Sie sind auf Seite 1von 2

O Deus revelado por Jesus nos sinticos

Focalizao da questo: a realizao original de Jesus com Deus


Jesus no pretende apresentar uma teoria sobre Deus ou uma doutrina trinitria, muitas vezes evita debates sobre este assunto, mas justamente a imagem que ele tem de Deus que o leva cruz. Trata-se do mesmo Deus de srael, Deus dos patriarcas, o !riador, o "nico Deus, soberano e rico em miseric#rdia. $ problema est na %orma de aplica&o da soberania e do amor de Deus para com o 'omem, na (maneira de implicar Deus nos neg#cios 'umanos) *Duquoc+. Deus, como apresentado por Jesus, escandaliza a religio o%icial e aborrece a ordem estabelecida por ultrapassar os limites nos quais o judaismo o%icial queria prend,-lo. - o Deus da 'umanidade inteira e no o Deus particular de srael *c%. .t /,00-01+, no ' privilgios por ser judeu. Deus est busca de todo 'omem, judeu ou pago, com o mesmo a%inco. Jesus quer por o 'omem diante deste Deus para sua converso. Jesus apresenta-se como o 2il'o de Deus, o "nico que con'ece o 3ai. - ento a revela&o de%initiva, a "ltima palavra. 4 lei perde sua %un&o de intermediria entre Deus e os 'omens. !on'ecer o 3ai con'ecer o 2il'o. - claro que a religio o%icial iria considerar essas a%irma&5es como blas%,mia. $ Deus 4bba, contradiz o Deus da lei.

A descoberta do tesouro (Mt 13,44 4!"


($ tempo est realizado e o 6eino de Deus est pr#7imo. !onvertei-vos e crede no 8vangel'o.) *.c 0,09+. $ 6eino de Deus j come&ou. Deus j veio ao encontro dos 'omens para libert-los e o%erece-l'es o perdo e uma nova rela&o consigo. !onvida-os a participar do banquete *:c 0;,0<ss+, tempo de %esta *.c 1,0=+. Deus se p5e a camin'o em busca do 'omem, no como soberano e supremo, mas 'umilde, silencioso, como 'omem. >ai para o meio do povo, nas estradas do mundo. 4ssim qualquer um pode encontr-lo e mudar de vida. Deus se dei7a encontrar pelo 'omem antes ainda que ele se converta.

As e#ig$ncias do Amor
Deus soberano e e7ige tudo do 'omem. ?o ' d"vidas sobre isto. .as viver esta doa&o total a Deus signi%icava, para os judeus, cumprir a :ei cegamente@ Deus disse, Deus quer, e isto bastaA 3ara Jesus era necessrio ir alm do mero cumprimento de preceitos, era necessria uma doa&o total de amor a partir do Bntimo do 'omem. *c%. .t <,10+. ?o adianta ser judeu zeloso no cumprimento das leis tendo um cora&o pago. Trata-se de responder ao amor total de Deus com um amor total a 8le.

A %ar&bola dos talentos (Mt '(,14 3)"


Jesus demonstra que Deus no um guardio da ordem estabelecida. $ medo de um Deus que juiz atento ao cumprimento de suas leis impede o 'omem de arriscar-se, de ir adiante. 8ste medo nasce de uma viso errada de Deus, de um Deus severo que s# %ala aos 'omens atravs de suas leis. 8sta viso de Deus criticada por Jesus. ($ Deus de Jesus um Deus que ama o risco e espera que o mesmo aconte&a com o 'omem) *3e. Co%%mann+. $ Deus de Jesus convida o 'omem a dei7ar a prote&o da lei para se aventurar no amor.

* +ai dos %erdidos (,c 1(,3 -"


$ Deus de Jesus vai ao encontro do 'omem, sai sua procura, no para julg-los mas para dar-l'es o perdo. Jesus concretiza isto em sua vida indo ao encontro dos pecadores *.c 1,09-0DE .t 00,0=+, dos publicanos, dos doentes, das prostitutas, de todos e7cluBdos pela lei, e apresentando-l'es um Deus que os busca, que os ama, e convidando-os a con'ec,-lo no amor e na intimidade. Jesus o%erece a eles a amizade de Deus. $ JudaBsmo do tempo de Jesus tin'a total convic&o de que Deus 'avia revelado toda a sua vontade na lei de .oiss, "nico camin'o para a salva&o. Jesus revela que o Deus de .oiss , na verdade, o Deus que ama e vai ao encontro dos 'omens, gratuitamente, sem se importar se eles o merecem ou no.

A %ar&bola do amor do +ai. (,c 1(,11 3'"


$ amor do pai alegra-se simplesmente com a volta do %il'o. 6estitui-l'e a dignidade. Diante da rejei&o do %il'o mais vel'o, %iel cumpridor da lei, convida-o a tambm ao amor, a acol'er o irmo como ele acol'eu. $ amor do pai e7cede completamente a l#gica do amor 'umano. $ reino de Deus evento de amor.

A l/gica de Deus: dar gratuitamente (Mt '),1 1("


4 l#gica de Deus de amor indiviso e incondicional. ?o segue os nossos critrios. - sumamente bom e no avalia merecimentos, d porque ama. 4B demonstra a sua soberania, quer ser bom e . 4ssim as sinceras e convictas obras do %ariseu, que vai alm das prescri&5es da lei para garantir o merecimento da salva&o, d-l'e apenas a %alsa certeza de

justi%ica&o que, se no passa pelo amor, nada mais que pragmatismo vazio. 4o 'omem que, sem merecer, entrega-se diante da miseric#rdia de Deus e assume-se necessitado de seu perdo, Deus concede a justi%ica&o. *:c 0/,0F-0;+

Deus con0irma a imagem que Jesus a%resenta de Deus


4 cruz a aventura maior do amor. 4rrisca-se tudo. $u o %racasso total de Jesus e do Deus que ele anuncia ou a con%irma&o de sua verdade. 4 ressurrei&o de Jesus !risto sanciona a sua prega&o, con%irma a veracidade do Deus de Jesus !risto. 3ela sua morte e ressurrei&o Jesus testemun'a que nada poder conter a vontade salvB%ica de Deus. *6m /,G/-G=+.

Das könnte Ihnen auch gefallen