Sie sind auf Seite 1von 70

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

AULA 01 2 Gesto de estoques - Dimensionamento dos Estoques, Nveis de Estoque, Estoque de segurana, Rotatividade ou giro dos estoques, Nvel de Servio (nvel de atendimento), Lote Econmico de Compra, Controle de Estoques, Mtodos de avaliao de estoques, Sistemas de Estocagem, Classificao ABC, 1.3 Metodologia de Clculo da Curva ABC.

SUMRIO

PGINA

Sumrio
2. Gesto de Estoques .................................................................................... 2 Dimensionamento dos Estoques ..................................................................... 5 Nveis de Estoque ........................................................................................... 8 Estoque de segurana ..................................................................................... 9 Rotatividade ou giro dos estoques ................................................................ 11 Nvel de Servio (nvel de atendimento) ........................................................ 12 Lote Econmico de Compra .......................................................................... 12 Controle de Estoques .................................................................................... 14 Mtodos de avaliao de estoques ............................................................... 24 Sistemas de Estocagem ................................................................................ 28 Classificao ABC ......................................................................................... 30 1.3 Metodologia de clculo da curva ABC ..................................................... 32 Questes Comentadas .................................................................................. 40 Questes Propostas (Sem Comentrios) ...................................................... 63

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 1 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Bem vindo ao resto do curso :P. com grande prazer que descubro que voc resolveu confiar em mim para alcanar sua aprovao. Neste caso, farei por merecer tamanha honra :D. Est na hora da dor de cabea :P. A aula 00 era apenas uma demonstrao da mecnica da aula. No se assuste se alguns temas aparecerem novamente aqui. Se acontecer, simplesmente para manter o encadeamento do raciocnio. Pode at pular aquela parte se quiser :P (embora eu no recomende).

2. Gesto de Estoques
No vai me dizer que achou que Gesto de Estoques era um tema curtinho, s porque o examinador s deixou um item. Gesto de Estoques um tema extremamente longo, a ponto de ocupar toda uma aula para falarmos dele adequadamente. Mas para isso que estamos aqui. Comecemos. Para que servem os estoques? E como se administra um estoque? Os estoques servem para armazenar os materiais enquanto estes no so necessrios ao processo produtivo. A gesto do estoque poder assumir vrias formas de acordo com o tipo de produo da empresa. Ao falar sobre a gesto de estoques, Chiavenato afirma que: No sistema de gesto por encomenda, quase sempre o produto que permanece imvel, enquanto tudo o mais gira em ao redor dele. Esta produo por encomenda e baseada em uma solicitao dos clientes, ou seja, o produto somente produzido aps o cliente ter solicitado. Seria simples para a administrao de estoques se tudo se resumisse a produo por encomenda, no mesmo? MAS A REALIDADE NO ASSIM. Lembra o que eu falei sobre o setor financeiro da empresa? Se dependesse deles, a empresa esperaria um pedido de 100 unidades para comprar matria prima para

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 2 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

somente 100 unidades, fabricar estes produtos e entrega-los, sempre com o estoque zerado. Mas nem sempre possvel fazer desse jeito, pois existe tambm a produo em lotes (onde se produz quantidades limitadas de determinado produto por vez, por isto o nome em lotes) e a produo contnua (onde o produto e produzido sem paralisaes e por um perodo longo de tempo). Nestes dois modos de produo, a ateno se volta para o sistema produtivo (que foi apresentado na aula passada), porque nestes casos, diferentemente do que ocorre na produo por encomenda, a produo no para nunca, no podendo, deste modo, faltar materiais indispensveis a ela. neste momento que a figura dos estoques ser importante. Os estoques iro garantir a continuidade da produo, sendo que para isso os chamados nveis de estoque de segurana sero necessrios. O estoque garante o abastecimento de materiais empresa, assim, atrasos no fornecimento ou sazonalidades (eventos que alteram a demanda de materiais sensivelmente de tempos em tempos) no suprimento no prejudicaro a produo. O estudo de estoques visa basicamente impedir que haja desabastecimento tanto de matrias-primas e semiacabados dentro da fbrica, assim como na hora em que os clientes faam o pedido. Imagine uma fbrica grande como a Nestl. Se o Carrefour pedir 100 caixas de pudim de chocolate para daqui 10 dias, certamente a fbrica, se iniciar a produo hoje, conseguir entregar o pedido. Mas imagine que a Nestl tenha no seu portfolio mais de 300 produtos diferentes e que haja 2000 pedidos por semana, para serem entregues em poucos dias, como que a empresa ir honrar esses pedidos se comear a produzir hoje? Provavelmente ir falhar miseravelmente. E como podemos conceituar o estoque? Quem melhor para definir isso do que uma banca de concursos n:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 3 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Informao CESPE (2005/TRT 16 Regio): Estoque toda poro armazenada de mercadoria, ou seja, aquilo que reservado para ser utilizado em tempo oportuno.

O estoque total de uma empresa a soma, a composio, de todos os elementos apresentados na aula passada. Relembrando: matrias-primas, materiais em processamento, materiais semiacabados, matrias acabados, produtos acabados. Relembrar viver:

Materias- primas

Materiais em processamento

Materiais semiacabados

Materiais acabados ou componentes

Produtos acabados

Estes materiais esto armazenados para serem utilizados em momento oportuno. Seguindo definio, agora da doutrina: O estoque constitui todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo de produo de seus produtos e servios. 1 Gesto do estoque o gerenciamento, a prpria administrao, voltada aos materiais estocados. Antes de passarmos para o prximo ponto, vamos lembrar o que a Administrao de Recursos Materiais busca controlar:

Chiavenato, Idalberto. Administrao de Materiais, ed. Campus, pg. 67. www.estrategiaconcursos.com.br

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 4 de 70

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Dentro de um processo produtivo, a Administrao de Materias (AM) precisa controlar:

A Quantidade (para que se evite a falta ou os excessos)

O Tempo ( o momento em que os materias estaro disponveis)

A Localizao (no basta o material estar disponvel ele tambm precisa estar disponvel no local certo)

Nessa parte da aula, vamos nos concentrar na quantidade, para que falemos sobre o dimensionamento do estoque, que nada mais que uma das facetas da gesto do mesmo.

Dimensionamento dos Estoques


fundamental que uma empresa possa dimensionar seus estoques e assim estabelecer nveis de estoque adequados (entenda-se, nem ter itens em excesso nem em nmero insuficiente). A questo que a empresa tem de chegar a uma concluso de qual seria o nvel adequado de estoque. Entretanto, como ela pode faz-lo? Imagino que um dos motivos de voc estar lendo o curso agora porque gostaria de poder ir ao mercado todos os meses e abastecer a geladeira, sem ter usar cheques voadores na praa, porque seu patro resolveu, as cinco da tarde da sexta feira,que seus servios no so mais necessrios :P. To certo? Entretanto, voc ainda vai ao mercado. Como que voc sabe quantos quilos de arroz, feijo, carne, tomate, banana e uma infinidade de outros itens voc ter que comprar? Aposto que voc planeja! V quanto arroz foi consumido no ms passado (consumo do ltimo perodo), se estamos no ms de dezembro (que
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 5 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

devido ao incremento sazonal de consumo, vai precisar de uma geladeira mais cheia) e por a vai. Mas essas coisas que voc faz j foram estudas e documentadas, e para prova, existem trs mtodos que normalmente so utilizados para prever a demanda de um material, cada um deles com algumas vantagens e desvantagens. So eles: o consumo do ltimo perodo; o da mdia mvel; e o da mdia mvel ponderada. A tabela acima tem como Fonte: CESPE/ TST/ 2008. O consumo do ltimo perodo. Este mtodo bastante simples, consiste em se analisar a demanda (ou consumo) do perodo imediatamente anterior e, baseando nisto, prever-se o consumo do prximo perodo. Veja que esta previso bastante simples, mas estar sujeita s mais diversas sazonalidades, alm de haver grandes possibilidades da demanda prevista, tendo por base o perodo anterior, no se refletir na demanda efetiva. No Exemplo ao lado, se fosse solicitada a previso de consumo para julho de 2007 utilizando o mtodo do ltimo perodo, essa previso seria de 490 unidades (o que corresponde ao consumo do ltimo perodo, no caso junho de 2007). Basicamente, este mtodo justamente o responsvel por voc errar a compra de mercado em dezembro baseando-se no consumo de novembro. Dezembro natal, e voc no compra chester todo o ms :P A mdia mvel. Este mtodo no tem como base um nico perodo, mas sim a mdia de consumo de mais de um perodo anterior.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 6 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

As desvantagens residem no fato de que as mdias mveis so influenciadas por valores extremos e de que os perodos mais antigos tm o mesmo peso dos atuais. 2 (grifos nossos) Influncia de valores extremos no clculo da mdia mvel: O valor muito alto de um determinado perodo influencia para mais o resultado final, superestimando a demanda. O valor muito baixo de um determinado perodo influencia para menos o resultado final, subestimando a demanda. Vamos tomar a tabela anterior como exemplo. Imagine que o examinador solicitasse o consumo do ms de janeiro de 2008, com base na mdia mvel para cinco perodos: =570 Neste exemplo no houve nenhuma influencia porque no h valores extremos, uma vez que os valores so muito prximos. Agora, imagine que no ms de setembro o consumo tenha sido de apenas 100 unidades: =474 Nesta segunda situao, o ms de setembro, por apresentar um valor extremo, influenciou para menos o resultado final. Deste modo, a demanda pode estar subestimada. inerente ao funcionamento da mdia que isso acontea, sendo uma desvantagem do mtodo.

Chiavenato, Idalberto. Administrao de Materiais, ed. Campus, pg. 74.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 7 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

A mdia mvel ponderada Neste mtodo busca-se reduzir os problemas do mtodo anterior (a presena de valores extremos e os perodos mais antigos de tempo), esta ponderao feita atribuindo-se pesos diferentes para perodos de tempo diferentes, ficando os perodos mais recentes com maior peso. mais ou menos uma mescla dos dois primeiros mtodos.

Nveis de Estoque
Seria muito bom se possvel fazer previses que informassem a demanda com preciso, no entanto, pelas mais diversas incertezas, na prtica isto no possvel. Diante da imprevisibilidade necessrio se determinar um estoque adicional, um estoque de garantia, para que a empresa possa amortecer efeitos de acontecimentos no previstos quando estes ocorrerem. A seguir veremos vrios aspectos importantes relativos aos nveis de estoque: Grfico Dente de Serra. um dos principais mtodos para se mensurar e estudar os estoques. representado pelo grfico abaixo:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 8 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Do grfico acima podemos extrair as seguintes informaes: A ordenada (eixo y) representa a quantidade de material; A abscissa (eixo x) representa o tempo decorrido (neste exemplo em meses); No incio do processo h 30 unidades em estoque; No h estoque de segurana, ao final de um ciclo de 2 meses o estoque de materiais atinge ZERO sendo imediatamente reposto e atingindo novamente 30 unidades; A cada dois meses necessrio repor os estoques; A quantidade mxima de materiais em estoque 30 unidades.

Estoque de segurana
Voc se recorda do diagrama da pgina 04. O item precisa estar na quantidade certa, na hora certa e no local certo. Uma forma de se permitir que isto acontea e tambm de se proteger o sistema produtivo tendo estoques de segurana. O estoque de segurana o estoque mnimo que uma empresa deve dispor, estando intimamente ligado demanda e velocidade de reposio de um determinado material, que podero se apresentar da forma de demanda e reposio fixas ou variveis. natural que todo sistema de produo esteja sujeito a contingncias (situaes no previstas, eventualidades), mas por meio de estoques de segurana uma empresa pode se proteger, reduzindo, por consequncia, este risco. Na figura a seguir temos dois grficos: o primeiro apresentando estoque mnimo (20 unidades), j no segundo temos a ruptura do dente de serra, justamente por no haver estoque mnimo.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 9 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Observe a linha pontilhada. justamente a linha pontilhada que indica a ruptura do grfico dente de serra. Por outro lado, note como o estoque mnimo desloca a linha dente de serra para cima e para a esquerda (grfico de cima). No caso do grfico, 20 unidades passaram a ser considerados o "novo zero" do grfico. Assim, a empresa pode continuar produzindo por mais um tempo, sem se comprometer. A rea da figura pontilhada no grfico debaixo mostra o quanto a empresa precisou do estoque naquele perodo, e por consequncia, o quanto deixou de ganhar com sua produo. Tempo de reposio O tempo de reposio o tempo que se gasta desde a constatao da necessidade de se adquirir um material e a sua efetiva chegada ao almoxarifado da empresa.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 10 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Ponto de pedido o momento que, quando atingido, provoca um novo pedido de compra, em funo do consumo mdio, do tempo de reposio e do estoque mnimo. definido pela seguinte equao: Ponto do pedido (PP) = Consumo mdio X Tempo de Reposio + Estoque Mnimo. Segue o quadro dos itens da frmula:
Item da Frmula Definio

a quantidade de um determinado produto em estoque que, sempre que atingida, deve gerar um novo pedido de compra. Com esta Ponto de Pedido (PP) quantidade, a empresa deve ser capaz de continuar a produzir at que os novos produtos encomendados cheguem justamente o tempo entre o pedido e a chegada do material no almoxarifado. Pode ser chamado tambm de Lead Time. Aqui deve ser Tempo de Reposio levado em considerao o tempo e processamento do pedido, providencias do fornecedor e o prprio recebimento pela empresa Trata-se do estoque adicional, a margem de Estoque Mnimo ou segurana que a empresa tem para se proteger de Segurana (ES) de atrasos na reposio, ou aumentos imprevistos no consumo
Consumo Mdio

a quantidade de produto consumido por unidade de tempo pela empresa. Por isso multiplicamos pelo tempo de reposio.

S aplicar a frmula, encaixando os dados dos enunciados com os conceitos acima. Tranquilo.

Rotatividade ou giro dos estoques


Um ponto importante que cobrado em concursos a rotatividade de estoques, esta nada mais do que uma avaliao que feita comparando dois nmeros do processo produtivo: o do estoque e o do custo de vendas em perodo (valor consumido). Assim podemos ter:
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 11 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

R = custo de vendas / Estoques. Exemplificando: Imagine uma empresa que teve um custo anual de vendas de R$100.000 e investimento em estoques de R$ 50.000. A rotatividade dos estoques dada por -R = custo de vendas / Estoques R= R$100.000 / R$ 50.000 R=2

Ou seja, o estoque da empresa gira 2 (duas) vezes no ano. IMPORTANTE: Quanto maior for o nmero da rotatividade, melhor ser a administrao logstica da empresa, menores sero seus custos e maior ser a sua competitividade. 10 (grifos nossos)

Nvel de Servio (nvel de atendimento)


Determina se o estoque foi ou no eficaz para atender as requisies dos setores de produo. Relaciona deste modo o nmero de requisies atendidas com o nmero de requisies efetuadas:

Um nvel de servio perfeito ser igual a 1.

Lote Econmico de Compra


O lote econmico de compra, como o prprio nome remete, consiste no clculo do lote otimizado de compra para determinado produto (Ex: matria-prima). Por otimizado, voc deve entender: lote de compra com a melhor combinao entre o custo de armazenagem do produto e o custo do pedido, para certa demanda. No entendeu coisa alguma? :P. Acompanhe, caro aluno:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 12 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Lembra o que eu falei sobre custos fixos, proporcionais e inversamente proporcionais? Tenha-os em mente nos prximos passos. Por exemplo, na fabricao de camisetas do Atibaia Futebol Clube, uma das matrias-primas o tecido do manto sagrado. Supondo que o fornecedor faa a entrega de um rolo de tecido e cobre R$200 de frete. No entanto, se a organizao pedir cinco rolos, o fornecedor cobraria (neste exemplo) o mesmo frete. Ento o que compensa mais, a organizao solicitar: um rolo ou cinco rolos? Aparentemente, compensaria pedir os cinco rolos de uma vez no? A resposta depende. No podemos nos esquecer da mxima da Administrao de Materiais: estoque parado dinheiro parado. Isto quer dizer que se a organizao comprar muitos rolos, possvel que, com isso, deixe dinheiro parado, que poderia circular para propsitos mais importantes, sobretudo gerao de mais dinheiro. Ento, para que todas as variantes encontrem o seu equilbrio, devemos inseri-las na frmula que vou mostrar a vocs.

Sendo que: LEC = Lote Econmico de Compra D = demanda no perodo (em unidades) P = custo unitrio do pedido C = custo unitrio de armazenagem Observaes importantes: o custo unitrio do pedido engloba todos os custos nos quais a organizao incorrer ao comprar o produto, excludo o custo do prprio material.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 13 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Controle de Estoques
Ok, a empresa j planejou quanto de estoque de cada item pretende ter. Mas planejamento s uma ideia. Precisamos verificar se aquilo que foi planejado est se realizando. Em outras palavras, a empresa precisa controlar seu estoque para ter certeza de que este se mantem nos nveis pretendidos. A doutrina identifica quatro mtodos principais de controle de estoques: 1 Sistema de duas gavetas 2 Sistema dos mximos-mnimos 3 Sistema das reposies peridicas 4 Planejamento das necessidades materiais (MRP e MRPII) 5 - Justi in Time (Kanban) Comecemos: Sistema de duas gavetas: o mtodo mais simples de controle de estoques, e voc j ver a razo. Imagine duas gavetas ( dessa ideia que vem o nome do mtodo). Na gaveta A eu guardarei uma quantidade de itens suficiente para atender o consumo do perodo planejado. Toda vez que o almoxarifado precisa enviar itens ao processo produtivo, ele retirar os itens requisitados desta gaveta A, at que ela fique completamente vazia. Quando a gaveta A ficar completamente vazia , o almoxarifado enviar ao setor de compras um pedido com uma nova quantidade de itens, para satisfazer as necessidades do prximo perodo. Enquanto se aguarda a chegada dos novos materiais (para encher a gaveta A de novo), toda vez que o almoxarifado receber uma solicitao de materiais, ele enviar materiais que estavam acondicionados na gaveta B , de maneira que o abastecimento no fica prejudicado. A gaveta B contm uma
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 14 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

quantidade de materiais suficiente para atender a demanda durante o tempo necessrio reposio do estoque, adicionado do estoque de segurana. Assim sendo, a gaveta B o estoque de reserva, e mais, se voc lembrarse do grfico dente de serra, o estoque de segurana. Quando o material solicitado do setor de compras for entregue no almoxarifado, se repor o material da gaveta B de novo, e o resto do material ir para a gaveta A, recomeando o ciclo. Se a separao entre as gavetas no for fsica (se eu no tiver, realmente, duas gavetas no almoxarifado), o sistema ser chamado de estoque mnimo, havendo separao entre uma gaveta e outra apenas na ficha de estoque. O sistema de duas gavetas ideal para controlar os itens da Classe C , devido a grande variedade de itens de pequeno valor que compem esta classe, sendo encontrado principalmente no comrcio varejista de pequeno porte.

Gaveta A (estoque normal de atendimento)

Gaveta B (estoque reserva + estoque de segurana)

Sistema dos mximos-mnimos: Tambm conhecido por sistema de quantidades fixas. A empresa pode se utilizar deste mtodo em situaes em que for muito difcil determinar o consumo de maneira precisa, ou ainda, em casos nos quais ocorreu variao no tempo de reposio. S relembrando: tempo de preposio o tempo gasto desde o momento em que se verificou a necessidade d repor o estoque at a chegada do material fornecido no almoxarifado da empresa.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 15 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

E no que consiste este sistema? A empresa estimar seus estoques mximos e mnimos para todos os itens que desejar manter em estoque, em funo de sua expectativa de consumo para aquele determinado perodo. O estoque oscilar entre estes limites (mximo e mnimo). A partir da, calculamos o Ponto de Pedido. Voc j viu este tpico na parte de Nveis de Estoque, e essencialmente a mesma coisa aqui: Ponto do pedido (PP) = Consumo mdio do material X Tempo de Reposio do material+ Estoque Mnimo do material. Segue o quadro dos itens da frmula:
Item da Frmula Definio a quantidade de um determinado produto em estoque que, sempre que atingida, deve gerar um novo pedido de compra. Com esta quantidade, a empresa deve ser capaz de continuar a produzir at que os novos produtos encomendados cheguem justamente o tempo entre o pedido e a chegada do material no almoxarifado. Pode ser chamado tambm de Lead Time. Aqui deve ser levado em considerao o tempo e processamento do pedido, providencias do fornecedor e o prprio recebimento pela empresa Trata-se do estoque adicional, a margem de segurana que a empresa tem para se proteger de atrasos na reposio, ou aumentos imprevistos no consumo a quantidade de produto consumido por unidade de tempo pela empresa. Por isso multiplicamos pelo tempo de reposio.

Ponto de Pedido (PP)

Tempo de Reposio

Estoque Mnimo ou de Segurana (ES) Consumo Mdio

Lembre-se apenas que as unidades utilizadas na frmula devem ser sempre as mesmas. Se o enunciado falar em dias em uma parte e anos em outra, voc ter de converter essas unidades de medida para uma delas. Se falar em arrobas e quilos, mesma coisa e assim por diante.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 16 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

O Estoque Mnimo j foi conceituado na tabela, mas no falamos do Estoque Mximo. O estoque mximo simplesmente a soma do Estoque Mnimo com o Lote de Compra. E o lote de compra, intuitivamente, a quantidade de material adquirida pelo setor de compras, a mando do almoxarifado. tambm a quantidade mxima de itens que a empresa pretende ter em estoque. E a frmula bem simples: Estoque Mximo = Estoque Mnimo + Lote de Compra E no por acaso, o grfico do consumo de materiais ao longo do tempo seguindo essa metodologia forma a nossa curva dente de serra:

S retomando rapidamente: olhando o grfico de cima, eu consigo ver que o estoque mnimo de 20 unidades do material (pois a empresa na permite que a quantidade estocada caia abaixo deste valor), e o estoque mximo 140, j que a empresa adquire o material at este patamar, alm de o ponto mximo do grfico nunca ultrapassar este valor. O Lote de compra simplesmente um valor menos o outro: 120 unidades. O ponto de pedido calculado segundo a frmula que j mostrei a vocs, deixando o grfico muito prximo da figura abaixo:
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 17 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Fonte: Chiavenato, Idalberto

O intervalo entre reposies (IR) a distncia entre dois pontos de pedido (PP). Como vocs podem observar no grfico, o IR de duas vezes o tempo entre o envio do pedido de materiais e o atingimento do nvel de estoque mnimo (momento no qual, se tudo der certo, o material ser imediatamente resposto). Sistema das reposies peridicas: A premissa deste mtodo consiste em fazer pedidos de preposio dos materiais em um intervalo de tempo pr-estabelecido para cada item. Desta forma, cada item possui seu perodo de reposio, sempre em ciclos iguais, chamados de perodos de reposio. A quantidade de material solicitada igual demanda do prximo perodo de tempo. Tal como o sistema dos Mximos-Mnimos, tambm baseado em um estoque mnimo, que previne o consumo acima do normal, ou ainda, eventuais atrasos nas entregas. No tem muito segredo: a empresa compra uma determinada quantia de materiais necessria para satisfazer suas necessidades a cada 15 dias, dois meses, seis meses, um ano, e assim por diante. O ciclo de tempo sempre igual. Veja o grfico:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 18 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

S esclarecendo: PR neste grfico o Ponto de Reposio (o mesmo que Ponto de Pedido). Q equivale a quantidade de material em estoque e T o decorrer do tempo. Veja que os intervalos em T so sempre iguais. Planejamento das necessidades materiais (MRP E MRP II): Este o sistema mais complexo a ser estudado aqui. A sigla em ingls significa Material Requirements Plannings. Alias, se compararem este tpico da aula com os captulos dedicados a este tema na literatura, vo ter certeza de que o que fiz aqui uma simplificao do mtodo. E nem podia ser diferente, acho que a vaga no MPU o que te interessa, no? Para elaborar este mtodo e aplica-lo sobre os estoques da empresa, devese partir da previso de vendas. Entretanto, a empresa j possui alguns materiais estocados, de maneira que devo subtra-los da previso e assim, obter o valor da previso lquida de vendas. E faz sentido, a empresa no precisar produzir todos os produtos previstos para venda, vez que alguns deles j esto estocados no depsito, prontos para ser entregues. voltada para a previso lquida de vendas que a empresa elabora o planejamento. A empresa elaborar um programa de produo, e a partir deste programa sero feitos os pedidos de compra e abastecimento do almoxarifado. Em linhas gerais, pegamos a programao de produo e se multiplica pela lista de materiais, resultando nas necessidades (brutas) de materiais. Veja o esquema abaixo:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 19 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Fonte: Chiavenato, Idalberto

Mas precisamos entender o produto final a ser fabricado com os materiais adquiridos, de maneira a conhecermos qual a real necessidade de material da empresa. Um carro, por exemplo composto de uma infinidade de peas que precisam ser todas adquiridas ou fabricadas, a fim de ao final, a empresa ter um veculo pronto. E para no esquecer absolutamente nenhuma parte do produto, a empresa se utilizar do grfico de exploso do produto ou ainda a rvore de estrutura do produto. Estes grficos discriminam todos os materiais constitutivos do produto, em suas quantidades e qualidades. No se importe tanto com a aparncia ou estrutura dele, o importante que o grfico possua todos os itens necessrios fabricao do produto final. Veja um exemplo:

Fonte: Gonalves, Paulo Sergio

Neste esquema em rvore ns identificamos que para cada unidade do produto X, precisaremos de uma unidade do material A e duas do material B. O material A, por sua vez, para ser fabricado, precisar de duas unidades do material C e trs undiades do material D. Antes de continuar, gostaria que voc desse uma olhada no esquema abaixo:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 20 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Fonte: Chiavenato, Idalberto

Este quadro abrange tudo que voc precisa saber para dominar o tema de MRP para fins de prova (ou iniciar seus estudos em MRP para fins de doutorado :P). J falamos que a lista de materiais multiplicada pelo programa de produo resulta nas necessidades de materiais. S que essas necessidades so brutas (necessidade de material nica e exclusivamente para produo, desconsiderando eventual estoque anterior). Para alcanar as necessidades lquidas (necessidade real de materiais), devemos ainda adicionar o estoque de segurana (que no necessrio produo, mas mantido para fins de proteo) e subtrair o estoque de Produtos Acabados (pois estes no precisaro ser fabricados, bem como as Ordens de Compra j expedidas (pois o material, embora no esteja em estoque, em breve estar, no havendo necessidade de proceder a nova compra). Quando estendemos este conceito no s para o estoque, mas para a empresa como um todo, temos o MRPII. A estratgia de estocagem no abranger somente as necessidades do setor produtivo, mas far parte tambm do planejamento financeiro e operacional. Justi in Time (Kanban)

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 21 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

O Just-in-time (JIT) um sistema ativo, que tem como uma de suas filosofias (objetivos) a eliminao do desperdcio, dentre outras coisas, pela produo sem estoques. um sistema de produo que prega que nada deve ser produzido, comprado ou transportado, antes (ou depois) da hora certa. Nesta sistemtica, eu a organizao s produzir para atender o que foi demandado, comprar matriasprimas no tempo certo (no haver estoques parados alm do necessrio) e entregar no prazo que o consumidor solicitou. Segundo Marco Aurlio P. Dias3: Nos processos produtivos, os estoques criam independncia entre as fases, ou seja, os problemas que surgem em uma no interferem na outra. Na filosofia Just-in-time, ao contrrio, os estoques so personas non grata por razes obvias: primeiro porque ocupam espao e segundo porque custa dinheiro. No sistema JIT h um controle recproco entre fases do processo produtivo, isto porque um erro em uma fase 1 ser percebido ao trazer repercusses em uma fase 2. Assim, quem estiver trabalhando nesta fase 2 comunicar a ocorrncia para que se busque a sua resoluo. Neste sentido, a identificao de falhas vista como uma importante fonte de informao para evitar a sua repetio4. Perceba que no JIT h uma interdependncia entre as operaes. Para voc entender na prtica o just-in-time veja este exemplo dado por Gonalves5 (a Doutrina as vezes tem exemplos que eu mesmo no conseguiria fazer melhor):

Dias, Marco Aurlio P., Administrao de Materiais: princpios, conceitos e

gesto, Ed. Atlas, 6 ed., pg. 132.


4

Dias, Marco Aurlio P., Administrao de Materiais: princpios, conceitos e

gesto, Ed. Atlas, 6 ed.


5

Gonalves, Paulo Srgio, Administrao de Materiais, Ed. Campus 2010, 3 ed.

pg. 228. Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 22 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01 Um exemplo aqui no Brasil a fabrica da Volkswagen, situada na cidade de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. No mesmo terreno, situam-se as instalaes dos fornecedores de peas. Aps recebido o pedido, a VW de imediato solicita aos fornecedores as peas necessrias, no que prontamente atendida. Nesse caso, todos os processos so realizados em tempo bem menor do que em outros mtodos de produo. Tambm h uma economia no tempo e no custo do transporte entre fornecedor e a empresa solicitante.
Fonte: Paulo Srgio Gonalves, Administrao de Materiais, Ed. Campus 2010, 3 ed. pg. 228.

Voc j deve ter percebido que no exatamente um sistema de controle de estoque, porque a ideia do Justi in Time justamente elimin-lo do processo produtivo da empresa. Mas, como tratado enquanto tal, pode ser cobrado na sua prova. Quanto ao Kanban, consiste em um sistema de cartes e painis visuais, que busca auxiliar no atingimento da filosofia "Just-in-time", na produo e na administrao de estoques. O sistema simples, mas muito eficiente. Atravs do controle de cartes coloridos, a organizao conseguir direcionar a produo e o consumo de materiais na fbrica, de modo que haja o mximo de sincronizao entre o que produzido e o que solicitado de material. H como introduzir esquemas de prioridades e at programar "set-ups" (parada de manuteno para adaptar a mquina para produzir outro produto). Com o advento do Kanban, os estoques intermedirios (semiacabados e matrias-primas para operaes intermedirias) foram bastante enxugados, pois a sistemtica busca justamente produzir apenas o que necessrio e,

consequentemente, requisitar materiais s para atender tais produes. O Kanban uma ferramenta para que se atinja o "just-in-time" quanto a produzir e comprar na hora certa, sem desperdcios, nem estoques desnecessrios. Atualmente, muitas empresas tm os estoques "abertos" aos fornecedores e clientes. Assim, cada organizao pode visualizar o quanto seus parceiros tem

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 23 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

disponvel, sem precisar gastar com burocracia comercial, produzir no tempo certo para que o estoque deles seja reposto. Olha como simples e, ao mesmo tempo, elegante:

http://www.dkjsinalizacao.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/k/a/ka nban-dos-5s.jpg

Mtodos de avaliao de estoques


A chamada avaliao financeira de estoques feita por alguns mtodos, pensando em prova sero apresentados trs deles: Custo Mdio; Mtodo PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair); UEPS (ltimo a Entrar, Primeiro a Sair). Veja a ficha estoque abaixo:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 24 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Custo mdio. a avaliao mais utilizada. O custo unitrio determinado pela mdia aritmtica encontrada da soma de todos os custos dividida pelo nmero total de unidades. Esse processo dinmico visto que, a cada entrada em estoque, um novo preo mdio passa a ser calculado.6 Na ficha de estoque deve ser analisado cada momento: Momento 1. Em 10/01/2009 o custo unitrio de R$ 1,00 e o total de R$ 5,00 (5 unidades).

Gonalves, Paulo Srgio, Administrao de Materiais, Ed. Campus 2010, 3 ed., pg. 185. www.estrategiaconcursos.com.br

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 25 de 70

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Momento 2. Em 11/01/2009 o total passou a ser 2 unidades e um total de R$ 2,00 (2*R$1,00). Momento 3. Em 18/01/2009 tivemos entrada de 10 mercadorias a R$ 0,80 (total R$ 8,00). Portanto:

O custo passa a ser R$0,83. Momento 4. Em 20/01/2009 tivemos sadas de 11 itens a R$=0,83 cada (total R$9,14). Saldo, uma unidade a R$ 0,83. Momento 5. Em 25/01/2009 tivemos entrada de 15 mercadorias a R$ 0,6 (total R$ 9,00). Portanto:

Os mtodos PEPS e UEPS consideram nas sadas os respectivos preos de entradas dos itens. Trazem repercusses significativas em perodos inflacionrios e deflacionrios. Na resoluo de questes que envolvem estes dois mtodos, cada unidade fica estocada pelo seu valor de entrada (no feito nenhuma mdia de valores). Por isso mesmo, facilita bastante se voc conseguir imaginar que aquele item especfico, o primeiro (PEPS) ou o ltimo (UEPS), o que est saindo de estoque. PEPS Veja o histrico abaixo. Quando h sadas de estoque, como se as unidades mais antigas que entraram em estoque (logicamente, com seus respectivos custos) seriam as primeiras a sair.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 26 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Deste modo no perodo 3 (03/03/12) teriam sado de estoque 4 unidades a R$ 1 cada (valor das primeira que entrou) e restariam 1 a R$ 1,00 e 3 a R$1,5, totalizando 4 itens. No perodo 4 (05/04/12) teriam sado de estoque 2 unidades, a que ainda restava R$ 1 e a outra a R$1,5. Restariam 2 unidades, as duas de R$ 1,5 cada. UEPS o raciocnio inverso do PEPS, segue a ordem inversa do histrico de entrada. As sadas de estoques so valoradas de acordo com as ltimas entradas. Por isso a sua anlise deve ser sempre de baixo pra cima. Vamos utilizar o mesmo exemplo:

Deste modo, no perodo 3 (03/03/12) teriam sado de estoque 4 unidades, todas as 3 de R$ 1,5 (valor da ltima que entrou) e mais uma a R$ 1,00. Restariam 4 unidades a R$ 1,00 cada.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 27 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

No perodo 4 (05/04/12) teriam sado de estoque 2 unidades a R$ 1,00 cada e restariam 2 unidades, tambm a R$ 1,00 cada. OBS: O mtodo UEPS no permitido pela legislao brasileira . Mas importante voc saber efetu-lo, isto pensando em aplicao em provas. Tem uma ltima coisa que precisa ser dita. Existe mais um mtodo de controle de estoques, chamado de custo de reposio. Em teoria, este seria o mtodo mais "correto" para avaliao de estoques, vez que calcula extamente o valor do item que sai do estoque pelo custo de sua aquisio no mercado poca da sada. como se eu pudesse comprar um item igual a ele com o valor do material que acabou de sair do estoque. Entretanto, o mtodo do custo de reposio s funcional para itens de alto valor agregado (por exemplo, carros em uma concessionria), j que seria invivel ficar catalogando o preo de aquisio de 30 mil lapis adquiridos em mais de uma centena de oportunidades e descontar exatamente aquele valor (R$ 0,30, R$ 0,35, R$ 0,52 entre outras das infinitas possibilidades pelas quais eu posso pagar por um lpis). Para isso existem os mtodos PEPS, UEPS e custo mdio, que embora no sejam precisos, chegam em um resultado muito prximo com um dispndio muito menor de tempo. E tempo tambm dinheiro.

Sistemas de Estocagem
No mera repetio do tpico anterior. Voc conheceu as tcnicas, que seria a faceta mais braal da estocagem. Nos sistemas, voc vai aprender como pensar ao realizar a estocagem. Na guarda de materiais h dois tipos de sistemas que podem ser utilizados normalmente: o de estocagem fixa e o de estocagem livre.

Sistemas de estocagem 1. fixa


Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 28 de 70

2. livre
www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Na estocagem fixa os materiais ficam sempre em um mesmo local (por isso o nome), j na estocagem livre isto no ocorre, sendo que os materiais so colocados nos locais, nos espaos fsicos, que estiverem disponveis. A principal vantagem de uma estocagem fixa a facilidade de localizao do material quando se precisa dele, o que obviamente no ocorre quando a estocagem livre. No entanto, no caso de estocagem fixa pode haver um desperdcio de espaos, que podem ficar inocupados por estar destinados a um determinado material, em situaes que os estoques deste material estiverem baixos. Importante: Alguns materiais denominados de estocagem especial, mesmo no sistema de estocagem livre, sero armazenados em locais fixos. Por exemplo, um material inflamvel deve ser armazenado em local especfico e no em qualquer lugar. uma exceo. Exemplo: eu tenho diversas prateleiras no meu almoxarifado, cada uma com o nome do produto (no mais das vezes, o tipo de produto) que vai ali. Enquanto a etiqueta estiver l, eu s vou guardar aquele tipo de produto ali. No me interessa se a prateleira est vazia e eu tenho vrios produtos para os quais no tenho lugar para guardar (pois suas respectivas prateleiras esto cheias), aquela prateleira fica vazia at que chegue um material daquele tipo. Embora isso parea ruim, quando eu precisar pegar algum material, eu s terei de ir ao corredor daquele material, j que ali s so guardados materiais daquele tipo. Como voc pde perceber, as caractersticas dos materiais tambm devero ser levadas em considerao na hora de armazen-lo, um material inflamvel deve ficar muito bem protegido e em embalagem adequada, alguns materiais podero ficar em lugares descobertos, j outros exigiro uma rea coberta. E por a vai (lembra o que eu falei sobre imaginao?) A vantagem da estocagem livre justamente a contrria: h o aproveitamento de todos os espaos existentes, j que o material novo vai ser
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 29 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

armazenado onde quer que haja espao para ele. Entretanto, se eu no aplicar um sistema rigoroso de controle, o material vai ficar perdido nas prateleiras.

Classificao ABC
A classificao dos materiais utilizando a chamada curva ABC , tambm, uma ferramenta administrativa, sendo uma maneira muito til para se conhecer e controlar estoques sem aumentar custos. Esta classificao leva em considerao a importncia de relativa dos itens. Tambm denominada curva de Pareto, baseia-se no princpio de que a maior parte do investimento em materiais est concentrada em um pequeno nmero de itens 7. Por esta classificao demonstra-se que poucos itens, algo em torno de 10% a 20% do total de itens, respondem por mais ou menos 80% do capital empregado em estoques. Segundo Marco Aurlio P. Dias8: A curva ABC um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam ateno e tratamento adequados quanto sua administrao. As classes da chamada curva ABC so definidas da seguinte forma:
Classe A: Itens mais importantes e em menor nmero (Quantidade em geral, em torno de 20% dos itens). Classe B: Itens em situao intermediria (30% dos itens). Classe C: Itens menos importantes e em maior nmero

Chiavenato, Idalberto. Administrao de Materiais, ed. Campus, pg. 79. Dias, Marco Aurlio P., Administrao de Materiais: princpios, conceitos e

gesto, ed. Atlas, 6 ed., pg. 73.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 30 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

(Quantidade no geral, em torno de 50% dos itens).

Afirmao CESPE (2010 AGU): Na classificao ABC para planejamento e controle de estoque, os itens classificados como C so aqueles que correspondem faixa de 40% a 50% do total de itens de estoque, mas cujo valor financeiro de pouca importncia quando se considera o estoque total. Para estabelecer a importncia relativa dos materiais, a curva ABC leva em considerao o seu valor e a sua quantidade, ou seja, qual o investimento feito em determinado material e qual a sua quantidade.

Maior Grau de importncia CLASSE A Maior Quantidade de itens CLASSE C

Classe A. Representam poucos itens em estoque, mas so mais importantes, porque repondem pelo maior custo monetrio.
Classe B. Quantidade mdia de itens, grau mdio de importncia. Classe C. Maior nmero de itens, mas de pouca significncia financeira.

A ateno da empresa dever ser concentrada nos itens da Classe A, porque, embora em menor quantidade, neles que estar a maior parte do capital investido em estoques. Isto muito importante, lembre-se ento que o controle de estoques pela chamada curva ABC considera os produtos de forma desigual, os itens do grupo A que representam entre 10% e 20% da quantidade do estoque, respondem por 80% do capital empregado em estoques.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 31 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

1.3 Metodologia de clculo da curva ABC


Caro aluno, eu no repeti o item anterior desnecessariamente. Comparado ao que est por vir, a parte anterior era moleza :P. Vou desvendar junto com vocs a construo e interpretao da curva ABC, que a manifestao grfica da classificao anterior. Como eu explanei no item anterior, a classificao ABC considera os produtos de forma desigual. E o faz baseando-se em uma realidade: existem itens em estoque que so mais importantes do que outros itens. Assim sendo, razovel esperar que, por exemplo, 20% dos itens em estoque acabem respondendo por um custo de 80% do mesmo. Tambm devo lembra-lo que ESTOQUE CUSTO. O setor financeiro de uma empresa se pudesse, no permitiria que um nico lpis fosse armazenado sem que estivesse em pleno uso. Pior, s deixaria o dono da empresa comprar outro lpis quando aquele que estou usando j estivesse no talo. Neste momento, ele sairia correndo na papelaria mais perto e compraria um novo, que j deveria comear a ser utilizado de imediato. Mas voc j leu na aula passada que essa situao ideal no possvel, vez que a empresa talvez no possa esperar nem um instante sequer por outro lpis, ou pior, a papelaria pode estar fechada quando chegar a hora de comprar o item. Dessa forma, estocamos para nos proteger das flutuaes externas (disponibilidade do item em mercado, preos crescentes em perodos inflacionrios, entre outras possibilidades). E j que a empresa tem de estocar, e que isso representa um custo para ela, melhor que o faa de maneira inteligente. E aqui chegamos na curva ABC. Com ela, identificaremos itens que justificam ateno redobrada na sua administrao e itens que, embora no possam ser esquecidos, podem sofrer um relaxamento em seu controle.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 32 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Pois bem, agora vem a parte no to legal: essa curva matematicamente determinvel. Sim, tem uma frmula para isso, e no, voc no precisar saber para a prova :P. Entretanto, vai ter de saber ao menos como construir a curva. um tema longo e bem chatinho, mas se conseguir entender a metodologia utilizada aqui, ser capaz de resolver quaisquer exerccios que utilizem este tipo de grfico, e ainda, como bnus, conseguir descartar alternativas esdrxulas, que fogem ao conceito da curva. Vamos l:
Consumo do perodo em Unidades 10.000 10.200 90.000 4.500 7.000 20 42.000 800 1.800 130 Valor do Consumo Colocao em nvel Total de Importncia 10000 8 122400 2 270000 1 27000 4 70000 3 24000 6 25200 5 22400 7 7200 10 7800 9

Material A B C D E F G H I J

Preo Unitrio 1 12 3 6 10 1200 0,6 28 4 60

Essa tabela composta de dados brutos, sem qualquer classificao. No pior cenrio, diante dela que o examinador vai te colocar na frente. Lgico que nenhuma banca vai colocar tantos itens, mas se voc aprender por aqui, vai saber fazer qualquer uma que aparecer. Alias, voc acaba de aprender algo, s de olhar para essa tabela zoneada: O preo unitrio dos itens no tem quase nenhuma importncia para classifica-lo na categoria A, B ou C. Como os itens do estoque de uma grande empresa dificilmente podem ser agrupados em uma nica categoria, temos de usar o denominador comum de toda a civilizao ocidental: o dinheiro $$$$. Mas no utilizamos o custo unitrio de cada item, e sim, o valor do consumo total. Veja que o item que ficou em primeiro lugar (item C) tem um custo unitrio insignificante se comparado ao do item F, por exemplo. Ainda assim,
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 33 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

como a empresa comprou no perodo 10.200 unidades deste item, isso acabou de promov-lo ao item mais importante da tabela. Se ainda est difcil de entender, procure imaginar o seguinte: imagine uma borracha que custe R$1,00. Baratinha, fcil de achar, inofensiva organizao de qualquer empresa. Agora, imagine que a demanda de borrachas de determinada empresa ... hum, vejamos, 3 milhes de borrachas por ms. lgico que o gestor do estoque no vai poder sair na hora do almoo para ir papelaria do lado para comprar 3 milhes de borracha. Pelo volume demandado (e, portanto, por conta do consumo total), este item se tornou crtico, devendo a empresa se atentar ao seu estoque e controla-lo mais de perto. Voltando tabela, agora seria hora de organiza-la de acordo com a importncia dos itens:
Consumo Anual em unidades Colocao em nvel de Importncia

Material

Preo Unitrio

Valor do Consumo

C B E D G F H A J I

3 12 10 6 0,6 1200 28 1 60 4

90.000 10.200 7.000 4.500 42.000 20 80 10.000 130 1.800

270000 122400 70000 27000 25200 24000 22400 10000 7800 7200

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Bem mais palatvel. S de olhar para essa tabela, j sei que os itens que provavelmente comporo a classificao A sero os itens C e B, e com um pouco de sorte, o item E, mas com certeza C e B, e nunca, em hiptese alguma, o item I, ou o item J. Se voc j estudou estatstica, deve ter ouvido falar de frequncia acumulada, se no estudou, vai descobrir o que na prxima tabela:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 34 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01


Material C B E D G F H A J I Preo Unitrio 3 12 10 6 0,6 1200 28 1 60 4 Consumo Anual em unidades 270.000 122.400 70.000 27.000 25.200 24.000 22.400 10.000 7.800 7.200 Valor do Consumo Acumulado 270000 392400 462400 489400 514600 538600 561000 571000 578800 586000 Porcentagem Acumulada 46% 67% 79% 83% 88% 92% 95% 97% 98% 100%

Dessa vez, organizamos os dados de maneira que para cada coluna Acumulada, o valor de baixo representasse a soma de todos os anteriores. Melhor dizendo: o Valor do Consumo Acumulado do item C e s o item C, mas para o item B, somamos o item B e C, para o item E, somamos C, B e E, e assim por diante. Primeira concluso que voc tira dessa tabela: os itens C e B, sozinhos, respondem por 67% do valor imobilizado em estoque. Estes itens devem ser muito bem cuidados, pois so bastante importantes. Segunda concluso: Se eu acrescentar os itens E e D aos itens C e B, todos eles juntos respondem por 83% do estoque, contra 17% de todo o resto. Convenhamos, dar muita ateno a 17% do valor do estoque, ou mesmo, trata-lo igual aos 88% do valor desse mesmo estoque antieconmico (palavra chique pra dizer que um baita tiro no p). De posse dos dados da ltima tabela, veja o grfico que pode ser montado:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 35 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Fonte: Dias, Marcos Aurlio P.

Sim, ele um monstrengo que parece no fazer sentido. Mas faz. Veja como a reta correspondente ao material C bem inclinada. Isso ocorre porque poucas unidades do material C (no confundir com classe C) respondem por grande parte dos valores (por isso a reta tende a 90 com eixo X). No, essa concluso entre parnteses no vital para voc entender o funcionamento do grfico (ajudaria, mas no vital). A concluso que voc deve guardar que pelo fato de o item C responder por grande parte do valor do estoque, nessa parte do grfico a linha tende a f icar o mais de p possvel. Por outro lado, se eu pegar o item I, a linha nesse ponto j est quase deitada, simplesmente porque uma infinidade desses itens no capaz de alterar sensivelmente o valor do estoque. Mas no acabou. Esse grfico muito bonito (fui privado dessas coisas durante a faculdade de Direito), mas ainda no a curva ABC. Felizmente, este grfico o ltimo passo para desenhar a curva ABC. Recordemos o item anterior da aula:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 36 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Classe A: Itens mais importantes e em menor nmero (Quantidade em geral, em torno de 20% dos itens). Classe B: Itens em situao intermediria (30% dos itens). Classe C: Itens menos importantes e em maior nmero (Quantidade no geral, em torno de 50% dos itens). Vamos seguir o que ele props: Classe A: 20% dos itens, que no nosso caso, correspondem a 67% do valor do estoque. Classe B: 30% dos itens, que no nosso caso, correspondem a 21% do valor do estoque. Classe C: 50% dos itens, que no nosso caso (pela ltima vez), correspondem a 12% do valor do estoque. Podemos finalmente traar a curva ABC:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 37 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01 Fonte: Dias, Marcos Aurlio P.

Conhea a curva ABC. Pronto, voc conheceu toda a metodologia envolvida no clculo da curva ABC, mas ser que sabe o que o grfico mostra? Olhe para ele agora e compare com o grfico anterior. Os itens F, H, A, J e I compe a Classe C. Para os itens da Classe C, dado seu baixo valor relativo (relativamente aos outros itens), no se justifica a implementao de controles de estoque muito precisos, pois acabariam sendo muito caros. Por outro lado, os itens que esto na classe A (C e B), devem sofrer um rigoroso controle. E os itens E, D e G, que ficaram na classe B, devem ficar no meio termo. Existem outras concluses que podem ser cobradas pela banca. J dissemos que manter um estoque algo custoso. Tambm dissemos que os itens da classe A so pouco numerosos, mas respondem por grande parte do custo do estoque. Ora, para os itens da classe A, devemos manter o menor estoque de segurana possvel. Isso ocorre porque esses itens so muito caros, e cada centavo que a empresa deixa imobilizado em um item desses sem uso, um centavo a menos que ela poderia estar utilizando para gerar vrios centavos a mais :P. Por outro lado, manter um estoque grande de itens da classe C PODE ser um bom negcio. Esses itens respondem por uma frao muito pequena do custo dos estoques, de maneira que no to custoso acumula-los, ainda que eles venham a ficar sem uso. Concluindo: um estoque grande de itens da Classe C no to oneroso para empresa, podendo se manter um estoque de segurana bem maior do que o utilizado para a Classe A.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 38 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Vamos simplificar os passos (e juro que a ltima vez que vou falar de curva ABC) para que voc possa fazer os exerccios que envolvam clculos sozinhos (na eventualidade de eles surgirem): - Pegue os dados do enunciado e monte uma tabela (gente, por favor, isso pra ser rpido, ento, no precisa ficar enfeitando); - Construa o grfico seguindo a metodologia que eu expliquei aqui: separe os itens com consumo relativo maior em cima, e v descendo conforme os custos relativos caiam. Depois separe mais ou menos nas porcentagens do quadro: 50%, 30% e 20% dos itens da tabela que voc montou. - Interpretar :P. Da pra tirar um monte de concluses da curva ABC, entre as quais as que coloquei na pgina anterior. As que mais interessam para a prova dizem respeito importncia do item, e da ligao que seu custo tem com o estoque de segurana a ser mantido pela empresa. Uma dica que aprendi fazendo a FUVEST: voc no um

supercomputador e nem tem tempo para escrever um tratado sobre o assunto das questes. No fique desesperado quando ver uma questo dessas. Sua concorrncia tem a mesma dificuldade que voc. Simplifique ao mximo seus passos. Tabelas feias feitas no rodap da folha, e mais importante: se as alternativas mostram resultados muito distantes uns dos outros, ARREDONDE OS NMEROS para outros mais fceis de trabalhar. 69,00000587434 69, e se bobear, at 70 :P se isso for facilitar minha vida. Pois bem, acabamos por aqui. Agora voc ver um grupo de questes comentadas, para ver como o assunto costuma aparecer em prova. Temos inclusive questes recentssimas, para provar para voc que o assunto no s simples, como no tem muito o que inventar. Grande abrao.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 39 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Questes Comentadas
Achei umas questes interessantes de outras bancas (lembre-se que, embora a CESPE seja favorita, nada garante que ser ela sua banca). E como tenho predileo por caprichar na aula terica, voc ver que est pronto para resolver qualquer questo de qualquer banca que aparea. 1. CESGRANRIO ANP 2008 A produo de bens requer o processamento de elementos que sero transformados em bens finais ou produto acabado. O petrleo, por exemplo, passa por diversos processos at sua utilizao final por indstrias e lares. Esses elementos que originam e desencadeiam todo o processo de transformao recebem o nome de a) matria em processamento. b) matria em acabamento. c) matria-prima. d) matria acabada. e) matria semi-acabada. Comentrio: Pode haver certa dvida quanto a escolher matria-prima e matria semiacabada, mas o prprio enunciado se refere a elementos que ... originam e desencadeiam todo o processo.... Pois bem, se os elementos que do origem ao processo, ento estamos falando dos elementos mais bsicos que alimentam a produo, ou seja, as matrias-primas, alternativa (c). 2. ESAF 2013 - DNIT Considerando a metodologia ABC de administrao dos estoques, assinale a opo incorreta. a) Uma das aplicaes da metodologia a utilizao da curva como parmetro de informao sobre a necessidade de aquisio de mercadorias. b) Na avaliao dos resultados da Curva, pode se identificar o giro dos itens e o nvel de lucratividade.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 40 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

c) A classificao por meio da curva ABC permite a identificao dos itens de maior importncia que so normalmente de maior nmero. d) A curva ABC tambm pode ser utilizada para a definio de polticas de vendas e o estabelecimento de prioridades. e) A anlise da curva ABC permite a definio dos recursos financeiros investidos na aquisio de estoques. Comentrios: Tranquilssima. A primeira coisa que vemos na definio da classificao ABC (acredito que ir se lembrar dos grficos): Classe A: Itens mais importantes e em menor nmero (Quantidade em geral, em torno de 20% dos itens). Classe B: Itens em situao intermediria (30% dos itens). Classe C: Itens menos importantes e em maior nmero (Quantidade no geral, em torno de 50% dos itens).

Classe A. Representam poucos itens em estoque, mas so mais importantes, porque repondem pelo maior custo monetrio.

Classe B. Quantidade mdia de itens, grau mdio de importncia.


Classe C. Maior nmero de itens, mas de pouca significncia financeira.

O tio j explicou isso hoje: Itens de maior importncia so itens existentes em menor nmero. A classificao construda segundo essa premissa, e tem como propsito identificar os materiais que, por concentrarem grande parte do
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 41 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

investimento da organizao em alguns poucos itens, devem receber ateno redobrada pelo administrador de materiais. Alternativa c). 3. ESAF 2013 - DNIT Um administrador que montar a curva ABC do seu estoque. Recebe do seu gerente uma planilha na qual constam os valores de investimento mensal acumulado de cada item conforme a tabela abaixo. Classifique os itens da curva ABC, considerando os parmetros A=72%, B=17% e C=10%. Assinale a opo correta.

a) A - A - A - A - A - B - B - C - C - C b) A - A - B - B - B - B - C - C - C - C c) A - A - B - B - B - C - C - C - C - C d) A - A - A - B - B - B - C - C - C - C e) A - A - A - A - A - A - A - B - B - C

Comentrios: Sensacional quando a banca d aquela mozinha n :P. A ESAF j colocou os valores que ela deseja utilizar para a classificao ABC. Basta a voc seguir risca o que ela quer.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 42 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Como vimos na aula, este um grfico de frequncia acumulada. Nos exerccios de curva ABC, os itens mais importantes (que representam investimento total mais significativo e concentrado em poucos itens) ficam logo no comeo do tabela. Vamos ao enunciado: a classificao A ser dada aos itens que representem at 72% do investimento acumulado. Isto exatamente igual frequncia acumulada at o item 2. Itens 1 e 2 pertencem classificao A, o que nos deixa j de cara com duas alternativas para chutar (b) e c)). Mas voc no precisa chutar (s se for preguioso). A prxima classificao corresponder aos prximos 17%. Faa as contas: J temos 72 da classificao A. Se somarmos mais 17 da classificao B, temos 90%. Ento, a frequncia acumulada de 90% a nossa prxima fronteira. Os itens 3, 4 e 5 esto com frequncia acumulada at 90%, ento, eles so, com certeza, nossos materiais de classificao B. O material 6, por ultrapassar essa fronteira, j no pode estar mais na classificao B, devendo aparecer na classificao C. Assim, temos a resposta dada pela ESAF, alternativa c) 4. CESPE 2010 DETRAN-ES. No estoque de matria-prima, armazenam-se os itens produzidos que ainda no foram vendidos. Comentrio No estoque de matrias primas esto os materiais recebidos pelos fornecedores e que, no momento adequado, sero utilizados para produo de mercadorias. Os produtos acabados (produzidos) ficam armazenados no depsito Item errado. 5. CESPE 2010 ABIN Agente rea administrativa. No sistema de estocagem livre, apenas os materiais de estocagens especiais so armazenados em local fixo. Comentrio No sistema de estocagem livre os materiais so armazenados sem que se determine locais especficos para isto (vai pondo onde tiver espao), a

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 43 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

exceo para o caso de materiais que demandam uma armazenagem em local fixo, a exemplo dos materiais inflamveis. Item correto. 6. CESPE 2009 SEAD/SES/SE FUNESA Analista. Para o sistema de estocagem livre, a melhor opo de reabastecimento o sistema de reposio peridica, que consiste em disparar o processo de compra quando o estoque de um certo material atinge um nvel previamente determinado. Comentrio O sistema de estocagem livre dificulta o controle de estoque de certo material especfico, pois os materiais esto dispostos livremente conforme os espaos fsicos que vo ficando disponveis. Alm disso, a reposio peridica, como o prprio nome diz, consiste em repor de tempo em tempo um determinado material, independentemente da anlise do seu nvel de estoque. Item errado. 7. CESPE 2009 SEAD/SES/SE FUNESA Analista. A forma centralizada sempre mais vantajosa que a forma descentralizada, medida que facilita o controle sobre os itens do estoque e a execuo de inventrios. Comentrio O sistema de estoque centralizado ter vantagens, mas tambm ter desvantagem em relao ao sistema descentralizado. Embora o sistema centralizado facilite o controle e a execuo de inventrios, o sistema descentralizado tem, por exemplo, a vantagem de colocar os estoques mais prximos ao local em que ser demandado. Uma empresa ao descentralizar seus estoques aproxima os materiais do local em que ser utilizado, algo bastante importante para empresas que possuem filiais. Item Errado. 8 TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo A Anlise ABC uma das formas mais usuais de se examinar estoques. Sobre a Anlise ABC correto afirmar: a) Aos itens mais importantes de todos, segundo a tica do valor ou quantidade, d-se a denominao itens classe A.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 44 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

b) No existe forma totalmente aceita de dizer qual o percentual do total dos itens que pertencem classe A, B, ou C. c) Aos itens menos importantes de todos, segundo a tica do valor ou quantidade, d-se a denominao itens classe C. d) Consiste na verificao, em certo espao de tempo, do consumo do estoque, em valor monetrio ou quantidade. e) Todas as afirmativas esto corretas. Comentrio: tima questo para revisar a matria, embora tambm seja uma tima questo para recorrer. Mas enfim, a resposta certa a letra e). Todos os conceitos apresentados nas alternativas esto corretos. J falamos que os itens da classe A tem importncia maior na metodologia ABC. Tambm vimos que embora exista um parmetro que podemos utilizar para calcular os percentuais dos itens conforme a classe, aquele que utiliza o mtodo livre para escolher a porcentagem que quer usar, desde que no subverta os objetivos da curva (poucos itens correspondem maior parte do valor do estoque) Os itens da Classe C de fato tem menor importncia na classificao. Pelo que eu expliquei na metodologia de calculo da curva, ao desenhar a curva, voc precisar verificar durante um perodo o consumo do estoque, o seu valor e a quantidade dos itens. Assim, todas as alternativas esto corretas. Letra e) 9 CESPE - 2012 - TJ-AL - Tcnico Judicirio - Ao se classificar um almoxarifado com base na classificao ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organizao devem ser includos na(s) classe(s) a) A e C. b) B e C c) A. d) B.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 45 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

e) C. Comentrio: J deu para sacar que a CESPE no muito criativa :P. Eles descreveram, copiando sem medo e vergonha nenhuma, a definio dos itens da Classe C: itens muito volumosos e que agregam pouco resultado para a organizao. No d nem para comentar :P. Alternativa e) 10. CESPE 2010/DETRAN-ES/Assistente Tcnico de Transito. O alto giro dos estoques comumente visto como um fator positivo na administrao de materiais. Comentrio Quanto maior for o giro de estoques de uma empresa, melhor o aproveitamento de seus recursos, e assim, melhor a sua situao patrimonial. Repare na frmula: o item "estoques" o denominador da frmula, ou seja, quanto menor o valor assumido por ele, maior o resultado final (na frmula, o "giro do estoque"), assim, "R" assume valor maior quando "estoques" for um valor pequeno. R= custo de vendas / estoques. Item correto. 11. CESPE 2010/MPS/rea Administrativa. O mtodo da mdia mvel ponderada, utilizado para previso de consumo, atribui pesos iguais aos valores referentes aos perodos de consumo. Comentrio falamos de trs modos de se prever o consumo: o baseado no ltimo perodo, o da mdia mvel e o da mdia mvel ponderada. Quanto mdia mvel ponderada, esta se diz ponderada justamente porque atribui pesos diferentes para determinados perodos analisados. Item errado. CESPE 2009/ANTAQ/Tcnico Administrativo. A respeito de administrao de materiais, julgue os itens subsequentes.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 46 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

12. UEPS (ltimo que entra primeiro que sai) e PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) so mtodos utilizados para realizao de uma avaliao de estoques. Comentrio Questo sem maiores dificuldades de resoluo. A banca poderia tentar confundir os mtodos de previso de consumo com avaliao de estoques, por exemplo. Os mtodos, Mdia, PEPS, UEPS, alm do mtodo do Custo de Reposio, so mtodos de avaliao de estoques. Item correto. 13. Uma vantagem de se adotar a centralizao do processo de compras a obteno de maior controle de materiais em estoque. Comentrio conforme foi destacado na parte terica da aula, o maior controle de materiais justamente uma das vantagens da centralizao do processo de compras. Item correto. CESPE 2009/FHS-ES/Analista Administrativo. Com relao a administrao de materiais, julgue os itens. 14. A forma centralizada de estocagem sempre mais vantajosa do que a forma descentralizada, medida que facilita o controle sobre os itens do estoque e a execuo de inventrios. Comentrio Na administrao de matrias as formas e metodologias apresentaro vantagens e desvantagens. um erro afirmar que algo sempre ser mais vantajoso. Item errado. CESPE 2009/FHS-ES/Analista Administrativo. Com relao a

administrao de materiais, julgue os itens.


Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 47 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

15. So funes dos estoques: garantir o abastecimento de materiais empresa, neutralizando eventuais atrasos no fornecimento ou sazonalidades no suprimento, e proporcionar economia de escala. Comentrio Isto foi citado na parte terica da aula. A questo bastante didtica, trazendo as funes dos estoques. Pode memorizar sem medo. Item correto. 16. CESPE 2009/FHS-ES/Analista Administrativo. Entende-se como custos dos estoques, a soma do custo de armazenamento e o custo de pedido. Comentrio Isto representado pela frmula: Custo dos estoques = custo de armazenamento + custo de pedido. Item correto. CESPE 2009/FHS-ES/Analista Administrativo. No que se refere a administrao de estoques, julgue os seguintes itens. 17. O giro dos estoques representado pela razo entre o valor consumido no perodo pelo valor do estoque mdio no perodo e mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque se renovou. Comentrio A rotatividade de estoques, esta nada mais do que uma avaliao que feita comparando dois nmeros do processo produtivo: o do estoque e o do custo de vendas em perodo (valor consumido). E lembre-se: IMPORTANTE: Quanto maior for o nmero da rotatividade, melhor ser a administrao logstica da empresa, menores sero seus custos e maior ser a sua competitividade. (grifos nossos) Item correto. 18. CESGRANRIO BACEN 2010 Considere as informaes e a tabela a seguir para responder questo. A tabela apresenta o conjunto de itens em estoque

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 48 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

de uma empresa que utiliza a classificao ABC. Os limites assumidos pela empresa so: - maior ou igual a 70% - o item considerado classe A; - entre 11% e 69 % - o item considerado classe B; - menor ou igual a 10% - o item considerado classe C.

Cd do Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Valor Unit (R$) 500,00 50,00 2,50 1,00 20,00 500,00 2.000,00 3.000,00 100,00 10,00 TOTAL

Valor Movimentado Anualmente (R$) 3.000,00 9.000,00 30.000,00 800,00 1.000,00 40.000,00 2.000,00 6.000,00 5.000,00 3.200,00 100.000,00

Os itens classe A so a) 7 e 8. b) 3 e 6. c) 2, 3 e 6. d) 3, 4 e 10. e) 1, 6, 7 e 8. Comentrio: Hora de deixar o tio feliz. Seguindo a metodologia ensinada em aula, voc dever ser capaz de montar a seguinte tabela:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 49 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01


Cd. do Item 6 3 2 8 9 10 1 7 5 4 Valor Unit. (R$) 500 2,5 50 3.000,00 100 10 500 2.000,00 20 1 TOTAL Valor Movimentado Anualmente Critrio (R$) ABC 40.000,00 30.000,00 9.000,00 6.000,00 5.000,00 3.200,00 3.000,00 2.000,00 1.000,00 800 100.000,00 C Menor ou igual a 10% B Entre 11% e 69% A Maior ou igual a 70% Parmetro

Temos, ento, que os itens 6 e 3 esto justamente dentro do parmetro da classe A, de valor igual ou maior do que 70% (somatria de valor maior ou igual a R$70.000,00). Letra b) Aqui vo algumas dicas importantes para que voc no escorregue na casca de banana: - Preste ateno na movimentao financeira dos itens, a no ser que a questo indique expressamente outro critrio. Muitas questes possuem o nmero de itens movimentados e um candidato incauto cair nesta armadilha; - No se esquea de ordenar decrescentemente os itens em relao ao valor total em um perodo. O que importa o quanto o item gerou de movimentao (financeira) no perodo e no o seu valor unitrio. O que gera mais valor, um item de R$ 4.000 e que vendeu uma unidade, ou um item de R$200 que vendeu 30 unidades? (Ainda lembra das borrachas?) - No h o que complicar na hora de separar os itens nas classes A, B e C. Preste ateno, primeiramente separamos os itens do critrio de A, como na questo dada, com valor somado de 70% ou mais. Depois partimos para a prxima classe (entre 11% e 69%), que no em relao ao restante e sim em relao ao todo, o que na questo representaria o intervalo de R$11.000 a R$69.000,00. Muitos candidatos se enrolam nisso, pois acabam pegando o intervalo (11% a 69%),

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 50 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

em relao ao que j foi descontado da classe A, e acabam chegando na resposta errada. - No perca tempo calculando classes que no so solicitadas na questo. Achou a Classe A e a questo s quer isso, esquea o resto :P. - Arredondai meus filhos! 19. CESGRANRIO BACEN 2010 Uma empresa que usa o modelo de reposio contnua na gesto de estoques tem um consumo mdio de um item em estoque de 1.000 unidades por ms e mantm um estoque de segurana de 100 unidades. Supondo que o prazo de entrega, aps a colocao do pedido, de 10 dias teis, que as compras so feitas em lotes de 5.000, e considerando 20 dias teis por ms, qual a quantidade do ponto de pedido? a) 50 b) 500 c) 600 d) 1.000 e) 5.000 Comentrios: esta questo de aplicao da frmula de Ponto de Pedido. Antes de apresentarmos a frmula, temos que saber bem duas variveis que a compem: - Ponto de Pedido (PP) ou Ponto de Ressuprimento (PR) ou Ponto de Encomenda (PE): o nvel de estoque que, ao ser atingido, indica o momento de realizar o pedido para a sua reposio, tendo em vista a demanda que se aproxima. - Estoque de Segurana (ES): o nvel de estoque que corresponde a uma segurana contra imprevistos, sobretudo em termos de atrasos no ressuprimento (alm do tempo previsto), problemas de qualidade do produto pedido, ou aumento de demanda alm do inicialmente previsto.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 51 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Vamos, ento, correo da questo. A frmula do Ponto de Pedido (PP) a seguinte: Ponto do pedido (PP) = Consumo mdio do material X Tempo de Reposio do material+ Estoque Mnimo do material. Segue o quadro dos itens da frmula:
Item da Frmula Definio a quantidade de um determinado produto em estoque que, sempre que atingida, deve gerar um novo pedido de compra. Com esta quantidade, a empresa deve ser capaz de continuar a produzir at que os novos produtos encomendados cheguem justamente o tempo entre o pedido e a chegada do material no almoxarifado. Pode ser chamado tambm de Lead Time. Aqui deve ser levado em considerao o tempo e processamento do pedido, providencias do fornecedor e o prprio recebimento pela empresa Trata-se do estoque adicional, a margem de segurana que a empresa tem para se proteger de atrasos na reposio, ou aumentos imprevistos no consumo a quantidade de produto consumido por unidade de tempo pela empresa. Por isso multiplicamos pelo tempo de reposio.

Ponto de Pedido (PP)

Tempo de Reposio

Estoque Mnimo ou de Segurana (ES) Consumo Mdio

Pela frmula, logo temos a noo de que, ao fazermos um pedido, se a empresa utiliza o estoque de segurana, este deve ser considerado dentro do pedido, j que ela toma precauo para evitar imprevistos no ressuprimento. A questo nos forneceu todos os dados para resolver a questo: Consumo mdio mensal: 1.000 unidades Estoque de Segurana: 100 unidades Tempo de reposio: 10 dias teis

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 52 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

1 ms = 20 dias teis Antes de prosseguirmos, devemos prestar ateno s unidades de tempo. Cuidado para no misturar ms com dias. Veja como ficaria da forma errada:

PP = ES + (Cm x Tr) PP = (100 unidades) + [(1000 unidades/ms) x (10 dias teis)] PP = 100 + 10.000 PP = 10.100 unidades (ERRADO) Agora, no esquecendo de utilizar as mesmas unidades (ou s ms ou s dia): PP = (100 un) + [(1000 un/20 dias teis) x (10 dias teis)] PP = 100 + [50 x 10] = 100 + 500 PP = 600 unidades (CORRETO letra c) 20. CESPE 2010 ABIN Em relao administrao de recursos materiais, julgue o item a seguir. Considere a seguinte situao hipottica. Em um hospital, o mdico de planto, em 13/10/2010 prescreveu o medicamento A para determinado paciente. Em 14/10/2010, um segundo mdico prescreveu, para o mesmo paciente, embora no tenha havido qualquer alterao em seu quadro clnico, o medicamento B, que apresenta a mesma indicao e o mesmo efeito do medicamento A. Nessa situao hipottica, do ponto de vista exclusivo da gesto de materiais, a adoo de apenas um dos medicamentos pelo hospital facilitaria sua normalizao. Comentrio: Do jeitinho que expliquei na aula 00. Quer ver:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 53 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

- Simplificao: consiste em reduzir a grande variedade de itens existentes quando eles tem a mesma finalidade. Por exemplo, se a empresa tem dois materiais que fazem exatamente a mesma coisa, seria bom escolher a penas um deles. Isso facilitar a normalizao. - Normalizao: todo material tem um propsito. Sero descritas todas as suas diversas aplicaes nesta etapa. Pois bem, quando os medicamentos A e B possuem a mesma ao e mesmo resultado, sendo receitados para o mesmo caso clnico, seria interessante que a organizao simplificasse seu estoque, elegendo apenas um dos materiais para atendimento da demanda dos pacientes. Esta etapa a chamada Simplificao. Preste bem ateno: o enunciado descreveu o processo de simplificao. Mas, ao realizar este procedimento, o hospital ter facilitado (foi a palavra usada pela banca) a normalizao do material (descrio de suas caractersticas). Item Certo 21. CESPE - AJ TST/Administrativa/"Sem Especialidade"/2008 Com base nos conceitos e aplicaes relacionados administrao de recursos materiais, julgue o item a seguir. Para trabalhar com estoque mnimo, fundamental conhecer o tempo de reposio, que comea com a constatao da necessidade de reposio e termina com a entrega do material, compreendendo o ciclo de produo do fornecedor. Comentrio: Olha o pedao do quadro de novo:
Item da Frmula Definio justamente o tempo entre o pedido e a chegada do material no almoxarifado. Pode ser chamado tambm de Lead Time. Aqui deve ser levado em considerao o tempo e processamento do pedido, providencias do fornecedor e o prprio recebimento pela empresa
www.estrategiaconcursos.com.br

Tempo de Reposio

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 54 de 70

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

E desse jeito mesmo que a CESPE ensinou: comea com a constatao da necessidade de reposio e termina com a entrega do material, compreendendo o ciclo de produo do fornecedor. Item Certo 22. CESPE 2012 CAMARA DOS DEPUTADOS DE ALAGOAS TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO Julgue o item seguinte, relativo classificao de materiais, gesto de estoques e compras. Em perodos inflacionrios elevados e duradouros, o mtodo de avaliao de estoques mais indicado o PEPS (FIFO). Comentrio: questo excelente para concurso de Fiscal :P. Quando o enunciado sugere que haveria um mtodo mais indicado, est querendo que voc aponte o mtodo que, se adotado, resulte em maior Custo de Mercadoria Vendida e menor Lucro apurado pela empresa. Relaxa que isto s uma artimanha contbil :P. A empresa no est tendo menos lucro, apenas apurando menos lucro, e assim, recolhendo menos Imposto de Renda. Os perodos inflacionrios de preos so caracterizados por pocas na qual o preo das mercadorias aumenta ao longo do tempo Veja a tabela abaixo:

No dia 01/01/2012, compramos mercadorias por R$ 1,00, e no dia 03/02/2012, por R$ 1,50.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 55 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Vamos supor (e vou simplificar bastante a coisa aqui) que minha organizao venda 2 unidades do referido bem. Se adotarmos o mtodo PEPS, o custo da mercadoria vendida (CMV, que no nosso exemplo, ser to somente o custo de entrada do bem) ser de R$ 2,00 (pois estaria vendendo as primeiras unidades do estoque). Porm, se adotarmos o mtodo UEPS, a organizao vender as unidades mais recentes, apurando CMV de R$ 3,00. Quando a empresa for fechar o balano, ela far: Vendas Custo da Mercadoria Vendida = Lucro apurado na operao. Como o Imposto de Renda incide sobre o acrscimo patrimonial, se a empresa utilizar o mtodo UEPS, estar aumentando o valor do CMV na equao, e assim, reduzindo a carga tributria. S que a Receita Federal no aceita este mtodo de apurao, razo pela qual, estamos tratando aqui apenas de teoria. Item Errado. 23. CESPE 2012 CAMARA DOS DEPUTADOS DE ALAGOAS TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO Considere que um item de determinado estoque seja consumido na mdia de 15 unidades por ms e que o tempo de reposio desse item seja de dois meses. Nessa situao hipottica, dada a necessidade de se garantir o estoque mnimo para dois meses de consumo, o ponto de pedido ser igual a 60. Comentrio: Apliquemos a frmula meus caros: Ponto do pedido (PP) = Consumo mdio X Tempo de Reposio + Estoque Mnimo Para Consumo Mdio = 15 por ms

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 56 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Tempo de Reposio = 02 meses (unidade de tempo igual a do consumo mdio, ento, no h necessidade de converso) Estoque Mnimo = o enunciado quer margem de dois meses. Como se consomem 15 unidades por ms, o estoque mnimo precisa ser de 30 unidades. PP = 15 x 2 + 30 = 60 unidades Tranquilssimo. Item Certo CESPE 2012 TJ TRE RJ REA ADMINISTRATIVA Acerca da administrao de recursos materiais e patrimoniais, julgue o item a seguir. 24. Para a construo da curva ABC dos itens de estoque, so necessrios os seguintes dados: os consumos dos itens e os respectivos preos de aquisio ou preos mdios devidamente corrigidos para uma mesma data. Comentrio: J falamos da curva ABC na aula, e at de seu detalhamento. Preste ateno ao que foi necessrio: precisvamos saber o preo de aquisio dos itens e seu consumo (para estabelecer a importncia relativa de cada item, considerando seus totais). Agora o que talvez voc no soubesse, e vai descobrir agora: se no for vivel apurar o preo de aquisio de cada item individualmente, utilizamos o preo mdio. Imagine se fossemos apurar o custo unitrio de cada um dos 500.000 parafusos adquiridos pela organizao desde 1999. Seria uma zona :P. Alias, mencionei isso l em cima: os mtodos PEPS, UEPS e Custo Mdio existem justamente para chegarmos em uma aproximao do preo do item, sem tanto esforo. Item Certo. 25. O sistema de duas gavetas para controle de estoques um mtodo simplificado do sistema de reposies peridicas. Comentrios: No confundamos as coisas. O sistema das reposies peridicas, como ns j vimos em aula, busca estabelecer intervalos temporais rigorosamente iguais entre as reposies. O sistema das duas gavetas um mtodo bem mais simples, que simplesmente enche duas gavetas de materiais e, assim que a primeira esvazia, comeamos a pegar materiais da segunda :P (professores de
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 57 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

cursinho tem de ver as coisas com um pouco mais de singeleza, se achou que fui muito simples aqui, pode voltar no tpico da aula que est BEM mais completo). Olha aqui: Reposies Peridicas

Duas Gavetas

Gaveta A (estoque normal de atendimento)

Gaveta B (estoque reserva + estoque de segurana)

Item Errado. 26. Os materiais processados ao longo das diversas sees que compem o processo produtivo da empresa so denominados matrias-primas. Comentrio: Lembrai-vos das definies da Aula 00: Matrias-primas so aqueles materiais que normalmente so obtidos dos chamados fornecedores, so aqueles materiais bsicos e necessrios para o processo produtivo, seu volume est diretamente ligado quantidade de produtos acabados. Materiais em processamento So aqueles que j no so mais matrias-primas, mas que ainda no so um produto acabado, so materiais que
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 58 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

ainda esto sendo utilizados na confeco de produtos, esto em uma fase intermediria, e desta forma, j no se encontram no almoxarifado. Materiais semiacabados So aqueles que esto em um estgio um pouco mais avanado do que os materiais em processamento, esto parcialmente acabados, faltam poucas etapas do processo produtivo para tornarem-se produtos acabados. Materiais acabados (ou componentes) So peas isoladas que sero componentes do produto final. Produtos acabados So aqueles que j passaram por todo processo produtivo, esto prontos e acabados. So os produtos que so oferecidos aos clientes. A partir do momento que o material entra na cadeia produtiva da empresa, para fins de ARM, ele no mais matria-prima, podendo corresponder a qualquer um dos trs estgios seguintes: Materiais em processamento, Materiais semiacabados e Materiais acabados (ou componentes). Item Erado 27. CESPE 2012 TJ TRE RJ REA ADMINISTRATIVA A respeito de estocagem, distribuio e transporte de materiais, julgue o item que se segue. Uma empresa necessita estocar 30.000 caixas de determinado item em pallets. Considerando-se que cada pallet comporte apenas 50 caixas e que cada posio do almoxarifado possua dois pallets, correto afirmar que sero necessrias 300 posies para a estocagem das caixas. Comentrio: Eu bem que podia ter colocado esta questo na aula seguinte. Mas acredito que voc est com a cabea fresca com nmeros nesta aula (e provavelmente s nessa :P). pura conta meu filho: Cada pallet comporta 50 caixas e eu tenho 30.000 delas. Vamos descobrir quantos pallets preciso: 30.000/50 = 600 pallets.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 59 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Muito bem. Chamaremos de posies o espao ocupado no cho pelas pilhas (desconsiderando o espao areo). Por exemplo: se eu pudesse empilhar os 600 pallets em uma nica pilha, eles ocupariam a mesma posio. Pena que eu no posso :P. Conforme o enunciado especificou, cada posio comporta dois pallets: 600/2 = 300 posies. Item Certo. 28. CESGRANRIO 2010 BACEN O departamento de administrao de materiais de uma empresa recebeu 5.000 requisies no ano de 2009, sendo que cada requisio teve uma mdia de 1,8 itens. Sabendo que 7.650 itens foram entregues dentro do prazo, qual foi o nvel de servio de atendimento do departamento, em percentual? (Obs: use arredondamento para uma casa decimal) a) 90,0% b) 85,0% c) 80,0% d) 65,4% e) 55,5% Comentrios: Mais uma questo de pura matemtica. Se a organizao foi demandada em 5.000 requisies no ano, e cada requisio teve mdia de 1,8 itens, ento, no total foram (5.000 x 1,8 itens) = 9.000 itens requisitados. Vamos frmula vista em aula:

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 60 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

Se 7.650 itens foram entregues no prazo, ento so 7.650 do total de 9.000, o que d a razo de (7.650 / 9.000) = 0,85 ou 85%. Resposta: letra b. 29. CESGRANRIO PETROBRS 2011 Sabe-se que a poltica de reposio de estoque adotada para um item o sistema de reviso peridica. O consumo mdio dirio de 20 unidades, e pode ser considerado estvel. O lead-time de entrega do fornecedor de 5 dias. Se o saldo atual em estoque de 200 unidades, o nvel mximo de estoque de 300 unidades, e a prxima reviso ocorre dentro de 3 dias, qual deve ser o tamanho, em unidades, do prximo lote de fornecimento? a) 100 b) 150 c) 160 d) 200 e) 240 Comentrio: o sistema de reviso peridica de estoques consiste na reviso do nvel de estoques em intervalos de tempo fixos, sendo que, a cada reviso, um pedido feito de modo a recompor o estoque a um nvel desejado. Na questo dada, a reviso dos estoques ser em 3 dias, sendo que nesta data ser feito um pedido para recompor o estoque para o nvel de 200 unidades ( o nvel ideal adotado pela organizao). Temos que considerar que o estoque diminui com o tempo (20 unidades consumidas por dia), desde os 3 dias antes da reviso, at o fim dos 5 dias seguintes ao da reviso, para a entrega pelo fornecedor (8 dias de estoques consumidos, para os quais devemos planejar a frente). Vejamos a evoluo do estoque: Dados fornecidos: - consumo mdio dirio: 20 unidades/dia
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 61 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

- saldo atual do estoque: 200 unidades - estoque mximo: 300 unidades - prxima reviso do estoque: em 3 dias

1 1 dia 2 dia

3 dia

4 4 dia 5 dia

5 6 dia

6 7 dia

7 8 dia

8 9dia

Estoque: 200

180

160

=reviso e pedido de reposio a 200 140

Lead time de entrega = 5 dias 120 100 80 60 40

Entrega 200

Veja, ento, que o pedido junto reviso peridica deve ser de 160 unidades, pois, como o lead time de entrega de 5 dias, ao final do 5 dia, o estoque ser de 40 unidades. E, para completar o estoque ideal de 200 unidades, bastar um pedido de 160. Letra c) 30. CESPE 2009/ANATEL/Tcnico Administrativo. H relao diretamente proporcional entre o custo de armazenagem e a quantidade de produtos existente em estoque. No entanto, quando o estoque estiver zerado, ainda assim haver um mnimo de custo de armazenagem. Comentrio O espao fsico ocioso de uma empresa e o maquinrio de movimentao de materiais geram custos de manuteno, deste modo, mesmo que o estoque esteja zerado haver um custo mnimo de armazenagem. Item correto. 31 FGV - 2010 - CAERN - Engenheiro de Produo Uma das qualidades do JIT a) o aumento gradual dos estoques b) sempre produzir mais que a demanda c) poder se adaptar facilmente produo diversificada de produtos d) a otimizao de todo o sistema de manufatura.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 62 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

e) poder criar lead times cada vez mais extensos. Comentrio: Questo dada de graa :P. Ns vimos isto em gerenciamento de estoques. O JIT busca diminu-los a zero, e isto s ser possvel com a otimizao de todo o sistema de manufatura. Letra d)

Questes Propostas (Sem Comentrios)


1. CESGRANRIO ANP 2008 A produo de bens requer o processamento de elementos que sero transformados em bens finais ou produto acabado. O petrleo, por exemplo, passa por diversos processos at sua utilizao final por indstrias e lares. Esses elementos que originam e desencadeiam todo o processo de transformao recebem o nome de a) matria em processamento. b) matria em acabamento. c) matria-prima. d) matria acabada. e) matria semi-acabada. 2. ESAF 2013 - DNIT Considerando a metodologia ABC de administrao dos estoques, assinale a opo incorreta. a) Uma das aplicaes da metodologia a utilizao da curva como parmetro de informao sobre a necessidade de aquisio de mercadorias. b) Na avaliao dos resultados da Curva, pode se identificar o giro dos itens e o nvel de lucratividade. c) A classificao por meio da curva ABC permite a identificao dos itens de maior importncia que so normalmente de maior nmero. d) A curva ABC tambm pode ser utilizada para a definio de polticas de vendas e o estabelecimento de prioridades.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 63 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

e) A anlise da curva ABC permite a definio dos recursos financeiros investidos na aquisio de estoques. 3. ESAF 2013 - DNIT Um administrador que montar a curva ABC do seu estoque. Recebe do seu gerente uma planilha na qual constam os valores de investimento mensal acumulado de cada item conforme a tabela abaixo. Classifique os itens da curva ABC, considerando os parmetros A=72%, B=17% e C=10%. Assinale a opo correta.

a) A - A - A - A - A - B - B - C - C - C b) A - A - B - B - B - B - C - C - C - C c) A - A - B - B - B - C - C - C - C - C d) A - A - A - B - B - B - C - C - C - C e) A - A - A - A - A - A - A - B - B - C

4. CESPE 2010 DETRAN-ES. No estoque de matria-prima, armazenam-se os itens produzidos que ainda no foram vendidos. 5. CESPE 2010 ABIN Agente rea administrativa. No sistema de estocagem livre, apenas os materiais de estocagens especiais so armazenados em local fixo.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 64 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

9 CESPE - 2012 - TJ-AL - Tcnico Judicirio - Ao se classificar um almoxarifado com base na classificao ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organizao devem ser includos na(s) classe(s) a) A e C. b) B e C c) A. d) B. e) C. 10. CESPE 2010/DETRAN-ES/Assistente Tcnico de Transito. O alto giro dos estoques comumente visto como um fator positivo na administrao de materiais. CESPE 2009/ANTAQ/Tcnico Administrativo. A respeito de administrao de materiais, julgue os itens subsequentes. 12. UEPS (ltimo que entra primeiro que sai) e PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) so mtodos utilizados para realizao de uma avaliao de estoques. CESPE 2009/FHS-ES/Analista Administrativo. Com relao a

administrao de materiais, julgue os itens. 15. So funes dos estoques: garantir o abastecimento de materiais empresa, neutralizando eventuais atrasos no fornecimento ou sazonalidades no suprimento, e proporcionar economia de escala. 16. CESPE 2009/FHS-ES/Analista Administrativo. Entende-se como custos dos estoques, a soma do custo de armazenamento e o custo de pedido. CESPE 2009/FHS-ES/Analista Administrativo. No que se refere a administrao de estoques, julgue os seguintes itens.

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 65 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

17. O giro dos estoques representado pela razo entre o valor consumido no perodo pelo valor do estoque mdio no perodo e mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque se renovou. 18. CESGRANRIO BACEN 2010 Considere as informaes e a tabela a seguir para responder questo. A tabela apresenta o conjunto de itens em estoque de uma empresa que utiliza a classificao ABC. Os limites assumidos pela empresa so: - maior ou igual a 70% - o item considerado classe A; - entre 11% e 69 % - o item considerado classe B; - menor ou igual a 10% - o item considerado classe C.

Cd do Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Valor Unit (R$) 500,00 50,00 2,50 1,00 20,00 500,00 2.000,00 3.000,00 100,00 10,00 TOTAL

Valor Movimentado Anualmente (R$) 3.000,00 9.000,00 30.000,00 800,00 1.000,00 40.000,00 2.000,00 6.000,00 5.000,00 3.200,00 100.000,00

Os itens classe A so a) 7 e 8. b) 3 e 6. c) 2, 3 e 6. d) 3, 4 e 10. e) 1, 6, 7 e 8.


Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 66 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

19. CESGRANRIO BACEN 2010 Uma empresa que usa o modelo de reposio contnua na gesto de estoques tem um consumo mdio de um item em estoque de 1.000 unidades por ms e mantm um estoque de segurana de 100 unidades. Supondo que o prazo de entrega, aps a colocao do pedido, de 10 dias teis, que as compras so feitas em lotes de 5.000, e considerando 20 dias teis por ms, qual a quantidade do ponto de pedido? 20. CESPE 2010 ABIN Em relao administrao de recursos materiais, julgue o item a seguir. Considere a seguinte situao hipottica.

Em um hospital, o mdico de planto, em 13/10/2010 prescreveu o medicamento A para determinado paciente. Em 14/10/2010, um segundo mdico prescreveu, para o mesmo paciente, embora no tenha havido qualquer alterao em seu quadro clnico, o medicamento B, que apresenta a mesma indicao e o mesmo efeito do medicamento A. Nessa situao hipottica, do ponto de vista exclusivo da gesto de materiais, a adoo de apenas um dos medicamentos pelo hospital facilitaria sua normalizao. 21.CESPE - AJ TST/Administrativa/"Sem Especialidade"/2008 Com base nos conceitos e aplicaes relacionados administrao de recursos materiais, julgue o item a seguir. Para trabalhar com estoque mnimo, fundamental conhecer o tempo de reposio, que comea com a constatao da necessidade de reposio e termina com a entrega do material, compreendendo o ciclo de produo do fornecedor. 22. CESPE 2012 CAMARA DOS DEPUTADOS DE ALAGOAS TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO Julgue o item seguinte, relativo classificao de materiais, gesto de estoques e compras. Em perodos inflacionrios elevados e duradouros, o mtodo de avaliao de estoques mais indicado o PEPS (FIFO).

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 67 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

23. CESPE 2012 CAMARA DOS DEPUTADOS DE ALAGOAS TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO Considere que um item de determinado estoque seja consumido na mdia de 15 unidades por ms e que o tempo de reposio desse item seja de dois meses. Nessa situao hipottica, dada a necessidade de se garantir o estoque mnimo para dois meses de consumo, o ponto de pedido ser igual a 60. CESPE 2012 TJ TRE RJ REA ADMINISTRATIVA Acerca da administrao de recursos materiais e patrimoniais, julgue o item a seguir. 24. Para a construo da curva ABC dos itens de estoque, so necessrios os seguintes dados: os consumos dos itens e os respectivos preos de aquisio ou preos mdios devidamente corrigidos para uma mesma data. 25. O sistema de duas gavetas para controle de estoques um mtodo simplificado do sistema de reposies peridicas. 26. Os materiais processados ao longo das diversas sees que compem o processo produtivo da empresa so denominados matrias-primas. 27. CESPE 2012 TJ TRE RJ REA ADMINISTRATIVA A respeito de estocagem, distribuio e transporte de materiais, julgue o item que se segue. Uma empresa necessita estocar 30.000 caixas de determinado item em pallets. Considerando-se que cada pallet comporte apenas 50 caixas e que cada posio do almoxarifado possua dois pallets, correto afirmar que sero necessrias 300 posies para a estocagem das caixas. 28. CESGRANRIO 2010 BACEN O departamento de administrao de materiais de uma empresa recebeu 5.000 requisies no ano de 2009, sendo que cada requisio teve uma mdia de 1,8 itens. Sabendo que 7.650 itens foram entregues dentro do prazo, qual foi o nvel de servio de atendimento do departamento, em percentual? (Obs: use arredondamento para uma casa decimal) a) 90,0%
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 68 de 70 www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

b) 85,0% c) 80,0% d) 65,4% e) 55,5% 29. CESGRANRIO PETROBRS 2011 Sabe-se que a poltica de reposio de estoque adotada para um item o sistema de reviso peridica. O consumo mdio dirio de 20 unidades, e pode ser considerado estvel. O lead-time de entrega do fornecedor de 5 dias. Se o saldo atual em estoque de 200 unidades, o nvel mximo de estoque de 300 unidades, e a prxima reviso ocorre dentro de 3 dias, qual deve ser o tamanho, em unidades, do prximo lote de fornecimento? a) 100 b) 150 c) 160 d) 200 e) 240 30. CESPE 2009/ANATEL/Tcnico Administrativo. H relao diretamente proporcional entre o custo de armazenagem e a quantidade de produtos existente em estoque. No entanto, quando o estoque estiver zerado, ainda assim haver um mnimo de custo de armazenagem. 31 FGV - 2010 - CAERN - Engenheiro de Produo Uma das qualidades do JIT a) o aumento gradual dos estoques b) sempre produzir mais que a demanda c) poder se adaptar facilmente produo diversificada de produtos

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 69 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Administrao de Recursos Materiais para o MPU

Teoria e exerccios comentados Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Aula 01

d) a otimizao de todo o sistema de manufatura. e) poder criar lead times cada vez mais extensos. Gabarito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 C C C E C E E E E C 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 E C C E C C C B C C 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 C E C C E E C B C C D

Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini Pgina 70 de 70

www.estrategiaconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen