Sie sind auf Seite 1von 9

A ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO BSICO NA ESCOLA E NA INTERNET

Giomara Gomes Rocha Machado(*) Robrio Pereira Barreto(**)

RESUMO Este artigo consiste na base de um planejamento para a construo do trabalho monogrfico do final da graduao em Letras e, ao mesmo tempo, solidifica o meu desejo em dar continuidade s investigaes iniciadas no campo da lingustica textual, buscando observar a produo de textos de alunos em sala de aula e em ambientes no formais como a internet (hipertextos). A metodologia utilizada para este estudo de base etnometodolgica, pois a mesma considera que a realidade socialmente construda pelos sujeitos esta presente na vivncia cotidiana e a partir da, podemos compreender as construes sociais que permeiam nossas conversas, nossos gestos, nossa comunicao. A fim de situar o leitor, se faz necessrio um estudo sobre o surgimento da escrita e sua evoluo, seu papel na formao do sujeito, seu uso dentro das tecnologias intelectuais, o hipertexto, o internets, que so os usos de abreviaes necessrias por se tratar de uma comunicao que requer agilidade. Palavras-chave: Escrita, hipertexto, internets.

Este artigo consiste na base de um planejamento para a construo do trabalho monogrfico do final da graduao em Letras e, ao mesmo tempo, solidifica o meu desejo em dar continuidade s investigaes iniciadas no campo da lingustica textual, buscando observar a produo de textos de alunos em sala de aula e em ambientes no formais como a internet (hipertextos). Diante do acentuado uso das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) e Tecnologias Intelectuais (TI) Weblog, Chat, Orkut, MSN e pela constatao do fato de que os estudantes fazem uso destas redes sociais, acredito ser importante a investigao sobre a escrita desses sujeitos nestes ambientes informais e, contudo, relacionar com suas produes textuais realizadas na escola, observando se a escrita realizada na internet influencia e at que ponto ela poder influenciar a escrita realizada na escola.

(*)

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras e Literaturas de Lngua Portuguesa, 7 semestre da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VXI, Irec BA.
(**)

Professor-orientador, doutorando em Educao, Linha 2 Linguagem, Filosofia e Prxis Pedaggica (FACED/ UFBA). Formao docente, Currculo e Tecnologias intelectuais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB Campus I, Salvador BA). Tcnico administrativo educacional do CEFAPRO/SEDUC/MT Polo Tangar da Serra MT.

VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011

A metodologia utilizada para este estudo de base etnometodolgica, pois a mesma considera que a realidade socialmente construda pelos sujeitos est presente na vivncia cotidiana e a partir da, podemos compreender as construes sociais que permeiam nossas conversas, nossos gestos, nossa comunicao. A princpio far-se- necessrio uma leitura aprofundada dos textos tericos, para s futuramente ter subsdios para a pesquisa de campo.

O SURGIMENTO DA ESCRITA A escrita nasce da necessidade de o homem se comunicar atravs de registros os quais so possibilitados pela tecnologia intelectual, escrita. Na pr-histria essa comunicao era feita atravs de desenhos feitos em cavernas, para alguns escritores esta ainda no era considerada escrita, pois no havia organizao. A inveno da escrita deu-se em momentos distintos e em diversos lugares no mundo e, segundo algumas fontes, foi na antiga Mesopotmia quatro milnios a.C., pelos sumrios,1 que a escrita foi elaborada. Os sumrios usavam o sistema de escrita para ajudar na memorizao e contabilizao dos seus bens.Depois de ter servido de notao lngua dos sumrios que viviam na mesopotmia nos milnios IV e III antes da nossa era, a escrita se propagou em toda a sia anterior, onde se tornou o meio de expresso de lnguas diversas (Higounet, 2003, p. 29). Segundo o autor, a escrita dos sumrios, neste momento, era considerada semipictogrfico, ou seja, havia ali um quase reconhecimento do objeto representado pelos sinais. Logo depois a escrita semipictogrfica veio a se transformar em cuneiforme,2 o mais antigo sistema de escrita que se tem registro, esses eram gravados em placas de argila. Com a evoluo, surge no Antigo Egito a escrita hieroglfica 3. Os hierglifos eram sinais sagrados gravados (do grego hieros, sagrado, e glyphein, gravar) que os egpcios consideravam ser a fala dos deuses (Higounet, 2003, p. 37). Os egpcios tambm faziam uso de outra forma de escrita, a hiertica, esta era utilizada pelos sacerdotes e mais tarde cedeu lugar demtica.4
A escrita demtica (do grego demos o povo) se constituiu no incio do primeiro milnio a.C., a partir da escrita hiertica. Seu sistema o mesmo usado pela escrita hieroglfica, mas sua grafia simplificada para se obter rapidez e suas ligaduras juntando entre si os sinais tornam sua leitura mais difcil [...] (Higounet, 2003, p. 42).

1 2 3 4

Povo de origem desconhecida que se fixou na regio da Baixa Mesopotmia entre 3200 e 2800 a.C. Cuneiforme em forma de cunho. Desenhos e smbolos que representavam idias, conceitos e objetos. Os hierglifos eram juntados, formando textos. Muito utilizada no Antigo Egito para relatar assuntos do cotidiano.
2

VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011

Mais tarde surge o alfabeto romano, no qual havia somente letras maisculas, estas eram escritas nos pergaminhos, com hastes de bambu ou penas de aves. Destarte, no decorrer da histria da escrita vo surgindo modificaes, novos povos, nova forma de escrita, criou-se ento o Uncial5, este resistiu at o sculo VIII e foi muito utilizado nas escrituras da bblia. Nesse tempo, estas escritas eram consideradas no-alfabticas. Entre as escritas no-alfabticas se encontra a cuneiforme e hieroglfica, anteriormente citadas e tambm a chinesa, esta conservada e atualmente em uso. A escrita chinesa segundo Higounet, atualmente usado por um quito da populao do globo (Higounet, 2003, p.48). , no entanto, com o surgimento do alfabeto, que surgem as escritas alfabticas e segundo o autor, foi durante a segunda metade do segundo milnio a.C. que os fencios elaboraram o alfabeto (Higounet, 2003, p.65), este deu origem a todos os alfabetos atuais. Como escrita alfabtica temos a rabe, as indianas, as rnicas dentre outras. Mais tarde surge ento o alfabeto grego, este sem dvida, foi de extrema importncia para a histria da nossa escrita, pois os gregos incorporaram neste alfabeto alguns sons voclicos.
A importncia do alfabeto grego capital na histria da nossa escrita e da civilizao. Alm de ter servido para notar a mais rica lngua de cultura do mundo antigo e de ter transmitido a mensagem de um pensamento incomparvel, ele foi tambm o intermedirio ocidental entre o alfabeto semtico e o alfabeto latino, intermedirio no apenas histrico, geogrfico e grfico, mas estrutural, pois foram os gregos os primeiros a ter a ideia da notao integral e rigorosa das vogais (Higounet, 2003, p. 87).

Por fim e para encerrar a primeira e longa fase da histria da nossa escrita, surge o alfabeto latino por volta do sculo I a.C., este composto por vinte e trs letras e, segundo Higounet foi o alfabeto grego ocidental responsvel pelo surgimento do alfabeto latino. A partir da vo sendo aperfeioadas, sofrendo algumas modificaes at chegar ao modelo que temos hoje.

O PAPEL DA ESCRITA NA FORMAO DO SUJEITO Conforme j mencionado antes, a escrita surge da necessidade de o homem se comunicar, hoje ressaltamos sua importncia na formao do sujeito, pois sabemos que a escrita possibilita interao das mais variadas culturas. Ao se falar de formao do sujeito, entende-se que no existe um sujeito universal, e de acordo com as teorias marxistas, tornamo-nos sujeitos a partir das relaes sociais que estabelecemos com o mundo.

uma grafia particular dos alfabetos latino e grego, utilizada a partir do sculo III ao sculo VIII nos manuscritos, pelos amanuenses latinos e bizantinos.
VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011 3

O homem produto do meio, e partindo desse pressuposto, inferimos que a escola seja uma das instncias responsvel no processo de formao desse sujeito. Destarte, quando a criana vai para a escola, ela j tem um conhecimento da lngua falada, portanto neste momento a escola passa ser responsvel pelo desenvolvimento intelectual do sujeito, agindo sobre ele no processo de escrita. atravs lngua oral ou escrita que o homem age sobre o outro, externa seu pensamento, influencia e se deixa influenciar pela ao da linguagem do outro. Assim, a escrita desde seu surgimento vem passando por grandes transformaes, criaramse tecnologias que vieram favorecer o surgimento de novos modos de leitura e escrita e, a escola tem que est preparada para receber essas tecnologias e a partir da fazer um bom uso para que estas venham ajudar na aprendizagem do cdigo escrito dos seus alunos. A partir das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs), surgem novos caminhos que vem beneficiar nesse aprendizado, o hipertexto6 um exemplo, pois vai alm do texto tradicional, possibilitando ao sujeito uma nova forma de leitura e escrita, ele ao mesmo tempo leitor, autor e co-autor de textos diversos, podendo esses textos serem usados coletivamente e, por sua vez esto sujeitos a modificaes. Vejamos um exemplo no quadro 1:

Segundo Barthes citado por Freitas trata-se de um texto composto de blocos de palavras ou de imagens, conectados eletronicamente, conforme mltiplos percursos, numa textualidade
6

o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informao na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se d atravs de referncias especficas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011 4

sempre aberta e infinita (Freitas, 2006. p. 40). um texto a partir do qual o leitor tem a possibilidade de escolher o caminho que mais lhe interesse, quebrando as normas do texto tradicional onde no haveria essa possibilidade de escolha, pois o percurso do texto tradicional fixo. fundamental que a escola e principalmente os professores de lngua materna, incentive seus alunos a tambm usarem os hipertextos, desenvolver sua criatividade, sua capacidade de adaptao, leitura e escrita, e isso de fato mais fcil para os adolescentes pois nasceram em meio a um mundo globalizado onde tudo gira em volta das tecnologias, sobretudo a internet.

A ESCRITA NA SOCIEDADE CONTEMPORNEA A escrita em ambiente digital surge da necessidade de o homem se comunicar de modo rpido e instantneo, e esta foi uma das maiores invenes da humanidade no ltimo sculo. Para nos comunicar usamos os gneros textuais, seja numa conversa formal ou informal, com o avano das tecnologias esses gneros veem perdendo lugar para os tecnolgicos, ou seja, as comunicaes que antes fazamos por carta, hoje utilizamos o e-mail, o bilhete foi substituido pelo scrap. Na sociedade contempornea em que vivemos, o papel da internet muito importante, mas segundo Bisognin a comunicao uma das suas principais funcionalidades. Segundo o autor
A internet um novo ambiente de enunciao cultural, com mltiplas linguagens, possibilidades de interaes, velocidades acelerada de informao e estrutura multimiditica. Ela suscita e expressa um ambiente de comunicao diferenciado. Isso pode ser percebido at nas formas de escrever utilizadas pelos internautas, principalmente pelos jovens, na comunicao eletrnica: interferem sobre a escrita culta padro para interagir [...] Aparentemente h uma forma especfica de comunicao utilizada em relao com a lngua materna culta (Bisognin, 2009).

A internet vem favorecer ao usurio uma nova forma de escrita e, preocupados com isso, alguns estudiosos acreditam que a escrita feita na internet, vem prejudicar a escrita padro, a norma culta da lngua portuguesa, porm esquecem que mesmo em ambientes virtuais, a escrita vem sendo desenvolvida, mesmo no agradando a muitos estudiosos e principalmente aos gramticos. A internet possibilita ao navegador ser ao mesmo tempo leitor e autor/co-autor de vrios textos, destarte, Lvy nos chama a ateno para essas novas formas de leitura e escrita, segundo ele, nos hipertextos no mais o leitor que se desloca nas prateleiras de bibliotecas e livrarias, mas o texto que se desloca e desdobra-se a vontade do leitor (Freitas et alii 2006. p. 35 apud Lvy (1996)). Surge ento uma inquietao; sendo a gramtica uma referncia de escrita correta, poderia a escrita nos hipertextos interferir na escrita da escola? Emlio Pagotto diz, que ao contrrio do que

VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011

pensamos, a internet trouxe a escrita de volta, ou seja, atravs das TICs, ela trouxe os jovens para dentro do universo da escrita, pois, segundo ele a mesma vinha se perdendo desde a dcada de 1970 (Programa Login TV Cultura). Foi portanto, com o avano das Tecnologias de Comunicao e Informao - TICs e com ela as Tecnologias Intelectuais TI (Orkut, Weblog, Twitter e, Chat), que surgiu entre os jovens uma nova forma de comunicao, o internets ou segundo Costa estilo on-line. O internets uma linguagem/cdigo escrito utilizado pelos internautas no ambiente virtual com o intuito de agilizar a comunicao no ambiente virtual, principalmente em sites de relacionamentos. Para Bisognin (2009, p. 8) "o internets uma recriao grfica das lnguas escrita e falada preexistentes, enriquecida com representaes e simbologias", com o intuito de agilizar a comunicao no ambiente virtual, principalmente em sites de relacionamentos. Como j fora dito por Saussure, a linguagem um fator social, no obstante, para os jovens internautas a escrita a representao da linguagem, pois os mesmo se identificam com seus grupos a partir da sua linguagem/escrita, que , portanto, a representao da fala. Por tanto, a modalidade de linguagem utilizada pelos jovens na Internet no contraria Saussure quando ele diz que a lngua um sistema de signos que exprimem ideias (Bisongin 2009, p.23, citando Sassure 2004, p. 24), pois conhecendo os ambientes virtuais, vivenciando novas experincias, interagindo com pessoas das mais variadas localidades e faixas etrias, que os sujeitos vo expor as suas ideias e seus pensamentos.

O USO DO INTERNETS H uma grande preocupao quanto ao uso de abreviaes na escrita formal, pois, muitos acreditam que a internet veio desestruturar a escrita feita pelos jovens na escola, no se lembrando que desde sculos a.C., esta era uma forma de economizar tempo, papiro, pergaminho dentre outros materiais utilizados para escrever. Na sociedade globalizada em que vivemos essa nova forma de escrita recebe o nome de internets, como vimos acima, "o internets uma recriao grfica das lnguas escrita e falada preexistentes, enriquecida com representaes e simbologias" (Bisognin, 2009, p. 8). A comunicao via internet requer agilidade, por isso se faz necessrio o uso das abreviaes. No se abrevia mais para economizar o papel, menos caro e agora menos raro que o pergaminho, continua-se a abreviar para obter rapidez, cada um segundo sua imaginao. (Higounet, 2003, p. 166). Sendo a escrita uma representao grfica do discurso, no ambiente virtual no diferente, pois, segundo Barreto e Baldinotti (2005, p. 25), emissor e receptor
VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011 6

negociam um com o outro o cdigo e o sentido que as palavras devem assumir durante o ato lingustico-comunicativo. Os mesmos autores citam Jacobson
Existe, pois, na combinao de unidades lingusticas, uma escala ascendente de liberdade. Na combinao de traos distintivos em fonemas, a liberdade individual do que fala nula; o cdigo j estabeleceu todas as possibilidades que podem ser utilizadas na lngua em questo. A liberdade de combinar fonemas em palavras est circunscrita; est limitada situao marginal de criao de palavras... Ao formar frases com palavras, o que fala sofre menor coao. E, finalmente, na combinao de frases em enunciados, cessa a ao de regras coercitivas da sintaxe e a liberdade de qualquer indivduo para criar novos contextos cresce substancialmente, embora no se deva subestimar o nmero de enunciados estereotipados (Jacobson, apud Barreto; Baldinotti 2005, p. 23).

A linguagem facilitada, h liberdade em combinar fonemas, utilizao de sinais de pontuao para expressar sentimentos e emoes emoticons, uso excessivo de abreviaturas (vc voc; tmb tambm; qnd quando; bjos, bjkas, bjoooss beijos...) Pagotto lembra que as abreviaes so feitas a partir das consoantes, para ele, o que esta acontecendo no internets, o mesmo que aconteceu no incio da escrita alfabtica, uma escrita silbica, porque a vogal ela relativamente predizvel enquanto que a consoante no , ou seja, o sujeito ao fazer uso do internets, no seu inconsciente ele sabe como a slaba do portugus. No entanto, para que haja comunicao, a linguagem/cdigo tem que ser compreendida e necessrio haver um conhecimento lingustico, ter familiaridade com a internet, caso contrrio, no haver comunicao. Essa comunicao poder ser sncrona em tempo real, na comunicao assncrona o receptor/ transmissor pode encaminhar suas mensagens sem se preocupar com a resposta e sim com aconcluso do envio da mensagem. Vejamos um exemplo de comunicao sncrona, onde podemos perceber o uso de abreviaes, emoticons, o uso do internets.

13:04) Drikka: (13:05) :

oiii

oi tudo bem amor

(13:05) Drikka: to otimaa (13:05) :

bem?

sim

vc

(13:05) Drikka:

otimaaa

VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011

(13:05) (13:05) Drikka: (13:06) (13:06) Drikka:

vc

de onde

Salvador : pq ?

tem celuar gata


vc qr meu cel

(13:06) (13:06) Drikka: (13:07)

se vc quiser dar
neste momento naum, qm sabe dps

ok prazer sou adriano tenhu 17 aninhos


(13:07) Drikka: de Drika Prazer, Adriana tenho 16 anos, mas pode me chamar

CONSIDERAES PRELIMINARES Como podemos perceber, houve uma mudana significativa na escrita desde seu surgimento, novas formas de comunicao, o avano das tecnologias, tudo isso veio favorecer essa mudana, pois a partir da os sujeitos produzem novas formas de se relacionar, conviver, interagir, produzindo novas linguagens, principalmente nos ambientes informais proporcionados pela internet. Surge o internets, comunicao necessria por requerer agilidade, o hipertexto, como um texto no-linear e principalmente o aumento da comunicao mediado por computador. uma realidade, e escola no deve fugir dessa realidade, da qual os seus alunos fazem parte. necessrio pois, estarmos atentos a escrita desses sujeitos, levando em conta o ambiente em que esto inseridos, no esquecendo que o uso das novas tecnologias nas escolas oferece oportunidade tanto aos alunos quanto aos professores de desenvolverem melhor suas competncias, de forma a dominar o uso da lngua e desenvolver maior eficcia com relao fala e escrita. Destarte, a atividade produzida no hipertexto de fundamental importncia, pois os alunos podero compreender e vivenciar os vrios usos e funes da lngua.

VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARRETO; R. P.; BALDINOTTI, Srgio. Ciberdiscurso e Interculturalidade na Web. Tangar da Serra [MT], 2005. BISOGNIN, Tadeu Rossano. Sem medo do internets. Porto Alegre, RS: AGE, 2009 FREITAS, Maria Teresa de Assuno. Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2006. HIGOUNET, Charles. Histria concisa da escrita. 10 ed. Trad.: Marcos Macionillo So Paulo: Parbola Editorial, 2003. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_uncial - 10/03/2011 - 18:30 Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto - 10/03/2011 - 20:10 Disponvel em: http://www.knoow.net/historia/historiaantiga/sumerios.htm - 14/03/2010 - 15:50 Disponvel em http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm- 14/03/2010 Disponvel em: http://www.tvcultura.com.br/login/videos/naintegra/2010-04-28/25730

ABSTRACT

This article is based on a plan to build the monograph's final graduation in Arts and at the same time, solidifies my desire to continue the investigations started in the field of textual language, seeking to observe the production of texts for students in the classroom and in non-formal and the internet (hypertext). The methodology for this study is based on ethnomethodological, because it believes that reality is socially constructed by individuals is present in daily life and from there we can understand the social constructions that permeate our conversations, our gestures, our communication. In order to situate the reader, it is necessary a study on the emergence of writing and its evolution, its role in the formation of the subject, its use within the intellectual technologies, hypertext, the Internet, which are the use of abbreviations if necessary by case of a communication that requires agility. Keywords: writing, hypertext, internet.

VI Seminrio Internacional As redes educativas e as tecnologias FE/UERJ 6 a 9 de jun. 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen