Sie sind auf Seite 1von 10

Alguns tipos de for ca:

atrito, centr peta, centr fuga

For ca de Atrito
A for ca de atrito e uma for ca emp rica no sentido de que as leis de Kepler s ao emp ricas. A teoria microsc opica da for ca de atrito e excessivamente complicada e n ao e relevante para entender a din amica dos corpos. O assunto desta aula e o atrito. Ele ser a estudado qualitativa e quantitativamente a seguir.

Atrito
As superf cies dos corpos, por mais polidas que pare cam do ponto de vista macrosc opico, apresentam rugosidades quando analisadas microscopicamente. Em consequ encia, se duas superf cies em contato, que se comprimem, apresentarem tend encia a moverem-se uma em rela ca o ` a outra, surge a for ca de atrito (Fat ).

Exagerando-se as dimens oes, e como se duas superf cies de lixas fossem postas em contato. As rugosidades de cada uma das superf cies criam diculdades para que deslizem uma na outra. Enquanto as superf cies n ao entram em movimento relativo, o atrito e est atico. Quando deixam o estado de repouso relativo, o atrito passa a ser din amico (ou cin etico).

Atrito Din amico de Escorregamento


As leis que regem as for cas de atrito s ao emp ricas, isto e, obtidas experimentalmente. J a no s eculo XV, Leonardo da Vinci (1452-1519) havia descoberto tais leis, que seriam reformuladas aproximadamente dois s eculos depois. As principais leis emp ricas do atrito s ao: a 1 ) A intensidade da for ca de atrito (Fat ) e proporcional ` a intensidade da for ca normal (N) entre as superf cies (secas) em contato. Fat = .N (1)

onde , coeciente de atrito, e uma grandeza adimensional, n ao possuindo unidade de medida. 2a ) A for ca de atrito e independente da area de contato das superf cies, dentro de amplos limites. No caso espec co do atrito din amico, ressalta-se que a velocidade relativa entre as superf cies em contato, dentro de certos limites, n ao inui na intensidade da for ca de atrito. Com rela c ao ao coeciente de atrito (), deve-se conhecer que o seu valor depende da natureza e do estado de polimento das superf cies em contato. Exemplos de valores m edios de coecientes de atrito din amico (d ) de escorregamento: Materiais gelo e a co teon e a co madeira e madeira cobre e a co vidro e vidro a co e a co Coef. de atr. din amico (d ) 0,01 0,04 0,30 0,36 0,53 0,57

Aten c ao : A for ca de atrito e uma for ca tangencial ` a trajet oria e tem sempre o sentido oposto ao do movimento (ou ` a tend encia de movimento).

Atrito Est atico


Quando h a tend encia ao movimento relativo entre duas superf cies, mas com o repouso mantido, existe a a ca o da for ca de atrito est atico. Essa for ca tem intensidade vari avel, de acordo com a for ca solicitadora F aplicada num corpo, conforme a sequ encia esquematizada:

Transpondo a sequ encia anterior num diagrama Fat F :

Constata-se empiricamente que: Fat Fatmax (2)

Dene-se ent ao, o coeciente de atrito est atico (e ), tomando-se o Fatmax Fatmax = e .N e = Potanto, sendo Fat Fatmax , vem: d .N e .N d e para um mesmo par de materiais. (4) Fatmax N (3)

Resist encia do Ar
Os l quidos e os gases op oem for cas contra os corpos em movimento em seu interior. S ao for cas que t em papel an alogo ao do atrito entre s olidos. Analisando-se especicamente a for ca de resist encia do ar (Rar oferecida contra os corpos em movimento, conclui-se experimentalmente que sua intensidade e proporcional, na maioria dos casos, ao quadrado da velocidade do corpo: Rar = C.v 2 (5)

onde C = constante de proporcionalidade, que depende do formato e do tamanho do corpo. Sua unidade de medida, no SI, e N.s2 /m2 ou kg/m. 4

For ca Centr peta e For ca Centr fuga


Intuitivamente, sabe-se que para um m ovel alterar sua dire ca o de movimento e preciso que atue sobre ele uma for ca perpendicular ao movimento. Em outras palavras, quando um m ovel descreve uma curva, h a necessariamente uma for ca respons avel pela mudan ca de dire ca o. A prop osito, e interessante que se reforcem os signicados das seguintes palavras: CENTR IPETO: indica algo que se dirige para o centro; que procura aproximar-se do centro. CENTR IFUGO: indica algo se afastando ou se procurando afastar-se do centro. Tendo em mente os signicados dessas palavras, a compreens ao dos conceitos estudados nesta aula car a mais f acil. De resto, basta concentrar-se na identica c ao de for cas que fazem surgir a for ca componente centr peta nos movimentos curvil neos.

For ca Centr peta (Fcp )


J a foi visto que a acelera c ao centr peta (acp ) e a grandeza f sica que indica a varia c ao de dire c ao da velocidade vetorial (v ). Sua intensidade e determinada por: v2 ou acp = 2 .R (6) R A for ca centr peta (Fcp ) e aquela que altera a dire c ao de v . A express ao alg ebrica que permite o c alculo de sua intensidade e: acp = Fcp = m.acp (7)

Lembre-se de que, num movimento circular, a acelera c ao centr peta (acp ) tem dire ca o que passa pelo centro C, sendo perpendicular ` a do vetor-velocidade (v ), e tem sentido orientado para C, como mostra a gura abaixo. Portanto, a for ca centr peta (Fcp ) tamb em e perpendicular a v e orientada para C, pois vetorialmente: Fcp = m.acp . Quando um corpo descreve uma trajet oria curvil nea, deve sempre existir uma for ca centr peta.No caso de existirem duas ou mais for cas, a for ca resultante(Fr ) deve possuir a for ca componente centr peta (ou normal ` a trajet oria). 5

Lembrete: A for ca tangencial (Ft ) e a componente de Fr que acelera ou retarda o movimento, variando a intensidade da velocidade (v ). A for ca centr peta n ao e uma for ca espec ca que atua sobre um corpo. Ela e um componente da for ca resultante ou, ent ao, e a pr opria resultante caso a for ca tangencial seja nula.

For ca Centr fuga (Fcf )


Os ocupantes de um autom ovel, ao contornarem uma curva, em MU, t em a impress ao de que est ao sendo atirados para o lado oposto ao do centro da curvatura, em rela c ao ao ve culo. Um observador xo na Terra (referencial inercial) diria que aqueles ocipantes est ao sujeitos a uma resultante centr peta, pois constata a mudan ca de dire c ao do movimento.

Mas os ocupantes do autom ovel, num referencial n ao-inercial (pois o autom ovel possui acelera c ao em rela ca o ` a Terra), acabam considerando uma for ca inercial ou ct cia denominada for ca centr fuga (Fcf ).

A raz ao do nome For ca Centr fuga e das aspas deve-se ao fato de que essa for ca NAO e uma for ca no sentido da 2a lei de Newton, que se refere apenas a referenciais inerciais. Essa denomina c ao, portanto, e muito infeliz. A For ca Centr fuga resulta como vimos de movimentos de um referencial INERCIAL. NAO Aten c ao : (a) num refer encial inercial, n ao existe for ca centr fuga. (b) a for ca centr fuga n ao e a rea ca o da for ca centr peta.

P endulo C onico
Um p endulo simples, quando posto em movimento circular uniforme num plano horizontal, constitui um p endulo c onico, como mostra a gura abaixo.

L = comprimento do o ideal; = angulo entre as dire co es vertical e do o; m = massa do corpo suspenso; R = raio da circunfer encia horizontal; g = acelera ca o da gravidade. O angulo varia de acordo com a velocidade escalar (v) do corpo e o raio (R) da trajet oria:

Desprezando os efeitos do ar, atuam no corpo suspenso apenas duas for cas: T e P . Fr = Fcp (Ft = 0) Do tri angulo ret angulo formado: m. v Fr R tg () = = P m.g tg () = v2 R.g
2

(8)

(9) (10)

Como o movimento, em estudo, e circular e uniforme, ele e peri odico. A seguir, est a a dedu ca o da express ao do per odo (T) de movimento de p endulo c onico, v alida para angulos () pequenos, cujo cosseno tende ao valor 1 (cos 1): =

Do tri angulo ret angulo: sen = tg = Logo:

R L

ou R = L.sen e (11)

sen v2 (.R)2 2 .R .L.sen = = = = cos R.g R.g g g sen 2 .L.sen = , cos g

(12)

com cos =1, tem-se: 2 .L g 1= ou 2 = g L g g 2 Como = 2 : (2 ) = L ou 2 T T T = L Finalmente T = 2 g . L (13)

(14)

O per odo e independente da massa (m) do corpo suspenso.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen