., MARTIN, Clyde E. e GEBHARD, Paul H. Sexual Behavior in the Human Female, W.B. Saunders Co., PhiladelphiaLondon, 1953.

Kinsey defendeu que todos os comportamentos sexuais considerados anmalos so na verdade normais, e ao mesmo tempo afirmou que ser exclusivamente heterossexual anormal: fruto de inibies culturais e de condicionamentos sociais, contrrios natureza do homem. Ele compartilhava a opinio dos que afirmam que os cristos herdaram o comportamento sexual quase paranico dos judeus. Aps 40 anos, durante os quais deu-se um crdito quase absoluto aos dados publicados por Kinsey com terrveis conseqncias morais e intelectuais para a Sociedade , cientistas de vrios pases demonstraram a falsidade das concluses do relatrio e o seu escasso rigor cientfico. Para dar um exemplo disso, podemos mencionar o recente estudo intitulado Sexo na Amrica: uma pesquisa definitiva <Sex in Amrica: a Definitive Survey, Warner Books, 1995>, dos pesquisadores norteamericanos John H. Gagnon, Robert T. Michael e Edward O. Laumann, da Universidade de Chicago, e da reprter do The New York Times, Gina Kolata, que desfez grande parte dos mitos criados pelo relatrio do bilogo. Os dados estatsticos de Kinsey parecem ter sido manipulados, j que a amostra era claramente viciada (era alto o percentual de presidirios, exibicionistas, pedfilos e turistas sexuais) e a metodologia inclua maus-tratos e estimulao sexual de crianas e at de bebs de poucos meses por parte de adultos <2>. Kinsey e seus colaboradores pretenderam mudar os valores morais tradicionais empregando a seguinte estratgia: a) Defender a idia de que a bissexualidade a orientao sexual prpria de pessoas normais e desinibidas. Isso encorajaria pessoas heterossexuais a praticarem atos homossexuais, j que a heterossexualidade seria apenas mais uma opo num amplo leque de condutas sexuais. Assim seria alterada a norma da sexualidade heterossexual, e com ela a estrutura familiar tradicional, os valores e os padres de comportamento sexual convencionais. b) Propor um plano para que as crianas fossem educadas na bissexualidade e treinadas por membros da gerao precedente. Essas teorias tiveram influncia na Sociedade e na Cincia, contribuindo decisivamente para que a homossexualidade desaparecesse do catlogo de patologias mentais, salvo o caso de distonia (caso em que a pessoa com inclinaes homossexuais sente-se mal por isso).

Por outro lado, importante assinalar que at mesmo cientistas da escola de Kinsey, apesar de manifestarem abertamente que a conduta homossexual normal e plenamente aceitvel, dizem que de importncia vital que todos os profissionais no campo da sade mental tenham presente que o homem ou a mulher homossexual homem ou mulher por determinao gentica e tem tendncias homossexuais por preferncia adquirida <3>. Isso corroboraria a hiptese de que as inclinaes homossexuais no so inatas no indivduo. O psiquiatra L. J. Hatterer chega at a afirmar rotundamente: Os psiquiatras chegaram finalmente concluso de que os fatores genticos, hereditrios, constitucionais, glandulares e hormonais no tm nenhuma importncia como causa da homossexualidade <4>. Cada dia maior o nmero de especialistas que no renunciaram terapia de restaurao da identidade sexual, considerando a inclinao homossexual como um transtorno psquico de tipo neurtico adquirido ao longo da infncia ou da adolescncia que pode ser tratado <5>. Alm do mais, Kinsey utilizou o termo dependncia para referir-se s relaes maritais que preservam a fidelidade da unio conjugal, como se ser fiel ao cnjuge fosse alguma espcie de vcio. Infelizmente, as concluses de Kinsey continuam sendo levadas em conta quando se tomam decises sobre polticas de sade sexual e/ou reprodutiva, e constituem boa parte do contedo dos programas educativos em matria de sexualidade em todo o mundo. As conseqncias mais diretas de tais divulgaes cientficas foram:

a separao (que se tenta justificar eticamente) entre a atividade sexual e a procriao; o exerccio da sexualidade fora do matrimnio (o chamado amor livre); e a separao entre a atividade sexual e o amor.

SEXO,

PROCRIAO

FAMLIA

Com o rpido surgimento dos primeiros mtodos anticoncepcionais nos anos 60 e com a adoo de um conceito antinatural de Planejamento Familiar por parte dos rgos oficiais de Sade Pblica, a fertilidade entendida como dimenso constitutiva da sexualidade e como capacidade de procriao comeou a ser encarada como uma ameaa Humanidade. Diante dessa crtica situao, o Papa Paulo VI apresentou em 1968 a sua proftica Encclica Humanae Vitae sobre o amor humano e sobre a paternidade responsvel, na qual opunha-se valentemente j mencionada viso deformada da sexualidade e utilizao de mtodos anticoncepcionais que impeam a reta regulao da fertilidade. Paulo VI desenvolve nesse texto um belo projeto sobre a deciso e realizao da procriao, respeitando a dignidade dos esposos e a vocao doao prpria do amor esponsal. Ele exortou os cientistas a esforarem-se por encontrar, dentro do mbito da sua competncia, solues para os problemas nessa matria, convencidos de que no pode haver contradio entre a Cincia e a F <6>. No fim da dcada de 70, em defesa do direito de decidir sobre a capacidade de

procriao, foram desenvolvidas e implantadas as tcnicas de Reproduo Assistida, que envolvem a separao entre a procriao e a sexualidade (procriao sem atividade sexual). Em 1978, obteve-se o nascimento do primeiro beb de proveta (com a transferncia do embrio) e nos anos 80 a tcnica conhecida como FIVET (Fertilization In Vitro with Embryo Transference) foi aperfeioada. O passo mais recente a clonagem, desenvolvida j nos anos 90. Nos ltimos anos dentro de um processo que poderamos chamar de gradual desestruturao cultural e humana da instituio familiar , vem sendo proposta a separao entre identidade sexual e gnero: Ser homem ou mulher no estaria determinado fundamentalmente pelo sexo, mas pela cultura. Tal mentalidade ataca as prprias bases da famlia e das relaes interpessoais. Se a questo do gnero cultural e se a pessoa no se identifica com o sexo hora de projetar-se como masculina ou feminina, ento porque a me no pode fazer o papel de pai e vice-versa? Neste incio do novo milnio, uma profunda crise da paternidade em todos os nveis biolgico, ontolgico, educativo e funcional levou a Sociedade a aceitar como normal a separao entre procriao e paternidade. O pai j no mais necessrio para procriar. Est sendo estudada at mesmo a reproduo a partir de duas mulheres. A Sociedade ideal deveria conduzir indiferenciao sexual. As pessoas com inclinaes homossexuais teriam amparo jurdico e social para as suas situaes sexuais e os filhos perderiam definitivamente a figura do pai. O pai desaparece quando o que se pretende que o filho dependa unicamente da deciso individual da mulher, s vezes at de maneira homossexual, em nome de uma biologizao solitria da filiao. O pai afinal privado do seu filho e destitudo da sua funo. As conseqncias de tudo isso pertencem ao campo da tica e, portanto, da Biotica, j que estamos falando da vida do Homem. Como diz o Professor Anatrella, no basta apenas fabricar carne humana: a filiao deve ser estabelecida partindo da diferena de sexo entre pai e me e da sucesso de geraes, e deve ser instituda de modo a poder desenvolver-se e reproduzir-se na Histria. Uma Antropologia que negue essa realidade e que portanto sirva de base para uma tica e para uma Biotica igualmente distorcidas contradiz a verdade sobre o Homem <7>. As palavras do Papa Joo Paulo II, ditas h 20 anos na Familiaris Consortio, foram realmente profticas: necessrio esforar-se para que se recupere socialmente a convico de que o lugar e a tarefa do pai na e pela famlia so de importncia nica e insubstituvel <8>.

Das könnte Ihnen auch gefallen