Sie sind auf Seite 1von 21

Gesto Pblica Prof.

Elisabete Moreira Parte 3

TESTES 30. 186. (FCC / PREF. DO MUNICPIO DE SO PAULO - PMSP / 2008) Em uma organizao, a rea coordenadora responsvel pelo planejamento e controle do fluxo dos insumos utilizados em seus processos produtivos denominada de Administrao de (A) Pessoal. (B) Marketing. (C) Finanas. (D) Materiais. (E) Transportes. 31. 23. (FCC / MPE-RS / 2008) Considera-se uma gesto de materiais bem sucedida aquela que consegue estabelecer um equilbrio entre (A) acesso a crdito e qualidade de servio. (B) taxa de lucro esperada e nvel de estoque. (C) capacidade de endividamento e demanda efetiva. (D) necessidade de financiamento e nvel de oferta. (E) disponibilidade de capital de giro e nvel de servio. 108. (FCC / INFRAERO / 2011) Para uma eficiente gesto de estoques, importante calcular a previso de consumo para os perodos seguintes. Entre os mtodos de previso de consumo, o mtodo da mdia mvel tem a DESVANTAGEM de (A) reduzir a influncia dos valores extremos no resultado final. (B) apresentar uma reao muito rpida da previso diante dos valores atuais, se o nmero de perodos for grande. (C) reduzir a previso dos valores ocorridos, se a tendncia de consumo for crescente. (D) elevar a previso dos valores ocorridos, se a tendncia de consumo for crescente. (E) elevar a influncia dos valores extremos no resultado final. 43. 202. (FCC / MP-SE /2009) O consumo mdio anual de um determinado item de 6.000 unidades. O seu estoque mdio mensal de 600 unidades. O ndice de rotatividade desse item igual a (A) 5. (B) 10. (C) 15. (D) 20. (E) 30. A organizao Alfa tem os seguintes dados de administrao de materiais:

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Material

Cartucho impressora.

de

tinta

para

Estoque reserva Consumo mdio do material Tempo de espera mdio, em dias, para reposio do material Lote de compra

10 unidades 10 unidades por dia 7 dias 200 unidades

44. 206. (FCC / MP-SE /2009) O estoque mnimo a ser mantido, em unidades, para o material especificado (A) 70. (B) 80. (C) 140. (D) 270. (E) 280. 45. 207. (FCC / MP-SE /2009) O estoque mximo ideal a ser mantido, em unidades, para o material especificado (A) 170. (B) 270. (C) 280. (D) 700. (E) 900. 265. (FCC /MPPE/ 2012) fundamental, para as organizaes, o funcionamento operacional dos estoques e o seu controle, assim como os critrios que podem ser utilizados na renovao desses estoques. Dois sistemas se apresentam como respostas bsicas para operacionalizar o controle de estoques. Aquele que se baseia na determinao do momento ideal para a renovao do estoque, definido pelo instante em que o estoque de um material atinge um certo nvel que sinalizar a necessidade de uma reposio, denominado sistema: (A) Primeiro a entrar, ltimo a sair. (B) 60-40. (C) X-Y. (D) Q. (E) P.

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

67. 10. (FCC / METR-SP / 2010). O sistema de produo que tem como princpio a recolocao dos estoques no tempo certo, eliminando os gastos com estoques espera para serem processados, o (A) Kaizen. (B) Kanban. (C) FIFO first in, first out. (D) LIFO last in, first out. (E) Just-in-time.
Gabarito: D, E, C, B, B, C, D, E 3.8. Polticas de Gesto de Estoque (continuao)

a) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos - (Supply Chain Management)

O SCM ou gerenciamento da cadeia de suprimento um conceito amplo que envolve a integrao dos processos de negcios (ligando o mercado, a rede de distribuio, o processo de produo e a atividade de compra) desde o usurio final at o fornecedor, de forma a agregar valor ao cliente. Est relacionado ao conceito de logstica integrada, como o processo de planejamento, operao e controle de fluxos de informao e matria-prima, materiais em processo e produtos acabados, desde a fonte at a entrega ao usurio final, assegurando o mnimo custo e a satisfao do cliente. A logstica (arte de calcular) refere-se a todas as atividades de manuteno de estoques e armazenagem, processamento dos pedidos e transporte desde o ponto de aquisio at o consumo final. A logstica tem preocupao com toda a cadeia produtiva desde a fonte at consumidor final.

b) ECP - (Efficient Consumer Response) O ECP Resposta Eficiente ao Consumidor uma evoluo da Logstica em direo ao SCM, iniciado na dcada de 90 nos EUA. Trata-se de um conjunto de metodologias, atravs de parcerias e

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

alianas, visando otimizar a cadeia logstica, de forma mais flexvel, para melhorar o atendimento prestado ao cliente final, reduzindo os custos nas diversas etapas da cadeia de suprimento. ECP visa promover e desenvolver a colaborao entre a indstria e o comrcio, fornecedores e varejistas, atravs de um fluxo consiste de produtos e informaes que caminham bidirecionalmente na cadeia logstica de abastecimento para melhor satisfazer as necessidades do consumidor da forma mais rpida e eficiente. Constitui uma evoluo do: JIT (introduzido na indstria automobilstica) e do Quick Response: Introduzido nas industrias txteis e de vesturio. c) Efeito Chicote na cadeia de Suprimentos O efeito chicote observado por Forrester (efeito bullwhip ou efeito whiplash) acontece quando uma pequena oscilao de consumo em uma ponta da cadeia causa grandes variaes nos atores mais distantes. As empresas de um modo geral, como forma de se defenderem de eventuais faltas de produtos, aumentam seus estoques de segurana, de produtos acabados ou de matrias-primas e peas/componentes, aumentando as distores na propagao da previso de demanda na cadeia. 3.9. Avaliao de Estoques Visa dimensionar quanto de capital est imobilizado no estoque. a) Avaliao pelo Custo Mdio: aceito pelo fisco, para perodos inflacionrios. A cada nova aquisio calculada uma nova mdia.

b) Avaliao pelo Mtodo PEPS (FIFO): aceito pelo fisco. Para perodos inflacionrios, os valores dos estoques finais so maiores e o custo das mercadorias vendidas menor e o lucro, o maior. Caso haja deflao, sairo primeiro as mais caras, maior CVM, ficando no estoque as mais baratas, menor estoque final, lucro menor.

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

c) Avaliao pelo Mtodo UEPS (LIFO): em perodos inflacionrios obtm o menor valor possvel para o estoque final, o CMV o maior possvel, acarretando um lucro menor, logo o melhor mtodo para perodos inflacionrios, no obstante no ser permitido pelo fisco.

d) Avaliao pelo Custo de Reposio: Custo de Reposio (CR) = Preo Unitrio (PU) + Acrscimo do Custo de Reposio valores atualizados em razo dos preos de mercado

e) Custo das Mercadorias Vendidas e Lucro

Onde: CVM = custo das mercadorias vendidas (sadas)

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Ei = estoque inicial C = compras (entradas) Ef = estoque final (saldo)

Lucro = Vendas lquidas - CMV

**** Em perodos inflacionrios o mtodo PEPS apesar de proporcionar maior lucro, no o mais utilizado em termos gerenciais. Utiliza-se o mtodo UEPS, pois os lucros ficam menores, reduzindo a carga tributvel. O RIR no permite que as empresas que declararem o imposto com base no lucro fiscal utilizem o mtodo UEPS.

4. Compras Uma compra ser considerada eficiente quando a aquisio de materiais for realizada a um preo econmico, com qualidade e celeridade. A funo Compras vai desde a anlise das ordens de compras, localizao dos fornecedores, fontes de suprimento, cotao, negociao, aquisio de materiais, acompanhamento dos pedidos junto aos fornecedores e o recebimento do material comprado, assegurando a quantidade, qualidade, tempo oportuno, a custo econmico. Ciclo de Compras

O recebimento das compras feito no almoxarifado, mas o controle do recebimento conta com a participao da rea de compras. Compras pode estar estruturada funcionalmente por reas que envolvam cadastro de fornecedores, acompanhamento de compras (seguimento de compras), processamento dos pedidos e ainda possuir reas divididas em compras locais, por importao, etc...

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Centralizao de compras: oportunidade de negociar maiores quantidades, homogeneidade da qualidade dos materiais, controle maior por parte da direo, melhoria na relao com fornecedores. Descentralizao de compras: maior atendimento das necessidades locais; maior conhecimento dos fornecedores locais, agilidade e flexibilidade nas compras.

Classificao de Compras Compras formais: exigem documentos que comprovem a tramitao de um processo; Compras informais: de pequeno valor, sem muitos trmites burocrticos (na AP no existe essa informalidade); Compras antecipadas: antes de acontecer o consumo, carecem de planejamento prvio; Compras parceladas: por meio de contratos; Compras emergenciais: urgentes, no previstas e normalmente prejudiciais empresa, pois reduzem o poder de negociao. Compras diretas: compras rotineiras; Compra nova: indita, demora mais tempo. Recompra modificada: compras rotineiras que sofrem alguma variao nos procedimentos.

4.1. Compras na Administrao Pblica Na Administrao Pblica as compras devem ser realizadas atravs de Licitao que um procedimento formal no qual se convoca, mediante condies estabelecidas, empresas interessadas na apresentao de proposta. Mtodos do Pedido de Compra Descritivo: identifica com clareza o item atravs da enumerao de suas caractersticas fsicas, mecnicas, de acabamento e de desempenho, possibilitando sua perfeita caracterizao para a boa orientao do processo licitatrio e dever ser utilizada com absoluta prioridade, sempre que possvel; Referencial: que identifica indiretamente o item, atravs do nome do material, aliado ao seu smbolo ou nmero de referncia estabelecido pelo fabricante, no representando necessariamente preferncia de marca. ***** Uma especificao funcional, utilizada por compras, para garantir a qualidade dos produtos, pode ser descrita por marca, caracterizao de aspectos fsicos e qumicos, por mtodo de produo, por desenho ou outros. A marca somente ser admitida quando tecnicamente justificvel.

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Escolha dos Fornecedores importante que a rea de compras mantenha um bom relacionamento com os fornecedores numa relao de ganha-ganha, para que ambos possam ter vantagens e estabilidade. Os fornecedores podem ser classificados: Fonte simples: um fornecedor selecionado entre vrios, para um relacionamento de longo prazo; Fonte nica: fornecedor exclusivo; Fonte mltipla: vrios fornecedores, com competitividade, favorecendo o poder de barganha.

Na Administrao Pblica h o SICAF Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores no mbito do SISG Sistema Integrado de Servios Gerais, que fornece apoio aos processos de compras, no qual os fornecedores so habilitados previamente e parcialmente (depois necessria a validao da documentao exigida em uma unidade cadastradora), sendo condio necessria para que a empresa participe do prego eletrnico e da cotao eletrnica. Alm disso, condio para a participao das compras pblicas que o objeto licitado seja pertinente ao ramo de atividade, atravs da anlise do contrato social. importante acessar o site do Comprasnet, para obter maiores informaes. A postura do comprador da rea de compras e de todos envolvidos deve se pautar por atitudes ticas.

5. Gesto Patrimonial A gesto patrimonial envolve o controle tanto dos bens patrimoniais mveis como imveis.

A Gesto Patrimonial realizada atravs das atividades de entrada do bem no almoxarifado, com o recebimento, aceite e registro; a guarda, conservao interna e armazenagem; classificao; movimentao; distribuio e controle. 5.1. Recebimento e Aceite de Materiais O recebimento envolve a entrada dos materiais, conferncia quantitativa, conferncia qualitativa e regularizao. Recebimento: ato no qual o material entregue do fornecedor que transfere a responsabilidade pela guarda e conservao. Dever ser entregue no almoxarifado ou no lugar designado, sendo que o registro de entrada ser sempre no almoxarifado. O recebimento decorrer de compra, cesso, doao, permuta, transferncia, produo interna. So documentos hbeis para recebimento: Notas Fiscais, Faturas, Termo de Doao, Cesso ou Permuta, Nota de Transferncia, Guia de Produo.

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Aceitao: operao na qual se declara na documentao fiscal que o material recebido satisfaz as condies contratadas, segundo a conferncia quantitativa e o exame qualitativo. A conferncia quantitativa pode ser realizada por acusao ou contagem cega, quando o conferente no verifica a correspondncia entre a quantidade declarada pelo fornecedor e a efetivamente entregue. Caso o material apresente algum problema, cabe ao encarregado do recebimento providenciar junto ao fornecedor a regularizao da entrega, com a devoluo total ou parcial.

**** A lei 8666, art. 73, estabelece que o recebimento do objeto poder ser feito provisoriamente, para posterior verificao da conformidade do material com a especificao; e definitivamente, aps a verificao da qualidade e quantidade do material e consequente aceitao. Mas isso no exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurana e nem tico-profissional pela execuo do contrato (2, art 73). 5.2. Tombamento do bem material Tombamento procedimento de incorporao do material permanente ao patrimnio da empresa. quando ocorre identificao do bem com caractersticas fsicas, valor de aquisio e colocao de um nmero de registro patrimonial sequencial com cdigos alfanumricos ou numricos aposto ao material, mediante gravao, fixao de plaquetas ou etiqueta apropriada. O nmero de registro patrimonial do material bibliogrfico poder ser aposto mediante carimbo. Somente os bens mveis permanentes so passveis de tombamento. Segundo a STN, materiais com baixo valor monetrio, cujo custo de controle seja superior ao seu benefcio, devem ser, preferencialmente, considerados materiais de consumo. Nesse caso, devem ser controlados de forma simplificada, por meio de relao-carga, que mede apenas aspectos qualitativos e quantitativos, no havendo necessidade de controle por meio de nmero patrimonial. Esses bens devem, no entanto, ser registrados contabilmente no patrimnio da entidade. Se um material de consumo for considerado como de uso duradouro, em razo da durabilidade, quantidade utilizada ou valor relevante, tambm dever ser controlado por meio de relao-carga, e incorporado ao patrimnio da entidade. Termo Patrimonial de Responsabilidade: documento que consolida a carga patrimonial e efetiva a responsabilidade pela guarda e uso do material pelo consignatrio; Controle fsico: lanamento em sistema prprio (Manual ou Eletrnico) das caractersticas prpria do bem Identificao.

Carga e Descarga na Administrao Pblica

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Carga - a efetiva responsabilidade pela guarda e uso de material pelo seu consignatrio. O material ser considerado em carga, no almoxarifado, com o seu registro e apropriao dos custos, aps o cumprimento das formalidades de recebimento e aceitao. Descarga - a transferncia desta responsabilidade, que dever, quando vivel, ser precedida de exame do mesmo. ***** Cabe ao gestor patrimonial a elaborao e controle do termo patrimonial (o servidor consignatrio tem responsabilidade pela guarda e uso do bem); o tombamento do bem, os inventrios e os registros de movimentao (deslocamento do bem permanente) e transferncia (movimentao do material, com troca de responsabilidade, de uma unidade organizacional para outra, dentro do mesmo rgo ou entidade).

5.3. Armazenagem O armazenamento ocorre no almoxarifado local destinado guarda de materiais, preservando a qualidade e a quantidade dos itens.

Localizao dos Materiais Sistema de Estocagem Fixa: uma rea especifica para cada tipo de material. Sistema de Estocagem Livre: os materiais vo ocupando os espaos vazios disponveis, junto aos pontos de utilizao. **** O sistema de endereamento ou codificao utilizado para os dois sistemas, visando indicar o posicionamento do material. Critrios de Estocagem

10

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Armazenagem simples: materiais que no demandam cuidados especiais. Armazenagem complexa: materiais que precisam de medidas especiais para guarda em razo da fragilidade, peso, forma ou volume, como materiais inflamveis, explosivos, volteis, radioativos, perecveis. Tipos de armazenagem Por tamanho, peso e forma: de caractersticas fsicas semelhantes, permite maior aproveitamento do espao fsico, mas demanda mais controle. Por frequncia de entrada e sada: no aproveita bem os espaos. Por agrupamento ou complentaridade: materiais associados ou compatveis, cuja frequncia de solicitao conjunta. Facilita a arrumao, mas dificulta o aproveitamento do espao. Especial: em razo do peso, forma, volume ou fragilidade (perecveis - mtodo PEPS). rea externa: custos menores e aumento e espao do almoxarifado. Coberturas alternativas: como galpo fixo e mvel. Cuidados na armazenagem: Devem ser resguardados contra o furto ou roubo e protegidos contra a ao dos perigos e ameaas climticas, bem como de animais; Devem ser estocados de modo a possibilitar uma fcil inspeo e um rpido inventrio; Na AP os materiais estocados a mais tempo devem ser fornecidos em primeiro lugar, (primeiro a entrar, primeiro a sair - PEPS), com a finalidade de evitar o envelhecimento do estoque;

Formas de arranjo de fsico - lay-out Para a definio do lay-out importante definir o material, volume, tempo de armazenagem, tipos de embalagens, necessidade de controle, uso de equipamentos e instrumentos.

11

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Lay-out celular ou clulas de produo: formado por ilhas de produo no qual designado um conjunto de produtos que sofrem operaes especficas e os trabalhadores se movimentam entre as estaes de trabalho, cuja base nunca passar um defeito.

Classificao e Codificao de Materiais:

Um sistema de classificao e atender a trs atributos: Abrangncia: contemplando todas as caractersticas dos materiais como aspectos fsicos, financeiros, contbeis; Flexibilidade: permite ligaes com outras classificaes e melhoramentos; Praticidade: classificao simples e direta.

As etapas de classificao dos materiais so as seguintes: 1. Catalogao: ordenamento e arrolamento de todos os itens da coleo; 2. Simplificao: reduzir os itens que servem para uma mesma finalidade, do mesmo tipo; 3. Especificao: descrio detalhada de cada item, permitindo a individualizao; 4. Normalizao: estabelecimento de normas para o uso (de acordo com a ABNT); 5. Padronizao: uniformizao do emprego e do tipo de materiais, estabelece padres de peso, medida e formato;

12

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

6. Codificao: atribuio de nmeros ou letras a cada material, representando as caractersticas do item. Pode ser alfabtico, numrico e alfanumrico. Mtodos de codificao Nmero sequencial: distribui sequencialmente nmeros arbicos a cada material, de forma simples; Mtodo Alfabtico: utiliza letras em vez de nmeros, com bastante limitao, est em desuso; Mtodo Alfanumrico ou misto: associao de letras e nmeros, permitindo maior flexibilidade, pois as letras que antecedem os nmeros podero indicar o lote. o mais difundido, mas tem o problema de no aceitao das letras pelos sistemas mecanizados. Sistema de Codificao Definidor (Federal Supply Classification): Classificao geral: grupo identifica as grandes classes ou agrupamento de materiais em estoque. Classificao individualizadora: classe identifica o material Classificao definidora: descreve os materiais. Ex: material de escritrio, caneta esferogrfica, marca bic escrita fina.

****Depois de identificado e codificado, o material ser cadastrado com o nome, cdigo, unidade, em sistema computadorizado. Tcnicas de Estocagem de Materiais Carga unitria: acondiciona material visando ao manuseio, transporte e armazenamento como uma unidade, formada de um conjunto de materiais. Caixas ou gavetas: materiais de pequenas dimenses. Prateleiras: materiais de tamanhos diferentes. Raques: peas longas e estreitas.

13

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Empilhamento: em caixas. Continer flexvel: slidos a granel e lquidos. Containers: caixas fechadas para transporte intermodal Pallets: estrados para empilhamento de cargas unitrias, para aproveitamento do espao vertical. Engradados: para materiais frgeis ou irregulares Embalagens As principais funes das embalagens so: conteno, proteo e comunicao. Possuem estreita ligao com todas as atividades de logstica, como armazenagem, manuseio, movimentao e transporte. Caixa de papelo: grande economia em relao caixa de madeira. Tambores: para lquidos, slidos, pastosos, fludos, granulados; muito resistente e de fcil recuperao. Fardos: para reduo de volumes. Recipientes plsticos: para lquidos e material a granel. Requisies e fornecimento de materiais na Administrao Pblica Por Presso: de uso facultativo, no qual se entrega o material ao usurio mediante tabelas de proviso, com pocas fixadas, independente de solicitao do usurio, envolvendo material de limpeza e conservao, material de expediente e de uso rotineiro e gneros alimentcios. Por Requisio: processo mais comum, pelo qual se entrega o material ao usurio mediante apresentao de uma requisio (pedido de material) de uso interno no rgo ou entidade. As requisies/fornecimentos devero ser feitos de acordo com catlogo de material, em uso no rgo ou entidade. As quantidades de materiais a serem fornecidos devero ser controladas, levando-se em conta o consumo mdio mensal dessas unidades usurias, nos 12 (doze) ltimos meses.

5.4. Movimentao de Materiais A movimentao visa a obter um fluxo eficiente, atendendo aos critrios da adaptabilidade aos vrios tipos de carga, utilizao de transporte mecnico ou automatizado, aproveitando o espao cbico, minimizando as distncias e respeitando o fluxo de operaes. Na AP a movimentao dever ser realizada atravs de registro no competente instrumento de controle (ficha de prateleira, ficha de estoque, listagens processadas em computador) vista de guia de transferncia, nota de requisio ou de outros documentos de descarga.

14

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Equipamentos Veculos industriais: Carretas; Carrinhos (curtas distncias no interior do almoxarifado), Empilhadeiras (para transporte de pallets, para otimizar os espaos verticais), Tratores e traillers; Transportes Contnuos: como correias, esteiras, roletes transportadores; Guindaste, Talhas (polias em srie) e Elevadores: para manuseio em reas restritas, de maneira constante e ininterrupta, normalmente de cargas pesadas; Ponte de prtico rolantes: vigas que correm sobre trilhos, para transporte pesado, em reas restritas. Contineres e Estruturas de suporte: sem mobilidade prpria, para suporte de outros equipamentos, como tanques, plataformas, estrados, pallets; Transportes Modal Transporte rodovirio: tempo rpido de entrega, para pequenas e mdias distancias; Transporte ferrovirio: para longas distncias e para grande volume, com grande custo fixo operacional. Transporte aquavirio: transporte entre continentes, com tempo de entrega maior; Transporte aerovirio: altos custos e pequenas quantidades. Transporte dutovirio: custo baixo de transporte para leos, gs e derivados. Transporte combinado: o transporte de carga de um veculo por meio de outro em um nico carregamento ou veculo; Transporte intermodal: o deslocamento de carga atravs de vrios meios de transporte, desde o ponto de origem, via um ou mais pontos de interligao, at o ponto final, utilizando diferentes operadores, cada um se responsabilizando pelo seu trecho. Transporte multimodal: vrios modos de transporte, com vrios tipos de veculos, um conceito que coloca a responsabilidade das atividades de transporte sob um nico operador, o qual gerencia e coordena o processo todo. Cross Docking: os produtos com elevados ndices de giro e de perecibilidade e que no so estocados, mas apenas cruzam o armazm indo direto aos pontos de venda, envolvendo ciclos rpidos de movimentao, sincronizados, nas diversas etapas. Incidente sobre produto, em razo do frete e do seguro CIF significa Cost, insurance and freight - custo, seguro e frete. Na modalidade CIF o gasto do frete e do seguro de responsabilidade do vendedor que dever entregar a mercadoria no local indicado pelo comprador. O valor pago pelo comprador inclui o valor da mercadoria adquirida mais o frete e o seguro.

15

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

FOB significa free on board ou seja posto a bordo. Na modalidade FOB, o gasto do frete e do seguro de responsabilidade do comprador. O valor paga pelo comprador inclui somente o valor da mercadoria. A diferena entre uma modalidade e outra est no fato de o preo de venda incluir ou no o valor do frete e do seguro de transportes.

5.5. Inventrio um instrumento de controle que visa: A confirmao da existncia fsica e verificao dos saldos de estoque nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes da organizao, para verificar: Discrepncias entre o estoque contbil e o estoque fsico, inclusive em termos monetrios, para realizar ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentaes dos estoques com o saldo fsico real. A apurao do valor total do estoque (contbil), quando o inventrio realizado prximo ao encerramento do exerccio fiscal.

Demonstrar a situao dos materiais estocados e dos materiais permanentes no tocante ao saneamento dos estoques, necessidades de uso, reparos e manuteno. A recuperao dos bens somente ocorrer se a despesa for de 50% do valor do bem no mercado. So formas de saneamento e desfazimento: Desfazimento: alienao - venda, permuta ou doao. Comodato: emprstimo por tempo determinado. Extravio, perda ou sinistro. Bens inativos ou ociosos: recuperao, reutilizao ou cesso/doao. Bens antieconmicos e irrecuperveis: devero ser alienados (atravs de venda, permuta ou doao).

A anlise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado realizada atravs dos resultados obtidos no levantamento fsico. Classificao dos Inventrios Inventrios gerais ou peridicos: efetuados ao final do exerccio fiscal, abrange a contagem de todos os itens de estoque, cujas informaes so relacionadas no inventrio analtico. No final do exerccio fiscal chamado de geral. Inventrios rotativos ou permanentes: realizado atravs de contagens programadas em determinado perodo, de todos os itens de determinada categoria. No necessita de paralisao das atividades, abrangendo a contagem de todos os itens no perodo fiscal, de forma rotativa e contnua.

16

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

**** As contagens dos itens da curva ABC no precisam que sejam realizadas de forma rotativa para todos os itens, pode adotar esse critrio somente para alguns itens. Planejamento dos Inventrios 1. Convocao das equipes de inventariantes (normalmente se prev duas equipes, uma de reconhecedores, que fazem a primeira contagem e outra de revisores, para o cmputo dos itens); 2. Arrumao fsica; 3. Carto de inventrio: para o registro da contagem de cada item; 4. Cut-off para documentao e movimentao de materiais: mapa contendo notas fiscais, notas de entrada, requisio e devoluo de materiais; 5. Atualizao dos registros de estoque; 6. Contagem do estoque (cada item contado duas vezes. Se o coordenador perceber que no est correto, dever haver uma terceira contagem por outra equipe diferente); 7. Reconciliaes e ajustes. Inventrio na Administrao Pblica Tipos de Inventrio: Anual; Inicial; De transferncia de responsabilidade; De extino ou transformao da UG; Eventual; Inventrio Rotativo Inventrio por Amostragens para o acervo de grande porte.

No inventrio analtico constar: Descrio padronizada; Nmero de registro; Valor (preo de aquisio, custo de produo, valor arbitrado ou preo de avaliao); Estado (bom, ocioso, recupervel,antieconmico ou irrecupervel); Outros elementos julgados necessrios.

**** O bem mvel, cujo valor de aquisio ou custo de produo seja desconhecido, ser avaliado tomando como referncia o valor de outro semelhante ou sucedneo, no mesmo estado de conservao e a preo de mercado. **** Caso na contagem dos itens obtenha-se valores divergentes nas duas primeiras contagens, dever se proceder a uma terceira contagem.

17

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

5.6. Depreciao do Bens Patrimoniais Os bens reduzem de valor em razo do desgaste (deteriorao) ou perda de utilidade por uso, ao da natureza ou obsolescncia. A Receita Federal estabelece as taxas incidentes na depreciao (IN SRF n 162/98, IN 130/99). Na administrao pblica, esse disciplinamento est no Manual de Regularizaes Contbeis, que traz o mecanismo de depreciao no mbito do SIAFI. Conceitos importantes: Valor bruto contbil: o valor do bem registrado na contabilidade, em uma determinada data, sem a deduo da correspondente depreciao, amortizao ou exausto acumulada. Valor deprecivel, amortizvel e exaurvel: o valor original de um ativo deduzido do seu valor residual, quando possvel ou necessria a sua determinao. Valor residual: o montante lquido que a entidade espera, com razovel segurana, obter por um ativo no fim de sua vida til econmica, deduzidos os gastos esperados para sua alienao. Valor lquido contbil: o valor do bem registrado na contabilidade, em uma determinada data, deduzido da correspondente depreciao, amortizao ou exausto acumulada. Depreciao: a reduo do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ao da natureza ou obsolescncia. Amortizao: a reduo do valor aplicado na aquisio de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangveis, com existncia ou exerccio de durao limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilizao por prazo legal ou contratualmente limitado. Exausto: a reduo do valor, decorrente da explorao, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotveis. Vida til econmica: o perodo de tempo definido ou estimado tecnicamente, durante o qual se espera obter fluxos de benefcios futuros de um ativo. Vida til: o perodo de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o ativo ou o nmero de unidades de produo ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter pela utilizao do ativo.

Algumas observaes: A partir de janeiro de 2010, o administrador dever iniciar o procedimento de depreciao para os bens colocados em condies de uso. Ser aplicada posteriormente a depreciao aos bens adquiridos nos demais exerccios, aps realizar o ajuste de seus valores. A partir do exerccio de 2011, o registro mensal da conformidade contbil considerar o fiel cumprimento da macrofuno, para que a contabilidade demonstre a adequada situao patrimonial dos rgos e entidades, em cumprimento ao artigo 14 da lei n 10.180, de 2001.

18

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

O Manual de Regularizao Contbil da STN apresenta a vida til de bens e o valor residual a ser adotado.

Pressupostos: A depreciao, a amortizao e a exausto devem ser reconhecidas at que o valor lquido contbil do ativo seja igual ao valor residual. A depreciao, a amortizao ou a exausto de um ativo comea quando o item estiver em condies de uso. A depreciao e a amortizao no cessam quando o ativo torna-se obsoleto ou retirado temporariamente de operao. Os mtodos de depreciao, amortizao e exausto devem ser compatveis com a vida til econmica do ativo e aplicados uniformemente.

19

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

Ao final do perodo de vida til, os ativos podem ter condies de ser utilizados. Caso o valor residual no reflita o valor adequado, dever ser realizado teste de recuperabilidade, atribuindo a ele um novo valor, baseado em laudo tcnico. No h novo perodo de depreciao aps o final da vida til.

Baixa de Bem a retirada contbil do acervo patrimonial, que faz com que o bem deixe de fazer parte do ativo imobilizado da organizao. O nmero patrimonial do bem baixado no poder ser repassado a outro bem, servindo de controle dos itens patrimoniais desincorporados. Caso o bem seja reincorporado, o nmero restitudo ao mesmo bem. Segundo a Lei 8666, a alienao de bens est subordinada as exigncias do art. 17: Subordinada a existncia de interesse pblico devidamente justificado; Com avaliao prvia; Quando imveis, depender ainda de autorizao legislativa e licitao na modalidade de concorrncia ou leilo, ressalvadas as hipteses de dispensa esto no art. 17.

Para os equipamentos de informtica, o desfazimento dos bens devem seguir as seguintes orientaes: Informar SLTI/MPOG, que indicar a instituio receptora dos bens, em consonncia com o programa de incluso digital. Se esta no der retorno, o rgo/entidade poder proceder ao desfazimento.

No caso de doao de bens, sempre revestida de interesse pblico, o Decreto 99.658/90, estabelece que: Os bens ociosos ou recuperveis devem ser doados em favor de outro rgo ou entidade da AP direta, autrquica ou fundacional ou para outro rgo dos demais Poderes da Unio. Os bens antieconmicos, para os estados e municpios mais carentes, Distrito federal, EP, SEM, instituies filantrpicas e OSCIP, exclusivamente para fins de interesse pblico; Bens irrecuperveis: instituies filantrpicas e OSCIP, exclusivamente para fins de interesse pblico.

20

Gesto Pblica Prof. Elisabete Moreira Parte 3

TESTES 76. 208. (FCC / MP-SE /2009) No processo de avaliao de estoque, quando a sada do estoque feita pelo preo do ltimo lote a entrar no almoxarifado o mtodo de avaliao utilizado denomina-se (A) UEPS ou LIFO. (B) PEPS ou FIFO. (C) custo mdio. (D) custo de reposio. (E) custo ajustado. 83. 201. (FCC / MP-SE /2009) A etapa em que o rgo de compras assegura-se de que a entrega do material ser feita dentro dos prazos estabelecidos e na quantidade e qualidade negociadas denomina- se (A) anlise de valor. (B) recebimento de materiais. (C) pesquisa e seleo de fornecedores. (D) seguimento de pedidos. (E) anlise das requisies. 90. 22. (FCC / MPE-RS / 2008) Constitui uma das caractersticas do inventrio rotativo: (A) periodicidade de contagem de cada tipo de material flexvel e independente do cdigo de inventrio. (B) a contagem realizada a cada trs meses para todo o estoque, com o almoxarifado aberto. (C) intervalo de contagem fixo, sem necessidade de classificao do material. (D) a contagem realizada ao final da cada exerccio fiscal, com o almoxarifado de portas fechadas. (E) a contagem contnua e diferenciada para cada tipo de material.

91. 200. (FCC / MP-SE /2009) O levantamento fsico dos materiais e patrimnio existentes na organizao para efeito de confrontao peridica com os dados indicados nos fichrios ou banco de dados de estoque e controle patrimonial denomina-se (A) follow-up fsico. (B) curva ABC. (C) inventrio fsico. (D) mdia mvel patrimonial. (E) ponto de pedido. Gabarito: A, D, C
Campees no so feitos em academias. Campees so feitos de algo que eles tm profundamente dentro de si, um desejo, um sonho, uma viso. (Muhamnad Ali)

21

Das könnte Ihnen auch gefallen