Sie sind auf Seite 1von 13

CONSUMO DE LEO Sob condies normais de operao e com o devido cuidado, um motor de combusto interna proporcionar desempenho satisfatrio

durante milhares de quilmetros ou horas de servio. Porm, como em qualquer outro mecanismo, o funcionamento acarreta o desgaste das partes mveis e sujeitas a atrito e com o tempo h uma queda gradativa do desempenho do motor, a ponto de tornar-se impraticvel ou antieconmico operar a unidade. O proprietrio do veculo comea a perceber isto quando se v obrigado a adicionar, com freqncia, leo no crter, o que em geral, associado a uma necessidade de se trocar os anis de pisto. Muitas vezes, isto de fato necessrio, porm, existem muitas outras circunstncias que podem causar consumo excessivo de leo. Para encontrar e eliminar o motivo real desse consumo excessivo, o mecnico precisa conhecer todas suas possveis causas e saber como determin-las. possvel economizar tempo e dinheiro seguindo-se uma seqncia ordenada de verificaes e, freqentemente, pode-se diagnosticar e corrigir a causa sem que seja necessrio desmontar completamente o motor.

Consumo Normal Os motores devem ou no apresentar consumo de leo? Essa e outras perguntas semelhantes so feitas diariamente e muitas discusses so ocasionadas por esse motivo. Para respond-las vamos analisar inicialmente quais as funes do leo lubrificante no motor. Como o prprio nome diz a primeira funo do leo lubrificar, ou seja, interpor-se entre as partes mveis do motor, formando uma pelcula aderente superfcie destas partes e evitando, dessa forma, que ocorra um atrito direto de metal com metal. Alm disso, o leo exerce tambm a funo de normalizao da temperatura do motor, absorvendo calor das suas peas internas e eliminando-o atravs de circulao pelo crter ou por radiadores de gua/leo (utilizados em caminhes) ou radiadores ar/leo (como o caso de alguns motores Volkswagen), sendo por essa razo que existe um volume suplementar de leo no crter. Ao cumprir essas funes, certa quantidade do leo evapora-se em contato com os pontos mais aquecidos e outra atinge a parte superior dos cilindros, queimando-se nas cmaras de combusto. benfico para a durabilidade do motor, pois ele quem garante a lubrificao dos anis, pistes e cilindros. No , portanto, aconselhvel tentar-se reduzir o consumo normal de leo instalando-se peas com folgas menores que as especificadas ou anis excessivamente rigorosos na raspagem de leo dos cilindros, uma vez isto pode trazer como resultado o engripamento de pistes e anis ou diminuio drstica da vida do motor. Por isso, a maioria dos fabricantes de motores esclarece, nas suas especificaes, que certo consumo de leo lubrificante do motor deve ser considerado normal, existindo valores especificados para cada tipo de operao e motor.

Causas de consumo excessivo Desde j vimos que certo consumo normal, nossa preocupao, portanto, deve ser quanto a um consumo excessivo de leo, que poder ocorrer por vrios motivos, como segue: 1 Vazamentos externos.

2 Vazamentos internos: - Devidos a componentes do sistema de ventilao do crter defeituosos. - Pelos retentores de superalimentadores. - Atravs das juntas da tampa ou guias de vlvulas. - Pelos anis e pistes. O consumo excessivo de leo pode ser provocado por uma ou por combinaes dessas condies. Para encontrar a origem de toda perda de leo de um motor essencial que durante o diagnstico e o processo de desmontagem, se verifiquem todos os fatores que podem contribuir para o consumo e por isso vamos, em seguida, analisar cada um desses fatores.

Locais de Vazamento de leo O leo pode vazar atravs de uma junta ou de uma conexo metlica, dentro do circuito de leo que no forme uma perfeita vedao. A presena de leo na carcaa da embreagem, em volta do Carter, na bomba de combustvel, nas beiradas das tampas de vlvulas, nos condutores externos de leo, no alojamento do eixo do distribuidor, ou junto ao filtro de leo, geralmente indica vazamentos prximos a esses pontos que podem ser vistos na figura abaixo.

Locais para serem examinados quando a vazamentos externos.

Vazamentos Internos Alm dos vazamentos externos, um motor poder estar consumindo leo pela prpria penetrao (e queima) desse leo na cmara de combusto, por seis vias: Devido a um defeito na vlvula de ventilao do crter. Devido a entupimento do tubo de ventilao do crter. Atravs de vazamentos pelos retentores do superalimentador, em motores diesel. Atravs de vazamentos na junta da tampa de vlvulas (motores 352). Atravs das guias de vlvulas. Atravs dos pistes e anis. Uma prova de fumaa mostrar se o leo esta sendo desperdiado atravs de uma ou mais dessas seis vias. Felizmente, todas as seis vias de vazamento dificilmente se apresentaro simultaneamente num s motor.

Exame da fumaa A fumaa cinza-azulada que sai do escapamento indica que o leo est entrando nas cmaras de combusto e queimando-se a e na tubulao de escapamento. Pode-se fazer um exame de fumaa para determinar se o leo esta sendo consumido dessa forma.

Fumaa cinza-azulada

Como proceder ao exame da fumaa: 1 - Aquea o motor. 2 Deixe funcionar em marcha lenta durante trs a cinco minutos. 3 - Acelere, ento, rapidamente e verifique a fumaa que sai do escapamento. Repita se for necessrio. Fumaa cinza-azulada indica queima de leo, como foi dito anteriormente. No confunda fumaa preta que sinal de mistura rica ou com fumaa branca que condensao de vapor. Outro ponto a se observar que durante a desacelerao ocorre um forte vcuo na tubulao de admisso e nos cilindros. Nessas condies, alguns motores expelem alguma quantidade de fumaa cinza-azulada, sem que haja consumo excessivo de leo.

Fumaa preta.

Fumaa branca.

extremamente importante, portanto, para se fazer um diagnstico correto, que o volume de fumaa seja cuidadosamente verificado. Uma nuvem densa de fumaa cinza azulada sinal positivo de que h um excesso de leo queimando nas cmaras de combusto. Um teste de estrada proporcionar provas mais positivas quando o diagnostico acima for duvidoso ou ambguo. Ento faa o seguinte: - Dirija o carro a uma velocidade regular de 60 km/h, em seguida tire o p do acelerador e deixe o carro continuar pelo impulso. fumaa cinza-azulada durante a desacelerao. - Quando atingir 30 km/h, pise novamente no acelerador. Ao mesmo tempo observe se o escapamento solta uma grande baforada de fumaa cinza-azulada. Ocorrendo desta forma voc poder afirmar com segurana que o motor est queimando leo. Observando se h escapamento de

Exames de Partes Complementares Uma vez feita a prova da fumaa e constatado que o motor est efetivamente queimando leo, passa-se verificao individual das seis causas mencionadas anteriormente. 1 Verificao da vlvula de ventilao do crter Os motores mais antigos possuam um sistema de ventilao do crter composto de um tubo instalado lateralmente no motor, conhecido como tubo de respiro do crter. Dessa maneira, a parcela de gases da combusto que tinha passado para o crter era expelida diretamente atmosfera atravs desse tubo de respiro. Posteriormente, os fabricantes de motores, baseados em resultados de pesquisas sobre poluio que demonstravam que cerca de 30% da poluio causadas pelos veculos a gasolina era proveniente dos gases que saam pelo tubo de respiro do crter e atendendo tambm s leis vigentes em vrios pases sobre o controle de emisso de poluentes (principalmente monxido de carbono), desenvolveram o chamado sistema de ventilao fechado, onde o tubo de respiro do crter ligado diretamente ao sistema de admisso de ar do motor passando por uma vlvula que controla o fluxo de gases.

Vlvula de ventilao do crter

Dessa forma, os gases so encaminhados cmara de combusto, onde so queimados juntamente com a mistura ar/gasolina. Esta vlvula, depois de certo tempo de uso, pode apresentar-se inoperante devido ao acmulo de resduos de leo e carvo que a prendem em posio aberta. Quando isso ocorre o leo aspirado diretamente do crter para o tubo de admisso e o consumo de leo lubrificante excessivo. 2 Verificao do tubo de ventilao do crter Os tubos de respiro do crter, do tipo aberto, normalmente so instalados na lateral do motor, com suas extremidades inferiores localizadas ao nvel do crter. Devido a essa posio desprotegida, em determinados motores comum ocorrer um cmulo de impurezas ou amassamento da ponta, entupindo o mesmo. Esse entupimento do tubo de respiro, mesmo que parcial, provocar um aumento no consumo de leo lubrificante, pois causar um aumento na presso interna do crter, ocasionando vazamentos por juntas e retentores e forando a subida do leo para a cmara de combusto atravs dos anis. 3 Verificao de vazamentos nos superalimentadores ou turbo-compressores Os retentores de leo dos diversos tipos de superalimentadores podem falhar eventualmente. Todo o leo que escapa dos retentores queimado nas cmaras de combusto. Procure vazamentos de leo nos turbo-compressores da seguinte maneira: 1 Remova o tubo de ar que liga a unidade ao coletor de admisso. 2 Verifique se h leo no tubo. Uma ligeira camada interna de leo normal, mas qualquer acmulo maior ou poa de leo indica que este atravessando as vedaes ou escapando do turbocompressor atravs de alguma fenda na carcaa ou de uma junta com vazamento, etc. Verifique tambm se o elemento do filtro de ar no est obstrudo alm do permitido. Isto faz com que se forme uma grande depresso na tubulao de ar de admisso, forando uma aspirao de leo lubrificante pelo prprio turbo-compressor e conseqentemente queima na cmara de combusto.

4 - Verificao de perda de leo atravs da junta de tampa de vlvulas Alguns motores (como o motor Mercedes Benz 352, por exemplo) podem apresentar consumo de leo pela junta da tampa de vlvulas.

Tampa de vlvulas e cabeote do motor 352

Isto ocorre porque nesses motores a tampa de vlvulas, balancins e bicos injetores, cobre tambm a entrada do ar de admisso do motor, existindo uma parede interna que a divide em duas cmaras. Se essa tampa estiver empenada ou instalada com junta imprpria ou mal posicionada, passar a existir comunicao entre as duas cmaras e o leo das vlvulas e balancins ser aspirado pela admisso e queimando na cmara de combusto. 5 Verificao de perdas de leo atravs das guias de vlvulas Quando os fabricantes introduziram o sistema de vlvulas no cabeote e mais recentemente posicionaram o comando de vlvulas tambm no cabeote, criou-se uma situao favorvel para o consumo de leo atravs das guias de vlvulas, pois tais peas dependem de um grande fluxo de leo para uma perfeita lubrificao e o leo lubrificante acaba por passar para dentro da cmara de combusto atravs da folga entre guia e haste de vlvulas, atrado por vrias foras. Duas destas foras so a gravidade e a inrcia, que foram o leo da cmara dos balancins para dentro da tubulao, cada vez que a vlvula abre. As outras so o vcuo formado na cmara de combusto no tempo de admisso do motor e o vcuo formado em ambas as vlvulas, no tempo de escapamento, devido aos gases que fluem em alta velocidade junto s extremidades das guias e aspiram leo para o coletor de escapamento onde queimado. Esta ltima ao semelhante de uma pistola onde um jato de ar, passado em alta velocidade, aspira tinta do reservatrio atravs de um tubo e a pulveriza por um bocal. O leo que passa atravs das guias de vlvulas entra na cmara de combusto, queimando-se e aparece em forma de fumaa cinza-azulada saindo do cano de escapamento. Examine o consumo de leo atravs das guias de vlvula da seguinte forma: - Faa a prova da fumaa. - Anote cuidadosamente a quantidade e a cor da fumaa. - Em seguida, remova as tampas de vlvulas e desligue o abastecimento de leo para o conjunto dos balancins.

- Depois que o motor estiver quente, dirija o carro por uns 10 ou 15 km e repita a prova de fumaa. Se a fumaa no cano de escapamento no tiver mais a cor cinzaazulada, tiver diminudo ou desaparecido, prova de que o leo estava passando atravs das guias de vlvulas.

Motor com vlvulas e comando no cabeote

Ateno: A prova deve ter durao suficiente para queimar qualquer resduo de leo que possa ter sobrado no sistema. As vlvulas podem funcionar sem lubrificao durante uma hora sem riscos. Aps a concluso da prova, no se esquea de restabelecer o fluxo de leo ao conjunto dos balancins. O processo de desligar o fluxo de leo ao conjunto dos balancins varia de acordo com a construo dos motores.

Foras que impelem o leo para a cmara de combusto.

Assim sendo, devemos em primeiro lugar, localizado o sistema de comunicao empregado para a passagem do leo da galeria do cabeote at o eixo dos balancins e de alguma forma, interromper essa passagem a fim de efetuar o teste da fumaa, como descrito anteriormente. A figura abaixo mostra um tipo de sistema de lubrificao dos balancins. O fluxo de leo indicado em amarelo. Para cortar o fluxo de leo para o conjunto dos balancins, localize primeiro o suporte que tem uma passagem perfurada.

O leo (indicado em amarelo) alcana o mecanismo das vlvulas atravs de passagens no cabeote e no suporte do eixo dos balancins.

Na maioria dos casos, h apenas um suporte para cada cabeote de cilindro atravs do qual o leo chega ao eixo dos balancins. Algumas vezes, os cabeotes da direita e da esquerda, nos motores em V, so intercambiveis e conseqentemente, a localizao do suporte, com relao frente do motor, no ser a mesma em ambos os lados. Localizado o suporte, solte o parafuso ou parafusos que o fixam, bem como os parafusos adjacentes que forem necessrios e introduza uma fina folha de metal entre o suporte e o cabeote do cilindro para obstruir a passagem perfurada.

Usando um calo para interromper o fluxo de leo as vlvulas.

Vista em corte lateral do calo interrompendo o fluxo de leo.

Aperte os parafusos, faa uma prova de estrada e observe a fumaa.

Num outro tipo de suporte, mostrado na figura abaixo, o leo (indicado em amarelo) impelido para cima ao redor do parafuso que fixa o suporte.

O leo (indicado em amarelo) forado para cima ao redor do parafuso do suporte a fim de lubrificar o sistema das vlvulas

Nesse caso, em primeiro lugar, solte todos os parafusos dos suportes atravs do qual circula o leo e coloque uma arruela de borracha ou um anel de vlvula sobre a parte rosqueada do parafuso. Dessa maneira, formar-se- uma vedao entre o suporte e o topo do cabeote quando o suporte e o parafuso forem recolocados, podendo-se ento proceder prova de fumaa. No motor Volkswagen, embora o servio seja mais trabalhoso, tambm possvel verificar-se se esta ocorrendo consumo de leo pelas vlvulas. Basta soltar o balancim e colocar-se um pedao de chumbo na ponta da vareta. Dessa forma interrompe-se a passagem de leo e reinstalando o balancim pode-se passar realizao da prova de fumaa.

Coloca-se um pedao de chumbo na ponta da vareta.

Ocasionalmente, quando se removem os cabeotes e se inspecionam os canais de admisso e descarga das vlvulas e a cabea dos pistes, percebe-se que o consumo excessivo de leo se limita apenas aos cilindros de um lado. Isto pode ser causado pelo fato de o eixo dos balancins, daquele lado, ter sido instalado de cabea para baixo. Salvo algumas excees, os orifcios de lubrificao dos eixos dos balancins devem estar, normalmente, voltados para a parte inferior do balancim. Nessa posio, a fora ascendente do balancim, exercida pela tenso da mola da vlvula, restringe o fluxo de leo vindo do eixo dos balancins e impede que uma quantidade excessiva escape. Instalando-se o eixo dos balancins de cabea para baixo, permite-se que uma quantidade excessiva de leo atinja o conjunto dos balancins e entre na cmara de combusto, atravs das guias de vlvulas. Use sempre um torqumetro para instalar os suportes dos balancins e aperte-os nos torques recomendados pelo fabricante. Torque excessivo pode provocar a fratura do suporte, permitindo que o leo escorra para as guias e hastes das vlvulas adjacentes, provocando a perda de leo. Um vazamento dessa natureza faz com que os canais de admisso e a cabea dos pistes adjacentes ao suporte partido, fiquem umedecidos com leo. Tais vazamentos podem ser descobertos, operando-se o motor em marcha lenta, estando os balancins sem a tampa, e observando-se o fluxo de leo vindo do eixo. Para se ter uma idia de como o consumo de leo pelas vlvulas chega a ser crtico, foram realizados testes numa bateria de 8 motores, concluindo-se que em media de 35% do consumo total, ocorria pelas vlvulas. Como se v no grfico abaixo, o consumo total de leo esta dividido, entre o que passa atravs dos anis gastos e o que passa pelas folgas entre hastes e guia de vlvulas, sendo que em alguns motores, o consumo pelas vlvulas chegava at 50 % do consumo total de leo.
Grfico do % Consumo de leo

Influncia das folgas entre hastes e guia de vlvulas no consumo de leo.

Outro ponto que merece especial ateno que mesmo com a folga correta entre guia e haste de vlvulas, o motor poder apresentar consumo de leo, se no forem instalados corretamente os selos de vlvulas como especifica o fabricante do motor. Os selos do tipo copo, como mostrado na figura abaixo, devem cobrir a guia quando a vlvula esta fechada, pois, se o leo penetrar dentro do selo, poder ser bombeado por ele para dentro da cmara de combusto.

Posio de instalao dos selos.

Alguns tipos de selos ou vedadores de hastes de vlvula.

6 Verificao de perda de leo atravs dos pistes e anis Inspecionando o motor da forma descrita at aqui, localizamos ou eliminamos, passo a passo, as causas de excessivo consumo de leo sem desmontar o motor. A eliminao dos vazamentos externos e o reparo ou troca de componentes defeituosos relacionados com a tubulao de admisso, ou o recondicionamento das guias e hastes de vlvulas, pode ser tudo o que necessrio para corrigir o defeito de grande consumo de leo. No deve ser esquecido tambm o aspecto de regulagem do motor, pois muitos motores apresentam uma taxa alta de consumo de leo ou passam a apresent-los de forma irreversvel, devido afinao deficiente do motor.

Ponto de ignio atrasado ou adiantado, regulagem da folga entre os eletrodos das fora das especificaes, produzem queima insatisfatria do combustvel. A parte no totalmente queimada dilui o lubrificante e prejudica a boa lubrificao dos cilindros, podendo produzir riscos de escoriaes que permitem fuga de gases para o crter e passagem do lubrificante para as cmaras de combusto. Carburador desregulado ou alterado, que permite excesso de combustvel, outro fator que contribui para os mesmos resultados. Portando, antes de outros exames, necessrio efetuar uma verificao completa do sistema de ignio e carburao ou de injeo. Se, apesar de tudo, no for encontrada outra causa para o escapamento de fumaa cinza-azulada e o consumo anormal de leo, ento o leo estar efetivamente passando pelos anis de pisto e queimando-se nas cmaras de combusto. Deve-se proceder ento desmontagem do motor, observando-se cuidadosamente as condies de todos os componentes, na medida em que vo sendo retirados. Pelo aspecto da cabea dos pistes, por exemplo, aps retirado o cabeote, pode-se verificar em quais cilindros o leo estava passando pelos anis. Podemos ver no pisto da figura abaixo que suas bordas, no topo, esto lavadas e midas de leo que estava passando pelos anis. velas

Pisto com as bordas lavadas.

As principais causas para este tipo de ocorrncia so: 1 Bielas desalinhadas. 2 Folga acima do normal nas bronzinas de bielas. 3 Anel expansor/separador com as pontas remontadas ou cortadas na ocasio da montagem. 4 Anis de compresso montados invertidos (com o rebaixamento interno ou Top para baixo). 5 Vlvulas de alvio da bomba de leo alteradas para presso maior que a especificada ou com pisto preso no alojamento. 6 Anis gastos pelo uso normal, gastos por abrasivos ou cilindros riscados.

Das könnte Ihnen auch gefallen